Qual flash externo comprar - externo- Fotografia dicas.pngO flash 

Nesse artigo vou te explicar o que é o flash, quando deve usá-lo, tipos de flashes e quais modelos você tem como opção de comprar. Já adianto, provavelmente em algum momento terá que adquiri um flash, pois a qualidade das fotos mudam muito.

Entendendo o Flash

Assine meu canal de videos!

 

O que é o flash?

O flash é uma fonte de luz que você tem como opção para utilizar na fotografia. Ele é usado para iluminar áreas escuras e dar preenchimento na fotografia.

Quando devo usar o flash?

Muitas vezes a luz ambiente não é suficiente para dar qualidade visual a fotografia, então precisamos usar um ou mais flashes.

O flash pode ser usado em ambiente externo para dar preenchimento e diminuir sombras ou pode ser usado em fotografia interna.

Recomendo que sempre que for fotografar e não tiver nível suficiente de luz, que use o flash. Também recomendo que sempre, sempre mesmo, utilize o flash se for fotografia de trabalho, a qualidade das suas fotografias serão extremamente superiores com o uso do flash, principalmente se for fotografia interna ou de estúdio.

Usar o flash não é tão simples quanto parece, pois envolve muitas técnicas e treino. Cada situação, intenção e projeto exige uma posição e luz diferente, logo isso influência todos os ajustes e enquadramento da fotografia, porém não é nada que você não possa aprender.

Flash em evento

Fotografar evento com o flash externo em cima da câmera parece moleza, mas também não é. Não pense que basta comprar um flash externo e sair clicando que suas fotografias serão maravilhosas, não funciona assim. Estude e pratique diversas situações para saber como utilizar o flash da melhor maneira e obter os melhores resultados. Não pense que é só colocar no TTL (modo automático).

Tipos de flash 

Você tem duas opções: o flash interno da câmera e o flash externo.

Qual flash externo comprar - interno - Fotografia dicas.pngFlash interno

O flash interno é o que temos em todas as câmeras, seja ela compacta, super zoommirrorless ou DSLR.

A luz do flash interno normalmente atinge cerca de 4 metros, ou seja, até 4 metros você terá uma melhor luminosidade por conta dele. O flash interno da câmera, não é de todo perfeito, ele não dá uma modelagem na luz, ele simplesmente te da mais luminosidade.

Dá para fazer ótimas fotografias com o flash interno? Dá sim, se eu consigo, você consegue também. =) Quando estou trabalhando uso os flashes externo, mas quando estou fotografando por lazer, normalmente uso o flash interno da câmera.

Qual flash externo comprar - Fotografia dicasFlash externo

O flash externo te dá mais versatilidade e qualidade na sua fotografia. Com ele você tem maior controle sobre sua potencia e posição, isso ajuda a criar uma fotografia mais equilibrada e com as sombras, volume e preenchimento exatamente como deseja.

Você pode usar o tradicional flash externo que vai embutido em cima da câmera, chamados de Speedlite (Canon) e Speedlight (Nikon). É possível usar os Speedlite/Speedlight também em tripés e ligar mais de um.

Tem também os bons flashes circulares. Eles são usados para fotografia macro (fotografia de dente, flores, insetos e tudo que for pequenininho). Por ele estar junto com a lente, ele consegue iluminar o assunto e deixar uma luz suave.

Modelos e marcas de flash externo 

Os principais flashes externos são: Flash Canon, Flash Nikon e Flash Yongnuo.

Se você usa Canon, seu flash terá que ser Canon. Se você usa Nikon seu flash terá que ser Nikon. Se optar pelos flashes chineses, como o Yongnuo terá que comprar um Yongnuo para Canon ou Nikon.

A maioria dos flashes externos podem ser usados no modo manual e automático (ttl).

Flashes Nikon

  • SB-5000 AF Speedlight: Flash mais potente, com maiores opções de ajuste e possui a cabeça giratória. Ideal para DSLR e mirrorless. Esse flash substituiu o SB-910. Bom para eventos e situações noturnas, pois possui High-Speed e sync com 1 e 2 cortina.
  • SB-700 AF Speedlight: É um flash muito bom e poderoso, porém com tamanho menor, com menos opções de ajustes, e possui a cabeça giratória. Ideal para DSLR, mirrorless e super zoom. Bom para eventos e situações noturnas, pois possui High-Speed e sync com 1 e 2 cortina.
  • SB-500 AF Speedlight: Ele é menor e com menos opções, porém oferece uma luz para ajudar também no vídeo. Muito bom para hobby. Ideal para DSLR, mirrorless e super zoom. Bom para eventos e situações noturnas, pois possui High-Speed e sync com 1 e 2 cortina.
  • SB-R200 Wireless Speedlight: É um flash externo com cabeça fixa, parecido com a flash interno da câmera só que com maior alcance de distância para fotografias convencionais. Ele é usado também para fotografia macro e close-up junto como suporte R1C1 e mais um flash adicional. Ele fixo é ideal para câmeras super zoom e compacta. Já para macro e close-up é somente para câmeras DSLR.
  • SB-300 AF Speedlight: É um flash com cabeça fixa, parecido com a flash interno da câmera só que com maior alcance de distância. Ideal para câmeras super zoom e compacta.

Qual flash externo comprar - Nikon - Fotografia dicas.png

Flashes Canon

  • Speedlite 600 EX-RT e RT II: Flash mais potente, com maiores opções de ajuste e possui a cabeça giratória. Ideal para DSLR e mirrorless. Bom para eventos e situações noturnas, pois possui High-Speed e sync com 1 e 2 cortina.
  • Speedlite 430 EX II: É um flash externo muito bom e poderoso, porém com tamanho menor, com menos opções de ajustes, e possui a cabeça giratória. Ideal para DSLR, mirrorless e super zoom. Bom para eventos e situações noturnas, pois possui High-Speed e sync com 1 e 2 cortina.
  • Speedlite 320 EX:  É um flash menor e com menos opções, é um flash muito bom para hobby. Ideal para DSLR, mirrorless e super zoom.
  • Speedlite 270EX II:  É um flash com cabeça fixa, parecido com a flash interno da câmera só que com maior alcance de distância. Ideal para câmeras super zoom e compacta.
  • Macro Ring Lite MR-14EX II: Flash circular para fotografia macro. Deve ser usado em câmeras DSLR. Se for fotografar dentes, use esse.
  • Macro Twin Lite MT-24EX: Conjunto de flashes para fotografia macro. É possível equilibrar cada flash de forma independente, isso ajuda a criar melhor a iluminação para o assunto escolhido. Deve ser usado em câmeras DSLR.

Qual flash externo comprar - Canon- Fotografia dicas.png

Flashes Yongnuo

  • Speedlite Yn-600 EX-RT e Yn-685: Flash com maiores opções de ajuste e com cabeça giratória. Ideal para DSLR e mirrorless. Bom para eventos e situações noturnas, pois possui High-Speed e sync com 1 e 2 cortina.
  • Speedlite Yn-568 EX II: Excelentes flash externo com cabeça giratória. Ideal para DSLR e mirrorless. Bom para eventos e situações noturnas, pois possui High-Speed e sync com 1 e 2 cortina.
  • Speedlite Yn-565 EX: Excelentes flash externo com cabeça giratória. Ideal para DSLR e mirrorless. Sync com 1 e 2 cortina.
  • Speedlite Yn-560 II, III ou IV: Flash muito bom, e possuí a cabeça giratória. Ele não tem a opção de TTL (automático). Ideal para DSLR, mirrorless e super zoom.
  • Macro YN-14 EX:  Flash circular para fotografia macro. Deve ser usado em câmeras DSLR. Se for fotografar dentes, use esse.

Qual flash externo comprar - Yongnuo - Fotografia dicas.png

Deixe um comentário, eu adoro ler e adoro essa troca de ideias e de conhecimentos.

 

Recomendo a Leitura

 
Se inscreva no meu Canal do YouTube:

 

APRENDA MAIS SOBRE CÂMERAS E DESCUBRA A MELHOR PARA VOCÊ

Capa e-book PNGEu criei um Guia definitivo - Tipos de Máquinas Fotográficas(GRATUITO) para facilitar a sua escolha de máquina.

Você vai aprender:

» Qual câmera utilizar para fotografia profissional;

» Analisar as diferenças na hora da compra;

» Entender os diversos modelos de máquinas;

COLOQUE SEU E-MAIL E CLIQUE EM “QUERO RECEBER” PARA TER ACESSO


371 Comments

  1. Raphael

    Oi Vanessa, tudo bem? Adorei este post sobre flashes! Confesso que conheço nada ou muito pouco sobre esse tema e preciso de seus conselhos e orientações…
    Ha algum tempo tenho pensado em comprar um flash para a minha Canon T5i ja que não tenho gostado dos efeitos que o flash interno dela tem me oferecido. Como fotografo apenas por hobby, qual o flash que você me aconselharia a comprar?
    Obrigado

    • Oi, Raphael!

      Acredito que um Yongnuo ou o Canon 430 Ex II, seja o suficiente. =)

  2. Philipe

    Bom dia!
    Ótimo post! Parabéns!
    Comprei um YN565EX a uns 2 anos e está me servindo muito bem até hoje. Paguei 200 reais na época através do dx.com.
    PS: Estou adorando seu curso, está me ajudando muito, !!

    • Oi Ph!

      Você pagou um preço ótimo. Eu gosto desse flash que citou. =)

      Que bom que está gostando do curso! Uhuuuu! =))))

  3. Luís Carvalho

    Olá Vanessa
    Como sempre as suas dicas e ensinamentos são sempre úteis, só uma apaixonada pela fotografia tem o prazer de ensinar, continue assim, bem haja.

    Obrigada

  4. VITOR LIMA

    Excelente artigo Vanessa!
    Aprendi um pouquinho mais sobre flashes.
    Gostaria de tirar uma duvida, vi um fotografo com um flash que utilizava led, achei interessante, você sabe me dizer se eles são tao bons quanto os que você sugeriu no artigo? Se sim, quais você indicaria.
    Obrigado. 🙂

    • Oi, Vitor! Obrigada! =)

      Era um flash tipo o SB-500 ou uma luz de led?

      A luz de led normalmente é para vídeo, até dá para fazer uns cliques, mas não fica muito bom. Existe refletores para fotografia, eles sim, são excelentes. =)

      Sucesso para você!

      • VITOR LIMA

        Oi Vanessa, o flash parece um SB 700, só que com uma capinha branca fosca e as luzes dentro são vários LEDs.

        Eu já vi também um que era para video, ele era uma base plana com vários LEDs.
        Era parecido com esse: http://image.dhgate.com/albu_238192171_00-1.0×0/aputure-amaran-al-198a-led-video-lights-camera.jpg

        • O que é parecido com o SB 700 não sei exatamente qual é. Hoje existe muitos fabricantes de LED, pode ser um LED ou um Flash mesmo. O segundo que você viu, é a luz de LED para video. =)

          • VITOR LIMA

            Obrigado pelas dicas, por aceitar e por publicar sobre o tema flashes que te sugeri. Espero que surjam mais duvidas pra eu sugerir mais temas bons. 😀

          • Oi, Vitor!

            Obrigada, foi uma ótima sugestão. Pode continuar sugerindo e ajudando os leitores. =)

  5. Fausto Diniz da Silva Júnior

    Vanessa…como sempre nos brindando com artigos importantes para nosso aprendizado.
    Obrigado por compartilhar.

  6. Sérgio Matos

    Olá Vanessa,

    Começo com os parabéns pela partilha do teu saber, muito obrigado!
    Reconheço que o tempo que você usa para escrever poderia estar utilizando de outras formas, dai o meu reconhecimento. Gosto muito de ler as tuas opiniões, porque são bem fundamentadas e bastante simples. Como estou dando os primeiros passos nessa longa estrada, procuro estudar e aproveitar as idéias de quem já tem mais tempo de caminho do que eu.
    Continue, eu estou la atras mas muito atento.
    Parabéns!

    Sérgio Matos

    • Oi, Sergio!

      Obrigada, fico muito feliz que goste do que escrevo e também obrigada pelo reconhecimento, leva um tempinho para escrever tudo, mas eu gosto e tem sido muito bom. =)))

      Bons cliques!

  7. Sulamita

    Nossa Vanessa você leu a minha mente, li semana passada seu conteúdo no Guia e a partir dele e mais pesquisas escolhi o modelo de entrada que vou adquirir. Porém veio a dúvida e o Flash?!!? Ai você vem e posta sobre. u.u

    Nem li ainda, pois quis comentar primeiro sobre uma dúvida que irá tirar minha (após eu ler o texto acima, rsrs) sem eu ter falado. Beijão!

    • Oi, Sulamita!!!

      YES! Que bom que acertei!! Uhu!!

      Sucesso no mundo dos cliques encantadores! =)

  8. Oi Vanessa,

    O post veio em boa hora. Acabo de comprar uma Canon T5i para uso no trabalho. As dicas são bem úteis, pois sinto a necessidade de utilizar um flash em algumas ocasiões específicas, como eventos com público em lugares escuros. Não consigo obter o resultado que espero com o flash interno.
    Como não conheço muito sobre flashs externos, peço uma dica sua :D. Qual flash recomenda?

    Obrigado.

    • Oi, Pedro!

      Como irá trabalhar com fotografia, acredito que um Yongnuo mais recente possa te atender ou um Canon 600 Ex. =)

      Se não der para investir logo de cara em um flash da Canon, o Yongnuo é uma excelente opção.

  9. Preciso comprar um flash circular canon para foto macro, existe muita diferença entre o MR-14EXll e o YN-14EX?.
    Obrigado

  10. Aline Fernanda

    Olá Vanessa, dependendo da situação, como shows de desfile é melhor clarear no LR ou utilizar o flash, pois já tive experiências em que o flash deixa tudo mais lento e a câmera leva um tempinho para focar.

    • Oi, Aline!

      Recomendo que sempre use o flash, pois mesmo podendo clarear no LR, não é a mesma coisa. Muda a textura, os tons e a qualidade cai um pouco nas áreas que ficaram muito escuras.

      É normal perder um pouco o foco, mas não muito, veja que opção de focagem está usando, isso pode te ajudar. =)

  11. Waldir Barcelos

    Mais um artigo legal.
    Talvez fossem interessantes dicas de ajuste de velocidade do flash combinado com os ajustes da câmera.

  12. Deborah

    Sempre clara e objetiva! Seus textos são de fácil compreensão e isso é perfeito pra quem está iniciando como eu. Parabens!

  13. José Domingos

    Muito obrigado. Foi de grande utilidade.

  14. Fátima Fusca

    Comprei um flash yongnuo 565. O problema é que o manual está em chinês, língua que não domino. Então sei ligar e desligar , e coloquei no TLL. a minha dúvida é: nesse modo preciso fazer mais algum ajuste ?
    Entendi que não devo usá-lo na potência máxima. Você saberia dizer como faço para diminuir essa potência ?
    E quanto ao zoom ? No TTL, tenho que mexer no zoom ? São tantas dúvidas que acho que tenho que procurar um curso só de flash….

    • Olá, Fátima!

      Entendo todas as suas dúvidas, elas são bem normais. =)

      Você pode usar todas as potencias do flash. A potencia máxima é para situações com pouquíssima luz ou assuntos distantes. Realmente a potencia varia muito. Não consigo te explicar como baixar a potencia por aqui.

      Sobre o zoom, não se preocupe com ele, ele altera muito pouco na fotografia. =)

      Fazer um curso seria o ideal, no meu curso de fotografia online esse assinto é abordado.

  15. Oi, Vanessa. Também sou um apaixonado por fotografia, particularmente a esportiva, e recentemente criei a coragem para investir profissionalmente nesse área, que para mim é ainda um hobby, antes de tudo. Sou um leitor voraz de sites, blogs e vídeos sobre fotografia na internet. O seu é um dos meus preferidos pela maneira objetiva como você nos desvenda os segredos da fotografia. Obrigado por dividir conosco os seus conhecimentos.

    • Oi, Marcelos!

      Adorei! Muito obrigada por incluir meu site na sua lista. =)

      Te desejo muito sucesso com seus cliques.

  16. Carmem Nazareth

    Olá, Vanessa!!!
    Parabéns e muitíssimo obrigada pelas dicas e maravilhosos artigos publicados por ti. Tenho aprendido muito com suas dicas! Que Deus te abençoe e continue lhe dando visão e sabedoria ☺!!!

  17. orlando nunes

    Parabéns e obrigado por suas dicas. compartilho sempre na minha página… Vc é maravilhosa!.

  18. Ricardo Tezoto

    Bom dia Vanessa.
    MUITO BOM ESTE ARTIGO. Me ajuda muito para escolher o que preciso na medida certa.

  19. Cesar

    Eu tenho um flash YN 460 II e um parzinho de transmissor-receptor de rádio, para fazer fotos usando o flash remotamente.

    O “problema” é que é um flash manual, ou seja, ele não conversa com a câmera para regular a potência (como um flash TTL ou ETTL), então é preciso fazer alguns testes até conseguir a potência correta. A alternativa aos testes é fazer o cálculo da abertura usando o número guia (flashes antigos tinham uma tabelinha onde você, sabendo o ISO e calculando a distância, lia a abertura a usar), mas melhor que isso é usar um fotômetro. O problema dos fotômetros é que eles custam os olhos da cara e um rim.

    De qualquer forma, tem um monte de técnica de retrato com flash que eu ainda vou experimentar…

    Um detalhezinho, flash genérico funciona em Canon e Nikon, mas para funcionar em Sony, tem que ter a sapata da Sony, que é diferente de todas as outras. Quem tem Sony, se for comprar um flash genérico, tem que abrir o olho e perguntar se é um flash PARA SONY. Se ele for para Canon ou Nikon, não vai servir na Sony nem debaixo de reza braba.

  20. Luiz

    Concordo q com flash as fts ficam melhores. Mas quando uso em parques, às vezes fica a impressão de q é uma montagem pq a pessoa fica bem iluminada mas o fundo fica meio apagado. É possível solucionar isso?

    • Oi, Luiz!

      Sim é possível, existe diversas técnicas e formas. Para começar tente deixar o obturador mais tempo aberto, ele irá permitir maior entrada de luz ambiente , isso inclui a luz do fundo. Tente também não deixar a potencia do flash tão forte.

      Espero que te ajude. =)

  21. Daniela

    Parabensss vanessaaa deu p pegar as diferencas amei sei artigo

  22. Olá Vanessa, tenho uma canon t5i com um flash circular vivitar para tirar foto macro -de dente- a foto sai escura como fazer o ajuste para a foto sair mais clara. É no obturador>
    Obrigado

    • Oi, Vicente.

      Ajustar o flash exige alguns ajustes específicos, não consigo te ajudar só pela resposta. Tente ir mexendo no diafragma, obturador e na potencia do flash (não sei se seu modelo oferece essa opção).

      =)

  23. Adilson M. Santos

    Oi Vanessa tudo bem. Muito bom seu post sobre flash.
    Parabéns. Me parece que agora, ou a pouco tempo, a Canon lançou uma câmera que sincroniza flash (mais de um, não sei até quantos) sem precisar de rádio.
    Me parece ser a T3i. Será que sincroniza flashs yongnuo nessa câmera? Obrigado, um abraço e até mais.

    • Oi, Adilson!

      Obrigada! =))

      Ela sincroniza através do infra-vermelho, cabo e radio flash. Sincroniza com o Yongnuo sim.

      Sucesso para você.

  24. Paulo Nomellini

    Olá Vanessa. Otimo post, parabens! sempre muito clara e objetiva.
    Mas ainda tenho uma dúvida, meu pai tem um flash MIRAGE MV-689TZ que usava em uma camera com “filme”. Será que dá para usar em uma D3200 ? Obrigado

    • Oi, Paulo!

      Obrigada! =)

      Vou ser sincera, eu não sei. Vale a pena testar.

      Depois volta aqui pra me falar se funciona. =))

  25. José

    Obrigado pela dica Vanessa adorei.

  26. Carlos

    Oi Vanessa,
    Mais um ótimo post, parabéns!
    Tento evitar o uso do Flash, mas reconheço que em alguns momentos eles são indispensáveis… 🙂
    Tenho um SB 700 para usar na Nikon D5300, e posso assegurar que para um entusiasta como eu, é tão bom que acho que poderia ter comprado um SB 500 que também estaria muito bem servido, e isto sem falar na economia… 😉
    Mais um vez parabéns pelos seus ótimos artigos!

    • Oi, Carlos!

      Obrigada, que bom que gostou do artigo e que bom que deixou sua opinião aqui, vai ajudar muitos leitores.

      =)))

  27. FERNANDA PIOVESAN

    OLÁ, gostaria de uma ajuda tenho uma câmera nikon D3100 começei a pouco tempo na area da fotografia gostaria de começar com o flash Yongnuo, mas quero saber se o Speedlite Yn-560II é bom e pode fazer boas fotos…
    Obrigada

  28. luiz caruso

    parabens pela primeira vez li uma materia consistente

    • =)

      Obrigada, Luiz, fico muito feliz que esteja gostando do conteúdo do site. =)

  29. Êee, mais uma vez adivinhou meus pensamentos! Estava super precisando de alguns esclarecimentos a respeito de flash. Bem, como fotografo só por hobby, ainda não tenho um flash externo. Mas como conhecimento nunca é demais, já andei procurando algumas informações a respeito. E teu post veio a calhar! Muito bom e parabéns pelas tuas ótimas postagens sempre!. Abração

    • Oi, Ana Isabel!

      Muito obrigada, fico muito feliz que o artigo chegou no momento certo. =)))

  30. Leticia

    Gosto muito do blog e sempre leio os artigos, parabens! Obrigada pelas dicas.
    Sobre FLASH eu ja tiro foto ha um tempinho mas sera meu primeiro flash. Queria um bom/ razoável com preço interessante. Tenho uma nikon D3200 e pénsei em comprar um Yn-560II. Acha uma boa escolha??

  31. Olá, Vanessa! Tudo bem?

    Gostaria de saber se os Flashes Canon, Speedlite 600 EX-RT / 600, serve também para superzoom(compacta), e se Speedlite 430 EX II, pode ser usada profissionalmente, e se ambas tem a opção TTL(automático)?
    No meu caso uso as câmaras T5i e superzoom.

    Grato mais uma vez pelo maravilhoso artigo…
    Inté
    Alexander :0)

    • Oi, Alexandre. =)

      Se a sua máquina tiver entrada para flash externo, acredito que funciona.

      O Speedlite 430 EX II tem a função E-TTL.

      =)

  32. Ops.. sorry..Câmeras.. :0)…

  33. Mari

    Oi Vanessa,

    Tudo bem?

    Adoro seu blog sempre o acompanho, parabéns pelo trabalho.
    Tenho uma Canon Rebel T3 e utilizo mais para eventos de amigos e familiares, quero comprar um flash mas estou muito em dúvida entre um canon Speedlite 430 EX II ou um yong-nuo Speedlite Yn-565 EX a diferença de preço é bem significativa, mas me preocupo muito com a qualidade do produto e das minhas fotos.
    O que você acha mais ideal para mim?

  34. Roberto Golin

    Estou iniciando na fotografia como hobby, mas quero me especializar para fazer o melhor. Adquiri recentemente uma câmera Canon T5i com lente do kit de 18-135mm STM e comprei mais uma 50mm. Agora estou indo em busca de outros acessórios necessários como é o caso de flesh e rádio flash. Nas minhas pesquisas e com suas dicas importantíssimas, acho que me convenci que o melhor será comprar um Flash Yongnuo Yn-600-EX-RT e um Rádio Flash Yongnuo Yn-622-C. Muito obrigado pelas informações, foram muito importantes para mim.

    • Oi, Roberto!

      Muito obrigada pelo comentário, adorei saber que pude te ajudar tanto! =)

      Você está com um ótimo kit. Te desejo muitos cliques de tirar o folego!

  35. Cassia

    Olá, queria saber o que você acha sobre o flash da insignia para Nikon. Esta uns 70,00 dólares nos EUA e parece ser bem bom.

    • Oi, Cassia!

      Vou ser bem sincera com você, eu nunca usei esse flash, não posso te falar se é bom, durável, como é a modelagem da luz e tal. Mas olhando as especificações, acredito que para hobby seja uma boa opção.

      Vou procurar conhecer esse flash. =)

  36. Leandro Higa

    Vanessa, seus posts me iniciaram na fotografia, tiro foto por Hobby. Segui suas orientações e decidi pelo flash speedlite 320ex. Estou gostando muito pois tem o led para gravação de vídeo. Recomendo a todos.

    • Oi, Leandro!

      Muito obrigada pelo comentário, fiquei muito feliz que pude te ajudar!

      Sucesso!

  37. altamiro pacheco filho

    Ouço muito falar dos SB, diga-me por favor, o que vc. acha de um flash MECABLITZ OU METZ o da versão atual digital dedicado, obrigado

    • Oi, Altamiro!

      Acho que ele é um flash bom, mas não conheço ele tão a fundo para te garantir.

  38. Rafael

    Olá Vanessa,
    Curto muito os seus artigos. São sempre precisos e de fácil entendimento. Toda vez que leio alguma coisa sobre flashes descubro que ainda há muito a aprender. Sou um entusiasta e gosto de estudar fotografia e técnicas de iluminação e, apesar de não praticar muito, observo os fotógrafos trabalhando.
    Conheço fotógrafos que utilizam o “cartão” em cima do flash e apontado para o teto. Porém, em vídeos que já assisti, o fotógrafo recomenda um difusor com o flash apontado para o assunto em vez daquela outra técnica.
    Essas duas técnicas são para diminuir a presença de sombras? Qual a técnica que você usa para “amaciar” o flash em fotos sociais?
    Abração.

    • Oi, Rafael! Muito obrigada!

      Iluminação é um aprendizado diário, pois cada situação e projeto pedem um tipo de iluminação e linguagem.

      As duas técnicas são para suavizar a fotografia, matar as sombras duras.

      Eu vejo duas diferenças no uso deles:

      – O flash acoplado a câmera com rebatedor quebra um pouco a intensidade e a chance da fotografia estourar caso você erre um ponto (ou não de tempo de fechar) de diafragma é menor.

      – O mini soft box para flash acoplado é algo recente, ele é bom também, mas você precisa estar atento ao diafragma o tempo todo, pois a luz dele vai com um pouco mais de intensidade e é bem direta, se não ficar atento vai expor errado. É interessante usar quando você não tem tanta mudança de distância do assunto.

      Até tem certa diferença entre usar um e usar o outro, mas para evento não é tão gritante assim. =)

  39. Glória Mª

    Boa tarde Vanessa, faço fotografia por hobby e as vezes ganho uma graninha fazendo aniversário de 1 ano, book gestante… Agora aumentou um pouco a procura e quero um flashe externo. Possuo uma canon t3, e vi que o original está um pouco salgadinho. Gostaria de saber sua opinião sobre o Speedlite Yn-565 EX, tenho um certo medo de comprar e ele não ser bom, dar defeito logo… enfim o que podes me sugerir!
    Obrigadaaa, adorei seu site!

    • Oi, Glória!

      Eu tenho flash da Canon e da Yongnuo. A modelagem de luz deles é muito parecida, como você nunca utilizou flash, nem irá perceber. Ele demora um pouco mais de tempo para carregar um novo disparo, mas não é tantoooo assim a diferença. Eu sinto que o material do YN é um pouco mais simples (embora muito parecido com o da Canon), mas acho que super compensa no custo beneficio. Eu nunca tive problema e não conheço ninguém que teve.

      =)

  40. fernanda

    Oi Vanessa, tudo bem? Adorei este post sobre flashes! Confesso que conheço nada ou muito pouco sobre esse tema. Adquiri uma Nikon D5300, agora eu estou pensando em comprar os acessorios, qual flash você recomendaria? Ah gostaria de saber também sobre filtros. Obrigada

    • Oi, Fernanda!Õbrigada!

      Os flashes que recomendo são os do artigo.

      Recomendo que compre o filtro UV. =)

  41. altamiro filho

    O flash metz pode ser usado, cdom sucesso, pois já era o melhor, mas hoje só se fala em SB’s

  42. Glória Mª

    Muito obrigada Vanessa, me ajudou muito na minha escolha! :DD

  43. Andréia

    olá
    tenho uma Nikon D5200, com lente 18-55 e 55-300. ainda ñ tenho o flash. Gostaria de saber se o flash Meike 910 é bom?

    • Oi, Andreia!

      Não posso te afirmar que ele seja excelente, pois eu nunca usei um dessa marca, mas pelo que sei ele é uma copia do SB 910 e me parece que é muito bom.

      =)

      • andreia Graff

        Olá Vanessa

        então é melhor eu comprar um yn 565 ex ?
        enquanto agradeço sua atenção

  44. Vanessa, amei a matéria! Senti falta do Speedlight SB 600, é o que comprei pra usar inicialmente na minha D7200. Ainda não fiz o curso de fotografia… Vc poderia dar umas dicas de configuração do flash e sobre o uso no modo TTL e Manual?
    Obrigada!

  45. Daniel Xavier

    Você não existe, és muito legal e atenciosa. Parabéns pelo lindo trabalho. Sou apaixonado por fotografia desde que era pequenininho e me tornei fã de Homem aranha e super msm, que por sinal a profissão deles era nada mais que fotografos. Abração. Gostaria de ter no face e no whatsap, se possível.

  46. Marcela Caparica

    Olá Vanessa. Boa noite. Gostaria de saber se para a câmera que eu tenho da Cannon (T4i 18-135mm 1:3.5-5.6) o melhor flash para ela é:
    Yongnuo Yn-600-EX-RT ou
    Speedlite 600 EX-RT / 600 EX ou
    Speedlite 430 EX II.
    Muito obrigada pela ajuda.
    Att, Marcela

  47. Patrícia

    Olá Vanessa, seu artigo foi muito esclarecedor, porém, tenho algumas dúvidas.

    Estou querendo comprar uma Nikon D5500, gostaria de saber qual seria a melhor e barata se possível, opção de flash para fotos externas de pessoas e para festas fechadas como aniversário.

    Gostaria de saber se tudo que tem para D5300 também serve para a D5500, como filtro UV, PARASOL, FLASH e etc.

    Obrigadaaaa!!!

  48. Carmem Nazareth

    Vanessa, boa tarde!
    SUPER PARABÉNS pelo artigo… Muito show!!!
    Agora já sei qual flash adquirir. Muitíssimo obrigada pela ajuda.
    Que Deus lhe abençoe sempre, beijos

    Att, Carmem Nazareth

  49. Monique

    Ola Vanessa,

    obrigada pelas dicas. Mas queria pedir uma opiniao.
    Achei numa loja, uma SB 700, usada mas e bom estado, pelo valor de uma Yn nova, e com 1 ano de garantia. Acha que vale a pena comprar?
    contando que sou iniciante nessa area, e me enrolava um pouco com flashs, antes de ler seu artigo.

    Obrigada

  50. Yanne

    Olá Vanessa,

    Estou começando na fotografia e estou fotografando bastante eventos noturnos, baladas, qual flash você me indica? Não gosto muito do interno pois ele tira todo o efeito das luzes colorida da festa.

    • Oi, Yanne!

      Os flashes que recomendo são os que menciono, dá uma lida na descrição de uso de cada um. =)

      Fotografar balada é difícil mesmo, pois o flash irá acabar com as luzes, você precisa descobrir uma linguagem para seguir.

  51. Janaina

    Excelente explicação… ainda não havia lido algo tão simples e esclarecedor. Parabéns!!

  52. Mirian Francisco

    Olá, Vanessa!
    Sempre gostei de fotografia! Agora irei entrar para este mundo mágico!
    Seus artigos são maravilhosos! Bem explicativos. Adoro lê-los.
    Gostaria de adquirir um kit bem bacana, sem ter um custo muito alto, mas que eu tenha um material bom, de qualidade, por pelo menos 1 ano.
    Penso em:
    1) Nikon 5200 (lente do kit). No futuro bem próximo: lente 50mm f/1.8 e Flash SB-700 AF Speedlight.
    2) Canon T5i (lente do kit). No futuro bem próximo: lente 50mm f/1.8 e Flash Speedlite 430 EX II.

    Obrigada por compartilhar seus conhecimentos.
    Sucesso sempre!
    Bjs

    • Oi, Mirian!

      Você escolheu bons kits. Qualquer um irá fazer um ótimo trabalho e irá ficar por mais de um ano. =)

      Recomendo que acrescente baterias extras, pilhas recarregaveis e um grip.

  53. Renata

    Oi Vanessa!
    Tenho uma dúvida sobre câmera digital simples. Espero que possa me ajudar. Tenho uma câmera digital sony DSC – W55, porém ela quebrou o zoom, e acho que é gastar dinheiro consertando. O que vc me indicaria? Pois quero uma coisa bem em conta e com a qualidade semelhante a está, pois não sou profissional e ainda não fiz nenhum curso de fotografia. Outra dúvida. esses tipos de câmera digital já está passada? a moda agora é celular? Desde já agradeço pela atenção. Abraços!

    • Oi, Renata!

      Essa máquina não está passada não, as compactas continuam muito boas. O celular não irá atingir a qualidade delas tão cedo, mesmo um Iphone 6 top de linha. =)

      Existe muitos modelos de câmeras da sony, e todas são boas, pode pesquisar e optar pelo que caiba no seu bolso.

      Ja leu o meu e-book? Recomendo que leia, baixe o aqui.

  54. Fernando

    Olá Vanessa!! Excelente seu post!! Estou prestes a comprar um flash externo. Motivo: Comprei uma lente 18-300mm pra minha Nikon 3100. E me surpreendi com a sombra que a lente causa no flash interno.
    To tendendo pro SB-300. O que acha? Sou metido a fotógrafo só, viu? rs

    • OI, Fernando, muito obrigada, uhuuuu!

      O SB 300 é perfeito, porque você precisa que a cabeça seja flexível para ajustá-lo e matar a sombra e o SB 300 tem isso.

      Bons cliques!

  55. jose vergilio

    Vanessa.
    camara nikon D80 – sigma 18-200 – flash sb700 – (modo manual – V-160 – A- F-8)
    fiz um evento e algumas de minhas fotos com o flash ficaram com um tom avermelhado, o que você aconselha na configuração.

  56. jose vergilio

    amara nikon D80 – sigma 18-200 – flash sb700 – (modo manual – V-160 – A- F-8) fiz um evento e algumas de minhas fotos com o flash ficaram com um tom avermelhado, o que você aconselha na configuração….

  57. Lidy Almeida

    Olá Vanessa!
    Estou com uma dificuldade, tenho um sb 900 e um rádio Greika que eu usava numa D90 ( que não era minha) agora com a D3200 não estou conseguindo usar…será alguma configuração que tenho que colocar na câmera ou no flash?

    • Oi, Lidy!

      Não sei exatamente o que pode ser, pois acredito que deveria funcionar normalmente.

      Acho que pode ser a configuração no menu da câmera. =)

  58. Raquel de Paula

    Bom dia, Vanessa!
    Acompanho sempre duas dicas, são muito esclarecedoras. Muito obrigada.

    Tenho uma Nikon D3200. Mediante esse artigo, estou decidindo para comprar o Flash YN 565 Ex. Estou iniciando na fotografa, já fiz uns ensaios. O que acha?

    Bjs.

  59. adaías

    Olá Vanessa! Parabéns pelo blog! No início do meu hobby em fotografia, vc tem sido indispensável!
    Minha dúvida é a seguinte: Ao utilizar o flash, seja interno ou externo, devo diminuir a velocidade do obturador, a abertura ou o ISO, visto que, com o uso do flash terei mais luz?

    Obrigado e um grande abraço! Espero um dia podermos conversar pessoalmente ! =)

    • Oi, Adaias! Uhuuuu fico feliz em poder te ajudar nesse momento. =)

      Você sempre terá que ajustar todas essas opções e também a potencia do flash para deixar a exposição correta. Estude bastante exposição da imagem, dai quando for usar o flash, tudo será muito mais fácil. =)

  60. Glaucia

    Ola, amo fotos mas nāo sou profissional, e estou com uma duvida sobre o flsh, tenho uma camera semi-profissional da samsung , a nx1000 ela tem entrada para flash, o flash que veio é fraco e eu estou procurando um que se encaixe nela, eu gostaria de saber qual o nome da peça de encaixe, uma que se parece com a minha é a sapata, eu gostaria de saber se existe um padrāo se todos os flashs com sapata vāo funcionar.

    • Oi, Glaucia!

      Sinceramente eu não sei se cabe flash de outras marcas. Eu sei que o flash pra ela é o Samsung SEF42A e o Samsung NX GN20. Deve ter mais modelos. =)

  61. Yan

    Olá Vanessa adorei o post.
    Eu estou a 1 ano fotografando com minha canon t5i e estou na dúvida em comprar um yongnuo yn565 Ex, yn568 Ex ou canon 430 Ex ii só que quero economizar, mas sem me arrepender. Poderia me dizer qual melhor comprar por mas que não seja um desses que sitei ?

    • Oi, Yan!

      Todos os flashes que citou são muito bons. Acho que vale a pena Yn 568 ex.

      =)

      • Yan

        Então eu andei pesquisando um pouco mais e estou quase comprando o yn600 Ex RT porque ele é mais barato do que o original da canon e entre os outros ( yongnuo yn565 Ex, yn568 Ex e canon 430 Ex ii ) ele tem um foco melhor e já vem com o rádio transmissor que para mim, é muito bom porque os outros eu ainda ia comprar o rádio transmissor.
        Mas o que você acha entre os que falei acima yn600 Ex RT ?

        • Oi, Yan!

          Esse flash é muito bom, e acho que está super compeçando, já que vem o rádio. =)

  62. Levisson

    Oi Vanessa, venho aqui parabenizar pelo canal, que massa viu, não perderei um vídeo, assim como nas matérias, vc explica muito bem! parabéns minha querida e sucesso!!

    • Oi, Levisson!

      Uhuuuuuuu!! Estou muito feliz com o canal e também com um friozinho na barriga…rsrs! =) Fico muito feliz que você gostou, muito obrigada!

  63. Roberto Cardozo

    Oi Vanessa, parabéns pelo canal, é sempre bom ter mais dicas para aprimorar nosso trabalho.
    Gostaria de sugerir que você abordasse os temas Foco e também Fotografia P&B.

    Abraços

  64. Carlison

    Bom dia Vanessa Alves, Meus parabéns pelos videos explicativos. Tenho a seguinte dúvida: Tenho um flash canon 600 EXRT. Devo usar ele em cima da camera ? Algumas pessoas rebatem o flash para o teto ou uma parede branca, quando estão fotografando pessoas. Para que serve isso, e aqueles copinhos que colocam na cabeça do flash (omni bounce) serve para deixar a foto com sombras mais suaves, ou isso é apenas ilusão?

    • Oi, Carlison! Muito obrigada! =)

      Você pode usar em cima da câmera e também em um tripé usando o infravermelho ou um radio flash.
      Rebatemos no teto para deixar a luz um pouco menos direta e mais suave.
      Esse copinho na teoria é pra suavizar e também quebrar um pouco a intensidade, mas só ajuda mesmo na intensidade. =)

  65. Samir Abud

    Oi Vanessa,

    Estou começando agora na fotografia. Tenho um blog mas minhas fotos e vídeos são por hobby por enquanto. Tenho uma Canon 5D MK3 e meu kit é todo Canon. Nunca comprei nada de outra marca. Quero adquirir um flash apenas para ajudar naquelas horas de sol ao meio dia ou usar contra o sol no primeiro plano. Qual me indicaria? Pensei no Canon 320 pois tem a luz de led imbuída e pode me ajudar a fazer filmes a noites sem usar tanto o iso.

    Obrigado

  66. Marco Antonio

    Bom dia Vanessa.
    Já li e reli todos as suas publicações e a cada leitura observo um item que havia deixado de lado.
    Tenho uma dúvida.
    Estou querendo comprar ou um flash SB910 ou um tripe manfrott (tenho um tripe simples) pois tenho dinheiro para um deles.
    Qual devo escolher primeiro?

    Obrigado,

    • Oi, Marco!

      Sinceridade? Se já tem um tripé, mesmo que simples, vale um flash se sabe que terá utilidade. =)

  67. Jessiel M. Souza

    Boa noite Vanessa. Obrigado pela dica, são bastante valiosas suas dicas , tem me ajudado muito. Jesus Abençoa.

  68. Oi Vanessa, tudo bem? Adorei este post sobre flashes! Confesso que conheço nada ou muito pouco sobre esse tema e preciso de seus conselhos e orientações…..
    Fiz uma aquisição – recente – de um flash INSIGNIA modelo NS – DXFL2N e gostaria de saber se opera nas máquinas Canon e ou Nikon?

  69. FABIANA

    Oi Vanessa, desde já obrigada pelas dicas!!!!!

    Amoooo tirar fotos com a família, pretendo comprar minha primeira DSLR que será a 3300. Qual o flash eu compro para essa máquina? E você acha que preciso comprar de imediato ou de inicio o flash interno me atende. *.*

    • Oi, Fabiana! Obrigada!

      Qualquer um dos flash tradicionais que comprar te atenderá muito bem, inclusive o Yongnuo.

      Se não for de imediato trabalhar com fotografia, o flash pode esperar. =)

  70. Isabela Marcos

    Oi Vanessa, tudo bem? Estou duvida em que flash comprar porque minha camera é uma nikon l810 super zoom e ela nao tem suporte para o flash ser integrado como em uma Dslr. Queria saber se o SB-500 AF Speedlight da nikon funcionaria na minha camera com a função remota/wireless?
    Aguardo o contato obrigada

    • Oi, Isabela!

      Sua câmera tem wi-fi? Não tenho certeza se funciona, precisa checar ou testar isso antes de comprar.

  71. Gesiel Brito

    Olá, Vanessa!
    Sou iniciante nessa parte da fotografia, mas eu sempre fui apaixonado por fotos. Tenho uma câmera t5, fotógrafo mais durante a parte do dia.. mas quero fotografar a noite em eventos, qual flash me aconselha a comprar?

    • Oi, Gesiel!

      Os flashes externos que cito no artigo são também para essa finalidade. Recomendo que leia a descrição de cada um e que escolha o que melhor se adequar ao seu orçamento. Saiba que não precisa ser o ultimo lançamento (são os mais caros e nem tem muitas diferenças).

      =)

  72. Ademilson

    Olá Vanessa.
    Valeu por mais essas ” dicas ” . Realmente a importância do flash na fotografia , é imprescindível . Atualmente , estou só me adaptando com minha nova câmera , mas , já evolui um pouco com suas Dicas. Obrigado.
    Ademilson

  73. Marcelo Alexandre

    Olá tudo bem?
    Estou iniciando agora na fotografia e tenho dúvidas…
    Uma dela…. qual flash usar?
    Comprei um T5 de entrada e quero me especializar em foto retrato..
    Desde de já agradeço

    • Oi, Marcelo!

      Qualquer flash Speedlite é bom, mas acredito que os modelos 600 EX e 430 EX sejam mais interessantes. Considere também os modelos Yongnuo.

      =)

  74. Antonio Mozeto

    Olá Vanessa:

    Eu gostaria de perguntar o seguinte:

    qual é o limite de ISO numa Nikon D7100 que quando Vc vê a imagem no monitor do computador ou quando Vc imprime a foto que não aparece granulações?

    Agradecido,

    Antonio

    • Oi, Antonio!

      Essa pergunta é tão particular. Você pode ter um gosto e eu outro, mas acredito que acima de ISO 80) já dá para perceber, porém dependendo do que seja, pode mesmo assim valer o clique (sempre vale, melhor que perder).

      O ISO alto sempre vai aparecer em áreas escuras.

      Se for fotografar profissionalmente, o ideal é que trabalhe com um ISO baixo, para manter o máximo da qualidade do seu trabalho e assim possa ser bem valorizado. Use flash externo. =)

  75. Wesley Dionisio

    Olá, tudo legal?

    Estou iniciando na fotografia e queria saber se o Flash “Flash Yn-565ex Ii Ttl” serviria para mim… Desde já Agradeço.

    (Tenho um t4i)

  76. Patricia Vasconcellos

    Oi, Vanessa, parabéns pelo artigo. Estou aprendendo bastante. Eu tenho uma câmera Sony Alpha 37 (uma DSLR!) e gostaria de começar a fazer fotografias dentais (sou dentista). Tenho dúvidas em relação à qualidade dessa câmera para essa finalidade (todo mundo só fala em Canon ou Nikon!!!). Pretendo adquirir a Macro 100mm e o flash circular (tá correto?

  77. Luis Fornaziero

    Olá bom dia, eu tenho uma canon T5, e gostaria de usar o flash em aniversários, mais especificamente em salão de festas, qual você me aconselha a comprar?

    • Oi, Luis!

      Todos os flashes do artigo são bons, leia a descrição de cada um, tenho certeza que encontrará um de acordo com a sua necessidade. =)

  78. Antonio Mozeto

    Muitíssimo obrigado!
    Antonio

  79. ricardo

    Se eu utilizar um adaptador se sapata padrão numa camera sony, é possivel utilizar qualquer flash genérico?

    • Oi, Ricardo.

      Posso ser sincera, nunca usei um adaptador de sapata. Mas acredito que se é um adaptador, que dará certo. O melhor é ver toda a descrição do produto antes de comprar.

  80. Maria Rita

    Gosto de suas dicas! Grata por nos ajudar!
    Qual a melhor lente para MAcro da Nikon?

  81. Gervásio Matumoto

    Ola Vanessa, como sempre, seus posts são muito úteis. Sempre gostei muito de fotografia (desde a época das câmeras a filme) e apesar de não trabalhar com isso, sempre estudei muito o assunto. Atualmente até fotografo eventos (batizados, aniversarios, etc…), mas só para amigos, como sou apaixonado por fotografia me recuso a cobrar por isso, acaba sendo um prazer pra mim tbm.
    Permita-me acrescentar uns comentários sobre as dúvidas tão comuns ao uso do flash:
    1-dúvidas como do Alexander são comuns (um flash de Canon, por exemplo, servir numa superzoom ou compacta), para isso, é importante atentar para algumas coisas: se a câmera mais simples possui sapata para flash externo (nem todas tem) e se são do mesmo padrão. Tem algumas câmeras mirrorless como as Nex da Sony que só aceitam flash específico para elas. Além disso, não basta só encaixar na sapata, tem que coincidir a “pinagem”, que são os contatos elétricos do flash com a câmera (são aqueles “buraquinhos” redondos que tem na sapata do flash e que mudam de acordo com a câmera, se não coincidirem, nada feito.
    2- no começo é recomendável usar o flash no modo TTL (que regula automaticamente o flash com os ajustes da câmera) e só depois de ganhar experiencia, partir para regular tbm o flash.
    3-muitos tem aquela dúvida em rebater o flash (girar para o teto ou para o lado): isso é útil para não ficar aquela luz “dura” demais, o rosto claro demais, principalmente se a distancia for curta (da ordem de 1 metro, por exemplo). Nesse caso, a técnica realmente ajuda, ou então o uso de um difusor (muitos flashes tem) que são aquelas capinhas translúcidas, de cor leitosa, que se coloca na frente do flash. Realmente seu uso ajuda muito, principalmente quando se fotografa retratos a curta distancia. Na ausência deles, vale até improvisar, como colocar um tecido fino ou até um guardanapo de papel na frente do flash…
    4-o uso do flash ajuda também a compensar situações que, mesmo de dia, menos luz irá chegar ao sensor. Exemplo: quando tiramos foto de coisas em movimento e queremos “congelar” a ação, fotografando com velocidade alta (exemplo: fotografar uma gota dágua caindo). Tem situações que só abrir o diafragma/aumentar o iso não dão conta. Outra situação são lentes zoom, que normalmente são mais “escuras”, permitem menos entrada de luz, e mesmo em objetos próximos podem precisar de flash.
    5-nem sempre flash deve ser usado de noite e desligado de dia: como vc comentou muito bem, usar em objetos distantes (paisagens por exemplo) não ajuda em nada… por melhor que seja o flash, seu alcance é da ordem de, no máximo, algumas dezenas de metros… já vi gente tentando fotografar a lua usando flash..rsrsrsrsrs….. o mesmo vale para o dia: embora possa parecer meio fora de propósito, seu uso no sol do meio dia, por exemplo, ajuda muito, ajuda a diminuir aquelas sombras no rosto. Se for pra tirar foto de alguém na sombra com o fundo muito claro ou a contra-luz então, é essencial (a não ser que a gente queira o efeito de silhueta, onde o objeto principal não deva ser iluminado).
    Enfim, desculpe se escrevi demais, é que admiro muito o trabalho de pessoas iguais a você que compartilham sua experiencia, e só quis ajudar um pouquinho.
    Um abraço

    • Oi, Gervásio! Muito obrigada pelas respostas aos leitores, gostei muito. Obrigada de verdade por dividir sua experiencia com todos nós! Participe sempre que quiser. =)

  82. Andressa

    Olá Vanessa
    Há pouco tempo encontrei seus site, seus artigos e dicas são show de bola, estou aprendendo muito e tirando muitas dúvidas com eles. Porém quanto a flash tenho dúvidas ainda, estou iniciando na fotografia aos poucos, fiz curso, workshop, tenho uma Nikon D7000 e sempre ouço falar para comprar flash nikon sb-910, porém o custo está um pouco fora no momento. Vale a pena comprar da marca Yongnuo? Qual modelo indicaria? Perde-se muito em relação ao sb-910? Estou começando com ensaios externos e pequenos eventos. Muito obrigada.

    • Oi, Andressa!

      Os flashes das marcas Canon e Nikon estão realmente mais caros. A frequência da luz entre eles é um pouco diferente (não é questão de qualidade, os dois são bons), mas você só percebe se estiver usando dois flash frontais e um for da marca e outro Yongnuo. O Yongnuo demora só um pouco mais para carregar. Eu o considero uma boa opção para o começo.

      =)

  83. zilma zumba

    Vanessa, li todos os comentários e respostas e não achei nada sobre o flash SPEEDLITE JY680A…tenho uma nikon 5200 e outra 7100…comprei o flash citado mais não estou conseguindo configurá-los. Gostaria de saber como configurá-los p eventos a noite com muita iluminação…agradeço muito se puder me ajudar!

    • OI, Zilma!

      Realmente não falo desse flash, é que nunca o testei direito, só gosto de recomendar os produtos que conheço bem.

      A configuração dele é igual aos outros flashes, não tem segredo, veja tutoriais de outros flashes e irá conseguir usar esse. =)

  84. Lidi Oliveira

    Poderia me responder se o FlashYongnuo yn600ex-rt funciona canon t3i com o mesmo radio

  85. zilma zumba

    Nossa, só agora lendo novamente sobre flash, vi que o SPEEDLITE é para CANON e o SPEEDLIGHT é para NIKON. É isso mesmo,Vanessa?
    Comprei dois SPEEDLITE e minhas câmeras são da NIKON…aiaiai,rsrs.

    • Oi, Zilmar! É assim mesmo!

      Se comprou pela internet pode ser erro no anuncio da loja, algumas confundem isso. Se comprou dizendo que serve para Nikon, então irá servir. =)))

  86. Sheila Costa

    Assisti o vídeo no you tube e gostei do seu jeito de explicar,muito clara e objetiva. Também fala muito bem. Sou iniciante na fotografia e quero aprender a usar o equipamento de forma correta,segura e fazer um bom trabalho. Obrigada pelas dicas!

    • Oi, Sheila!

      Uhuuuu muito obrigada, fico muitoooo feliz que tenha gostado do vídeo. =)))

      Boa sorte e sucesso.

  87. Taly

    Boa noite
    Tenho uma D3100 queria comprar um flash, porém barato
    Pode me indicar algum?

  88. Jezreel Levy

    Estou pretendedo comprar uma canon rebel Sl1/100d, é a menor DSLR do mundo. Fico na duvida se o flash vai ficar muito desproporcional e com pouca ergonomia….
    Será que o flash Speedlite Yn-565 EX vai ficar muito grande na câmera? O 270 EX II é menor, mas o fato dele ser fixo me deixa na dúvida!

    Vou fazer uso apenas para hobby e pequenos eventos….

    • Oi, Jezreel!

      Boa escolha de câmera. Fique tranquilo, não irá ficar desproporcional. =)

  89. FreeLed

    Você está de parabéns! Comprei uma Canon T3i para fotografar os meus produtos que tenho em uka loja virtual! freeled.mercadoshops.com.br Estou montando um mini studio para ir trocando as fotos que tirei com celular! Já sou seu fã de carteirinha! Já ganhei um flash vivitar 285HV e quero saber se posso usar nas minhas fotos.O flash veio sem o compartimento de bateria e já comprei na loja BH nos EUA. Vou seguir exatamente o que você manda fazer! Estudar estudar e trenar bastante!

    • Oi! Muito obrigada, fico feliz em te ajudar!

      Boa sorte, você está fazendo tudo certinho!

      sucesso!

  90. Eryka

    Vanessa bom dia!
    Tenho um D5100 e um flash SB700, mas estou pensando em compra um SB500 para usar a luz contínua quando filmar, esse flash para filmagem é bom? como é a luz?

    • Oi, Eryka!

      Ele tem uma luz, ajuda em algumas situações, mas não é o ideal para usar com vídeo.

  91. Daniele Cristina Baptista Pinto Assunção

    Boa noite Vanessa. Adorei o post sobre flash.
    Tenho uma T3i e gostaria de adquirir um flash, não trabalho com fotografia, mas amo fotografar. Qual flash vc me indica para uso pessoal como fotos de viagem, foto de reuniões em família e etc. ??
    Agradecida!!

    • Oi, Daniele! muito obrigada! =)

      Eu não sei qual é a sua máquina (marca), então não consigo indicar um. Mas na lista, foque nos 2° e 3° modelos. =)

  92. Orlando Nogueira

    Como gosto de fotografia e estou aprendendo, este artigo foi excelente para mim. Agora uma questão: para fotografar com flash externo, qual a objetiva mais indicada; qual ISO recomendado e em que modo devo configurar a câmera? Manual, AV, TV ou automático. Devo deixar o flash sempre no automático? Nossa! quantas perguntas? Obrigado. Orlando.

    • Oi, Orlando! rsrs

      Muitas perguntas… e que não dá para responder “faça isso ou aquilo”… Você precisa estudar um pouco fotografia. E comece lendo o manual da câmera. =)

  93. Clarissa Carino

    Vanessa,

    para trabalhos profissionais como ensaios e eventos mais simples tipo aniversários etc. (sem ser casamentos) dá pra usar o flash 430 da Canon ou é melhor comprar logo o 600? Estou super em dúvida, porque faço cursos e pretendo começar a fotografar comercialmente em breve e não sei bem em qual devo investir nesse caso… se o 430 seria suficiente.

    Desde já agradeço a ajuda! 😉

  94. Rochele Macedo

    Bom Dia Vanessa,
    adorei as dicas, mas confesso que tenho dúvidas em qual flash seria melhor para minha canon t5, para fotografar eventos, aniversários..
    e qual o melhor site para comprar!
    Fico no aguardo, muito obrigada.
    Rochele

    • Oi, Rochele!

      Acredito que o flash 430 possa ser uma boa opção. =)

      No momento estou sem nenhuma loja para indicar.

  95. Luis Carlos

    Olá Vanessa! Gostei muito do seu video e a oportunidade de poder interagir através do site…

    Estou em busca de um flash em que eu possa ter a relação custo x beneficio.
    Infelizmente, os flashes originais, vendidos aqui no Brasil, são extremamente caros.
    Pesquisando os genéricos, vi esse Yongnuo (que vc ofereceu como uma interessante dica) e também encontrei um outro flash que é da
    Marca: VILTROX – Modelo: JY680A.
    O preço é bem interessante também, em torno de R$ 350,00.
    Você tem alguma informação ou analise feita sobre esse flash??

    • Oi, Luis!

      Eu normalmente indico acessórios e flashes que já usei. O Vitrox ainda não usei, então fico na dúvida, conheço quem já usou e gostou. Estou até pensando em comprar um para ter uma ideia melhor.

      O que recomendo é o Yongnuo, eu tenho alguns, e acho muito bom. =) Tenho também originais, mas os chineses tem se saído muito bem.

  96. Francielle Ristof

    Olá…

    Tenho a camera da kodak AZ522, gostaria de saber qual flash seria mais indicado?
    Adorei todos os videos que vi, me ajudou muito…
    ATT Franci

    • Oi, Francielle!

      Posso estar enganada, mas acho que sua câmera não aceita flash.

  97. Bom dia Vanessa , estava vendo seu vídeo sobre flashs “Entendendo o Flash na Fotografia – Fotografia Dicas” e gostaria de uma ajuda.
    Tenho uma 5100 e preciso de um flash para trabalho em especial noturnos em casamentos e eventos e ensaios fotográficos em locais com pouca luz, qual flash yongnuo você me aconselharia?

  98. Fabiano Costa

    E sobre difusores e rebatedores, como usar da melhor forma?

  99. Murilo

    Bom dia, Vanessa.

    Estou querendo comprar um flash macro pra filmar em festas (boates, casas noturnas), pra dar aquele efeito no olho, de ring light sabe, tu acha que vale a pena e funciona?

    • Oi, Murilo!

      Acho que o flash para o vídeo não é boa ideia, o ideal é ter uma luz de led, e ela pode ser “ring light” sim. =)

  100. Obrigado por responder 🙂

  101. Domenico

    Oi, tudo bom?
    Pode me orientar como configurar camera e flash para obter um resultado correto?

    Estou em um ambiente externo, coloco a pessoa contra o sol e vou fotografar usando flash na sapata da camera.
    Como configuro flash e camera para que a pessoa esteja com a iluminação perfeita e o fundo não esteja escuro?

    Uso Nikon d3200 com lente 35mm 1.8 e flash sb 600 nikon.

    • OI, Domenico! =)

      Para o que deseja é necessário uma serie de ajustes e medições, impossível de ensinar com um comentário. Me desculpa. =/

  102. Domenico

    Se puder, me passe por e-mail, um link onde posso obter informações destes ajustes e medições iniciais

    As tentativas que fiz, não conseguir ter sucesso. Todas elas, excesso de luz do flash.

    Obrigado e boa semana!

  103. Anselmo A. Santos

    Ola,

    Muito enriquecedor seus comentários, obrigado por nos ajudar!
    Não abusando da sua boa vontade rs…acabei de comprar uma Nikon D3200 e quero comprar um flash para ela, pois vou viajar e não estou satisfeito com as fotos do flash interno, vou para a Cartagena e pretendo tirar fotos a noite da cidade, e de dia nas praias, você poderia e me informar um bom flash para a minha câmera e minha viagem?
    muito obrigado

    • Oi, Anselmo!

      Na lista de flash, foque sua atenção ao 2° e 3° modelo da lista da Nikon e da Yongnuo. =)

      Saiba que não irá conseguir fotografar paisagem com flash a noite, não é esse o sistema. Só conseguirá fotografar pessoas.

      Leia esse artigo: Fotografia Noturna

  104. Hugo

    Boa tarde,
    Tenho uma FX 050 da Canon e uso o flash interno.
    Por que quando tiro foto com o assunto em movimento (uma festa caipira) a foto sai tremida, mesmo regulada para flash?
    Obrigado Hugo

    • Oi, Hugo!

      O flash tem distancia de alcance, provavelmente a situação está longe. =)

  105. Jorge Lyra FIrme

    Olá Vanessa, bom dia!

    Parabéns por esse belíssimo trabalho de dicas, pois nos tem ajudado muito!

    Eu tenho a câmera Nikon D5100 e o Flash SB700, e minha grande dificuldade e configurar o Flash para usá-lo. Algumas vezes o flash não dispara e eu sei que está relacionado a configuração.
    Existe algum curso online que vc recomenda para eu aprender sobre a configuração de flashs?

    • OI, Jorge! Muito obrigada!

      Serio que ele não dispara? Talvez não seja configuração, será que não é a pilha?

      Eu tenho um curso online e em uns dos módulos explico sobre os flashes. Fique de olho nos meus e-mails e assim irá saber quando eu abrir uma nova turma. =)

      Se não estiver cadastrado, clique aqui.

  106. debora

    Oi, gostei muito do post, mas ainda estou em duvida, comecei a trabalhar com a minha nikon d5200, e quero comprar um flash pra ela. Qual voce me indica, bom e barato, estou fazendo festas de aniversario, preciso de um urgente para melhorar minhas fotos.
    obrigada 🙂
    sucesso!!

    • Oi, Debora!

      Os flashes que recomendo são os do artigo, um que seria barato, é qualquer um Yongnuo. =)

  107. André Black

    Olá!
    Estou querendo comprar flash ny 560 III OU 560 IV qual dos dois vc me recomendaria e algum deles tem a função ttl?

  108. Adolfo

    Vale a pena pagar um pouco mais caro no flash para ter o TTL?

  109. Emmanuel França

    Vamos imaginar que estou em um ambiente escuro, mas possuo um Flash dedicado, na sapata ou fora dela. O Flash, lógico, vai iluminar o ambiente na hora do clique. Mas como vou fazer essa fotometria? Se está escuro, sou obrigado a utilizar um ISO alto? Mesmo assim não ficaria sempre subexposto? Mesmo em TTL não sei como definir os parâmetros. Ou seja, num ambiente sem luz, o fotômetro nunca vai ficar no zero ou no +1 ou – 1. Pelo que percebi, consigo usar velocidade até 1/200 (sincronia), Diafragma para focar ou desfocar o fundo, no caso de uma cinquenta milímetros 1.8, Flash em TTL. Acredito que as fotos ficam ok, mas dá a impressão que com o flash dedicado o Fotômetro passa a ser irrelevante, pois ficaria extremamente subexposto, tipo +5. Ou estou enganado?

    • OI, Emmanuel.

      Acho que te respondi essa pergunta um outro dia…

      Com o flash ligado o fotometro da câmera não é a referencia que deve usar, o melhor é usar um fotometro de mão.

      Dependendo da situação que estiver, faça testes de luz e ajustes.

  110. Flávia Nogueira

    Olá! Minha dúvida é decidir entre adquirir um Sb 700 ou um Sb 910. Tenho uma Nikon D3100 e as vezes sinto falta de iluminação para fotografar eventos. Já li e pesquisei a respeito dos dois, mas ainda não consegui chegar a uma conclusão. No momento gostaria de considerar custo-benefício (não comprar o mais caro), porém tenho medo de o Sb 700 não atingir as expectativas. Alguma dica?

    • Oi, Flavia!

      Sinceramente, se for usar o modo manual eles são muito parecidos. =)

  111. Tatyane

    Oi, eu tenho uma Nikon D5200. Estou bem perdida, tenho que comprar um flash para um trabalho que irei fazer. Eu gostaria de um flash da YN e que eu pudesse usar fora da sapata da camera. Mas pelo que entendi, pra isso eu teria que comprar um radio flash?

    • Oi, Tatyane!

      Não precisa do radio flash, pode usar o infravermelho. Com o radio flash, é melhor, porque você ganha mobilidade, mas dependendo do trabalho, o infra rola numa boa.

  112. Carine

    Oi Vanessa, tudo bem?

    Preciso comprar um flash para um evento, porém não entendo muito sobre, e aqui por perto consigo o 430 da Canon só encomendando, porém achei interessante o Speedlite Yn-600 EX-RT. O que tu me diz sobre? Preciso para um evento noturno, o local é um pavilhão, pouca luz… Pensando a longo prazo, qual tu me indicaria? E a duração de bateria de um flash seria de quanto tempo?

    Desde já, muito obrigada!

    • Oi, Carine!

      Eu tenho gostado muito dos flashes da Yn. Eu tenho Canon e Yn, e a diferença para o da Canon em questão de qualidade é pouca. Vou ser super sincera com você, os flashes da Canon estão tão caros, que se tiver qualquer problema em um futuro próximo (acredito que não terá), ainda compensa comprar outro Yn, ao invés do da Canon.

  113. PrisciLLa

    Tenho uma Canon t5, qual flash poderia comprar para iniciar meus trabalhos? Que seja mais em conta .

    • Oi, Priscilla!

      Os que cito no artigo são os melhores. Pesquise os Yongnuo, acredito que possa gostar.

  114. ALINE OLIVEIRA

    Olá Vanessa,

    Quero comprar uma Canon T6S, mas minhas pesquisas percebi que a bateria dessa camera é diferente das anteriores Rebel, minha duvida é: o flash mudou ou teria que ser um especial para essa camera, estou pensando em comprar um da YN 565 EX.

    Obrigada

    Ps. estou adorando suas dicas, sou super iniciante e tenho passado horas no seu site 😉 , isso tem meu ajudado muitissimo.

    • Oi Aline! uhuuu fico muito feliz que meu site esteja te ajudando. Aproveite bem tudo por aqui.

      O flash é compatível sim, fique tranquila. =)

  115. Aline

    Olá Vanessa! Bom dia. Queria uma ajuda, não entendo nada de fotografia, mas queria dar pro meu marido de dia dos pais um flash externo da Canon. Ele começou a estudar agora sobre…. Ele co,pro um T5 REBEL. Quréia dar um flash externo bom e que de repente possa ser utilizado em uma câmera superior mais pra frente, todavia, nada muito caro rs. Quais modelos vc me indicaria? Obrigada

    • Oi, Aline! Todos os modelos que indico são realmente os que estão no artigo. Acredito que os modelos da Yongnuo seja interessante para ele.

  116. Vitor

    Qual flash yongnuo é compativel ao 270ex II? É para uso odontologico, usar como flash twin na canon t5i.

  117. Erika

    Olá Vanessa, amei seu artigo, me ajudou muito. Estou começando a fotografar eventos e tenho tido a necessidade de comprar um flash. Minha câmera é Nikon D5500 e estou pretendendo comprar um flash nikon speedlight sb 700, pois fui aconselhada a nunca comprar o Yongnuo por um técnico.

    Gostaria de sua opinião em algumas coisas:

    Um colega me disse que a Nikon d5500 fica muito lenta com o flash, nunca usei flash, você concorda com isso?

    O flash Yongnuo é muito inferior mesmo? Dá muita diferença para eventos?
    Qual seria o flash similar no Yongnuo ao Nikon sb 700?

    • Oi, Erika! Muito obrigada!

      Quem nunca usou um Yongnuo pode falar que não é bom pelo simples fato dele ser chines. Eu tenho flashes Canon e alguns flashes Yongnuo e eles funcionam corretamente, a diferença é muito pequena. Acho que o 565 é um bom modelo.

      Não é que sua câmera fique lenta, toda câmera com pouca luz demora mais tempo para focar. Isso vale para câmera de entrada e semi profissional. O que acontece é que toda DSLR de entrada em relação a uma semi foca mais lento, e dai com pouca luz, fica um pouco mais lento. Por isso, recomendo sempre semi profissional para eventos (existem outros motivos também). Mas, Erika, mesmo assim, dá para fazer lindas fotos.

      Recomendo que leia o meu e-book, baixe aqui.

  118. Carollina

    Olá, Vanessa!
    Tudo bem?
    Qual flash básico da Yongnuo você indicaria para uma Canon 6d? Fotografo apenas por hoobie!
    Obrigada!

    • Oi, Carolina! O flash Yongnuo 560 é super bom e super fácil de ajustar, acho que pode ser uma boa opção. =)

  119. Fernando

    Olá Vanessa, fantastica sua matéria sobre o flash
    Tenho uma duvida.
    Existem flashs da Altura photo o qual pretendo adquirir, mas como não tenho nenhum, ou quase nada de conhecimento, gostaria, se possivel vc me desse alguma dica sobre esse flash
    Será utilizado em uma Nikon D3300.
    Não querendo abusar muito da sua boa vontade, quero tb comprar uma lente Sigma 70-300 p/essa mesma camera, tenho uma 18-55mm e outra 55-200mm, ambas Nikon, essa lente é de boa qualidade?
    E tb quero comprar aquelas lentes telephoto 2.2x e wide angle 0.43x c/macro, ambas da Vivitar, sabe me falar algo a respeito delas?

    Desculpe tantas perguntas, sou completamente novato.

    Obrigado
    Fernando

    • Oi, Fernando! Mito obrigada!

      Não existe segredo para usar o flash, é só ajustas a potencia, definir o diafragma e o obturador de acordo com a profundidade e luminância que deseja.
      Essa lente da Sigma é boa. Essas lente vivitar eu nunca usei.

  120. Fernanda

    Olá, Vanessa! Gosto muito do seu site. Estou começando a estudar fotografia e como todos que começam tenho muitas dúvidas. Uma delas é sobre o flash que devo comprar…

    Andei pesquisando o modelo 430 EX II e acabei encontrando no mercado o 430 EX-RT III. Pelo pouco que sei, o segundo é mais novo e avançado. Tenho uma Canon T5. Você saberia me dizer a diferença entre um e outro? O segundo é compatível com a minha câmera? Achei poucas informações na internet sobre esse modelo de flash. Help! Abs

    • Oi, Fernanda!

      Na verdade quase não tem diferença, é só que o III é o atual. =)

  121. CELIO CARLOS

    Oi Vanessa, amei suas dicas e estou acompanhando todas. Estou iniciando na área da fotografia e tudo que eu puder aprender com pessoas bacanas como você, que passam alguns ensinamentos, agradeço bastante. Estou apanhando ainda no uso do Flash – Faço eventos a noite, tipo casamento ou aniversário e em ambientes de pouca luz, as pessoas estão ficando ou muito claras com muita luz no rosto, por exemplo, ou muito escuras.. Meu Flash é o Viltrox JY680A – Ele não é ruim, eu é que não sei mesmo fazer o uso corretamente, não entendo muito ainda sobre aquelas numerações 1/1 até 1/128 e quando usar cada uma.. Qualquer amigo aqui que puder me passar mais dicas sobre flash, serei muito grato.. Obrigado a todos!! Tudo sobre fotografia, estou atento para aprender cada dia mais. Sou fã de vocês!!

    • Oi, Celio!Muito obrigada, fico muito feliz que esteja gostando de tudo aqui.

      O uso do flash não é complicado, mas você precisa aprender a relacionar as informações dele com a exposição. Se ficou muito branco, diminua a potencia dele, ou feche o diafragma. Quanto maior o numero, menor a potencia. O mesmo vale para quando se aproxima ou se afasta do assunto. =)

  122. CELIO CARLOS

    Esqueci de falar Vanessa, sobre a maquina que estou usando. Comprei a Canon com o kit , com a lente 18-55 – Por enquanto não posso fazer outros investimentos e preciso conseguir trabalhar com o que tenho. Obrigado!!

  123. Luis Fernando

    Boa noite Vanessa, gostaria que me desse umas dicas para configuração e utilização do Flash Opteka I-TTL AF Dedicated Flash (IF-980), comprei uma NIKON D5500 pelo Amazon, e foi esse o Flash que veio junto. Obrigado pela atenção.
    Segue o link do flash para verificação:
    https://www.amazon.com/Opteka-Dedicated-Diffuser-Microfiber-Digital/dp/B00ZXWSKUM/ref=sr_1_2?ie=UTF8&qid=1473545093&sr=8-2&keywords=opteka+IF980.

    • Oi, Luis Fernando! Na verdade não tem segredo, basicamente e de forma simples é equilibrar potencia e diafragma. =)

  124. Anselmo A. Santos

    boa tarde,

    Comprei uma Nikon D3200, qual flash você indicaria para fotos em pequenos eventos, como festas de família, baladas com amigos?geralmente gosto de usar mais a minha lente 50 MM 1.8 também tenho a lente original 18-55.
    muito obrigado pela ajuda!
    Parabéns por tirar nossas duvidas.

    • Oi, Anselmo! Acho que o SB-700 está de bom tamnho. Até mesmo um Yongnuo seria bom.

  125. Bom dia Vanessa!

    Tenho uma dúvida em relação a utilização do flash externo.
    Tenho uma Canon T5i e um flash Yongnou 560 e já fiz a cobertura de alguns eventos em minha igreja utilizando o mesmo em fotos internas.
    Entendo que uma das principais funções do flash em fotos internas é devido a dificuldade de fotometrar através dos ajustes de abertura, velocidade e ISO, quando temos pouca iluminação. Assim, quando utilizo o flash em modo TTL, não preciso me preocupar com o fotômetro da câmera?

    • Oi, Anselmo! Está correto, nesse caso o fotometro interno “não funciona” de acordo. =)

  126. Adriana Reis

    Boa tarde Vanessa,

    Vc indica Youngnuo 568 ex II para Canon T5i?

  127. Jéssica Oliveira

    Olá!
    Adorei o post, mas como não entendo nada disso, gostaria que me ajudasse, se possível.
    Tenho uma Canon T2i e quero comprar um flash que não seja muito caro para fazer umas fotos legais.
    As fotos acontecem mais em ambientes internos, qual você me indicaria?
    Desde já, agradeço.

  128. Luís Phelliper

    Eu sou novo no ramo da fotografia, estou para comprar uma Nikon D5200 e gostaria de indicações a respeito do melhor flash, para um melhor uso e melhores fotos.

    Encontrei o Yongnuo YN560 por um preço bom, porém pude perceber (AQUI RS) que ele nao TTL, gostaria de ouvir de pessoas com maior experiência no ramo, para não me arrepender de minha escolha.
    Obrigado!

    • Oi, Luis! Seja bem vindo ao mundo magico da fotografia!

      O YN 565 já tem TTL, mas vou ser super sincera, usar o modo manual é muito melhor. =)

  129. lOLA RIBEIRO

    Olá, eu tenho um flash 430EXII, mas estou achando ele um pouco fraco para certos eventos, estava pensando em comprar um Flash Yongnuo mais potente (que não fosse tão caro), o que me recomendaria?

    • Oi, Iola! Posso ser super sincera? O 430 EXII é um super flash, será que não é algum ajuste que está usando? Você usa ele no TTL? Tente o manual, em todos os flashes é sempre melhor. =)

  130. Nicolas

    Olá, Vanessa! Gostaria de saber mais informações sobre a tecnologia TTL. O que significa, para que serve, quais os prós e contras, etc. Outra dúvida que tive foi se o flash externo tem alguma limitação em relação a velocidade do obturador e se é necessário realizar alguma sincronização entre o flash e a câmera ou se é tipo “plug&play”?

    • Oi, Nicolas!

      O TTl é o modo automático do flash, ele define a potencia do flash de acordo com o que ele consegue medir. Eu não gosto muito, a chance de erro e de desequilíbrio entre um clique e outro é grande.

      Cada câmera tem um limite de sincronia de obturador minimo, quando você encaixá-lo na câmera ela irá te indicar. =)

  131. Paula

    ola gostaria de saber tudo sobre flash, entende como funciona, como configurar, rebatedor etc, modo teto branco, escuro, ambiente etc…onde posso encontrar todas essas informaçoes para estudo Vanessa ?

    • OI, Paula. Seria bom começar lendo o manual do flash e o manual da câmera em relação ao flash. =)

  132. lucas

    Oi Vanessa, gostaria de saber se tem algum site para compras de produtos fotográficos que você sempre compra e recomenda

  133. Washington Assis

    Valeu pela dica. Tenho uma Nikon D7000 e precisava de um flash, mas não estava disposto a comprar um nikon, pois é bem caro.

    Vou comprar esses chinês da Yongnuo.

    Grande abraço.

  134. Gabriela Nogueirol

    Olá, Vanessa! Tudo bem, moça?

    Eu estou precisando de um conselho, aliás, eu achei ótimo esse “tutorial” de flash.
    Moça, preciso MUITO de um conselho. Eu preciso saber que tipo de flash eu posso usar pra uma balada e um estúdio fotográfico com a minha Canon EOS 5D. Qual tu me aconselha pra esses dois tipos de lugares pra fotografar?

    Muito obrigada, mesmo!

    • OI, Gabriela. Muito obrigada.

      Na verdade não tem segredo, é só você ver a característica de cada flash. Foque nos para câmeras DSLR. =)

  135. Nixon Motta

    OIiii…

    Tiro fotos por hobby e gostaria de comprar um flash para minha câmera Nikon D 3200. Que tipo deveria comprar? Mais potente? Como não sou profissional não sei se valeria a pena comprar o mais potente, pois pode haver funções que nunca saberei usar. A outra pergunta é:
    Elas consumem muita pilha? Que tipo de pilhas se usa? Obrigado…Xeruuu

    • Oi, Nixon!

      Não precisa ser o mais top. Consomem um pouco de pilha sim. Eu uso pilhas recarregáveis. =)

  136. Igor placido

    Olá, tenho uma cânon powershot sx60 e quero comprar um flash mas não sei qual comprar, pensei na yougnuo mas não sei qual modelo.
    Poderia me ajudar? Obg.

  137. Adelingson F.Amorim

    Parabens pelas belas dicas.
    Gostaria de saber se o Flash Yongnuo Yn-565 Ex Ii é compatível com a Canon T6i.

    Obrigado

  138. Brena

    Olá estou entrando agora no ramo da fotografia, gostaria de saber se a CANON T5i seria uma Boa para começo? Ensaios e evntos infantil

    • Oi, Brena! Ela é uma ótima câmera. Recomendo que antes da compra leia o meu e-book e os links que indico, irão te ajudar muito. Baixe aqui

  139. Denise

    Olá!!! Poderia me ajudar? Pq n indicou o Yn 568 ex II?? Entre ele e o 600 ex-Rt, qual seria melhor custo/benefício?? Desde já agradecida 😀

    • Oi, Denise! Preciso atualizar o artigo. =)

      A yn 600 é um pouco mais potente (pouca coisa) e aceita até 5 grupos de flashes ligados nele (não faz tanta diferença). =)

  140. Denise

    Ahhh obrigada Vanessa.

    Eu acabei perguntando em outro post, falando da T6i. Pois agora estou na dúvida, a diferença de grana é pouca, mas como ainda ando estudando sobre flash, n sei se vale a pena investir um pouco a mais entre um Yn 565 e o 568 devido ao HSS q o 568 oferece.
    Ps.: Tirar fotos em em eventos e externas.

    Grata!!! =D

  141. Vanessa oliveira

    Oi Vanessa td bem, vc pode me ajudar eu gostaria de comprar um flash bom para minha camera Nikkon 3200 hoje eu uso ela mais pra uso pessoal mais pretendo fazer um curso pra me especializar mais, vc poderia me indicar um bom ideal pra minha camera por favor desde ja obrigado

    • Oi, Vanessa! Todos os flashes da lista são bons. É só escolher o melhor irá te atender. =)

  142. Pedrita Barbosa

    Oi Vanessa…
    Adorei o post, mas continuo em duvida no flash, não sei qual comprar… tenho a Canon t5i com lentes 18-55. e 55-250mm. Estou aprendendo mas quero tirar boas fotos.. rsrsr. Me dê uma luz.

    • Oi, Pedrita! Os flashes da Yn tem sido uma excelente opção por conta do custo beneficio. Recomendo eles.

  143. Geniffer

    Olá, gostaria de saber quais destes flash são compatíveis com a Canon t5?
    Obrigada

  144. Oi Vanessa, tudo bem? Adorei este post sobre flashes! Ha algum tempo tenho pensado em comprar um flash para a minha Canon 6D, investi nela para já ser a longo prazo e não ter de voltar a gastar mais algum dinheiro.. assim gostaria que me podesses ajudar a cerca de qual comprar.

    PS: estou seguindo imenso seu curso e muito me tem ajudado! Muito bom mesmo!

    • OI, Luís! Fico muito feliz que esteja gostando meu site e do meu curso. =)

      Acredito que um flash da Yongnuo seja uma boa opção.

  145. Pedrita

    Oi Vanessa.. Muito obrigada!

  146. Maria Júlia

    Oi Vanessa!! Preciso comprar um Flash para a minha câmera Canon T6 e gostaria da sua sugestão de qual a melhor, a Yongnuo yn-568ex ou 430ex II da Canon?? …

  147. Be Oliveira

    Boa tarde, Vanessa.
    Comprei uma T5i premium a uns meses e tenho reparado que a noite as fotos (mesmo com ajustes) não ficam boas. Sou amadora mas faço uns freelances em formaturas e aniversários.
    Gosto muito dos seus videos e gostaria de saber qual modelo e marca de flash seria melhor para minha situação.

    Desde já agradeço

    • Oi, Be! Muito obrigada!

      Acho que precisa mesmo de um flash, os que indico são os do artigo, todos são bons.

  148. Jose Roberto

    Ola Vanessa
    Vi que você testou vários tipos de flash e talvez conheça também as assistências técnicas, tenho um flash circular da marca opteka que esta com problema, pode me indicar alguém que faça a manutenção do mesmo.

    • Oi, Jose! Sim já testei muitos e usei muitos, mas não tenho experiencia com assistência de flash, pois quando quebra a manutenção é tão cara que compensa comprar outro.

  149. Adriano

    Olá…Tenho uma Câmera Nikon D5200 e faço fotografia por hobby de forma amadora mesmo. A maioria das vezes em ambiente com pouca luz e noturna. Não gostaria de investir muita grana mas eu quero melhorar a qualidade das minhas fotos. Você acha que o flash externo Speedlite Digital Yongnuo Yn560 Iii pode me ajudar? Encontrei ele por menos de R$ 350,00.
    Desde já agradeço sua ajuda e parabéns pelo seu trabalho.

  150. Juliana

    Olá, estou com uma dúvida enorme, não sei se você poderá me ajudar. Qual seria o flash ideal da marca Youngnuo para uma Canon 70D?
    Seria para fotografar em eventos, ou seja, que tenha aquela luz vermelha para ajudar no foco em ambientes escuros.

  151. Eliane Almones

    oi,tb?meu nome é Eliane e gostaria de saber se o flash TRIOPO TR 586 EX E BOM?

    • Oi, Eliane! Eu ainda não usei esse flash, então não posso te afirmar. Na dúvida, recomendo os Yongnuo.

  152. Juliana Gonçalves

    Olá Vanessa, parabéns pelo seu trabalho. Estou iniciando e tenho muitas dúvidas, comprei uma Nikon d90 e lente 35mm, próximo passo será o flash. Qual vc indicaria para trabalho em eventos?
    Obrigada!

    • Oi, Julina! Obrigada!

      Todos os flashes que menciono são excelentes para trabalhos. =)

  153. Victor Roque

    Bom dia, Vanessa.
    Gostaria de saber se pelo fato de não ter infra vermelho no SB500 ele teria menor ajuda para focar do que os outros?

    • Oi, Victor! Se não me engano ele envia sim uma luz para fazer o foco. Só sentirá a falta do infra para conectar com outros flashes. Mas por garantia da uma conferida no manual dele.

  154. Oi Vanessa, gostei bastante da matéria e gostaria de saber se posso contar com sua ajuda para decidir como montar um sistema de flash remoto. Utilizo para trabalho uma canon t6i e um flash canon 580ex ii. Gostaria de comprar um flash da marca yongnuo que possa ser controlado por um controlador também da marca yongnuo, mas não sei qual flash e qual controlador da yongnuo é compativel com o canon 580ex ii.

  155. Nane

    Olá Vanessa, não sei se o tema já foi abordado, mas você saberia dizer a diferença básica entre os flashes YN600EX-RTII e o YN685E-TTL?

  156. Marcelo

    Boa noite, eu tenho 2 flashes Canon 270IIEX e gostaria de saber se com o rádio Youngnuo YN-622c eu consigo controla-los?

  157. NARA

    Ola Bom Dia.
    tenho uma maquina NikonD3300 e preciso comprar um flash pra ela, no caso pra fotografar festas (aniversario e casamento).
    O FLASH YONGNUO YN685 atende minha necessidade, ou tem outro com o preço similar que é melhor.
    Não tenho muita experiência e utilizo o modo automático da camera.rsrs
    Desde já Muito Obrigada ameii o seu post desculpa qualquer coisa bjussssssssssssss :3

    • Oi, Nara! Obrigada!

      Pode ser esse flash sim, você irá gostar. Mas Nara, tanto investimento para usar no modo automático? Comece a treinar o modo M. =)

  158. Pablo

    Olá Vanessa! Muito bom video, parabéns.
    Sou cirurgião plástico e faço muitas fotos da face, com ênfase no nariz. Tenho um a Canon G16 e gostaria de saber qual flash externo é compatível com minha máquina? Sinto que posso fazer fotos melhores com o flash externo.

    • OI, Pablo! Muito obrigada!

      Acho que todos os flashes são compatíveis, mas para não ter dúvidas, é melhor consultar o manual da sua câmera.

  159. Betto

    Ola Vanessa tudo bem Boa Noite.!
    Parabéns pelo vídeo mas gostaria de uma dica
    Sou iniciante no mundo fotográfico tenho uma Nikon D3200 e porem não tenho Flash e gostaria de dicas
    para poder possuir um e qual devo possuir tanto Pela minha Maquina como por ser também um iniciante.!

    • Oi, Betto!

      Não tem segredo comprar um flash. Acredito que um Yongnuo seja o suficiente para você, de repente o Yn-600, assim terá um flash top. =)

  160. tayna

    Ola Vanessa!
    Estou iniciando na area, tenho um canon t3i com as lente 18-55 e a 50mm
    Uso para fazer ensaios fotograficos externos em parques e etc.
    Porém esta aparecendo alguns trabalhos em ambientes fechados, com pouca iluminação.
    Gosto do flash que deixa com um efeito meio natural sabe.
    Quero um flash barato e que atenda minha necessidade rs, qual me indica, e qual melhor pra comprar??

  161. MAX CARVALHO

    Gostaria de tirar algumas dúvidas sobre os flashes da Yongnuo, a saber:

    1a) Qual modelo de flash da Yongnuo é equivalente ao flash Canon 430 EX II ? É TTL ?

    2a) Qual modelo de flash da Yougnuo é equivalente ao flash Nikon SB 700 ? É TTL ?

    3a) Em ambos os casos acima, o flash Yongnuo equivalente terá a função MASTER, ou seja ele será capaz de disparar outros flashes ?

    Obrigado pela atenção,

    Max Carvalho

  162. Acilio Keller

    Parabéns Vanessa pelo artigo bastante esclarecedor.Nada como receber informações de quem sabe!!Obrigado!!

  163. edvan medrado

    gostei do site muita informação importe parabéns. para fotografo iniciante e maravilha

  164. Luara

    Oi Vanessa, consigo usar para eventos internos como aniversário o modelo Flash Canon Speedlight Jy 680a ?
    Obrigada

    • Oi, Luara! Esse é um Vitrox, né?

      Na teoria ele dá sim, mas como não tenho muita experiencia com esse modelo dessa marca, não posso te afirmar quanto a qualidade/frequencia da luz, quanto ao tempo de carregamento, e quanto ao tempo de vida.

      Prefiro o Yongnuo.

  165. Ricardo Tafarelo Moreno Araujo

    Oi Vanessa. Estou estudando fotografia para um concurso (Não é para fotógrafo, mas sim, tem fotografia no edital.) Quando se fala em “Tipos de flash”, é basicamente isso que você falou no youtube e aqui no site ou tem algo mais aprofundado que eu deva saber?
    Tem alguma coisa sobre compatibilidade entre flash e câmeras? Por exemplo, um flash externo vai em qualquer câmera? DSLR, Superzoom, etc… ?

    se puder me ajudar nessa parte eu agradeço MUITO. Parabéns pelo trabalho!

    • Oi, Ricardo!

      Tem questão de compatibilidade sim. Por isso, compre todos da mesma marca e mais facil. Para usar mais de um existem algumas opções, a que gosto mais é através de radio flash. =)

  166. Marcelo Barros

    Oi!! Boa noite!

    Sou fotografo de corrida de rua e gostaria que me indicassem um flash pra corridas noturnas. De retorno rápido para pegar o maior numero de atletas no menor tempo possível.

    Desde já gradeço!

    • Oi, Marcelo!

      Não sei qual modelo de câmera usa, mas opte pelas marcas oficiais, eles carregam muito mais rápido. =)

  167. Heber Marques

    Tudo bemw
    Estou com uma Nikon d5100 uma lente 35mm e a do kit 18 55, estou começando a fazer fotos infantis, aniversários, Smash the cake, e gostaria de uma dica de um flash e de preferencia um mais em conta.
    Obrigado

    • OI, Heber! Os flashes que recomendo são os do artigo. Os mais em conta são os da marca Yongnuo. =)

  168. Maiara

    Olá Vanessa! Gostaria de saber qual flash você recomenda para uma Nikon D5300?
    Gostei muito do seu site!!
    Abraços

    • Oi, Maiara! Muito obrigada! =)

      Escolher entre os flashes depende muito do que irá fotografar, ou se será profissionalmente. De qualquer forma, os flashes Yongnuo estão bem legais e em conta. =)

  169. Rogerio Miranda

    Ótimo conteúdo, parabéns!
    Queria sanar uma dúvida: estou pesquisando equipamentos pra atuar profissionalmente, encontrei um Yongnuo Speedlite Yn-560 III com rádio flash rf605n mais em conta, por ser usado. E queria saber se com o flash é possível configurar o modo automático?

    • Oi, Rogério! Dá para usar no TTL sim. =)

      PS: Gostei das suas fotos, parabéns!

  170. Rogerio Miranda

    esqueci de mencionar que minha cam é uma 60d

    • Acredito que seja totalmente compatível, mas na dúvida, pergunta para o vendedor. =)

  171. JOELSON MACHADO DE ALBUQUERQUE

    VANESSA BOM DIA, É RECOMENDÁVEL USAR UM “REBATEDOR” ACOPLADO EM CIMA DO FLASH, NÃO É UM SOFTBOX.
    OBRIGADO.

    • OI, Joelson!

      Esse acessório é mesmo um rebatedor, não é softbox, a luz emitida embora difusa deles é um pouco diferente. =)

  172. Domingos Fernandes

    Olá Vanessa.
    Obrigado pelas dicas que tens enviado.
    Beijos.

  173. anderson lima

    olá, vanessa adquiri recentemente o flash yn600 exr tii da yongnuo um excelente flash e custo beneficio…agradeço vc pelas dicas valeu…

    • Oi, Anderson! Muito obrigada, fico muito feliz que tenha gostado, ele é muito bom! =))

  174. Márcio Alvarenga

    Muito bom suas matérias, mas quanto aos flashes os melhores, sem dúvida, são os da marca Metz que, alias deveriam ser mencionados em seu artigo. Acho os yongnuo muito ruins e de pouca resistência. Quanto aos especificos de cada marca, sim, que evidentemente são bons.

    • Oi, Márcio! Muito obrigada por dividir sua experiencia conosco!

      Os flashes Metz não estão no artigo porque aqui no Brasil eles não são vendidos, a gente só encontra os modelos de 10 anos atrás. Acho eles bem parecidos com os Yonguno.

  175. Jorge Freitas

    Vanessa,
    “pega mal” usar flash em shows?
    Pergunto isso porque leio muita resenha que diz que e proibido usar flash em shows.
    Cpts
    Jorge

    • Oi, Jorge!

      Depende muito da sua distancia e do motivo de fotografar o show. Shows que são grandes, nem precisa do flash porque ele não irá alcançar o palco. Já shows pequenos, alguns você pode usar, desde que peça para o artista.

      Mas o ideal é que não use, pois toda a luz do show foi pensada para iluminar aquele momento. O “pegar mal” está relacionado a isso, você estará digamos que “estragando” a luz do artista. Você irá “matar” as outras luzes, terá somente a sua.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *