Porquê eu amo fotografar (2)Eu amo fotografar – Você também vai amar! 

Nesse artigo quero dividir um pouco com você o meu encantamento pela fotografia e te mostrar o porquê eu amo fotografar e trabalhar com isso. 

1 – O congelar e as cores

Eu amo fotografar porque sou louca por registrar sentimentos através da fotografia, seja em uma campanha com abordagem contextual mais nervosa ou amorosa, eu amo isso. Amo congelar o tempo! 

Amo a arte da fotografia, a luz e suas cores, as texturas, o brilho e etc. Tudo que vejo imagino como uma fotografia. 

2 – Pensar fotograficamente 

A fotografia é a junção de luz, enquadramento, composição, objetos cenográficos, maquiagem, figurino e etc. Tudo isso junto e mais o olhar do fotógrafo dão o clima para a fotografia. E eu amo ficar pensando como farei a iluminação para determinado projeto, como transmitir aquela sensação através da iluminação, do enquadramento perfeito e de tudo que irá compor a ideia daquela fotografia. 

E dentro desse tema mais técnico e artístico, eu amo descobrir novos equipamento e técnicas. Também amo editar a imagem e ver ela ganhando ainda mais vida. 

Porquê eu amo fotografar (3)

3 – Amo conhecer novos locais, pessoas e histórias. 

A fotografia e o vídeo me proporcionam algumas viagens ou idas aqui em São Paulo a locais que se eu não trabalhasse com fotografia, nunca iria conhecer. Com o vídeo principalmente, eu escuto muitas histórias, seja em trabalhos para televisão com matérias ou para produtoras de documentários. Sinto sempre o meu horizonte se expandindo e passo a conhecer e pensar em assuntos que antes nunca havia imaginado. 

Já com a fotografia, eu escuto através do silêncio, é a minha percepção sobre aquele assunto. Muitas vezes, não tem ninguém para me explicar ou contar aquela história, a história é aquilo que está à minha frente e tenho que contá-la da melhor maneira. 

Claro, que dependendo do projeto, a história a ser contada é totalmente pensada e programada com toda aquela produção que mencionei no item anterior. Mas no caso de uma fotografia mais documental é como descrevi acima. =) 

4 – Penso e respiro fotografia 

Viajar sempre, criar orçamentos, produzir os projetos, ligar para pessoas, gerenciar equipe, resolver problemas é parte do meu trabalho. Isso  tudo é bem cansativo, confesso. Mas trabalhar é isso, nem sempre será um mar de rosas, porém tenho a sorte de fazer algo que me faz bem.

Não sou o tipo de pessoa que quando o trabalho acaba, para de pensar e segue para o final de semana. Estou sempre pensando em fotografia, seja para o meu trabalho, seja para escrever artigos, desenvolver os cursos e etc. Mesmo quando estou fazendo outra atividade, estou pensando em fotografia, eu ando e fico fotografando com minha cabeça, vejo algo interessante e gravo na minha mente, talvez você saiba o que é isso… =)… Eu faço isso o tempo todo, por isso sei a sorte que tenho em amar tanto a fotografia e conseguir fazer da minha paixão a minha profissão. 

Porquê eu amo fotografar (5) - Copia vf

O sonho de ser fotógrafo 

Se o seu sonho for aprender a fotografar e registrar o mundo, seja profissionalmente ou não, eu desejo com muita intensidade que ele se realize e que você seja muito feliz, pois não existe nada melhor do que fazermos algo que nos faz bem e alegres. 

Saiba que se estiver tendo dificuldades, que no começo é assim mesmo, pra mim também não foi fácil. Tenho certeza que com dedicação, estudo e força de vontade tudo irá se realizar na sua vida.

Gostaria muito que deixasse um comentário dividindo sua vontade e ponto de vista. =) 

 

Recomendo a leitura:

 
Se inscreva no meu Canal do YouTube:

 

APRENDA MAIS SOBRE CÂMERAS E DESCUBRA A MELHOR PARA VOCÊ

Capa e-book PNGEu criei um Guia definitivo - Tipos de Máquinas Fotográficas(GRATUITO) para facilitar a sua escolha de máquina.

Você vai aprender:

» Qual câmera utilizar para fotografia profissional;

» Analisar as diferenças na hora da compra;

» Entender os diversos modelos de máquinas;

COLOQUE SEU E-MAIL E CLIQUE EM “QUERO RECEBER” PARA TER ACESSO


144 Comments

  1. Paulo Zenari

    Ola! É isso mesmo. As motivações são essas. Vc foi muito feliz em seus comentários. Parabéns!

  2. Luís Filipe Gonçalves

    Gostei da descrição da sua paixão pela fotografia.
    Partilho esse prazer de obter magníficos registos de lugares, de paisagens bonitas, de rostos expressivos, de momentos irrepetíveis.
    A fotografia é uma actividade amadora no meu caso, mas nunca irei deixar de gostar.
    Boa sorte na sua vida profissional, é o meu desejo para si.

