Como Fotografar Tudo - Fotografia Dicas (2)

O segredo de como fotografar tudo

Eu vejo muito as pessoas perguntando como fazer “isso” ou “aquilo” na fotografia, e é claro que existem maneiras e algumas técnicas especificas para cada tipo de segmento. Mas o grande segredo para você fotografar tudo, é que você precisa conhecer os principais ajustes da câmera, conhecer mesmo, entender seu funcionamento e suas opções de ajustes, precisa estudar composição, iluminação, edição e etc. Eu sei que falando assim, parece besteira mas é isso que faz a pessoa fotografar com equilíbrio e perfeição.

Se você aprender a fotografar, irá saber fotografar tudo. É claro que você pode vim conferir algumas dicas de fotografias especificas, você inclusive deve fazer isso, mas até absorver essas dicas será mais fácil.

Como Fotografar Tudo - Fotografia Dicas (7)

Se você está começando a fotografar e gravar vídeos, recomendo que baixe o meu e-book: Tipos de Máquinas Fotográficas.

Fotografando tudo

Sabendo fotografar, independente da situação que estiver, você saberá ler as condições da luz (não estou falando de fotômetro, estou falando de você realmente saber ler a luz), e por consequência saberá o que precisa para aquele clique, saberá ajustar a máquina e saberá aplicar o seu olhar diante da situação, logo saberá fotografar tudo.

Um dia você pode estar de frente para as pirâmides egípcias, no outro dia no topo de uma montanha, e no outro acampado para fotografar a aurora boreal, você irá saber tirar o melhor proveito de todas as situações.

É só estudar e você conseguirá fotografar tudo.

Tudo é estudo, ninguém atinge um objetivo se não estudar, se não treinar e praticar. Talvez você tenha um “dom” para fotografar e que mesmo sem conhecimento especifico de fotografia  já faça bons cliques,  agora imagina você com conhecimento? Sabe aqueles super fotógrafos que você vê por ai? Pode ser você amanhã.

O seu sucesso na fotografia depende de você.

Resumindo: o que você precisa saber para fotografar tudo

  1. Saber ajustar a câmera no modo manual;
  2. Entender bem como funciona os ajustes;
  3. Entender de composição da imagem;
  4. Entender de iluminação: Em todos os sentidos, de saber iluminar uma cena até aproveitar a luz ambiente;
  5. Saber editar suas fotografias: Desde que existe a fotografia, ela é editada, e você precisa aprender;
  6. Desenvolver o pensamento fotográfico: Esse é um dos mais importantes itens, e que poucos fotógrafos desenvolvem;

 Mas eu não tenho uma câmera DSLR

Se você não tem uma câmera DSLR ou Mirrorless, pois essas são as câmeras que fazem os principais ajustes no modo manual com bastante precisão, não tem problema, você conseguirá fotografar tudo o que deseja. Sabe por quê?

Porque você pode aplicar o conhecimento de composição e olhar fotográfico, isso também é muito importante, pois o enquadramento do assunto faz com que você consiga transmitir a ideia do que deseja, então comece seus estudos a partir deles. E claro, se aprofunde no pensamento fotográfico.

Eu adorei escrever esse artigo e tenho certeza que ele irá te ajudar a fotografar tudo o que deseja.

Deixe comentários. =)

60 Comments

  1. Diego Almeida

    Gostei de mais esse artigo e espero que cada um dos pontos apresentados sejam aprofundados em artigos futuros. Sua forma de escrever cativa. E me motiva a continuar na parte do estudo e desenvolver o pensamento fotográfico, já que para isso não dependo de uma dslr. Objeto de consumo que esta fora do meu orçamento nessa época. Obrigado por me manter no gás

    • Oi, Diogo! Uhuuu muito obrigada!

      Vou aprofundar sim, mas oh, no site já tem muito artigo sobre como fotografar bem, e já irão te ajudar muito também! =)

      Te desejo lindos cliques, independente da câmera que tem.

  2. henrique paulo maia e silva

    Olá, boa tarde. Vivo em Portugal e estou seguindo as suas publicações. Muito interessante e deveras educativo.
    tenho uma questão a colocar: para fotografar bonecos miniaturas que configurações devo utilizar na minha canon 7d? Devo fotografar em algum ambiente especial de luz ou basta simplesmente a luz do candeeiro? O cenário que irei fotografar deve ser colocado em algum sitio especial, como caixa ou outro?

    Obrigado pela atenção dispensada.

    henrique

    • Oi, Henrique! Muito obrigada!

      A configuração da sua câmera e do WB depende da sua potencia de luz e da fonte de luz que estará usando, não tem como eu te passar um “preset”. Sobre onde fotografar, depende muito do que você espera, se tiver um contexto, pode ser interessante que você crie um ambiente especial, de acordo com o tema dos bonecos, se a ideia for com fundo branco, existem muitas formas, pode ser dentro de uma caixa, pode ser com uma parede etc. =)

      Espero ter te ajudado. =)

  3. henrique paulo maia e silva

    Esqueci-me de informar que sou um simples curioso da fotografia.

    Obrigado.

  4. Sérgio Matos

    Mais uma vez objetiva e sintética!
    Boa motivação para estudar, estudar e estudar.
    Mas isso é mesmo assim em todas as profissões, devia fazer parte da nossa matriz evolucional, mas ainda bem que você fala, só reforça.
    Parabéns!

    • Oi, Sergio! Uhuuu muito obrigada e que bom te ver por aqui. =)

      Sim, estudar é o caminho para qualquer profissão, mas às vezes, pela fotografia ter esse “Q mágico”, parece que não é necessário, que basta talento, e não é assim.

  5. Marcos Antonio do Nascimento

    Beleza sempre acompanho suas ficas fotográficas. Vc é show, obrigado sempre.

  6. Alcione Lara

    parabéns pelo seu trabalho
    muito útil para iniciantes e profissionais em formação
    abraços

  7. Rodrigo José Bambinetti

    Adorei essas dicas. Sou amador, mas amo fotográfar, e nada melhor do que fotos feitas com técnica. Abraço e esoero por mais vídeos e dicas

  8. Cesar

    Minha “pedra no sapato” ainda são os modos de medição (Canon EOS Rebel T5i). Quando você usa “matricial”, “parcial”, “pontual”, “ponderada”?

    Estes dias a medição estava toda irregular, quando vi, estava usando o modo pontual. Acho que vou deixar no “matricial” e mandar ver…

    Outro problema é notar que a imagem está tremida só quando coloco no computador…

    • Oi, Cesar, quanto tempo! =)

      Esse é um item que precisa sempre estar atento, recomendo a “matricial” também, ela lê tudo de forma geral e irá evitar erros grandes, só use a pontual quando a diferença de luz com o fundo for muito gritante. O ideal é que você aprenda a “ler” a luz que está sendo refletida, isso irá te ajudar a interpretar os dados que o fotometro está dando, porque em alguns momentos, você deve ignorar ele.

      O tremor é mesmo um problema, por isso, com a câmera na mão, não use o obturador menor que 1/30. =)

  9. Fausto Diniz da Silva Júnior

    Vanessa, como sempre vc publica artigos que são verdadeiros ensinamentos da arte fotográfica. Eu, como muitos fotógrafos agradecemos sua atenção em compartilhar essas dicas muito boas. Se tiver um tempinho, tenho fotos no 500px se vc puder ver.
    Obrigado,
    Fausto.

    • Oi, Fausto! Muito obrigada por mais uma vez vir deixar comentário, eu fico muito feliz que você goste dos meus artigos e da maneira que eu explico. =)

      Te desejo lindos cliques!

      Me marque no Instagram, assim posso ver suas fotos: @fotografiadicasoficial

      Essa foi a forma que encontrei para ver as fotos dos leitores. =)))

  10. Francisco José

    Oi gostei dessas dicas to começando a fazer um curso de fotografias essas dicas são muito bem vinda no meu dia a dia, amo fotos e câmeras…

  11. Paulo

    Olá Vanessa, já há algum tempo que acompanho o seu site onde tenho aprendido imenso e retirado montes de dicas quer com os seus artigos, quer com as duvidas que lhe colocam e as respostas que dá. Sou apenas um apaixonado pela fotografia que pouco percebe da parte técnica. No verão passado comprei a minha primeira DSLR. Depois de muito ler optei por uma Canon 80D com EF-S 18-135mm f/3.5-5.6 IS USM, com Nano USM. Atualmente estou a pensar investir noutra lente, mas existe para mim uma duvida que ainda não consegui ver respondida em nenhum lado, talvez seja absurda, mas cá vai. Tendo eu uma objetiva 18-135mm, existe alguma lógica sem ser pelo peso ou dimensão, em comprar uma lente que esteja entre estas medidas (18-135)? Por exemplo uma 50mm (como já vi aconselhar algumas vezes) ou uma 18-55mm ou uma 24-70mm…

    Obrigado pelo excelente trabalho que nos tem disponibilizado…

    • Oi, Paulo! Muito obrigada pela participação. Eu respondi a sua pergunta em outro artigo que você havia questionado.=)

  12. Adriana

    Olá Vanessa como é ótimo ler seus artigo. Pois nos ajuda a entender com bastante clareza. Mto obrigada pela orientação. 👏👏👏👏

  13. ANA CLARICE PAZ

    Olá, Vanessa, estou AMANDO seu site! Louca pra comprar minha primeira DSLR. Mas tenho uma grande dúvida! Quero fazer uma viagem pra Antártica no “verão” (período de novembro a março)!!! Será q uma Cânon t5i aguenta o clima? Nesse período a temperatura fica entre 2 e 15 graus.
    Agradeço demais sua ajuda!
    Abraços e sucesso.
    Ana Clarice

    • Oi, Ana! Muito obrigada! =)

      Dá para pegar essa temperatura sim, é tranquilo. Nos dias de 2 graus ou menos, só por garantia fotografe e quando parar, coloque dentro de uma bolsa para proteger melhor. =)

  14. Vladmir

    Boa noite. Pbens pelo artigo. Seus artigos sempre acrescetam.

  15. Vladmir

    ops … acrescentam…

  16. Vladmir

    Bom dia. Gotaria de saber sua opinião do kit da t5i com 2 lentes efs18 55 is stm e 55 250 is. As lentes is stm são as melhores da canon? E o porquê do preço do site detona é bem mais barato? No próprio site há vários comentários positivos, mas gostaria de ter sua opinião. Agradeço antecipadamente.

    • Oi, Vladimir! As lentes STM são lente mais modernas e são silenciosas para fazer o foco automático, e são boas tanto para fotos quanto para vídeos. As melhores lentes da Canon são da linha L.

      Quanto a o site, eu nunca comprei nesse site, então não posso te falar. O bom é sempre ficar atento quando a diferença de preço para as demais lojas forem muito gritante.

      Uma dica importante: As lojas como Americanas, Subimarino e etc, sempre terão o preço muitooo maior que as outras lojas especificas de fotografia ou tecnologia, então não compare os valores muito por elas.

  17. Maria Eliane de Souza Bergamasco

    Parabéns! Muito prático e vou seguir suas dicas. Obrigada. Um grande abraço.

  18. Vladmir

    Boa tarde. Entao vc poderia indicar alguns sites q vc acha confiavel e preco compativel com o mercado. Obrigado mais uma vez.

  19. Mércia Pieroni

    OI Vanessa que bom que vai compartilhar seus ensinamentos. Fiz um curso básico , mas tenho muitas dúvidas. Você tem uma didática muito prática.

  20. Carlos R S Souza

    Vanessa, mais uma vez parabéns!!!
    Você através da fotografia tem o dom de mostrar a diferença entre “religião e ciência”.
    Traduzindo para a fotografia, você tem realmente o dom de nos (alunos) mostrar a interligação entre “arte e intuição” e “técnica”.
    No meu caso espero com as tuas instruções aprender a técnica e poder enxergar a arte.
    Muito Obrigado,
    Carlos

    • Uhuuu que demais, Carlos! Muito obrigada, amei o seu comentário!

      Te desejo cliques cada dia mais lindos, e conte sempre comigo! =)

  21. Edmar Coutinho

    Bom dia.Sou iniciante e curti muito suas dicas.Espero que venham mais!

  22. antonio hidelgardo

    boa tarde, gostaria muito de me aprofundar na fotografia,tenho uma canon t5. quero aprender a fotografar boca sorrisos, sou dentista.

    • Oi, Antonio! Para boca (dentes) você precisa de um equipamento especifico, um flash especifico também, mas não tem segredo, se aprender a fotografar e fazer todos os ajustes, consegue tudo o que quiser. =)

  23. antonio hidelgardo

    gostei bastante do artigo.

  24. Alexander

    Olá Vanessa! Tenho desde 2015 uma Canon P610 (Super Zoom), uso ela para vários fins mas o principal que eu mais gosto de usar, é fotografar bonsai. Tem algumas dicas para que eu possa usar da melhor maneira possível minha câmera para este fim? Grato!

    • Oi, Alezandre! Que legal, adorei saber que fotografa bonsai. Não tenho nenhuma dica sobre a câmera, só recomendo que trabalhe a fundo na composição e intenção da fotografia, isso irá fazer muita diferença para o resultado final.

  25. Sverino Roberto da Silva

    OI VANESSA, estou sempre dando uma olhada nas suas publicações e que neste últimos dias eu tive uns probleminhas que me deixaram sem poder usar o computador devido um problema na visão e o medico aconselhou a ficar longe dele um pouco mas estou sempre atento aos E-mail, um abraço pra você minha amiga que o bom Deus continue lhe iluminando sempre.

    • Oi, Severino! Muito obrigada, fico muito feliz que esteja sempre comigo por aqui.

      Te desejo melhoras. =)

  26. oi Vanessa, meu nome é Thiago e gostaria de desabafar uma coisa que acabou de acontecer comigo, lembrei de você pois sempre manda e-mails sobre dicas de fotografia e queria agradecer por isso primeiramente. O que aconteceu comigo foi o seguinte, eu comprei uma câmera super zoom a algum tempo atrás e a usei pouco, meus amigos usam mais do que eu, só que agora me dei conta de que sempre gostei muito de fotografia e gostaria de aprender e não havia me dado conta, parece que estava oculto dentro de mim e só despertou por completo agora, sei lá, é meio estranho kkkk. Depois de inúmeras tentativas de ganhar dinheiro na Internet, como por exemplo, criar blog, afiliação e anúncios no facebook, me dei conta de que não é isso que gosto de fazer, pois não tenho tido sorte e me dei conta de que se continuar essa vida, serei um inútil e não vou aprender nada na vida. Por isso estou querendo saber de você se tem algum curso que me ensine a fotografar, por que já sei alguma coisa sobre fotografia, mas o que me falta é uma explicação bem detalhada, você me passou muita confiança por isso estou te pedindo esse favor. Caso você tenha algum curso me envie o vídeo de apresentação, pq não achei no seu site. Caso não tenha, se puder me indicar algum eu ficaria feliz e agradecido. Minha câmera é a Canon PowerShot SX50 hs, posso fazer excelentes fotos com ela, mas não sei se serveria para algo profissional. Boa tarde e Obrigado.

    • Oi, Thiago. Muito obrigada por lembrar de mim.

      Fico muito feliz que esteja encontrando o que realmente gosta, isso é muito importante, assim será mais feliz, tenho certeza. Eu tenho um curso de fotografia online, e ele já formou centenas de profissionais e amadores, é um bom curso para você fazer, fique de olho nos meus e-mails, quando abro inscrições, aviso por lá. Você pode estudar com a câmera que tem, mas para trabalhar com fotografia ela não é a ideal. O melhor é uma DSLR.

      Te desejo muito sucesso nas suas decisões. =)

  27. Sandra Regina Camargo

    Oi Vanessa boa tarde, comprei uma câmera digital da Canon PowerShot SX400SI, quero saber se você conhece esse modelo pode me orientar se fiz uma boa compra e como devo explorar essa câmera obrigada beijos

  28. Lucas

    Oi Vanessa, estou passando aqui para te agradecer pelas dicas que me deu a um tempo atrás
    Te perguntei em um dos foruns aqui o que me recomendaria para fotos em ambientes naturais, por eu atuar no campo de biólogo.
    Estava 90% fechado uma DSLR, mas aí voce me recomendou a superzoom devido a praticidade em fotos que tem que ser tiradas mais rápidas e comecei a estudar mais sobre elas.
    Comprei a Nikon B700, tem um zoom muuuuito bom e recursos como wifi e bluetooth o que me permite enviar a foto para meu celular na hora, acho que foi uma aquisição muito melhor para meu custo x benefício.
    Enfim, recomendo muito a câmera e seu site que é fantástico!
    Obrigado

    • Oi, Lucas! Que felicidade ler o seu comentário. Amei saber que minha sugestão foi tão bem aproveitada. Muito obrigada por me contar.

      E obrigada pela indicação de câmera super zoom, vou conhece-la melhor. =)

      Bons cliques para você!

  29. Marcio

    Olá Vanessa, tenho uma câmera Canon SX 520, faço fografias em aniversários do meus familiares e amigos, na maioria das vezes uso a opção fotos criativas, ou modo automático, você tem dicas para o uso da ISO?

    • Oi, Marcio! O ideal é sempre deixá-lo mais baixo, mas sei que na super zoom isso nem sempre é possivel, por isso, recomendo que aprenda a usar o editor de imagem Lightroom, pois nele você consegue minimizar o ISO alto. =)

  30. Rafael

    Olá Vanessa,
    Conheci seu site a pouco e já sou fã. Tenho lido vários artigos e assistido vídeos e estou amando todos.
    Eu estou iniciando na fotografia, já venci o primeiro passo e escolhi a câmera, comprei uma cânon t5i com kit básico. Você teria algum material de leitura para eu aprofundar meus estudos nos itens citados neste artigo? Obrigado.

    • Oi, Rafael! Muito obrigada!

      Recomendo que leia o manual da sua câmera e que se cadastre na minha Areá Vip, os vídeos irão te ajudar muito.