Fotografo- Profissional, Amador ou Hobby- fotografia dicas

Qual a diferença de um fotógrafo profissional para um amador?

Se você quer ser fotógrafo profissional, essa pergunta já passou pela sua cabeça!

Quando será que você deixa de ser fotógrafo amador para ser um fotógrafo profissional ou quando a fotografia deixa de ser hobby? 

Nessa era virtual com o acesso fácil ao conhecimento e a pós produção das imagens, temos visto muitas fotos bonitas (e não bonitas também..rs) e muita gente se transformando da noite para o dia em fotógrafo profissional. 

Vou transmitir a minha visão sobre como vejo o mercado fotográfico. Acho que pode ajudar os futuros fotógrafos profissionais. 

Fotógrafo Amador

Fotografo Profissional, Amador ou Hobby - Fotografia Dicas

O fotógrafo amador é aquele que tem um trabalho fixo em outra profissão, muitas vezes é da área de comunicação ou arte e investe em equipamento, possui uma DSLR, estuda,  sai para testar e aprimorar seus conhecimentos, e normalmente sabe o que está fazendo. Quando tem evento familiar ou com amigos,  lá vem ele com sua máquina, flash e cliques. As fotografias do fotógrafo amador costumam ser boas, equilibradas e bonitas.

Fotógrafo por Hobby 

Fotografo Profissional, Amador ou Hobby - Fotografia Dicas

O fotógrafo por hobby é bem parecido com o amador. Ele tem um trabalho fixo, está sempre com sua máquina,  só que muitas vezes não investe tanto em equipamento (como tripé, flash e etc). Normalmente tem uma super zoom ou uma DSLR de entrada  e suas fotografias visam mais o enquadramento e não as técnicas de exposição.  São fotografias do dia a dia, algumas pessoas mandam bem!

Fotógrafo Profissional

Fotografo- Profissional, Amador ou Hobby | Fotografia Dicas

O fotógrafo profissional é aquele que estuda, estuda e estuda fotografia (estudar é um investimento); investe em equipamento (não é a quantidade e sim o necessário para cada um); faz testes, está sempre antenado na tecnologia e formas de se aprimorar.

O fator principal é ele cobrar para fotografar, ele vive disso. O fotógrafo profissional trabalha com fotografia, está todos os dias vendo e pensando nisso, se ele não fotografar não paga as contas no final do mês. E normalmente trabalha em um nicho especifico do mercado.

É uma resposta simples e óbvia, só que muita gente se vende como profissional e não é. Pode até fotografar bem, mas não é isso que faz ser profissional. Alguns fotógrafos amadores poderiam viver de fotografia, eles têm o talento e olhar, mas como não vivem, são categorizados amadores. Entretanto se eles tivessem o trabalho deles e fizessem trabalhos de fotografia em outros horários, poderiam ser categorizados como profissionais.

Visei esclarecer as diferenças para um fotógrafo profissional,  sabemos que muitos por aí cobram e não poderiam ser tidos como “profissionais”,  eles são fotógrafos ruins e profissionais ruins existem em todas áreas, esse tema vou deixar para um outro artigo. 

Espero ter te esclarecido! 

Comente (adoro ler) e curta a página! 

Até o próximo!!

 

Recomendo a Leitura:

 
Se inscreva no meu Canal do YouTube:

 

APRENDA MAIS SOBRE CÂMERAS E DESCUBRA A MELHOR PARA VOCÊ

Capa e-book PNGEu criei um Guia definitivo - Tipos de Máquinas Fotográficas(GRATUITO) para facilitar a sua escolha de máquina.

Você vai aprender:

» Qual câmera utilizar para fotografia profissional;

» Analisar as diferenças na hora da compra;

» Entender os diversos modelos de máquinas;

COLOQUE SEU E-MAIL E CLIQUE EM “QUERO RECEBER” PARA TER ACESSO


128 Comments

  1. Thiago

    Parabéns pelo texto, muito bem escrito e informativo!

    Concordo 100% com você. Fotógrafo profissional é aquele que tem sua renda principal tirada da fotografia.

    Eu não sou fotógrafo profissional. Nessa sua divisão eu estou mais no hobby, investindo em equipamento e chegando no nível amador. 😀

    Espero chegar um dia em que tenha conhecimento suficiente para fazer uns freelas nos finais de semana para complementar a minha renda, pois não pretendo viver unicamente da fotografia, já tenho a minha profissão.

    • Obrigada Thiago! Adorei ler seu comentário!

      Se for estudando e adquirindo equipamento, já já estará fazendo freelas, acho que vai gostar, é um trabalho cansativo(como todo trabalho..rs), mas muito bom! =)

  2. Geh Cardoso

    Boa matéria! Estou estudando muito e estou na transição para a fotografia profissional. Você tem me ajudado bastante com suas matérias! Obrigada mais uma vez! Super abraço!

  3. Carlos Alberto da Costa

    Seus artigos são excelentes.Continue publicando,ok ?

    • Obrigada Carlos! Sim, irei continuar.. logo publico mais!=)

  4. Alair Ribeiro

    Ótimo artigo Vanessa, comecei a algum tempo na área da fotografia de para-quedas e estou me aperfeiçoando aos poucos, e é sempre bom ver textos como este que visam bem mostrar a diferença entre cada um.

  5. Luís Bacelar

    Muito boa sua matéria. Acabei por me definir. Parabéns.

    Luís

  6. Marcelo Marques

    Parabéns Vanessa. Tenho a fotografia como hobby, devido aos projetos em andamento, estou sem tempo para me dedicar como gostaria ao mundo da fotografia. Você está coberta de razão quando se refere a fotógrafos ruins e profissionais ruins. Ao meu ver, a profissão de fotógrafo deveria ser regulamentada e haver um órgão controlador, como a OAB faz com os formandos em direito passando por uma prova escrita e prática, e certificar somente os verdadeiramente habilitados. É sempre um prazer poder ler suas publicações, tenho aprendido bastante. Obrigado.

