LCD Movel - Fotografia Dicas LCD móvel / flexível

Uma das dúvidas ao comprar uma câmera DSLR, super zoom e compacta é se compensa comprar com o visor de LCD móvel ou não. 

Visor de LCD móvel faz a diferença? 

Faz a diferença sim, mas dá para sobreviver sem ele. 

O LCD móvel ajuda a fazer imagens com a câmera alta e com a câmera baixa (ela no chão). Você pode estar pensando neste momento, “mas eu não vou usar a máquina no alto ou no chão” e, meu querido leitor, eu te digo: vai usar sim. Quando você menos esperar vai estar em um lugar maravilhoso e que o melhor enquadramento é de baixo para cima.  Ou vai estar em um lindo evento, na pista de dança onde o melhor enquadramento é de cima para baixo,  para fotografar a galera toda dançando. E não é só para paisagem ou eventos que pode precisar de outro ângulo. Para fotografia de modelos, books ou de objetos pode ser que exija um enquadramento do alto  ou de baixo, dai é só você colocar a câmera no tripé e virar o LCD para você, perfeito. 

Mas como eu disse, dá para ficar sem. Você não vai deixar de fazer a imagem, só vai se adaptar e resolver a situação . E eu digo isso por experiência, porque tenho máquina com visor de LCD móvel e máquina sem LCD móvel. 

LCD Movel - Fotografia Dicas

O meu conselho… 

Se a grana der para comprar uma máquina com LCD móvel, compre. Se não der, não tem problema, o importante é fotografar. Outro ponto a avaliar é: vamos supor que você precisa de uma máquina Full Frame,  uma ótima opção por custo e beneficio é a Canon 6D, mas ela não tem o LCD móvel. Será que você compra ou não?  Se for o que cabe no bolso e vai te ajudar profissionalmente, recomendo a compra sem medo de ser feliz, pois o importante é que irá te atender e resolver o seu problema. =) 

Deixe um comentário sobre o artigo, é muito bom ler e vocês me motivam cada dia mais a escrever.

 

Recomendo a Leitura:

 
Se inscreva no meu Canal do YouTube:

 

APRENDA MAIS SOBRE CÂMERAS E DESCUBRA A MELHOR PARA VOCÊ

Capa e-book PNGEu criei um Guia definitivo - Tipos de Máquinas Fotográficas(GRATUITO) para facilitar a sua escolha de máquina.

Você vai aprender:

» Qual câmera utilizar para fotografia profissional;

» Analisar as diferenças na hora da compra;

» Entender os diversos modelos de máquinas;

COLOQUE SEU E-MAIL E CLIQUE EM “QUERO RECEBER” PARA TER ACESSO


66 Comments

  1. Lucas

    Oi Vanessa!

    Boas dicas 😉

    A Canon T4i vem com o visor LCD flexível, certo? Estou estudando comprar essa câmera. Outra dúvida, sabe dizer se as lojas no centro (São Paulo) oferecem bons preços? Tenho visto algumas possibilidades no Mercado Livre, mas confesso que apesar do bom preço e das boas avaliações dos vendedores, tenho um certo “pé atrás” com relação à origem do produto.

    Talvez seja o receio, diante de um investimento mais alto!

    Abraço.

    • Oi Lucas!

      A canon t4i vem com o LCD flexível sim…

      Sim, no centro da cidade estão os melhores preços, e nos chineses da paulista tb!=)

      Mercado livre é um mistério.. também tenho um pouco de medo, mas sei que muitos são honestos, o duro é saber quem é honesto e quem não é..

      • Lucas

        Ótimo Vanessa, valeu!

        Quanto mais eu leio…mais dúvidas vão surgindo…rs!

        Pesquisei outros artigos no blog e percebo que você faz uma boa relação entre as câmeras T3i e a T5i. A T4i ganha algum destaque entre as duas. Vi que você comentou sobre a granulação da foto quando utilizado um ISO mais alto, coisa que na T5i foi corrigido.

        Pergunto, seria vantagem comprar a T3i ou a T4i?

        Abraço e valeu 😉

        • Oi Lucas, não é vantagem comprar a Canon t4i, inclusive (se não me engano) eles tiraram ela de linha.. as que você encontrar são as que sobraram…

          Compensa a Canon t3i.. pois a diferença para a Canon t5i é muito pequena…=)

    • Cesar

      Ainda existem T4i à venda? Ela foi descontinuada rapidamente e substituída pela T5i por que os usuários estavam relatando problemas de alergia com o grip dela, se não me engano. Tanto é que a diferença entre a T4i e a T5i não justificam uma nova câmera (quero dizer, não precisavam dar o nome de T5i, podia ser T4i Mark II).

      Eu encomendei uma T4i pela Internet (acho até que foi pelo Mercado Livre) e depois de fazer a compra o vendedor não tinha mais a T4i e perguntou se eu não topava pagar a diferença e levar a T5i. Acabei aceitando a proposta.

      Para comprar na Internet eu recomendo duas coisas: consulte primeiro a lista do PROCON de São Paulo dos sites não recomendados e, se o cara sobreviver a esta consulta, procure no ReclameAqui para ver que tipo de queixa que os compradores tem.

      Às vezes compensa também usar o Google Maps para ver o endereço físico da loja e ver se tem uma loja de verdade (encontrei cada coisa).

      • =)

        A Canon t4i também tinha problema com o ISO alto.. ele gritava mais que o normal…

        • Lucas

          Valeu Vanessa…ótimo saber disso, reparei mesmo que em alguns sites não apareciam mais a T4i.

          Valeu pela santa dica de sempre…rs! Abs

  2. Tiago

    Olá, sou novo aqui no site e adoro os artigos… Conheço pouco ainda de fotografia, e comprei uma sony nex-f3 com lcd móvel, quebra muito o galho, por exemplo, pra tirar foto do céu sem ficar com dor no pescoço…rs

    Brincadeira a parte, recomendo quem puder, comprar com lcd móvel, mas não é tão essencial, concordo com o Vanessa

  3. Cesar

    Vanessa

    Que tal LCD móvel e touchscreen?

    BTW, LCD móvel é bom para “selfies” (embora há quem diga que comprar uma câmera de mais de R$1.000 para fazer selfies é… discutível).

    • hahahaha…. só de ter o LCD móvel já é uma maravilha para selfies!… rsrsrs… não precisa ser touch… rsrsrs

      Oh o touch é bom, mas tem que avaliar o custo e beneficio, porque no fundo..no fundo.. não faz mt diferença..

      =)

      • Cesar

        Bom, é vantagem mesmo não sendo móvel. Você vê a configuração que quer mudar e não precisa ficar caçando em menus como alterar aquilo. Minha opinião…

        Se bem que a prática faz com que você saiba exatamente onde tem que mudar as coisas – você acostuma, esta é a verdade.

        =)

  4. Patricia

    Ja me interessava pelo mundo da fotografia, mas depois de conhecer seu site, vi meu mundo expandir…to pensando em comprar a canon d5300…e fazer curso…obgda! Bjs

  5. Felicio Nery Rodrigues

    Olá Vanessa
    Não sou fotógrafo, porém gosto muito de visualizar fotografias e acompanhar as dicas de pessoas que fazem a diferença no assunto com extrema simplicidade e objetividade como você que passei a acompanhar recentemente, e como a Cláudia Regina que acompanho a mais tempo. Entusiasmei com a arte, e depois de adquirir câmeras compactas, super zoom, dslr de entrada, hoje estou com uma Nikon D7100, e quero parar por aí!!! rsrsrs…. Com relação ao lcd, é interessante que antes eu tinha uma D5200 que é equipada com lcd móvel, porém só estou lembrando dele agora que li seu post… mas sempre tinha o “pé atras” com relação a eventual defeito na articulação dele, ou algum esbarrão inconveniente de algum desavisado, rsrsrs… Maravilha de site, parabéns pela dedicação!!! Grande abraço!

    • Oi Felicio!

      Obrigada pelo comentário!

      Eu tb tenho esse medo.. O meu medo é a câmera no tripe e eu e meu assistente por descuido estarmos um pouco longe e alguém bater, quebrar ou derrubar…vai saber né?rsrs

      Continue acompanhando! =)))

  6. Tatiana

    Oi Vanessa, procurando sobre qual máquina devo comprar, conheci seu site e me viciei. Já indiquei você para umas amigas minha que assim como eu amo fotografia.
    Por falar nisso, mesmo lendo sendo artigo sobre qual câmera comprar, ainda fiquei na dúvida e gostaria de saber se poderia me ajudar. Quero uma boa camera e com preço não tão salgado pra sair fazendo arte (por hobbie), qual me indicaria? de 1 a 10 qual a importancia do visor eletronico? fica agradecida desde já e parabéns pelo seu trabalho 🙂

    • Oi Tatiana!

      Obrigada por compartilhar o site, fico muito feliz!=)

      Eu tenho um guia sobre os tipos de maquinas fotograficas e lá explico as diferenças de categorias e sugiro diversos modelos, ele é gratis e você pode baixar aqui.

      Oh um bom modelo para começar é a Canon T3i ou a Canon t5i.

      =)

  7. Viviane

    Vanessa, mais uma vez, seus artigos me ajudaram muito …. agradeco pelos seus conselhos e continue assim contribuindo para que nós possamos entender mais plenamente esse universo tao legal que é a fotografia.

  8. Lisa Ritter

    Bom dia, Vanessa!

    Suas dicas têm me ajudado muito!
    Estou em dúvida entre uma 70D ou 7D e, pelo que andei pesquisando, a primeira tem visor LCD móvel e a segunda, fixo.
    Valeu a dica!
    Abraços.

    • Oi Lisa, sim tem razão.. Só que uma é câmera de entrada avançada e a outra ou semi profissional.. A escolha vai depender do que irá fotografar…

      =)))

  9. Osória Alarcon

    Bom dia VANESSA ALVES…
    Estou precisando comprar uma câmera compacta muito boa…
    Li esta sua reportagem e fiquei muito interessada em saber qual foi à câmera compacta que você comprou? Por favor, me envie a marca da câmera compacta.
    (Eu já deixei de fotografar porque o local era perigoso, eu preservo meu equipamento e minha vida, pois sabemos como está a violência. De um tempo para cá, comprei uma câmera compacta muito boa e quando não posso sacar minha DSLR eu fotografo com ela, … )
    Aguardo seu retorno e desde já, agradeço. Osória

    • Oi Osória!

      Eu tenho uma compacta da Sony com lente carl zeiss, essa é a melhor lente da Sony e faz mt a diferença. Minha maquina já faz video full HD e acho que é de 18 mp ou mais…

      Não me lembro exatamente o modelo e provavelmente agora já existe outras, mas foque em comprar uma Sony com lente carl zeis.

      Ela é simples, mas é muito boa.

      =)

  10. Dolence

    Encontrei seu site ontem e devorei quase todo o conteúdo! Estou comprando uma T5i, optei por ela por causa do alto custo das objetivas Nikon. Pretendo fotografar principalmente os equipamentos que minha empresas produz (cerca de 70 x 50 x 30 cm) e de miniaturas de veiculos da segunda guerra que monto. Gostaria de saber quais tipos denmlentes seriam mais adequadas para ambos os casos e se alguma delas seria flexível o bastante para proporcionar bons retratos. Por fim, para esse cenário, você indicaria ou não a lente do kit?

    • Olá Dolence!

      Acredito que possa começar com a lente do kit para se adaptar.. Essa lente é boa para retratos, mas a melhor é a 50mm 1.8.

      =)

    • Cesar

      Dolence

      Se puder comprar a câmera com a lente 18-135 mm em vez da 18-55 mm (normalmente as opções são só o corpo, o corpo com uma 18-55 e o corpo com uma 18-135), e eu acho que você vai estar bem servido para fazer tudo isso.

      Se tua empresa for na região de Santa Cruz do Sul eu estou à disposição para trocar uma ideia.

  11. Cara Vanessa, parabéns pelos artigos, dicas e informações que tem prestado aos seus seguidores e fãs, não sou fotógrafo, apenas um curioso. Tenho uma t4i e ocorre que ao usar o visor de LCD para tirar a foto o resultado é diferente, quando, focando o mesmo objeto, na mesma distância e luminosidade, mas usando o visor, a foto sai esbranquiçada, estourada. Já reiniciei a máquina, mandei para autorizada e nada, o problema continua. Será a máquina ou eu?

    Obrigado e parabéns.

    GEORGE MELĀO

    • Oi George!

      Nossa pensei em “N” possibilidades…. Ele só fica diferente quando usa o live view? É isso? E quando passa as imagens para o computador ela está estourada/esbranquiçada?

      Eu acredito que esteja tendo um “vazamento” de luz quando usa o modo view e por isso fica esbranquiçada.

      Espero ter ajudado!

  12. LUIZ

    Estou na duvida em comprar uma Nikon D5100 (R$1500,00) ou D5200 (R$1700,00) como minha primeira DLSR.

    • Oi Luiz, a diferença de uma para outra é pouca, mas eu iria de Nikon D5200, a diferença de dinheiro está tão pequena que compensa.

      =)

  13. Ana N.

    Olá! Eu estou procurando uma câmera para começar a fotografar e aprender mais – inclusive gostaria de agradecer pois seu site ajudou muito! Mais estou na dúvida entre os modelos: nx30 da Samsung e D3300 da Nikon. Gostaria de saber sua opinião, estou realmente na dúvida, pois as duas estão na mesma faixa de preço e apresentam algumas características semelhantes….

  14. Cesar

    Ana, sem querer me meter, mas já me metendo, a Samsung tem apenas 29 lentes disponíveis para a sua NX30. Dependendo do que você quer fazer mais adiante (como fotógrafa), esta pode ser uma séria limitação.

  15. JOSÉ TEIXEIRA

    Olá! Sou interessado em aprender mais sobre fotografia e comprar uma câmera para iniciantes. Estou namorando uma canon eos rebel t5i, porém, vejo a câmera para venda sem flas, isso faz muita diferença?

    • Oi José!

      A Canon t5i vem com o flash embutido, ele ajuda em algumas situações, mas o bom é ter um flash dedicado.

      Recomendo que não se preocupe com isso por enquanto, aprenda antes a fotografar e depois parta para os acessórios. =)

  16. Marcio Moreno Santos

    Oi Vanessa!!!
    Estou querendo comprar uma câmera DSLR, estou em dúvida entre a 60 D e a 70 D, caso escolha a 60 D é uma boa opção?
    Gostaria que vc me indicasse algumas lentes.

    Desde já, agradeço, fico no aguardo.

    Márcio

    • Oi Marcio!

      A Canon 60D é um modelo mais antigo, mas é uma excelente máquina e os ajustes principais são iguais a canon 70D.

      Indicar lentes é muito difícil, pois tudo depende do que deseja fotografar e do seu olhar. Recomendo que comece com a lente 18-135mm.

      =)

  17. Adorei o artigo!

    Na verdade é uma dúvida que eu iria ter brevemente e já está resolvida. Como não tenho muito tempo disponível e nem “modelos” para as minhas primeiras fotografias, vou ter que treinar enquadramento e luz no meu quarto e comigo mesma. O visor vai ajudar muito!

    Obrigada novamente 😀

    • Monique, no seu caso é essencial!

      Boa sorte e bem vinda ao mundo das imagens! =)

  18. Fernando Almeida

    Não sei se ja foi publicado, mas quando possível gostaria de uma lista de câmeras canon recomendadas para quem quer investir uma quantia média (2000-4000), meu objetivo é trabalhar com filmagens para o canal no youtube e também para fotografar em alguns eventos se necessário. Tenho em mente a 60D, mas não sei se é uma boa opção para inicar o trabalho e depois de um tempo adquirir a 6D. Thanks…

  19. Queila

    Quais as câmeras Full Frame possuem o visor flexível?

    • Oi, Queila!

      Não lembro…rs.. Acho que nenhuma.

    • Cesar Grossmann

      Eu fiz uma breve pesquisa no DPReview.com e tem três câmeras full-frame com lcd articulado:

      Nikon D750
      Pentax 645Z (médio formato, custa os tubos)
      Sony SLT-A99

  20. Mabel

    Acabou de vez com minha dúvida e vou de Nikon D5300 para iniciar. Li vários posts aqui que me ajudaram muito na escolha :). Obrigada por compartilhar o seu conhecimento nesse espaço

  21. Ullrich Kux

    Em 2010 comprei uma filmadora da Sony HDR XR 520V com tela Touch movel, Full HD e HD interno de 240 Gb. com GPS. Fantástica.
    Há um ano resolvi entrar no mundo DSLR e comprei uma Nikon 5300 também com tela movel, GPS e Wifi.
    Sem touch. Ótima.
    Acho uma pena que as cameras semi e profissionais não venham com estes acessórios no corpo. Para mim são pré requisitos básicos. Só comprarei uma camera de melhor qualidade que tenha tela movel, GPS, Wi-Fi e tenha excelentes qualidades fotográficas.

  22. Glauber Carvalho

    Olá Vanessa, parabéns pelo site!
    Tenho uma Nikon D3200 e pretendo investir mais um pouco, estou começando a trabalhar com fotografia e filmagem. Meu foco é: Casamentos, ensais de família e ecoturismo.
    Estou na dúvida se é melhor migrar para Canon por causa das configurações de vídeos. Ou se permaneço com a Nikon.
    Acredito que para vídeo seria bem interessante lcd articulado.
    Poderia me ajudar? Grande abraço!

    • Oi, Glauber!

      Se já tem equipamento Nikon, continue com Nikon.

      LCD articulado é tudo de bom para vídeo!

  23. Lívia Oliveira

    Olá, Vanessa!
    Eu estava com bastante dúvidas e lendo seus artigos, estou com a mente bem esclarecida.
    Bom, em relação a câmeras de entrada, uma DSLR, estava comparando a D3300 (preço razoável para mim) e a D5300 (posso pagar, mas teria que me apertar).
    Vi que adquirindo uma 50mm 1.8 (li aqui sobre o custo benefício e realmente…) juntamente com a D3300 com o kit 18mm – 55mm fica mais ou menos no preço da D5300 com o kit 18mm – 5300.

    Li umas comparações sobre os dois modelos e as câmeras meio que ficam “empatadas”.

    É uma boa escolha comprar a D3300 com a lente 50mm, ou não?

    • Oi, Lívia! Muito obrigada, fico muito feliz em saber que estou te ajudando com as suas dúvidas. =)

      As duas são boas câmeras. Se for trabalhar com fotografia opte pela Nikon D5300, mesmo sem a lente 50mm, ela você pode comprar depois, pois a Nikon D5300 irá aguentar melhor o tranco para trabalhos.

      Recomendo que leia o meu e-book, ele irá te ajudar em outras questões, baixe-o aqui. =)

  24. Jucimar

    Ola vanessa. Estou aprendendo muito atraves do seu site, assim como essa galera toda ae que tbm fazem otimis comentarios, rsrs. Sou o Jucimar, estou comprando minha primeira câmera, o que tenho só da pra comprar uma canon t3,nao é a t3i. Será que é uma boa escolha já que estou bem no comecinho de tudo a respeito de fotografia. A propósito ja baixei seu guia, lá descreve a t3 como uma das de entrada, certo!!!

    • Oi, Jucimar! Muito obrigada, aproveite bem todo o site. =)

      Eu sempre falo, que se o seu objetivo é começar a trabalhar e o orçamento está baixo, não importa a câmera que compre, desde que seja uma DSLR. Então, fique tranquilo quanto a compra da Canon t3, ela irá te oferecer todos os recurso que precisa para fazer uma excelente fotografia.

      Sucesso para você, Jucimar!

  25. valdizio rodrigo

    õla vanessa,li todo o conteudo do fotografia dicas, e aprendi bastante coisa com teus conselhos.
    Eu ja tinha escolhido qual camera comprar, estava entre nikon d750 e mark 3 …devido a consideravel qualidade de imagem e o lcd movel da nikon , alem de ser mais leve. mas li muuito em foruns q a nikon tem apresentado problemas de soltar graxa no sensor da d800,e 610 excesso de flare no fundo da imagem, tudo isso junto com a pessima assistencia tecnica q ela oferece, isso me fez desistir de adquiri a d750. pela experiencia que vc tem com ambas, é realmente problematica a assistencia tecinica da nikon?

    pela experiencia que vc tem com ambas,

    • Oi, Valdizio! Muito obrigada, fico muito feliz em saber que gosta do meu conteúdo.

      Vou ser super sincera, não sei bem se é boa, mas acredito que seja. O mais difícil é encontrar onde levar, conseguindo, acho que funciona bem.

  26. Jane Brandelero

    Olá! Tudo bem? Tenho uma Nikon D3200 e gostaria de saber se tem como comprar um LCD móvel e adaptar na minha máquina? Existe essa possibilidade? Desde já, obrigada!

    • Oi, Jane! Na verdade não tem como comprar um LCD, mas dependendo da sua necessidade pode usar um monitor ligado na câmera ou o computador. =)

  27. Olá Vanessa, parabéns pelo Blog. Sou iniciante nas DSLRs e adquiri uma T5. Realmente é como você disse, dá para sobreviver sem o visor móvel, maaaass eis a minha pergunta: é possível trocar o visor da T5 pelo da T5i?
    Obrigado desde já.

  28. Carlos Maganha

    Bom dia Vanessa, tenho uma camera antiga da Sony, a Dsc h50, quero saber se você algum material para me indicar e eu possa aproveitar bem os recursos que ela tem.
    Gostaria de saber se este equipamento para uso doméstico é bom?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *