obturador_na_camera_fotograficaO que é o obturador na câmera?

O obturador na câmera fotográfica está localizado no corpo da câmera, na parte interior, atrás da lente. Ele serve para controlar o tempo de entrada de luz. É como uma cortina que abre e fecha, a velocidade dessa abertura determina o tempo de entrada da luz. O obturador é acionado ao clicar para tirar a fotografia.

Processo de captura: A luz entra pela lente / objetiva, passa pelo diafragma que define a quantidade de luz, depois passa pelo obturador que é o tempo de exposição e vai para o sensor CMOS da câmera, onde registra a imagem.

Alguns tempos de abertura do obturador na câmera fotográfica:

Velocidade Alta

1/8000, 1/4000, 1/3200, 1/2500, 1/2000, 1/1600, 1/1250, 1/1000, 1/800,1/640, 1/500, 1/400, 1/320, 1/250

Velocidade Média

1/160, 1/125, 1/100, 1/80, 1/60, 1/50, 1/40, 1/30

Velocidade Lenta

1/25, 1/20, 1/15, 1/13, 1/10, 1/8, 1/6, 1/5, 1/4, 0”3, 0”4….30”… BULD(permanece aberto enquanto segura o botão) e Tempo(clica uma vez e depois novamente para fechar o obturador)

Esse 1/(dividido) quer dizer que é 1 segundo / (dividido) por 3200 ou 2000, assim sucessivamente. Esse é o tempo que o obturador irá ficar aberto.

Quanto maior o numero do obturador na câmera mais rápido será o tempo de abertura, ou seja menos luz ira entrar. O maior numero normalmente é usado para corridas ou movimentos rápidos, ele permite a captura da imagem sem borrões.

O menor número é utilizado para exposições estáticas ou noturnas que exijam borrões, ou simplesmente você está sem flash e precisa daquela fotografia. O tempo de exposição será maior.

Recomendo que use um tripé para a fotografia ficar mais estável quando for utilizar o obturador menor que 1/30, pois qualquer suspiro pode borrar a imagem.

Geralmente o obturador na fotograifa é utilizado de maneira a congelar a imagem, mas dependendo do objetivo da fotografia pode deixá-lo ele mais tempo aberto equilibrado com o diafragma para ter uma imagem mais borrada. Isso é a critério do olhar de cada um.obturador_na_camera_fotografica

Dica: Para uma fotografia normal, com exposições clássicas, tudo iluminado, tente não usar o obturador na câmera fotográfica menor que 1/60, pois você corre o risco da imagem ficar tremida.

Ver na prática:

  1. Pegue a sua câmera DSLR
  2. Retire a lente, clique e veja o abrir e fechar do obturador, vá variando os tempos.
  3. Saia na janela e varie novamente os tempos de exposição da câmera fotográfica.

Assim verá bem como funciona.

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos e deixe um comentário!

 

Recomendo a leitura:

 
Se inscreva no meu Canal do YouTube:

 

APRENDA MAIS SOBRE CÂMERAS E DESCUBRA A MELHOR PARA VOCÊ

Capa e-book PNGEu criei um Guia definitivo - Tipos de Máquinas Fotográficas(GRATUITO) para facilitar a sua escolha de máquina.

Você vai aprender:

» Qual câmera utilizar para fotografia profissional;

» Analisar as diferenças na hora da compra;

» Entender os diversos modelos de máquinas;

COLOQUE SEU E-MAIL E CLIQUE EM “QUERO RECEBER” PARA TER ACESSO


52 Comments

  1. waisman

    muito bom. parabens

  2. Bom dia Vanessa gostaria de saber se o obturador de imagens é o que tira fotos em sequencia, se o Obturador iAuto(4″ – 1/1600) / Program Auto(1″ – 1/1600) é bom para esporte ? att

    • Olá David!

      Ele é a cortina que abre e fecha possibilitando a entrada de luz… quanto maior o numero menos tempo de luz e fotografia mais congelada. Não sei de qual maquina está se referindo a esse preset, mas 1/1600 é bastante, dá para fotografar esporte!=)

  3. Jorge Henrique

    Estou gostando muito de suas instruções valeu muito conhecer seu blog

  4. Aristides

    Só tenho que agradecer e dizer: Show de bola mesmo…..rs.

  5. Roberto

    Excelentes explicações; vai além de nossas expectativas e sabe ensinar! . Parabéns Vanessa, Roberto

  6. Lúcio Santos Carvalho

    Ola Vanessa

    Quero agradece pelos seus artigos e pelo seu guia .Agora sei qual câmera poder comprar. Comecei a estudar e ainda estudando tudo na teoria e usando um simulador o-line, mas com os seus artigos tenho conseguido compreender e aprender.

    um abraço e novamente muito obrigado continue escrevendo , pois certamente muitos outros serão despertados para o mundo da fotografia.

  7. Marly Gomes

    Sou absolutamente leiga na questão fotografia porém apaixonada por esta arte que resgata o passado.
    Comprei uma Nikon Coolpix L830.
    Com essa câmera posso aprender bem alguns segredos da fotografia?
    Obrigada desde já!

  8. Lethicia

    Oi Vanessa, tudo bem? Adoro seus artigos, sempre que é possível venho fazer uma visitinha no seu site. Porém não encontrei ainda um artigo que fala da vida útil da câmera, a quantidade de cliques, se varia de marca pra marca. Até quantos pode ser considerado uma camera “nova”, semi nova e no finzinho da vida, hahah. E desconheço se ela pode voltar pra vida, depois desse milhares de cliques. Desde já, muito obrigada!

    • Oi Lethicia, obrigada!

      Você tem razão, falta uma tabelinha dessa aqui no site, vou providenciar…

      Realmente não é facil saber se uma câmera é nova ou não. Tem muita câmera de três ou quatro anos atras que é nova, porque muitas pessoas comparam e não usam, ou usam muito pouco.

      Sempre recomendo que veja qual era a atuação da pessoa com aquela câmera. Se a pessoa trabalhou com eventos, esqueça, ela já tem um alto nível de cliques… já ta bem rodada.

      Já com book e fotografia documental, nem tanto.

      Vale olhar a maquina na mão e sentir a textura dela, sabe, que nem carro quando segura no volante? Se estiver muito gasto, é porque foi muito usado.

      Quando os cliques acabam, é possível substituir o obturador, mas não compensa.

      =)

  9. Marcelo Waterkemper

    Agradeço imensamente os artigos publicados. Lendo seus artigo estou podendo tirar maior proveito da minha modesta Canon SX510-HS que adquiri em dezembro. Tenho evitado ao máximo o modo “automático” e acredito estar obtendo um resultado bastante satisfatório para minhas fotos com suas orientações/dicas. Estou utilizando o Lightroom para as finalizações. Lendo seus artigos já estou pensando em mudar assim que possível para uma DSLR…rs. Parabéns! Continue nos presenteando com o compartilhamento das suas experiências!

    • Obrigada, Marcelo! Fico muito contente em saber que está gostando do site.

      A câmera que comprou é excelente. Uma das melhores superzoom.Parabéns! =)

  10. Maysa

    Muito bom trabalho. Excelente explicações. Grata pela ajuda.

  11. Rodrigo

    bom dia Vanessa
    Quando utilizo o zoom da camera e tiro a foto…pensei que a foto sairia como aparece no visor,mas ela sai como se fosse tirada normalmente sem usa lo.
    É assim mesmo ou tenho que fazer outro ajuste?
    E parabens pelas dicas,elas são de grande incentivo e ajuda á todos…//

    • Oi, Rodrigo. Obrigada!

      A imagem que aparece no visor é uma referencia mais para a cor e enquadramento. Você precisa fazer os ajustes para chegar ao que deseja.

      Parece complicado, mas não é. É questão de treino para chegar a prática. =)

  12. Daniela

    Da horaaaaa vanessa parabensss 🙂

  13. camila

    Ola Vanessa. Adorei as dicas, mas tenho um duvida (talvez seja uma duvida bem boba)!
    você escreveu no final do artigo para pega a câmera tirara a lente e clicar para ver o abrir e fechar do obturador. mas a minha duvida é eu posso liga a câmera e clicar se não tiver nenhuma nela? não estraga? fiquei olhando pra ela e nao quis tentar com medo de estragar!! heheh

    Desde já agradeço muito!

    • Oi, Camila!

      Pode ligar a câmera sem lente sim. O que não pode fazer é deixa-la sem lente, exposta a poeira e tudo que possa estragar. Para fazer um teste e tal, não tem problema. =)

  14. Deborah

    Seu site é perfeito!
    Amando suas dicas, sempre claras, objetivas e acessíveis, desmentificando todos os mitos em torno dessa arte.
    parabéns!!!

  15. Ádria Monteiro

    Olha, li apenas uma dica e ja aprendi bastante coisa. Sou apaixonada por fotografia e comprei uma camera (Nikon coolpix p530) mas não sabia como usa-la (e ainda não sei em certas partes haha) e meu maior problema era com o obturador. Você me ajudou bastante.

    Obrigada e parabens!

  16. Frederico

    Oi Vanessa!
    Estou curtindo bastante seus artigos, são muito interessantes! 😉
    Quero comprar minha primeira dslr, penso numa Canon T5 ou T5i. A diferença de valor de mais de $1.000,00 compensa?
    Parabéns!

    • Oi, Frederico!

      Olha… depende muito do que irá fazer com a câmera. Leia esses artigos:

      Canon t5
      Canon t5i

      • Frederico

        Oi Vanessa! Pelo visto, a diferença entre as câmeras é maior do que um “i”! Sou arquiteto, gostaria de fotografar alguns projetos menores, pois os maiores eu contrato fotógrafo profissional. E gostaria também de emoldurar algumas fotos que fiquem bonitas, portanto teria que possibilitar resolução para isso. Após a leitura dos artigos, fico na T5i mesmo. Muitíssimo obrigado! 😉
        PS: caso venha ministrar algum curso aqui em Salvador (BA), avisa! Tenho interesse

        • Oi, Frederico!

          Sim vai um pouco além do “i”, mas mesmo assim sem o “i” são muito boas. =)

          Eu tenho um curso online e abro inscrições algumas vezes ao ano, você recebe os meus e-mails? Se não recebe, se cadastre aqui.

          =)))

  17. Queria saber como usar a Foto em foco na Semi Profissional da marca Canon ? Obrigada !

  18. Ana Lívia

    Olá! Tô considerando comprar a l340 mas apareceu obturador 1/1500 s. E gostaria de ter a possibilidade de fotografar coisas em movimento como, por exemplo, agua, chuva…. Com essa camera seria possivel? Obrigada

    • Oi, Ana!

      O obturador dela é médio rápido, ele congela, mas depende um pouco da velocidade da situação.

      Fotografar chuva (pingos…) é um pouco complicado até para quem usa DSLR, pois envolve técnica de luz e ajustes, não sei se conseguirá bons resultados.

      =)

  19. Lourival da Silva Brasil

    OLÁ VANESSA, MI TIRA UMA DÚVIDA ?
    VOCÊ DIZ QUE : Quanto maior o numero do obturador na câmera mais rápido será o tempo de abertura.
    O QUE VOCÊ SE REFERE Á MAIOR O NÚMERO DO OBTURADOR?
    SÃO OS NÚMEROS DA VELOCIDADE ALTA; EX: 1/400, 1/320, 1/250…
    COMPARADO COM ESSES VELOCIDADE MÉDIA EX: 1/160, 1/125, 1/100…
    ??????????????????????????????

    • Oi, Lourival!

      A partir de 1/por qualquer numero, o número maior sempre será mais rápido que o anterior e assim sucessivamente.

  20. Carlos

    Bom dia. Tenho uma câmera fotográfica Sony DSC-H55 e acho muito ruim o tempo que demora entre uma foto e outra, ou seja, tiro uma foto e a máquina demora longos segundos para disponibilizá-la para outra foto. Não conseguí melhorar seu empenho.
    Gostaria de trocá-la por outra compacta porém que tire fotos mais rápidas. É o motivo da troca.
    Você tem alguma sugestão de modelo? Já olhei um monte porém, nada especifica essa função.
    Aguardo. Obrigado.

  21. Mário Costa

    Cara Vanessa, encantado com os seus Conselhos. Saudações.

  22. Vanessa, tudo bem? Seu site tem sido muito útil para eu começar a fotografar, mas fiquei com uma dúvida em relação a utilizar a câmera sem a lente. Estive com um colega e ele me informou que não podia abrir a câmera na luz, somente do escuro, para colocação ou troca da lente. Porém nesse artigo vc sugere que façamos o teste do obturador sem a lente. Então não tem problema em trocar a lente em ambientes claros?

    • Oi, Diogo! Muito obrigada!

      Não tem problema trocar de lente em ambiente claro, isso faz parte da rotina. O teste pode ser feito em qualquer ambiente, só não faria ele apontando para o sol, pois ai sim, poderia (talvez) afetar o sensor de imagem, mas tirando isso, é tranquilo. =)

      O cuidado que precisa ter ao trocar de lente é para não cair nenhuma sujeira dentro da câmera e tal….

  23. Thamires

    Oi, desculpa a ignorância mas estou começando agora :), você disse para testar tirando a lente e usando sem lente? Posso usar minha câmera sem lente? Eu tenho muito medo de fzr algo que estrague minha máquina, você teria alguma dica? Obrigada!

    • Oi, Thamires! Para fazer teste você pode tirar e olhar como funciona, mas tirar sem a lente, só se for tipo Pinhole. =)

  24. Tiago

    Ola , boa tarde . Gostaria de uma opniao.
    Tenho uma d3100 . Conseguia otimas fotos cm ela , tenho 3 lentes. De um dia pro outro notei q minhas fotos estao sem nitidez , desfocadas mesmo no modo Auto. Com uma certa insistencia ela acaba tirando uma ou outra com qualidade. Qual defeito pode ser?

    • OI, Tiago! Isso acontece com todas as lentes?

      Se for só com uma lente, pode ser a regulagem do foco da lente.

      Experimente trocar o modo de focagem que utiliza (AF-A, AF-S, AF-C), isso pode ajudar. Confira isso no manual da sua câmera.

  25. Ricardo Silva

    Ola… Lindo trabalho. Você tem artigo sobre ISO?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *