FOTOGRAFAR ESTRELAS:
Eu aposto que você já olhou para o céu e pensou “eu quero fotografar estrelas”, e em seguida, “mas como faço para fotografar estrelas?”. Fique tranquilo, com esse artigo espero te ajudar a atingir esse objetivo.
Se você já começou a fotografar sabe que a fotografia é muito mais que só apertar um botão, envolve muita técnica de ajustes, e para fotografar estrelas você precisa estar bem afiado nessas técnicas. Fotografar estrelas é conhecimento aliado a planejamento, dá trabalho, mas vale muito a pena.
Tenho alguns artigos no site que irão te auxiliar nesse aprendizado, recomendo a leitura:
Abaixo vou citar os passos que deve seguir para ter sucesso com sua fotografia.
1° Como Fotografar Estrelas: Equipamento
Antes de sair de casa para procurar o melhor lugar para fotografar, saiba exatamente o que irá precisar para ter sucesso com as estrelas.
O equipamento mínimo que recomendo é:
A Câmera: É possível fotografar estrelas com uma câmera compacta avançada ou uma superzoom, mas você terá que ter acesso a alguns ajustes manuais para ter sucesso. O ideal é ter uma câmera DSLR (pode ser de entrada, semiprofissional ou profissional) ou Mirrorless, com elas irá conseguir controlar o obturador, o diafragma e o ISO. Se tiver dúvidas sobre qual câmera é a sua, recomendo que baixe o meu guia aqui.
Tripé: O tripé é imprescindível, se não levar um tripé, não terá a fotografia, pois terá que fazer fotografia de longa exposição (serão longos segundos de exposição), ou seja, sem tripé é igual a fotografia borrada.
Leia mais sobre tripé aqui e aqui.
Lente grande angular: Normalmente usamos lente grande angular para fotografar estrelas, e lentes que possuam uma boa abertura de diafragma como f 2.8. Lentes com baixa refração também ajudam, pois irão refletir menos o brilho da estrela e proporcionar um melhor contorno e estrutura para a sua foto.
Se não tiver uma lente “top”, não fique chateado, faça com a lente que tiver, você terá um bom resultado, pois o mais importante é acertar os ajustes. =)
Leia mais sobre lentes aqui.
Disparador ou controle remoto:
Como estará fotografando com longa exposição, não poderá encostar na câmera, terá que ter um disparador ou um controle remoto. Se não tiver um desses acessórios, pode usar o disparador interno da câmera, mas confesso, com eles fica um pouco mais ágil.
2° Como Fotografar Estrelas: Localização, horário e Clima
Depois de ter todo o equipamento necessário, você precisa saber de onde irá fotografar as estrelas.
A poluição junto com as luzes da cidade dificultam a visualização das estrelas. Se você estiver em uma grande cidade, é possível que tenha que se afastar alguns quilômetros para conseguir o clique. Eu estou em São Paulo, capital, já cheguei a viajar mais de duas horas para fotografar estrelas e mesmo assim não foi lá grande coisa. O local que irá fotografar precisa ser bem planejado. Ter referencias de locais é importante.
Dependendo de onde estiver fotografando, a luz da cidade mesmo a quilômetros pode interferir, um horário legal é durante a madrugada, pois terá menos luminosidade.
Na época de lua cheia o céu fica muito luminoso e atrapalha na visualização nas estrelas na foto. Fique atento a fase da lua.
Confira o clima da região antes de sair, pois se estiver com muitas nuvens, pode impedir de conseguir visualizar as estrelas.
Falei, falei da luz da cidade, mas pode ser que dependendo do local que esteja, que a luz ajude a compor o seu quadro, e pode dar um charme e toque especial. Na fotografia tudo é relativo, porque depende muito do seu olhar e do seu conhecimento para tirar o melhor de cada situação. =)
Links úteis:
3° Como Fotografar Estrelas: Técnica
Finalmente é hora de por a mão da massa e aplicar as técnicas de fotografia que você sabe sobre exposição e composição da imagem.
Os ajustes que vou citar podem variar, então recomendo que faça alguns testes e que siga a sua intuição, pois como sabe, cada lugar tem uma luminosidade, então é impossível passar um ajuste exato, por isso é importante já ter um pouco de conhecimento, assim conseguirá tomar as melhores decisões.
Formato: Recomendo que fotografe em RAW para poder ter uma finalização da imagem mais equilibrada e com mais controles. Leia mais sobre RAW aqui.
Diafragma: Normalmente se usa o mais aberto possível, pois assim não precisa deixar a velocidade muito lenta, eu particularmente gosto de explorar esses dois ajustes para conseguir tirar o melhor do ambiente que estou.
Foco: O foco terá que estar no manual, pois no automático ele não irá conseguir focar. Você pode deixar a lente no infinito ou fechar a imagem (tanto no modo visualização dando zoom, quanto na lente), focar e abrir o quadro novamente. Lembre-se: Movimentou a câmera, faça o foco novamente.
Obturador: Agora a brincadeira começa a ficar legal. Tem uma coisa que precisa ter em mente antes de ajustar o obturador:
A Terra está girando, então se o obturador estiver muito lento as estrelas irão borrar, pode ser um borro pequeno ou grande.
Tendo isso em mente, você pode usar o borrão a seu favor ou escolher não tê-lo na sua foto, a escolha é sua..
Leia mais sobre obturador aqui.
Continha para não borrar a imagem:
Essa continha para fotografar estrelas chama-se “regra dos 600”, ela não é uma conta exata, pois depende do local no mundo que você está (essa é uma relação com o eixo de rotação da Terra). Eu recomendo que você siga um pouco essa regra para ter o mínimo de segurança sobre o borrão, caso queira suas estrelas bem nítidas.
Conta: 600 / (dividido) distancia foca = Limite máximo de baixa velocidade
Exemplo: Está usando uma lente grande angular 14mm, irá dividir 600/14, resultado será 42. Você poderá usar o tempo máximo de 42 segundos obturador.
Quanto menor a distancia focal, mais longa será a sua exposição.
ISO: Use o ISO mais alto que conseguir que não prejudique a sua foto. ISO 2000 pode ser interessante para fotografar estrelas, mas dependendo da câmera, pode subir um pouco mais, faça alguns testes.
4° Como Fotografar Estrelas: Finalização / Edição da Imagem
Tenha em mente, sua imagem provavelmente não ficará perfeita na hora do clique, você terá que finaliza-la em um dos programas de edição (confira os programas aqui).
Na hora de finalizar poderá:
- Dar mais destaque as estrelas;
- Destacar algo da paisagem;
- Equilibrar a exposição;
- Equilibrar as cores;
- Ajustar o contraste com o céu;
- Melhorar a aparência do granulado do ISO alto;
- E etc…
Algumas das fotos do artigo são do fotógrafo Ben Canales, eu adoro as fotos dele e quis dividir com vocês. Veja mais fotos dele aqui . Outras são do fotógrafo Mikko Lagerstedt, veja as fotos dele aqui.
A foto abaixo é do Instagram do Fotografia Dicas. Compartilhei la a foto do Edu:
- Lente 10mm f4.5, ISO 3200 e 30 segundos de obturador.
- Local da foto: Trilha dos Tucanos – Tapiraí – SP.
Esses são os passos básicos para conseguir fotografar estrelas com eficiência.
Deixe um comentário com sua dúvida, sugestão, elogio ou experiência. Adoro os comentários, eles nos faz crescer. =)
Recomendo a leitura
- Como Fotografar a Lua – Parte I
- Fotógrafo de hobby, amador e profissional (diferenças)
- Como me inserir no mercado fotográfico
- Modo manual x automático
- Como viajar com minha câmera
- Visor LCD móvel, faz a diferença?
- Como Fotografar Tudo
- 5 Coisas que Ninguém diz a um Fotógrafo Iniciante
- Como fotografar Newborn (recém nascido)
Se inscreva no meu Canal do YouTube:
98 Comments
João Paulo de Sousa Guimarães
Muito bom o artigo Vanessa!
Você caprichou em detalhes!
Fotografar o céu noturno é uma baita forma de se criar obras de arte!
Parabéns!
Vanessa Alves
Oi, João!
Muito obrigada! Que bom que acertei com o artigo! =)
Francisco Junior
Vanessa só tenho que te agradecer por todos os artigos e dicas, esse é mais um que irei aproveitar e me melhorar como fotografo.
Pra mim você é a melhor.
Vanessa Alves
OI, Francisco!
Uhuuuuu amei seu comentário, muito obrigada! =)
Luís Carvalho
Olá Vanessa
Mais uma grande dica e ensinamento para quem quer aprender a fotografar.
Obrigada
Vanessa Alves
Oi, Luis! Muito obrigada! =)
Osmando
Vanessa!
Que postagem da hora! Show de bola!
Parabéns! Manda mais…
Quero aproveitar e pedir para postar mais no Face aquela postagem ” O que não pedir para o fotógrafo”. Acho elas ótimas e sempre as compartilho no meu perfil.
Abçs
Vanessa Alves
Oi, Osmando! Muito obrigada! =)
Que legal saber que você gosta dessa postagem, eu também adoro! Vou postar alguma. =)
Zezinho Lima
Olá Vanessa…gostei muito das suas dicas pra foto noturna…até tentei um dia desses, mas ficou uma escuridão só…rsrsrsrsrs.
Dá próxima vez vou seguir seus conselhos…muito grato por tudo que vc posta…quem sabe um dia posso dizer que sou fotógrafo…
Vanessa Alves
Oi, Zezinho! Muito obrigada!
Isso aplique as técnicas, tenho certeza que dará certo. =)
Sucesso para você!
EDUARDO AVELLAR
Que honra minha Teacher Vanessa, ilustrar essa matéria linda com uma foto minha, dentre ouras maravilhosas!! Muito obrigado querida!!
Só para ilustrar usei: lente canon 10mm, f/4,5, ISO 3200, 30 seg
O que achei mais difícil nessa foto foi acertar o foco, pois estava um breu só… uma lanterna iluminando a copa das arvores foi o recurso usado 😉
Vanessa Alves
Oi Edu! Tenho muito orgulho de você e de ter sido sua professora. Acho você fera! =)
Eu tinha quase certeza que era a luz de uma lanterna. Ficou show! Parabéns!
Vou colocar os dados da foto no artigo, muito obrigada!
@lugardosmestres
Parabéns. Ótimo trabalho
Vanessa Alves
Obrigada! =)
Bruno Santos
Muito bom, já sei como fazer rs
Vanessa Alves
Oi, Bruno! Muito obrigada e bons cliques!
Alexandre Miranda
Congratulations!!! Nice video!!!
Vanessa Alves
Oi, Alexandre! Muito obrigada!
Eduardo Sousa
Muito bom , parabéns
Vanessa Alves
Obrigada, Eduardo=)
Helton Alipio
Gostaria de saber quantos segundos seria para a lente 18-140mm. Obrigado.
Vanessa Alves
Oi, Helton!
É só você fazer a continha na hora que for fotografar, pois a distancia focal na hora do clique pode estar diferente. Por exemplo: Você pode estar com o quadro um pouco fechado, logo sera a lente 22mm em ação e não 18mm, então precisa ser na hora. =)
Jivan Leela
Oi Vanessa, seus videos sao sempre excelentes e os artigos tambem! Sou sua fã mais velha! Agora eu gostaria de saber qual a melhor lua para fotografar estrelas? Beijos
Vanessa Alves
Muito obrigada, Jivan! =)
A melhor pra mim é a nova ou a minguante. Dependendo da época e do local a crescente no comecinho. =)
Romulo
Ola, gosto muito de fotografia e estou tentando aprimorar agora, como hobbie, sua dicas são perfeitas.
muito bom
Vanessa Alves
OI, Romulo!
Uhuu muito obrigada!
Te desejo bons cliques!=)
José Rodrigues
Anteontem levantei de madrugada com minha Superzoom para ver e registrar a passagem da ISS pelos céus de Brasília. Percebi que não ia dar certo e fiquei pensando nos ajustes todos. Seu artigo me lançou mais luz sobre para este desafio de iniciante! A ISS passa como se fosse uma grande estrela, mas na velocidade de um avião a jato cruzando os céus.
Gostei muito do artigo e vou colocá-lo em prática!
Vanessa Alves
Oi, José!
Que bom que o artigo te respondeu as dúvidas, espero que consiga fotografar na próxima oportunidade! Te desejo bons cliques!
Muito obrigada pelo comentário!=)
Isabella Soares
Olá. Vou comprar uma câmera e quero Cânon, você poderia fazer um post ou vídeo explicando as diferenças entre a SL1 e a T5i. Qual é melhor? Elas tem motores? Desde já agradeço. Bjus
Vanessa Alves
Oi, Isabella!
Eu já tenho esse artigo, leia aqui.
Elas possuem motor de foca na lente.
jair jorge da silva
Garota Vanessa você é uma gata legal suas dicas são muito valiosas, parabéns pelas dicas e sucesso sempre.
Vanessa Alves
Oi, Jair!
Muito obrigada, sucesso para você também! =)
Estanislau Bianchi
Olá, Vanessa! Ótima dica!
Você tem alguma dica de como fotografar na neve?
Qual tipo de filtro usar?
Abs
Vanessa Alves
Oi, Estanislau! Obrigada!
Boa pedida de artigo, não é muito fácil clicar na neve! vou pensar em um bem legal! =)
Joel Vieira
Olá, Vanessa!
Gostei da “dica”, colocarei em prática e depois te falo sobre o resultado. Obrigado!
Vanessa Alves
Oi, Joel! Muito obrigada! Depois volta sim para me contar! =)
Wagner Souza
Olá, Vanessa!
Arrasou…
Depois do desafio da Lua, agora vou tentar as estrelas, seguindo também suas dicas.
Você é demais,
Obrigado!!!
Vanessa Alves
Oi, Wagner!
Uhuuuuuu que legal! Quero ver os resultados, vai me marcando no Instagram! =)
Gentil
Olá Vanessa.Se eu tentar fazer a foto em JPEG os resultados não serão muito animadores? É que eu ainda não sei trabalhar em RAW.
Obrigado
Vanessa Alves
Oi, Gentil!
Sabe o que pode fazer? Fotografe nos dois modos, é só selecionar no menu. Assim terá o JPEG que já sabe manipular e o RAW. Dai é só ir treinando nos programas de edição, mas vou ser sincera, se já sabe ajustar o JPEG, será a mesma coisa para o RAW, só perceberá que tem muito mais qualidade. =)
Luiz Francisco Fecci Rosa
Oi, Vanessa, gostei do artigo e quero dizer que já tentei fotografar estrelas. Mas, o resultado gostaria que você avaliasse. Como posso enviar uma foto para você dar seu comentário?
Grato pela atenção.
Vanessa Alves
Oi, Luiz! obrigada!
Infelizmente não consigo avaliar as fotos dos leitores, me desculpe.
Leticia
Olá, Vanessa.
Acabei de assistir o video legendado, eu ameiiiii.
Queria saber se todos seus videos têm legendas (ou closed caption) pois sou deficiente auditiva. E área vip também??
Parabéns!
Vanessa Alves
Oi, Leticia!
Que demais que pode assistir, mas vou te confessar, foi a legenda automática que o Youtube criou, nem sabia que criava sem eu enviar o texto.
Vou tentar ver como ter legenda em todos, é um pouco complicado porque eu não consigo ter tempo para transcrever os vídeos, mas vou pensar em algo, quem sabe algum dos meus assistentes não me dão uma força… =)
Marinho
Vanessa. Muito bom seu artigo. Legal mesmo. Em relação ao foco, se colocar no infinito também pode dar certo. O que acha ?
Vanessa Alves
Oi, Marinho!
Muito obrigada!
A regra do infinito é ter foco o mais longe possivel, mas percebo que as vezes ele falha, acho que talvez seja a lente com os componentes um pouco desregulados. O melhor mesmo é ter certeza do foco ampliando a imagem. =)
Felipe Cardoso
Oi Vanessa. Como vai?
Eu nunca vou ter palavras para agradecer tudo o que o seu site e você fizeram por mim.
Sou seu leitor há anos, acho que desde que você começou a escrever e postar as materias e você me ajudou muito com os artigos e e-book.
Agora já estou quase trabalhando só com fotografia e isso tudo graças a você. Leio todos os seus e-mails e estou sempre por aqui e na área VIP.
Desejo que você nunca perca o animo de compartilhar o que sabe.
Vanessa Alves
Oi, Felipe! Uhuuuuuu eu realmente AMEI o seu comentário!
Muito obrigada pelas palavras e consideração. Amo muito o site e dividir o pouco que sei!
Sucesso para você e desejo que logo viva só de fotografia! =)
GUSTAVO RODRIGUES DE MORAES
Ola Vanessa td bem ??? sou bem iniciante na fotografia e suas dicas ajudam bastante, parabens …. tenho uma nikon 5200 lentes 18-55 e 55-200, apos tirar a foto e dar um zoom na tela de lcd, eh possivel gravar essa imagem com zoom na propria maquina ????
Vanessa Alves
Oi, Gustavo!
Eu nunca tentei fazer isso, talvez no modo de edição da foto, pois algumas máquinas permitem alguns ajustes, você consiga.
Davi Weigert
Vanessa, excelente suas dicas e obrigado pelo o que você tem feito por nós, amantes da fotografia. Tenho fotografado o céu faz alguns anos e estou aprimorando lendo seus posts. Tenho uma dúvida: quanto ao tempo de abertura do obturador, a conta que fazemos (600/d.focal), devemos levar em consideração a área de corte que as lentes tem para cada tipo de máquina? Por exemplo, devemos multiplicar para a Canon a distância focal da lente por 1.6 para colocar na fórmula acima?
Vanessa Alves
Oi, Davi! Muito obrigada!
Na verdade isso é bem relativo, já vi fotógrafos dizendo que sim, que deve aplicar o fator de corte, mas a verdade é que eu nunca efetuei esse teste. Eu uso a regra dos 600 e funciona.
rafael lima
Olá, Vanessa 🙂
Que tipo de lente seria mais vantajosa para fotografar as estrelas: uma 35mm f/1.8 ou uma 18mm f/3.5 ?
Obrigado
Vanessa Alves
Oi, Rafael!
Eu acho a 18mm mais interessante, pois te dará um quadro mais amplo. =)
Cesar Leonardo de Souza
Adorei o artigo! Pena que só tenho super zoom, mas vou testar qualquer dia desses. Pra quem tiver interesse, esses sites ajudam na escolha do local. Um mostra o nível da iluminação dos locais, tornando mais fácil escolher o mais escuro, o outro é o calendário lunar:
http://www.blue-marble.de/nightlights/2012
http://www.moonconnection.com/moon_phases_calendar.phtml
Vanessa Alves
Oi, Cesar!
Amei o os links que passou. O com a iluminação dos locais é muito show! =)
Vou acrescentar no artigo, muito obrigada!
Ana Claudia
Olá, estou a procura de uma câmera boa e que não seja tão cara. Não tenho curso de fotografia nem nada, pretendo fazer logo após comprar a câmera, mas não sei qual eu compro, você poderia me ajudar? Eu estava vendo a Canon T5, li sua resenha e gostei mas ainda não sei, poderia me ajudar? Obrigada (desculpa se ficou meio confuso).
PS: Amei muito seu blog <3
Vanessa Alves
Oi, Ana Claudia!
Posso te ajudar sim. Eu tenho um e-book e nele tiro todas as dúvidas sobre que câmera comprar, baixe aqui.
=)
Dalton Almeida
Adorei o vídeo sobre fotografia de estrelas. Faço algumas, depois te envio para sua avaliação. Parabéns
Vanessa Alves
OI, Dalton! Muito obrigada e bons cliques! =)
João Manuel
Olá Vanessa.
Chamo-me João, sou de Portugal e encontrei a tua página online por acaso, pois procuro conselhos sobre uma boa objectiva/lente para fotografia de natureza e aves.
Adorei tudo o que partilhaste aqui no site, desde as dicas, imagens, partilha do teu conhecimento sobre os mais variados assuntos.
Adoro fotografia e como tal considerei de imensa utilidade a tua partilha.
Muito obrigado Vanessa 🙂
João.
Vanessa Alves
Oi, João! Muito obrigada, fico muito feliz que esteja gostando do site e do que escrevo aqui. =)
Um abraço aqui do Brasil!
romildo de godoi
Bom dia, Vanessa! Realmente, uma aula nota 9,5, pois faltou a stª colocar o exif da foto, visto que nos facilita e muito na compreensão da abertura, velocidade, iso. Se não foi este detalhe minha nota seria 10.
Um abração bem fraterno para você e que Deus lhe abençoe sempre.
Vanessa Alves
Oi, Romildo! Muito obrigada, fico muito feliz, mesmo não sendo 10. =)
José Felix
boa noite,gostaria de saber de você Leidi-Vanessa.eu não entendo nada estou iniciando agora em aprender a tirar fotografia;eu tenho uma Canon 50D,com 6000cliks. só que soube que é Semi-Profissional.Gostaria de saber de você, se a Nikon D60-se é Profissional ou também Semi-Profissional, se for Profissional se você aconselharia a troca(usada)
Vanessa Alves
Oi, José! =)
A Canon 50D é uma semiprofissional. Mas muitas câmeras atuais tidas como tops são, como a Canon 7D Mark II, Canon 80D e Canon 70D.
Elas são semi, mas são para fotografias profissionais. Eu recomendo que leia o meu e-book, nele explico direitinho isso. =) Baixe aqui.
José Felix
em tempo, se as objetivas, usadas na Canon(58mm) é compativél com a Nikon. obrigado
Vanessa Alves
Oi, José! Não são compatíveis.
Cristóvão
Olá Vanessa, parabéns pelos seus vídeos, realmente são excelentes dicas. Estou para comprar a nikon d5500. Pergunto se é uma máquina boa. Aqui na cidade temos um teatro de rua realizado à noite e preciso de boas fotos. que lente me recomenda, essa nikon com uma boa lente vai me ajudar? obrigado!
Vanessa Alves
OI, Cristóvão. Vou ser super sincera, essa câmera é excelente, mas o que irá fazer você ter sucesso nas suas fotos, será o seu conhecimento em fotografia para ajustar a câmera, principalmente para fotografar a noite.
Use a lente do kit e considere a compra de uma flash, sem ele será tudo em vão. =)
Péterson
Oi, Vanessa! Só uma curiosidade: por que 600? Sei que funciona, mas de onde vem esse número? Muito obrigado! E excelentes suas dicas!
Vanessa Alves
Oi, Péterson. Alguns estudiosos através de estudo e contas chegaram nesse número. Ele tem relação com a velocidade de rotação da terra e com o tempo de captura para gerar uma imagem.
Jamile Iglesias
Oie linda Vanessa.. cria aplicativo este site. Q seria mais fácil de eu ver todos os dias lendo os seus postagens. pois está incrível mesmo… Pretendo comprar uma câmara para mim.. mas. Está uma correria aqui.. trabalho e faculdade.. faço publicidade propaganda.. foi aí q me apaixonei por fotografia.. eu quero ter conhecimento sobre fotografia ante de comprar uma câmara.. mas quero ter câmara para treinar praticar em casa… até desenvolva dos meus conhecimentos. Não quero só ser amadora.. mas quero ser uma ótima profissional para todas áreas do qual q me agradam. Acho é só. Obrigada pela sua existência e seu conteúdo até sua experiência.. q estão compartilhando aqui todos nós… eu admiro isso. Obrigada mesmo. Mil bjos abraços.
Vanessa Alves
Oi, Jamile! Muito obrigada!
Te desejo muito sucesso na sua caminhada fotográfica. =)
mainard j. pereira
Parabéns pela didática de suas informações estou gostando bastante.
Vanessa Alves
OI, Mainard! Muito obrigada! =)))
Murilo
Bom dia Vanessa, gostaria de tira duas duvidas.
Sou apaixonado por astronomia.
A primeira: Eu tenho uma câmera Sx50 Canon PowerShot
Gostaria de saber se é possível fazer fotoastonomica com ela. Devido seu surper zoom gosto de fotógrafa os planetas Júpiter e Saturno. E é claro o nosso satélite natural a lua.
A segunda: Conon T5 eu consigo fazer imagens fotoastonomias?
Vanessa Alves
OI, Murilo! Muito obrigada!
Com a Sx50 você consegue fazer boas fotos da lua e do céu estrelado, mas foto astronômica com muitos detalhes ou enquadramentos mais fechados, acredito que não. Acho que nem com a Canon t5, acredito que uma Canon 5D Mark III ou IV seja o ideal, com lentes super teles.
Iwens Bernardes
Boas dicas, agora é só praticar.
Vanessa Alves
Muito obrigada, Iwens!
Bruno Heron
Vanessa, eu tenho uma Nikon D5500, e uso nela uma lente 18-140, estou com dificuldade em ajustar o foco, as estrelas sempre saem com pouco foco, como deixar mais nítida? Pode dar umas dicas em como ajustar o foco manual? Eu giro giro giro a “roda” do foco pra lá e pra cá e nada kkkkk
Obrigado!
Vanessa Alves
Oi, Breno! Dá um zoom digital, coloca no foco manual e acerta ele na mão. Essa é a melhor maneira.
O desfoque talvez seja na verdade borrão, se estiver perto de rodovia ou ruas, o balanço do chão treme a foto.
Paula
Boa tarde,
Queria saber se a Nikon p900 é suficiente para conseguir uma boa foto desse tipo.
Vanessa Alves
Oi, Paula! Eu acredito que não seja, os recursos manuais dela são um pouco limitados.
Juan Filipe
Olá Vanessa, seus artigos como sempre ótimos.
Em agosto estarei no interior do paraná, creio que verei belas estrelas por lá, você acha que com uma Canon T5 com lente de entrada 18-55mm consigo uma boa foto?
Muito obrigado, e parabéns pelo trabalho.
Vanessa Alves
OI, Juan! Que legal a sua viagem! Acho que consegue sim. Eu penso que na falta de outras lentes, use a que tem e não perca a chance de experimentar. =)
Silvio
Olá Vanessa sou astrônomo amador,adorei suas dicas e fotos!Com uma panasonic pequena f6.5./ ISO 1600/ 28mm / 14 mega posso capturar imagens das estrelas e meteoros?
Vanessa Alves
Oi, SIlvio! Muito obrigada!
Você tem uma compacta? Acredito que não conseguira. Uma pena né…
Matheus Lima
Muito bom 👏👏👏
Tô querendo começar a fotografar e seu site tá me ajudando mto! Obgd.
Vanessa Alves
Uhuuu muito obrigada, Matheus! =)
Bem vindo ao mundo dos cliques mágicos.
Phil
Parabéns pelas ótimas dicas Vanessa! Com relação à poluição luminosa, existem filtros específicos para as emissões de Hg (mercúrio) e Na (sódio) típicas de lâmpadas usadas em iluminação pública. Esses filtros barram a reflexão difusa dessas luzes na atmosfera aumentando o contraste entre as estrelas e o fundo do céu. Podem ser encontrados em lojas/sites específicos de astronomia nas seções de astrofotografia. Abraço!
Vanessa Alves
OI, Phil! Muito obrigada pela dica e por dividir seu conhecimento conosco, me ajudou muito e tenho certeza que irá ajudar os leitores. =)
Helton Oliveira
Vanessa, adorei as dicas
Mas uma dúvida que creio que muita gente tem é de como no infinito, caso a lente não tenha a marcação.
Sei que é uma tarefa um pouquinho complicada e queria aprender mais sobre isso. Até porque isso é essencial para fotos do céu estrelado.
Vanessa Alves
Oi, Helton! Muito obrigada!
É só girar todo o anel de foco para o foco distante. =)
André Monteiro
Vanessa, e como manter o enquadramento? Tipo, a foto do carro em primeiro plano e a Via Láctea no fundo, sem perder nitidez de ambos? Já tentei por na hiperfocal mas é difícil isso. Valeu!!!!! André
Ricardo
Uau, que belas fotos!
Como sou novato, comprei uma finepix S2800HD. Será que consigo fotos ao menos parecidas com estas acima ?
Vanessa Alves
Oi, Ricardo! Umm…não sei, mas vale o teste, coloque tudo no manual! =)
André Monteiro
Vanessa, excelente artigo. Valiosas dicas.
Uma pergunta, para o foco na Astrofoto, vc usa a híper focal ou fecha o obturador aumentando regulando o tempo de exposição? André