Video - Qual é a sua dúvidaDicas de Fotografia

São muitas as dúvidas de quem está começando na fotografia e de quem já avançou na fotografia, mesmo os profissionais tem dúvidas quanto a determinados assuntos do mundo fotográfico. 

Como o nome do site mesmo diz, minha meta é dar dicas de fotografia e ajudar todos a crescer nesse mundo maravilhoso. 

Uma forma das formas que encontrei de tirar as dúvidas e potencializar as dicas foi através da serie de vídeos “Respondendo suas Dúvidas”, veja o primeiro vídeo aqui. 

Nos vídeos anteriores eu selecionei as dúvidas mais comuns ou complicadas através dos comentários que recebo aqui no site. Dessa vez fiz diferente (e foi muito legal), perguntei aos leitores do site através do Facebook quais eram as suas dúvidas de fotografia, e no vídeo abaixo estão as primeiras respostas:

Perguntas do vídeo:

  • Toda foto entregue ao cliente sempre vai com marca d’água, ou não necessariamente?
  • Como ter 100% de nitidez e qualidade nas fotografias? 
  • Consigo fazer o efeito “véu de noiva” sem um tripé?
  • Como ficar milionário apenas sendo fotógrafo?

Amei a participação de todos, muito obrigada! Com o passar das semanas vou publicando vídeos com as outras perguntas. Estou gravando aos poucos, e está ficando muito bom. 

Deixe comentários elogiando, dando sugestões ou coloque sua dúvida, posso selecionar para um próximo vídeo. Lembrando, eu respondo todos os comentários. =) 

Veja os outros vídeos da serie: 

 

Recomendo a leitura:

 
Se inscreva no meu Canal do YouTube:

 

APRENDA MAIS SOBRE CÂMERAS E DESCUBRA A MELHOR PARA VOCÊ

Capa e-book PNGEu criei um Guia definitivo - Tipos de Máquinas Fotográficas(GRATUITO) para facilitar a sua escolha de máquina.

Você vai aprender:

» Qual câmera utilizar para fotografia profissional;

» Analisar as diferenças na hora da compra;

» Entender os diversos modelos de máquinas;

COLOQUE SEU E-MAIL E CLIQUE EM “QUERO RECEBER” PARA TER ACESSO


46 Comments

  1. Erick de Macedo

    Bom dia, Eu preciso comprar uma câmera com menos de R$ 1000,00, para fotos noturnas em um local com iluminação não muito boa, não é um trabalho profissional mas queria que ficasse com uma qualidade boa, eu me interessei na Canon powershot SX400IS mas outras possuem recursos semelhantes e como nem tudo são numeros eu gostaria de saber sua opnião.

    • Oi, Erick! A Canon powershot SX400IS é uma excelente câmera. Fotografar com pouca luz é complicado até para quem usa DSLR. Uma dica: sempre use o flash.

  2. Aluizio Cardoso

    Adorei o vídeo de dicas de fotografias

  3. Dirceu

    Olá Vanessa !

    Como fotografar à noite? tenho uma Nikon D-3000 e a lente 18-55 mm que veio com ela. Queria fotografar alguns lugares de NY, onde há muitos outdoors, muita luz de painel, as paisagens noturnas das ruas…pode me dar umas dicas? Obrigado !!

  4. Mônica Montanari

    Oi, Vanessa boa tarde. Sou iniciante de fotografias. Mas adoro fazer isso. Comprei uma câmera syber shot Sony hc-300 e estou tendo dificuldade em ler o manual. Essa máquina e boa. Gostaria muito que tivesse sites explicando melhor o manuseio. Vc poderia me indicar algum lugar que eu possa entender melhor à máquina.

    • Oi, Mônica! Dá uma olhada no Youtube, lá você pode encontrar algum vídeo explicando.

      Ela é uma boa câmera. =)

  5. william Cyrillo

    Qual tipo de maquina digital que devo escolher para fotografar, profissional ou semi profissional. tenho nikon p520. Informa sobre lentes.

  6. Diego Martins

    Gostei demais do vídeo. Boas dicas.

    Sobre a questão da nitidez: na configuração da câmera (Canon no meu caso) existem opções do grau de diminuição de ruído. Nas opções de JPG também tem a qualidade e resolução da imagem.

    Vanessa, estou sentindo falta de mais artigos e vídeos. Faz um tempinho desde que eu li o seu último artigo que recebi por e-mail. Gosto muito da forma que seus textos são feitos, pois são muito bem explicativos. Parabéns!

    • Oi, Diego! Muito obrigada!

      A redução de ruído feita diretamente na câmera só serve para fotos feitas em JPEG. =)

      Artigos eu publiquei alguns recentemente. O que estou devendo meus são os vídeos, esse ano estou tão corrida que não estou conseguindo gravar muito, mas vou gravar mais. Muito obrigada! =)

  7. Humberto Brunelli

    Vou tirar fotos só de notas de Euro e Dólar e vou imprimir, quero ver se eu não fico tri…Tri…Trilionario… Se quiser pode me ajudar.

  8. DIVA HELENA VILELA TEIXEIRA

    Estou com uma dúvida enorme e gostaria que me ajudasse. Meu marido tem um Canon T5i com lentes EFS 55-250mm e EFS 18-55mm. Pensei em dar uma Canon T7i para ele mas queria saber se tem muita diferença da que ele já tem. Você fez comentário sobre a T6i, mas não sobre a T7i. Pode me dizer se acha vantagem? Se tem muita diferença entre as 3? T5i, T6i e T7i? Queria dar uma lente também , mas se for dar outra máquina as lentes que ele tem servem nas outras? Qual lente me aconselharia dar ? As lentes Vivitar são boas? Ou é preferível dar da própria canon? Espero que consiga esclarecer minhas dúvidas. Muito obrigada. Um abração. Diva Helena

    • Oi, Diva! Acho que não compensa trocar para a Canon t7i, embora ela tenha mais megapixels é praticamente a mesma câmera. Investir em lentes é a melhor opção.

      A lente certa para ele pode variar muito, pois depende do que ele gosta de fotografar. Se for pessoas, veja esse artigo.

  9. Carlos Cunha

    Essa garota sabe tudo. Acompanho ela em todas as dicas. Parabéns e continue auxiliando-nos em todas as dúvidas. Parabéns!

  10. Vanessa, descobre a formula como ficar milionário na fotografia e compartilha por favor. Eu também quero.

    Abraço.

    • Oi, José! rsrs olha.. estou tentando, espero conseguir logo, mas enquanto isso, vou jogando na loteria, acho mais fácil..rsrs
      =)

  11. Antonio Francisco Vieira

    Bom dia Vanessa. Tudo bom ? Voce poderia recomendar um curso de edição de foto no Rio de Janeiro ?
    Obrigado.

    • Oi, Antonio! Estou sempre pelo Rio, mas não tenho conhecimento dos bons cursos por ai.

  12. Valdinei

    Vanessa. Gosto muito dos seus artigos de forma objetiva e clara sem enrolação.
    Tenho uma dúvida quando faço tratamento no Lightroom. Quando envio para pasta no computador em JPEG, porque a foto é diferente que foi feito no tratamento. Mesmo usando a saída para Tela ou papel brilhante ou fosco. Tem algum segredo de ajuste dentro do Lightroom para que ficam iguais.

    • Oi, Valdinei. Muito obrigada!

      Não tem segredo. Acho que tem algo errado com a configuração de exportação, algum conflito entre o formato que fotografou e o que está exportando. Dá uma olhada nisso.

  13. Francisco Lacerda

    Parabéns! Excelente abordagem, em todos os temas.
    A propósito, você ministra algum curso voltado para tratamento de imagem? Tipo Lightroom.

    • Oi, Francisco! Muito obrigada! =)

      Ministro sim, se cadastre na minha lista para saber da abertura de uma nova turma.

  14. DIVA HELENA VILELA TEIXEIRA

    oi Vanessa. Obrigada pelo esclarecimento . Ele fotografa mais pessoas e paisagens. As lentes que vieram no Kit estão quebrando bem o galho. Vou ver se acho uma outra um pouco melhor. Qual você me aconselharia a dar? Estou disposta a investir na lente já que não vou comprar a câmera.

    • Oi, Diva! Além das lentes do artigo Lentes para Retrato, recomendo uma grande angular para paisagem.

  15. maria jose

    adoro seus artigoa,objetiva,linguagem facil.queria comprar uma maquina nikon,uma grande angular e uma para o dia a dia,naoentendo por ex lente 18/125obrigada

  16. Igor Augusto

    Parabéns, Vanessa. Eu tinha muita duvida de como enviar as fotos para o cliente…

  17. Douglas Souza

    video muito bom…sucesso Vanessa

  18. Kamila

    Oi Vanessa, bom dia!
    Primeiramente, adoro o seu site e suas dicas.
    Sei que você deve receber inúmeras mensagens e talvez você nem me responda, mas não custa nada tentar.
    Bem, já faz um tempo que eu quero entrar nesse mundo da fotografia. Mas tenho uma grande dúvida, qual câmera comprar? Canon ou Nikon?
    Como pretendo fazer um curso, para poder trabalhar com isso, quero uma câmera que possa fazer tanto fotos com vídeo com boa qualidade e com um valor não tão alto.
    Fico meio perdida com tantas opções.
    Desculpa a enorme mensagem, mas por favor ajuda esse serumaninho aqui, que é apaixonado por fotografia e que precisa apenas de um norte. 😊

    • Oi, Kamila! Muito obrigada! E oh..eu respondo todo mundo, às vezes demora um pouco porque são muitos comentários, mas todos tem suas respostas. =)

      Recomendo que leia o meu e-book, nele estou explicando justamente isso, baixe aqui.

  19. LEILA SIMONE MEDEIROS FIGUEIREDO QUININO

    Olá, Vanessa! Estou adorando seu site! Sou apaixonada por fotografias, mas não tenho nenhum conhecimento técnico. Fui mãe e adoro fotografar meu bebê e gostaria muito que você me ajudasse a escolher uma máquina de boa qualidade para fotografar os momentos em família e viagens!

    • Oi, Leila! Muito obrigada!

      Eu recomendo uma câmera superzoom, acredito que possa tirar o melhor com ela. Recomendo que veja esse vídeo aqui.

  20. Jorge Freitas

    Ola Vanessa!
    Tenho visto na Net alguns videos sobre “dupla exposicao” mas pelo que entendi nem todas as Canon tem essa funcao.
    Tenho uma Canon 1200D e consultei o manual e nao encontrei nada que falasse sobre isso.
    A minha pergunta e:
    que tipo de cameras da Canon possuem essa funcao (80D por exemplo que eu estou pensado em comprar)?
    Abracos!
    JF
    Abracos!

    • Oi, Jorge! Algumas câmeras realmente tem essa opção. Não me lembro se a Canon 80D tem, eu acho que sim. A Canon 7D Mark II tem. =)

  21. Luciano Conegundes

    Olá, bom dia. Tudo bem. sempre acompanho seu trabalho e gosto muito. Atualmente trabalho na área de vídeos, gostaria de te pedir uma opinião. Estou querendo comprar a camera 80d da Canon pra vídeos, será que vale a pena. Vc conhece essa camêra? e pensei também na lente Sigma Art 18-35, pois ja ouvi dizer que ela é ótima, mas não conheço. Obrigado!

    • Oi, Luciano!Muito obrigada!

      Ela é uma câmera muito boa, o sistema de foco automático compensa muito, principalmente quando não temos um foquista.
      Essa é uma lente boa, mas pelo valor, eu iria com alguma da linha L e STM da canon. =)

  22. José Manco

    Boa noite, Vanessa, tudo bem? Estou com uma dúvida referente à sua dica de comprar uma Canon com lente 18-135. Pesquisei e encontrei poucas que já vem com essa lente, estava na faixa de 9 mil. É isso mesmo? A maioria era 18-55 e comprando a 18-135 separado ficava mais barato. É isso mesmo? Qual modelo eu poderia comprar que já vem com a 18-135? O melhor local para comprar é o site oficial da Canon? Muito obrigado, Diego!…

    • Oi, José! Não pague 9 mil não, algo está errado.

      O ideal é comprar separado, compre o corpo de câmera que deseja e a lente separado. =)

      Não precisa comprar pelo site da Canon.

  23. Pedro Sampaio Jordão

    Olá Vanessa! Adorei seu site, já baixei o e-book, estou acompanhando sempre. Gosto muito de tirar foto, mto por hobby, mas estou indo morar na Austrália e quem sabe nao posso trabalhar com isso (claro, depois estudar e aprender bastante). Queria saber de voce, o que acha da Nikon D3400, queria tirar algumas fotos tb com baixa luminosidade (a noite, principalmente). Você indica, tem alguma outra nesse mesmo nível que vc indicaria? Meus parabéns pelo site e já virei leitor! Continue com os posts, grande abraço!

    • Oi, Pedro! Muito obrigada!

      Se já pensa em trabalhar, recomendo que comece com uma Nikon D5500 ou NIkon D7100, são mais parrudas para trabalhos. De qualquer forma, todas são boas para baixa luminosidade, pois trabalhar nessas situações é mais questão de técnica e ajustes. =)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *