Tipos de fotografia - Setores para trabalhar com fotografia | fotografia dicasTipos de fotografia

A fotografia cria a possibilidade  de se trabalhar em diversas áreas e setores. Cada fotógrafo se desenvolve  ou tem aptidão para determinado segmento.

Um fotógrafo profissional é capaz de trabalhar em qualquer setor, porém aquele que se especializa em determinado tipo de fotografia, se diferencia e possui os melhores trabalhos.  Pode parecer um exemplo bobo, mas é como na medicina, todos os médicos são clinico geral, e com o tempo cada um se especializa e faz o melhor trabalho na sua área, é a mesma coisa com um fotógrafo. 

Fotografia é luz e movimento, quanto mais você trabalhar no mesmo segmento, melhor irá desenvolver o seu estilo e olhar fotográfico. Com a experiência irá saber cada movimento, cada tipo de luz e a melhor forma de capta-la. 

Uma iluminação de moda é diferente da iluminação industrial. Cada um pede um clima e um tipo de olhar, e o principal, um tipo de foco na fotografia. Foco no sentido de direção de olhar. Saber o que é para se destacar na fotografia. 

Normalmente você só vai saber qual o segmento que irá atuar quando começar a fotografar. Somente fotografando  vai saber qual setor te chama mais a atenção e qual curte trabalhar. Às  vezes, devido a indicações o setor escolhe você, e quando perceber já se tornou um fotógrafo com foco em animais ou um fotógrafo de moda

Conheci um fotógrafo que só trabalhava moda, as fotos dele são incríveis, e ele me disse:

“Nunca fotografei casamento, acho muito difícil, é um momento único, o fotógrafo tem que estar muito certo do que está fazendo, ele tem um clique para acertar, já eu tenho diversos.”

Não que ele não soubesse como fazer, mas casamento tem todo um ritmo.  Isso mostra como é importante a especialização, escolher o tipo de fotografia que quer fazer. Acredito que um fotógrafo de casamento possivelmente iria demorar muito mais tempo para fotografar e acertar a luz com perfeição em um ensaio de moda.

Tipos de fotografia - Setores para trabalhar com fotografia | Fotografia Dicas 

Quando estamos no começo ou antes de começar temos a visão de que fotógrafo só trabalha com eventos, book ou moda, mas o setor é extenso, com diversas opções. 

Separei  alguns setores / tipos de fotografia que o fotógrafo pode se especializar:

  • Eventos sociais (casamentos, aniversários etc).
  • Publicidade
  • Arquitetura
  • Revistas
  • Moda
  • Jornalística
  • Comercial
  • Industrial
  • Natureza e de paisagem
  • Vida submarina
  • Cientifica
  • Documentos oficiais
  • Aerofotografia.
  • Sensoriamento remoto
  • Documentarista
  • Nu artístico
  • Modelos
  • Dental
  • Eróticas ou sensuais
  • Aérea
  • De animais
  • Books
  • Crianças
  • Esportes
  • Médica
  • Festas infantis
  • Produtos
  • Abstrata e artística

E para você, qual desses tipos de fotografia te chama mais atenção?

Curta a página e deixe um comentário, adoro essa troca de ideias!=)

Recomendo a Leitura 

 
Se inscreva no meu Canal do YouTube:

 

APRENDA MAIS SOBRE CÂMERAS E DESCUBRA A MELHOR PARA VOCÊ

Capa e-book PNGEu criei um Guia definitivo - Tipos de Máquinas Fotográficas(GRATUITO) para facilitar a sua escolha de máquina.

Você vai aprender:

» Qual câmera utilizar para fotografia profissional;

» Analisar as diferenças na hora da compra;

» Entender os diversos modelos de máquinas;

COLOQUE SEU E-MAIL E CLIQUE EM “QUERO RECEBER” PARA TER ACESSO


119 Comments

  1. Andressa

    Gosto mto da fotografia jornalistica. Tive algumas aulas na faculdade e me apaixonei.

  2. Hudson Deiverson

    Vanessa, em qual dessas áreas é mais fácil conseguir trabalho? são as que mais me chamam atenção: Natureza e de paisagem, Documentarista ou De animais?

    • Olá Hudson,

      Você consegue mais fácil na documentarista e de animais.

      Obrigada pela visita!

  3. Maria

    Olá, então, meu Namorado é Web Designer e está Abrindo uma Empresa com o Amigo dele que Trabalha só com Sistemas, e eu Queria me Especializar na área de Fotografia “Publicidade” Para poder Trabalhar com eles. é uma Boa ideia?
    Obrigado Pela Atenção.

    • Olá Maria, é uma boa ideia, só precisa ver bem o publico que seu namorado ira explorar, para saber se ira realmente precisar de um fotografo.

      Minha grande recomendação é que estude muito fotografia, especialmente fotografia de produto e ambiente.

      Obrigada pela visita!=)

  4. Vanessa

    Olá Vanessa, estou começando agora na Fotografia, sou realmente uma iniciante, e gostaria de saber como ou onde fico sabendo de vagas freelancer para eventos. Muito obrigada pela atenção!!!

    • Olá Vanessa, existe algumas agencias, mas a melhor maneira de conseguir freelas é conhecendo gente e trabalhando em alguma agencia ou produtora de eventos. Recomendo que descubra as produtoras próximas a você e leve seu portfólio, é assim que as pessoas começam ou aumentam seus freelas mensais…

      Se cadastre nesse site também: http://freela.com.br/

      Boa sorte! =)

  5. Aloisio Lopes

    Boa tarde Vanessa é um prazer conhece-la !eu tenho uma NIKON D90 com uma lente 18×135,e uma 75×300, posso uza-la para qualquer tipo de evento,pois comprei uma Canon t5i mais não me adaptei com a mesma,qual da duas Câmeras é melhor ? Obrigado !

    • Olá Aloisio!

      As duas câmeras são ótimas, mas cada uma de uma categoria. A Nikon d90 é uma semi profissional e a Canon t5i uma câmera de entrada. Em questão de resolução a Canon t5i é melhor, mais recente e com mais mega pixels, enquanto a nikon d90 é mais resistente.

      Leia o meu livro ele é grátis, vai te ajudar a entender as diferenças: Tipos de Máquinas Fotográficas

      =)

  6. Hudson Souza

    Oi Vanessa, Boa tarde!
    Pow, seu blog é muito bom, parabéns. Vc é muito atenciosa com todo mundo, responde as perguntas da galera. Já te mandei duas perguntas e vc respondeu as duas, e rápido. Tenho uma sugestão: Porque vc não cria um guia, ou um desses e-books, não sei qual seria melhor, falando mais sobre as áreas de atuação, explicando um pouco de cada uma, mercado de trabalho, as câmeras recomendadas pra cada área. Vejo que a maioria das pessoas que conheço e faz curso de fotografia começa a trabalhar fotografando casais, casamentos…mas nem todo mundo faz fotografia pra isso, eu por exemplo, e achar informações sobre outras áreas que não seja de casamento, crianças ou dessas mais comuns é muito dificil, dificil msm. Espero que vc pense sobre a ideia. Abraço.

    • Olá Hudson!

      Me deixa muito feliz saber que está gostando do site! Faço o possível para ajudar todo mundo e acho que estou conseguindo!=)

      Adorei sua sugestão, inclusive já comecei a escrever um e-book sobre cada área de atuação, algumas dicas de como atuar e seus principais equipamentos… Mas não consigo terminar, estou desde o ano passado escrevendo..rs… É que faço o site e o curso (tenho um curso on-line) paralelo com os trabalhos de fotografia e vídeo.. dai já viu, é uma correria.

      Quero fazer tudo com calma para entregar um bom conteúdo para vocês, para ajudar de verdade!

      Obrigada e continue acompanhando o site!

      • Felipe

        Olá, Vanessa, boa tarde.
        Tudo bem?

        Estou adorando o seu site, o conteúdo é ótimo, ainda não comprei minha câmera, mas estou para comprar. Estou pensando em uma T5i.
        Vi na sua resposta acima que você tem um curso on-line, você pode me passar o site, por favor.

        Obrigado.

        • Olá Felipe!!

          Tudo ótimo e com você?

          Sim, tenho um curso!

          Você está cadastrado no meu site? Você baixou o meu Guia sobre os tipos de maquinas fotográficas, já está cadastrado? Se não baixou, recomendo que se inscreva, pois é através do e-mail que o pessoal fica sabendo quando abrem novas turmas.

          =)

  7. Hudson Souza

    Ah! Sei que esse não é o tópico ideal, mas sobre ter cursos na área, cursos complementares, o que você acha? eles realmente valem à pena ou muitos fotógrafos criam apenas pra ganhar dinheiro de quem não entende do meio? Um prof. do curso básico de fotografia disse que muita gente tem o dom da fotografia, mas nao faz cursos para aprender técnicas e “melhorar o olho”. Tenho um colega que comprou uma câmera boa, tem um olho bom e tá fotografando casais pra ganhar um dinheiro extra. O que você acha disso?

    • Olá Hudson!

      Acredito que estudar nunca é atoa. Para ser um bom fotografo e ganhar bem sempre tem que estudar… Você estudando vai perceber que é muito diferente o trabalho de quem não estuda para quem estuda.. vai perceber que falta técnica e que se tivesse estaria muito melhor.

      Tem muita gente que vende curso e não entrega conteúdo, dai é preciso conhecer o professor e tal.. mas fazer um curso técnico/pequenos cursos ou uma faculdade é essencial, e depois ir complementando com bons workshops..e cursos pontuais no que deseja.

      Leia esse artigo: Como ser um fotografo profissional

      =)

  8. Hudson Souza

    Boa noite, Vanessa!

    Obrigado mais uma vez.

    Elogio seu trabalho porque trabalho com cliente e sei o quão gratificante é alguém reconhecer o trabalho que você faz. O elogio sincero é o que nos move à continuar fazendo um trabalho honesto e bem feito. Não sei se você tem religião, mas que Deus te abençoe e continue te dando sabedoria e paciência para continuar ajudando e mostrando às outras pessoas o caminho a ser seguido. Um abraço e que todos os seus projetos possam se concretizar.

    • Olá Hudson!!

      Muito obrigada, de verdade! Me dedico ao site de coração… Faço de tudo para responder bem a todos!

      Desejo que Deus também te abençoe e abençoe seu planos e desejos!=)

      Obrigada por vim até aqui e me escrever, me deixou muito feliz!

  9. Bruno

    Olá Vanessa.. Tenho 16 anos de idade e meu sonho é ser fotografo… Ultimamente tenho pensado muito em que faculdade fazer e pensei em fotografia… Pois é uma coisa que eu amo e gostaria de seguir carreira… Ainda não tenho uma câmera proficional ou semi… No momento estou sem dinheiro para comprar uma… Tenho vontade de ser um profissional neste ramo e ser reconhecido por isso… Gostaria que me desse alguns conselhos .. Desde já, obrigado (:

  10. Halanda Andretto

    olá, eu moro em Goiânia e comecei esse ano o curso tecnólogo em fotografia e cinema da Faculdade Cambury. como sou apaixonada por moda, meu foco é fotografia de moda.
    mas o que seria fotografia de moda?
    fotografar para catálogos? editoriais? revista de moda? marcas famosas de roupas? desfiles? publicidade (still) de moda?
    qual seria a diferença entre fotografia de moda e fotografia para book?
    o que seria a fotografia de beleza? o que seria a fotografia de retrato?
    a fotografia artística também pode ser um estilo da fotografia de moda? e o nu artístico?
    o que seria a fotografia musical? (quando penso nisso, acredito que seja fotografar músicos para as capas de álbuns, por exemplo, o que para mim não deixa de ser moda)

    mas tecnicamente falando, o que seria tudo isso?

    eu estou com dúvidas, quanto a isso tudo, eu agradeceria se pudesse me responder, obrigada desde já.

    • Olá Halanda!

      Você está começando um ótimo curso, vai adorar!

      Sua pergunta faz sentido, mas não vou conseguir te responder agora e por comentário. Ela vai virar um artigo!=)

  11. Dalila costa

    Vanessa,
    Estou adorando seu site e dicas. Fico um tempo enorme lendo e relendo suas sugestões e acho , sinceramente,muito legal a forma como você escreve, simples, objetivo, gostoso de ler. Estou decidida a comprar uma nova máquina para me dedicar a este querido hobby. Até outro dia desconhecia completamente os modelos mas agora já estou discutindo entre as “de entrada” e as semi-profissionais. Estou numa tremenda dúvida entre a 5300 e a 7100. Vale dizer que fotografia e scrapbook, e tenho a firme intenção de me dedicar a fazer fotobooks. Amo viajar e devo ter material para uns bons meses de distração. Você sugere algum curso inicial, fora o de fotografia básico rsrs, para aprender a trabalhar com a técnica de fotobooks?

    Bom, fico agradecida pelo seu site, seu e-book e pelas várias dicas. Muito legal sua iniciativa.

    • Olá Dalila!

      Como pretende trabalhar com books acredito que a Nikon D5300 esteja ótima. Criar um scrapbook é uma arte e um bom nicho para trabalhar, infelizmente não sei de nenhum curso focado nisso.

      Boa sorte e bem vinda ao meio fotográfico!

  12. Roberto Bessa

    Natureza e paisagem e animais

    Tô iniciando nisso agora, vc tem alguma dica de lentes que posso usar na minha Nikon D7000?

    Também queria saber como posso iniciar neste tipo de trabalho?

    Obrigado e parabéns pelo site, virei fã! Tá muito show!!!!

    • Olá Roberto,

      Vou escrever um artigo sobre isso.. é uma pergunta muito comum.

      Enquanto isso vou colar aqui uma resposta que dei esses dias aqui no site e que cabe no seu caso…

      A lente para fotografar evento varia muito, pois depende muito de qual será a sua atuação/tarefa. Normalmente é uma zoom como 70-200 ou 70-300.. mas como disse depende, pois você pode ser o responsável pelas imagens abertas, então uma grande angular seria o ideal. O que recomendo é que verifique com quem está te contratando e caso você seja o “patrão” escolha a tele, pois qualquer coisa ainda pode usar a lente do kit!

      Uma boa lente para ter é a 50m para fazer as imagens de retrato antes dos eventos, mas confira qual sera a sua função.

  13. Lisa Ritter

    Amando as dicas, Vanessa! Penso que tudo na vida vai de experimentar… Definir uma área é muito sério e só acontece com o tempo. Tô errada?rsrsrs…

    • Oi Lisa, está certa.. Definir uma área de atuação é com o tempo, porque você precisa sentir o que gosta mais de fotografar… por isso a necessidade de estudar e experimentar as linguagens e formas… =)

  14. Luciana Melo

    Vanessa,
    Fotografar “comida” é considerado qual setor? produto?
    Obrigada.

  15. Wesley Loupo

    Oie adorei , gostaria que você fizesse um artigo apenas pela nikon D7100 to grato e amando seus artigos

  16. Mônica Parreira

    Adorando as dicas Vanessa. Gratidão por comungar conosco. Começando com uma câm semi profissional agora e tenho muito que aprender sobre os 3 pilares. Outra, vc indica algum programa legal para vídeo de fotos?

    Super abraço e parabénsZÃO!!!

    • Oi Mônica! Obrigada! =)

      Se você utilizar o Windows, ele vem com um programa de edição que é simples e fácil de aprender, ele chama Movie Maker. Tem outros que pode usar, um que gosto muito para Windows e é o mais completo e melhor, só que precisa estudar um pouco para mexer, mas nada impossível é o Adobe Premiere Pro e também o Adobe After Effects, para criar algumas animações.

      Se você usa o MAC, ele tem um programa já instalado que é simples também e fácil que chama IMovie. Um programa que eu gosto muito e que também é uns dos melhores é o Final Cut Pro (também precisa dar uma estudadinha, mas nada impossível de aprender).

      Espero ter ajudado!

  17. Flavio

    Oi Vanessa. Estou iniciando um curso de Fotografia no Senac e o ano que vem pretendo ir para a escola Panamericana de Artes me formar profissionalmente. Minha esposa é produtora de eventos e irá me ajudar no inicio até mesmo para eu ir adquirindo experiências. Pretendo seguir na área de esportes ou Paisagem/Natureza. vc acha que estes cursos são bons e que é por ai o caminho?

    • Oi Flavio, esses cursos são ótimos. Achei bom que começou pelo Senac, pois quando for para a escola Panamericana, já terá uma boa base e talvez já esteja até trabalhando na areá. Está no caminho certo, sim.

      Te desejo boa sorte e bem vindo ao mundo da fotografia!

      =)

  18. Felipe Moutinho

    Olá Vanessa! Sou Felipe e tenho 15 anos, mas já viso meu futuro e já estou começando a traçá-lo. Eu comecei a fotografar no ano passado, criei um feed artístico no instagram (@meninodeferro) e estou procurando uma área artística em que eu possa trabalhar com fotografia! Atualmente estou pensando em Design de Interiores, mas eu gostaria de incluir a fotografia no mesmo. Percebi que em nenhuma dessas áreas acima foi citado “Decoração”. Mas acho que precisa muito da fotografia do mesmo para aumentar a publicidade do decorador. Teria como eu ser decorador e ser meu próprio fotógrafo nesse ramo? Obrigado!

    • Oi Felipe!

      Vejo a fotografia de decoração dentro de fotografia de objeto e de arquitetura, precisa ter esses dois olhares para fazer um bom trabalho, pois abrange o micro e o macro. =)

      Acredito que possa trabalhar como decorador e fotografar as suas decorações e usar as fotografias para divulgar seu trabalho. Se você tiver contato com outros decoradores e pessoas desse meio, pode ser que consiga fotografar outros projetos. =)

    • Wesley

      Eu vou fazer um curso de designer e outro pra fotografar mais isso é bem legal e agente pode ate trabalhar junto comigo Felipe

      • Fotografia Dicas, ajudando as pessoas a criarem um Network! =)

        Isso me deixa muitoooo feliz!

  19. Hudson Deiverson

    Vanessa, preciso de uma opinião: Qual o curso que mais da pra conciliar com fotografia: Publicidade e Propaganda ou Jornalismo?
    Quero continuar estudando fotografia e ano que vem começarei a
    faculdade. Gosto dos dois cursos e gostaria de saber qual dos dois posso
    usar mais junto com a fotografia.

    • Oi Hudson!

      Vou ser super sincera e talvez até de desanime.

      Ambos você vai ver no máximo um semestre sobre fotografia, vai ver técnica, mas nada muito especifico ou realmente profundo. Você vai estudar mais o conceito…Não é ruim estudar o conceito, isso é importante também e no meu ver é um item que faz muito a diferença na qualidade do trabalho de muitos fotógrafos.

      Mas, porém, entretanto.. você pode fazer um curso de fotografia paralelo a graduação, então você vai unir técnica a pensamento/estrategia/conceito. =)

  20. Flavio Carvalho

    Estou estudando fotografia no Senac e o ano que vem vou fazer o técnico na Panamericana de Artes. Quero ir para o segmento do esporte, o que me aconselha?

    • Oi Flavio!

      Que legal, você já está no caminho certo!

      Só tenho dois concelhos:

      1 – Tente conhecer os fotógrafos e agencias que trabalham nesse seguimento para conseguir entrar no mercado com facilidade. =)
      2 – Use no minimo uma semi profissional e já vá pensando no investimento de lentes tele como a EF 100-400mm – f/4.5-5.6L IS II USM

      =)

      Boa sorte!

  21. Flavio Carvalho

    Hoje tenho minha 18-55mm, para fotografar esportes em geral, corridas, atletismo, futebol, hipismo, enfim, que lente me aconselha, onde achar o melhor preço e por onde me indica a começar, pq minha esposa é produtora de eventos e a principio para ir adquirindo experiência, irei fotografar alguns eventos que aparecerem, vc acha que é por ai o caminho?

  22. Flavio Carvalho

    Vanessa, onde me aconselharia a encontrar fotógrafos no segmento esportivo?…Agências, Clubes, Google, enfim, como ter acesso a ele? Ja fiz um Triatlhon e um campeonato de surf em Maresias mas por conta própria para ir pegando gosto, testando a câmera e estou achando o máximo. Pego meu certificado de Fotografia Básica dia 20/12/14 e a partir de janeiro já quero procurar uns estágios, bicos enfim, para já ir adquirindo e speriência enquanto vou cursando a Panamericana de Artes.

    • Oi Flavio!

      O melhor caminho é você ir em algum evento esportivo e conversar com os fotógrafos, são todos bem legais, eles irão te passar os contatos. =)

  23. Elisa

    Olá Vanessa!
    A fotografia é uma profissão que me chama bastante a atenção, e esse seu post me ajudou relativamente. Me interessa as áreas de revista e moda, qual área você acha que seria mais fácil de conseguir emprego, e que tipo de faculdade eu deveria fazer?

    • Oi Elisa!

      Deveria fazer faculdade de fotografia.

      A area mais facil é a de eventos, mas fazendo faculdade consegue entrar nas outras facil..facil…

      =)

  24. Mauricio Henriques

    Olá Vanessa, boa noite gostaria de agradecer pelas dicas, você tem um ótimo site está me ajudando muito já entrei em vários outros sites mais o seu é completo e de fácil entendimento com um bom conteúdo de qualidade. estou começando a fazer um curso de fotografia e estou achando um máximo, sempre gostei de tirar fotos meu foco é mais em tirar foto de paisagens e animais e insetos só que eu tirava com câmera semi profissional. gostaria de saber agora que vou fazer o curso e vou partir para uma câmera dsrl qual lente devo usar para fotografar em macro? obrigado.

    • Oi Mauricio!

      Existe muita técnica por trás da fotografia macro, mas uma lente que considero bem legal é a Canon EF 100 mmf / 2.8L IS USM Lens Macro.

      =)

  25. thiago

    Ola amo a parte da natureza e animais eles tem um.jeito de se expressar muito diferente de nos gostaria de saber se e muito difícil entrar nessa área

    • Oi Thiago!

      De maneira geral, entrar em qualquer setor é necessário estudar o segmento e conhecer pessoas da área. =)

  26. Hudson Souza

    Vanessa, gosto muito da área documental e gostaria de saber se você conhece algum blog/site que seja mais voltado para essa área de documentário.

    • Oi Hudson!

      Existe o National Geografic, ele é documental e bem abrangente. No momento não estou lembrando de nenhum outro. As vezes vejo algo do tipo, mas nada de um site focado nisso…

  27. Larissa

    Bom dia, Vanessa.
    A área que mais me interessa é a de nu artístico. O que acha que eu devia estudar mais? Obrigada. Adoro seus posts

    • Oi Larissa.

      Acredito que seja bom estudar direção fotografica, para você aprender a dirigir o modelo nas melhores posição, além de deixa-lo tranquilo.

      É importante estudar também iluminação, principalmente de estúdio.

      Boa sorte e sucesso!=)

  28. Arlete farias

    Olá vanessa! Descobri seu site foi um presente. Estou comprando a minha primeira dslr nikon 5300 e vou começar meu curso no senac. Quero fotografar cada vez melhor meus netos e a natureza. O tempo de aprender é sempre. Bj carinhoso para vc e sua sensibilidade.

    • Arlete farias

      Bom dia! Vc recebeu meu comentário?

      • Oi Arlete, recebi sim.

        Desculpa a demora. É que são muitosss comentários e vou comentando aos poucos dos mais antigos para os mais recentes… E isso durante alguns intervalos que tenho durante o dia. =)

    • Oi Arlete!

      Que felicidade saber que está curtindo o site!=)

      Boa sorte no curso, sempre é tempo de aprender, você tem toda razão.

  29. juliane

    No meu caso me indentifico , e gosto de mais de uma ou duas dessas suas opções , oq eu faço? rs

    • Oi Juliane!

      Sei bem como é… Acho que precisa experimentar e ver qual gosta mais. Quando for testando vai sentir qual se identifica mais para trabalhar, pois cada um tem um ritmo e uma “pegada”. Alguns setores você vai trabalhar direto por 10 horas, 15 horas… outros por 5 horas… Alguns irá lidar direto com cliente, outros não. Alguns você irá viajar bastante, outros não e isso influencia no que irá escolher e no ritmo de vida que quer ter.

      Não é “lei” caminhar somente por uma especialidade, é o melhor, mas muitos tipos de fotografia se cruzam e dá para conciliar.

      Boa sorte!=)

  30. Eduardo Luiz Lopes torres

    Fala ai Vanessa estou começando na fotografia tenho uma canon t5 . fico feliz por conhecer seu site explica muito bem ainda não entrei no curso mas quero fazer no senac o que voce diz ? Tem um amigo meu fotografo que me dá umas dicas gosto de fotografar pessoas , de fotos criativas , eu descobri seu site de madrugada. Acredita obrigado ai

    • Oi Eduardo, obrigada você, é por vocês que o site ta cada vez maior e isso me deixa muitoooo feliz! =)

      Bem vindo!

      O curso do senac é um dos melhores, vai fundo! =)

  31. Amanda

    Oi Vanessa,
    parabéns de verdade pelo blog, é maravilhoso.. tem tudo que os iniciantes como eu precisam!!
    Uma vez eu vi aqui no site um artigo de dicas básicas para tirar fotos boas, falava sobre distancia focal, profundidade, obturador, diafragma, era super explicativo e detalhado.. mas hoje quando fui procurar pra ler de novo não consegui achar 🙁

    Me ajuda!! rsrsrs

    Desde já agradeço

  32. Jose Duta

    Você saberia me indicar alguns filmes relacionados a fotografia fotojornalismo?

    • Oi José!

      Eu já vi alguns e estudei já muito sobre isso, mas não consigo me lembrar de nenhum nome nesse momento…=/.. Vá no youtube, lá tem bastante coisa. =)

  33. Yasmin

    Oiii Vanessa, tudo bem?Parabens pelo seu trabalho. Vejo que você é mto atenciosa com as pessoas aqui no blog, tenho uma cannon 450d com as lentes 18-55, 70-300 e uma 28-80 porem nao sei se ela é uma boa camera para começar a trabalhar, gostaria de saber a sua opinião.

    Beeijoss :*

    • Oi Yasmin, obrigada, faço o possível pra ajudar todo mundo. =)

      Sua máquina é a Canon XSI – 450D. Ela é uma super máquina, é igual a Canon T2i, T3i e etc, porém sem a parte do vídeo. Dá para fazer excelentes trabalhos com ela.

      Boa sorte e sucesso!=)

  34. Paula

    Eu sempre tive gosto por fotografar, pra qualquer lugar tenho que ter algo para tirar uma foto, estive pensando em ir para uma faculdade de fotografia, mas a área que gosto e sempre amei é Natureza e Paisagismo, mas temo muito que não de certo, pois sei que é uma área dificil de se atuar, não tenho muita experiencia, tenho só um curso basico de fotografia, mas você acha que daria certo? Que deveria tentar?

  35. Leandro

    Oi Vanessa, tenho 3 perguntas para fazer:

    1°) Bom, tenho 15 anos tô começando a fazer cursos de fotografia, quero trabalhar com Fotografia de Eventos Sociais e books de adultos, infantil e de recém nascido. Vou terminar os cursos com 16 anos, e gostaria de saber se posso começar a fotografar nessas duas áreas com 16 anos?

    2°) Já que tô iniciando o curso vou comprar uma câmera t3i da canon, e gostaria de saber o que você acha dela?

    3°) Vou comprar uma câmera reserva, da Nikon a D3200 ou D5300, qual dessas duas eu compro? e também gostaria de saber, para ter como reserva a que você escolheu ou a t3i da canon?

    Agradeço Desde já! Bjss

    • Oi, Leandro!

      1° É ótimo começar a estudar cedo, quanto antes, melhor. Pode trabalhar, sim.

      2° Eu adoro a Canon t3i, acho a câmera de entrada com melhor custo beneficio do mercado. Ela é igual a Canon T5i, só não tem o LCD touch.

      3° Não entendi por que irá comprar uma câmera reserva da Nikon, por quê?

      A ideia de ter uma câmera reserva é justamente ter uma câmera no momento de emergência, é necessário que sejam da mesma marca, pois se não você terá que ter as mesmas lentes para ambas marcas, comprar tudo 2 vezes. Lente e acessórios Canon não cabem em Nikon.

      Nesse momento não se preocupe em ter uma câmera reserva. Isso pode ser daqui um tempo. =)

  36. Emanuel Jr

    Senti falta ai da fotografia de shows, iniciei ha pouco tempo tb, e tem pintado trabalhos nessa área, mais em shows alternativos, onde a iluminação não é aquela maravilha que vemos nos shows de grandes artistas!! Migrei agora ha pouco de uma T5i para uma 70D, ainda n fiz o primeiro trabalho com ela, ainda n senti a diferença! tenho uma duvida, tenho 3 lentes, 11-16 2.8 Tokina, 24-105L f/4 e 50 1.8, e a possibilidade de pegar duas lentes, e tenho 3 em mente, to sem saber oq escolher, as lentes são, 70-300 IS USM 4-5.6, 85 1.8 e a tamron 17-50 2.8, se puder me da uma luz, agradeço, parabéns pelo site, “descobri” hj e estou lendo bastante! mtas dicas legais!!

    • Oi, Emanuel!

      Boa sugestão, vou anotar aqui. Obrigada.

      Você já está com um kit de lente bem legal, acredito que a 70-300mm possa te trazer bastante beneficio nos shows quando precisar de um enquadramento mais fechado, com detalhes.

      Uma recomendação, não desfaça da sua Canon t5i. Você pode usar cada câmera com uma lente, exemplo:

      11-16mm para fazer geral do palco e da banda;
      70-300 ou 24-105mm para enquadramento mais fechado.

      Assim não precisará ficar correndo para trocar de lente. =)

  37. Gabriel

    Boa Tarde, a um tempo já acompanho as dicas do seu site! sou fotógrafo á uns 4 anos, trabalho com eventos e já trabalhei com estúdio, sou design gráfico também e trabalho com edição de imagens (Photoshop adobe cc), decidi começar carreira solo, comprei os equipamentos, e fiz o que você recomendou não fazer, sai comprando tudo pra trabalhar com newborn, rs
    tenho uma pré-estrutura formada e agora bateu aquela ” insegurança ” e tipo aquela sensação de não saber o que fazer! estudo muito na internet sobre a questão de publicidade e tal… caso você tenha alguma experiencia ou alguma palavra ”motivadora” será super bem vindaa!
    Aguardo com certeza sua resposta! Obrigadoo!

    • Gabriel

      Insegurança no caso de não saber agora como começar, pensei em fazer alguns serviços pra portfólios grátis e tal… mas no inicio assim é muito difícil, você fica bem desmotivado! :/

    • Oi, Gabriel!

      Eu sei bem como é difícil o começo, mas não desanima não. Deixe seu equipamento guardado, logo irá começar a usar. Eu não recomendo que comece logo fotografando sozinho, recomendo que seja assistente de alguém, nem se for pra você segurar o “case”, sabe? Se ofereça como assistente para algum BOM fotógrafo de newborn, assim irá pegar o esquema e o jeito da coisa. Parece simples e fácil, mas não é, e isso vale para todos os segmentos do mercado. =) Às vezes, consegue até dar uns cliques e já ir somando para o portfólio.

      Leia esses artigos:

      Como se tornar um fotógrafo profissional
      Como se inserir no mercado

      Já estou aqui te desejando sucesso!

      • Gabriel

        Muito obrigado, suas dicas é de grande valia…
        As vezes nem temos noção mas com pequenos gestou ajudamos muita gente!
        Vou procurar um fotógrafo de newborn pra colar com ele(a) e continuarei fuxicando os comentarios…rsrs

        Sucesso pra você também, Deus te abençoe infinitamente mais!

  38. Hudson Deiverson

    Boa noite, Vanessa. Tudo bem?
    Qual a diferença entra Fotografia Aérea e Aerofotografia? Como se inserir nesse mercado e, também, no de Vida Submarina?

    Aguardo resposta.

    Fica com Deus.

    • Oi, Hudson.

      Não sei se o termo tem diferença. O que tem diferença é o modo de fazer, mas que pode ser usado o mesmo termo.

      Exemplo: Temos fotografia feita de helicóptero com o fotógrafo junto; temos fotografia que a câmera está acoplada no helicóptero ou avião e é controlada pelo comandante; e temos a fotografia feita por Drones que é controlada do chão pelo fotógrafo através de um controle remoto.

      =)

  39. Humberto Novackz

    Vanessa, tudo bem?
    Eu sempre gostei de fotografar paisagem, como hobby. Depois que minhas filhas entraram na ginástica artística, eu passei a fotografar os campeonatos, já que também gosto muito de esportes. Descobri, pesquisando na internet e lendo um livro, que meu equipamento não é o ideal e que fotografar esportes é muito difícil. Tenho 43 anos, você acha tarde para se especializar? Fotografar esporte, é realmente uma das áreas mais difíceis da fotografia? Tenho feito milagre e treinado bastante. No campeonato da semana passada fiz mais de 1200 fotos. Descobri também que quando recebe muitos elogios e começa ser procurado, é porque o seu trabalho está ficando bom. Obrigado!

    • Oi, Humberto!

      Acho que não é tarde para se especializar.

      Fotografia de esporte é difícil, pois é momento exato, mas nada impossível. O difícil mesmo é comprar os equipamentos necessários, é um investimento de pelo menos uns R$ 17.000, pois a lente tem que ser uma boa tele e profissional, para ter a qualidade exata.

      =)

      Dá para gastar menos? Dá sim, mas estou falando no caso de querer fotografar grandes eventos esportivos, pois foi o que entendi.

      Boa sorte e vem me contar depois como está sendo a sua caminhada, vou torcer para ter bastante sucesso.

  40. Simone

    Ola Vanessa!
    Tenho gostado muito dos seus artigos. Eu tenho me interessado muito pela fotografia Boudoir. Gostaria de ler um artigo seu sobre esse estilo fotografico. Afetuoso abraco!

    • Oi, Simone!

      Obrigada!

      Vou providencia um artigo, nunca escrevi nada porque tem muito adolescente e crianças (12, 13 anos…) que acessam o site, dai tenho medo de ser muito sensual. Mas vou pensar em um com carinho. =)

  41. Vitória Caroline

    Boa Noite

    Curto muito fotografia, publicidade, comunicação e gostaria de iniciar minha carreira no mundo dos clicks kkkkkkkkk

    Eu pensei em comprar uma T5i e cursar o curso basico e profissional do senac na lapa, porem eu não sei se posso começar a exercer apenas com esses cursos e depois qual faculdade devo fazer, estou perdida e gostaria de algumas dicas.

    atenciosamente Vitória, e parabéns pelo seu trabalho

  42. Alexandre Ribeiro

    Ola Vanessa tudo bom, gostaria de uma opinião e uma ajuda, pois assim como muitos que fotografam por paixão eu não sou diferente, amo fotografia já fotografei festa infantil, book, gestante mas comecei no mundo da fotografia e me apaixonei por ela fotografando produto e comecei bem lá por cima, aprendi a fotografar fotografando em uma das maiores Joalheria do Rio isso a uns 10 anos atrás , mas não conhecia nada de foto foi tentativa e erro até que eu cheguei a ser o fotografo da empresa no rio fotografando produtos decoração e jóias e mesmo não tendo créditos já ví fotos minhas em jornais e revistas de grande circulação, mas equivocadamente na época eu não procurei nenhum curso nem equipamento era tudo da empresa e eu aprendi fazendo, mas na empresa que eu trabalhava não tinha na carteira o nome fotografo e sim auxiliar de produção gráfica, era uma maneira de a empresa me pagar menos, assim quando sai da empresa eu tinha o conhecimento sobre fotografia de produto mas não tinha como provar pois eu queria entrar em outra empresa no mesmo ramo para fazer aquilo que eu amava fazer, mas não consegui, então comprei uma câmera, fiz alguns cursos, mas não pude esperar muito tempo e tive que voltar a trabalhar em outra área, hoje fotografo por esporte, para desestressar, e as vezes pra tirar algum dinheiro, e atualmente penso em largar meu atual emprego e trabalhar somente com fotografia fotografando produtos montar um pequeno estúdio para fotografar produtos para e-comerce fazer parcerias com algumas agencias e oferecer meu trabalho em lojas dos diversos ramos, mas tenho esposa e filha que depende do meu salario e não posso entrar em uma área que não está muito boa, então se não se importa gostaria de saber sua opinião sobre esse mercado, atualmente com essa crise no pais é uma boa investir nesse projeto.
    ( E me desculpe pelo tamanho do texto)
    Grande Abraço.

    • Oi, Alexandre!

      Demais a sua historia! Parabéns por todo o conhecimento que adquiriu na tentativa e erro, experimentando. Isso é para poucos.

      Vou ser o mais sincera possível com você, pois não quero que passe necessidades.

      Não larga o seu trabalho. Faça como descreveu, entre em contato (apresente um portfólio), monte um estúdio e faça as fotos quando chegar do seu trabalho e nos finais de semana. Vai ter que ralar, mas acho que irá valer a pena, pois no começo não terá tantas fotos assim para fazer.

      Acho o mercado de e-commerce legal, mas muitos comerciantes estão aprendendo a fazer suas próprias fotos para economizar. Você poderia tentar trabalhar em uma empresa grande de e-commerce, seria mais ou menos como trabalhou no passado. Acho mais seguro no começo.

      =)

      Vem depois me contar como está sendo sua trajetória.

      Te desejo muito sucesso!

  43. Catarina

    Oi Vanessa! Eu sou uma menina muito interessada em fotografia, e como uma sonhadora quero fazer faculdade de tal! Você tem alguma dica que possa me ajudar???

    Obrigada e aprecio o seu trabalho XOXOXX

  44. CLAUDIA DANIELA DA ROSA

    Olá!!! adorei tua página! sabe que eu a muito tempo venho procurando um(a) fotografo que possa me dar umas dicas, porque eu as vezes me sinto meio perdida. Então vamos lá: eu tenho uma dúvida que incomoda muito! sempre quando tiro fotos de uma modelo (digital) e um fotógrafo profissional olha ele vê de cara que sou amadora! e eu fico aborrecida, já que minhas fotos são tão boas quanto a deles! então eu não entendo se é algum filtro que eu não uso na câmera, ou se não edito(o que é muito raro não editar) sei lá eu não sei!!! uma vez diz um ensaio fotográfico com minha afilhada e ficou lindo, ganhei muitos elogios, mas a mãe da menina levou numa agência e disseram de cara que eram fotos de amador. Eu sei que eles podiam estar só querendo vender o peixe deles, mas, eu já percebi que as fotos tiradas por profissionais tem uma camada por cima que parece foto de revista sabe! fica mesmo diferente e eu não sei o que é! me ajuda Vanessa.
    Tu entendeu o que tentei te explicar?

    • Oi, Claudia. Entendi sim! =)

      Vamos ver se eu consigo te explicar. Eu vejo isso que falou, vejo acontecer até com alguns fotógrafos profissionais.

      Foto de modelo tem desfoque maior, é saturada, é bem enquadrada e composta com o fundo, muito bem iluminada (uso de iluminação artificial e controle extremo da sombra) e principalmente muito bem finalizada. Não estou dizendo que finaliza ruim, mas é uma finalização que realça o que deve ser destacado, além de deixar a pele uma beleza (sem parecer falso).

      Consegui te explicar?

  45. Eu Queria trabalha Em Todas As Áreas Pois Todas Chama Minha atenção Tem Como ? M

    • Oi, Sthefany!

      Muitas pessoas querem tudo, faz parte da fotografia, mas com o tempo verá que não é assim, que seguirá para um caminho…

      Sucesso para você!

  46. Jucimar

    Ola Vanessa
    Ja li e li e li novamemte sobre a canon x nikon,também o seu guia,mais, meu Deus, esta dificil escolher qual, tenho duas ofertasofertas de câmeras usadas,a canon t3, e a nikon d3100. Me ajuda por favor!! Qual entre as duas eu compro, segundo os dois vendedores, estao nao mesma condiçao de uso, e o mesmo valor, 1200.obrigado

  47. Helena

    Oi 🙂
    Desde cedo tive interesse em fotografia principalmente de natureza e paisagens
    Oque seria mais “recomendado” começar a buscar o interesse agora aos 15 indo aos poucos ou esperar um pouco e fazer um curso ou uma faculdade

  48. Rosilei Hickmann

    Oi Vanessa
    Parabéns por está página e pelas dicas, muito úteis.
    Bom adoro fotografia de arquitetura e interiores, mas tenho uma dúvida em relação as melhores lentes para este tipo de fotografia.
    Eu tenho lentes 18-135, 50mm e 70-200, por acaso servem estas ou teriam que ser outras?
    Obrigada pela atenção

    • Oi, Rosilei! Muito obrigada!=)

      Acredito que esteja faltando uma lente grande angular para o seu kit, pois para o que deseja essa lente é extremamente importante.

  49. Alexandre Ribeiro

    Oi Vanessa tudo bom, Tenho uma canon T1i e quero começar a fotografar book’s , newborn, fotografia de produtos e eventualmente festa infantil e estou na duvida com quais ou qual lente devo trabalhar.
    Obrigado.

  50. Mariana

    Ola Vanessa.
    Eu fiz um curso de fotografia faz algum tempo e cheguei a fazer alguns trabalhos em eventos. Porém não me adaptei muito bem nesse meio e abandonei a área.
    Recentemente pensei em trabalhar com produtos, publicidade e essas coisas. Queria saber que curso, ou faculdade me indica fazer para trabalhar em agencias, ou até mesmo montar uma.E também se tem alguma dica,alem dos cursos de por onde começar para trabalhar nesses locais, já que nunca aparentemente oferecem vagas desse tipo de emprego por ai.
    Desde já agradeço.

  51. Marli

    Olá Vanessa,
    Adoro fotografia mas só agora resolvi investir num conhecimento mais técnico sobre isso. Comprei uma Cannon Digital 700D e gostaria de investir especificamente em fotografia científica pois atuo na área. Quais dicas ou cursos que você pode me dar sobre esta área e máquina?

    • OI, Marli!

      O caminho é o mesmo, pois você precisa aprender a fotografar e só depois irá focar no que deseja. Para saber a máquina, recomendo que leia o meu e-book, baixe aqui.

      Fique tranquila, se você estudar direitinho, atingirá seu objetivo. =)

  52. Fabio Menezes

    Bom dia!
    Vanessa,

    Estou entrando no ramo de fotografia com escola, um trabalho bem diferente e bonito, fugindo um pouco do padrão que sempre foi usado, mas você acha que este mercado ainda pode dar certo?
    Grato pela sua atenção.

    • OI, Fabio! O grande segredo é a paixão pela fotografia, pois fotografar é uma delicia, mas é um trabalho, tem horas e horas. A paixão fará com que essas “horas e horas” tenham mais horas melhores, é assim comigo e torço para ser assim com você.

      A paixão também fará você ser um bom profissional, pois tem muito fotógrafo no mercado, mas falta muita qualidade. =)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *