Muitas pessoas querem aprender truques fotográficos, querem aprender qual ajuste usar em um dia de sol ou nublado, por exemplo. Mas será que existe mesmo um “truque”?

O Truque Fotográfico

Eu vejo algumas pessoas querendo aprender truques fotográficos. A verdade é que a fotografia é um conhecimento técnico que vai muito além do obturador, diafragma e ISO. É necessário ter conhecimento de cor, luz, textura, proporção, perspectiva e etc . Você precisa aprender a dominar a parte técnica, para então dominar a arte da fotografia. Só assim consegue transmitir o que deseja através do seu clique ou vídeo.

Não existe um ajuste pronto para alcançar resultados, ou seja, não existe truque em fotografia. Depois que você se aprofunda no conhecimento, estuda e pratica, você entende melhor a parte técnica especifica para cada segmento (paisagem, retrato, arquitetura e etc). Mas, volto a dizer, não existe truque em fotografia.

Sabe por que não existe truque? Porque na fotografia não tem como copiar ajustes, ou como falar “em dia de sol use o obturador em 1/100”, pois, como você sabe, a fotografia depende da luz de cada local, e cada ambiente pede um tipo ajuste para aquela exposição e também um tipo de “olhar fotográfico”.

Por isso que sempre digo: aprenda e estude a parte técnica, dessa forma você irá dominar a fotografia.

Para entender mais sobre como funcionam os ajustes e se aprofundar na parte técnica, recomendo alguns artigos:

Deixe comentários, quero muito saber o que você pensa. =)

Curta e se inscreva no meu canal!

Se inscreva no meu Canal do YouTube:

Eu criei um Guia definitivo - Tipos de Máquinas Fotográficas(GRATUITO) para facilitar a sua escolha de máquina.

PARA TER ACESSO, COLOQUE SEU E-MAIL ABAIXO E CLIQUE EM “QUERO APRENDER”:

100% de Privacidade

Sou uma apaixonada por fotografia e vídeo. Sou aquela que desde pequena esta com uma câmera na mão e uma ideia de registro na cabeça. Minha formação técnica é em cinema com especialidade em fotografia e câmera(vídeo/cinema) e o bacharel é em publicidade. Mas minha formação principal é o dia a dia e a curiosidade. Quero dividir um pouco do que aprendi com vocês, e claro, através dos comentários aprender mais.

14 Comments

  1. Marisa Sousa

    Vanessa você é sempre 10! Parabéns por mais um maravilhoso vídeo.

  2. Jonathan Gomes

    Oi Vanessa. Concordo com você…fotografar é não um simples truque. Estudo há alguns anos e confirmo isso.

  3. Luis Rodrigues

    Adorei o vídeo, Vanessa! Sucesso sempre para você!

  4. Lara Barbosa Cavalcanti

    Cada vez me surpreendo mais com a quantidade de coisa que eu não sei sobre fotografia…eu pensava mesmo que existia ajustes pré pronto… surpreendida…

    Valeu Vanessa

    • Oi, Lara! Aos poucos você vai pegando tudo, não ter “truque” é bom, porque significa que não tem segredo, é só se dedicar um pouco! =))

      Bons cliques para você!

  5. Gabrielly Dias

    Amei o vídeo Vanessa e preciso dizer que amei a semana da fotografia e vídeo, foram as melhores aulas da minha vida..

  6. Luan F Santos

    Querida Vanessa amo os seus vídeos…estou te seguindo a um tempo e já aprendi muito…estou sempre por aqui…continue nos presenteando com sua experiencia…

  7. Wilian Jones Soares de Souza

    Oi…. tenho dificuldades em fotografar a noite – pode me dar algumas dicas?
    obrigado