WebSiglas das lentes

Eu sei como é difícil quando estamos começando a fotografar e a procurar o equipamento certo e temos que decifrar o que significa as siglas das lentes que vem junto com o modelo da câmera DSLR. Esse artigo vai te ajudar a entender o que é Canon EF 24-70mm f/2.8L II USM ou Nikon AF-S NIKKOR 28-300mm f/3.5-5.6G ED VR. 

Siglas universais

18-300mm: Esses números representam a distância focal da lente. O número menor significa que é o quadro mais aberto que a lente pode atingir e o número maior que é o mais fechado. Vai ter situações em que verá somente “50mm”, isso significa que a lente é fixa, sem zoom. Para entender melhor o que significa a distância focal e como influencia na sua escolha de lente, é importante que leia esse artigo: Lentes na fotografia.

f/3.5-5.6: é a abertura máxima que a lente permite para determinadas distâncias focais. Às vezes, aparece sem o “f”, aparece dessa forma “1:3.5-5.6”,  porém é o mesmo significado.  Para entender melhor como funciona isso na lente, vou citar uma lente tradicional, a 18-55mm, normalmente aparece assim: 18-55mm f/3.5-5.6. Significa que com a distância focal em 18mm a maior abertura será f 3.5, conforme for fechando a imagem, a abertura máxima será f 5.6. 

Siglas das lentes Canon 

Siglas das lentes Canon e Nikon - Fotografia Dicas (2)EF: É uma lente que pode ser usada em todos os corpos de câmera DSLR Canon, ou seja, corpos com sensor APS-C e Full Frame.

EF-S: Essa lente só pode ser usada em câmera com sensor APS-C, ou seja, câmera de entrada e semiprofissional. Para saber mais sobre isso, leia esse artigo: Fator de Corte.

IS (Image Stabilization): É um estabilizador de imagem que vem dentro da lente. Ele compensa um pouco o “balanço” na hora de fotografar. Ajuda quando usamos velocidade mais baixa, com ele é possível compensar até dois pontos. Nunca use ele se estiver usando um tripé, pois ele fica tentando compensar um movimento que não existe e acaba borrando a imagem. 

L: É a melhor linha de lentes da Canon. São objetivas excelentes que a maioria dos profissionais usam. A construção ótica dela é de primeira linha, todos os matérias usados somam para uma fotografia com maiores detalhes, nitidez e menos aberração cromática (possui o filtro UD e S-UD). Além disso, o sistema de foco é um pouco mais rápido e melhor.

USM (Ultrasonic Motor): Sistema de foco ultrassônico que ajuda a ter o foco mais rápido no modo automático e também silencioso.

STM (Stepping Motor): É um sistema de foco para lentes pensado e produzido para quem trabalha também com vídeo, pois ele proporciona um foco silencioso. Leia mais aqui: Lente STM.

MP-E (Macro Photographic – EOS): Sigla usada na lente Canon MP-E 65mm f/2.8 1-5x Macro, designa que essa lente é somente para fotografia macro.

DO (Diffractive Optics): É possível encontrar essa sigla na lente Canon EF 400 milímetros f / 4 DO. Significa que é uma lente que reduz a aberração cromática e aumenta a qualidade da fotografia tele, além de deixar a lente mais leve por conta dos elementos internos dela. 

TS-E (Tilt Shift Lens): É comum termos problemas com a perspectiva, essa lente corrige isso. Essa função controla a perspectiva correta e convergência das linhas que estão dentro do quadro. As linhas permaneceram retas e alinhadas. Ela é muito usada para fotografia de paisagem e arquitetura. Com esse sistema é possível controlar também a profundidade de campo.

Siglas das lentes Nikon 

Siglas das lentes Canon e Nikon - Fotografia DicasDX: Lentes feitas para câmeras com formato de sensor APS-C, ou seja, câmeras de entrada e semiprofissional. Para entender melhor leia: Fator de Corte.

FX: É uma lente que pode ser usada em todos os corpos de câmera DSLR Nikon, ou seja, corpos com sensor APS-C e Full Frame.

G: Lentes sem controle de anel de abertura, é necessário que a câmera tenha o controle no corpo.

D: Lentes com controle de abertura na própria lente.

AF (Auto Focus): Sistema de foco automático para câmeras DSLR semiprofissionais e profissionais, pois essas possuem motor de foco no corpo da câmera.

AF-S ou AF-P (Auto Focus Silent): Sistema de foco automático rápido e silencioso. Lente mais indicada para corpos de DSLR de entrada, pois essa lente possui motor de foco interno. Se não souber o que é câmera de entrada, baixe o meu guia aqui. 

AF-I (Auto Focus Integrated): É parecida com a AF-S, só que não faz o foco silencioso, lente também indicada para câmeras de entrada.

ED (Extra-Low Dispersin Glass): Corrige melhor a aberração cromática.

VR (Vibration Reduction): É um estabilizador de imagem que vem dentro da lente. Ele compensa um pouco o “balanço” na hora de fotografar. Ajuda quando usamos velocidade mais baixa, com ele é possível compensar até dois pontos. Nunca o utilize se estiver usando um tripé, pois ele fica tentando compensar um movimento que não existe e acaba borrando a imagem. 

DC (Defocus Control): É um anel que vem na lente e que possibilita uma área circular de desfoque. Se ele estiver na posição 0, é igual a uma lente comum.

CRC (Close Range Correction): Aumenta a qualidade e nitidez do foco da fotografia em situações próximas.

PC (Perspective Control – Tilt Shift): É comum termos problemas com a perspectiva, essa lente corrige isso. Essa função controla a perspectiva correta e convergência das linhas que estão dentro do quadro. As linhas permaneceram retas e alinhadas. Ela é muito usada para fotografia de paisagem e arquitetura. Com esse sistema é possível controlar também a profundidade de campo.

Micro: Indica que é uma lente para fotografia macro.

ED: Possuem o cristal ED que ajuda a não ter aberração cromática e a manter maior nível de cor e nitidez.

IF: Lente mais compacta e leve por conta do seu sistema de foco interno. Ela também permite ter foco em distâncias menores.

Espero que esse artigo tenha te ajudado a entender melhor as siglas das lentes.

Deixe um comentário no artigo. =))

 

Recomendo a Leitura

 
Se inscreva no meu Canal do YouTube:

 

APRENDA MAIS SOBRE CÂMERAS E DESCUBRA A MELHOR PARA VOCÊ

Capa e-book PNGEu criei um Guia definitivo - Tipos de Máquinas Fotográficas(GRATUITO) para facilitar a sua escolha de máquina.

Você vai aprender:

» Qual câmera utilizar para fotografia profissional;

» Analisar as diferenças na hora da compra;

» Entender os diversos modelos de máquinas;

COLOQUE SEU E-MAIL E CLIQUE EM “QUERO RECEBER” PARA TER ACESSO


76 Comments

  1. thiago da silva

    ola Vanessa adoro suas dicas, estou iniciando na fotografia, comprei minha primeira dslr e gostaria de saber se vc tem algum curso online para iniciantes ?

    • Oi, Thiago! Obrigada!

      Sim, eu tenho! Quando abro inscrições envio e-mail para avisar. =))

      Espero no futuro te ver em uma das turmas!

  2. Olá Vanessa, bom dia! Gostei bastante deste artigo principalmente porque estou buscando uma boa zoom. Bom, gostaria da sua opinião sobre as opções abaixo, se não for pedir muito. Já entendi que a segunda possui mais qualidades, mas será que a diferença final é assim tão grande?

    – AF Zoom-Nikkor 70-300mm f/4-5.6G da Nikon

    – AF-S VR Zoom-Nikkor 70-300mm f/4.5-5.6G IF-ED da Nikon

    Obrigada, Tatiana

    • Oi, Tatiana!

      A diferença de qualidade deve ser levada em conta, mas dá para fazer um bom trabalho com a AF Zoom-Nikkor 70-300mm f/4-5.6G da Nikon. Só confere se sua câmera não é de entrada, pois se for de entrada não conseguirá fazer foco automático por conta dela ser EF, dai teria que ser AF-S.

      =)

  3. Jose Getulio de Oliveira

    Bom dia Vanessa

    Eu sofri dois AVC mão esquerda controla tudo…eu uso Tripé (site…meu perfil wikiaves jose g. Oliveira )…Minha camera possui tripé(minha mão direita não dá tirar fotos, ok?) Eu vejo pássaro ou ave…foco…zoom…eu uso Temporizador 2 segundos(ou não).
    Pergunta 1 camera Canon IS ou Nikon VR ….Você escreveu…”Nunca use ele se estiver usando um tripé, pois ele fica tentando compensar um movimento que não existe e acaba borrando a imagem…. “Certo ou não?

    Pergunta 2 Eu quero (agosto ou setembro ) camera melhor. T5(18 – 55 mm+ kit 70-300mm sem IS) ou T5i com e sem IS. Nikon D3200 18 – 55 mm e 70-300mm VR e sem VR…Você ‘garante ‘ tiro fotos sem tremer?(comunicação. …bem fraca…verbos, palavras,etc…Depois AVC…Desculpe -me)

    Agradeço
    Getúlio

    • Oi, Jose!

      Que pena que está passando por essa situação, fico feliz em saber que prática a fotografia. =)

      Sim, precisa desligar o estabilizador, se não a lente fica corrigindo um movimento que não existe e borra / perde nitidez da fotografia.

      Acho que no seu caso não é necessário se preocupar em comprar lente com estabilizador. =)

      Tenho no site dois artigos sobre as câmeras que citou ( Canon T5i e Canon T5), acredito que para o que deseja a Canon T5 seja o suficiente.

      Te desejo ótimos cliques!

      Te desejo sucesso!

      Te desejo sucesso!e desejo sucesso!

  4. NADIA

    Olá Vanessa, leio seus artigos desde dez/2014, li o Guia Definitivo Tipos de máquinas Fotográficas e foram muito importantes para decidir qual câmera e lente comprar. Sabia que seria uma CANON e decidi a lente antes de escolher a câmera, EF-S 18-135 IS STM, estava aguardando o lançamento da T6i no Brasil, demorou, em julho acabei optando pello Kit CANON 70D com a lente desejada. Na lente aparece EFS 18-135mm IMAGE STABILIZER Macro 0.39/1.3ft, o que significa isso: Macro 0.39/1.3ft?
    Aguardo nova abertura de incrições para o seu curso.
    Um abraço.

    • Oi, Nadia! Fico muito feliz por gostar do site e por ter interesse no meu curso, tenho certeza que também irá gostar bastante. =)

      Macro 0.39/1.3ft: Isso indica que sua lente tem a função Macro, a função macro permite que você se aproxime bem do que deseja fotografar, ela é muito usada para fotografia de objetos ou insetos pequenos, o número 0.39/1.3ft, indica o máximo que seria essa aproximação, se não me engano é 9 cm.

      Abraços! =)

  5. LUIZ MARTINS

    Oi Vanessa, tudo bem?
    Eu sou um admirador de seu trabalho e estou aqui para lhe pedir uma dica. Eu tenho uma Nikon D3100 com uma Lente Tamron AF 18-200mm F/3.5-6.3 XR-
    LD Aspherical (IF) Macro. Recentemente comprei uma Nikon D7000 com uma Lente Af-s Nikon Dx 18-135mm F3.5-5.6 G Ed.
    A minha dúvida é a seguinte: Estou para fazer uma viagem e levarei somente a Nikon D7000. Eu ainda não cheguei a usar a lente Tamron 18-200mm na D7000, mas estou pensando em usá-la nesta viagem, pois deverei visitar alguns Parques Ecológicos e locais com animais, e imagino que a lente 18-200 me dará mais alcance que a 18-135. Será que terei a mesma qualidade de imagem com a lente Tamron na D7000?
    Se puder ajudar-me agradeço desde já.
    Um grande abraço,
    Luiz Martins

    • Oi, Luiz!

      Não vejo muito problema em ir com a 18-200, porém não posso te garantir que a Tamron terá mais qualidade, mas posso te sugerir de fazer um teste, faça-o antes da viagem, assim você vai mais tranquilo. =)

  6. luiz goncalves

    Como sempre eficiente. Direto ao ponto. Objetivamente. Parabéns.

  7. thiago da silva

    Espero ansioso pela abertura de um curso de fotografia online para iniciantes Vanessa, vc tem data prevista?

    • Oi, Thiago!

      Ainda não tenho data, mas quando abrir você receberá um e-mail avisando. =)))

      Te vejo na próxima turma!

  8. Jose Getulio de Oliveira

    Boa tarde
    Eu Explico.melhor..3 opções
    1. Nikon P610 zoom. ..R$ 1.800,00 +/-
    2. Entrada canon T5 18-50mm + kit 70-300mm sem IS R$2.200,00
    3. Mais cara…t5i R$ 2.400,00 + 70-300mm IS R $ 1.550,00 +/-

    Mas, eu escolher opção 2, mais pra frente….compro lente 70-300mm IS ….Não dá pôr. Certo ou errado? Grato. Getúlio

    • Oi, Jose!

      Acho que dificilmente se você optar pela opção 2, irá precisar comprar outra lente 70-300mm só por conta do IS que você nem irá usar.

      =)

      • Jose Getulio de Oliveira

        Agradeço, Vanessa. Eu Pesquiso, fórum, câmera , etc. Dois meses …passados(camera). Fórum de Wikiaves…pergunto (eu) ‘qual distância fotografou? 25 metro ou 30 metros. Cheguei a uma conclusão. Não dá pra mim! Eu comprarei câmera ‘mini upgrade ‘ em agosto! (Paciência…)mais pra frente…Quando mão progride melhor ou mais.!Grato, José Getúlio de Oliveira.

        • Jose, te desejo muito sucesso nesse caminho e que logo consiga realizar seus desejos. =)

  9. Fausto Diniz da Silva Júnior

    Vanessa obrigado por sempre nos mostrar artigos importantes para nosso desenvolvimento na fotografia. Excelente artigo e bem explicado.

  10. Carmem Nazareth

    Olá, Vanessa! Mais uma vez PARABÉNS!!! Seus artigos são perfeitos. Tenho uma Nikon d3200 com a lente do kit. Gostaria de saber qual lente zoom comprar 55-200 Dx Af-s ou a 70-300? Estou entrando nesse lindo e maravilhoso mundo e estou com dúvidas em qual lente adquirir (já faço alguns trabalhos e vou fazer meu primeiro New Born em novembro. Grata pela atenção!!! Que Deus lhe abençoe.
    Att, Carmem Nazareth

    • Oi, Carmem! Obrigada, uhuuu!

      Eu prefiro a 70-300mm, pois ela oferece uma lente com maior tele.

      Se vai fazer Newborn, acredito que seja mais interessante uma lente 50mm f1.8, por conta da luminosidade e desfoque que irá ganhar. =)

      Sucesso para você!

  11. Carmem Nazareth

    Olá, boa tarde!!!
    Muitíssimo obrigada pela super dica.
    Beijos que Deus lhe abençoe!!!
    Att, Carmem Nazareth

    • =)))

      • Valdir Costa Jr

        Cara Vanessa
        Pretendo fotografar paisagens na região da Nova Inglaterra – USA , principalmente o Fall Foliage em outubro próximo. Levo uma Cânon EOS T3i com lente EFS 18-55mm original é uma outra EF 75-300mm. Você acha que estou bem assistido ou adquiro uma outra que você julgue legal, uma vez que existe a oportunidade?
        Obrigado
        Valdir

        • Oi, Valdir!

          Esse lugar que você vai é muito lindo e tem muitas paisagens de tirar o folego, acho que adquirir uma grande angular pode ser uma boa ideia. =)

  12. Carmem Nazareth

    Olá, boa noite Vanessa!
    Pode me dar uma ajuda? Rsrs… Então, fora as lentes de 50 mm e a 70-300 vale a pena investir em uma 35mm? Sabe estou começando agora, se você puder me dar uma ajuda quanto a valores a serem cobrados e também qual flash adquirir eu ficarei muito agradecida. Tenho uma Nikon d3200. Ah! O flash pode ser daqueles paralelos… (estou super encabulada). Mas muitíssimo obrigada.
    Beijos e o Senhor lhe abençoe sempre é sempre.

    • Oi, Carmem!

      Te ajudo sim! Tenho um artigo sobre flashe, leia aqui.

      Não sei se compensa a 35mm, vai muito do seu olhar, do jeito que gosta de fotografar. Se eu fosse você, exploraria melhor tudo isso e só adquiria outra lente o futuro.

  13. Patricia

    Oi Vanessa,

    Muito obrigada por compartilhar o teu conhecimento. Tenho te lido muito e tu tens me esclarecido coisas que em livro nenhum encontrei explicações. Tens ajudado o meu mundo 🙂 e com certeza de muito outros. Um beijão e sucesso sempre!
    Patricia Lavratti

    • Oi, Patricia!!

      Uhuuu!!!Objetivo atingido!!! Muito obrigada, fico imensamente feliz em ajudar e contribuir para o seu sucesso! =)

  14. liebert

    Oi, Vanessa estou querendo entrar no mundo da fotografia e analisei algumas maquinas pois gostei da Nikon D5200 o que você tem a falar dela, Abraço fica na paz .

  15. Valdir

    Boa tarde, Vanessa..
    Estou aguardando S resposta desde ontem..! Devo aguardar mais…!?

    Abraço

    Valdir

    • Oi, Valdir!

      Eu demoro um pouco para responder, pois recebo muitassss perguntas diárias, mas sempre respondo todo mundo! =)

  16. Paulo Assis

    Oi, Vanessa. tudo bom? Sempre fui apaixonado por fotos e estou gostando muito dos seus artigos. Aguardo ansioso a abertura da sua nova turma de curso on line. Bjs.

  17. Jeane

    Olá Vanessa, obrigada por nos passar um pouco do seu conhecimento. Estou pesquisando e pensei em compra uma DSLR Nikon L830, voce acha que esse tipo de camera e boa para eu começar a fotografas eventos, pessoas??

    • Oi, Jeane!

      Essa câmera não é uma DSLR, ela é uma super zoom, recomendo que não compre se deseja trabalhar com fotografia. Baixe o meu e-book, nele explico tudo o que precisa saber para escolher a melhor câmera. Baixe-o aqui.

  18. Valdir Jr

    Ok Vanessa!
    Muitíssimo obrigado, porém ainda fiquei em dúvida sobre qual medida de lente..!
    Você pode dar algumas opções..!?
    Obrigado de novo..!
    E ..me desculpe a urgência!
    Bj

  19. Jeane

    OLÁ Vanessa, obrigada por me responder.. Realmente me atrapalhei na minha pergunta anterior, mas quero saber de você sobre uma câmera semiprofissional da Canon ou Nikon de até 820,00 reais boa para fotografias de pessoas, eventos.. Me ajuda, por favoor! Obrigada!!!

    • Oi, Jeane!

      Então, nesse valor você consegue uma câmera usada, acho que podia optar até por uma câmera de entrada. Acredito que encontre a Canon t2i, Nikon D3100… Semiprofissional: Procure a Nikon D90.

      Para evento ainda precisará de flash e bateria extra….

      Leia esse artigo: Como comprar uma câmera usada.

      =)

  20. Fabiano

    Boa tarde, Vanessa!
    Conheci seu site há pouco tempo e seu conteúdo tem me ajudado muito. Parabéns pela iniciativa e pelas dicas excelentes! Espetáculo!
    Abs

  21. Antenor Machado

    Vanessa

    Boa Noite.

    Numa rápida pesquisa atrás de dicas de máquinas e lentes cheguei até seu site.

    Em primeiro lugar parabéns pelas matérias e pelo conteúdo. Vou devorá-los, e se me permitir, eu abusar um pouco mais de vossa paciência, com algumas perguntas.

    Cordialmente,

    Antenor Machado.

  22. Jose Beiral

    muito bom o artigo, estou iniciando e gostei muito
    vc poderia tb falar sobre as lentes Sigma que tem uma tremenda sopa de letrinhas para as suas lentes.
    fico grato.

    • Oi, Jose!

      Você acredita que já comecei a escrever um artigo sobre as lentes Sigmas? Justamente sobre as siglas, preciso termina-lo.=)

      Pode deixar que vou postar logo logo…

  23. LUIZ PAULO

    Bom dia,
    Sou novato no segmento e tenho uma dúvida que está me deixando louco:
    Possuo duas câmeras, sendo: Uma Nikon Coolpix P530, 42X WIDE OPTICAL ZOOM ED VR, com lente 4.3-180mm, 1:3-5.9.
    A outra, é uma Nikon D3200 com lente AF-S, DX, 55-200mm 1:4-5.6GII ED VR.
    A dúvida é a seguinte: Se a lente da Coolpix é 180mm e a da D3200 é 200mm, porque a Coolpix foca muito mais longe e aproxima mais o alvo que a D3200??? Preciso ter essa compreensão e solicito sua ajuda.
    Em tempo: Sou admirador de suas publicações e tenho aprendido bastante com seu conteúdo bastante didático e esclarecedor.
    Grande abraço.

    • OI, Luiz!

      É que a super zoom possui um sensor menor. Para entender isso, terá que estudar o fator de corte, leia sobre ele aqui.

  24. Mario

    Olá Vanessa,
    Ótimo seu site. Muito útil mesmo. Uma dúvida:
    Quando se trata do IS (Image Stabilization), vc diz para não usar em certas circunstâncias. Isso quer dizer que podemos ligar ou desligar esse recurso na lente, ou devemos trocar para uma lente q não tenha o recurso?
    Obrigado.

    • Oi, Mario! Muito obrigada!

      Você desliga / liga ele na própria lente. Esse é um recurso que a lente oferece. =)

  25. João Batista

    Olá, vou ter a possibilidade e adquirir uma DSLR pode ser uma D7200. Ela vem com uma 70-300mm f/4-5.6 DG e outra AF-S DX 18-55mm f/3.5-5.6 G VR II além e outros acessórios. Essas lentes são boas? Obrigado.

  26. Mariana Muniz

    Olá Vanessa! Quero parabenizar seu trabalho e agradecer pela paciência que tem conosco, amadores cheios de dúvidas, hahaha!
    Há pouco tempo comprei uma Nikon D5300 com a lente do kit 18-55mm f/3.5-5.6. Senti que a lente não era tão boa assim e queria uma lente mais clara, então, comprei uma 50mm f/1.8. Uma lente muito boa mesmo, adorei. Mas como minha câmera é DX, quando fui usar a lente em local fechado, não deu muito certo (não cabe tudo na foto (rs).
    Pesquiser e vi que a melhor opção pra mim, no quesito range e abertura, seria uma 17-55mm f/2.8 ou 24-70mm f/2.8. Mas quando vi o preço quase cai pra trás!!!
    Gostaria de saber qual sua opinião sobre as lentes alternativas da Sigma e Tamron equivalentes a estas. Elas são muito mais baratas e como sou apenas amadora, gostaria de saber se vale a pena investir nelas ou guardar dinheiro pra comprar A Nikkor.
    Queria saber também se ela são compativeis para minha cama sem motor de foco (as siglas 17-50 F/2.8 EX DC OS HSM).
    Agradeço muito por todas as dicas!!! Desculpe pelo textão tb, rsrs! Bjos!

    • OI, Mariana! Muito obrigada! =)

      As lentes da Sigma e Tamron são boas, acho que pode ficar tranquila, irão te trazer muita qualidade.

      Quanto as siglas, pesquise as lentes nos sites de cada fabricante, lá terá os detalhes certinhos de compatibilidade.

  27. MOACIR HENRIQUE DA SILVA

    OI VANESSA TENHO UMA NIKON 5200 QUAL LENTE VC ME INDICA GOSTO DE FAZER FOTO DE NATUREZA E ESPORTES TENHA BOM ZOOM TRABALHEI COM FOTOS PARA UM SAIT DE EVENTOS COM UMA NIKON P510 POR 5 ANOS ,,,

  28. Daiana

    Olá! Venho pesquisando muito para comprar uma Nikon D5300. Mas vi que por ela não ter motor de foco no corpo, seria melhor usar uma lente AF-S. Entretanto, a lente que vem junto atualmente nas lojas online é AF-P. Saberia me explicar a diferença entre os dois tipos de lente?
    Procurei em varios lugares e nada me esclareceu. Isso está quase me fazendo mudar de ideia e compra uma Canon T5i.
    Sou iniciante na fotografia; o pouco que sei foi pesquisando e agora quero praticar! 🙂 Porém eu precisaria de foco automático, pois gosto de fotografar principalmente animais, e o foco precisa acompanhá-los. Acredito que ficaria ruim ter que sempre ajustar o foco manualmente.
    Poderia me ajudar com essa dúvida entre AF-S e AF-P? Eu não sei se a lente AF-P vai me dar o foco automático que quero…

    • Oi, Daiana! É uma lente mais rápida e silenciosa, igual a AF-S. Sempre que ficar na dúvida, observe se a lente é DX.

      PS:Inclui a sigla no artigo, estava faltando essa. =)

  29. Alcides Soares

    Tenho uma dúvida com relação à abertura do diafragma, a câmera pode mostrar uma abertura maior do que a lente permite. Porque quando vou ajustar manualmente a abertura, aparece valores que eu acho que não condizem com a lente. Tenho uma Canon T5 premium kit que vem com uma lente 18-55mm e uma de 50-250 mm. Não estou com ela aqui para passar a informação que está na lente

    • OI, Alcides! Não pode mostrar valores que sua lente não possui. Quais valores aparecem que você acha que não é da lente?

  30. Alcides Soares

    Obrigado por responder, na minha lente 18 mm – 50 mm aparece um valor abaixo de 5.6 que é a abertura máxima da lente (quanto menor o valor maior a abertura) mas aparece valores menores num tom “apagado” em relação ao valor de abertura real da lente.

    • Oi, Alcides! Em 18mm o menor número que deve aparecer é f3.5, é isso que aparece?

  31. Andre

    simples e objetivo. Adoro aprender com vc.

  32. Silvia Souza

    Vanessa, boa tarde!
    Estou comprando minha primeira DSLR e acabei optando pela Nikon D5500. Achei um preço legal no Mercado Livre, o kit vem com bolsa, tripé de mesa, cartão 64, porém fiquei com uma dúvida em relação a lente. Na especificação diz: AF-P DX NIKKOR 18-55 mm f / 3.5-5.6G VR AF-P
    Essa lente tem motor de foco? segundo o vendedor é uma lente nova, pq vi em alguns lugares que só a AF-S tem motor.

    Obrigada.

    • OI, Silvia! Sim é uma nova lente. Essa sigla quer dizer que a lente é mais rápida e silenciosa. =)

  33. Julia Marantes

    Olá,
    Qual o significado das cores dos anéis da lentes Nikon e Canon?
    Grata

    • Oi, Julia! Não me lembro exatamente as da Nikon, mas a da Canon quando é vermelho significa que é uma lente da linha L, profissional. =)

  34. Willian Rodrigues

    Boa Noite Vanessa,
    Gosto de fotografia como hobby, tenho uma sony f828, a muitos anos e com muitas fotografia. Agora comprei nos EUA uma nikon D5500 com uma lente sigma 18-250mm. E o primeiro problema é que o manuel é só ingles e japones. Ja estou apanhando com a lingua. Quero aprender a fotografar corretamente e voce fala de um curso. Como funciona seu curso? Gostaria de me inscrever.

    • Oi, Willian!

      Meu curso é online e é excelente para você, passo mais detalhes através dos e-mails que envio.=)

      Tente achar o manual dela em pt na internet. Eu acho que tem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *