Quando vou viajar, sempre levo minha câmera DSLR, pois muitos lugares são incríveis e eu não quero perder a oportunidade de fazer boas fotografias. Porém, tomo algumas precauções, pois é um equipamento caro e não quero nem em sonho perdê-lo ou ter algum problema durante o trajeto.
No aeroporto
Se for viagem dentro Brasil, é bem tranqüilo transportar a câmera DSLR, leve ela como bagagem de mão e nunca (nunca mesmo) despache ela, como todos sabemos existe diversos casos de roubo de bagagem e extravio.
Se for viagem para o Exterior, o procedimento é o mesmo que para viagens no Brasil, porém você precisa estar com a nota fiscal do equipamento, comprovando a compra aqui no Brasil ou em outra viagem ao exterior onde efetuou a compra, só para estar mais seguro, caso tenha algum problema, lembrando que é permitido uma máquina fotográfica por passageiro.
Durante a viagem
Quando a viagem é a trabalho e a equipe é grande, dificilmente você terá problemas com roubo ou furtos, pois uma equipe grande chama a atenção e pode causar problemas para o ladrão, mas lógico, não vá largar a câmera; fique sempre com ela e de olho no restante dos equipamentos, peça ajuda ao seu assistente de câmera.
Agora você está viajando sozinho ou em um grupo reduzido, não é uma equipe, é uma viagem a passeio. Nesse caso sua atenção precisa ser 100% no equipamento e no ambiente.
Não leve muito equipamento, leve somente a câmera. Você pode até levar mais equipamento como flash, uma luz de led, um tripé(pequeno, que cabe dentro da mochila), mas dependendo de onde for, deixe os equipamentos no hotel e leve somente a câmera. Se for fazer mochilão, leve somente a câmera e um tripé pequeno. Veja esse artigo: Tripés para viagens e dia a dia.
Existem locais mais seguros, depende da cidade, que não precisa ter tanto medo e que dá para fotografar bem à vontade, mas sabemos também que muitos locais são perigosos e que quando estamos viajando, nunca sabemos bem quem é quem, por isso é extremamente necessário estar atento às pessoas e ao movimento. Sugiro que coloque o case da câmera dentro de uma mochila ou bolsa, para não chamar a atenção e que só tire a câmera quando for fotografar. Nunca pendure ela no pescoço, chama demais a atenção, carregue a na mão.
São dicas pequenas, porém fazem a maior diferença para não ter problemas com sua câmera DSLR.
Eu já deixei de fotografar porque o local era perigoso, eu preservo meu equipamento e minha vida, pois sabemos como está a violência. De um tempo para cá, comprei uma câmera compacta muito boa e quando não posso sacar minha DSLR, eu fotografo com ela ou com o celular, claro que não é a mesma coisa, mas não deixo de fazer minha imagem e como sempre falo “Quem faz a fotografia é o fotógrafo”.
Boa sorte na sua próxima viagem!
Gostou do artigo? Vai ser útil na sua próxima viagem? Deixe um comentário e curta a pagina.
Recomendo a Leitura:
- Participe da área VIP
- Respondendo suas dúvidas #1
- 4 Dicas de Equipamento Profissional
- Lentes na Fotografia
- Como ser um fotógrafo profissional
- Canon ou Nikon – Parte I
- Dicas para quem está comprando a 1° DSLR
- Dicas de fotografia Noturna
- Modo automático x Modo Manual
- Qual é a melhor super zoom
- 4 Motivos pelos quais eu amo fotografar (você vai se identificar)
- Como comprar uma câmera usada?
- Como Fotografar Tudo
Se inscreva no meu Canal do YouTube:
79 Comments
izamar
Como sempre achei suas informações muito ulteis, tenho mesmo esta neura, quando saio como minha D-7000, fico pensado que logo vão me roubar, e quando quero mesmo fotografar um tema irresistivel, chego mesmo a contratar um policial para ficar a meu lado até concluir as fotos.” tudo por uma boa foto”.e o outro massete. fasso um seguro.Quero agradecer por tuas dicas tão importantes. grato.
izon
Vanessa
Olá Izon!
Eu tenho seguro também, mas mesmo assim fico esperta. Boa essa dica do policial!rsrs…=)
Obrigada pelo comentário e volte sempre ao site!