  3. Olá! Depois de pesquisar um pouco sobre como começar na fotografia (de forma amadora, mas é uma paixão antiga), cheguei ao seu site e estou adorando!

    O jeito como ensina e coloca a sua visão pessoal, mostra quanta paixão você tem pela fotografia e isso é incrível, muito inspirador!

    Obrigada por compartilhar o seu vasto conhecimento com tanta gente 🙂

    • Oi, Monique!

      Obrigada. Fico muito feliz que esteja gostando do site e do modo como transmito um pouco do que sei. Eu amo fotografia e falar sobre ela com vocês é muito bom!=)

      Sucesso para você.

  4. Maria

    Vanessa,
    seu entusiasmo com a profissão é contagiante!
    Obrigada por partilhá-lo conosco.
    Abç,
    Maria

  5. Luís Carvalho

    Olá Vanessa
    Para se gostar de fotografia, tem que ter paixão e pelos artigos publicados por si, você tem isso tudo.
    Bem Haja

  6. Waldir

    Excelente o artigo “4 motivos pelos quais eu adoro fotografar”.

  7. Parabéns Vanessa!
    Você é bem direta e objetiva nos seus textos. Isso é muito bom e nos desperta a curiosidade de buscar, pesquisar e praticar mais e mais. Se esse é um dos seus objetivos, como diz no seu perfil, está no caminho certo.

    Fotografo desde os 14 anos quando comprei minha primeira câmera, simplória, limitadíssima. Mas como o passar dos anos fui adquirindo outros não profissionais, pois não faço esse trabalho, apesar de ser fotógrafo voluntário nas equipes de Futebol de Base do Santa Cruz http://www.santacruzfcbh.com.br o que me faz muito feliz.

    Estou por comprar uma DSLR, tenho 3 Canon mas deve comprar uma Nikon (entrada) irá me atender.

    • Oi, Ricardo!

      Obrigada, é muito bom saber que estou no caminho certo, esse é meu objetivo sim. Aprender, ensinar e aprender mais. =)

      Gostei do seu relato, e você começou super cedo! E é como sempre digo: Quem faz a fotografia é o fotógrafo. O importante é estar feliz com o que está captando. Parabéns.

  8. Vanessa, o que você disse sobre “congelar o tempo” é a definição mais perfeita que já li para fotografia.
    Eu estou começando nesse ramo agora e adoro ler seus artigos.
    Eu adoro fotografar crianças, elas trazem tanta paz, harmonia e serenidade, que depois que fotografo fico olhando para foto várias vezes e sorrindo.

    Muito obrigada por compartilhar suas experiências!
    Bjos!

    • Oi, Carina! Obrigada!

      Isso de olhar as fotos varias vezes é uma delicia, é uma das melhores partes. Isso faz parte de perder o folego com a fotografia.

      Boa sorte e sucesso. Fotografar os “baixinhos” é uma arte! =)

  9. Ana Bechara

    Oi Vanessa, estou acompanhando o seu blog e adoro a sua empolgação com a fotografia! Amo muito este tema e quero viver disso. Hoje atuo de forma paralela, mas não vejo a hora de seguir este caminho. Obrigada pelo incentivo. Bjs

    • Oi, Ana! Obrigada!

      Vou torcer para você viver logo de fotografia e de cliques empolgantes! =)

      Sucesso!

  10. IZAMAR

    Posso, sem duvida alguma dizer que, além de uma excelente fotografa, nossa querida guru das técnicas fotográficas, é também uma poetisa sonhadora, cujo os sonhos, retrata em sua mais nobre maneira de se expressar.””a Fotografia””.
    O espirito humano,navega sempre em direção a Luz, E o que é a luz, se não uma tela em branco na qual o fotografo,imprime seu pensamento, sentimentos,emoções.
    cordialmente, izon

  11. Marcia Giraldi

    Adorei o artigo! Estou apenas no início mas tenho esse pensamento.. a cada olhar imagino uma foto na minha cabeça… e as vezes (muitas) estou sem a câmera…. Mas fica registrado na mente..
    Um abraço!

    • Oi, Marcia!

      Isso é incrível, né? Bom saber que acontece com você também! =)))

      Abraço!

  12. Fausto Diniz da Silva Júnior

    O artigo da Vanessa é muito valioso e nele podemos sentir seu amor pela fotografia.
    Devemos todos, que gostamos dessa arte por o coração naquilo que fotografamos. O equipamento, embora devemos saber usá-los é apenas o meio para expressar nosso sentimento na imagem que queremos mostrar. Obrigado Vanessa por partilhar sua experiência conosco.

    • Oi, Fausto!

      Obrigada, estou tão feliz por ter conseguido transmitir o que sinto.

      Concordo com você, o equipamento é só o meio de se alcançar uma ideia. =))

  13. Nereida

    Você realmente gosta do que faz e este é o atributo principal para que os sonhos se realizem e, quer também que outras pessoas venham conseguir concretizar sua paixão pela arte de fotografar.Estamos aprendendo muito com você. Quero deixar registrado aqui, o meu muito obrigada. Continue este trabalho maravilhoso que faz ,pois, ele ajudará com certeza, muitas pessoas. Um grande abraço! Nereida.

    • Oi, Nereida!

      Muito obrigada. Eu amo fotografar e amo dividir um pouco do que sei. Ajudar as pessoas através do site tem sido algo incrível na minha vida. Essa troca de ideias e de energia faz eu amar tudo ainda mais.

      Obrigada, Nereida!

  14. Philipe

    Mais uma vez vc nos inspirando! Obrigado novamente!

  15. Sergio

    Vanessa adorei como abordou seu amor pela fotografia!

    Digo que estou começando a te entender. Embora eu não domine a técnica fotográfica ainda, tento colocar nas imagens que capto um pouco do meu olhar e coração.

    Grande abraço!

    • Oi, Sergio!

      Obrigada!

      Colocar o coração é o primeiro passo para o sucesso. Boa sorte! =)

  16. Joao B da Silva

    Eu adoro fotografia pois é uma das maneiras de se parar o tempo. Com esse tempo parado, dar para ouvir (como no seu texto) os sons que só são registrada no silencio de nossas caminhadas.

  17. Ana

    Fotografia é paixão viciante, não tem jeito de mudar. Amo essa prática que me domina cada vez mais. E pra você Vanessa um beijo!

  18. Tania Barros

    Obrigada pelas dicas, apesar de ainda assim, não saber se uma máquina é boa ou não. Recebi um e-mail das americanas. com com uma “promoção” que é a seguinte: Câmera Digital Semi-Profissional Kodak PixPro AZ501 16MP Zoom optico 50x Cartão 4GB por 899,00 reais. Com esta máquina vou conseguir fotografar com alguma qualidade?
    Um abraço, Tania

    • Oi, Tania!

      Para superzoom, acho melhor focar nas marcas: Sony, Canon, Nikon e Fuji

  19. Lázaro Domingues

    Bem O K direi mais????

    EU AMO FOTOGRAFIA é me revi muito na Primeira é Segunda Dica…

  20. Joao B da Silva

    Estou entrando na era das DLSR. Ainda estou em dúvida qual comprar!Canon ou Nikon. Tenho muito amor pela minha Sony DSC H10. Que duvida cruel!!!!

    • Oi, João!

      Pode ter certeza que essa dúvida é a dúvida mais comum de todos que começam a fotografar. =)

  21. Jheniffer

    Simplesmente amei esse artigo. Resumiu o que eu sinto e o que creio que, com mais prática e estudo, irei começas a sentir e também, a enxergar.

    • Oi, Jheniffer!

      Obrigada!

      Te desejo muito sucesso e muitos cliques mágicos pelo caminho. =)

  22. Beatriz Officiels

    Nossa! Me identifiquei com tudo!
    Fotografia é uma coisa maravilhosa de se fazer mesmo!
    É o seu jeito de ver as coisas e passar aquilo pra uma imagem, assim como um escritor passa para um livro. É uma paixão, feito com muita dedicação né! So tenho orgulho de todos fotógrafos.

    Beijo Van!

    • Oi, Beatriz!

      Obrigada por dividir sua paixão conosco.

      Muito orgulho dessa profissão!

      Bia, muito sucesso para você!

  23. Júnior

    Olá Vanessa,

    Parabéns pelo artigo, e confesso que também ando na rua imaginando algumas cenas que vejo sendo retratadas em fotos, pena que muitas vezes estou sem a câmera. Sempre gostei de fotografia, mas de uns 3 anos pra cá isso se tornou mais que um hobby, e me sinto apaixonado pela fotografia, e principalmente pelo sentimento e expressões mostrado nas fotos.

    Continue com seu trabalho, pois é um prazer visualizar seus artigos na minha caixa de email.

    Grande abraço e Parabéns!

    • Oi, Júnior!

      Muito obrigada e obrigada por dividir sua paixão conosco.

      Te desejo cenas encantadoras para clicar! =)

  24. José Domingos

    Sua paixao faz acender em nós desejos que muitas vezes guardamos, falo não so da fotografia mas em tudo em nossa vida, é nos motivar. Fazer algo que realmente nos faça feliz. Muito obrigado

  25. José Sales de Oliveira

    Oi Vanessa, parece que já nos conhecemos a tempos, e a primeira vez que escrevo. Sou amador dos amador.
    Adorei seu artigos assim como vários que tenho lido, e a maneira como transmite a paixão pelo o ideal que abraçou com tanto amor que é a fetografia. Estou terminando o curso modulo I e II, estou adorando e muito feliz pela opção, logo darei noticias. PARABÉNS POR SER ESSA PESSOA MARAVILHOSA….

    • Oi, querido aluno, José! =)

      Que bom te-lo por aqui. Muito obrigada.

      Fico muito feliz, muito mesmo, que esteja adorando o curso, eu dei o meu melhor para desenvolve-lo. =))

      Sucesso sempre para você!

  26. José Domingos

    Isto é “VIDA”

  27. Waldir Barcelos

    Legal seu texto. Mesmo.

  28. Jhonatan Machado

    Olá Vanessa,

    Sou estudante de Arquitetura e Urbanismo e sempre gostei de fotografia e usava a câmera do meu irmão para isso, não conheço muito sobre as especificações técnicas, tirava as fotos mais por experiência… Gostaria de investir em uma câmera, mas não sei qual escolher, queria uma que pudesse trocar as lentes e que fosse boa para fotografar paisagens e edificios (pesquisei muito sobre o Canon T3i, é boa?)

    Obrigado desde já e amei o seu blog

    • Oi, Jhonatan.

      A Canon T3i é uma excelente câmera, acredito que irá te atender bem.

      Antes de comprar recomendo que baixe o meu e-book para você ver exatamente que categoria a sua máquina é, e ter certeza que é o que procura.

      Baixe aqui.

  29. Romeu Carnevali

    Oi Vanessa lindo o seu artigo , é uma declaração de amor a arte que abraçou que aprendemos a dividir com você através de sua generosidade em compartilhar o que aprendeu . Parece que fotografia é uma poesia sem palavras que guarda a emoção de todos numa imagem separada no tempo e no espasso .

    • Oi, Romeu!

      Obrigada!

      Adorei o seu ponto de vista, muito bonito. E concordo com você. =)

  30. Kamila

    Te acompanho por aqui já faz um tempo, deu pra sentir muito amor envolvido nesse seu post! Me identifiquei muito, principalmente na parte de ver as coisas e imaginar como aquilo iria ficar em uma fotografia. Estou adorando tudo que você publica por aqui! Fotografo por me sentir bem, por gostar de ver o resultados e por poder relembrar os momentos e admito que suas dicas veem me ajudando bastante! Obrigada!

    • Oi, Kamila!

      Que bom que se identificou. Desejo que faça cliques de tirar o folego.

      Sucesso para você e obrigada por dividir sua visão conosco. =)

  31. Leandro Saint Anne

    Pois é Vanessa, na minha opinião a fotografia é a arte que mais se aproxima da fantasia de poder parar o tempo

  32. Rafaela

    Vanessa, muito bacana o que você disse, trabalhamos, nós cansamos, mas o pensamento não para…. Amo fotografia. Estou começando a investir, baixei o seu guia, para obter uma ajuda, estou com dúvidas com relação a câmera. Continue nos ajudando com suas dicas, são ótimas.

  33. Andrea

    Sou totalmente novata, tenho uma P520, estou pensando comprar a d7100, terei vantagens? É melhor? Ou mesma coisa?????

    • Oi, Andrea!

      A Nikon D7100 é uma excelente câmera, é melhor que a sua atual. Leia sobre ela aqui: Nikon D7100.

      Antes de fazer o investimento, recomendo que leia o meu e-book, ele vai te ajudar a entender algumas diferenças. Baixe aqui.

  34. Andrea

    Obrigado, vou compra-la e investir em entende-la completamente

  35. ana

    ótimo artigo! Eu sempre gostei de gente que gosta de foto 🙂

  36. josival ferreira

    boa noite, não li todo material que tens ainda, mas ja deu para percebe o farto material que tens, junto com boa vontade em ajudar as pessoas abrigado.

  37. Alex Sander

    Gostei do artigo! Eu acho que uma boa foto, assim como uma boa pintura, tem de evocar um sentimento ou instigar quem a vê a refletir. Você dá cursos? Está baseada em SP, capital? Como me inscrever?

    • Oi, Alex!

      Concordo com você.

      Estou em SP, capital e sim, tenho um curso de fotografia online. Você baixou meu e-book? Se baixou, você está cadastrado para receber meus e-mails e saberá quando eu abrir uma nova turma.

      =)

  38. Ivan Spuza

    Tenho acompanhado muitas matérias aqui. É tudo muito interessante pra mim. Estou aprendendo sobre fotografia e também já vejo as coisas com esse olhar mais atento. vou continuar acompanhando e espero aprender sempre um pouco mais aqui.

