LINGUAGEM FOTOGRÁFICA:
O fotógrafo sempre está buscando sua linguagem fotográfica, seu estilo de cor, textura, contraste, tema e enquadramento. Pode ser um desses estilos ou vários deles. É isso que vai diferenciar sua fotografia das demais e possivelmente te proporcionar mais olhares e admiradores do seu trabalho.
Steve McCurry é um fotógrafo americano, formado em cinema, há uns 30 anos trabalha para a revista National Geographic. Já viajou para muitos países entre essas viagens em 1984, no Afeganistão ele fotografou a jovem Sharbat Gula. É possível que você já tenha visto essa fotografia, é a fotografia mais reconhecida da história da revista.
Essa fotografia tem uma história interessante, vou contar resumidamente:
A menina virou capa da revista National Geographic. Na época ela tinha 12 anos e havia perdido os pais em um bombardeio soviético, ela estava em uma escola para refugiados no Afeganistão.
Essa fotografia foi tirada quando ele a encontrou sem a burca(elas são obrigadas a usá-las) e ele pode fotografar um raro momento de uma mulher sem a burca. O nome dessa fotografia é Afghan Girl (Menina afegã).
Por muitos anos, varios fotógrafos tentaram achar a menina e não tiveram sucesso. Em 2002 a Revista National Geographic montou uma expedição para encontra-lá, após muita procura encontrou a menina, agora com 30 anos. Ela havia voltado para sua antiga cidade afegã e estava casada. O marido autorizou que ela fosse novamente fotografada. Ela nunca antes da primeira imagem havia sido fotografada e nem após. Sharbat Gula não tinha ideia da repercussão da sua fotografia.
Essa foi a fotografia após 18 anos:
Se você quiser saber mais e com detalhes, existe um documentário!
Linguagem Fotográfica e Steve McCurry
O encanto dessa imagem está nos olhos verdes e fortes da menina e na expressão arisca. O que criou todos esse encanto, além da menina(claro!), foi a composição das cores.
O fundo desfocado e a roupa que aparece por baixo do tecido possui a mesma cor dos olhos da menina, o que gera uma combinação de cores, uma harmonia e destaque para os olhos dela. O tecido alaranjado/vermelho combina com a cor de pele dela e contrasta com o verde, chamando mais atenção para os olhos.
Analisando o Trabalho do Steve McCurry e sua linguagem fotográfica, percebi que ele utiliza em muitas imagens, não em todas, esse mesmo estilo do retrato da menina afegã. Ele simplesmente descobriu o que trás olhares para fotografia dele e se utiliza disso.
Em algumas ele utiliza alguns dos estilos em outras todos.
Analise e veja
Perceba que nas imagens sempre tem algo em comum, seja no desfoque, enquadramento, cor, contraste, detalhe, tipo personagem, tema…
O que você achou? Como tem desenvolvido sua linguagem fotográfica?
Se quiser ver mais trabalhos do Steve McCurry, clique aqui!
Deixe um comentário e curta a página!
Recomendo a Leitura
- Como ser um fotógrafo profissional
- Setores para trabalhar com fotografia
- Fotógrafo amador, hobby ou profissional
- Câmera Semi profissional
- Como fotografar bem
- Como se inserir no mercado fotográfico
- Fotógrafo e fotografia de moda
- 4 Motivos pelos quais eu amo fotografar
- Como dirigir o modelo em um ensaio fotográfico
- Quanto ganha um fotógrafo profissional?
- O que é uma câmera DSLR?
- Como fotografar Newborn (recém nascido)
Se inscreva no meu Canal do YouTube:
34 Comments
Gabriel
O trabalho do Steve é incrível !
Vanessa
Também adoro!!!
Obrigada pela visita!
Horácio Esparrell
Trabalho incrivel do Steve e eu tive a impressão que ele pediu para as pessoas usarem as roupas para cada tipo de fotografia para ter um jogo de cores e contrastes.
Everton
Wow!!!
Lisa Ritter
Sem palavras, rsrs… O cara é o CARA!
Vanessa Alves
=)
Eduardo Luiz Lopes torres
Muito linda as fotos gosto muito das cultura dos povos eu acho maior viagem gosto muito de fotos criativas
Vanessa Alves
Oi Eduardo, é incrível né?
Eu adoro também! =)
Marília
Muito bacana, conhecia a fotografia, mas não a história dela. Parabéns!
Vanessa Alves
OI Marília!
Que bom que gostou. Acho essa historia incrível. =)
Rogério
Obrigado por nos trazer estas obras de arte, verdadeiras fontes de inspiração! Além disso, com uma breve análise técnica, nos ajuda muito a identificar vários segredos.
Parabéns novamente.
Vanessa Alves
Oi, Rogério!
Uhuuuu que bom que gostou, quero despertar o olhar de vocês.
=)
Sérgio Silva
Muito legal o artigo.
Embasado com contexto histórico e técnico.
Muito legal,
Vanessa Alves
Obrigada, Sergio!
=)))
Mércia Ligia Aparecida Pieroni
Obrigada por compartilhar essas imagens Vanessa. Eu amo fotografia de retratos. As dele são espetaculares. Dessa menina afegã parece que nunca vai envelhecer. Como se tornar um Steve? Acho que cada um já nasce com aquele dom e perfeição no olhar fotográfico. Outros tem que ralar para alcançar . Valeu grande Vanessa¹¹
Vanessa Alves
Oi, Mércia!
Obrigada pelo comentário.
Então como ser um Steve? É como você falou mesmo, cada um vem com um dom.
Mas vamos bater um papo. Eu às vezes, penso nisso, e acho que os fotógrafos da época dele tiveram muita sorte, pois estavam na época certa. Existia muito menos fotógrafos do que hoje, então um clique mais interessante ganhava maior destaque e assim eles iam crescendo e se aperfeiçoando. Esses fotógrafos hoje são os melhores do mercado para fotografia jornalistica e documental, e estão nos melhores lugares do mundo para fotografar. Estar no melhor lugar faz muito a diferença, ter os contatos e quem te leve até lá, também.
=)
Hoje eu posso ir lá fazer uma foto parecida (nunca igual, o cara é fera ..rsrs) e não ter o mesmo destaque.
Não sei se consegui transmitir bem o pensamento…rsrsrs
Adorei o papo!
Mércia Ligia Pieroni
Às vezes pode até ter mais destaque, mas tudo tem o dia certo , na hora certa e como vc disse muita sorte. Tenho uma amiga que ela faz expedições fotográficas e vende as fotos para decorações de interiores.Sorte é a palavra mesmo.
Vanessa Alves
Oi, Mércia!
Que legal a sua amiga! Me manda um e-mail com o contato dela, de repente posso fazer uma matéria com ela, para dividir a experiencia dela. Este segmento é muito legal. =)
Sortuda!
Leandro Santana
Olá, Vanessa!
Primeiramente gostaria de registrar que é a minha primeira vez aqui e adorei… Especialmente pelo seu carisma e dedicação – e inteligência – em responder os comentários. Já li vários artigos em sequencia 🙂
Fotografo como hobby a pouco mais de dois anos, e de modo mais intenso nos últimos meses, e pretendo sim me tornar um fotografo profissional em futuro próximo.
Também acabei de ler a pouco o seu artigo sobre tipos de fotografia e por isso gostaria que me corrigisse se eu estiver errado: O fato é que ao meu ver, tanto para escolher uma área da fotografia, quanto para encontrar um estilo próprio, será preciso experimentar os mais diversos tipos de fotografia. Correto? (ou não?)
Pergunto isso porque geralmente quando perguntamos sobre “qual lente…?”, “qual flash…?”, e etc… em algum fórum ou blog, normalmente as pessoas respondem logo com uma outra pergunta: “isso depende de qual área você irá fotografar… blá, blá…” como se fosse obrigatório, para um iniciante, ter uma área definida. Ora, como vou encontrar a minha área de atuação se eu ficar limitado apenas a uma lente grande angular ou apenas a uma telefoto que me “impedirão” de experimentar e conhecer (e principalmente aprender) outros segmentos.
Agora, realmente vejo pessoas que já tem um interesse especifico, mas isso não é regra. Uma grande parte – eu mesmo quando comecei – sequer tem ideia de que existe diferentes tipos de lente ou do que é possível fazer com um flash dedicado.
Enfim, desculpe ter me alongado. Espero que seja possível entender o que escrevi… A pergunta é: O correto para os amantes da fotografia, como um todo, é realmente não se limitar, mas sim experimentar até descobrir a sua área e o seu estilo?
Vanessa Alves
Oi, Leandro! Fico muito feliz que esteja gostando do site, espero te ver mais vezes por aqui.
Você tem razão, a maioria dos fotógrafos começam mesmo sem saber muito para onde ir. Por isso que muitas vezes o segmento acaba escolhendo ele, o fotógrafo começa a trabalhar meio sem querer com eventos (por ser o mais fácil de começar), e quando vai ver, é craque em eventos, mas não em outros segmentos.
Acredito que tenha que experimentar um pouco de tudo, por isso uma lente básica como a 18-135mm é o ideal para esse momento, com ela você explora os diversos ângulos e enquadramentos.
Giovana
Oi Vanessa, boa noite!
Estou encantada com tudo que tenho visto em seu site. Louca pra aprender um pouco.. Olhos de uma mãe apaixonada que aprende a cada dia descobrir algo encantador e magico nos movimentos suaves e forte da minha pequena bailarina Sofia.
Tenho brincado de assistente de fotógrafos, produtora, pedindo aquele olhar babado que existe entre nos duas, coisas do tipo…
Resolvi ter minha primeira câmera inspirada nos movimentos e tudo que as imagens da Sofia traduz… Inspiração, motivação e coragem.
Obrigada por ajudar realizar este sonho. Beijinhos de agradecimento
Vanessa Alves
Oi, Giovana!
Uhuuu que legal o seu comentário! Amei! Muito obrigada e fico muito feliz em fazer parte da realização do seu sonho!
Sucesso com seus cliques mágicos da pequena Sofia! =)
Claus L.P.
A foto desta garota é como um ícone na minha mente.
Não me lembro de onde vieram, mas quando criança, em casa haviam várias revistas e artigos da NG, com incríveis fotos e matérias.
Eu observava e admirava cada imagem. Sempre traziam paisagens, pessoas e situações bastante diferentes da nossa realidade, talvez por isso se faziam mais fascinantes.
Sempre gostei de personalizar minhas coisas, como material escolar. Não me lembro exatamente qual era o ano, mas usei a foto da menina afegã como capa de caderno em alguma época do ensino fundamental, por achar algo único, como realmente é.
Muito boa matéria..!
A primeira foto dá a impressão que ele tentou EXATAMENTE a mesma receita da foto-irmã tão famosa, hehe.
Já as imagens do senhor de barba ruiva e o trabalhador fumando, são impressionantes.
Vanessa Alves
Oi, Claus! Amei seu comentário e sua historia! Que demais!
Muito obrigada pela participação. Participe sempre que quiser! =)
Mércia Ligia Pieroni
Vanessa vou ver se consigo falar com a Duda e ver se ela quer compartilhar as viagens. Beijos
Vanessa Alves
=) Obrigada, Mércia!
Nelson Alexander
Além das cores, a maneira com que ele explora o brilho dos olhos e o foco no olhar humaniza e nos coloca dentro da imagem.
Vanessa Alves
Oi, Nelson! Concordo muito com você, é mágico! =)
Paula
Olá, Amei sua página.
Eu sou casada com fotógrafo, mas que não têm paciência para ensinar ,kk sou um pouco lenta mas vi que você explica muito bem , vou estar te acompanhando amei ❤️👏👏 !!!
Vanessa Alves
Que bom que gostou Paula!
Fico feliz :-)!
Maria Aparecida Sencades Alves
Ele é o máximo!!
Vanessa Alves
Demais, né? =)))
Agostinho
Vanessa,
obrigado pela partilha, historia interessante. Estas fotos são espetaculares e são uma boa fonte de inspiração.
Vanessa Alves
Olá, Agostinho!
Muito obrigada pelo seu comentário!
Fico feliz que tenha gostado!