SOBRE BACKUPS DE FOTOS, VÍDEOS E ARQUIVOS:
Você faz backups das suas fotos? Eu sempre faço, mas um dia eu não fiz de alguns trabalhos e foi bem nesse dia que meu computador quebrou.
Como faço meus backups
Eu trabalho com alguns HDs externos, e tudo o que eu faço está neles, e é justamente pra ser uma segurança caso dê algum problema no meu computador que eu tenho os arquivos nos HDs separados. E quando meu computador quebrou foi muito bom eu ter organizado meus arquivos dessa forma, pois não perdi meus trabalhos e consegui continuar com a rotina normal.
Com as fotografias dos trabalhos, faço o backup de uma forma um pouco diferente. Eu faço o trabalho, e quando volto para o escritório, baixo as fotos para o meu computador e na sequencia faço um backup para um HD externo. E dai trabalho nas fotografias que estão no computador e também tenho um backup delas no HD externo.
Meu computador quebrou e eu não tinha feito o backup
Quando deu problema no meu computador, eu estava trabalhando muito e chegando super tarde. Por conta disso acabei não fazendo o backup de dois trabalhos e de alguns outros arquivos. Sabe aquela coisa “amanhã eu faço?”. Então não teve o amanhã, porque num dia o computador funcionava e no outro não.
Foi muito desesperador, e eu não sabia qual era o problema. O computador simplesmente ligava e desligava sozinho.
Sobre o conserto
O meu computador é um notebook da Dell. Eu entrei em contato com a assistência da marca, fiz os teste e paguei pela manutenção. Vieram 3 técnicos, e só o terceiro conseguiu realizar o conserto. Demorou uns 15 a 20 dias para eles acertarem o que o meu computador tinha. Mas, o bom foi que [finalmente!] resolveu.
Os técnicos me alertaram que eu poderia perder todos os meus arquivos durante o processo do conserto pois havia a possibilidade do HD ter queimado ou queimar durante as etapas que eles iriam realizar.
Como perdi meu HD?
O técnico que conseguiu resolver o problema, trocou o meu HD e, por regra da DELL, o HD tem que ser devolvido para descarte. Ou seja, de uma forma ou de outra, você acaba perdendo os seus arquivos.
A minha sorte
Agora eu vou contar a melhor parte. No dia anterior a essa troca do HD, eu consegui ligar o computador. Eu simplesmente senti que deveria tentar ligar mais uma vez. Então eu liguei e ele funcionou. Consegui salvar todas as fotos e mais os arquivos que eu precisava.
Eu tive muita sorte, eu fiquei muito feliz.
Meu aprendizado sobre a importância do backup
O que eu aprendi com tudo isso? Aprendi que sou obrigada a manter uma disciplina. Não importa por quantas horas eu trabalhei, não importa se estou cansada, preciso fazer o backup dos meus trabalhos diariamente.
Tenho mais de um computador e nunca tive problema com nenhum deles, sempre fiz os backups dos meus trabalhos e arquivos por segurança. E foi no dia que eu não fiz que aconteceu todo esse problema [lei de Murphy!].
Não foram dias legais porque eu fiquei muito preocupada e demorou para resolver tudo. Ainda bem que no final deu tudo certo, mas tudo poderia ter sido muito diferente se eu tivesse tido mais disciplina.
Recomendo que você sempre faça backups dos seus arquivos. Existem algumas formas de realizar essa tarefa, as mais tradicionais são: usar o HD externo ou a nuvem. Analise qual é a melhor para você ou para o seu negocio.
IMPORTANTE: Queima de HD
No vídeo acima que publiquei no meu canal do YouTube, menciono o que os técnicos me contaram sobre problemas com HDs queimando em notebooks. E nos comentários do vídeo no YouTube, muitos espectadores disseram que não é confiável manter tudo em HDs pois eles têm prazo de validade e realmente queimam. (confira os comentários lá no vídeo, estão bem legais)
Continuo, por enquanto, executando os backups em HDs externo, agora mais de um. Mas estou analisando outras possibilidades para não ficar somente com os HDs. Recomendo que avalie isso também.
E para finalizar, quero saber se você já teve um problema assim. Me conte nos comentários. Deixe também recomendações de como fazer esse fluxo de backup dar certo. Dessa forma, você irá somar para o nosso conhecimento. =)
Recomendo o estudo:
Um Comentário
Clara Silva Cunha
OI Vanessa! Eu fui ler os comentarios no youtube… caramba não imaginava que tudo isso podia acontecer
Exelente video
Vanessa Alves
Oi, Clara! Que bom que foi ler! Fique sempre atenta ao hd!
Tomás Ferreira
Muito bom. Faz uns dois anos que eu guardava um HD, um belo dia precisei de um arquivo que estava nele e tchan, não funcionava mais… não sei bem o que aconteceu.. mas deve ser como você diz de queimar..
Vanessa Alves
OI, Tomás! Muito obrigada por dividir sua experiencia conosco. Sinto muito que tenha perdido os seus arquivos. Você tentou recuperar?
Renan Gomes Rocha
Tenho amado o seu canal e o seu blog, parabéns e sucesso sempre com suas fotografias
Vanessa Alves
Oi, Renan! Uhuu muito obrigada! 🙂
Pedro
Pessoalmente eu uso 3 tipos de bkp. Passo para a minha contando onedrive, esta esta ligada ao meu servido NAS que possui 2 discos em espelho, por fim utilizo um HD externo que uso para o dia a dia.
Garanto assim uma copia no onedrive, uma copia, dupla, na NAS e um disco externo.
Douglas Gusso
Olá, Vanessa! Inicialmente, parabéns pelo belo trabalho q vc desenvolve! Difícil encontrar tanta informação de qualidade assim em outros canais! Muito bom mesmo!!!
Sempre me preocupou essa questão de backup, mas o que tenho feito e tem dado certo (por enquanto) é ter a redundância de informações. Salvo minhas fotos em dois HD’s internos no pc, que servem apenas para armazenamento, pois o sistema e programas estão em um ssd. Além disso tenho um HD externo de mesa q tem uma vida útil bem maior q os HD’s externos “portáteis”. E, lógico, faço cópia em um HD portátil. Preventivamente troco esse último HD a cada dois anos, pra evitar q ele me deixe na mão. Até hoje consegui fugir dos imprevistos que um HD mortinho causa. Sei q é trabalhoso controlar tantos backups, mas é um esforço que permite vc dormir tranquilo. Por enquanto os preços pra se arquivar na nuvem estão muito altos. Quem sabe, qdo for mais baratinho, eu não faça essa migração…
Abraço e boas fotos!