como comprar uma câmera DSLR usada - Fotografia Dicas (3)Não sabe como comprar uma DSLR usada? Aqui vão algumas dicas!

É um momento de muitos lançamentos de câmeras DSLR e muitos fotógrafos amadores e profissionais estão trocando suas máquinas. Isso é ótimo, pois assim existem muitas câmeras DSLR usadas que estão boas, disponíveis no mercado.

As dicas de fotografia desse artigo são focadas em câmeras DSLR, mas servem para todas as categorias de máquinas.

Se quiser entender mais sobre as categorias de máquinas e qual é melhor para o que, baixe o meu guia aqui. =)

Vale a pena comprar uma DSLR usada?

Eu acredito que vale muito a pena comprar uma máquina fotográfica usada. É claro que é necessário checar alguns itens para comprar uma boa máquina, mas é como qualquer produto usado.

Muitos fotógrafos querem vender seu equipamento, e às vezes nem estão tão usados, eles simplesmente querem dar um up grade de modelo. Outros casos são pessoas que fotografam esporadicamente e as máquinas são praticamente novas, se pesquisar bem, irá achar ótimos modelos.

Alguns motivos para comprar uma DSLR usada:

  • Quer aprender a fotografar e está com pouco dinheiro para investir em uma máquina nova;
  • Precisa de um modelo mais “parrudo” e está com pouco dinheiro para investir – Tem muita Canon 5D Mark II sendo vendida a preços excelentes;
  • Você precisa de um modelo de backup (segunda máquina) caso sua primeira máquina dê algum problema durante o trabalho.

Nikon D7000 + Samyang 8mm Fish-eye

Comprar pessoalmente ou pela internet

Existem lojas de máquinas usadas, mas sabemos que não é toda cidade que existe uma. Logo a internet nos proporciona um mundo sem fim de câmeras fotográficas usadas.  Podemos achar diversos modelos bons, basta se certificar sobre o vendedor.

Comprar pessoalmente é ótimo, pois você pode pegar a máquina na mão e fazer tudo que vou falar nesse artigo, porém é possível verificar tudo isso pela internet.

Converse com o vendedor, e peça para te enviar boas fotografias de todos os itens que vou mencionar. Uma boa opção é entrar no Skype com o vendedor e fazer os passos a passos com ele. Se a máquina está boa, ele não irá se negar fazer isso. Até teste de foco é possível via internet. É só o vendedor ligar a máquina no computador, usar o programa para fotografar via computador e compartilhar a tela dele do Skype para você visualizar. =)

Agora vamos a parte prática,  que  é o que você  deve observar na hora de comprar sua câmera DSLR usada!

Contagem da vida útil do obturador

como comprar uma câmera DSLR usada - Fotografia Dicas (4)Toda máquina tem um numero de vezes que o obturador pode ser acionado (toda vez que clica é ele que abre e fecha, leia mais sobre ele aqui). Esse numero varia, um mesmo modelo pode parar de funcionar no 100 mil cliques e outro nos 200 mil cliques, não tem como saber o momento exato que isso irá acontecer. Existem números aproximados, e esses números variam de modelo para modelo. O melhor é antes de comprar checar o numero aproximado com o fabricante.

No site abaixo é possível saber a média de vida de alguns modelos:

http://www.olegkikin.com/shutterlife/

Antes de te ensinar a ver quantos cliques o obturador da máquina já fez, quero te dar algumas dicas.

É sempre importante saber o uso que o vendedor fez da máquina fotográfica e cruzar as informações dele com o que vê na máquina. Mais abaixo darei outras dicas para cruzar essas informações, por agora quero que saiba que saber o uso da máquina é muito importante para estimar o numero de aberturas do obturador, pois vai que não consegue por qualquer motivo checar nos programas que vou mencionar. Tenha em mente o seguinte:

  • O primeiro passo é saber o ano da máquina para cruzar com o uso que o fotógrafo falar que tem;
  • Se o fotógrafo trabalhar com eventos é provável que a máquina dele esteja com muitos cliques, pois trabalhar com eventos requer por trabalho um numero alto de fotografias. Mas talvez ele tenha usado a máquina por um pequeno período e possa compensar a compra. Se você for usar para hobby ou de forma amadora esporadicamente, o numero ser médio para alto, pode não ser um grande problema;
  • Se o fotógrafo trabalha com books e fotografias de produtos, é provável que tenha menos cliques que no caso anterior, pois é um seguimento mais tranquilos, onde o fotógrafo tem os cliques planejados e clica bem menos;
  • Se o fotógrafo usava a máquina esporadicamente, a máquina terá pouquíssimos cliques.

Vou dar um exemplo pessoal. Há alguns anos eu comprei uma câmera DSLR nova, por um motivo de trabalho tive que dar um up grade, eu ainda tenho essa outra máquina e a uso esporadicamente em alguns passeios ou para alguns trabalhos que preciso de outras máquinas (essa acabou ficando com uma terceira máquina). Essa câmera DSLR tá praticamente nova, pouquíssimos cliques. É nisso que precisa prestar a atenção.

Programas para checar a vida útil da câmera fotográfica:

Canon – EOSinfo – http://astrojargon.net/EOSInfo.aspx?AspxAutoDetectCookieSupport=1

Nikon – My Shutter Count – http://www.myshuttercount.com/

Verifique o Sensor de imagem

É o sensor que captura a fotografia (leia mais sobre ele no meu guia, clique aqui), ele é muito importante e precisa estar intacto.

Faça os testes:

  1. Para saber se ele não tem problema, retire a lente e olhe para o sensor, veja se não tem poeira grudada, riscos, fungos ou danificações. Se ele não tiver nada disso, está ótimo. Se a poeira por superficial, não tem problema é normal, é só questão de limpeza, jogue um ar frio que sai.
  2. Fotografe uma parede branca com o diafragma em f/22, a profundidade irá te permitir ver se tem falta de pixels ou alteração de cor, manchas no sensor e na lente. Fotografe também com a tampa da máquina na lente, para ter uma fotografia preta e conferir se tem alguma alteração de cor. Confira a fotografia desse teste no computador. Se tiver alguma alteração, significa que o sensor está ruim.

Confira a lente

As dicas que vou dar sobre a lente vale para qualquer lente usada comprada separadamente ou com a câmera DSLR. Se não entender muito sobre as lentes, leia esse artigo aqui.

A lente precisa estar em boas condições para funcionar em sincronia com a DSLR.

Faça os seguintes testes na lente:

  1. Verifique se não tem marcas de batidas ou queda da lente, pois isso pode afetar o circuito interno da lente;
  2. Faça o foco no automático e no manual checando as diversas distancias focais (de zoom) e veja se está focando certo;
  3. Faça alterações no diafragma e veja se altera certinho;
  4. Olhe a lente com uma lanterna e veja a parte da frente e de trás, procure por riscos e fungos, se tiver terá problemas para focar no modo automático, além de aparecer esses problemas na fotografia;

Se não tiver problemas com os itens acima, fique com a lente.

como comprar uma câmera DSLR usada - Fotografia Dicas

Inspecione outros itens antes de comprar sua câmera DSLR usada:

  • Verifique a tela de LCD, veja se a imagem está aparecendo normal;
  • Olhe pelo visor do view finder (lugar que você coloca os olhos para ver o enquadramento) para conferir se não tem arranhões e se está funcionando (esse item é o mais difícil de saber se está ok via internet, peça fotografias e analise mediante o “conjunto da obra”);
  • Procure sinais de desgastes no corpo da câmera:
    1. Veja se já foi muito manuseada (cruze os sinais de manuseada com o do obturador) ou se tem sinais de umidade. Se ela tiver sido muito manuseada a borracha que envolve algumas partes da máquina estará gasta;
    2. Um bom jeito de saber se a máquina foi muito usada é olhar o desgaste na correia da máquina, ele fica marcado, desfiado e gasto;
    3. Outro sinal é olhar novamente para o LCD e ver se não tem riscos em excessos. Uma máquina com a tela impecável, não prova que a máquina é nova, até porque o fotógrafo pode ter usado uma película de proteção, mas o contrario pode dizer algo;
    4. Olhe a sapata do flash, alguns modelos tem essa parte na cor preta e com o uso do flash e colocar e tirar com ele quente, acaba retirando a tinta.

como comprar uma câmera DSLR usada - Fotografia Dicas 6jpg

Espero que eu tenha te ajudado a saber o que é necessário olhar para comprar uma máquina fotográfica  usada. =)

Deixe um comentário e compartilhe a pagina para podermos ajudar mais pessoas nessa tarefa!

 

Recomendo a Leitura:

 
Se inscreva no meu Canal do YouTube:

 

APRENDA MAIS SOBRE CÂMERAS E DESCUBRA A MELHOR PARA VOCÊ

Capa e-book PNGEu criei um Guia definitivo - Tipos de Máquinas Fotográficas(GRATUITO) para facilitar a sua escolha de máquina.

Você vai aprender:

» Qual câmera utilizar para fotografia profissional;

» Analisar as diferenças na hora da compra;

» Entender os diversos modelos de máquinas;

COLOQUE SEU E-MAIL E CLIQUE EM “QUERO RECEBER” PARA TER ACESSO


84 Comments

  1. Alex Lopes

    Vanessa, parabéns, seus comentários são de muita valia e seu esforço para divulgar a arte da fotografia ajuda muito os entusiastas como eu.

  2. Renata

    Este post veio em ótimo momento! Estou mesmo busncando uma máquina usada e as dicas são excelentes!
    obrigada por compartilhar seu conhecimento conosco!

  3. GENESIO

    Ainda que se saiba um pouco, é sempre bem vindo estes reforços, pois quando estamos atuando somos bastante consultados sobre este tema.
    Parabéns pelo artigo e pelos links anexados.

  4. Jilliard

    Olá Vanessa, sempre acompanho as suas dicas, são ótimas. Acabei comprando uma Canon 7D sem ver este post, mas depois conferi e parece que está ok. Minha pergunta agora é, este modelo que comprei dá pra fazer trabalhos profissionais? Obrigado!

    • Oi Jilliard, que bom que está tudo certo com a sua máquina!=)

      Sim, ela proporciona trabalhos altamente profissionais.

      Sucesso!

  5. josias almeida

    Vanessa, Obrigado pelas dicas, mas sem querer abusar, mas já abusando…….. vc indicaria quais site para compras dessas máquinas.

  6. Antonio Mota Filho

    Gostei muito deste artigo. Mas também de muitos q VC escreve. Todos muito bons!!

  7. Carlos

    Vanessa, show os comentários.
    Agora, uma pergunta: vale a pena comprar acessórios nestes sites estrangeiros ?

    • Oi Carlos, acho que dependendo do que for vale sim, eu sempre estou comprando algo. =)

  8. eliezer Schunemann

    Olá, Vanessa, estou começando na fotografia, e amo as suas dicas, tem me ajudado a entender muitas coisas. Felizmente comprei uma DSLR usada, mas está impecável, tive sorte pois os itens que você mencionou eu não sabia. Mas o fotógrafo que me vendeu foi bem honesto.
    Parabéns.
    Grande abraço

    • Oi Eliezer!

      Que bom que teve sucesso na sua compra e que existem pessoas honestas, né?

      Sucesso e bons cliques!=)

  9. Alcides

    Mesmo não pretendendo adquirir uma máquina usada no momento(como não sei o dia de amanhã), seu comentário é muito oportuno e, com certeza, será muito útil para muintos. Excelente!

  10. Ellen

    Olá, querida! Muito legal seu site!
    Tenho uma P90 há alguns anos, e sempre gostei muito de fotografia, mas hj a P90 não está atendendo às minhas expectativas mais. Estou querendo comprar algum kit completo nos EUA, de alguma profissional, mas que seja mais tranquila pra quem vai começar nessa categoria. Sempre ouço muito falar das CANON Rebel, e no Amazon sempre tem kits muito tentadores com tudo o que se tem direito, flash, lentes, tripés, baterias, filtros, e cartões de memória, geralmente das T5. O que me indica? Essa é boa pra quem está começando? Não tenho problema em aprender… Gosto muito de “fuçar” e aprender novas técnicas… Beijinhos!!

  11. António da Silveira

    Oi Vanessa,
    por favor pode dar-me dicas para fotografar chuva?
    Eu tenho uma Canon 600D e quero usar lente 17-40 ,

    cmpts e obrigado

    • Oi Antonio!

      O que exatamente quer fotografar na chuva?

      Se quiser pegar o momento dos pingos terá que equilibrar toda a exposição focando no obturador.

      =)

  12. Cesar

    Já pensei em comprar uma DSLR de segunda mão e estava para comprar de um fotógrafo, quando um amigo me alertou que os fotógrafos costumam usar a câmera até o talo e só colocam à venda quando a vida útil dela está no fim.

    Um tipo de câmera que vale a pena ver são as “refurbished”, ou “reformada/recondicionadas”. São câmeras usadas que o fabricante revisa e coloca no mercado com preços mais em conta. Em alguns casos a câmera não chegou a ser usada, é alguém que comprou de impulso e resolveu devolver. A câmera não pode ser vendida como nova, e é então colocada como “refurbished”. Infelizmente não sei onde se conseguem câmeras “refurbished” no Brasil.

  13. Inara

    Olá Vanessa , sempre gostei de fotografia e agora surgiu a oportunidade de fazer o curso , com tantas variedades de câmera não sei exatamente qual escolher , quero uma boa mais pra começo de curso resolvi pegar uma usada , qual marca você me recomendaria ?

  14. Ricardo

    Vanessa, ótimo post. Estou procurando uma de segunda mão… Pode me ajudar nesta questão?

    Existe vida útil de cliques, ok! Mas e de filmagem? existe?

    Obrigado.

    • Oi Ricardo!

      Belo ponto levantado, esqueci de falar sobre isso. Eu não sei se tem como saber as horas de filmagens, pois se não me engano a máquina conta somente cada abertura de obturador.

      Eu sei que a gravação não prejudica a máquina, mas conta um pouco sobre a vida útil do sensor, pois ele fica muito tempo exposto a luz… Porém, nunca vi uma câmera quebrar por conta disso (vídeo/gravação)…

      Vale a pena perguntar para pessoal qual era o uso dela com a máquina.

      =)

  15. Vinicius Uliana

    Vanessa primeiro queria parabeniza-la pelo trabalho com o Blog.
    Esou procurando uma camera dslr para comprar usada pois náo tenho como investir muito dinheiro nisso agora e tenho um amigo que tem uma pentax k3 e assumo que tenho uma queda pela pentax graçás a seu isolamento contra interpéries.
    Meus usos seriam em geral fotos de paisagens, viagens do tipo meio do mato etc nessas condiçõesc recomenda algum outro modelo e alguma dica de onde encontrar essas máquinas usadas em sp?

  16. Bruno Lima

    Olá Vanessa! Primeiramente gostaria de parabenizar pelo site e pela forma didática que você escreve seus textos.

    Apenas como complemento a esse seu artigo, e também para ilustrar as diferenças entre diversos produtos usados, eu comprei uma D3100 pelo Mercado Livre cerca de um mês atrás (sou iniciante em fotografia). A câmera foi anunciada com aproximadamente 4 mil cliques, e de uso estritamente recreacional (viagens). Quando a máquina chegou eu fiquei simplesmente assustado com a aparência do produto, estava simplesmente nova! Sem nenhuma marca de uso ou desgaste, nem sujeira de nenhum tipo. Veio na caixa original e com todos os acessórios. E realmente estava com os 4 mil cliques anunciados. Eu fiquei muito feliz, e cheguei até a comentar com amigos que tinha sido a melhor compra de produto usado da minha vida. Acontece que 4 dias depois da compra (e de algumas fotos de praticamente tudo que eu via pela frente, rsrs) eu fui furtado no Aeroporto de Recife. Levaram a bolsinha da câmera, com o corpo e a lente do kit, tudo junto 🙁

    Fiquei tão puto com a situação que acabei comprando outra D3100, também usada, e também no Mercado Livre (é eu sei que com o preço das duas eu poderia ter comprado um corpo bem melhor, ou ou talvez uma lente nova). Acontece que essa, apesar de ter a mesma quantidade de cliques, veio num estado bem pior, ou melhor dizendo, menos melhor, hehehehe. Essa sim estava com arranhões no LCD e com desgastes de uso nos botões, alguns até se apagando, como o de informações na lateral esquerda do LCD. Também possui arranhões na parte de baixo, muito cara de câmera apoiada em muros ou chão para tirar fotos. Essa possuia cerca de 4800 cliques, ou seja, também com pouco uso para fotos, mas como você pode ver, mais mal tratada. Apesar da aparência, o obturador e os outros pormenores estavam OK, e tem sido a máquina que venho usando desde então.

    Fica a dica de site para quem quiser comprar máquina usada pela internet. O Mercado Livre é uma ótima pedida, e existem vendedores realmente sérios por lá (como os dois que eu peguei).
    Abraços!

    • Oi, Bruno!

      Uma pena que roubaram sua primeira máquina, muito triste, né? Uma pena que a segunda máquina veio com o estado ruim, ainda bem que está funcionando bem.

      Obrigada por dividir sua experiencia conosco, você está ajudando milhares de pessoas! Obrigada mesmo.

      Bons cliques para você! =)

    • Cesar

      Se você ainda tem alguma foto feita com a primeira câmera, talvez seja possível descobrir a câmera por aí. Existem sites que você manda uma foto e eles te avisam se alguém postar uma foto feita com a mesma câmera. Daí é só pegar o gatuno ou o receptador de mercadoria roubada.

      Sempre lembrando que a última etapa (pegar a câmera) tem que ser feita pela polícia…

  17. Andersson José

    Boa Matéria, não entendo muito sobre algumas peças, mas estou a cada vez me aperfeiçoando na parte teórica. Seria bom também vídeos mostrando passo a passo as dicas a cima.

    • Oi, Anderson!

      Obrigada!

      Tenho pensado nisso, só que ainda não tive tempo de grava-los… Uma hora vou conseguir. =)

  18. Olá Vanessa, antes de pedir minhas duvidas excelente Blog muito bem escrito <3.

    Mas vamos lá para minha duvida. Estou para comprar uma t3i com o kit padrão de lentes de uma pessoa desconhecida a qual estou no decorrer dos emails acertando as duvidas e detalhes sobre a câmera.
    A vendedora alega que a câmera tem menos de 200 cliques porem a câmera tem 1 ano de comprada.
    vamos as duvidas;
    1) Existe alguma maneira de eu ver os cliques da câmera na própria câmera? Pois nesse link que você indicou aparentemente não tem para a t3i.
    2) Esse tempo que a câmera está supostamente parada é algo bom ou ruim para a vida útil dela ?

    Desde já agradeço sua atenção moça 🙂

    • Oi, Thiago!

      1 – Exatamente pela câmera não tem como saber, somente pelas formas que cito no artigo. =/

      2 – O tempo parado não é ruim, o que é ruim é forma de armazenamento. Dependendo da maneira que ela guardou, pode ter fungos, fique atento a isso. =)

      Espero ter ajudado.

      Boa compra!

      • Vanessa, Primeiramente BRigadãooouummmmm pela atenção, e segundo eu já comprei a câmera a qual é uma Excelente câmera valeu cada centavo, Muito Obrigado 🙂 Beijãoummm. PS estou lendo boa parte das matérias do seu Blog 🙂
        (como url do meu site coloquei a url do Meu Flickr :3)

        • =)

          Que bom que pude te ajudar. Desejo que tenha muito sucesso!

          Suas fotos estão bem bonitas. =)

  19. Rafael Campos

    Olá! Sou iniciante na área de fotografia e estrou precisando de ajuda.. Um fotógrafo me ofereceu uma canon rebel xsi usada por 800 reais com a lente de 50mm, ela está com mais ou menos 8 mil cliques..mas ainda estou na dúvida se devo investir, pois esse modelo de câmera é mais antigo ne?.. o que acha?

    • Oi, Rafael!

      Sim, esse modelo é mais antigo. Eu acho que vale a pena. A diferença maior desse modelo para os atuais é que ela não grava vídeo. Para fotografar é tão boa quanto uma Canon t5i.
      =)

      Sucesso para você!

  20. Andi Reis

    Olá Vanessa,

    Acabei de conhecer o seu trabalho e no melhor momento rs…Fiz Marketing, Maquiagem e agora vou fazer fotografia, acho que um pode ser um complemento pro outro, enfim…Quero comprar uma câmera, mas estou pesquisando e existem tantas opções no mercado que deixam em dúvida, porém nada muito caro no momento rs…entre algumas opções sugeriram uma Nikon D3200 Lente 18-55 Full Hd 32gb. É uma boa opção? O que você acha que vai ser util pra mim durante a faculdade de fotografia?

    • Oi, Andi!

      Nossa que legal! Os conhecimentos que tem, um soma para o outro. Te desejo muito sucesso viu, você tem tudo para atingi-lo. =)

      Sobre a câmera, acredito que seja um excelente modelo para você começar.

  21. Alexandre

    Boa tarde Vanessa,
    Para eu fazer pequenos trabalhos profissionais, é possível começar com uma Nikon D300S ou D3100? Se sim, qual dessas duas você indica
    Muito obrigado

    • Oi, Alexandre!

      Se você comprar as duas, você vai ver que a Nikon D300S mesmo sendo mais antiga e com menos megapixels, que ela é um pouco melhor. Tem mais pontos de foco, é mais rapida e etc.

      Eu iria de Nikon D300s. =)

  22. Fátima Fusca

    Lentes para DSLR não podem ser usadas em Full Frame, correto ?

    • Oi, Fátima!

      Na verdade a Full Frame é uma DSLR.

      Lentes de EF-S são normalmente usadas em câmeras de entrada e semiprofissional não podem ser usadas em Full Frame, pois elas só aceitam lentes EF.

      Para câmeras Nikon é lente DX para câmeras de entrada e semiprofissional, e lentes FX para full frame.

      É importante que leia esse artigo: O fator de corte

      =)

  23. Saki

    Oi, Vanessa! Tudo bem? Muito obrigada pelo post: é informativo, breve e bastante esclarecedor. Eu sempre acreditei que fosse mais seguro levar para uma loja para uma revisão geral do produto, para verificar com maior rigor… Mas eu não sei, realmente, se é um investimento “necessário” com pessoas como você nos indicando as coisas mais importantes a serem avaliadas. Assim sendo, queria uma opinião sua: Eu vi um produto que, de acordo com o vendedor, tem pouquíssimos cliques(150) e está super abaixo do preço de mercado(+-R$3.500 para uma D7000 da Nikon completa com uma lente extra); será que, pelo valor, eu deveria levar a um especialista revisar? Quanto isso me custaria, em média? Eu faço técnico em fotografia, mas como acabei de iniciar meus estudos, não sei se eu realmente seria capaz de avaliar o produto suficientemente bem… Aguardo a sua resposta!

    Beijos!

    P.S.: Algumas câmeras usadas têm disfunção na velocidade do obturador, mesmo que pequena, né? Como verifico e qual a margem de “atraso” permitido?

    • Oi, Saki!

      Muito obrigada, seu comentário me deixou muito feliz. É bom saber que estou sendo clara e objetiva! =)

      Essa câmera tem 150 mil cliques ou 150?

      Eu não sei quanto custa para um especialista avaliar a câmera, nunca precisei deste tipo de serviço, mas não deve ser muito caro.

      Algumas câmeras tem uma diferença sim no obturador, mas confesso que nunca me preocupei com isso, pois embora usemos os números para fazermos nossas continhas e ajustarmos fotometro, distâncias e etc… Mesmo assim sigo o meu olho, o monitor extra (quando estou usando um) e os Waves forms, dai vou ajustando conforme o que quero.

      Te desejo boa sorte e bem vindo ao mundo das imagens mágicas!

  24. Fabiano

    Parabens Vanessa. Muito boas suas informações.

  25. Alexandre

    Oi Vanessa,

    Gosto muito das suas matérias, de forma simples e direta, quem não entender “Pede para sair” (brincadeira).
    Só fui conhecer seu site depois que já havia comprado a minha máquina e não tinha conhecimento para verificar a não ser visualmente, mas tomei algumas “medidas” para minimizar o risco.
    Como comprei pelo Mercado Livre, escolhi um anuncio feito na minha cidade (RJ) e marquei como ponto de encontro na estação de Metrô perto do meu trabalho (quem vê anuncio não vê cara de vendedor…rsss) e pedi que um amigo me acompanhasse, amigo este que é fotografo (sorte …ufa) ele sim verificou o equipamento.
    Comprei uma D5200 com 3000 cliques lente 18-105mm.
    Adorei a máquina, estado de zero e ainda me tornei amigo do vendedor.
    Lendo o seu post serviu para confirmar que este meu amigo soube conferir tudo certinho…hahaha
    Desculpe-me pela historinha, mas achei importante compartilhar a minha experiência.
    Obrigado pelas matérias e pelo carinho que você coloca em cada resposta.
    Fique com Deus!

    • Oi, Alexandre!

      Não precisa pedir desculpas, adoro que compartilhem as experiencias, assim todo mundo aprende e não fica aquela coisa que parece que só eu que posso falar. Todos podem e devem! É muito bom!

      Parabéns pela sua aquisição e que bom que deu tudo certo com a compra. =)

  26. Leonardo Saganski

    Oi Vanessa, gostei muito do seu site e estou acompanhando ele. É o seguinte, não entendo nada de fotografia, ZERO, mas gostaria de aprender, como hobby, nada profissional. Estou na dúvida sobre qual deve ser minha primeira câmera, uma Canon T2i ou uma SX50 ? Comprarei uma usada para economizar no começo da brincadeira. Compro uma T2i para já ir aprendendo tudo o que tenho direito sobre fotografia, ou começo com uma SX50 que tem opções automáticas, para ir treinando coisas mais básicas ? Outra vantagem da SX50 seria minha esposa também poder usar mesmo sem saber nada sobre o assunto também, apesar de que ouvi dizer que a T2i também tem uma opção de configuração automática, procede ? Agradeço desde já.

    • Oi, Leonardo!

      Já leu o meu e-book? Recomendo que leia aqui.

      A melhor opção é a Canon t2i com certeza. E sim, sua mulher pode usar o modo automático. =)

  27. Ademir

    Olá, Vanessa! Parabéns pelo site, gosto muito dele!
    Gostaria de fazer uma pergunta. Sempre gostei de fotografia, e ultimamente estou pensando em aprender a fotografar, para talvez no futuro fazer trabalhos profissionais. Estou pensando em comprar uma dslr de entrada, devido ao menor valor de investimento. Seria possível começar também profissionalmente com uma câmera assim? Para fotos de pré casamento por exemplo… Se sim, você poderia me indicar um modelo? Muito obrigado!

    • Oi, Ademir!

      Já leu o meu e-book? Lá explico tudo direitinho e também cito diversos modelos. Baixe-o aqui. =)

  28. Carlos Haron

    Bom dia,

    Como posso limpar (ou não…) o espelho e visor interior de uma D3100? Percebi que ao olhar no view finder sem a lente, aparece uma pequena mancha preto, possivelmente fungo.

    Posso passar alcool ou limpa vidro, hushshsu?

    • Oi, Carlos!

      Não passe nada liquido, isso irá aumentar os fungos! Passe um cotonete levemente e bora colocar a câmera pra tomar um sol…

  29. Ricardo Oliveira

    Pessoal tenho uma nikon d5100 que usei muito pouco, gostaria de vende-la, caso interesse me add no face. rljo23@hotmail.com.

    E alias o tópico é maravilhoso parabens

  30. Maurício Ramos

    Boa noite,
    Primeiramente parabéns pelo seu blog
    Agora vamos lá tenho duas máquinas ambas Sony uma HX 1 e outra HX 300 que acabei comprando por impulso estou pretendendo me desfazer de ambas para comprar uma semi profissional com intuito de fazer um curso e melhorar a qualidade de minhas fotografias feitas durante minhas viagens, e gostaria de saber se teria como vc me indicar um modelo apropriado para tal.
    Esclareço que a máquina será usada somente nas minhas viagens e convívio familiar.
    obrigado por sua atenção

    • Oi, Maurício!

      Já leu o meu e-book? Recomendo que leia, baixe-o aqui. Nele cito diversos modelo de câmeras, recomendo que foque sua atenção para as câmeras de entrada. =)

  31. Lielson Cândido

    Oi, Vanessa!
    Muito legal o seu artigo! Já faço compra de material fotográfico pela net a algum tempo e o que postou melhorou e muito o meu entendimento a respeito de como comprar e o que comprar pela net. Gosto muito de usar as lentes manuais e até o presente momento, as que comprei estão top. Valeu mesmo as dicas! Abraço

  32. celia

    gostei muito do artigo. voce sabe de algum site que eu poderia comprar uma maquina fotografica de entrada usada?

  33. ivan victor

    parabens seu site mim ajudou muito obrigado!

  34. ivan victor

    obrigado seu site mim ajudou muito!
    valeu.

  35. Osmar Guerra

    Parabnes, otimas dicas.

  36. Morgana

    Adorei as dicas! Foram excelentes!! Muito Obrigada!

  37. Aline Dias

    Olá, estou vendo uma Nikon D3000 usada p comprar com 14.900 cliques de uso pessoal, a pessoa quer 700,00. Mas está com o auto foco da lente ruim, ela diz q não fica bom p algumas distâncias e que com o foco manual funciona perfeitamente. Uma lente nova custaria 1000 reais. Será q está valendo a pena?

    • Oi, Aline! Não compre essa câmera, você irá precisar muitooooo do foco automático, e ele precisa esta bom.

  38. Alan Vieira

    Bom dia Vanessa,

    Aqui estou eu vendo outro texto seu. Seguinte, vou comprar minha primeira DSLR, uma Nikon D5200. Dei uma olhada na OLX e acabei encontrando uma por R$1.800,00 e comecei a conversar com a proprietária.
    Porém há um problema, eu não entendo absolutamente nada de câmeras e etc… Me inscrevi num curso de fotografia para ingressar nessa área. Mesmo lendo suas dicas, eu não sei como identificar esses possíveis “problemas” que uma câmera usada possa ter.
    E agora Brasil!? O que eu faço!?
    O preço de R$ 1.800,00 é válido?
    Estou partindo para a compra do equipamento usado pois não tenho dinheiro suficiente para comprar uma nova… E de todas as câmeras que eu pesquisei, essa me passou mais segurança.
    Me ajuda?

    • Oi, Alan! Eu sei como é difícil conseguir comprar a primeira câmera, mas sinceramente, não sei mais como ajudar além do que cito no artigo. Eu sinto muito em não conseguir ir além disso.

  39. Jaqueline solino

    Oi Vanessa boa noite! Irei começar meu curso em janeiro queria comprar minha primeira câmera e queria que vc me indicasse uma câmera, pois pretendo ser fotografa.

    • Oi, Jaqueline! Esse momento é muito importante e você deve escolher a câmera correta para ficar bons anos se aprofundando. Recomendo que leia o meu e-book, nele explico exatamente isso e também cito diversos modelos. Baixe ele aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *