O FOTÓGRAFO PROFISSIONAL INICIANTE:
Realmente não é fácil saber quando um fotógrafo deixa de ser iniciante e passa a ser um profissional estabelecido. Quero com esse artigo te ajudar a entender em qual momento você deixa de ser um fotógrafo iniciante para ser um profissional experiente.
O fotógrafo iniciante é profissional?
Aqui no site tenho um artigo bem interessante e que tem ajudado muitos fotógrafos a se identificarem no mundo fotográfico, o artigo é o “Fotógrafo Profissional, Amador ou Hobby?”. Nesse artigo explico a partir de que momento um fotógrafo se torna profissional da fotografia. Leia o artigo clicando aqui.
O fotógrafo profissional é aquele que cobra para fotografar. Então mesmo que você seja iniciante, se você já cobra para fazer trabalhos, você é um fotógrafo profissional iniciante.
O que é um fotógrafo iniciante?
O fotógrafo iniciante é o fotógrafo que está no começo da sua jornada fotográfica. É realmente quem está iniciando e aprendendo o “be-a-bá” do negócio. Está adquirindo experiência, está fazendo contatos e estruturando uma carreira.
Quando o fotógrafo deixa de ser iniciante?
Algumas pessoas consideram que o fotógrafo iniciante deixa de ser iniciante quando para de estudar fotografia. No entanto, essa é uma profissão que temos que estar sempre nos atualizando, estudando, descobrindo novos acessórios, técnicas e etc. Então, se você quer ser bom mesmo, saiba que nunca irá parar de estudar trabalhando com fotografia.
Não dá para saber exatamente quando o fotógrafo deixa de ser iniciante. Mas de acordo com minha experiência, e o que vi meus amigos passarem, meus assistentes e o que vejo no mercado fotográfico, o fotógrafo deixa de ser iniciante quando começa a ter mais habilidade para lidar com diferentes situações dentro da fotografia. E isso acontece após o fotógrafo estar há uns 3 ou 4 anos no mercado.
Sabe por que só depois desse tempo?
Cada trabalho é único, exige um tipo de iluminação, local, estrutura e conhecimento. Nunca um trabalho é igual a outro, nunca a pessoa que está sendo fotografada será igual a anterior. Por isso o fotógrafo precisa de tempo para aprender a lidar com as situações, a conduzir o trabalho de forma que ele consiga transmitir a mensagem desejada com suas fotografias.
É importante saber que, esse é também o prazo médio de consolidação de um profissional no mercado de fotografia. Muitas pessoas entram no ramo e cobram preços muito baixos, mas acabam desistindo da profissão mais ou menos depois de 3 ou 4 anos. A fotografia é uma profissão cara, que exige investimentos em equipamentos, locações, equipe.
Vejo muitos fotógrafos desistindo após os primeiros anos de trabalho, tudo porque não planejaram sua carreira para se estabelecer no mercado, e aceitaram qualquer tipo trabalho, cobrando preços baixíssimos: o famoso “tiro no pé”. Saber definir um preço faz parte de experiência necessária pra se tornar um profissional e deixar de ser um iniciante.
Preciso mencionar que sou um fotógrafo iniciante?
Existem duas situações:
Nas duas situações abaixo estou considerando que, mesmo sendo iniciante, você já estudou um pouco e fotografa bem, sabe manusear a câmera, compor uma foto, iluminar, editar e etc. As situações são:
1 – Um fotógrafo profissional e experiente te chamou para fazer um trabalho com ele. Você precisa dizer que está começando, mas deixe-o tranquilo quanto ao seu trabalho, apresentando um portfólio.
2 – Exemplo: Uma pessoa quer um book e chegou até você. Provavelmente ela já viu suas fotos e gostou dos seus cliques. Nesse caso, você não precisa mencionar que é iniciante. É só cumprir com o combinado do trabalho.
O mais importante é ter consciência que você está no começo de uma profissão, que está em um terreno novo e que situações adversas irão acontecer. Tendo isso em mente, você se sentirá mais seguro para resolver tudo.