    • Olá Marcelo,

      Um dia desses eu estava pensando nisso, e acho que deveria ser com as demais profissões também. Acho que no caso da fotografia mesmo que a pessoa tenha aprendido sem ser em um curso formal ou de graduação, deveria ter uma prova atestando que ela sabe e pode exercer a profissão, mas é uma pena que não é assim e fica a critério do próprio fotografo a responsabilidade de desenvolver um bom trabalho.

      Existe o DRT para fotógrafos jornalísticos, porem nem sempre é usado.

      Obrigada pelo comentário! =)

  7. Pedro Campelo

    Muito bom artigo.
    Acho que o importante é saber fazer o que se quer. Profissional ou não!

  8. meio kilo

    boa tarde muito boa a sua matéria estou buscando novos conhecimentos nesta área vou fazer um curso de FOTOGRAFIA (ARTE E TÉCNICA) pelo SENAC espero conseguir um trabalho dentro de um STUDIO FOTOGRÁFICO tanto trabalho interno como em fotos reportagens fazendo cobertura em eventos geral.

    • Olá!

      Se você estudar consegue trabalhar com fotografia no seguimento que quiser. O segredo da fotografia é o estudo, é a sua aplicação e testes de novas maneiras e olhares!

      Boa sorte e obrigada!

  9. meio kilo

    eu tenho uma super zoom DMC FZ 200 LUMIX da PANASONIC F2.8 25-600 mm o que vc acha desse modelo? deveria trocar por uma CANON T3i com lente 18-55 mm ou 55-250 mm ou 75-300 mm deixa sua opinião desde já lhe agradeço.

    • Bom, vamos la!

      Se vai começar um curso e pretende ser um bom fotografo profissional o melhor é comprar uma Canon T3i, ela tem todos os recursos que precisa para aprender e começar a trabalhar. A sua super zoom é boa, mas não possui todos os ajustes necessários. Quanto a lente, compre a 18-55mm, deixe para comprar outra com o tempo, quando souber exatamente que lente precisa, pois essas que falou são tele..vai que você precisa de uma grande angular ou uma normal…

      Espero ter te ajudado!

  10. Beth Rocha

    Adorei, simples e objetiva.
    Abçs

  11. meio kilo

    ok obg pela sua opinião então nesse caso vou comprar uma Canon T3i com lente 18-55 mm e estou pensando em comprar ma lente canon 75-300 mm para fazer a troca quando eu quiser fazer fotos com zoom estava analisando os preços no (ML) Mercado Livre tanto da câmera Canon como as Lentes 55-250 mm e 75-300 mm

  12. Rodrigo

    Olá,

    Na minha opinião é bem relativo a classificação de profissional, na verdade é mais ampla. Dizer que alguém que tenha outra profissão e também ganhe tirando fotos apenas como amador, chega a ser descredito ao fazer fotografia. Eu tenho dois empregos: um de professor, outro ator, dizer que não sou nenhum nem outro é desqualificar não só minha atuação nos dois empregos, mas minha vontade de estar nas duas profissões. A mesma coisa é em relação a fotografia, se o profissional é exclusivo na fotografia não é mais profissional que aquele que se dedica meio período, ou eventuais serviços. Acho muito complicado generalizar e definir apenas pelo fato de alguns profissionais estarem exclusivos. Isto vale para qualquer profissão, ao meu ver.

    Abraços.

    • Olá Rodrigo!

      Concordo com você. A diferença é ele ganhar com isso, mesmo tendo outra profissão e fazendo trabalhos como fotografo. Talvez eu não tenha conseguido deixar claro, vou tentar arrumar isso no texto.

      Obrigada! =)

  13. Rafael Alexandre de Resende

    Ótima publicação.

    Comecei no mundo da fotografia este ano porém estou disposto a deixar minha profissão de lado para seguir carreira como você. Investi em equipamento fiz cursos leio matérias, compro materiais estudo porém não encontro trabalho na área existe algo que possa fazer ? Para me inserir mais fácil no mercado ?

    • Olá Rafael!Obrigada!

      Leia esse artigo; http://fotografiadicas.com.br/como-ser-um-fotografo-profissional/

      Para começar a trabalhar você deve escolher o nicho, ver as pessoas que trabalham com isso próximas a você e pedir para ser assistente delas ou 3° fotografo(depende do seguimento).. assim você vai conhecer pessoas(essa pessoas no futuro que vão te passar trabalho) e você vai aprender muita coisa, muita coisa mesmo.

  14. Eduardo

    Parabéns , acertou na mosca !!!!!!!!!!!!

  15. André Sanchez

    Olá…Ótimo o texto, porém eu concordo em certa parte, em questão de ter um trabalho a parte da fotografia. Aqui na minha cidade, tem muito “aventureiros fotográficos” e isso banaliza a profissão. Sou fotógrafo e designer formado, tenho uma bagagem até considerável, no entanto, tenho um emprego fixo também, e concateno meu trabalho com a fotografia justamente por ter esses “aventureiros” que impossibilita você de trabalhar único e exclusivo na fotografia. Quando digo somente na fotografia, quis me referir a trabalho seu, próprio, ou seja , sem patrão. Mas tem os casos que a pessoa trabalha o dia inteiro com fotografia (revista, jornais, e televisão). Então deixo aqui meu modo de pensar, o texto acima é muito consciente na questão de amadores que compram uma câmera e já quer ser o tal, bem como os que tem celulares, ipad e outros e sai por ai clicando e socando filtro pra tudo, e outros que tem uma DSLR, pelo menos de inicio, e vive do sustento dela, pelo menos em parte do sustento, a fotografar casamentos, eventos e ensaios (como eu). Se é DSLR ou não, tudo isso vai da questão do bolso no momento né, afinal só vermos os preços de equipamentos e flash como estão. Um abraço! e Parabéns

    • Olá André!

      Gostei do seu ponto de vista e concordo! E acho também que tem muita gente banalizando a profissão…

      Venha sempre contribuir com seus comentários, eles só somam!

      =)

  16. Franci Leonardo

    Gostei do artigo e interpretei como uma forma de desabafo também e isso não é ruim.
    Me considero uma fotografa amadora, pois invisto em equipamentos, estudo e tc, porém tenho minha profissão (sou economista).
    Falo que o que vc escreveu foi um desabafo pq tenho colegas PROFISSIONAIS que ficam muito tristes quando um amador vende seus serviços como profissa e isso não é legal, pois o leigo passa a desvalorizar e muito a ARTE DE FOTOGRAFAR BEM.
    Parabéns pelos artigos, tou acompanhando…

    • Obrigada Franci, fico muito chateada com a desvalorização da profissão e com essa confusão.

      Obrigada pelo comentário, gostei muito!=)

  17. Gabriel

    Olá Vanessa sua matéria é ótima eu que achava que estava na categoria Hobby acabo de descobrir que estou no amador e de amador espero não passar, pois temo que se chegar a nível profissional ficara tudo tão mecânico que deixarei de ver a beleza de uma foto numa simples gota de orvalho numa folha ou então o belo reflexo do sol na agua.
    Quanto ao que você falou sobre os péssimos profissionais, recentemente no casamento de uma amiga eu presenciei este tipo de profissional, pagaram 3 Mil reais ao fotografo que passou a maior parte do evento comendo e bebendo que fazendo fotos.
    Ao ver no facebook o susto que levei foi ainda maior, o “fotografo” entregou as fotos cruas sem nenhuma edição ou retoques, as fotos ficaram péssimas e não valeram o dinheiro investido. Eu também fiz algumas fotos p mim usando minha humilde D3100 da Nikon com a lente do Kit e depois editei no Lightroom, ao minha amiga ver as fotos no meu computador falou que ficou muito melhor que as fotos que o “profissional” fez.
    Como já foi falado nos comentários acho que deveria haver uma regulamentação para o profissional de fotografia porque está cheio de gente ganhando dinheiro prestando um trabalho de péssima qualidade

    • Olá Gabriel!

      Trabalhar com fotografia é mesmo diferente de te-la por hobby, te entendo plenamente. Eu amo fotografar, quando não estou com a maquina meu cérebro fotografa… No dia a dia de trabalho algumas situações preciso seguir a risca o que foi solicitado, concordando ou não, o que procuro fazer é tentar continuar criando e fazendo o meu melhor. Procuro fazer a melhor luz, o melhor enquadramento e o melhor clique.

      Sobre a situação do casamento, já me aconteceu a mesma coisa…rsrs.. péssimos profissionais por ai…rs

      Obrigada pelo comentário! =)

  18. meio kilo

    estou analisando a Canon 600D t3i com lente 18-135 mm ou a EOS 60 D com a mesma lente esta dando uma diferença de preço no valor de 1.300.00 qual das 02 vc me indicaria com a mesma lente 18-135 mm

    • Olá Meio Kilo!

      Como em outra pergunta você disse que ira fazer eventos alem de estúdio.. Recomendo a Canon 60D, mais rápida e com durabilidade de clique maior que a T3i.

      =)

  19. iZAMAR

    Vanessa, desta vez nosso contato é tão somente para desejar a vc e a todos de sua família um feliz natal um ano novo cheio de boas realizações.Quero dizer-te que 2013 para mim, foi em especial por ter descoberto uma pessoinha que me mostrou caminhos novos no mundo da fotografia removendo minhas duvida e me passando dicas excelentes.ativou em mim o desejo de conhecer ainda mais sobre o mundo mágico da fotografia. Que Deus te abençoe e te torne nosso farol do conhecimento.

    izon

    • Izon!!!!! Muito obrigada!!!! Fiquei muito feliz ao ler seu comentário, faço o meu melhor para ajudar e contribuir com informações úteis sobre fotografia!

      Que Deus abençoes você também e 2014 pode contar comigo! =)

  20. Raul

    Vanessa, sou um fotografo por hobby e acabei de comprar uma nikon p520 (superzoom) e estou com dificuldades de saber utilizar o os modos que são oferecidos no disco de modos, gostaria de te pedir algumas dicas para ficar mais facil a compreenção. Muito obrigado por gerenciar este site que nos ajuda a registrar bons momentos de nossas vidas.

    • Olá Raul!

      Você precisa ler o manual da câmera, ele diz tudo o que precisa saber! =)

      Bons clicks!

  21. meio kilo

    recebi uma proposta para fazer 2 aniversário um agora no final de janeiro e outro em Março esse 1° aniversário é de 1 ano de idade e o 2° aniversário é de 5 anos estou meio por fora do valor a ser cobrado nesses 2 eventos que terá uma duração de 3:00 horas cada! Qual seria a sua ajuda pra mim, para que eu posso fazer um preço justo para agradar ambas as partes? Espero pelo seu retorno obrigado. Desde já agradeço a sua compreensão.

    • Olá Meio Kilo!

      Eu não trabalho com eventos, até tenho uma noção de valores, mas tudo depende do publico alvo, qualidade do seu trabalho e como vai entregar o trabalho.

      Desculpa não ter como te ajudar tanto…

  22. meio kilo

    boa noite seria possível vc me enviar por email alguns modelos de contrato para que eu posso passar para meus futuros clientes?

    Att: Meio Kilo.

    • Olá Meio Kilo.. o meu proximo modulo do curso de fotografia ira abordar essa questão.. é um pouco complicada… =)

  23. Eduardo

    Oi, Vanessa. Tudo bem? Parabéns pelos posts. Para quem gosta de fotografia ou tem intenção de tornar-se profissional, a internet é a primeira fonte de pesquisa. E encontrar alguém que tenha paciência para responder as perguntas mais básicas é muito bom. Tenho a fotografia como hobby e minha ambição é tornar-me o que você considera um fotógrafo amador (alguém que investe em estudo e equipamento, mas não tem a fotografia como atividade profissional). Gosto principalmente de fotografia de paisagem e esportes (eventualmente, vídeos). Depois de muito pesquisar e assistir a comparativos na internet optei pela Nikon d7000 com uma lente 18-135mm que veio no kit. Segundo o fabricante, além de todos os recursos que a torna uma bela câmera, ela é selada, o que acredito que a torna mais segura para as fotos de esporte (me corrija se estiver errado). No entanto, tenho visto que os fotógrafos de esportes (claro, os profissionais) preferem as câmeras da Canon. Finalmente as minhas perguntas: por que essa preferência? No meu caso, levando-se em consideração as ambições que citei acima, fará alguma diferença?
    Obrigado,
    Eduardo.

    • Olá Eduardo!

      Bem observado…

      Sua duvida é comum e já adianto que está com excelente equipamento, não precisa se preocupar.

      Há uns 6 ou 7 anos a Canon lançou a Canon 5D, ela foi uma revolução tanto para fotografia quanto para vídeo (ainda maior). Nessa época a Nikon não tinha nada comparado a Canon 5D, então muitos profissionais aderiram / trocaram para a Canon. E dai vira um negocio de casar com a marca, pois todos os acessórios como lentes, cabos, flashs… são especificamente para aquela marca… Então esses profissionais vão trocando de câmera mas não de marca.

      Te esclareci? Ajudei?

      • Eduardo

        Oi, Vanessa.
        Obrigado pela resposta. Ajudou bastante. Fico mais tranquilo sabendo que essa preferência é mais por conveniência do que por especificidade. Meu medo era justamente no momento em que achasse conveniente investir em lentes e flashes, perceber que optei por uma câmera inadequada aos meus propósitos. Escolhi investir em uma câmera melhor, apesar de iniciante, para não ter que trocá-la a medida que fosse me aprimorando e fazer somente o upgrade das lentes quando necessário. Só uma correção: a lente do kit é uma 18-105.
        Mais uma vez obrigado pela atenção.

  24. Simone Reis

    Olá Vanessa..excelente texto..mas fiquei um pouco triste…e confusa..não sei onde me colocarei nestes parâmetros..eu sou completamente apaixonada por fotografia…tenho estudado..mas sei que preciso estudar ainda mais e mais..não tenho equipamentos ainda..por falta de condiçoes financeiras…sei que viver de fotografia é difícil principalmente em meu Estado..mas quero chegar a um nível de que as pessoas gostem do meu trabalho e o admirem…um grande abraço!!

    • Olá Simone!!!

      Não desanima não! Eu conheço algumas pessoas que são fotógrafos amadores e fotografam muito.. muitooooo melhor que muito profissional por ai!

      Se você se dedica com certeza será uma boa fotografa amadora ou quem sabe profissional! Viver disso!!=)… tudo é possível!

  25. Luiz Carlos B.Araujo

    Vanessa. Comprei a pouco tempo um kit Nikon 3200, com lente 18 – 55. Preciso comprar uma lente de maior alcance, tenho em mente comprar uma lente 18/30, que alem do maior alcance, serviria tb para fotos de familia retratos, etc… Sou um coroa com 70, e tenho que arrumar um jeito de não ficar parado. O que voce recomendaria. Meus agradecimentos pela atenção que dispensar

    • Olá Luiz Carlos!

      Essa lente é boa para fotos mais distantes ou com enquadramentos mais fechados, acredito que seja uma boa opção. Outra opção, e essa é ideal para retratos é a 50mm 1.8.. É uma lente clara e que proporciona um desfocado incrível… vale colocar na sua lista de lentes!=)

  26. Luiz Carlos B.Araujo

    No meu comentarios errei as medida da o correto é Lente 18 a 300 mm

  27. Vanessa Alves
    Excelente explicação, pela sua explicação como tenho trabalho fixo estou na categoria amador, mas como trabalho com pesquisa e estas fotos são científicas para publicação dos meus trabalhos bem como de outros pesquisadores (sem cobrança), aonde eu me enquadro?

    • Oi Martha… Sinuca de bico hein?rsrs

      Como você não depende da fotografia para viver, acredito que seja amadora…

      =)

  28. Boa tarde estou para começar um curso de fotografia e estou querendo comprar uma Nikon D 3300 sera que é uma boa ideia para começar?

    • Oi João!

      Essa câmera é excelente, tem todos os ajustes necessários para estudar.

      Recomendo que leia o meu e-book, nele cito outros modelos e falo das categorias, baixe ele aqui.

      =)

  29. Adorei o post.. Pelo que vi estou indo do amador para o profissional rsrsrs tendo em vista que venho fazendo alguns trabalhos na área e estou investindo em equipamento. Quero comprar uma 6D vamos ver adorei o site evou acompanhar sempre!!
    Más meu trabalho mesmo é corretora de imóveis ( tudo a ver ) kkkk

    • Oi Isabel!

      Que legal, está migrando aos poucos.

      Já vi corretor virar fotografo profissional… Migrou para a fotografia arquitetônica. Esse pode ser um bom caminho!

      =)

  30. Edlley Samara

    Oi Vanessa, tenho 17 anos
    e vou começar a fazer meus primeiros cursos de fotografia agora!
    amei sua dicas e já esta me ajudando e muito nesse comecinho de carreira !
    Abraços!!

  31. leda

    Vanessa, gostei mt do texto, ainda não deu tempo de olhar todo site, porque estou procurando por umas dicas. Sou apenas uma amante da fotografia, tenho camera, alguns equipamentos, mas somente por hobbys e solicitações familiares (bem como disse aí em cima) porém, quando paro para me dedicar, gosto de algo legal, bem feito de acordo com meu conhecimento, e atualmente tenho levado coça com a iluminação. Me indica algum acessório, um speedlight (?) pra um nikon d3100 ?
    obrigada

    • Oi Leda!! Bem vinda ao site!

      Acho que um bom speedlight para o seu caso seria o SB 700.

      =)

  32. Acrisio

    Olá Vanessa.
    Tenho 49 anos e estou iniciando minhas pesquisas e leituras sobre fotografia, e o seu site foi o melhor que encontrei, você está de parabéns. E já estou pensando em me aprimorar mais sobre o assunto.

    • Olá Acrisio!

      Obrigada, fico muito feliz em saber que está gostando e aproveitando o site!

      =))

  33. Acrisio

    Estou adorando ler suas matérias, estou muito animado em dar continuidade em um aprendizado mais aprimorado, e me aprofundar no mundo da fotografia…Parabéns.

  34. Bianka

    vou fazer meu primeiro curso de fotografia e tenho que comprar uma câmera D-SLR e não sei qual… Me ajude por favor. Bjos e Adoro suas postagens me ajuda muito.

  35. Carol

    Oi, encontrei seu site ao buscar informações sobre a camera sx510 da Canon. Não sou fotógrafa nem sei operar manualmente, mas gosto de fotos com boa qualidade. Tenho uma Sony compacta (nova ainda) e estou procurando alguma outra, pois não acho boas as fotos. Sempre tenho a impressao de que as fotos saem artificiais, nada parecido com as antigas de filme. Esta camera da canon é boa ou vc acha que vou ficar na mesma?

  36. Ana Paula Botazzoli

    Parabéns pela matéria como sempre! És uma querida em compartilhar tuas ideias e experiências conosco, sou grata!!! Um feliz natal e um ótimo ano cheio de realizações e muitas fotos hehehe bjão no coração!

    • Obrigada, Ana!!!

      Para também, um ótimo Natal e tudo de melhor!=)))

      Bons cliques!

  37. Xavier

    Oi Vanessa, parabéns pelo seu trabalho. Acabei de ler seu guia. É um norte pra pessoas como eu, perdidas no tema, mas com profundo interesse.
    A verdade é que sei pouco de fotografia, mas sei que amo. Quero aprender mais. Lendo seu guia fiquei confuso se devo ou ñ comprar um DSLR de entrada ou superzoom. Sei que tenho conhecimento raso, mas pretendo ler sobre o tema e testar, praticar (como dizem aqui na minha terra “na tora”) e fazer cursos quando der. Como a grana ñ é muita, queria saber se seria melhor ter logo uma dslr de entrada ja que ñ poderei trocar com tanta frequencia de câmeras. Pretendo por hooby. Depois de sugestões de colegas a partir de fotos na minha compacta, senti esse desejo de me aprofundar até onde posso, em respeito a técnica e a arte de fotografar. Também queria saber qual dslr de entrada indica que seja de facio mobilidade e compacta (tamanho). Muito obrigado, Vanessa. Reitero meus parabéns ao seu trabalho.

    • Oi Xavier!

      Muito obrigada, fico muitooo feliz em saber que o guia te ajudou!=)

      Se você sente “aquela” vontade de fotografar, é porque foi mordido pelo bichinho dos cliques…rs… Acho que no seu caso, para se sentir melhor e completo, uma DSLR é a melhor pedida.

      Uma de entrada pequena e excelente é a Canon SL1 e as nikons D3200 e D3300.

  38. Lucas Vieira

    Oi, Vanessa, tudo bem?
    Eu sou o Lucas, tenho 21 anos.
    sempre gostei de fotografia mas nunca tive dinheiro para compra uma câmera boa e por esse hobby à ativa, até porque não teria pratica alguma. enfim, agora estou disposto a estudar e experimentar mais essa arte.
    Eu não tenho condições financeiras pra comprar um câmera de Entrada,muito menos uma Semi-Profissional, pelo menos, não agora.
    A minha duvida é a seguinte: Uma câmera Super Zoom, seria uma boa câmera pra começar a praticar, ou espero mas um tempinho e compro um câmera DSLR?
    Desde já, agradeço!

    • Oi Lucas!

      Se o “bichinho” da fotografia já te picou, recomendo que espere um pouco até juntar o dindin para comprar uma de entrada. Com ela você vai conseguir aprender com eficiência e facilidade como fotografar e fazer todos os ajustes, além do mais, pode começar a surgir freelas, dai já tem a maquina.

      =)

      Boa sorte!

  39. Tatiane

    Oi Vanessa tudo bem? Qual a melhor câmera para registrar momentos do dia a dia?

    • Oi Tatiane, tudo depende do que você espera de qualidade e do quanto deseja ajustar tudo para uma boa fotografia. Se for por hobby, acredito que uma super zoom seja uma boa ideia. =)

      Leia esse artigo: Qual é a melhor super zoom?

      Para não ter duvida, antes de compra recomendo que baixe o meu e-book, vai te ajudar muito, clique aqui. =)

  40. Will

    Parabéns pelo seu site! Você dá dicas super bacanas. Fiquei impressionado de ver que você realmente responde CADA UM dos comentários! É muito atencioso da sua parte. Como jornalista, estou precisando estudar um pouco além das aulas de fotografia e fotojornalismo da faculdade, e suas dicas estão me ajudando bastante (estou na categoria de fotógrafo amador hahaha). Parabéns mais uma vez, desejo muito sucesso na sua carreira!

    • Oi Will!

      Muito obrigada, fico muito feliz que gostou do site!

      Faço de tudo para responder a todos, às vezes demoro um pouco por conta da correria..rs.. mas respondo todo mundo. =)

  41. Jeff

    Boa tarde! Vanessa,

    Eu comprei um equipamento de entrada Nikon D5100 e acabo de me matricular em processos fotográficos na ETEC, já fiz design, estou querendo passar de fase rsrs, ainda não entendi como se entra no mercado na maioria das vezes é por indicação?

  42. waldir

    bom Vanessa !eu estou nos hobbystas de carterinha,até porque eu já tenho meu ganha pão certo,mas gosto de tirar minhas fotos meias loucas .

  43. Ellen

    Oi Vanessa, eu amo fotografia desde sempre e pretendo seguir nessa carreira.. Mas estou em duvida: Fazer cursos ou investir em uma faculdade? Você acha que vale a pena fazer uma faculdade? Muitos me falaram que não..

    • Oi Ellen!

      Preciso escrever um artigo sobre isso…

      Eu acredito que é muito melhor fazer a graduação, pois você aprende muito alem da tecnica, mas é claro, se não dá para fazer graduação, um curso já é de grande valia!=)

      Boa sorte e sucesso!

  44. Jose Luiz Sato

    Vou ti chamar de garota porque tenha mais de 60 mas em nada diminui sua importância como profissional ou pessoa. Meus parabéns em dividir seus conhecimentos com pessoas como eu que gostam de registrar momentos em sua vida mas não sabe como enriquecer as imagens. Obrigado por sua generosidade e repetindo uma frase que li a um tempo que diz: Só aprende quem divide seus conhecimentos.
    Abraços.

    • Oi Jose!

      Pode me chamar de garota sim, pois ainda tenho muito o que aprender nessa vida…

      O que falou sobre dividir é verdade, tenho aprendido tanto com o site, com as pessoas, com as trocas de ideias.

      =)))

  45. Daniela

    Adorei seu blog … Me ajudou muito!

  46. Mirellly lima

    adorei Ler, parabéns pelo texto, li e reli, tenho só 1.3 anos, to pensado em ser fotografa Profissional, eu amo fotografa, gosto mas de tirar foto de paisagem. <3

  47. Evandro Carlos

    Olha eu aqui em outro posto da Vanessa!!

    Concordo com o post.

    Como disse em outro comentário, estou começando neste mundo fascinante da fotografia. Várias vezes fui “intimado” a fazer fotos de festas de amigos e parentes (aniversários, noivados e até um casamento).

    E agora em agosto, vou fazer uma festa de 15 anos… Em todas as ocasiões, deixei claro, muito, mas muito claro, que não sou profissional, o que julgo ser de suma importância para evitar problemas com comentários e acabar me queimando com todos.

    Claro que, um conhecido, seja parente ou amigo, sempre fará a “propaganda” se as suas fotos atenderem a expectativa. Neste ramo, a indicação positiva é tudo.

    Como você diz no post, há pessoas que tem seus empregos e usam a foto como hobby e até mesmo como uma segunda renda, se profissionalizando para tal com cursos, free e atualizações constantes, seja de conhecimento ou equipo.

    Já fiz um curso on-line… não é aquele curso que se diga “nossa me tornei profissional”. Não, não me deixo enganar por isso, e aconselho aos colegas que também não pensem assim. A melhor opção, para nós que estamos começando (principalmente se temos a intenção de complementar a renda no fim do mês), é um curso presencial, onde você terá um profissional acompanhando o seu passo a passo, suas fotos, auxiliando em cada clique para que não cometa erros e estrague aquela que poderia ser a melhor foto.

    Não que o curso que fiz não preste!!! Não!!! Mas para se ter noções básicos sobre abertura, iluminação, posicionamento… Junto ao curso, acabei comprando inúmeras revistas e livros para auxiliar nos estudos.

    Não tive ainda oportunidade para um curso profissionalizante, mas com certeza em breve o farei.

    E mesmo com as noções básicas do curso que fiz e leituras, não faço feio! Não deixo a desejar em minhas fotos!

    Modesto né!!!

    😉

    • Oi, Evandro!

      Muito obrigada por dividir a sua experiencia conosco!

      Só vou discordar em um ponto com você..rsrs. Acho que tem alguns cursos onlines que são bem medianos mesmo, mas não posso dizer isso de todos. Sabe porquê?rsrs Eu tenho um curso online de fotografia e ele é como um filho pra mim. Fiz ele porque os leitores me pediram e abro inscrições algumas vezes por ano. Como disse, tenho muito carinho pelo curso e te digo que muitos alunos hoje trabalham com fotografia e só fizeram o meu curso. E o trabalho deles é muito bom.

      Concordo que também é muito bom o curso presencial, mas para quem não consegue estar em um, pode ser interessante fazer um cursos online.

      Mas oh, eu te entendo. =)

      Sucesso para você, sempre!

      • Evandro Carlos

        Olá Vanessa!

        Está sendo e será cada vez mais um prazer dividir minha vivência no dia – a – dia com a fotografia com os colegas!

        Concordo com você! O que quis dizer foi que o curso online que fiz foi o mais simples, pra dar uma noção bem básica mesmo pra começar!

        E você deve saber muuuuito mais que eu que, neste ramo, tendo os macetes e dicas, somente no dia – a – dia, com os tropeços e acertos é que vamos pegando mais “intimidade” com as fotos!

        Claro que a escolha do curso certo influencia bastante!

        Bons clicks!!! 😉

  48. Evandro Carlos

    Olá Vanessa e amigos!

    Como disse em alguns comentários anteriores, agora dia 22 (próximo fim de semana) tenho um aniversário de 15 anos pra clicar!

    Não sou nenhum profissional (longe de mim me considerar ou deixar que pensem assim!!) mas dou meus pulos!

    Tinha, inicialmente, uma FujiFilm HS10, com a qual fiz muitos cliques de festas de conhecidos, de viagens, encontros familiares, e por aí vai. Há pouco tempo, adquiri uma CANON T5 + EF-S 18-55mm e a diferença é absurda. Com esta, comecei meus cliques em “M” e confesso que a praticidade é enorme! Você ter a possibilidade de controlar a câmera, não deixar ela tomar as decisões das fotos por você, é muito bacana. Não que a minha Fuji não dê para fotografar em “M”, mas é mais limitada.

    Agora no sábado vou levar as duas câmeras, tanto a CANON como a Fuji (esta para uma emergência e uns cliques opcionais).

    Gostaria de algumas dicas e comentários sobre eu utilizar a CANON como câmera principal, e a Fuji como um suporte (algumas fotos) para este evento.

    Ah!!! Lembrando que tanto a “protagonista” da festa (debutante) como os pais já estão mais que cientes que não sou nenhum profissa em fotos, mas, como já viram algumas fotos minhas, me chamaram mesmo assim, me dando esta oportunidade.

    Abraço a todos!

    • Oi, Evandro! Primeiro quero te parabenizar por estar usando o modo “M”, é realmente muito melhor. Gostei muito do seu relato, e também de ver que está estudando e correndo atras para entregar um bom trabalho, você está no caminho certo.

      Desculpa, acho que estou atrasada na sua resposta. Mas me diz, como foi a experiencia de fotografar esse evento?

      • Evandro Carlos

        Oi Vanessa! Muito obrigado!

        Então!!! Fui muito elogiado, inclusive pela mãe da debutante… Ao meu humilde ver (rs) as fotos ficaram boas. Algumas um pouco escuras, outras mais claras… Mas como fotografei em RAW, consegui melhorá – las no Lightroom… e muito!

        Gostaria de poder compartilhar algumas aqui com você e com os colegas. Como faço?

        Ah! Não está atrasada na resposta não! Sei que a correria é grande para todos!

        E mais uma vez, muito obrigado pela força que nos dá!!! 😉

        • Oi, Evandro!

          Que bom que todos gostaram, fico muito feliz por você!

          Coloca elas no Facebook e coloca o link no comentário. =)

  49. André de Lima

    Olá, Vanessa

    Sempre gostei de fotos (mais de fotografar do que “fazer parte” da fotografia) e a paixão só aumenta a cada dia. Considero que ainda fotografo por hobby, tanto pela nível de conhecimento e prática, como porque tenho que dividir meu tempo com outra paixão: a Nutrição. Ainda não tenho material mais apropriado, mas tenho pesquisado mais a cada dia sobre isso e você me ajudou com o texto que escreveu. Obrigado! Sucesso. Abraço!

    • Oi, André!

      Fico muito feliz em te ajudar a entender mais de fotografia.

      Desejo muito sucesso em suas duas paixões: Nutrição e Fotografia.

      =)

  50. Louise

    Olá, Vanessa!

    Adorei seu site!
    Adoro viajar, e não aguento mais fotos do Iphone ou de câmeras compactas.
    Quero uma câmera com muita cor e nitidez e que eu consiga desfocar tudo em volta. Só usarei para viagens e festas de família.
    Me indicaram uma DSLR, mas lendo seu manual fiquei um pouco na dúvida se irei usar todas as funções de uma.
    Fiquei na dúvida entre Super Zoom, Mirrorless e Entrada.

    Beijos,
    Louise

    • Oi, Louise!

      Acho que uma mirrorless pode ser uma boa opção, mas terá que aprender um pouco sobre fotografia. =)

  51. ysabela Alcantara

    Quero começar fotografia como hobby e to adorando seus posts!! Parabéns!!Bjs

    • Oi, Ysabela!

      Muito obrigada, te desejo bons cliques pelo caminho e continue participando do site. =)

  52. Oi. Gostei muito mesmo de suas matérias, nesse momento que procuro uma nova máquina fotográfica. Não sei o suficiente para opinar sobre fotografia, minha máquina atual uma sony dschx100 que estragou, so funciona no automático agora. Estou na dúvida entre uma canon t6s e uma sony porque acho importante o gps para localizar minhas imagens, uma vez que sempre estou viajando. Vou dar um pitaco entre o que é profissionalizar. Primeiro tem que separar o fotógrafo do resultado fotografia. O profissional será considerado assim se a atividade lhe proporcionar renda, não necessariamente que seu trabalho seja de qualidade, já as imagens serão com caracteristicas profissionais se possuirem determinados critérios e requisitos que vocês conhecedores da matéria atribuirem ao trabalho. Por isso acredito que um fotógrafo não profissional poderá produzir trabalhos profissionais da mesma forma o contrário poderá ocorrer. Fica com Deus.

    • Oi, Oriom! Muito obrigada!

      Concordo plenamente com você! =)

      A qualidade não depende de ser ou não profissional.

  53. Ricardo Guimarães

    Muito legal suas dicas.
    Vou entrar no mundo da fotografia com objetivos de hobby, fazer festas infantis e tirar fotos de surf e campeonatos de jiu-jitsu. Na sua opinião, quais lentes eu devo possuir para conseguir resultados satisfatórios? O Curso que você oferece é suficiente para atingir meus objetivos? Já tem alguma data em 2016? Serei o primeiro inscrito. Obrigado.

    • Oi, Ricardo!

      Sim o meu curso é suficiente. E além do que aprende no curso, se tiver dúvidas mais especificas para a área que irá atuar, poderá tirar dúvidas comigo. =)

      Ainda não tenho data certa, estou esses dias até pensando nisso.

      Sobre a lente. Para surf a lente precisa ser tele objetiva, e o ideal é que seja alguma que aceite o teleconverter, e são as lentes mais caras. Para eventos recomendo que leia esse artigo: Como fotogarfar eventos – Parte II

  54. Lázaro Roberto de Menezes

    Muito bom o seu artigo, simples e direto. Eu me considero um fotógrafo amador e a leitura do artigo me confirmou isso. Eu gosto muito de fotografar, uso uma DSLR e sou daqueles que, em qualquer evento familiar, profissional ou outros, sempre estou lá com a câmera a tiracolo. Gosto de aprender sobre fotografia e tenho aprendido muitas coisas, inclusive no seu site. geralmente, as pessoas gostam das minhas fotos, tanto que, nos eventos familiares ou quaisquer outros, as pessoas já pedem que eu seja o fotógrafo “oficial”. Tenho a intenção de me profissionalizar.

    • Oi, Lázaro!

      Que bom que se identificou, espero que no futuro se torne um profissional.

      Sucesso e lindos cliques pelo caminho. =)

  55. Murillo

    Olá, bom dia.
    Passei a noite quase que inteira lendo seu site, gostei bastante e me tirou muitas dúvidas! 😀
    Mas tem uma que ainda persiste em minha cabeça. Eu irei me mudar para Europa em pouco meses, eu e minha esposa gostamos muito de fotografia, principalmente de natureza e monumentos, mas não temos a intenção de sermos profissionais (pelo menos não agr rsrsrs) então a minha dúvida é a seguinte. Qual tipo de câmera se adequa melhor a essas circunstâncias?! Um hobby com uma ‘pegada profissional’, consegue me entender?! Rsrsrs
    Bom, é essa minha dúvida, ficarei muito grato se puder me ajudar!
    Obrigado.

    • Oi, Murillo!

      Eu sei bem o que quer dizer. Você precisa de uma DSLR. Eu tenho um guia que explica tudo o que precisa saber antes de comprar sua câmera, recomendo que baixe ele aqui.

      =)

  56. Fabrício Silva

    Boa tarde.

    Tenho lido alguns de seus artigos, e a cada dia que passa vou me animando mais a entrar nessa área que tanto me fascina; Estou para começar um curso semana que vêm, e estou super empolgado; agradeço seu empenho em colaboração com os que estão começando, parabéns e obrigado.

    • Oi, Fabrício!

      Que bom que os meus artigos estão te ajudando e te animando!

      Boa sorte na sua nova fase de vida! =)

  57. Lima

    Ola eu nao tenho curso mas comecei fotografando amigas e postando nas redes sociais e agora outras pessoas querem pagar pelo meu trabalho. Mesmo nao tendo curso nem registro nenhim posso cobrar por fotografar ensaios e eventos? Corro risco de processos ou denuncias de profissionais da area?

    • Oi, Lima!

      Não será denunciado não, mas terá que começar a agir como um profissional. Prazo de entrega, responsabilidade sobre a perda do material e uso dele, e etc.

      Sucesso para você!

  58. michele lampa

    Amei seu poste e me esclareceu muito. Mas ainda ah uma dúvida. O fotógrafo amador não pode cobrar e fazer eventos?

    • OI, Michele!

      Essa é a grande diferença, se cobrou, entrou para a categoria de profissional. =)

  59. Laísa Samara

    Oi Vanessa! Primeiramente, adorei o artigo. Seu site é um dos que mais acompanho sobre fotografia. Confirmei que me enquadro exatamente na categoria em que me apresento para quem fotografo: amadora. Sempre adorei fotografia e fazia o que podia sem equipamento nem conhecimento para satisfazer o hobby (bem como você descreveu rs). Realizei o desejo de adquirir uma DSLR , comprei uma Nikon D3200. Depois ganhei do marido uma lente zoom, flash e tripé pra brincar nas viagens e eventos familiares. Virei a “fotógrafa” oficial das festas de família e consegui desenvolver melhor meu olhar e aprender um pouco mais de técnica. Tenho estudado cada vez mais, fazendo alguns cursos de técnica, edição de imagem e também dos nichos específicos com os quais me identifico mais. Vou me inscrever no seu curso on-line agora que abriram vagas. Tenho feito alguns ensaios como amadora (sempre deixando essa informação bem clara para as pessoas) e tenho recebido um feedback muito positivo. Tenho outra profissão e trabalho fixo, mas pretendo montar um portfólio inicial com estes trabalhos como amadora para me profissionalizar e inicialmente complementar a renda com algo que amo fazer. Quem sabe um dia não consigo fazer exclusivamente fotografia.

    • Oi, Laísa! Muito obrigada, me sinto lisonjeada em saber que me acompanha tão de perto.

      Adorei saber a sua historia. Acho que está fazendo tudo certinho e terá muito sucesso. =)

  60. Joice

    Olá Vanessa estou querendo comprar minha primeira câmera, mas como o dinheiro está curto rsrs, gostaria de comprar uma usada e queria saber se tem algum site que você poderia indicar e um modelo de câmara?

  61. LILIANE VIEIRA

    Gostei da matéria. Estou como amador. Gosto muito de fotografar. Momentos e paisagens. Sempre vejo algo de bonito no meio do nada. Mais não me vejo como profissional no futuro.

  62. Belisa

    Oiiii
    Primeira vez por aqui!! Começarei um curso início de novembro, e acabei de descobrir que eu tenho uma super zoom e não uma semi profissional, como eu achava. Para o curso precisarei de uma dslr… pode me ajudar ??? Não posso comprar nada Mt caro… obrigada

    • Oi, Belisa! O que aconteceu com você é muito comum. Recomendo que leia o meu e-book, ele irá te ajudar a escolher a câmera ideal para o que deseja. Baixe-o aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *