Modo Inteligente X Modo Manual
Várias pessoas usam o modo inteligente para fotografar, no começo isso pode ser normal, afinal está se acostumando com a máquina e pode ser a sua primeira DSLR (algumas câmeras compactas e super zoom também possuem modo manual), mas com o tempo para aprender de verdade, o ideal é se jogar no modo manual! =)
Modo Inteligente
O modo inteligente é o modo automático da câmera. Ele lê a luz de uma maneira geral e equilibra os ajustes para o mais simples, normalmente ajusta o obturador e o diafragma, você só define a distância focal.
É o mesmo que usar uma câmera super zoom ou compacta, porém com a qualidade um pouco melhor.
Modo Manual
É você que ajusta tudo, obturador, diafragma, ISO… E sempre a fotografia vai ser diferente do modo inteligente.
E é aí que começa a brincadeira. Se você comprou uma DSLR, fez esse investimento, com certeza deve usar a máquina no modo manual.
Eu sei que no começo é difícil, por isso é tão importante estudar e treinar. Com o tempo você vai começar a pensar fotograficamente.
O que é pensar fotograficamente?
É saber exatamente o que quer e ajustar a máquina para isso. Não precisa seguir presets prontos. Você só precisa saber o que quer e como fazer.
Exemplo:
Você quer fotografar na praia com Sol.
1 – Feche o diafragma e suba o obturador.
Ah, mas não quer ter profundidade de campo longa?
2 – Então abra todo o diafragma, se afaste da pessoa para usar uma lente mais tele e deixe o obturador mais rápido.
Mas ainda tem muita luz?
3 – Mexa no ISO.
O modo inteligente nunca vai fazer tudo isso, só você com seu conhecimento. E é ai que está a diferença entre os fotógrafos. Tem muita gente que fotografa no modo manual, mas não pensa fotograficamente, pensa que é só deixar o fotômetro no meio e pronto, não percebe o que está fazendo, fazer isso é o mesmo que usar o modo inteligente.
Pode parecer tudo meio confuso agora, mas siga o que estou falando, estude e se aprimore. Vai dar certo e você será um bom fotógrafo.
Esse artigo também irá te ajudar muito: Como Fotografar Tudo
Deixe um comentário sobre o artigo, essa troca é positiva!
Ahhh, curta a página também!=))
Recomendo a Leitura
- Como se tornar um fotografo profissional
- Dicas para iniciantes
- Fotografo Profissional, amador ou hobby
- Linguagem Fotográfica
- Fotografar em RAW ou em JPEG
- O fator de corte
- Como comprar uma câmera usada?
- Como ajustar o LCD da câmera e o monitor
- 4 motivos pelos quais eu amo fotografar
- Melhores câmeras DSLR para vídeo (dicas preciosas de vídeo)
Se inscreva no meu Canal do YouTube:
Um Comentário
Eduardo
Post objetivo, prático e construtivo. Obrigado por compartilhar!
Vanessa Alves
Obrigada Eduardo!!=)
Natalia
Vanessa, seu site é maravilhosooo..
Gostaria de saber se você recomenda curso de fotografia online?! Da certo isso? Ou depois ainda terei que fazer um “ao vivo”? Sempre gostei de fotos, mas só agora estou me interessando em aprender…
Grata desde já,
Bjs
Vanessa Alves
Olá Natália!
Acredito que compensa fazer sim! Claro, que o melhor é saber se o curso é bom e vai realmente te ensinar… E depois se achar que seria legal ir em um curso “ao vivo”, pode ir em algum workshop ou cursos pequenos específicos em algum seguimento.
Eu tenho um curso de fotografia e algumas vezes ao ano abro inscrições. Os alunos me enviam exercícios, e vejo que eles estão aprendendo e se desenvolvendo bem, alguns já estão fazendo os primeiros trabalhos. Eles me provam que é possível. Quando abro inscrições envio um e-mail para quem está inscrito no site, se você baixou meu E-book, irá saber quando eu abrir inscrições!
=)
Malcoln
Particularmente, tenho usado bastante o modo programa. Como uso uma superzoom (o que limita as configurações) não tenho achado justificativa para usar o modo manual. Futuramente, quando comprar uma profissional vou abusar do modo manual. Mas até lá…Muito bom o seu site.
Vanessa Alves
=)
Izamar
Vanessa, como sempre de quando em vez, nós os pobres mortais somos agraciados com dicas e conhecimentos oriundos de sua prática profissional, curto com muita atenção, pois fotografar é minha paixão, aos 65 anos de vida, aprendi a contemplar o Universos através de minhas lentes Nikon.
grato a vc,
Vanessa Alves
Olá Izamar!!!
Me deixa muito feliz saber que faço parte dos seus estudos e fotografias!!=)
Izamar
Vanessa, agora uma de menino pidão, me indique uma lente especifica para fotografar as estrelas, meu equipamento é, uma NIKON, D-90, D-7000, e uma D-7100.
fico grato se me atenderes, e se não, fico da mesma forma muitíssimo grato, sei que tens muitos afazeres e o tempo……
Vanessa Alves
Poxa Izamar, uma vez você me fez a mesma pergunta por e-mail, e eu te respondi e ainda te dei um monte de dicas de como fotografar…=/
sandrinha
Estava com saudades.Amei ! amo suas explicações. Beijos.
Vanessa Alves
Obrigada Sandrinha!!!;-)
Fernando
Dicas ótimas. Diretas, simples e objetivas.
Vanessa Alves
Obrigada Fernando!!=)
Álvaro Neves
Muito bom! Estou iniciando estudos de fotografia para concurso público e suas dicas têm ajudado bastante. Obrigado e continue sempre. Beijos
Vanessa Alves
Obrigada Alvaro!!! E boa sorte!!!
Isaias Liborio Soares
Olá Vanessa sou fotografo amador e as suas dicas tem me ajudado muito continue assim um grande abraço
Vanessa Alves
Obrigada Isaias!!!!
Paulo
Muito boas as suas dicas! gosto muito do seu site! abraços!
Vanessa Alves
Obrigada Paulo!!=))
Euler
Otimo.
Sempre gosto de ler e aprender com seus artigos.
Grato
Vanessa Alves
Muito obrigada Euler!!=)
Eduardo Avellar
Oi minha professora Vanessa …rsss… legal que vc tenha escrito sobre esse assunto q sempre foi minha dúvida, né?? Mas com certeza o modo MANUAL é muito melhor e quase automático qdo se pratica bastante….agora minha dúvida é…em momentos q precisamos ser rápidos e o cenário muda repentinamente, ex. Sombra de uma arvore e logo em seguida um pássaro no por do sol..o modo MANUAL é bem mais lento (3 ajustes) …nesse caso usar o modo de ABERTURA, SPEED ou PROGRAMA. é indicado ou não???
Vanessa Alves
Ola Eduardo, meu aluno querido!=)
Nunca é recomendado usar outro modo alem do manual se o seu desejo é ser fotografo profissional ou amador.. O programa nunca vai dar a exposição que você faria, nunca vai dar a profundidade de campo que você visualizou na mente. Esse é o exercício do pensar fotograficamente.
Uma boa alternativa para essa situação é definir um obturador e o ISO e trabalhar mudando somente o diafragma e quando necessário o obturador.. Com a pratica tudo fica bem rápido, te garanto!=)
Quando chegou em um lugar para fotografar, já vou observando a luz e pensando no possível obturador, ISO(altero muito pouco o ISO em condições de luz boas) e diafragma. Quando vou fotografar já tenho isso em mente, então fica mais fácil fotometrar.
=)
José Hartl Filho
Bom dia Vanessa, sou fotografo de uma Sony HX1 e aspirando a uma t3i. Tenho acompanhado sempre as suas dicas no intuito de conhecer mais esse mundo fascinante que é a fotografia. Você pode me passar o site ou endereço de onde comprar em São Paulo, vi que você deu essa dica a alguns de seus seguidores. Abraço e continua a nos brindar com essas importantes dicas. Abraço
Vanessa Alves
Olá José, estou sem nenhum site para indicar no momento. =/
Stefani Pereira
Então Vanessa, estou tentando praticar ao máximo o modo manual, porém como estou iniciando tenho bastante dificuldade. Enfim, seu post veio para facilitar, e está me ajudando bastante, até fiz um flickr (stefanisp) onde postei algumas fotos feitas com lente no iPhone 5 e na câmera superzoom da Sony. Quando abrir curso espero conseguir fazer *-*. Um grande abraço.
Vanessa Alves
Olá Stefani!! Que bom que estou de ajudando, fico muito feliz, de verdade!!!=)
Tudo é pratica, com certeza já já você estará craque!
Philipe
Shouu! Sempre nos deixando com mais e mais vontade de aprender!
Vanessa Alves
Valeu Philipe!=)
DILMA MAGALHÃES
COMPREI UMA NIKON D3200. ESTOU LENDO OS SEUS POSTs, ELES TEM ME AJUDADO.
EXCELENTE TRABALHO.
Vanessa Alves
Obrigada Dilma!=)
soulmarciomarcio
tenho colocado minha superzoom em modo esporte e não esta congelando a imagem…será alguma configuração ou defeito?
Vanessa Alves
Olá Marcio!
Deveria estar congelando, mas isso depende da maquina, não sei te dizer… =/
Will Barros
Obrigado pelo artigo Vanessa.. comprei uma canon t3, e to aprendendo muita coisa aqui com vc… não quero só usar no modo inteligente.. Obrigado mesmo, to amando suas dicas..
Vanessa Alves
Obrigada Will!!=)
Gustavo Meano
Vanessa,
Parabéns, Estou com minha primeira DSLR adquiri recentemente uma Canon 6D gostei da sua revisão, e dessas dicas do modo manual!
Vanessa Alves
Obrigada Gustavo!!!
Adquiriu uma excelente maquina! Bons cliques!!!=)
Sonia
Olá, Vanessa,
Eu gostaria de entender melhor sobre sensores e tamanhos de imagem para impressão, resolução. Acho que tudo está interligado, não? Vc poderia postar alguma matéria sobre isso? Obrigada!
Vanessa Alves
Olá Sonia!
Vou providenciar! Obrigada pela Dica!=)
Roberto
Oi Vanessa, sempre bom e gratificante ler suas dicas. Todas ótimas. Um abraço afetuoso, Roberto
Vanessa Alves
Obrigada Roberto!=)
Aristides
Boa tarde!
Parabéns pelas dicas, aproveitando para tirar uma dúvida, sou iniciante estou na fase da surra com o modo manual, fui tirar algumas fotos de um show com a DSL T3i no manual, fiz as configurações e na hora que acompanhar o fotômetro ele mexe na config. da velocidade deixando os momentos em movimentos com rastros(embaçados) como devo evitar isso? Ah! as fotos foram tiradas a noite com abertura total.
Vanessa Alves
Olá Aristides!
É que você baixou muito o obturador, por isso as imagens saíram borradas. Você deve manter no minimo em 1/60 e abrir o maximo o diafragma e subir o ISO. São ajustes bem técnicos e que merecem estudo..=)
Leia esse artigo sobre fotografia noturna aqui, vai te ajudar um pouquinho.
thais ales
ola estou amando suas dicas e queria uma especifica
estou iniciando meus estudos no ramo da fotografia agora minha câmera e uma compacta normal e com ela ja tiro boas fotos, so que como estou querendo me especializar na área de fotos externas gostaria de saber qual câmera comprar que nao seja muito cara?
obrigadaaaa
Vanessa Alves
Oi Thais, o melhor seria uma câmera de entrada ou uma semi profissional.
Eu tenho um guia sobre os tipos de maquinas fotográficas, nele explico as diferenças entre categorias e cito diversos modelos, você vai gostar. Baixe ele aqui, é grátis e está disponível para todos os leitores do site. =)
edukened
Bom Dia ! Vanessa Alves :
A simplicidade focada no dividir e somar informações de uma arte e técnica de lidar com equipamento , seu jeito de abordar é gentil e isso me fez admira-la ! Nisso Tudo …
Que bom que “Ainda resta o que é Belo”
(Izabel Guerra)
Vanessa Alves
Olá Edu!!!!
Uau! Muito obrigada, gostei muito do seu comentário!!!
E vamos que vamos, pois no meu mundo, dividir é somar!
=)
Acrisio Oliveira
Como sempre muito inspiradoras as suas palavras. Como você sabe estou no super inicio deste mundo fotográfico, mas já fiz algumas brincadeiras em minha câmera que é uma Samsung WB350F, ela é simples, mas dispõe de alguns ajustes manuais e ai que estou começando a brincar de tirar foto (rsrs). Passei por uma experiência de fotografar na praia e foi muito bacana, pois esta postagem me fez identificar tudo o que foi dito em relação em mexer nos ajustes e perceber o quanto podemos ir com ajustes diferentes, mas é com grande pesar que não me lembro os ajustes que fiz, mas as fotos ficaram muito diferentes as que costumava tirar, me deu até um certo orgulho do que fiz…rsrsrs.
Parabéns e sucesso.
Vanessa Alves
Oi Acrisio!!!
Que bom que está conseguindo fazer ajustes manuais! É isso ai, parabéns!
Para saber o ajuste feito na fotografia de uma forma simples é clicando no arquivo com o botão direito e ir em propriedades, lá você vai achar os valores que usou.
=)
João Paulo
Comprei recentemente uma canon t5i + 18-135mm
minha primeira DSLR, e sempre ligado no seu site
ótimas dicas!
Vanessa Alves
=)
Hilber Moura
Caríssimo.
Gostei muito de achá-lo aqui. Li vários dos seus artigos e achei muito producente. Comprei uma NIKON D3100. Estou lendo seu manual e testando tudo lentamente. Mas estou fotografando muito, tentando aprender algumas coisas novas e relembrar outras que já sabia. Uso muito o modo manual e depois no automático para fazer comparações. Gosto muito também do monocromático. Existem muitas coisas lindas em mono.
Grato pelas dicas, voltarei mais a esse endereço pra ver suas dicas.
Atenciosamente. Hilber Moura
Vanessa Alves
Oi Hilber, muito obrigada pela visita e comentário. Boa sorte com a máquina nova e muito sucesso!=)
Denise
Estou adorando tudo! Estou iniciando no mundo da fotografia e você está me ajudando muito com suas preciosas dicas.
Vanessa Alves
Que bom, Denise! Aproveite bem tudo que tem aqui!=)
GERSON DE FIGUEIREDO
Olá, pode me indicar câmeras fotográficas para fotos aéreas que possa ser controlada por controle remoto ou softwares, pois ela sera acoplada em um drone a 100 m de altura. desde já agradeço
Vanessa Alves
Oi Gerson!
Uma gopro pode ser o ideal…=)
Guina
Comprei minha primeira Cam uma T5 com o kit básico que vem nela.
Já acompanhava as dicas (ótima e objetivas) mesmo quando só tirava fotos com o celular e agora estou voltando mais vezes para aprender cada vez mais.
Apenas gosto de fotografar e ver o resultado.
Valeu por compartilhar seu conhecimento.
Vanessa Alves
Oi, Guina!
Muito obrigada, fico muito feliz que goste do site e que o que eu escrevo esteja te ajudando.
=)
Cesar
Uma dica para quem está na praia, debaixo de sol forte, é usar a regrinha do Sunny 16: usa a velocidade como o inverso do ISO (tipo ISO 100 e velocidade 1/100s), e abertura f/22.
Tem gente que não gosta de regrinhas, mas elas só existem por que funcionam… Esta regra é do mundo das fotos com filmes, e costumava dar bons resultados. Com as digitais ela deve também dar bons resultados ou oferecer um bom ponto de partida para você começar os ajustes.
Vanessa Alves
Oi, Cesar! Obrigada pelo comentário e ajuda aqui!
Essa regrinha é boa, mas como já me conhece, eu não apoio muito. hahaha
Acho que a pessoa precisa aprender a pensar fotograficamente, ela precisa saber o que ela quer e como chegar nisso. Essa programação que passou, dará uma fotografia com boa profundidade de campo e boa exposição, mas e se for um lindo retrato e você quiser o contrario disso (menos profundidade ou mais contraste de cor)? E se aquele sol não for tão forte?
=)
Lourival Mauricio
Professora Vanessa Alves.
Comprei recentemente uma D70 com uma 18-135, tinha uma superzoom, como um outro participante falou da demora na regulagem Manual, pergunto é muito errado ou quando terei problema ao usar o ISO automático no modo Manual para diminuir o tempo de regulagem? Minha câmera permite.
Vanessa Alves
Oi, Lourival!
Parabéns pela aquisição, a Canon 70D é uma excelente câmera!
Não recomendo deixar o ISO no automático, pois a chance dele compensar a exposição para o ISO maior e granular toda a sua imagem é muito grande. Recomendo que defina um ISO e faça os outros ajustes em cima desse. Quando tiver mais prática verá que não é complicado fazer todos os ajustes ao mesmo tempo. =)
Edivaldo
Realmente e tudo muito confuso muita informação ao mesmo tempo mas estou estudando com certeza vou aprimorar. Parabéns não é todo fotografo que tem boa vontade de mostrar o caminho a seguir…..
Vanessa Alves
Oi, Edivaldo!
Sim, é bastante informação, mas você irá conseguir, no começo é assim mesmo.
Obrigada! Tento fazer o meu melhor para ajudar todo mundo. =)
Silvano
Nada sei de fotografia….rssss…..tem alguma dica para usar uma Nikon P530? È uma máquina simples, com algumas opções de ajuste. Grato pela atenção! Parabéns pelos artigos!
Vanessa Alves
Oi, Silvano!
Dá uma lida no manual dela. =)
Silvano
Bom dia, Vanessa. Já li…rssss. Obrigado.
Vanessa Alves
=)
Gilberto Gerhardt
É muita informação, mas ainda chego lá e obter boas fotos. Estou conseguindo “digerir” as informações básicas. Só treinando muito, pois a cada instante muda o cenário e a configuração da máquina também. Muito bom o site. Abraços.
Vanessa Alves
OI, Gilberto!
Que bom que está gostando do site, fico muito feliz.
Usar o modo manual da câmera é questão de treino, tenho certeza que irá conseguir. =)
Mariana
Oi Vanessa, tem alguma dica de curso básico de fotografia, para aprender a fotografar no modo manual??
Obrigada!
Vanessa Alves
Oi, Mariana!
Eu tenho um curso online de fotografia, você recebe o meus e-mails? Se sim, irá saber da abertura de uma nova turma. =)
Josiete Souza
OLÁ VANESSA
Sou uma apaixonada por fotografia, comprei recentemente uma Canon T5, e comecei a fazer fotos caseiras, estou meio presa ao modo automático, mas quero muito poder usar o manual e ajustar conforme minhas especificações. Gostaria de saber tb se a T5 tem um modo de espera, não sei se é assim que se diz, queria programar a foto , para poder aparecer junto entende?
Vanessa Alves
OI, Josiete!
Tem esse modo sim, dá uma olhada no seu manual, assim será mais facil para identificar. O nome dele é temporizador. =)
jailma silva
Bom dia
Meu pai era fotografo antigamente, mas com a idade e tecnologia ficou dificil continuar, tenho 2 maquinas uma nikon d40 e uma nikon d3000 mas não sei usar o menu, fazer os ajustes, qual o curso que vc me indica, quero me tornar uma profissional.
Vanessa Alves
Oi, Jailma!
Eu recomendo o meu curso online, já formei muitos alunos e muitos se tornaram profissionais. Eu abro inscrições algumas vezes ao ano, fique de olho no e-mail.
Presencial recomendo o do Senac. =)
Eduardo
Você bem que poderia dar o exemplo do que significa na câmera, fechar o diafragma e subir o obturador e mexer na ISO
Vanessa Alves
Oi, Eduardo! Há.. Verdade! =)
Rodrigo
Vanessa, qual a melhor lente para fotografar em shows musicais no palco? Com pouca luz e em movimento…
Vanessa Alves
Oi, Rodrigo! Essa é uma pergunta bem difícil, porque depende muito do enquadramento que você faz, pode ser mais geral ou detalhe, e cada um será um tipo de lente. De qualquer forma o mais importante do que os mm, é você ter uma lente clara, como f1.2, f1.8, f2.2 e f2.8. =)
Subir o ISO e ajeitar na finalização também ajuda muito.
Sharon
Oi vanessa vc ainda tem o curso online
Vanessa Alves
Tenho sim, Sharon! =) É só se cadastrar no meu site, assim que abrir nova turma, você receberá o e-mail. =)
Carmem Nazareth
Olá! Bom dia!!!
Vanessa, passando para lhe agradecer pela dica. Sabe, eu normalmente usava a minha NIKON D3200 no modo A ou S…quando li o seu artigo e resolvi arriscar(deixar o medo de errar pra trás). No mesmo dia peguei minha câmera, a lente nikkor 55-300 de vr e a minha filha e fomos para o Parque Municipal da cidade. Fiz as fotos e vou te confessar, me surpreendi com o resultado, até o pós processamento ficou com outra cara. Agora não quero saber de outro modo que não seja o MANUAL…superei minhas expectativas e as fotos estão fazendo o maior sucesso! Que Deus lhe abençoe e muito, muito obrigada por compartilhar seus conhecimentos com os iniciantes e menos experientes…beijos e abraços!!! Fotos lindas e com outro visual, uhuuuuuu!!!
Vanessa Alves
Oi, Carmem! Uhuuuuuu
Nossa eu amei o seu comentário! Muito obrigada por esse retorno! Fiquei muito feliz com o seu progresso, te desejo lindos cliques pelo caminho! =)
O modo manual é tudo de bom. =)
Renan
Olá, Vanessa. Tudo bom?
Estou voltando a fotografar com uma DSLR. Antes fotografava com a Canon, depois passei a fotografar com o iPhone e agora estou com uma Nikon D5300. Tô adorando a Nikon.
Aproveitando seu post me surgiu uma dúvida. Eu sempre tive dificuldades de utilizar os modos automáticos das DSLR. Sempre gostei mesmo de usar o modo manual. Para mim é como dirigir um carro, gosto de me sentir no controle da fotografia.
Exceto em algumas situações, por exemplo, no último fim de semana fui fotografar um grupo de cães e PRECISEI usar o foco automático da câmera.
Minha pergunta é: É normal no mundo da fotografia os fotógrafos terem mais facilidade em usar o modo manual? Eu sinto que os outros modos não é a minha praia, não transmite a minha essência e eu sempre fico desapontado com o resultado. Eu sempre vejo pessoas comentando o quão satisfatório é o resultado das fotos delas em outros programas, mas eu não sinto a mesma coisa.
Gostaria de aproveitar a oportunidade desse comentário e deixar meu elogio ao seu blog. Acompanho já tem bastante tempo, mas nunca dei as caras por aqui. rs. É o blog mais completo de fotografia que eu conheço.
Um grande abraço.
Vanessa Alves
Oi, Renan! Muito obrigada pelo seu elogio ao site, me esforço para que ele seja mesmo muito completo, muito obrigada. =)
Eu te entendo, mas tenha certeza que os modos automáticos sempre serão inferiores, ela pode até expor corretamente em alguns casos, mas e a profundidade, o tom de movimento, a cor?
Muitas pessoas desejam ter uma DSLR e quando as têm optam por não se dedicar a fotografia, então não aprendem a usar a máquina no modo manual. Dai elas acham o automático mesmo maravilhoso, mas porque não conhecem o modo manual.
Já vi “profissional” usando o modo automático, as fotos não eram nem 1/3 do que seriam no manual.
Participe mais, gostei da sua interação. =)
Luiz Adelio Machado
Parabens Vanessa, muito obrigado.
São aulas , não somente dicas.
Vanessa Alves
Uhuuuu muito obrigada, Luiz! =)
Sucesso para você!
Priscila
Vanessa…você é uma pessoa iluminada, estou adorando o seu trabalho em poder ajudar as pessoas com dicas. Gostaria de saber se tem alguns sites que você poderia indicar para fazer cursos online como fotografar newborn, gestantes, etc
Vanessa Alves
Oi, Priscila! Muito obrigada! =)
Eu tenho um curso de fotografia online, se inscreva no site, quando eu abrir uma nova turma, você receberá um e-mail. =)
paulo
para mim que sou principiante muito bom.
Vanessa Alves
=)
paulo
ola Vanessa eu tenho umas Fotos que nao consigo abrir sera que me pode ajudar?
Vanessa Alves
Oi, Paulo! O que acontece?
Pablo
Parabens Vanessa Alves suas fotos Sao maravilhosa mas nao estou consiguindo ajustar o diafragma e o obturador
Vanessa Alves
Oi, Pablo! Muito obrigada!
Qual é a sua dificuldade? É em mexer neles ou entender como funcionam?
Carolina Oliveira
Olá Vanessa, gostaria de saber se você não tem outras apostilas disponíveis para baixar?
Vanessa Alves
OI, Carolina! Por enquanto não tenho. Quando tiver, avisarei por e-mail. =)
Marcela
Olá, boa noite!! Tenho uma sony semi profissional e gostaria de saber como faço para ativar o moto automático. Onde captura fotos em alguns segundos sem eu clicar no dispositivo para fotografar.
ze virgilio
Gostaria de um conselho profissional….
Usando na pratica –
usar o botão AF-On ou fazer o foco no botão disparador
Vanessa Alves
OI, Ze! Eu uso o botão do disparador, acho mais rápido. =)
Victor César
Como tudo na vida, é preciso gostar. A seguir, é só aprender e pôr em prática. A fotografia é um mundo de arte complexo onde a aprendizagem é lenta…mas se o gosto for grande, os resultados vão aparecendo.
Todo o seu trabalho é digno de apreço e denota uma paixão grande por esta arte. Sou um daqueles que utiliza o “automático” em vez do “manual”, mas depois de ler atentamente parte do que tem escrito sobre o assunto e mais algumas coisinhas que já sabia, vou começar a “estragar” algumas fotos para aprender.
Parabéns pelo seu trabalho.
Vanessa Alves
Olá Victor !!!
É isso ai, com a pratica vem a perfeição.
Fico feliz que esteja gostando do meu trabalho. =)