Neto
Acho exagero da sua parte amigão, acredito que tudo tem seu momento e hora certa
Izamar
Respeito sue ponto de vista, porém creio que o amigo nunca veio a fortaleza.se vier não esqueça de colocar em sua bagagem, colete aprova de bala. a coisa aqui é trevosa…Uma coisa é certo, haverá momentos em que você ficará em uma duvida danada, de forma você gostaria de ser assaltado.
izon
Haroldo
Atualmente eu tenho uma Sony Cyber-Shot DSC-H5, sendo que estou justamente pensando em atualizar meu equipamento (até porque, essa H5 está consumindo muita pilha. Um jogo de pilhas recarregadas dura umas 5 ou 6 fotos. Pode ser que exista algum curto-circuito nela…). Estou pensando numa D7000 ou D7100, mas sei que ficarei com muito medo de sair com ela na rua, seja lá onde for. Como opção, estou pensando numa mirrorless ou compacta melhorzinha. Você conhece alguma compacta que tenha um bom processador de imagens e permita algns ajustes manuais? Obrigado por alguma dica. Estou adorando sua página.
Vanessa
Olá Haroldo, eu gosto das compactas da Sony, mas elas não possuem muitos ajustes manuais… O ideal para você seria uma mirrorless Sony, Canon ou Nikon… assim você vai poder fazer ajustes manuais…
Obrigada pela visita e continue acompanhando o site!=)
Alexandre
ola tudo bem! parabens pelo site!
é o seguinte eu comprei uma d3100 e agora estou na duvida quanto a bolsa de transporte, devo comprar aquelas bolsas que cabem todo o equipamento e são carissimas ou compro uma que vai só a camera? outra duvida transporto ela desmontada ou posso guardar corpo e lente acoplados?
abs!
Vanessa
Olá Alexandre!
Compre um case/bolsa que cabe somente a câmera, assim é melhor para transportar e guardar.
Pode deixar ela montada com a lente!
=)
Margareth
Preciso de uma câmera compacta e gostei da Panasonic Linux LF1. Você poderia dar sua opinião sobre ela??
Obs. Minha escolha está baseada principalmente por ser uma lente Leica.
Obrigada
Vanessa
Olá Margareth, é uma ótima câmera!
=)
GIANE
Amei tudo que você escreve e inclusive a foto que tomei a liberdade de salvar para colocar na capa do facebook rs. Muito linda parabéns!
Vanessa
Obrigada Giane!! =))
Eduardo
Oi Vanessa, belas dicas (como sempre), o que eu acho legal tb em viagem e passeios é a mochila para câmeras, que tem abertura lateral ou pelos fundos e aí vc só tira a câmera para fotografar e guarda com segurança e proteção…qdo for para algum lugar não perigoso, vc pode levar o equipamento todo inclusive tripé ou monopé e qdo não quiser levar todo o equipamento, vc pode levar outras coisas como agasalho/lanchinho/livros e até a câmera….que vc põe e tira da mochila discretamente, né?? Se bem que pra alguns lugares como praias ou perigosos levo minha antiga superzoom ou meu celular…rsss
Vanessa Alves
Tem lugares que é um perigo! Eu tomo muito cuidado ao levar as mochilas cases.. O ladrão tem um faro, ele sabe que ali tem um maquina..rsrs…
=)
Noemi
Olá Vanessa,
Obrigada pelo artigo. Os teus artigos são sempre muito bons, muito esclarecedores.
Se puder dizer, qual a compacta que você tem?
Vanessa Alves
Oi Noemi, a compacta que tenho é uma da Sony com lente Carl Zeiss.. A lente nela é o que realmente faz a diferença.
Rodrigo Testi
Oi Vanessa…
VocÊ comenta no artigo, que Às vezes, por não poder usar a sua DSLR, acaba usando uma cam compacta. Gostaria de umas trÊs dicas boas de modelos de compactas. E gostaria tbm de saber se para cams compactas, o melhor é CCD ou CMOS.
Um abraço!
Vanessa Alves
Oi Rodrigo, eu uso uma Sony tradicional, só que com lente Carl Zeiss. Ela não é igual a ter uma DSLR, claro, mas ajuda no momento de hobby. =)
CCD e CMOS, cada um tem um ponto positivo e um negativo, leia sobre eles no meu guia, baixe aqui.
Edilson Brito
Adoro fotografar, só não gosto de fotografar, eventos, só natureza, e arquitetura.
Tenho uma 5D Mark II, lente 50 1.4 lentes L 17-40, 24-105, 70-200 2.8, ext. 2X II, macro 100L 2.8, flash 580EX II, tripé.
Tenho muita vontade de sair por ai, fiz o centro de SP 3X, com seguranças, PMs e um grupo de mais de 500 pessoas, e outro com umas 20, porém com batedores de carro da guarda civil e outros seguindo a pé. Não tem como não chamar a atenção fotografando a região da Luz, Sé e viaduto do Chá; Quem for ao viaduto do chá depois das 14:00h vai ver um lugar com pouca gente, muitos tirando fotos, o centro fica tranquilo depois que algumas loja fecham. Uma coisa, tenha muito cuidado ao fotografar no centro, fui abordado por um rapaz que não gostou muito achando que eu tinha feito foto dele, claro ele estava no farol, aqueles que ficam pedindo, limpando para-brisa e a carteira deu quem da bobeira, ele cismou que eu estava fotografando ele, mas como tenho malícia mostrei a foto que fiz e contei que era um projeto e não era dele e tal, ai ele até pediu pra fazer uma dele.
Vanessa Alves
Que bacana Edilson!
Também já fotografei no centro de SP-SP, e é tranquilo e perigoso aos finais de semana…
Obrigada pelas dicas!=)
GIOVANI SCHETTINO
Vanessa, bom dia.
Acho muito legal essa sua boa vontade em dividir conhecimento com as pessoas. nem todos estão a fim. minha pergunta é: voce conhece alguém que já tenha conseguido mudar o software da canon (o original da T5i) e incluído nele o medidor de kelvin? acho que isso de fato é muito legal, assim como o iso mais fracionado na 60D. tenho T5i, não quero 60D mas achei o iso fracionado um ponto para a 60D.
Vanessa Alves
Oi Giovani!
Você pode usar o software Magic Lantern. Só toma cuidado para instalar certinho.
Vou ser sincera com você. Quando você entende bem como funciona o medidor de Kelvin e sabe trabalhar com o equilíbrio do branco, você não precisa exatamente mudar o numero, existe outras maneiras de se chegar a um bom resultado.
=)
Kalliny Régis
Olá, Vanessa! Tenho acompanhado seu site e estou muito satisfeita com as dicas! Parabéns mesmo! Minha dúvida é sobre a Samsung NX300. Você indicaria? Obrigada!
Vanessa Alves
Oi Kalliny.
Essa maquina é uma mirrorless, para ser sincera nunca usei essa maquina da Samsung, não posso te dizer se é a melhor entre os modelos.
Aline Fernanda
Olá Vanessa!! Acompanho seu site já há algum tempo, desde quando comecei a me interessar por fotografia. Sou pedagoga, mas estou pensando em fazer fotografia, mas de início nada profissional (por enquanto). Estava pensando em comprar a Canon t5i, o que você acha dessa câmera? Essa época do ano o preço subiu muito, janeiro é melhor, ou o preço das câmeras sobem? Agradeço a atenção!
Vanessa Alves
Oi Aline!
Essa câmera é otima, inclusive tenho um artigo sobre ela aqui.
Acho que não fica muito mais cara nessa epoca… não é um lançamento…
José Roberto Prioli
Olá Vanessa,
Grato pelas dicas de seu site.
Que você tenha um ano de muitos projetos e, principalmente, de realizações.
E, continue com esse pique.
Um ótimo 2015!!!!!
Vanessa Alves
Oi Jose!
Obrigada, um maravilhoso 2015 para você!
=))
waldir
olá vanessa,como faço para guarda bem minha camera de fungos ? gostei muito das dicas valeu.
Vanessa Alves
Oi Waldir!
Se você usar a maquina com frequência, pode guardar dentro do case mesmo, pois quando você clica em ambientes externos, a luz solar que entra já é o suficiente para matar os fungos.=)
Caso use pouco ou tenha algumas lentes, o melhor é colocar dentro daquelas caixas organizadoras transparentes e deixar em algum local sem mofo e que pegue luz, não guarde em armarios.
Dieter Goebel
Olá Vanessa, obrigado pelas indicações sempre úteis. O peso dos tripés realmente é um problema porque a Nikon D 5300 com lente 18-140 mm, que comprei recentemente, com a bolsa já pesa mais de 1 kg. Também estava pensando em comprar a Canon T5i que a Aline está pensando em comprar pois a Canoon T2i haviam me roubado dentro da mochila que levava nas costas na viagem. Optei pela Nikon D5300 que é algo superior e uns 5% aproxiamdamente mais cara do que a Canon T5i. Quanto à mochila concordo com você que é bom utilizar uma que não dê muito na pinta que tem uma câmera fotográfica no seu interior.
Vanessa Alves
Oi Dieter!
Fiquei triste em saber que levaram sua maquina fotográfica, temos que tomar muito cuidado.
Você vai gostar muito da Nikon D5300. =)
luiz fernando coelho
estou recebendo propaganda de lente hd extreme super macro + 20, ela serve p/ nikon d3200 desde já agradeço.
Vanessa Alves
Oi Luiz, algumas dessas lente são usadas para essa finalidade mesmo, mas essa dai eu não sei.
ALEXANDER DE SOUZA
Olá, Vanessa! Tudo bem?
Aprendendo muito com as suas dicas de fotografia. Muito inspiradora vc!!! :0)
Gostaria de saber se vc chegou a publicar algum artigo sobre seguro de maquinas e equipamentos fotográficos? Queria saber valores, melhores serviços, como proceder em caso de roubo com a seguradora e quais os macetes na hora de uma ocorrência policial.
Grato
Alexander
Vanessa Alves
Oi Alexandre, não publiquei. Preciso providenciar esse artigo, é muito importante ter seguro da máquina fotográfica.
=)
Deborah
Olá Vanessa!
Poderia me dizer quais as melhores compactas do momento? Qual você está usando?
Grata
Vanessa Alves
Oi Debora!
Não sei te precisar qual é exatamente a melhor compacta do momento. Eu uso eventualmente uma Sony normal, e é muito boa.=)
Gioconda Haisi Klita
Bom dia Vanessa. Parabéns pelo site. Eu estrou programando uma viagem para o Pantanal e gostaria de uma orientação o que levar. Tenho uma Canon T3i e as seguintes objetivas: 18-200 mm, 18-55 mm, 17-50 mm, 75-300 mm e a 50 mm 1.8. Quais as objetivas levar para fazer fotos no Pantanal.Agradeço a sua orientação. Um forte abraço.
Vanessa Alves
Olá Gioconda.
É muito dificil te dizer qual lente levar, pois cada fotógrafo tem um olhar.. mas se eu fosse você, dentre essas lentes (você tem um kit muito bom), levaria no minimo 3 lentes, para ter algumas opções legais:
-17-50mm
-75-300mm
-18-200 (essa é a opção “pau pra toda obra”)
Boa viagem!=)
Gioconda Haisi Klita
Agradeço o carinho de sua orientação.
Vou seguir o seu conselho.
Grande abraço.
Gioconda.
Vanessa Alves
=)
Ana Maria
Olá Vanessa ! Adoro suas dicas, estou sempre acompanhando ! Forte abraço !
Vanessa Alves
Obrigada, Ana Maria. Bons Cliques!=)
Gioconda Haisi Klita
Boa tarde amada!
Fiquei feliz com seu comentário.
Você nasceu para ensinar o que sabe.Parabéns. Quando viajar vou levar estas três lentes.
Agradeço sua orientação.
Um grande abraço.
Vanessa Alves
Obrigada, você, Gioconda pelo retorno, fico feliz em te ajudar. Boas fotos!=)
Edilson Brito
Eu tenho uma 5D Mark II, comprei uma T5i para a minha filha com uma lente 18-135 STM, essa lente nesta máquina é tudo de bom, como essa máquina filma com auto foco, ela não deixa aquela barulho de motor no filme.
Vanessa Alves
Oi Edilson!
Obrigada pela participação!
Super concordo com você, a lente 18-135mm é uma excelente lente do kit. =)
Edilson Brito
Tenho usado em casa para brincar a T5i, por está com a lente 18-135 já montada; a MK II tá guardada e pra usar preciso ver que lente vou usar, pois tenho a 50mm 1.4, 17-40, 24-105, 70-200 e uma macro 100l, além de um Teleconverter 2x II e um que uso na 70-200, e um Kit Tubo de extensão para a macro, pretendo vender a macro e o tubo.
Vanessa Alves
Nossa que kit excelente! Parabéns!
Você trabalha com fotografia?=)
Edilson Brito
Só para meu uso:
https://www.flickr.com/photos/paparazzo_sp/
Hobby
Vanessa Alves
=)
Roberth
Você poderia me dizer qual câmera é melhor, uma Nikon 5300 ou uma Canon t5i?
Vanessa Alves
Oi Robert, elas são praticamente iguais… A decisão maior será a marca.
Leia esses artigos:
Canon x Nikon – Parte I
Canon x Nikon – Parte II
Ronny
Gostaria de saber se dá para embarcar com tripê na mala de bordo. Seria um tripé como o da foto da matéria
Vanessa Alves
Eu já embarquei com tripé pequeno, mas normalmente é necessário despachar.
Marco Antonio
Sempre levo meu equipamento em uma mochila comum, usada, que não desperte a atenção. A mala ou mochila própria sempre chamam a atenção. Por enquanto ao longo desses anos tem dado certo. Só uma observação: costurei algumas toalhas felpudas em forma de saco com velcro nas bordas para poder carregar tudo dentro da mochila sem danificar nada.
Vanessa Alves
Oi, Marco!
Boa dica, vou até fazer esse esquema da toalha! =)
Obrigada.
Ademilson
Boa noite Vanessa.
Adquiri minha primeira câmera DSLR, uma Nikon 5300 , e , venho saboreando sua Dicas e ensinamentos. Tenho uma Analógica SL 20 da Olimpus excelente. Mas , agora com os preços dos “filmes ” e reprodução mais caros, penso em usá-la menos , e pretendo fazer umas fotos em preto e branco com ela.
Leio todos as sua Dicas. Estou ficando fera.
Muito obrigado, Ademilson.
Vanessa Alves
Oi, Ademilson!
Muito obrigada..Uhuuu fico feliz em ajudar com os artigos e videos!
Sim, foto com filme está caro mesmo… =/.. Mas viva as digitais. =)
Sucesso para você!
Ademilson
Bom dia Vanessa.
É sempre bom ler e estudar o que você nos ensina. Comprei uma D5300 com lente 18-55mm , e , estou satisfeito. Ainda estou engatinhando para usá-la, por isso leio sempre suas Dicas. Como você nos ensina, essa lente, é para me adaptar com a câmera. Mas penso em comprar uma com lente objetiva de maior alcance. Tenho divulgado seu trabalho e um amigo, Fernando, ficou muito entusiasmado com o Dicas de Fotografia. Um Grande abraço.
Vanessa Alves
Oi, Ademilson!
Muito obrigada pela indicação e por estar sempre por aqui. =)
Te desejo lindos cliques mágicos pelo caminho!
eneida
Olá Vanessa, seu site é ótimo! Já tive uma câmera roubada, e na verdade, o que dói mesmo, é a perda do cartão com as fotos!Gosto sempre de ter uma opção de compacta para viagens a locais mais violentos, ou quando não quero carregar peso, algo que caiba no bolso da jaqueta. Porém não gosto de abrir mão de algumas regulagens. Vc acha a Canon PowerShot SX170 uma boa opção?
Vanessa Alves
Oi, Eneida!
Acho que é uma boa opção, ela é uma máquina menor que as super zoom e cabe em uma bolsa pequena… Ela tem uma boa qualidade também. =)
Henrique
Olá Vanessa ! Vou ao exterior e quero trazer só uma lente (70-200mm f/2.8; cito apenas para dar ideia do tamanho e ninguém achar que é uma cinquentinha que cabe no bolso). Não vou levar o corpo da camera nem vou comprar um. Uma lente é considerada de uso pessoal e portanto não paga imposto mesmo sem o corpo da camera?
Vanessa Alves
Oi, Henrique!
Eu nunca viajei com a lente sem a câmera. Já viajei com mais de uma lente, e declaro como sendo acessório da câmera. Agora, no seu caso, eu não sei. Por segurança, eu levaria o corpo da câmera sem lente e traria com a lente (leve a nota fiscal daqui do Brasil com a DSLR). =)
Jaqueline
Olá, já vi os vários artigos do site, vi você falando que utiliza uma compacta e queria tirar duvidas a respeito desta. Tenho muita vontade de gravar vídeos, mas vídeos que não requerem tanto foco; também tenho muita vontade de fotografar selfies, ou paisagens mais amadoras, pois já faço isso com meu celular, mas ele já não supre minhas necessidades. Não queria investir em um novo celular, eu queria realmente uma câmera que atendesse essas necessidades: gravar vídeos caseiros – de preferencia a noite, no meu quarto, com ajuda de uma boa iluminação que já está bem planejada -, selfies legais, fotos de paisagem mais bonitas e com uma melhor resolução, bem hobby mesmo. Mas, ao ler artigos de dslr, super zoom e dentre tantos outros ainda tenho muita dúvida. Pelo que eu vi, investir em uma super zoom é quase o mesmo gasto que uma dslr. Aí é que fiquei em dúvida, uma compacta, uma dslr ou super zoom? Você poderia me ajudar? Desde já obrigada. Abrçs Vanessa!
Vanessa Alves
Oi, Jaqueline, acho que pode optar por uma compacta avançada ou uma super zoom, existem algumas bem mais em conta. =)
Jaqueline
Vanessa, muito obrigada pela resposta. Você tem alguma sugestão de uma compacta avançada? Sobre super zoom já li seu artigo, mas compacta avançada ainda não vi aqui; quero tirar a dúvida, mas estou atentada para uma super zoom. Ah, já passei horas lendo a maioria dos posts aqui, gosto muito do jeito que você trata desse universo tão interessante. 🙂
Vanessa Alves
Oi, Jaqueline! Muito obrigada! =)
Todas as câmeras da linhas G da Canon é compacta avançada. Ex.: Canon Powershot G1x Mark II, Canon Powershot G7
Rodrigo
Moro nos EUA , tenho cidadania americana e brasileira,quero passar uns meses no brasil para fotografar, posso levar meu equipamento profissional? Body , duas lentes, flashes, etc. tenho nota fiscal de tudo.
Vanessa Alves
Oi, Rodrigo.
Com nota fiscal não tem problema, sempre que entro e saio, levo a nota fiscal.
Vou ser sincera. Aqui é muito perigoso, faça um seguro do seu equipamento antes de vim. Mesmo com seguro, não ande com a câmera amostra.
tathiane almeida
Oi Vanessa, tudo bem?
Qual câmera você indicaria mais leve para levar em viagens, mas que rendam boas fotografias para postar em blog também?
Vanessa Alves
Oi, Tathiane. Recomendo que baixe o meu e-book e que foque a leitura nas câmeras Mirrorless. =)
Jaqueline
Oi VAnessa, tudo bem?!!
Um parente comprou minha câmera (Nikon D7200) nos EUA e não possuo Nota Fiscal. Como faço para levar minha câmera numa viagem ao exterior se não possuo NF da mesma?
Vanessa Alves
Oi, Jaqueline! É permitido que cada passageiro entre no Brasil com uma máquina fotográfica, a nota fiscal é mais por segurança. Eu sempre levo do meu computador, máquina e lentes, pois se eles encrencarem com você, eles taxam. =)
Alyssa
Ola!
Vou fazer um mochilão por 30 dias, e é a primeira vez que fico tanto tempo fora. Pretendo ficar em casa de nativos, então raramente terei um conforto de hotel com um bom wifi. Vale mais a pena levar vários cartões ou um tablet/notebook para descarregar as fotos?
Vanessa Alves
Oi, Alyssa,
O ideal é levar mesmo vários cartões, pois os arquivos de fotos (ou vídeos) podem ficar muito pesados, e facilita bastante na hora de passar para um computador, notebook ou tablet. 🙂
Letícia
Oi Vanessa.. seu trabalho é ótimo!!! Gostaria de saber se você tem algum artigo que fala a respeito de led, pq não encontrei aqui no site. Estou querendo comprar um, mas fico muito na dúvida… Abraços!!