  39. Bruno Lima

    Oi Vanessa! Preciso da sua ajuda! Comprei uma t1i semi nova para aprender a fotografar, ela veio com uma lente 75-300. Agora vou comprar outra lente e queria sua opinião. Meu orçamento permite comprar um flash yongnuo e uma 50mm nova ou uma 28-135 is usm usada. Qual dessas lentes VC me indica? Lembrando que ainda não encontrei minha “identidade” na fotografia. Mas tenho uma tendência para paisagens… Se puder ajudar te agradeço 😉 Um forte abraço!!

    • Oi, Bruno!

      Eu indico a 28-135mm, por ela ser zoom, será mais fácil para você usar e para se descobrir. =)

  40. Humberto Bruneli

    Você ama tanto assim a fotografia porque ela tem alma doce igual você..

    HBruneli

    • Oi, Humberto!

      Obrigada!!! =)))

      • Mércia Ligia Aparecida Pieroni

        Fotografia surgiu tardiamente Vanessa.Busquei -a quando vi que eu precisava me livrar do vazio. Realmente ela faz “congelar o tempo” e vc flutuar nele.

  41. Jean

    Boa tarde!

    Eu realmente tenho que dizer que compartilho esse sentimento de amor a fotografia com você, eu tive o feliz prazer de começar a minha carreira profissional trabalhando numa loja de artigos fotográficos como atendente, e quando cheguei ao laboratório fotográfico foi amor total.
    Hoje comecei a me dedicar ao oficio de fotografar e não quero parar, tenho uma longo caminho a percorrer e você mesmo sem saber está me ajudante demais.
    Muito obrigado por ter esse trabalho incrível.
    Parabéns!
    Sou seu fã!!!

    • Oi, Jean!

      Uhuuuuuuuu… muito obrigada! Fico muitooooo feliz em poder te ajudar e em dividir esse amor pela fotografia com você! =))

      Sucesso para você!

  42. Ademilson

    Olá Vanessa.
    Mais uma vez, obrigado por tudo.
    Gostei muito do seu Item 4 . Também ando pelas ruas , ou mesmo em alguns ambientes fechado, imaginando um foto aqui e acolá.
    Um comentário. Ganhei um livro , Guia de Fotografia para Iniciantes , da Editora Europa, aí de São Paulo . Além do Manual de minha câmera, tenho lido muito o Guia. Achei interessante as explicações do autor sobre sua fotos, postando o resultado , ou seja, quais os tipos de ajustes da câmera . Bem prático. Toda vez que leio, lembro de suas Dicas de Fotografia. Um grande abraço, Ademilson

    • Oi, Ademilson!

      Obrigada você! =)

      Que legal, parabéns pelo livro. Muito obrigada por dividir comigo, eu conheço esse livro, que bom que está te ajudando!

      Te desejo lindos cliques pelo caminho.

  43. Mauro Regalado Soares

    Olá Vanessa!

    Tenho acompanhado suas dicas no último ano, são muito inspiradoras realmente, sinto apresso por fotografia desde muito cedo, tive máquinas portáteis nos anos 80, nos anos 90 comprei a primeira SLR e não tinha muito dinheiro para investir em filmes e revelações então o treinamento foi bem fraco, nos anos 2000 troquei algumas lentes da SLR antiga por uma portátil digital que me foi muito útil até o ano de 2014, que no final deste ano resolvi investir um pouco mais neste hobby e comprei a primeira DSLR de entrada da Canon Rebel T3, de lá para cá tenho investido mais em lentes e acessórios e procurando treinar mais e aprender ao máximo, já estou um pouco velho para sonhar em me profissionalizar, mas estou sendo muito feliz em poder fazer o que mais gosto em minha vida, que é colocar meu equipamento (que já está bem pesado para eu transportar) na mochila e sair em campo para fotografar a natureza que é realmente minha paixão, fotografia de Natureza, Paisagens, Animais (especialmente pássaros), Macrofotografia, plantas, céus, lua e etc… É bom ter incentivos como seus comentários e dicas, especialmente este desta matéria, que me inspirou contar um pouquinho de minha história sobre fotografia, obrigado Vanessa Alves!

    • Oi, Mauro!

      Uhuuuu adorei sua historia! É um verdadeiro amante da fotografia, deve ter muitas historias e conhecimentos! Parabéns!

      Te desejo lindas paisagens pelo caminho, que cada clique te tire o folego! =)

  44. Mauro Regalado Soares

    Olá Vanessa!

    Não sei o que houve, postei um comentário hoje a tarde aqui e ele sumiu, vou tentar lembrar o que escrevi para tentar postar de novo!

    Estou acompanhando seu site e seus post’s já há mais ou menos um ano, e este que li hoje me inspirou para lhe contar uma história de fotografia em minha vida, nos anos 80 tive máquinas portáteis com filmes, nos anos 90 comprei minha primeira SLR, mas eram épocas difíceis e os preços dos filmes e revelações não deixaram o aprendizado muito fácil, nos anos 2000 troquei algumas lentes da antiga SLR por minha primeira máquina digital portátil, que me serviu muito bem até o final do ano de 2014, quando resolvi investir mais neste antigo hobby e comprei minha primeira DSLR uma CANON de entrada Rebel T3 e de lá para cá tenho comprando lentes e acessórios com dificuldade, e treinado e estudando um pouco mais sobre fotografia, sei que já estou um tanto velho para sonhar em ser profissional, mas sou uma pessoa muito feliz quando arrumo meu equipamento (que está ficando bem pesado para eu carregar) em uma mochila e saio em campo para fazer o que mais gosto em minha vida, fotografar a Natureza, Fotografias de paisagem, animais, plantas, macro fotografia, céus, luas, etc.. Estas dicas em seu site me incentiva muito em continuar a aperfeiçoar e tentar fazer fotografias cada vez melhores, desculpe parecer desabafo, mas aprendo devagar, e me dedico bastante, e hoje resolvi te agradecer pelo seu trabalho que sempre quando me deparo com dificuldades, seja lá quais forem, financeiras, dias de fotografias frustrantes devido condições de tempo ou acidentes, acabo por lembrar de suas palavras de incentivo, dicas, experiências e me trás a tranquilidade e paciência necessária para continuar com minha paixão! Portanto Obrigado de coração e sinceridade Vanessa Alves!

    • Oi, Mauro!

      É assim mesmo, eu preciso adicionar manualmente o comentário. Já te aviso, às vezes demora alguns dias para eu adicionar, pois vou respondendo aos poucos, são muitos comentários. =)))

      • Mauro Regalado Soares

        Opa desculpe-me por postar duas vezes as mesmas coisas, foi meu primeiro pronunciamento, e não sabia deste procedimento, pensei que fosse automático e que tinha dado algo errado com o primeiro envio, …
        Agradeço muito você Vanessa, por seus sempre emocionantes incentivos!

  45. Wagner Souza

    Olá, Vanessa!

    Ainda não tinha lido esse artigo, gostei muito.

    Eu sempre gostei de fotografia, mas nunca tive coragem de me aventurar nessa área, mesmo que por hobby.

    Sempre achei que seria difícil fotografar com uma DSLR (não que hoje ache fácil), porém as digitais compactas e totalmente automáticas sempre me deixavam frustrado. Assim, desisti de vez, mas nunca consegui esquecer e superar a vontade de fotografar.

    Um dia resolvi me aprofundar nesse assunto e por acaso descobri o seu site e lendo a resenha sobre a Canon T5, além do seu Guia Definitivo, me “convenci” que era hora começar. Foi uma ótima decisão.

    Hoje tenho um grande “problema”, não consigo olhar para alguém, paisagem, rua, animal, pássaro, inseto, etc., sem pensar em alguma forma de composição para o assunto.

    Tenho lido e assistido muito sobre fotografia e estou fazendo um curso, e percebi que o caminho é árduo, tanto para o que é necessário aprender, quanto para entrar nesse mercado.

    Uma coisa é certa, esse caminho não tem mais volta.

    Obrigado pela inspiração e claro pelo compartilhamento de todo seu conhecimento!

    • OI, Wagner!

      Amei seu relato e amei saber que te ajudei de certa forma e retornar par ao seu sonho.

      Tenho certeza que com emprenho e pratica irá dominar tudo sobre a fotografia. Estou torcendo por você e conte comigo!

      Sucesso! =)

  46. Daniela Arruda Silva

    Vanessa. Vc parece que lê os meus pensamentos. Amo fotografia assim. Descobri um pouco mais velha, que poderia trabalhar com isso. Amei te conhecer. O que vc faz é raro, mas é muito importante. Obrigada. Quando crescer, quero ser igual a você! kkkkk Beijos. Já te amo!

    • Oi, Daniela!

      Uhuuuuuu que demais! Dividimos emoções e pensamentos! =)

      Fico muito feliz que tenha gostado de tudo aqui. Te desejo muito sucesso!

  47. Diego Martins

    Estou entrando no mundo da fotografia aos poucos. Fiz graduação em Design Gráfico e está me ajudando bastante por ter um olhar artístico mais aguçado.

    Ainda sou muito inexperiente na área de fotografia, mas estou bem satisfeito com os meus registros pra uma pessoa que começou agora. Tenho algumas fotos no meu flickr.

    Parabéns pelo site! Estou sempre lendo os artigos do site. Está me ajudando muito!

  48. wellington ribeiro ormundo

    Olá Vanessa,
    Parabéns novamente. O seu trabalho é sempre ótimo. Inspirador!
    Parabéns!

  49. Evlen

    Amo fotografar!! pois é quando eu me sinto realizada…eu sempre fui aquela garota que quando a família inteira se reúne pra comer churrasco ou bater papo eu estou com minha câmera na mão registrando tudo,e depois rever cada fotografia é d+…. FOTOGRAFIA PAIXÃO PELO MOMENTO.Se eu for pra algum lugar e ñ levar minha câmera vou sempre ficar pensando nela. LOUCAPORFOTOGRAFIA#😍😍😍

    • Oi, Evlen!! Que demais, você realmente faz parte do club dos loucos por fotografia! =))

      Sucesso e bons cliques para você!

      PS: Gostei muito do seu relato.

  50. Levi de Oliveira

    Vanessa, estou próximo de mergulhar neste mundo fantástico que é a fotografia, pois desde jovem sempre amei a arte de fotografar , porem adiei esta realização para pos minha aposentadoria pois podere dedicar mais tempo . como sou leigo no assunto, tenho procurado ler artigos de quem já é profissional e sua página tem me auxiliado bastante. parabens pelo site.

    • Oi, Levi! Muito obrigada, gostei muito de saber que o meu site está te ajudando a dar esse passo no mundo da fotografia. =)

      Te desejo lindos cliques pelo caminho.

  51. Daniel Sampietro

    Olá Vanessa. Eu comecei a pouco tempo, cerca de um ano, a me empenhar na fotografia, estou prestes a comprar um T5i. E de fato aquela primeira motivação colocada por você nesse que é um dos maravilhosos artigos que você já escreveu, descreve com exatidão o que me trouxe para esse universo esplêndido e apaixonante que é a fotografia. Agradeço por sua dedicação, pois seus artigos e o sou e-book são é foram o que me ajudaram dando um norte para mim ;D

    • Oi, Daniel!

      Muito obrigada, amei ler o seu comentário. Fico muito feliz em saber que te ajudo a realizar o seu sonho.

      Te desejo muito cliques mágicos pelo caminho. =)

  52. Alexandre Shima

    Parabéns pelo texto Vanessa! Muito inspirador, estou querendo me aventurar na fotografia mas falta trocar experiências com profissionais… E o seu canal me proporciona isso… 😉

    • Oi, Alexandre! Muito obrigada e que bom que gostou do site, fico muito feliz. =)

  53. Daniel Maforte

    Muito bom o texto 😀

    E essa pentax k100? Rs camera maravilhosa, com ela aprendi quase tudo que sei e principalmente a fotografar com a mente rs do jeito que filme ta caro tem que pensar muito pra bater uma foto come la kkk

    • Oi, Daniel!

      Nossa como a K1000 é maravilhosa, mas realmente hoje em dia está bem caro, tanto o filme quanto a revelação, pq não é em todo lugar que encontramos. =)

  54. MARCIA

    Pq não consigo copiar os conteudos do site para imprimir???
    Faço curso de fotografia e queria imprimir para ler com calma.

    • Oi, Marcia!

      Não pode imprimir porque é um conteúdo com direitos autorias, sei que só quer ler depois, mas essa é a regra. Recomendo que “favorite” as páginas que deseja ler depois. =)

  55. Igino Rotta

    Olá Vanessa. Sou professor há 48 anos trabalhando em colégios tradicionais de São Paulo como Porto Seguro (25 anos) e Santo Américo, no qual leciono Desenho Geométrico e Geometria Descritiva e Linguagem Arquitetônica). Sempre tive como sonho o desenho como forma de comunicação e sempre vi a fotografia como uma obra de arte, então, resolvi comprar um equipamento e dedilhar as primeiras experiências. Agora a paixão aflorou e, como sou leigo busco apoio na internet. Depois de muito tempo de pesquisa, eis que encontro você e a sua maneira de explicar que me fazem enxergar algumas “obras de arte” por meio da fotografia. Escrevi muito,…., não precisa ler tudo. Grato

    • Oi, Igino! Eu li tudo e adorei! Muito obrigada!

      Sucesso para você e bem vindo ao mundo dos cliques mágicos! =)

  56. Crystiane Gomes

    Olá,estou passando por uma crise de identidade profissional sou contadora, mas meu desejo é ser fotógrafa infantil em escola, festinhas de aniversário, newborn.
    Eu vou fazer um curso, mas gostaria de dicas de câmera, flash,etc para este tipo de trabalho, pois tenho um irmão q mora fora e compraria lá. Queria dicas tbm para me sair bem nesta nova escolha.

    • Oi, Crystiane! Aqui no site tem resposta para tudo que perguntou.

      Primeiro recomendo que baixe o meu e-book, clique aqui. Depois que ler ele, confira os links que indico no final dele. =)

  57. Igino Rotta

    Deixei um comentário há alguns dias. No meu último acesso ainda estava e,….hoje não. Devo ter feito algo errado!

  58. Igino Rotta

    Olá Vanessa. Estranho, acabei de enviar o comentário 56 e apareceu o 55. Abraços.

  59. Rosana Azambuja

    OIII Meu nome é Rosana Azambuja Amo fotografia demais tiro foto de tudo que vejo e de pessoas que acho o momento interessante, ainda não pude fazer o curso por questões financeiras não tenho uma camera profissional AINDA se deus quiser um dia mas amuuuuuu muito fotografar congelar os momentos os atos os prazeres os sorrisos,e relembrar depois muito pazeroso quero muito fazer o curso e trabalhar no ramo só não tive oportunidade ainda.Mas quem sabe um dia,Te sigo nos emails e cursos on line adorooooo suas dicas,Obrigado pelo aprendizado Vanessa BJ.

    • Oi, Rosana! Muito obrigada por dividir um pouco do seu olhar e sonho comigo, gostei muito.

      Vou torcer para que consiga logo comprar sua câmera e viver esse sonho. =)

      Sucesso para você!

  60. Tiago Souza

    Eu entendo muito bem o que você quer dizer Vanessa! Eu sou jornalista e estou “descobrindo” a fotografia como um desejo de profissão dez anos após ter me formado. Sempre penso em histórias em tudo que vejo. Seja nas pessoas, na paisagem, na arquitetura, enfim. É bom ser feliz fazendo o que amamos. Com paixão tudo fica melhor! Parabéns pelo lindo trabalho e por dividir coisas tão essenciais!

    • Oi, Tiago! Muito obrigada você. Adorei o seu relato.

      Te desejo lindo cliques e belas historias pelo caminho.

  61. fredy

    Ola Vanessa.Adoro ler seus artigos.Muito bom mesmo. Obrigada.Beijo

  62. Nonato

    Olá Vanessa, sou filósofo e atualmente ando buscando alternativas de trabalhar com prazer. Li seu guia sobre maquinas fotográficas e comprei uma T5. Estou apanhando igual cachorro na feira, mas suas palavras de incentivo me ajudam nessa árdua tarefa de entender as configurações da máquina, a luz, ângulo…foto. Cada Click uma descoberta. Estou me apaixonando pela fotografia e espero um dia ser um grande fotógrafo.
    Deus te abençoe por dividir tão grande conhecimento com pessoas carentes desse tipo de informação como eu.

    • Oi, Nonato! Que legal, adorei o seu comentário!

      Fico muito feliz em te ajudar no mundo da fotografia. Te desejo lindos cliques pelo caminho. =)

  63. Jéssica

    Boa noite vc tem toda razão queria poder dizer o mesmo que gosto do que faço mas é ao contrário disso. Amooo fotografia mas trabalho em algo bem diferente do que gostaria de fazer.

    • Oi, Jessica! Obrigada e que pena, espero que consiga no futuro fazer algo que ama como profissão, ou como hobby.

  64. Gilberto Junior

    Olá Vanessa, Está sendo de muita utilidade o material que você mandou para mim, e agradeço por isso. Bem, vamos a pergunta: estou pretendendo adquirir uma câmera Nikon da série D3…. (mesmo usada) e em uma das minhas pesquisas li que teremos ter cuidado com o número de click’s. Você pode me esclarecer este ponto ? No seu livro tem algum capítulo relacionado ao que perguntei? Desde já agradeço a informação.
    OBS.: Gostaria de fazer uma observação com respeito ao seu livro. No índice, você poderia colocar como link’s, pois ficaria mais fácil a procura dos capítulos (desculpe-me a ousadia). Abraços…

    • Oi, Gilberto! Muito obrigada, fico feliz em ajudar e muito obrigada pela dica de link no menu, vou ver como que coloca.

      Sobre sua pergunta, eu respondo isso e outras questões que deve estar atendo nesse artigo: Como comprar uma câmera usada.

  65. Jusley

    Estou começando e já tenho responsabilidades semanais de apresentar fotos no meu trabalho. Confesso que está sendo bem difícil mas com a leitura das dicas desse site, a cada dia consigo ver meu pequeno progresso. Valeu pelo excelente trabalho de vcs.

    • Oi, Jusley! Uhuu que demais saber que estou contribuindo para o seu progresso profissional!

      Te desejo muito sucesso. =)

  66. Luisa Palomanes

    Gratidão Vanessa!

  67. Sulamita Rangel Nogueira

    É muito inspirador o seu amor pela fotografia.

  68. Steven

    Olá Vanessa, parabéns pelo site e face!
    eu amo a fotografia, e gosto de fotografar pessoas fazendo coisas (trabalho, na rua, etc). Porem, a maior dificuldade como abordar a pessoa e ela aceitar sair na foto ou como tirar a distancia sem ofender? E como publicar fotos que aparecem pessoas se não autorizaram, mas estavam em espaço publico?

    • Oi, Steven! Muito obrigada!

      Sua dúvida é muito complicada. Vou pensar em um artigo, mas resumidamente, sempre peça permissão, e se for um projeto, tem que ser por escrito.=)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *