A Sony irá lançar em setembro (2019) seu novo modelo de câmera Mirrorless, a Sony a7R IV, esse é o quarto modelo de full frame dessa serie de sucesso.
Principais pontos do novo modelo Sony a7R IV:
1 – Ela tem 61mp, é a câmera Mirrorless com mais megapixels do mercado. Pra você ter uma ideia, só encontramos tantos megapixels nas câmeras de médio formato como a Hasselblad H6D-400 MS com 100mp e a Mamiya Leaf Credo com 80mp.
2 – O alcance dinâmico dela é de 15. O alcance dinâmico defini o quanto de detalhes teremos entre os tons de cores, entre saturação, contrastes e zonas de sombra. O nossos olhos tem o alcance dinâmico de 20, então 15 é um bom numero, e é o mesmo da Hasselblad H6D-400 MS.
3 – O corpo da Sony a7R IV também está muito melhor e mais resistente. Ele é feito em liga de magnésio e contém uma nova vedação com espuma envolta de alguns componentes. Ela está muito mais resistente as variações de temperatura.
4 – A Sony a7R IV conta também com gravação de video em 4k, Wi-Fi, entrada para microfone e fone de ouvidos, dois slots para cartão de memoria, o auto foco está aprimorado e tem rastreamento para pessoa e animal.
Não vou citar todos os itens dela, prefiro focar nos que realmente importam e que estão diferentes. Veja a tabela de características dela clicando abaixo.
CLIQUE AQUI PARA CONFERIR TODAS AS ESPECIFICAÇÕES
Para quem é a Sony a7R IV?
Ela é uma câmera para todos que querem fotografar ou gravar vídeos, porém a linha Sony a 7 de câmera da Sony tem o foco principalmente nos criadores de vídeos e nas produtoras de vídeo. O sistema de gravação de vídeo é incrível e o manuseio para configurar é ótimo.
Se o seu foco for só fotografar, não mire seu investimento nesse modelo, existem muitos outros que podem suprir sua necessidade.
Minha opinião sobre o modelo Sony a7R IV
Eu considero essa linha de câmera da Sony sensacional, mas ela é uma linha muito cara preço da Sony a7R IV nos EUA foi anunciando em US $3.500 somente o corpo, ou seja, aqui no Brasil para o vendedor ter algum lucro, irá vender por uns R$20.000.
Esse é um valor bem alto para a maioria dos amantes da fotografia e do vídeo brasileiros. Por isso, se no seu orçamento não der para comprar a Sony a7R IV, não se sinta mal, existem muitas outras opções de câmeras excelentes que você pode adquirir.
Baixe meu e-book sobre os Tipos de Câmeras Fotográficas e confira outros modelos e linhas, baixe aqui.
Talvez você se pergunte, mas e os 61mp, não vale a pena?
Ter 61mp é incrível, mas talvez para o que você fotografe não seja necessário tanto, pois ele influencia mais para fotografia de banner e outdoors. Tenha isso em mente, porque ela é uma câmera muito cara e as vezes nos apegamos a um item que não faz diferença para o nosso trabalho.
Lembre-se que além da câmera temos que investir também em conhecimento e em alguns outros acessórios, então não coloque todo o seu recurso financeiro somente na câmera.
Espero que você tenha gostado da nova câmera e da minha maneira de expor a minha opinião, quero muito ajudar a todos. =)
Deixe comentários, eu vou ler todos.
Recomendo a leitura:
Equipamento básico II
Canon T7i
Canon 6D Mark II
Melhores câmeras para gravar vídeos (gastando pouco)
Melhores câmeras DSLR para gravar vídeos (dicas preciosas de vídeo)
Como fotografar tudo
Full HD ou 4K?
Um Comentário
Manuel jacinto
Parabéns Vanessa,pelo seu gosto pela fotografia e pelo prazer da partilha dos conhecimentos com os outros.
Obrigado
Bjs.
Manuel Jacinto
Vanessa Alves
Oi, Manuel! Muito obrigada, fico muito feliz que goste! uhuu
Jessica
Quais outros modelos você indica para quem tem o foco em fotografar? Beijo. Adoro suas dicas.
Vanessa Alves
Oi, Jessica!
Tem muitos modelos excelentes, um deles é a Canon T7i, mas se você quiser ver uma lista de modelos, leia o meu e-book, baixe aqui.
Roberto
Oi Vanessa! Parabens pelo texto…
Eu tenho uma aR7 III..adoro ela…eu tenho uma produtora pequena e deu para eu me dar o luxo de ter uma sony mirrorless…já estava pensando em adquirir outra…você acha que vale a pena eu esperar por esse lançamento???
Vanessa Alves
Oi, Roberto! Muito obrigada, fico feliz que tenha gostado do artigo.
Então, depende muito do seu orçamento e do que você faz. Se você puder fazer o investimento, pode ser uma boa opção já que está habituado com ela. Mas eu já considero o modelo anterior, Sony aR7 III muito boa também e sairá mais em conta. =)
jose getulio de oliveira
Boa tarde Vanessa
É caríssima (R$ 20.000) só corpo; e lentes, ‘varias facadas’ e acessórios!
No Brasil é Canon e Nikon; assistência técnicas, acessórios, lentes novas e usadas, etc.
Tenho Canon T5i e 4 lentes(DSLR de entrada) e Nikon P610(superzoom).
Uso para fotografias; pessoas, paisagens e aves (lente 55-250mm).
No futuro, 1(menos) ou 2 anos penso Lente 300mm ou 400mm e Canon 80D(semi).
Agradeço teus muitos artigos, dicas.
Vanessa Alves
Oi, José!
Eu também considero um valor elevadíssimo. Eu tenho uma produtora, mas não me sinto animada em fazer esse investimento. Já usei as Mirrorless da Sony mas sempre aluguei ou usei em alguma outra produtora. Continuo com minhas DSLRs que para maioria dos trabalhos me atendem muito bem.
Muito bom o seu kit, parabéns! =)
João
Oi Vanessa!
Parabens pelo artigo. Você ja viu os últimos modelos mirrorless da Fujifilm? Te pergunto por isso de que esta Sony possui o maior número de Mp do mercado.
Um bom dia para você Vanessa.
Vanessa Alves
Oi, João! Muito obrigada!
Eu conheço alguns modelos sim, mas algum tem mais que 61mp? Eu não me lembro…=)
Filipe
Oi Vanessa!
Já repassei seu e-book algumas vezes e estou no ânimo de sair da minha área e começar um plano B no segundo semestre com fotografia, queria tirar umas dúvidas contigo, se possível 🙂
1) Tenho visto fotos fantásticas com essas mirrorless, ao ponto de parecer que os modelos das DSLR vão se tornar passado em breve. Será se vale arriscar um modelo de “entrada”, ou pelo menos mais baixo dessas mirror ao invés das DSLR?
2) Você comenta muito da T7i, mas arriscar um modelo anterior as vezes com 1000 reais de diferença como a t5i seria pegar algo muito desatualizado?
Vanessa Alves
Oi, Filipe!
1 – Concordo com você quanto ao uso cada vez mais das câmeras Mirrorless, comento sobre isso aqui. Mas para o Brasil é algo muito distante, ficaremos ainda muitos anos com as boas DSLR.
2 – Pode investir em modelo anterior sim, é sempre uma boa ideia. Eu recomendaria a Canon t6i, está com mais recursos, mas se o seu orçamento não der, vai de t5i mesmo. =)
Leonardo
Olá Vanessa.
Entre a câmera SL2 e a 80D, qual dessas seria melhor para tirar fotos para casamentos?
Vanessa Alves
Oi, Leonardo!
A Canon 80D é mais indicada, pois além de ser mais rápida no clique, ela é mais resistente e com vida útil maior. =)
Walter
Vanessa, parabéns pelos textos bastante elucidativos e obrigado por sua generosidade de compartilhar conosco seu vasto conhecimento da matéria.
Aproveito para solicitar as seguintes informações:
Pretendo adquirir um kit BÁSICO para gravação de vídeos 4k, 24p/12, em estúdio e ambiente externo, inclusive entrevistas, com um orçamento médio. Você poderia indicar modelos de câmera, lente, microfones, luz, cartão de memória e outros equipamentos necessários das marcas Canon e Sony, considerando, naturalmente, custo/benefício, sem abrir mão da qualidade que o trabalho pode alcançar?
Outra coisa: Conhece alguma loja confiável, quanto à origem e qualidade, de equipamentos usados?
Desde já agradeço.
Atenciosamente,
Walter
Vanessa Alves
Oi, Walter! Muito obrigada! Fico feliz que goste do meu conteúdo.
Não fique chateado comigo, mas não tem como eu te passar uma lista com os equipamentos. A compra dos equipamentos é algo muito pessoal, pois exige conhecimento técnico especifico. Se você não tem ideia dos equipamentos que irá precisar, é porque não tem conhecimento suficiente da área, como irá trabalhar com eles? Pense nisso, pois é um investimento muito alto.
Eu sei que trabalhar com vídeo parece algo extremamente simples, mas não é bem assim.
Entretanto, aqui no site tem muitos artigos sobre equipamentos.
Lavínia Carvalho
Olá, Vanessa. Quero começar na fotografia e gostaria de saber se compensa comprar uma camera DSLR usada.
Vanessa Alves
OI, Lavinia!
Compensa sim, esse muitas vezes é um excelente caminho. Eu tenho um artigo com muitas dicas sobre como comprar a câmera, confira aqui.