O Fotógrafo Profissional

Um dos temas que mais recebi perguntas foi relacionado a profissão fotógrafo: Como ser um fotógrafo profissional, o que estudar na fotografia, por onde começar e etc. Por isso, o vídeo abaixo está focado em responder essas perguntas. 

Aqui no site tem bastante artigo relacionado com o tema, recomendo que leia, pois acredito que te trará um conhecimento maior sobre o assunto. Os links estão mais abaixo, nessa página mesmo. =) 

Sempre gosto de dizer que não é difícil se tornar uma fotógrafo profissional, tudo depende de você, da sua garra e do seu esforço para aprender e fazer um bom trabalho.

Perguntas do Vídeo:

  • Dá pra viver de fotografia ?
  • Como ser um fotógrafo profissional??
  • Queria saber como faço pra me tornar fotógrafa , se é um curso ou uma faculdade que se faz ??
  • Tudo  Por onde começar ? De um homem das caverna iniciante até ser profissional ninjas da fotografia
  • Eu amo fotografar, mas não tenho condições financeiras para comprar uma câmera boa. O problema dá minha câmera são as limitações. O que devo fazer?
  • Qual câmera usar para ser um fotógrafo iniciante?

Artigos e vídeos relacionados ao tema:

Aproveito o artigo para agradecer todos que enviaram perguntas, foi muito legal, eu gostei muito. Fique sempre de olho no meu Facebook, pois logo mais vou postar novamente perguntando suas dúvidas. 

Deixe comentários, pois a nossa troca de ideias e experiência contribui muito pro site, e eu leio e respondo todos. =) 

Veja os outros vídeos da serie: 

28 Comments

  1. Humberto

    Oi Vanessa…
    Desculpe fugir do seu assunto, mais eu fico imaginando um mundo sem fotografia como seria???? Acho que é igual um barbeiro sem espelho.
    Mais uma vez desculpa minha bobagem! você é o MAXIMO

    • Oi, Humberto! Magina, escreva seus pensamentos fotograficos, é muito legal!

      Nunca tinha pensando nessa comparação, mas faz todo o sentido. =)

  2. jose moreira alves

    Sra. Vanessa vossos posts sao joia!!!

  3. Letícia Silva

    Vanessa você é a melhor…com certeza merece todo o sucesso que tem. Adorei o video.

  4. Leonor Azevedo

    Obrigada esclareceu muito as minhas duvidas…

  5. Luan Rodrigues

    Oi Vanessa… adorei as dicas vou seguir todas.

  6. Danilo Goncalves

    Vanessa estou gostando muito de tudo aqui.. Parabens pelo video querida.

  7. Lavinia Cunha

    Que legal..eu amei esse video. Estou começando a estudar fotografia agora e fico muito perdida kkkk mas seu video e site estão me ajudando demais.
    Sucesso para voce.

  8. Celma

    Oi Vanessa! Tô com uma pequena dúvida. Estou iniciando na fotografia. Tenho hoje uma fuji super zoom. Quero fazer cursos e aprofundar meus conhecimentos. Não conheço as funcionalidades da minha máquina. Acha que eu deveria primeiro aprender com ela ou adquirir de uma vez uma dslr?

    • Oi, Celma!

      Se deseja estudar fotografia, o ideal é que compre uma DSLR, mas só compre se for realmente estudar, é complicado aprender os ajustes sozinho… Você até aprende, mas não se aprofunda no pensamento fotográfico.

  9. Maristela Telinha

    Obrigada pelas dicas.

  10. Édio Dias

    Oi Vanessa tudo bem?
    Estou aqui para agradecer todo esse material e
    aulas que você tem nos dado.
    Obrigado por compartilhar seu conhecimento e parabéns pelo talento.

  11. Natália Vieira Verneque

    Oi Vanessa tudo bem? bom, eu tenho uma dúvida sobre o limite de tempo de vídeo que uma Canon 80D suporta gravar ?
    Ah, eu baixei seu Guia definitivo e amei, tirou todas as minhas dúvidas de tamanho de sensor, e os diferentes tipos de máquinas que existem, desde já agradecida, bjoss!!

    • Oi, Natália! Muito obrigada, fico muito feliz que tenha gostado do meu e-book. =)

      A Canon 80D grava até 29min sem corte.

  12. Marcelo de Barros Pimentel

    Prezada Vanessa, saudações!

    Parabéns pela iniciativa! Seu vídeo é excelente!
    Saúde e paz para ti!

  13. Luiz Gomes

    Boa tarde ! Tiro fotos com a D7000 e a lente 55-300
    quando uso todo o zoom dela, abertura,iso e velocidade,para tirar a foto já mostrando que esta ok o foco .bato a foto. no visor esta bem, mas na hora de ir para o notbook, se eu aumentar um pouco fica sem nitidez ,já segui ex. de outras fotos com os itens acima ,.o que estou fazendo de errado ou a lente que é ruim ,escura etc. equipamento novo, 3anos mas uso pouco.tem algum tutorial a respeito ou pode dar mais informações por aqui. Obrigado.

    • OI, Luiz! Bom, vamos lá! A falta de nitidez envolve muitos fatores, pode ser por conta do ISO alto, pode ser por conta do obturador baixo por conta do zoom da lente, pode ser a qualidade da lente e etc.

      Experimente fotografar com o obturador mais rápido com o zoom no máximo. =)

  14. Audrey

    Oi Vanessa, vou comprar uma máquina de entrada e o objetivo é fotografar os espetáculos de dança de minha filha, quero saber se vc se a t6i da Canon é uma boa máquina pra esse tipo de foto, e qual seria a lente, já que não posso usar o flash.
    Obrigada e parabéns belo trabalho.

    • Oi, Audrey!

      É uma boa máquina sim, você irá gostar muito. A lente precisa ser tele, uma 70-300mm pode ser interessante. Lembrando que deve estudar fotografia para conseguir ter um bom resultado.