Mirrorless Canon R:
A Canon lançou há pouco tempo a sua nova câmera Mirrorless, a Canon R. Esse é novo modelo de Mirrorless da marca, essa câmera é muito diferente dos modelos de entrada de Mirrorless da Canon.
Algumas palavras:
Já há um tempo não existe mais câmera ruim, tanto Mirrorless quanto DSLR, todas as câmeras são boas. O que existe são câmera com maiores funções e facilidades para determinados tipos de fotografias. Mas se você souber fotografar, souber como funcionam os ajustes, terá um bom resultado final.
Se você não sabe bem o que é uma Mirrorless ou DSLR, baixe o meu e-book sobre os tipos de máquinas fotográficas, nele explico sobre essas categorias e passo uma lista de modelos de câmeras, baixe-o aqui.
Modelos Mirrorless Canon
A Canon possui há alguns anos uma linha de câmeras Mirrorless, tem a Mirrorless M100, M6, M5, M50. Mas são todas câmeras de entrada para os modelos Mirrorless, isso significa que são câmeras básicas. A câmera desse grupo que é a mais avançada é a M50, mas mesmo assim é uma câmera bem distante da Canon R.
Principais pontos da Mirrorless Canon EOS R:
– É uma câmera Full Frame com 30 megapixels. Se você não sabe o que é uma câmera Full Frame leia esse artigo aqui.
– Processador Digic 8. Isso significa que a imagem terá menos ruído em áreas escuras e menos ruído com o ISO alto em relação aos processadores anteriores.
– Possui 5655 pontos de foco automático. São muitos pontos de foco. O sistema é totalmente aprimorado tanto para fotografia quanto para o vídeo. O foco é mais preciso e rápido, inclusive selecionando para focar nos olhos da pessoa, é muito bom mesmo.
– A Mirrorless Canon R possui corpo da câmera em liga de magnésio. Isso a torna muito resistente a altas e baixas temperaturas, além de ter uma melhor vedação para poeira e areia.
– A empunhadura dela, a forma do corpo (a pegada dela) para segurar também é muito boa, até lembra uma DSLR, e isso ajuda muito na hora de fotografar.
– Ela grava vídeos em Full HD e 4k, e tem sistema de peaking para você conseguir checar o foco no modo manual, isso é ótimo para quem grava vídeos.
– E para gravar vídeos com a nova Canon R você não precisa mudar o seletor da câmera para o vídeo, como nas câmeras DSLR, basta clicar no REC e ela já começa a gravar. Isso facilita muito a operação da câmera..
– Ela também tem entrada para microfone e para fone de ouvidos, o que ajuda muito a vida dos vídeomakers.
– O painel de lcd superior modifica as informações que são mostradas de acordo com o modo que está usando, seja automático, manual ou gravação de vídeo.
– A Canon eos R possui um novo sistema de encaixe de lente e também novos modelos de lentes, com esse novo encaixe e novas lentes é possível fazer algumas opções personalizáveis na lente, você pode usar um dos anéis giratórios como atalho para ajustes.
Eu gostei muito disso. Se você tem modelos de lentes EF e EF-s, conseguirá usar na Canon R através de um adaptador. E isso é muito bom, porque não perdemos as lentes que já temos.
Confira todas as especificações da Canon R clicando aqui
Canon R x outras Mirrorless
A Mirrorless Canon R vem para concorrer diretamente com as câmeras Mirrorless avançadas da Sony, como por exemplo a Sony Alpha a9 e a 7III, todas são câmeras Full Frame.
No mercado audiovisual, muitas produtoras tem optado por usar modelos da Sony, porque a Sony tem tradição em vídeo e suas câmeras são realmente boas e pensadas para isso. Então a Canon R vem para ser uma opção tanto para quem quer fotografar quanto para quem quer gravar vídeos.
A Canon R também vem para concorrer com a Mirrorless Nikon Z7, que é a grande aposta de Mirrorless avançada da Nikon.
Essas câmera são muito boas para gravar vídeo, mas isso não significa que você precisa de um modelo desses para fazer seus vídeos, o mercado tem diversos modelos mais baratos que você pode comprar para esse fim.
Canon R x Canon 5D Mark IV
Talvez você pense que a Mirrorless Canon R é uma versão sem espelho da DSLR Canon 5D Mark IV. Elas são câmeras bem diferentes, e não só no tamanho do corpo e na questão do espelho como também nas peças internas.
Na Canon EOS R o caminho elétrico da imagem é outro, o processador é mais novo e melhor, o visor viewfinder é elétrico e de OLED, os pontos de focos são maiores o que torna o sistema de foco mais rápido e preciso. Os botões e o corpo são totalmente diferentes.
Não podemos comparar a Canon R com a Canon 5D Mark IV. Ambas são excelentes câmera, e tanto uma como outra se você comprar, estará fazendo bom negocio.
Preço da Canon R
O preço da Canon R somente o corpo da câmera (sem lente), para vender aqui no Brasil está em torno de 13 a 16 mil reais. Mesmo sendo uma câmera boa e atraente por conta do tamanho e funcionalidades, é uma câmera bem cara.
Se você está começando na fotografia ou no vídeo, existem muitas opções de câmeras que você pode adquirir (tanto aqui no meu site quanto no meu e-book indico dezenas de modelos). Além da câmera você precisa investir em lentes, alguns acessórios e principalmente em um bom curso para manusear bem a câmera. Então quando for comprar sua câmera, coloque todos os valores na ponta do lápis e veja se compensa o investimento.
Eu gostei da Canon R?
Está ai uma grande pergunta! Eu gostei muito, finalmente a Canon lançou algo realmente novo, mesmo que algumas características sejam parecidas com as Mirrorless da Sony, a Canon estava precisando dar esse upgrade nos seus modelos de Mirrorless e também na sua tecnologia. Então eu fiquei bem feliz com a Canon R.
Deixa um comentário contanto se você gostou desse novo modelo, divide sua opinião, eu gosto muito.
AVISO: E se você quer estudar comigo na minha escola de fotografia, fica de olho nos seus e-mails e nas minhas redes sociais, sempre que tem inscrições abertas e novos cursos, aviso por lá.
Recomendo a leitura
Um Comentário
Guilherme
Olá Vanessa,
Acompanho seus comentários há tempos. Muito esclarecedores. Uma pergunta. As câmeras da linha 5DS e 5Dsr têm uma regulagem do fator de corte (1,3 s
e 1,6x). Não sei se a 5D marck VI têm essa possibilidade. Minha pergunta é se essa nova mirror less tem essa possibilidade.
Obrigado pela atenção.
Abraços e parabéns pelos seus posts sempre esclarecedores.
Vanessa Alves
Oi, Guilherme! Muito obrigada!
Então… ela é uma câmera full frame, mas não sei se existe essa possibilidade.
Valdecy
Qual a melhor forma de usar o flash no ttl?
Vanessa Alves
Oi, Valdecy!
O modo TTl é o automático, não tem segredo.
Alcides Soares Maia Júnior
É um pergunta fora do tópico. Estou querendo comprar uma lente 50mm f/1.8 stm para a Canon T5 e sei que h´ao fator de corte o que deixa a lente equivalente a uma lente de 80 mm. A pergunta é quando eu olhar no visor antes de tirar a foto o corte já é feito quando olho no visor ou só depois de tirar a foto? Ou seja quando enquadrar a imagem eu tenho que considerar que as bordas vão ser cortadas ou a imagem que aparece no visor já considera o corte?
carloshenriquesantanamolina@gmail.com
Uma pergunta: como funciona a super grande angular EF-S 10-18m no sensor Full frame da Mirrorless EOS R da Canon? Preenche todo o sensor?
Obrigado