O FOTÓGRAFO INICIANTE:
Como vocês sabem eu amo fotografia, fotografar e fazer vídeos é a minha profissão e o meu hobby. Mas existem coisas nesse mundo maravilhoso que não são tão legais assim, e que nós fotógrafos comentamos entre nós, e que o fotógrafo iniciante provavelmente não sabe.
Esse artigo é para todas as pessoas que amam fotografar. É para quem tem a fotografia de forma amadora, por hobby ou como profissão, pois acho que todos precisam saber desses itens.
1 – A fotografia é um hobby e uma profissão cara
Se você já está fotografando ou começando a pesquisar, já sabe que tudo é muito caro quando se fala de fotografia.
A impressão é que basta investir na compra da câmera e pronto, mas não é bem assim, você irá gastar com acessórios, alguns obrigatórios, porque senão não terá boas fotografias.
Veja alguns acessórios que são essenciais nesse artigo aqui.
Algumas pessoas compram o equipamento e pensam “Ah se eu não usar isso, eu vendo”, mas já te aviso, não é fácil vender os equipamentos e acessórios, e mesmo quando consegue vender é por um valor baixíssimo perto do investimento que fez. Por isso, compre realmente o que precisa.
2 – Ter a câmera não é tudo
Ótimo, você conseguiu cumprir uma das tarefas que considero mais difícil, que é escolher a câmera. Agora, está tudo resolvido e pronto para iniciar na fotografia! Só que não. Ter a câmera não significa ter lindas fotografias.
Se você já me lê há bastante tempo, sabe que eu vivo falando da importância de estudar, e é isso mesmo. Você irá gastar horas estudando e testando para conseguir lindos cliques.
Como estou falando o que ninguém diz: Não fique frustrado se as suas primeiras saídas fotográficas não forem com a qualidade que deseja, será assim por um bom tempo, pois só com muitas horas de pratica e estudo, irá começar a ter bons resultados.
Fotografar é mais difícil do que parece, tenha isso em mente e não desanime com os cliques não tão bons, continue praticando. Saiba que todos os fotógrafos passaram por isso, e que todos começaram do mesmo lugar – do inicio.
Se ainda não sabe que câmera comprar, baixe meu e-book aqui.
3 – O equipamento é pesado
Muitas vezes você estará somente com a câmera, a lente e talvez um flash. Parece pouca coisa, mas com o passar das horas você vai se sentir cansado de carregar tanto peso, seja porquê está fotografando com a câmera na mão ou carregando tudo na mochila.
E o equipamento pode ser ainda mais pesado, se somado tripé, outras lentes e acessórios menores.
Por isso, esteja preparado (“malhe os bracinhos” – Sempre escutei isso dos fotógrafos mais velhos), porque essa parte é bem cansativa, mesmo para a fotografia por hobby.
As câmeras Mirrorless tem feito muito sucesso por conta disso, elas são bem mais leves.
4 – Viajar e ou passear com amigos que não são fotógrafos
A maioria das fotografias lindas que você vê por ai de paisagem e locais, levou certo tempo para ser feita e pensada. Parece que foi um ajuste simples de câmera e pronto, mas não foi.
Para ter um clique equilibrado e realmente bonito, você irá ficar algum tempo planejando ele, posicionando a câmera, vendo a exposição, o enquadramento e a sua intenção com aquilo.
Por mais legal que seus amigos, esposa, marido, irmão, pai ou mãe sejam, te amem e adorem suas fotografias, se eles não trabalham com fotografia ou que não sabem fotografar, ele não entendem esse tempo que você precisa para fazer a foto.
Provavelmente eles irão parar para você fotografar, afinal eles te amam e sabem como aquilo é importante pra você. Mas esteja preparado para clicar o mais rápido possível, pois dali 2 minutos, eles irão querer continuar a viagem ou passeio.
O que eu recomendo é que faça passeios sozinho ou com um amigo que sabe que irá para fotografar determinada coisa. Mesmo que você esteja viajando, saia algumas vezes sozinho pra fotografar. Sei que isso nem sempre será possível, por isso já estou te avisando, é normal que alguns cliques não saiam do jeito que você planejou.
Já passei muito por isso, e passo ainda, e faz parte. Minha dica é que aproveite a viagem, as pessoas e não deixe isso te estressar. Essa foi uma das melhores decisões que tomei, pois por mais que eu ame fotografia e queira ficar horas ali naquele lugar maravilhoso e que talvez nunca mais tenha a chance de voltar, as outras pessoas não são obrigadas a ficar comigo.
OBS: As fotos em grupo, sempre ficam boas, a dica é mesmo para “aquela foto, daquele lugar”.
5 – As pessoas vão te convidar para festas só para você fotografar grátis
Outra coisa que nenhum fotógrafo sai por aí falando, e que você precisa saber é: esteja preparado para ser convidado para “festinhas” somente para fotografar. Eu sei que você no começo irá gostar, pois terá a chance de treinar e colocar o que está aprendendo em pratica, mas algumas pessoas irão querer que você realmente trabalhe para elas, você será cobrado por isso, e nem sempre vai estar afim disso.
Esse tópico dá um artigo inteiro, vou providenciar um, mas quero antes dividir uma historinha com vocês:
Há alguns anos uma das minhas amigas começou a me chamar para os “eventos” dela, somente para ter alguém fotografando. Um dia ela me convidou para o noivado e falou que eu seria a fotógrafa e depois seria a do casamento, eu então disse “Ok, te passo um orçamento” (falei de forma super tranquila e honesta com ela) e passei o orçamento. Ela noivou, casou e não me convidou. Ela acreditava que eu era obrigada a fazer isso, mas eu não sou. Isso já aconteceu comigo muito mais de uma vez, e sei que irá continuar acontecendo. E provavelmente irá acontecer com você também, esteja preparado para dizer “não”, se essa for sua vontade, ou para enviar um orçamento.
Concluindo: O que ninguém diz a um fotógrafo iniciante
De forma nenhuma espero te desaminar com esse artigo, a minha intenção é somente que você saiba alguns detalhes mais íntimos desta profissão.
Algumas dessas dicas provavelmente vão parecer muito óbvias, e de algumas você pode discordar, pois eu sei que algumas ideias podem ser incomodas e delicadas, mas eu precisava alertar você sobre esses assuntos. Talvez você até tenha algo que queira acrescentar, pois existem muito mais coisas sobre a profissão fotógrafo que não consegui abordar aqui. Por isso fique a vontade para dividir suas experiências nos comentários.
Essa nossa troca de ideias é muito positiva!
Recomendo a leitura
- Como se tornar um fotógrafo profissional
- Como se inserir no mercado fotográfico
- Quanto ganha um fotógrafo
- Quanto cobrar por um trabalho
- Crise na fotografia – Será que existe?
- Como fotografar bem
- Melhores câmeras DSLR para vídeo (dicas preciosas de vídeo)
Se inscreva no meu Canal do YouTube:
151 Comments
antonio hidelgardo
Boa tarde li o seu artigo, gostei muito da sua sinceridade, vou procurar ler mais. o meu foco e aprender a fotografar sorrisos. um abraco
Vanessa Alves
Oi, Antonio! Muito obrigada! Achei linda a sua expressão “Fotografar sorrisos”.
Te desejo lindos cliques. =)
Henry Torres
Muito bom o artigo e verdadeiro.
Vanessa Alves
Muito obrigada, Henry! =)
Vanderlei
Perfeito!!!!
Isso é a mais pura verdade, comprei recentemente minha câmera, e no primeiro final de semana tirei várias fotos de um coral que eu cantava e na segunda feira já tinha mensagens no “zapzap”, pedindo fotos!!!!!
Kkkkkkkkkkk, verdade pura!!!!
Vanessa Alves
hahahah… É assim mesmo! Muito obrigada, Vanderlei! =)
Com uma câmera na mão viramos convidados especiais.
Catia
Olá!
Adorei seu artigo!!!
De fato muitos não falam, apenas apontam ou criticam quem está iniciando… e me vem a dúvida:
Estou na fotografia há 8 meses, estudo e me aprofundo nos assuntos no tipo de fotografia que faço, estou certa que isso é contínuo, porque sempre haverá algo a melhorar. Já percebi uma evolução significativa da minha primeira foto à atual.
Afinal o que é um fotógrafo iniciante?
Quando se deixa de ser e mencionar isso?
Abraços
Vanessa Alves
Oi, Catia! Muito obrigada!
Acho que o fotógrafo iniciante é aquele que está pesquisando sobre a profissão e também que está começando a fotografar, pois mesmo já fazendo alguns trabalhos, ainda está aprendendo o “BABA do negocio”, adquirindo experiencia, fazendo contatos e estruturando uma carreira.
Você está certa ao dizer que na nossa profissão estamos sempre estudando e aprendendo novos “macetes”, será assim para a vida toda.
Não dá para saber exatamente quando o fotógrafo deixa de ser iniciante, mas eu acredito que seja depois de passar por muitas situações e estar calejado, isso acontece depois de uns 2 ou 3 anos, sabe por quê? Porque é depois desse tempo que saberá se sobreviveu ao munda da fotografia, se está no mercado, se conseguiu manter seus lucros, e por estar calejado saberá quando é o momento de não aceitar determinados trabalhos e etc.
Você não precisa mencionar que é iniciante para ninguém, só precisa cumprir com os combinados do job. Mas você precisa saber que está no começo, que está em um terreno novo e que situações adversas irão acontecer. =)
Sucesso para você.
Alzio Dias
Gostei muito do artigo e concordo que realmente é assim.
Curioso é que também me aconteceu, e 2x, de um amigo dizer que eu seria o fotógrafo dos 15 anos de 2 filhas deles. Passei o orçamento e ele achou muito caro e sequer me convidou para o evento.
São coisas da vida. É assim mesmo.
Vanessa Alves
Oi, Alzio! Muito obrigada! =)
Que coisa, não entendo as pessoas. Eu tenho amigos arquitetos, mas não consigo chegar neles e falar “já que você está aqui em casa, desenha um projetinho para melhorar meu ambiente”…haha…
Obrigada pela participação, adorei.=)
michelle genske
Li o artigo e achei muito bom, e sinceramente a mais pura verdade. e sim estudar e praticar sempre
Vanessa Alves
Oi, Michelle! Muito obrigada! E bons cliques! =)
Elisabeth
Boa Tarde, muito boa suas dicas, sou uma amante amadora da fotografia e nao preciso nem estar com a maquina que o povo pega o celular e diz tira uma foto ai…rsrsrs….
Obrigada
Sucesso
Vanessa Alves
hahaha isso acontece comigo também, Elisabeth! Vou ser sincera, quando estou entre amigos e familiares queridos, não me importo, até gosto porque fica uma foto melhor mesmo…rsrs
Obrigada pela participação! Gostei muito!
Angelo Longo
Muito bom artigo, como os anteriores. Parabéns.
Vanessa Alves
Uhuu Muito obrigada, Angelo! =)
Angelo Longo
Artigo excelente. Parabéns.
Vanessa Alves
Muito obrigada, Angelo! Uhuu
Thiago Zico
O mais engraçado é quando a pessoa te convida e não pede diretamente para fotografar, aí você chega lá e te perguntam “uai cadê sua câmera?”, eu nem sou fotógrafo, sou mais entusiasta que tudo, tenho uma T3i com lente do kit (18-55) e brinco bastante de fotografar mas não sei técnica nenhuma e mesmo assim sempre tem um me pedindo para fotografar, as vezes ainda reclamam das fotos depois.
haja paciência, seus artigos são ótimo, parabéns!
Vanessa Alves
Oi, Thiago! Muito obrigada por dividir sua experiencia.
Eu te entendo 100%!=)
Claudio Pereira
Artigo perfeito, estou começando e tenho sentido na alma essas situação, tem gente que me convida pra festa e diz, vem e trás a câmera.
Vanessa Alves
Oi, Claudio! Essa é a situação mais comum, logo sentirá as outras. =) Muito obrigada pela participação. =)
Adaltro
Não sou fotógrafo profissional, mas alguns desses episódios já aconteceram comigo. Essa de as pessoas não entenderem pq você leva tanto tempo e quererem continuar andando é clássica!! eheh
Belo artigo!!!
Vanessa Alves
Oi, Adaltro! Uhuu muito obrigada! =)
Obrigada pela participação!
Diego Almeida
Hahah, amei todas as dicas. Vanessa você promove o empoderamento fotográfico de nossas almas. Fico feliz por ler a cada artigo e por me sentir cada vez mais preparado para quando eu puder (R$) dar o meu salto nesse universo fabuloso.
Obrigado por me empoderar de conhecimento e graças aos artigos como esse vou podendo trabalhar o que posso no momento. Meu olhar fotográfico. Alias, existe algum artigo em especial que possa me indicar para dar um boost ainda maior nessa habilidade?
Bjs nesse seu <3 que nem precisa de flash, ISO alto ou longa exposição de tão iluminado que é.
Com carinho,
DihH
Vanessa Alves
Oi, Diego! Uhuuu amei seu comentário! Muito obrigada! e obrigada pela participação!
Tem um artigo aqui do site que é sobre Linguagem Fotográfica, nele a minha intenção é fazer vocês olharem mais para o que estão fotografando e como estão atingindo os objetivos, seguindo um linguagem fotografica, tudo fica mais fácil e olhar fotográfico fica mais treinado.
Espero que goste!
Flávio
Fantástico Vanessa!
Sempre quis ver um artigo assim, é isto mesmo que acontece. Fui fotógrafo profissional e parei há mais de 20 anos (hoje sou administrador e fotografo somente por hobby e paixão que aliás, nunca acaba – e os equipamentos continuam pesados! rs), mas até hoje, por incrível que pareça, alguns amigos das antigas me chamam para eventos esperando que seja o fotógrafo.
E nas viagens em grupos nem se fala, fico louco querendo ficar mais um pouco no local para tirar “aquela foto”, mas não tem como.
Parabéns pelo artigo que coloca uma luz no que espera os novos fotógrafos!
Vanessa Alves
Oi, Flávio! Que demais sua experiencia e muito obrigada por dividir conosco.
Viagens em grupo são mesmo um teste para o nosso coração fotográfico. =)
Ricardo Santos
Agradeço de coração por você ter postado este artigo Vanessa, são ótimas dicas e essa troca de experiências é sem dúvida muito valiosa pra todos, principalmente para os iniciantes como eu…
😉
Vanessa Alves
Oi, Ricardo! Muito obrigada, fico muito feliz que tenha gostado! =)
Bons cliques para você e sucesso!
Jucimar
Olá, boa tarde a todos, eu estou nos treinos em casa ainda, esse ano vou começar a cursar fotografia pra valer, mais agora em fevereiro vou ter o privilégio de fotografar um ensaio externo com minha esposa que está gravida do nosso terceiro filho, rssrsrs.
Estou animado com o fato de estar “migrando” para a fotografia, e é muito bom ler artigos mais realistas como este, pois todos nós iniciantes temis que saber que nem tudo são um mar de rosas, e que haverá desafios de sobra até que um dia deixemos de ser iniciantes, excelente artigo e “cabeça nas nuvens e os pés no chão ” atrás do nosso objetivo, transformar o mundo em uma maravilhosa obra de arte!!!
Abçs.
Vanessa Alves
Oi, Jucimar! Muito obrigada, fico muito feliz que tenha gostado do artigo e que ele esteja alcançando o objetivo de ajudar todos vocês.
Te desejo lindos cliques pelo caminho e muito pé no chão. =)
Claus L. P.
Simplesmente excelente artigo !!!
Principalmente a parte de fotografar em viagens, e como lidar com isso.
Pois numa viagem onde o objetivo é estar com família/amigos, curtir o lugar e ainda por cima fotografar… sem dúvidas será necessário em alguns momentos abrir mão de um desses três pontos…
Parabéns, realmente muito bom!
Vanessa Alves
OI, Claus! Uhuu muito obrigada! =)))
Marcos Antonio do Nascimento
Pura realidade, estudar e praticar muito.
Vanessa Alves
=) Obrigada, Marcos!
Marco Antonio Lopes da Costa
Li e gostei do que li. Sou um amador querendo profissionalizar. Já aconteceu comigo. Fiquei chateado e me senti usado, porém levantei e estou tocando para frente. O pior foi escutar que as minhas fotos nao eram de boa qualidade!
Vanessa Alves
Oi, Marcos! Muito obrigada!
Nossa que coisa, sinto muito. Algumas pessoas passam mesmo do limite.
Manuel Fernando Sousa Moreira Fernando Moreira
Obrigado Vanessa pelo artigo.É bastante interssantes, eu revejo-me em algumas situações que mencionaste no artigo.
Foi e será muito útil para mim.
Mais uma vez obrigado.
Abraço
Fernando Moreira
Vanessa Alves
Oi, Fernando! Muito obrigada!
As situações são muito comuns, temos que nos acostumar.
Bons cliques para você =)
Ewerton
Ótimo o artigo.
Sobre fotografar durante viagens, eu passei recentemente por uma situação. No estado do Ceará , em um lugar chamado Guaramiranga, região serrana, fomos até o ponto mais alto mas não consegui fazer a foto que gostaria.
Meus acompanhantes queriam ir e eu aguardava aquele momento….acabou rolando um stress. Mas eu aprendi, foi uma lição que agora é corroborada com seu artigo.
Até o próximo. Grande abraço!!!
Vanessa Alves
Oi, Ewerton! Muito obrigada!
Obrigada pela participação e por dividir sua experiencia conosco! =)É uma situação bem chata, mas temos mesmo que nos acostumar, porque isso acontece o tempo todo.
Bons cliques pra você!
Levisson
Vanessa, como sempre muito bom o seu artigo.
Obrigado por ser sincera conosco com essas dicas, ainda sou um hobbista na fotografia, mas sempre estão me convidando pra festas…”ah e leva a câmera viu” rsrsrs.
Obrigado por compartilhar seu conhecimentos e muito sucesso pra você.
Continuarei estudando e claro sempre aqui no fotografia dicas 🙂
Vanessa Alves
Oi, Levisson! Muito obrigada!
É muito engraçado isso né! Eu parei de levar minha câmera, só levo quando realmente eu quero. Ou dependendo da situação, envio um orçamento..rsrs… Temos que colocar alguns limites.
Obrigada por estar sempre por aqui. =)
Hélio de Lima e Silva
Sensacional a matéria!!! Parabéns não só por esta, mas também por todas as outras que teve a gentileza em dividir conosco, seus leitores e entusiastas da fotografia! Sou apenas amador e fotografo apenas por hobby, pois realmente percebi que é uma atividade muita cara para quem não se dispõe a se lançar completamente nessa profissão…entretanto, me satisfaço tirando fotos ocasionais, mas ainda assim já passei por todos esses dissabores por você relatados….rsrsrsrsr Torço pra que não perca nunca o entusiasmo e divida sempre conosco os frutos de suas experiências e nos enriqueça cada dia mais nesse caminho fantástico das imagens e cores!!! Fica o meu grande e grato OBRIGADO!!!
Vanessa Alves
OI, Hélio! Uall amei seu comentário, muito bonito e motivador! Muito obrigada! =)
Enio
Olá Vanessa! Texto muito realista. Isso é ótimo para quem lê. Parabéns!
Apenas uma observação no texto: a lista pula do 2 para o 4.
Abraços.
Vanessa Alves
Oi, Enio! Muito obrigada! Que falta de atenção a minha, vou corrigir. =)
Thiago Duarte dos Santos
Oi Vanessa!!! Depois que comecei a fotografar um pouco mais a sério, os meus parentes me pedem para fotografar qualquer reunião na família!!!! Mas já coloquei limites, a partir de agora só pagando!!
Vanessa Alves
É isso ai, Thiago! =) É a nossa profissão! =)
Antonio
Cada vez gosto mais de você através da sua objetividade e realismo. Parabéns e obrigado Vanessa.
Vanessa Alves
Oi, Antonio! Que legal, muito obrigada! =)
Raianny
Oiii, gostaria de uma dica, penso em entrar no mundo da fotografia, mas penso em especializar em fotografar apenas gestantes. Acha que compensaria ? Qie seria mais facil pra profissionalizar?
Vanessa Alves
Oi, Raianny!
Posso ser sincera? Na verdade não existe segmento mais fácil ou difícil para se especializar, porque todos partem do mesmo principio e das mesmas técnicas inciais, a especialização é só a junção de tudo o que aprendeu aplicado a um segmento, é a parte mais fácil se você focar nisso. Hoje não existe segmento difícil de entrar, porque se tiver o conhecimento necessário, irá ter um bom trabalho e isso irá atrair outros. =)
Sérgio Nascimento
Parabéns pelo maravilhoso artigo!
Sou fotógrafo por hobby e esse artigo caiu como uma luva, uma camisa, uma calça..kkkkkkkkkkk
Só acrescentaria a célebre e infame frase que ouvimos diariamente: “Essa câmera sua é boa ein!” kkkkk
Enfim, te acompanho há alguns anos e sou seu fã.
Obrigado por compartilhar conosco seu conhecimento.
Grande abraço.
Vanessa Alves
Oi, Ségio! Uhuuu que bom que gostou do artigo e fico muito feliz que esteja comigo há alguns anos! =)
Essa frase é mesmo clássica! hahaha
Anna Maria Brancio
Oi Vanessa! Adorei o artigo!
Eu me identifiquei muito com a situação da viagem com a família.
Bjs
Anna
Vanessa Alves
Oi, Anna! Que bom que gostou e se viu nele! =) Muito obrigada!
Julio Vieira Lima
Bom dia Vanessa, tudo bem? Elogiar seus artigos é chover no molhado. Parabéns!! Já fotografo desde 1986 (hobby total), já passei por todas essas situações e, ainda hoje vivo algumas, por sorte, modéstia à parte, sempre agrado. Hoje uso uma 70D, é claro que a máquina receberá os maiores elogios, afinal ´´qualquer pessoa aperta botão, não é? Um grande abraço fotográfico!!
Vanessa Alves
Oi, Julio! Muito obrigada! Acredito que essa câmera na suas mãos é uma excelente ferramenta. =) E que demais, já é fotógrafo há 31 anos! Um dia, chego ai!
Obrigada pela participação.
Leandro
Já passei por tudo isso. A mais pura verdade!
Vanessa Alves
Muito obrigada pela participação. =))
Leandro Fernandes
Perfeito!
Vanessa Alves
Muito obrigada, Leandro! =)
Eduino de Mattos
Vanessa
Muito bom, tuas colocações neste caso “É UM CHUTE NAS CANELAS”, quando iniciei fiz muitas coisas destas, fotografar Festas & Eventos para Pegar Prática, …
* OBS; ás vezes acontece de você ser CONTATADO por “um parente”,…que vai casar e esta com OS COBRES RASOS, e pede para você Fotografar, nestes casos ninguém escapa, Abraço.
Vanessa Alves
Oi, Eduino! Muito obrigada pela participação.
Isso acontece mesmo, mas estou aprendendo a dizer um “não” educadamente. Porque eu penso assim, eu tenho amigos e familiares: contadores, advogados, fisioterapeutas, arquitetos, administradores, personal e etc, e para nenhum em peço para fazer um contrato ou um projeto grátis. É difícil essa questão, né? Porque parece que fotografia é brincadeira..rsrs
jose getulio de oliveira
Eu sou fotógrafo hobby, desde 3 anos(mais), fotógrafo e Observador de Aves. Num lindo dia, ‘amigo ou colega’, conversando de aves… quando Eu disse “Você quer ver umas fotos….” ele concordou “Sim”….Foto 1, Foto 2, 3, 4, 5….de repente(do nada) ele disse “Só isso!” rsrsrs. Eu parei, cobri meu tablet. ‘Somente, Só, pesquisa câmeras amadoras, Automático, afinal ´´qualquer pessoa aperta botão, não é?(copiei fotógrafo Julio V.Lima)rsrsrs, testei, testei, por do sol, aves, crianças, etc, cãmera superzoom, tive pesquisei, cursos, internet Fotografiadicas.com.br, teste….comprei, último Dezembro minha câmera Profissional DSLR. Tenho 2 câmera Superzoom + DSLR lentes 85mm, 250mm, Tripé, baterias extras, bolsas, memórias, etc. “Só!!!”rs. (Obs. eu sofri 2AVC, caminho lento, ruas ou estradas de terra bem planas, mão esquerda para a câmera, somente, mão direita não consegue apertar o botão obturador. Hoje, o site, cerca de fotos 1100, 173 espécies(machos, femêas, jovens, ninho, etc). Tenho cerca 4000 fotos. Agradeço, muito, sua atenção, por ler e-mails, Grato por compartilhar conosco seus conhecimentos. José Getúlio de Oliveira
Vanessa Alves
OI, José! Muito obrigada por estar sempre por aqui. E muito obrigada por dividir sua historia e experiencia conosco!
Te desejo lindos cliques.
Maria Helena Soares
Oi Vanessa!!!!!
Você ” arrasou” nesse artigo. Não sou profissional, mas fotografo bastante e já passei por diversas fases na fotografia, mas certamente já vivi todas as situações mencionadas por vc e ter isso escrito de forma tão clara e objetiva foi surpreendente. Obrigada.
um grande abraço e tudo de bom…
Maria Helena
Vanessa Alves
Oi, Maria Helena! Uhuu muito obrigada, amei seu comentário! E obrigada por dividir sua experiencia! =)
marco antonio lopes da costa
Oi Vanessa tudo tranquilo. Vanessa acabei de comprar uma Nikon D7200. Isso só foi possível após ler suas dicas fantásticas, porém estou muito tenso, pois é a minha primeira DSLR. Qual o mínimo de conhecimento necessário para que eu possa começar a fotografar?
Vanessa Alves
Oi, Marco! Você precisa aprender a ajustar a máquina, a expor a fotografia, esse é o primeiro passo, mas existe um longo caminho de aprendizado. =)
Junior
Vanessa, boa tarde!
Pretendo iniciar, pelo FIES, a faculdade de FOTOGRAFIA (TECNOLÓGICO)… Queria saber, se é preciso eu já ter uma câmera?
Pois no momento ainda não consegui meu primeiro emprego, pois assim que consegui, irei dar entrada em uma.
Vanessa Alves
Oi, Junior! É necessário sim. Assim que puder, compre uma. =)
Euclides
Olá Vanessa!
Parabéns pelas suas dicas, estão me ajudando muito!
Estou “aprendendo” a fazer minhas fotos digitais, apanhando um bocado se comparando c/ fotos de filme, mas elas irão ficar tão boas qto as analógicas.
É muito bom acompanhar suas dicas!
Sucesso
Vanessa Alves
Uhuuu muito obrigada, Euclides! =)
Te desejo lindos cliques.
André
Ótimo artigo, Vanessa. Como tantos, fiz um trabalho em um casamento de um casal muito humilde que não conheço pois uma amiga pediu, já que os noivos não podiam pagar pelo serviço. Apesar de ter, na época, uma Chinon CS4 herdada de meu tio, fiz o melhor que pude para ajudar. Mesmo sabendo que pago um preço na qualidade das imagens, optei por pegar uma Nikon P510, com suas limitações, mas que tem vantagens como a ampla gama de zoom, ser compacta e leve, o que é excelente para um hobbista, especialmente se saio pilotando minha moto em viagens, agora também equipada com uma gopro!! ;D
Vanessa Alves
Oi, Andre! Muito obrigada! Parabéns pela sua atitude em ajudar o casal, essas situações acontecem mesmo. =)
Bons cliques, agora está super equipado!
Nilcemar de Souza Gonçalves
Bom dia. Comecei tirando fotos meu e da minha esposa, até que na igreja me pedirão para ser o fotografo, só que era um roby, ai resolvemos nós aperfeiçoar ai fizemos um curso on line. Só que aparti destes momentos as pessoas começaram a chamar para fotografar casamento e aniversario. Tenho duas nikon 3200, mais gostaria de saber de você qual o melhor equipamento que me daria um melhor recurso e com baixo custo? Obrigado.
Vanessa Alves
Oi, Nilcemar! Eu recomendo que baixe o meu e-book aqui, leia os links no final e assista os vídeos da área vip que receberá por e-mail (nele tem um só sobre equipamento).
=)
Acho que deve continuar com sua câmera e só somar em lentes e flash…
Christiano Lopes
Minha cunhada me convidou pro aniversário dela e eu fui. Lá chegando ela me disse: tira umas fotos da mesa de doces pra mim. Eu respondi que não havia levado a câmera, estava lá pra comemorar com ela; ela ficou brava e disse: é muita falta de consideração, viu? Eu não falei nada, virei as costas e fui pra casa.
Vanessa Alves
Oi, Christiano! O pessoal é terrível, né? rsrs
Obrigada por dividir sua historia conosco, adorei. =)
Clóvis Souza
Concordo que realmente é assim….
Vanessa Alves
Oi, Clovis! Muito obrigada! =)
Bons cliques!
Cássius Lopes
Gostei muito do seu artigo e me vi nele em muitos momentos. Trabalhei na Secretaria de Cultura de minha cidade e quando enviávamos fotos para assessoria de comunicação reclamavam da qualidade das fotos. Então comprei uma camera de um pouco melhor qualidade e passei a fotografas alguns eventos, me apaixonei pela fotografia. Fiz como parte do meu trabalho mesmo sem ser obrigado, depois se tornou também um hobby. Ainda não tenho formação no assunto mas pretendo fazer cursos. E porque tenho câmera nas festas de família e em outras as pessoas esperam que eu faça fotos… kkk E já fiz ensaio de gestante e da minha filha e aniversario da minha neta….
Vanessa Alves
OI, Cássius! Que legal sua experiencia, obrigada por dividir, e você vê? Todos nós passamos pelas mesmas situações.. =)
Ana Beatriz
Comecei a me interessar pelo mundo das fotografias agora, ainda vou comprar a câmera, e você com esse site tem me ajudado muuuuuuuuuuiiiiiiittiiiiiisíímooooo!! Obrigada por ter criado ele.😎😊
Vanessa Alves
UHuuuu Ana! Muito obrigada!! =)
Sucesso para você!
Ofélio
oi Vanessa, gosto muito do teu blog. Gostaria de fazer um curso com vc. Como faço?
Tenho uma Canon T3i e queria saber qual a melhor lente para fotografar eventos, conferências, palestras, reuniões de autoridades. Estou começando um trabalho de Assessor de comunicação. Aguardo resposta.
obrigado
Vanessa Alves
OI, Ofélio! Muito obrigada! Se cadastra no meu site, você saberá quando eu abrir uma nova turma do curso. =)
Depende muito da sua tarefa no evento, se for fazer fotos mais fechadas, precisa de uma tele. Se for quadros mais abertos, uma grande angular com zoom.
Leia para ver alguns modelos: Eventos parte II
Pedro Benfica
Gostei das dicas estou fazendo um curso de fotografia, dicas ótimas!! Obrigado!1
Vanessa Alves
Que bom, Pedro! Muito obrigada! =)
ROBERTO ALMEIDA
GOSTEI DAS DICAS É BASTANTE INTERESSANTE EU SEMPRE GOSTEI DE FOTOGRAFIA E HJ QUERO MUITO APRENDER A FOTOGRAFAR É UMA ATIVIDADE MUITO GRATIFICANTE E O QUE MAIS ME CHAMA ATENÇÃO E QUE CADA TIPO DE FOTOGRAFIA E COMO SE FOSSE NA MEDICINA CADA FOTOGRAFO DESENVOLVE UM TIPO DE TRABALHO EU MESMO GOSTO DE FOTOGRAFIA DE PAISAGEM E ARQUITETURA ANTIGA . OBRIGADO POR SUAS DICAS EXCELENTE
Vanessa Alves
Oi, Roberto! Muito obrigada! Te desejo lindos cliques =)
ofélio
Oi Vanessa, muito obrigado. Acho que precisaria da tele e a grande ocular, vc pode me falar especificamente qual modelo para as duas? Preciso tirar fotos de público em eventos, além de autoridades.
mais uma vez obrigado.
Vanessa Alves
Oi, Ofélio! Menciono as lentes no artigo que te indiquei, leia aqui.
ofélio
Esqueci de falar que possuo a lente 18-55mm, a que vem junto com a cãmera, sinto que não consigo tirar fotos nítidas com ela. Minha cãmera é a T3i canon.
Vanessa Alves
Oi, Ofélio! É possivel tirar fotos nítidas com a lente do kit, talvez seja algum ajuste que esta fazendo.
Joel Sobral
Olá Vanessa. Estou na briga na compra de uma nova câmera. Tenho uma Canon t3 e já a vejo me deixar a desejar. O obturador não atende de imediato. A foto sai, mas não no mesmo instante. Preciso de uma opção para fotografar a noite e de uma lente mais clara, como poderia me ajudar?
Vanessa Alves
Oi, Joel! Já leu o meu e-book? Recomendo que leia, baixe aqui.
Acho que um modelo mais rápido seria a Canon 80D ou Canon 7D Mark II.
Breno Gomes
Ola Vanessa, estou indo pra Florida agora em agosto, tenho 17 anos e ainda vou termimar minha escola.
Sou apaixonado pela fotografia a anos e quero muito como uma profissão.. Queria uma dica de qual melhor câmera pra começar, vou fazer cursos mas preciso de uma câmera primeiro alguma dica?
Vanessa Alves
Oi, Breno! Recomendo que leia o meu e-book, nele explico isso, baixe aqui.
E boa viagem, aproveite bem.
Ena Jannuzzi
Olá Vanessa! Sou iniciante e gostaria de saber o que preciso para fotografar um aniversário de casamento (são meus tios), onde acontecerá uma missa de manhã (igreja pequena, de interior) e um almoço num salão fechado. Tenho uma nikon D3100, tripé, flash e muita boa vontade hehe. O evento será bem simples, e eles querem apenas azer um registro, imprimir depois as fotos e tal. Será que você poderia me dar dica dos equipamentos para esse fim. Agradeceria muuuuuuuitoooo! Bj.
Vanessa Alves
Oi, Ena! =)
Te respondi no Youtube.. hehe
ELEN DE CASSIA SANTOS NOVAIS CALIXTO
Curti essa pagina no face e por curiosidade cliquei e comecei a ler , achei muito interessante não sou fotógrafa e nem tenho pretensão , mas o que me levou a ter curiosidade é o fato que sempre saio mal nas fotos e me deparei com essa série dicas e conhecimentos. Sinceramente eu achava que ser fotógrafo (a), seria apenas ter uma boa câmera e saber fotografar , mas um assunto leva ao outro e estou aí encantada com a matéria, mas o que eu quero
mesmo é não ter vergonha de ser fotografada
Vanessa Alves
Oi, Elen! Que legal! Adorei saber como chegou aqui e que está entendo mais da nossa profissão. =))
Quando vou fotografar pessoas que não são modelos e que sentem um pouco de vergonha, recomendo que alguns dias antes do ensaio, que elas se olhem no espelho, sorriam, vejam que lado do rosto gostam mais, que angulo prefere. Isso parece ser trabalho do fotografo, né? E é, mas cada pessoa se gosta de um jeito e se acha bonita em um angulo, por isso, recomendo que treine esses ângulos para poder se sentir mais confortável. E sempre, sempre sorria, todas as pessoas ficam mais belas sorrindo.
Outra dica: Nunca posicione a câmera abaixo da linha dos seus olhos e nunca comprima o rosto junto do pescoço (isso gera o papo).
Raniery Pelissari
obrigado pela ajuda, sou apaixonado com fotografia, e sei que todas as profissões tem suas dificuldades, mas com amor conseguimos superar. tenho sonho de ser fotografo desde criança, e hoje em dia que estou trabalhando tenho uma oportunidade de começar, ainda estou com 17 anos ainda. você tem me ajudado muito, obrigado.
Vanessa Alves
Oi, Raniery! Muito obrigada, fico imensamente feliz em te ajudar!
Começando cedo, em poucos anos estará top em fotografia e vivendo disso. Boa sorte e sucesso!
Raniery Pelissari
17 anos.*
Vanessa Alves
=)
Flávia
Vanessa, gostei muito so seu artigo. Não sao todos os profissionais que estão dispostos a compartilharem os bastidores de sua profissão, ainda mais assim de maneira tão objetiva. Obrigada pelas dicas. Eu nem posso dizer ainda que sou fotógrafa iniciante! Estou num estagio anterior a esse, mas pretendo estudar bastante pra me tornar a melhor fotógrafa que eu puder ser.
Um abraço.
Vanessa Alves
Oi, Flavia! Muito obrigada, fico muito feliz em dividir o que sei. =)
Te desejo lindos cliques pelo caminho e muito sucesso!
Divinoró.
Prezada Fotógrafa Vanessa Alves!
Saudações em Cristo Jesus
Gostaria de parabenizá-la pelo belo trabalho. Isso é maravilhoso!
Como você disse:
“Fotografar é mais difícil do que parece, tenha isso em mente e não desanime com os cliques não tão bons, continue praticando. Saiba que todos os fotógrafos passaram por isso, e que todos começaram do mesmo lugar – do inicio.” Vanessa Alves.
Atenciosamente,
seu admirador e fã!
Ass. Divinoró.
Vanessa Alves
Oi, Divinoró! Uhuuuu muito obrigada! Fico muito feliz que goste das minhas publicações e do meu modo de pensar na fotografia! =)
Marcos Souza
Muito bom esse artigo, estou passando por isso sou iniciante e muitas vezes meus cliques ficam bem abaixo do esperado. Mais continuo estudando tenho certeza que vou melhorar.
Vanessa Alves
Oi, Marcos! Muito obrigada! Com certeza, tudo é treino! =)
SÔNIA ROCHA BARBOSA
Vanessa, tudo bem?
De graça nem o marido da barata.
Brincadeira a parte também estou me aventurando nesse mundo fantástico!
Vanessa Alves
hahaha…muito bom! =)
Te desejo lindos cliques, Sônia!
Carlos Alexandre
Olá, Vanessa!
Só ontem conheci suas matérias. Mas já li inúmeras, várias estão agendadas(rsrs), já baixei – e li – seu e-book (e é incrível!)… enfim…
Esse tópico é fenomenal. Bolei de rir aqui. O item 4, pra mim, é inesquecível, já fui muito arrastado pelo braço pra largar um tema que estava tentando fotografar rsrsrs.
Um grande abraço!
Ah, quase esqueci! Não sofro com o item 5. Parte porque realmente não sei fotografar eventos ou pessoas, parte porque é domínio público – entre todos meus amigos – que odeio “gente”, e só gosto de fotografar bichos e plantas… isso é divertido!!! rsrsrs
Parabéns pelo seu trabalho!
E ainda preciso dos seus conselhos quanto à câmera (comentarei no tópico de equipamentos).
Mais sucesso ainda pra você!!!
Vanessa Alves
Oi, Carlos!
Que demais! rsrs… muito obrigada pela participação, adorei seu comentário! =)
Carlos Alexandre
De nada! Haha
Ainda me “verá” muito por aqui. rsrsrs
Muita informação de qualidade pra aprender no por aqui.
Abraços!!!
Vanessa Alves
Fico feliz que esteja gostando!!
Abraço!
Cristiane Auriemo Martinez
Boa noite!!
Sou nova por aqui, ainda não tenho meu equipamento mas gosto muito de fotografar. Vc teria dicas pra começar a fotografar usando câmera de celular?
Parabéns pela iniciativa em ajudar as pessoas que querem ingressar no mundo da fotografia.
Obrigada!!
Vanessa Alves
Olá Cristiane!
Eu tenho muitos artigos no meu site que dão dicas sobre como fotografar melhor, para diversas ocasiões.
Começa por este artigo aqui, e vai lendo os outros que vão aparecer como artigos sugeridos, assim você vai pegar várias dicas bacanas que irão te ajudar a fotografar melhor, usando a câmera do seu celular mesmo:
https://fotografiadicas.com.br/como-fotografar-tudo/
Boa sorte!
Emanuela da Silva
Infelizmente as pessoas tem uma ideia deturpada de iniciante praticando com exploração do trabalho alheio. Dizer não é necessário.
Vanessa Alves
Oi Emanuela, com certeza! Ser fotógrafo hoje em dia não é nada fácil!
Abraço!
José Carlos
Ola Vanessa Alves, no momento gostaria de focar em fotografar joias e bijuterias
Vanessa Alves
Olá, José Carlos!
Legal, a fotografia de objetos tais como bijuterias e jóias é uma fotografia bastante específica e você certamente irá usar sempre o modo macro da câmera, no caso de uma DSLR. 🙂
Gilvan Cunha.
Boa noite Vanessa!
Muito boa essa matéria. Faz tempo que gosto de fotografias e amo registrar todos os momentos com minha grande família e amigos. Estou adquirindo experiências como hobby, mas, sei se eu partir para o lado profissional, após um curso fotográfico, muitos se afastarão, faz parte do show.
Vanessa Alves
Olá, Gilvan!
Que legal, fico feliz que gostou do artigo! Isso acontece mesmo, mas é assim mesmo, são os revezes que surgem no nosso caminho, mas no final das contas superamos tudo. Obrigada pelo seu comentário! 🙂
Rubens Laurini Sant Anna
Vanessa, parabéns pela postagem dos seus comentários para um iniciante em fotografia como eu. Estou te acompanhando regularmente em seus posts para ver todas as suas dicas e estou me preparando para comprar minha primeira câmera a fim de entrar neste mundo que pretendo ter como meu hobby.
Continue assim, com suas mensagens de fácil entendimento e muita utilidade. Parabéns!
Vanessa Alves
Olá, Rubens!
Obrigada pelo seu comentário! Que legal, fico muito feliz em saber que está acompanhando as minhas publicações, e que elas estão sendo úteis! Conte comigo 🙂
Raquel Neri
Algumas coisas já estou percebendo, principalmente as festinhas… Minha dúvida é em relação a edição, tem algum programa online que eu possa fazer edição? E eu perco qualidade da foto quando edito?
Obrigada e excelente trabalho o que você faz ❤👏
Vanessa Alves
Oi, Raquel! Muito obrigada!
Existem alguns editores online, mas os melhores programas não são online, veja esse artigo sobre os editores.
Hanna
Meus Deus, acho que estou vivendo meu karma rsrs EU acho que já fiz isto antes de começar a investir na fotografia: comecei a comversar com um cara que tinha interesse por mim (mesmo que eu não sentisse o mesmo) só pq ele tinha uma câmera ;;-;;;; pensando agora isso de querermos um fotógrafo particular gratuito é mt real (apesar da vergonha q sinto por admitir isso!!!!!)
Amei o artigo, Vanessa!!! Estou começando a acompanhar tudo por aqui e já estou amando!
Vanessa Alves
Oi, Hanna! Muito obrigada! =)
Sucesso para você!
CleJane Silva Lima
Bem Vanessa, te parabenizo por sua disposição e atenção em querer ajudar novos fotógrafo.
Estou amando as suas dicas, realmente está me ajudando muito.
Cleide Jane.
Vanessa Alves
Olá, Clejane!
Muito obrigada pelo seu comentário!
Fico feliz que as dicas estejam sendo úteis! 🙂
Paulo Muetunda
Ola boa tarde. Amei a sua explanação e sinceridade. Faço fotografia já a um tempinho, mas uma coisa muito verdade que disseste, foi o facto de seres convidados para eventos e te fazerem recordar de não esqueceres a sua maquina. Bom, é todo um outro modo de te convidar para fotografar sem ter que te pagarem qualquer coisa.
Vanessa Alves
Olá, Paulo!
Essas situações acontecem de forma bastante recorrente conosco, que fotografamos. É assim mesmo, sempre alguém pede algo, ou espera que trabalhemos gratuitamente! 🙂
Helder Matias de Oliveira
Muito boas as suas dicas Vanessa.
Mesmo tendo a fotografia como um hobby ja tive alguns convites com o complemento ” vai levar a sua maquina né”? Sempre acompanhando as suas dicas vou aprendendo cada vez mais, obrigado por dividir conhecimento de forma simples e de fácil entendimento.
Abço e parabéns
Vanessa Alves
Muito obrigada, Helder! =)
Misterio Lázaro Dinis
Ola Vanessa.
Somente para dizer que estou adorando as dicas de fotografia que está proporcionando a todo mundo apaixonado pelo assunto.
Continue assim e que Deus abençoe o seu dia-a-dia.
Vanessa Alves
Oi, Lazaro! Muito obrigada, fico muito feliz em saber que estou ajudando! =)
TONY MELLO
Oi, Vanessa!
Seus textos têm sido muito interessantes para mim que, apesar de estar perto dos 50 e já ter uma longa estrada no jornalismo através dos textos, e ser apaixonado pelo efeito da fotografia sobre os sentimentos, estou apenas começando a tentar levar mais a sério. Me enxergo em muita coisa que você diz e me assusto com outras, mas a sua generosidade com o compartilhamento de informações é muito legal e estimulante. Parabéns!
Vanessa Alves
Que legal, TONY MELLO! Muito obrigada! =)
Tiburtino Carvalho
Adorei seu artigo, aliás, adoro todos os seus artigos. São escritos numa linguagem de fácil compreençao, ricos em detalhes e ao mesmo tempo reveladores de que possui um grande conhecimento técnico e muita experiência. Amo! Você sabe como atrair e prender o leitor.
Vanessa Alves
Uhuuu muito obrigada, Tiburtino! =)
vinicius
que dicas boas, todos pensam que ser fotografo e fácil e só sair tirando fotos
Vanessa Alves
Muito obrigada, Vinicius! =)
Vanessa
VANESSA POR FAVOR ME TIRE UMA DÚVIDA
ENTRE AS CÂMERAS CANON t6i ou SL2 qual a melhor ???
Obrigada