Qual é a melhor Mirrorless Fotografia Dicas (2)Melhor Mirrorless

Cada vez mais tenho visto futuros fotógrafos e entusiasta adquirindo as câmeras Mirrorless, e diante de tantos modelos surge a dúvida: Qual é a melhor Mirrorless do momento?

Esse é o segundo artigo sobre o assunto, recomendo que leia o primeiro artigo, pois alguns modelos que indico lá ainda são vendidos e são boas opções. Leia o primeiro artigo aqui.

Se não sabe o que é uma câmera Mirrorless ou se tem dúvidas se é a melhor para você, baixe o meu e-book Tipos de Máquinas Fotográficas, baixe aqui.

ANTES DE LER: Não inclui nenhum modelo da Nikon pois a melhor dessa marca continua sendo  a Nikon 1 J5. A Samsung também não teve nenhum novo modelo e descontinuou a NX 500.

Também não inclui a Sony Alpha a7RII e a Panasonic GH5, pois são câmeras avançadas, veja mais aqui.

Separei 4 modelos que considero as melhores Mirrorless do momento:

  • Fujifilm X-T2
  • Fujifilm x-t20
  • Sony α6500
  • Canon EOS M6
  • Panasonic Lumix DMC-GX8

Tem dois modelos da Fujifilm: A Fujifilm X-T2 é melhor que a Fujifilm X-t20 e eu poderia ter optado por só colocar ela no artigo, mas a X-t20 é muito parecida com a X-T2 e vale muito a pena. Para entender melhor essas diferenças leia: Fujifilm X-t2 ou Fujifilm X-t20

Os modelos acima são os que eu considero os melhores diante das minhas avaliações de qualidade, custo, beneficio, durabilidade e etc, mas existem modelos mais baratos e bons também.

Qual é a Melhor Mirrorless?

Fujifilm X-T2 e Fujifilm x-t20: São duas câmeras boas, bem construídas e que oferecem muita qualidade para fotografar e gravar vídeos.

Canon EOS M6:  É o up grade da M5 e da M3. Embora tenham a mesma quantidade de megapixels a Canon M6 assim como a Canon M5 possui o mesmo sensor que a Canon 80D, ou seja, um super sensor que aliado ao seu conhecimento fotográfico te possibilitará lindos cliques e vídeos.

Sony α6500:  É um up grade da Sony α6000 e a 63000, e elas são parecidíssimas.  Só inclui ela na lista, porque está com mais pontos de foco (425 pontos), o que ajuda muito o foco automático (embora dê para viver com menos) e também está com a parte do vídeo melhorada, agora ela faz vídeos 4k.

Panasonic Lumix DMC-GX8: Essa é uma câmera com 20 megapixel e que já grava vídeos em 4K Ultra, é uma boa opção tanto para fotografia quanto para o vídeo. O único problema é que aqui no Brasil ela está muito cara. 

Outra boa opção de compra da Panasonic é a Lumix DMC-G7, é uma câmera mais antiga mas é excepcional.

É a câmera mais antiga da lista, é um modelo de 2015, tem menos megapixels que as anteriores, mas é uma boa opção de compra. A fotografia tem um nível muito bom, mas o que é mais legal é a parte de vídeo, realmente tem muita qualidade e o vídeo pode ser em 4k

Todas as câmeras que estou mencionando são boas Mirrorless e você ficará muito feliz com a compra de qualquer uma delas, inclusive você pode fazer uma comparação entre elas através da tabela mais abaixo.

Se você já tem alguma DSLR da Sony ou da Canon ou pensa em vir a ser profissional, opte por essas marcas, pois você poderá usar as lentes da DSLR na Mirrorless.

Dessa vez, se eu fosse escolher um modelo cruzando qualidade, custo e beneficio, escolheria a FujifilmX-T20 ou a Canon EOS M6, pois já possuo lentes da Canon.

Tabela de comparação das melhores Mirrorless:

Qual é a melhor Mirrorless- Fotografia Dicas 4

Essas são as melhores Mirrorless que recomendo no momento, espero que minhas dicas te ajude na hora da compra.

OBS: Talvez você esteja pensando “mas faltou ‘tal’ modelo”. Separei os melhores modelos e que melhor servem para o público brasileiro, afinal, não adianta nada eu citar alguns modelos e depois vocês não conseguirem achar lentes e acessórios, vão ter um “elefante branco” nas mãos.

Posso ser sincera? Bom, vou ser. As câmeras Mirrorless são menores e uma belezinha, mas tem loja aqui no Brasil que vende tão, tão caro que com o valor você compra uma boa DSLR e acessórios, por isso, pesquise bem e veja se vale a pena. Compensa muito a compra no exterior.

Deixe comentários, gosto muito de ler e trocar ideias com vocês. =)

28 Comments

  1. Dumas

    Oi,

    Ótimo artigo, como sempre.
    Como diz vc, elas são menores e uma belezinha e agrada qualquer olhar. Venho acompanhando esses lançamento e pelo menos da canon e da sony tenho lido bastante sobre elas a qualidade de imagem e recursos são demais. O preço que desanima, em consideração a uma DSLR. Mas quem não gostaria de coisinha dessa no bolso hein!?

    • OI, Dumas! Muito obrigada!

      É exatamente isso, é uma beleza para carregar, mas o preço é muito alto. Mas é “aquela coisa”, se você pode comprar, não vejo problemas. =)

  2. Fred

    Ei Vanessinha, bom dia!!!! Estou apaixonado pela minha XPro2 e penso muito em abandonar Canon (6D) para investir em mais Fuji. Obrigado pelas dicas, ótimas como sempre. 🙂

    • Oi, Fred! Bom dia!

      Que legal! Ela é mesmo uma câmera muito boa! Se migrar 100% pra Fuji, depois vem me contar. =)

      Bons cliques!

  3. Iuri

    Gosto da Lumix GH4

  4. jose getulio de oliveira

    Boa tarde

    Excelente artigo!
    ‘Hobby’ com fotografia sai caro! Câmera mirroless, fuja! Tenho um amigo com câmera mirroless Sony A6….somente uma lente. Você vai mesmo comprar aquela lente extra? Perguntei. É caríssimo! Respondeu. Uma lente! Retratos, somente. Eu tenho 2 câmeras: superzoom Nikon P610 e DSLR Canon T5i + 3 lentes-40mm-paisagens, pessoas, 18-55mm (‘geral’, pessoas, paisagens) e 55-250mm(aves-sou Observador de Aves).
    Veja a ‘OFERTA’, pense, pesquise, MESMO!
    Agradeço sua ajuda(leio os artigos)
    José Getúlio de Oliveira

    • Oi, José! Muito obrigada pela participação e por dividir sua experiencia conosco. Gostei muito. =)

  5. Marina Carvalho

    Vanessa acho o seu site a melhor fonte de informação de fotografia..parabéns…tenho aprendido muito por aqui

  6. Otávio

    Oi Vanessa. Moro nos EUA e atuo como fotografo profissional, minha vida é fotografar.

    Eu tenho uma Canon 5D Mark IV que comprei assim que lançou, pois tive todas as 5D. Comprei também nesse ano uma Fuji Xt2 e posso garantir que é uma camera muito boa porém só para trabalhos com boa iluminação, e como sabe nem sempre temos tudo a nosso favor. Então considero essa e as Mirrorless boas cameras para o lazer pq para um profissional não é valido ter uma camera que é boa só em alguns momentos.

    Parabéns pelo site e pelo seu sucesso, você merece, menina.

    • Oi, Otávio! Muito obrigada!

      Acho a Fuji Xt2 uma boa câmera e já pude comprovar o que menciona. Recentemente usei para um trabalho uma das minhas DSLRs mais uma Xt2 da produtora que me contratou e realmente tive que iluminar tudo direitinho, tomei muito cuidado com as sombras, pois para um trabalho mais minucioso senti o “grão” puxar um pouco.

  7. Julian

    Vanessa com certeza me ajudou com a escolha da camera…obrigado

  8. Anna Gomes

    Parabens Vanessa…excelente artigo…como sempre!

  9. WALTER SAAD FILHO

    Vanessa, Bom Dia!
    O seu site realmente é muito bom e eu tenho aprendido muito com o que você posta. Obrigado mesmo!
    Por favor, fale-me sobre a câmera Canon G7X. Ela também é uma Mirroless? Ela se equipara a uma DSRL semi-profissional?

    • Oi, Walter! Muio obrigada! =)

      Ela é uma câmera compacta avançada, é uma boa câmera, ótima para levar no bolso.

  10. Humberto Bruneli

    O reinado das DSLR estaria começando a definhar, os fabricantes importantes desses produtos não estão mais interessados em aprimora-los??? pois a cada upgrade que se vê só se vê a mesmice decepcionante; investir em tecnologia estaria sendo interessante para eles nas mirrorless????? qual é o tipo de jogada de marketing??? Uma mirrorless com preço igual uma profissionalíssima DSLR…ou até mais caro; meu QI não esta ficando na idade MÉDIA…!

    Obrigado

    • Oi, Humberto!

      Também acho as Mirrorless caríssimas, não sei porquê tanto exagero. As Mirrorless estão cada ano melhores, mas não sei se substituirão uma boa DSLR.

  11. Humberto Bruneli

    Corrigindo: MEU QI ESTA FICANDO NA IDADE MÉDIA….

  12. Humberto Bruneli

    Estão querendo diminuir o tamanho dos produtos????

    • Sim, estão. Mas será que é bom? Acredito que em alguns casos sim.

      Temos que ficar preocupados quando falarem que uma Mirrorless se compara a qualidade de uma Hasselblad. =))

  13. Adiilson

    Qual superzoon vc recomendaria?
    Canon sx60hs ou Nikon p900.

  14. Rafael Jeremias

    Olá! Muito bom o seu artigo. Comprei uma Canon EOS M5 nos EUA e através de uma empresa de redirecionamento importei para o Brasil. O custo total ficou em R$3850,00 (só o corpo, eu já tinha lentes pra ela). Demorou 40 dias a partir da compra pra chegar em minhas mãos. Muito boa a camerazinha, muito bonita, ergonômica, e o sistema de foco é incrivelmente bom. Qualidade da imagem tanto em vídeo e em foto é ótima. Como ponto negativo tem-se: Ela não faz vídeos em 4K e a carcaça da câmera achei meio frágil, principalmente na empunhadura da câmera e tampa da bateria, poderia ser de um material mais rígido e resistente. No geral recomento o modelo. Essa foi minha experiência. Abraço!

    • Oi, Rafael! Que demais, muito obrigada por dividir sua experiencia conosco, adorei! =)

      Realmente ela é um pouco frágil.

      Te desejo bons cliques.