Nenhuma profissão é simples no inicio, então continue sempre estudando, praticando, e durante os trabalhos que surgirem, mantenha-se calmo e preparado para as adversidades. Um dia, quando menos perceber já estará dominado tudo na fotografia.
Desejo sucesso sempre para vocês, meus queridos leitores.
Deixem comentários, quero muito saber sua experiência, elogios (ahh é sempre bom, né? ) e dúvidas.
Recomendo a leitura:
- O 2° fotógrafo
- Como dirigir um ensaio fotográfico
- Como se inserir no mercado
- Dicas de ensaio externo
- Como fotografar tudo
Se inscreva no meu Canal do YouTube:
59 Comments
André Moura
Uauuuu…. adorei o post. Por mais simples que pareça, mas muita gente precisa de alguns incentivos para continuar a jornada… Obrigado!!!
Vanessa Alves
Oi, Andre! Uhuu muito obrigada! =)
João
Pois é Vanessa!
Pela minha experiência de vida profissional, e pelos estudos estatísticos existentes ao respeito, desejo indicar que na fotografía como em outras áreas profissionais, passar de ser um amador ou té-lo como hobby, a ser um profissional, leva ao redor de umas 10.000 horas de estudo e práctica, ou seja mais ou menos uns 5 anos (tal vez mais do que menos)… Isso como indico, independentemente da área à que estejamos nos referindo, OK?
Grande abraço Vanessa.
Vanessa Alves
Oi, João! Muito obrigada por dividir sua visão e experiencia! Amei! =)
José Movilha
Olá Vanessa !…
Foi com muito gosto, que aqui de Portugal, tomei conhecimento da sua atividade e das suas publicações sobre formação em fotografia e vídeo. é todo um mundo que vou agora progressivamente descobrir. Obrigado pelo seu ” Guia Definitivo: tipos de máquinas fotográficas ” – muito interessante e bem elaborado. Até breve
Vanessa Alves
Oi, José! Que demais, muito obrigada. Fiquei muito feliz em saber o quanto gostou do meu conteúdo. =) Uhu!
ROGERIO ANANIAS
Olá Vanessa,
Parabéns, simplismente SENSACIONAL…
Vanessa Alves
Oi, Rogerio! Uhuu muito obrigada! =)
Carlos Amorim
Belo e esclarecedor texto. Como sempre! Gostei!
Vanessa Alves
Oi, Carlos! Muito obrigada! =) =)
CIRO ALCARAZ
FOTOGRAFIA COMO SE DIZ É A PRATICA ESTUDO E CURIOSIDADE 30 ANOS NO RAMO E NÃO APRENDI TUDO,25 SÓ NA ÁREA DE IMPRESSÃO FOTOGRAFICA HOJE TRABALHANDO NUMA ROLAND,NÃO É A MESMA COISA MAIS CAROS AMIGOS FOTOGRAFIA É MINHA PAIXÃO
Vanessa Alves
Oi, Ciro! Muito obrigada por dividir a sua experiencia e vivencia!
Lindos cliques para você! =)
Philipe
Ótimo post e não poderia aparecer em melhor hora! Estou começando a cobrar pelos meus trabalhos e to montando um estúdio em casa. Pensar que a uns anos atrás eu estava com medo de baixar seu guia definitivo achando que era vírus!! Hauhauhauhauah Não era vírus mas me contaminou com a fotografia!! Muito obrigado!!
Vanessa Alves
Oi, Ph! Uhuuuuu que demais! Amei o seu comentário!
Fico muito feliz que esteja se tornando um profissional e mais feliz em saber que foi meu aluno.
Aqui o vírus é só da fotografia! =)
Daniel Luis de Almeida
Opa muito bom… excelente artigo. Pra nós fotógrafos saber a hora de diferenciar iniciante com profissional é primordial na carreira.
Vanessa Alves
Oi, Daniel!
Muito obrigada e sucesso! =)
Sabrini
Maravilhoso post, Vanessa!
Espero um dia ser tão boa quanto você na fotografia! <3
Vanessa Alves
Oi, Sabrini! Muito obrigada!
Se você se dedicar, eu tenho certeza absoluta que terá muito sucesso.=)
will
Poxa este post …veio bem a calhar sobre como me sinto e como me direciono as pessoas que me procurarm. Acabei de concluir um curso basico e tenhos feitos alguns trabalhos. Porem como ainda não me sinto tão confiante ,procuro ainda não cobrar e sim adiquirir experiencia(levando em conta que geralmente sao pessoas do meu circulo de amizade)…..estou me familiarizandoainda com algumas situações e creio que no futuro poderei cobrar um preço justo pelo meu trabalho
Vanessa Alves
Oi, Will! Que legal, fico muito feliz que tenha gostado do artigo. =) Muito obrigada!
É isso ai, um passo de cada vez. Sucesso para você!
Wagner wolf
Ótimo post , parabéns pelas palavras , q conforta eos que estão no início dessa caminhada. Tirar um pouco dessa responsabilidade de ser bom em tudo(festa de criança , casamento , ensaio, etc…) Temos que nos indentificar e sempre fazer o nosso melhor.
Valeww Vanessa!
Vanessa Alves
Oi, Wagner!
Obrigada pelo comentário! É isso mesmo, aos poucos vamos aprendendo, nos aperfeiçoando e conquistando nosso espaço na fotografia :-)!
Mauri Capeletti
Olá, amo fotografar e tenho uma Nikon D-60, desde a época em que era a top das câmeras. Porém até hoje apanho um pouco com a tal profundidade de campo. Voce teria algum video ou artigo que trate deste assunto?
Vanessa Alves
Oi, Mauri!
Eu tenho um vídeo no meu canal, onde falo sobre o fundo desfocado, então acho que esse vídeo pode ser útil, assiste ele aqui: https://www.youtube.com/watch?v=e2U6mgkAobQ&t=10s
Mauri Capeletti
Muito bom. Agradeço pela aula.
Vanessa Alves
Muito obrigada, Mauri! =)
Paula
Olá Vanessa, como sempre você é incrivel. Adorei a dica, ainda não tenho equipamento pra trabalho, mas estou estudando o melhor equipamento, como no post anterior. Estou adquirindo experiencia em aniversários de parente, e gosto muito. Tiro com a minha Super Zoom, mas ja sinto a necessidade de um equipamento melhor. Ja quiseram contratar meu serviços, mas neguei, um dos motivos é o equipamento, depois mesmo que todos digam que as fotos ficaram lindas, eu me sinto insegura. Esse post me ajudou muito. E antes, ainda quero fazer o seu curso, infelizmente não pude fazer porque meu filho ficou doente e estava no hospital, ainda mandei um email e voce me informou que tinha 4 vagas, mas não consegui. Na próxima com certeza vou fazer, espero que não demore muito. Muito obrigado .
Vanessa Alves
Oi, Paula! Muito obrigada, uhuu!
Você está certa, aceitar trabalhos é muita responsabilidade, é melhor ter mais experiencia. =)
Espero te ver no futuro como minha aluna, ficarei muito feliz!
Fabrício
Bom dia, de uns tempos pra cá tenho me interessado muito por fotografias aí pesquisando na internet eu entrei no seu blog, sou e cruzão de tudo não sei por onde começar queria algum conselho tipo se devo comprar a câmera ou fazer algum curso pra poder estar aprendendo primeiros pq os equipamentos são caros aí vou vou comprando aos poucos aí tenho medo de comprar e não saber o que fazer, se puder me ajudar até olhei uma câmera Câmera Nikon D5600 Com Lente Af-p Dx 18-55mm Vr + SD 16 Gb será que pra iniciar tá muito? Ou ela nem é boa? se puder me ajudar.. Obrigado
Vanessa Alves
Oi, Fabricio!
Sim, precisa fazer um curso, mas ira precisa de uma câmera. Uma DSLR é o ideal. Veja esse video aqui, cito modelos. =)
Alfredo Zordenoni Junior
O post é muito interessante…gostei muito… mas eu, e isso é uma opinião minha, apesar de fazer fotografia desde 1997 e me apresentar como “profissional” pq as pessoas vêem muito os rótulos, até hj me considero um amador no sentido duplo de fazer o que amo e por achar que não sei tudo na fotografia, continuo lende, estudando fotografia e arte e treinando novas técnicas, aperfeiçoando as que já sei e acho isso muito legal porque se eu me achasse “o cara da foto”, acho que teria me estagnado no tempo. Mas como disse, isso é minha opinião, e como em fotografia não existe certo ou errado, assim tbm são as opiniões
Vanessa Alves
Oi, Alfredo! Obrigada pela participação.
E como eu disse no texto, não devemos parar de estudar nunca. =)
Marta Ferreira
Amei imenso o teu post Vanessa parabens pela iniciativa em partilhar a tua sabedoria para quem se esta iniciando neste mundo mágico da fotografia .
Eu posso dizer que sou uma iniciante neste mundo adoro fotografar eu tenho feito boas fotografias com o meu tlmv .espero vir aprender muito contigo nesta minha nova etapa de vida .Obrigado pelo carinho transmitido
Vanessa Alves
Oi, Marta! Muito obrigada!
Te desejo lindos cliques! =)
Luzia Falasca
Olá Vanessa, prazer te conhecer! Muito boa sua matéria, parabéns! Sou apaixonada por fotografia, mas não entendo muito , estou aprendendo e um dia eu chego lá! Com certeza você tem muito a me ensinar. Sou dedicada tá! Estou sempre procurando me atualizar e aprender em cursos básicos. Aguardando ansiosa.
Vanessa Alves
Oi, Luiza! Muito obrigada, fico feliz que tenha gostado do site! =)
Ao poucos você chega lá! Sucesso!
thais macedo
em relação a fotografia de studio , tem artigos aqui falando sobre?
Vanessa Alves
Oi, Thais! Sim, aqui.
Antonio Carlos Valença de Oliveira Motta
Para mim, um iniciante é aquele que não consegue alcançar o mínimo do que deseja num projeto particular ou junto a um cliente. Aquele que demora a interpretar uma cena e que configuração melhor usar. O resultado sempre mostra o nível de nossa experiencia no que fazemos. Sou fotógrafo, artista plástico e escritor e ainda me deparo com trabalhos em que conheço pouco alguma ferramenta, situação ou ambiente. Agora, prezo mesmo é o “tesão” pela arte que vejo em alguns iniciantes e não vejo mais nos outros…Enfim, me considerarei sempre um Aprendiz de Feiticeiro…rs
Vanessa Alves
Oi, Antonio! Obrigada pela sua participação e por dividir sua experiencia. =)
Ana Lucia Pimentel
Oi Vanessa! Sou uma membro do grupo da terceira idade,( 72 anos) que se mete a fotografar tudo .
Há uns 3 anos comprei uma Nikon P520 e mandei clica desde então. Mas vou tentando sempre pelo automático,porque não consegui ainda assimilar a tríade focque dá a luz, foca e mantém o objeto parado. E a ISO.Com minha vontade,vou postando fotos no Facebook e muitos amigos apreciam . Mas sei que tem muitas falhas. Por isso quero aprender de vez essa estória de fotografar cono manual.
Obrigada por oferecer essa chance.
Vanessa Alves
Oi, Ana! Muito obrigada, fico feliz em poder ajudar. E adorei saber sua historia com a fotografia. =)
Te desejo lindos cliques!
Cleisson
Muito bom esclarecedor, esclareceu minhas dúvidas um belo trabalho muito bem elaborado com fácil manuseio e compreensão.
Vanessa Alves
Olá, Cleisson!!
Fico feliz que gostou do artigo ! 🙂
Joyce
Nossa eu estou amando cada explicação detalhadas .Sempre amei tirar fotos isso já vem de família .mais nunca tinha pegado uma câmera na mão a minha é uma x500 pequena falo que ela é a bebezinha entre as outras câmera que vejo .E minha mãe casou e não tinha fotógrafo então comprei essa câmera e tirei as fotos uma responsabilidade imensas …enfim !..Minha mãe dentro do carro tudo escuro apertei o flex ficou horrível a maneira que pensei foi de tirar a foto usando a luz do celular aí ficou perfeito !.Tirei já algumas fotos de aniversário mais só no automático queria mesmo ter mais clareza como usar o manual regular o iso e sim meu sonho é ser fotógrafo profissional .E legal vc é dez …estou amando os detalhes explicação perfeita.obrigada!..
Vanessa Alves
Oi, Joyce! Uhuu muito obrigada!
Te desejo lindos cliques! E desejo também que alcance logo seu objetivo de se tornar uma fotógrafo profissional! =)
charles oliveira
Olá Vanessa tudo bem?
Adorei essas informações adoro a maneira q vc passa as informações de maneira simples e clara…
Gostaria mt de algumas dicas para começar pois no momento só tenho uma câmera superzoom e por enquanto não tenho condições de trocar de câmera em que vc pode me ajudar ?
Desde já agradeço e que vc continue tendo mt sucesso…
Vanessa Alves
Olá, Charles!
Muito obrigada pelo seu comentário.
O ideal seria, caso você queira encarar a fotografia de forma mais profissional, utilizar uma DSLR. Mas caso não seja possível, utilize mesmo a sua superzoom. Eu tenho alguns artigos que podem ajudar você com os primeiros passos na fotografia. Veja abaixo nos links:
https://fotografiadicas.com.br/4-dicas-de-fotografia-equipamento-basico/
https://fotografiadicas.com.br/profissao-fotografo-video/
https://fotografiadicas.com.br/mercado-fotografico-como-se-inserir/
Anália
Fotografia, é muita prática estudo e dedicação. 👏👏👏👏👏
Vanessa Alves
Oi, Anália! =) Corretíssima!
Josilene
Vanessa, obrigada pelas dicas. Desculpe por não abrir sempre seus postes, falta_me tempo.
Beijos.
Vanessa Alves
=)
Jose Renato Freire de Sousa
Boa tarde Vanessa, eu trabalho com gravações de eventos sociais, Video Book, e faço curtas, tenho 10 curtas feitos o ultimo “Roupa de Baixo, ganhou como melhor Curta no Festival Mix Brasi, e melhor curta no Canal Brasil, eu uso uma câmera Panasonic AG-HMC150P, comprei recentimente uma Panasonic Lumix 85G, achei exelente para filmar, grava em varios formatos, entre eles 4K, e tira foto em 4K, gostaria que você falasse um pouco dessa câmera…
manoel aparecido barbosa
Vanessa vc é o máximo no que vc ensina.Suas dicas é muito valiosas ,e o que me admiro é que vc não guarda só para vc o seus conhecimentos. você e uma pessoa humilde de coração de ouro. Que Deus te dê cada dia mais sabedoria, e continue nos ajudando com suas dicas preciosas.Um abraço !
Vanessa Alves
Oi, Manoel! Muito obrigada pelas suas palavras, eu amei!
Que Deus ilumine você também. =)
Jorge Freitas
Como sempre excelente artigo…
Meus parabens!
Vanessa Alves
Muito obrigada, Jorge! 🙂
Adão Sebasião Da Costa
Grato pela pequena mas, grande dicas aqui dada gostei bastante. Só para dizer que já estou nesta área fotográfica há mais 12 anos e cada dia que passa sempre vou atrás de conhecimento e aprendendo novas técnicas. Obrigado e continue a brindar-nos novidades, e bateu bué…diretamente de Angola.
Vanessa Alves
Oi, Adão! Muito obrigada! 🙂
Sucesso para você!
Abraços, diretamente de São Paulo, Brasil.