O que é uma DSLR - Fotografia Dicas

O que é uma câmera DSLR?

Nesse artigo você vai aprender o que é uma DSLR, suas principais características e benefícios que ela pode agregar a sua fotografia.

O que significa DSLR?

Antigamente a sigla era SLR para câmeras de filme, na era digital se transformou em DSLR que significa Digital Single-Lens Reflex.

Mas o que isso significa? Significa que as câmeras DSLR possuem um espelho central que envia a imagem para que possamos visualizar no view finder (local que encaixamos os olhos).

O que é uma DSLR - por dentro - Fotografia Dicas

Isso faz com que vejamos a imagem com muito mais precisão do que nas outras câmeras. Precisão tanto de enquadramento quanto de luminosidade, pois com os olhos encaixados temos somente a luz da cena incidindo nos nossos olhos. Parece besteira, mas faz muito a diferença.

Principais características das câmeras DSLR

Antes de continuar a leitura, quero que saiba que existem diversos modelos de câmeras DSLR e diversas categorias, recomendo que para saber identificá-las e saber exatamente qual é melhor para você, que baixe o meu e-book Tipos de Máquinas Fotográficas, ele é gratuito e você pode baixa-lo se cadastrando aqui.

1 – As câmeras DSLR tem melhor qualidade que as outras categorias de câmeras:

  • O sensor de imagem é maior e isso proporciona mais qualidade;
  • Elas possuem todos os controles MANUAIS para equilibrar a exposição da imagem, isso faz com que possamos controlar absolutamente tudo e deixar a fotografia como queremos;
  • Por possuir esses controles e melhor qualidade do sensor conseguimos melhores fotografias em ambientes com pouca luz;
  • É possível fazer fotografias de longa exposição;
  • Podemos acoplar com maior facilidade e maiores opções os acessórios como flashes, grip, disparador, controle remoto, monitores e etc;
  • São câmeras rápidas no cliques, e isso faz com que possamos ter muito mais agilidade na hora de fotografar e assim conseguir o clique que desejamos;
  • Elas possuem o conjunto de lentes melhor;
  • Controle total sobre o foco (conseguimos focar exatamente onde queremos).

2- Toda DSLR troca de lente

O que é uma DSLR - Lentes - Fotografia DicasTrocar de lente é realmente maravilhoso e um grande beneficio das câmeras DSLR, pois ganhamos uma serie de opções de enquadramento e profundidade de campo. Podemos usar lentes mais abertas, mais fechadas, intermediarias e etc. Você consegue ter a lente ideal para o seu estilo fotográfico.

Entenda os ângulos de visão e a importância da lente nesse artigo: Lentes na fotografia

Além de poder trocar de lente, as lentes para câmeras DSLR, mesmo o modelo  mais simples tem uma qualidade incrivelmente superior as outras câmeras como compacta e super zoom.

Como identificar uma DSLR

Você deve estar querendo saber como identificar uma DSLR. A característica principal da DSLR é que todas trocam de lente, então se ela for mais robusta e trocar de lente, é uma DSLR.

Se ela for menor, parecida com uma compacta, mas troca de lente, ela é uma Mirrorless e não uma DSLR (saiba mais no meu e-book).

O que é uma DSLR - Comparação - Fotografia Dicas

Resumo sobre o poder de ter uma DSLR

Agora você já sabe o que é uma câmera DSLR, sabe suas principais características e benefícios. Provavelmente deve estar pensando que encontrou a câmera ideal para fotografar. Pode ser esse o seu caso ou não.

Mas porquê não, Vanessa?

Vamos lá! No texto eu disse: “Elas possuem controles MANUAIS”. Isso significa que para ter o melhor da qualidade da sua DSLR terá que ter conhecimento em fotografia para saber usar esses ajustes. Não é nada impossível de aprender, mas demanda vontade, tempo e um pouco de esforço. Além de aprender os ajustes terá que aprender uma serie de outros conceitos, mas tudo começa nos ajustes.

O que é uma DSLR - Fotografia Dicas 2Recomendo que leia esse artigo: Fotografia Manual x Fotografia Automática

Se você quer se tornar um fotógrafo profissional ou quer fotografar em outro nível, recomendo que leia também esse artigo: Como ser um fotógrafo profissional.

Caso você não tenha tempo para aprender a fotografar ou não seja mesmo a sua vontade, saiba que as câmeras compactas e super zoom também possuem muita qualidade e também te trarão um excelente resultado. Treine um pouco o olhar e terá lindas fotografias, te garanto.

Deixe um comentário, essa troca de ideias é muito importante para todos do site e eu adoro! =)

SE CADASTRE NA ÁREA VIP (Se já baixou o meu e-book, não é necessário se cadastrar)



Recomendo a leitura:


150 Comments

  1. Obrigada Vanessa,
    gostei muito do vídeo. Eu comprei uma DSLR há pouco tempo e estou muito contente com ela e tenho vindo a perceber o “bichinho” da troca de lentes. Quando a comprei, pensei que a lente que trazia servia perfeitamente mas agora… hum… A fotografia é um vício bom mesmo. Quero saber mais sobre fotografia por isso estou atenta às suas dicas! Obrigada

    • Oi, OdeteGF! Obrigada!

      O bichinho da fotografia mordeu mesmo você. Seja bem vinda ao mundo dos cliques mágicos! =)

      Desejo lindos cliques pra você.

  2. Olá, Vanessa!

    Sempre é um prazer ler os seus artigos ou ver os seus vídeos. Sempre aprendo contigo!

    Um grande abraço!

  3. Olá

    Vanessa, adorei a dica tudo muito bem explicado

    Abraço

    • Oi, José!

      Muito obrigada, seu retorno me ajuda muito, às vezes fico um pouco “será que estou conseguindo transmitir a ideia direito?”. Obrigada mesmo! =)

  4. EDUARDO LIMA

    Sob meu ponto de vista, artigo escrito sob medida. Objetivo, claro e direto. Ganhei uma nikon coolpix p610 e estou precisando aprender para aproveitar as vantagens que a máquina oferece.

    • OI, Eduardo! Muito obrigada! =)

      Ganhou uma boa super zoom, dá para explorar bastante os modos de cena! =)

  5. Luiz Claudio

    Oi Vanessa, tudo bem, acompanho seu site e também seu canal no youtube…tenho uma DSLR, D7000 da nikon, alguns dizem que ela tem o foco meio lento, comparado as outras câmeras, …isso e real? muito diferente de uma full, na hora de focar??? tipo D610!!!

    • Oi, Luiz! Obrigada, espero poder sempre te ajudar. =)

      Sempre tem uma diferença de tempo de focagem de uma de entrada, para uma semi e para uma profissional, mas com toda sinceridade a Nikon D7000 tem o foco normal para uma semiprofissional, ele é rápido. Na Nikon D610 é um pouquinho mais rápido, mas não acho que seja nada que mereça trocar de câmera.

      Às vezes o foco mais lento não é culpa da máquina, é culpa da situação, por exemplo: se você estiver fotografando a noite e sem flash externo, provavelmente o foco será mais lento, e isso é em todas as DSLR, faz parte do jogo. =)

  6. jose carlos ferezin

    obrigado mesmo tuas dicas são sempre bem vindo espero que continue a nos enviar os videos sobre fotografias

  7. Fausto Diniz da Silva Júnior

    Excelente artigo e bem explicativo. Parabéns e sucesso a todos nós.

  8. Jose Dutra

    valeu pela dica vanessa !!

  9. Marilene Fernandes

    Olá Vanessa!
    Obrigada por compartilhar seus conhecimentos.
    Eu não consegui baixar o seu e-book.

    • Oi, Marilene! Muito obrigada! =)

      Não conseguiu? Estou vendo o seu e-mail aqui, vou te encaminhar.

  10. Luís Carvalho

    Olá Vanessa
    Mais uma vez um muito obrigado pelas suas dicas.

  11. berg

    Gostei muito, simples e precisa, parabéns.

  12. Mauro S Campello

    Vanessa.
    Me cadastrei e li seu livro, porém algumas dúvidas continuam.
    Não sou fotógrafo profissional. Pretendo me transformar em fotógrafo amador. Amo fotografia de natureza e arquitetura, já que sou arquiteto e urbanista. Tenho um problema em tirar fotos de edifícios em minha viagens. Normalmente as ruas são estreitas e não consigo uma única imagem que contenha todo o edifício!
    No momento as câmeras DSRL são muito caras. Comprar um usada via internet, já que na cidade em que moro não há loja que venda usada, não me senti confortável.
    Creio que um outro tipo de câmera seja melhor para mim neste momento inicial e de pouca grana.
    Qual tipo você poderia me indicar?
    Muito obrigado pela ajuda. Os seus vídeos e o livro são muito bons.
    Creio que meu curso inicial de fotografia será pelo seu site.

    • Oi, Mauro! Fico muito feliz que esteja gostando do site, do meu livro e que está contando comigo para a sua caminhada fotográfica. =)

      O ideal seria mesmo uma câmera DSLR com lente grande angular, mas como agora não dá. Uma câmera super zoom pode te atender muito bem, dá uma lida nesse artigo: Melhor câmera super zoom.

  13. Paulo

    Olá, Vanessa! gostei do vídeo. Muito objetivo! Fotografo geralmente com uma superzoom Nikon P530, mas, diferentemente da Fuji, sinto dificuldade em focar muito próximo ou no zoom – neste último caso, principalmente com pouco luz, à noite. Será falta de técnica ou é normal essa diferença de focagem entre essas máquinas? obrigado e parabéns pelo site!

    • Oi, Paulo!

      É normal a diferença do limite máximo próximo para focar, isso tem relação com distancia focal da lente, a Nikon dever ter uma e a Fuji outra.

      =)

  14. Fernando

    Olá Vanessa !! eu estou me dando muito bem com suas dicas. Obrigado quero te pedir pra mandar umas dicas sobre flash externos. Valeu.

    • OI, Fernando! Muito obrigada!

      Tenho dica sobre que flash comprar, veja aqui.

      Vou postar sobre técnica! =)

  15. Glaucio

    olá! adorei as dicas, esclareceu muito.

  16. luciano de oliveira

    Tenho uma canon t5, queria que você falasse um pouco sobre ela.

  17. Marco

    Olá Vanessa, parabéns pelos vídeos. Eles são muito didáticos! Abraço

  18. Isa

    Olá Vanessa, encontrei seu site e a partir daí tenho aprendido muitas coisas com você. Estou querendo compara uma Câmera DSLR e mergulhar nos estudos da fotografia. Tenho uma s dúvidas com relação as máquinas disponibilizadas daqui do Br e das que encontrei em outro país. As máquinas de entrada que quero adquirir é a Canon T5i, porém não encontrei desse modelo em Portugal, fiquei perdida com tantos modelos Eos. Encontrei EOS 1200D; 700D mas nada de achar a T5i. a minha pergunta é a seguinte: Quais desses modelos faz referência a T5i se eu for compara em Portugal?

    • Oi, Isa! Muito obrigada, aproveite bem tudo por aqui. =)

      Eu sei como é isso, quando estou fora também tenho que ficar prestando bastante atenção para não me confundir com os modelos. Você já baixou meu e-book, correto? Nele tem uma tabela com as câmeras da Canon e ordem cronológica, lá tem todos esses modelos, dá para saber exatamente qual é qual. =)

  19. Marcos Silva

    Valeu Vanessa, como sempre você dá dicas preciosas para iniciantes nesse mundo da fotografia e audiovisual. Parabéns.

  20. Clarinha

    Vanessa,
    Adorei seu vídeo! E depois de assisti-lo defini que era a hora de comprar uma DSLR rsrsrs
    Depois de muito estudar, acabei por decidir pela Cânon Ti3.
    Estou muito feliz com minha compra.
    Agora é só estudar, praticar e curtir.
    Beijos

    • Oi, Clarinha!

      Que demais! Fico muito feliz em saber que te ajudei! Uhuuu

      Sucesso pra você e Bem vinda ao mundo dos cliques mágicos!

  21. GILMAR PEREIRA

    BOM – DIA, VÍDEO EXCELENTE.

  22. Victor Antonio

    Oi vanessa adorei o video, muito instrutivo. obrigado!

  23. Olá Vanessa! Sou de Aracaju Sergipe, comprei minha DSLR , e fiz um curso básico de fotografia, suas dicas estão me ajudando muito a melhorar a qualidades das fotos. Meu professor fala na aula e eu venho ver seus vídeos pra complementar meus estudos sobre a arte que é fotografar.

    • Oi, Naiane!

      Uhuuuuuuu muito obrigada, que legal ler seu comentário, amo saber que estou ajudando de verdade todo mundo. Espere mais videos para esse ano, você vai gostar muito. =)

  24. Meu nome foi errado

  25. Maury Vivas

    Boa tarde Vanessa
    Gostei muito do artigo sobre DSLR, tirou algumas dúvidas que ainda tinha. Como gosto muito de fotografar a natureza como um todo, creio que esta opção de trocar as lentes vai ser bem adequada para o meu trabalho.
    Como sempre suas dicas tem ajudado muito.
    Obrigado e um grande abraço.

    • Oi, Maury!

      Que bom que gostou do artigo, fico muito feliz.

      Sim, poder trocar de lente é muito bom,você ganha muito mais controle sobre a foto. =)

      Bons cliques!

  26. Isa

    Oi Vanessa,
    Já lendo seus materiais já encontrei as referências dos modelos T5i – 700D. Agora outra pergunta, já que os modelos novos de entrada, estão apresentando aprimoramentos significativos, não seria melhor investir logo na T6s – 760D? A diferença para a compra não seria tão grande! Penso eu.

    • Oi, Isa!

      A Canon T6s só muda um pouco no corpo, e sinceramente, não acho que vale o preço maior. Para pagar mais, acho que vale mais a Canon 70D. =)

  27. Josiano Melo

    Parabéns, texto muito bem escrito e uma simpatia diferenciada…obrigado pelas dicas

  28. Helio Passoni

    Como que eu faço p/ comprar uma câmera igual esta que vc mostrou no video…obrigado…

    • Oi, Helio! =)

      A que estava na minha mão ou no video? A da minha mão é uma Canon T3 com grip, é um modelo que tenho para demonstrações… Um modelo mais recente é a Canon t5.

      A do vídeo se não me engano que é uma Canon 7D.

  29. Breno

    Olá Vanessa, otimo video. Quero comprar minha primeira DSLR mas ainda estou em duvida sobre qual comprar, dei uma olhada nos sites e me interessei pela nikon d3200 e a canon t5. Qual voce indicaria?

    • Oi, Breno! Muito obrigada!

      As duas câmeras são muito boas, mas eu tenho uma preferencia pela Nikon D3200 por conta dela ter a parte de captura de video um pouco melhor, mas se o seu foco for somente fotografia, as duas irão te atender com excelência. =)

  30. Márcia Prata

    Olá Vanessa , estou encantada com as suas matérias de fotografia , que encontrei hoje. Juro que me empolguei bastante , não tenho câmera profissional mas tenho uma Canon sx 40 hs que nunca explorei. Vou começar com ela, não consegui baixar os vídeos. Obrigada e Parabéns , já sou sua fã.

    • Oi, Marcia!

      Que legal, explore ela sim!

      Os vídeos estão no Youtube, não precisa baixar. =)

  31. Lázaro Roberto de Menezes

    Muito bom o vídeo sobre enquadramento!

    • Uhuuuuuu obrigada, Lázaro!

      PS: pra quem não achou esse vídeo, esse é exclusivo da Área Vip.

      É só baixar meu e-book e terá acesso. Clique aqui para baixar.

  32. Lázaro Roberto de Menezes

    Eu uso uma Nikon D3100, é a minha primeira DSLR. Ela veio com uma lente Nikkor 18-55, que eu considero uma lente bastante versátil. Realmente, uma DSLR dá um pouco mais de trabalho para aprender a usar todos os recursos e eu ainda estou aprendendo, mas já fiz fotos muito boas com ela!

    • Que bom, Lázaro!

      Muito obrigada por dividir sua experiencia conosco, isso ajuda muito. =)

  33. angelo

    das super zoom vc não fala.

  34. zilma zumba

    Olá Vanessa, sou iniciante e cheia de dúvidas…essa foi a primeira vez q vi suas dicas e foram de grande ajuda!
    Gostaria de ver alguma coisa sobre flash externo…
    Bjooo.

  35. Herbert

    Então, eu queria muito saber sua opinião sobre um câmera que eu gostaria de comprar pra fazer um curso e, posteriormente, conseguir fazer uns trabalhos com ela. Eu sei que essa pergunta é muito maçante para quem é fotógrafo, mas eu preciso muito dessa ajuda sua. Enfim, você acha recomendável uma Nikon D3200? Ela está dentro do meu orçamento, mas eu escutei falar que as câmeras Nikon só são boas quando você pode gastar dinheiro com lentes (????). Desculpa o incomodo, e obrigado desde já. Adoro seu trabalho, me ajudou bastante a entender várias coisas sobre fotografia <3

  36. Ivan Nascimento lima

    Tenho um nikon D3200. Não consigo capturar as fotos da memória. E, ver na tela. Sempre aparece a mensagem: este arquivo não pode ser visualizado. O que devo fazer?

  37. Cesar Grossmann

    Isa, a Canon tem três nomes diferentes para as câmeras básicas. No Japão elas são as Kiss, nos Estados Unidos elas são as Rebel, e no resto do mundo elas tem um número seguido da letra D.

    A T5i tem o nome completo de Canon EOS Rebel T5i. No Japão ela é conhecida como Canon EOS Kiss X7i, e no resto do mundo ela é a Canon EOS 700D.

    Em outras palavras, a 700D que você encontrou é a mesma T5i, só que com outro nome.

  38. Cesar Grossmann

    Ivan, eu gosto de usar leitor de cartões.

    Minha sugestão é que você use um leitor de cartões para recuperar as imagens do cartão, e então formatar duas vezes o cartão, primeiro no computador, depois na câmera, usando a opção de menu. Faça as duas formatações “completas” (não use “formatação rápida”).

    Depois de formatado, faça várias fotos de teste e veja se elas corrompem no cartão. Se der a mensagem de erro novamente, talvez seja o caso de aposentar o cartão. Se o mesmo erro acontecer com outros cartões de memória, talvez seja o caso de levar a câmera para revisão e conserto.

  39. Grasiela

    Olá Vanessa! Adoro o seu site e todas as suas dicas. Obrigada por compartilhar seu conhecimento. Adoro fotografar. Tenho uma Sony H7 e gostaria de adquirir uma DSLR. Não tenho interesse em me tornar uma fotógrafa profissional, mas apenas tirar fotos por paixão. Qual você indica? Entrada ou semiprofissional? Mais uma coisa: confesso que tenho a Sony há alguns anos e ainda não sei manuseá-la por completo…

    • OI, Grasiela!

      Recomendo uma câmera de entrada, uma Canon t5i, t5 ou Nikon D5300.

      Terá que fazer um curso para manusear uma DSLR. =)

  40. Daniela Arruda Silva

    Oi Vanessa, agora fiquei na dúvida. Vc disse que a Dslr é melhor, mas só tem como usar com ajustes manuais? Pois como já quero tirar umas fotos, e vou demorar para estudar tudo. Eu vou saber mexer com ela, só com o manual? Vc acha que devo começar com uma semi profissional? Te aguardo, obrigada desde já.

    • Oi, Daniela!

      É possivel usar o modo automatico da DSLR, e no começo pode experimentar, mas corra e faça um curso, assim usará 100% da sua câmera. Leia esse artigo: Modo manual.

      Explico as diferenças de semi para entrada no meu e-book. =)

  41. Karina da Costa Quadros

    Ola Vanessa, primeiramente parabens, adoro ler tudo o que voce escreve sobre fotografia… Estou aprendendo muito com voce!
    Gostaria de esclarecer algumas duvidas, vou comprar minha primeira DSLR, e estou um pouco perdida, com medo de fazer a escolha errada… Me interessei pela canon 60d pelo o que li sobre ela e tambem por caber em meu orcamento, seria uma boa escolha????
    na loja da canon tem ela com 2 opcoes de lentes, tem ela com a 18-55mm f/3.5-5.6 IS e com a 18-200mm f/3.5-5.6 IS qual seria a melhor opcao?
    Heeeeeelp!!!!
    desde ja muito obrigada!
    Beijos

    • Oi, Karina! Muito obrigada!

      Embora a Canon 60D seja um modelo mais antigo, ela é muito boa, recomendo a compra. E recomendo a compra da lente 18-200mm.

      =)

  42. Cesar

    Eu diria que hoje não é mais necessário ter conhecimento fotográfico para utilizar uma DSLR, pelo menos as “câmeras de entrada” ou câmeras básicas, como a Canon T5, a Canon T6i, ou a Nkon D3200, ou a Nikon D5300.

    A maioria delas tem controles automáticos bastante sofisticados, e dá para aproveitar bastante a câmera com a lente do kit, sem entrar em conceitos como abertura, tempo de exposição, foco, profundidade de campo, ISO, e outros.

    Nas Canon Rebel (T3, T5, T2i, T3i, t5i, T6i, T6s), dá até para fazer fotos “sofisticadas”, como fotos high-key e low-key, sem precisar entrar no chamado “modo criativo” (modos P, Tv, Av e M).

    Um exemplo simples, coloca a sua Canon Rebel no modo CA (Criativo Auto) e você pode escolher fazer foto com fundo desfocado ou nítido escolhendo em um controle da tela. O resultado vai depender da tua lente, mas a câmera sabe o que você quer, e vai tentar o melhor possível.

    Outro ponto interessante é que o manual destas câmeras realmente ensina a usar estes modos, o que eles oferecem, e um passo-a-passo para conseguir a foto que você está querendo.

    Obviamente você vai conseguir fotos melhores se souber o que está querendo e o que a câmera pode oferecer, mas mesmo se você é apenas um “clicador”, ainda assim as DSLR básicas servem para ti.

    • Oi, Cesar! Obrigada pela participação!

      Os controles automáticos funcionam relativamente bem, mas o ideal é que a pessoa pense e saiba ajustar a câmera para o que deseja. Mas é claro que no começo, pode começar usando automático. =)

  43. Osmando Cardoso

    Olá, Vanessa

    Você poderia dar dicas de como limpar a câmera e lentes? Que produtos usar e como proceder?
    Obrigado

  44. Osmando

    Vou aguardar.
    Obrigado

  45. LUIZ HENRIQUE CANELLO

    Olá Vanessa.
    Gostei muito deste vídeo sobre câmeras DSLR. Parabéns. Gosto muito de fotografia e estou iniciando no mundo DSLR. Comprei recentemente uma Canon T5i. EStou estudando, vendo vídeos, etc, mas sinto falta de um curso de fotografia. Você teria algum para me indicar em Belo Horizonte?
    Obrigado.
    Luiz Canello

    • Oi, Luiz!

      Eu tenho um curso de fotografia online e já formei centenas de alunos (é centenas mesmo), recomendo que fique de olho nos meus e-mails para saber quando abrirei uma nova turma.

      Presencial recomendo os do Senac. =)

  46. Jossi

    Onde consigo comprar minha primeira Dslr ,com um bom preço?

  47. Gisely

    Vanessa, olá! Suas dicas são maravilhosas e eu que estou começando aprendo muito com elas. Me ajuda? Tenho uma t5i com lente 18-55 e trabalho com eventos infantis, ou seja, muitas fotos de movimentos. Estou precisando de uma lente com mais zoom e que que me atenda melhor nas fotos em movimento, uma lente 18-135 seria melhor nesse caso? Desde já, muito obrigada e parabéns por dividir seu amplo conhecimento!!

    • Oi, Gisely!

      Depende muito da sua posição como fotógrafa para definir a lente. Se sua posição for de planos mais fechados opte pela 75-300mm ou 70-300mm, se tiver que ter mais versatilidade a 24-105mm é a melhor opção. =)

      Leia esse artigo: Eventos

  48. Lázaro Roberto de Menezes

    Realmente, a fotografia é um vício. Eu estou cada vez mais viciado, para todo lado que eu vou quero levar minha câmera, ainda mais aqui em Brasília, cidade muito linda. Tenho várias fotos postadas na internet, gostaria de saber se tem como postar algumas delas aqui!

    • Oi, Lázaro!

      A fotografia é mesmo uma arte maravilhosa, nos desperta, faz ver coisas que nem imaginamos e nos leva a lugares fantásticos.

      Aqui no site ainda não tenho nenhum local onde os leitores possam publicar suas fotos.

  49. Carla

    Oiiii td bm
    Flor estou qrendo pegar uma camera p comecar meu curso de fotografia
    Amo fotografar pessoas e paisagem…
    Faco trilha..
    Qal camera vc sugeriria!?
    Uma dsrl ou super zoom??
    Ants pnsava na 5ti agora estou em duvida…pod me ajudar?

    • Oi, Carla! Posso te ajudar sim, recomendo que baixe o meu e-book, ele irá te guiar para escolher a melhor câmera. =)

      Baixe o aqui

  50. Rodrigo

    Ola ,Vanessa
    Estou acompanhando suas dicas, uma melhor que a outra e com isso aprendendo cada vez mais.
    Muito obrigado.

  51. Fred Carpenter

    amo seus videos. obrigado por essa boa vontade ema compartilhar! vc é 10. Deus abençoe.

  52. Grasi

    Bom dia Vanessa. Tudo bem ?
    Tenho gostado muito dos seus artigos. Obrigada por compartilhar seus conhecimentos.
    Estou iniciando e meu foco por enquanto será Newborn e ensaios externos. Gostaria de sua dica… Qual equipamento devo comprar: Canon T5I ou Canon 70D?

    Obrigada mais uma vez.

    Beijinhos

    • Oi, Grasi! Muito obrigada! =)

      As duas são boas câmeras e possuem muita qualidade, só que a Canon 70 é uma semiprofissional, o corpo dela é uma pouco melhor que a Canon t5i.

  53. Raelen Trajano Moraes

    Bom dia Vanessa,

    Trabalho com fiscalização na construção civil, preciso de uma câmera que me atenda para ambientes abertos e fechados, mas tbm que seja leve e compacta, qual modelo vc me indicaria??

    • Oi, Raelen!

      Acho que uma super zoom que aceite flash externo pode ser de bom tamanho. Use o flash para fotos internas.

      Leia mais aqui.

  54. Guiller

    Ola Vanessa!

    Estou com interesse em um Canon T5i para trabalhos Profissiinais após o curso de Fotografias. Gostaria de saber se com a Canon T5i posso fazer trabalhos profissiinais como festas, produtos, etc.

    Obg, e parabéns pelo site!!! =)))

  55. André Henrique de Freitas

    Olá Vanessa. Fui picado pelo bichinho da fotografia também. Pesquisei bastante para adquirir uma DSLR e me decidi pela Nikon d5300. Tenho dúvidas em optar pela lente 18-55mm ou 18-140mm, o que recomenda?

    Essa semana comecei um curso introdutório de fotografia digital no SENAC, terminando ele vou me matricular no curso profissional, que exige possuir uma DSLR, até lá já terei a minha nas mãos.

    Obrigado pelas dicas e nunca nos abandone,.

  56. Deborah laressa

    Uau Vanessa amei seu site! Amo fotografar, amo clicar, mas só hobby porém seu e-book me abriu bem os olhos para a escolha da minha próxima câmera
    Obrigada você é top.

  57. Juliana Melo

    Olá Vanessa, sempre quis ter uma câmera com a possibilidade de troca de lentes e uso de flash externo. Após a minha câmera me deixar na mão recentemente fiquei apaixonada, só paquerando uma Canon SX60 HS. Fiquei encantada com o zoom que ela possui, mas como sempre tive desejo de uma DSLR e o preço de ambas serem semelhantes gostaria de saber de você… qual DSLR se assemelha a Canon SX60 HS e como faço para ter esse zoom maravilhoso que ela possui? Não tenho interesse profissional, apenas gosto de fotografar (sou tipo, a fotografa oficial da família, rsrs). Adoro seu site, estou sempre acompanhando suas matéria e vídeos. Parabéns!

    • Oi, Juliana! Que dúvida, né? Na verdade não dá para colocar lado a lado as duas câmeras, mas posso te dizer que a Canon SX60 é muito boa, e se não tiver nos seus planos aprofundar nos estudos sobre fotografia, acho ela a mais recomendada.

      Para ter mais “zoom” com uma DSLR precisa adquirir uma lente tele, uma 70-300mm seria um bom ponto de partida. =)

  58. Marcus

    Olá Vanessa td bem? Não tenho conhecimento sobre fotografia mas tenho vontade de iniciar, tenho acompanhado duas dicas que são muito bacanas e estou querendo comprar um máquina. Apareceu uma Nikon 3100 com 3000 clicks, por um valor acessível, vc acha que é uma boa oportunidade ou já é um equipamento ultrapassado? Desde já obrigado pelas dicas!

    • Oi, Marcus! Vou ser super sincera, a máquina é um pouco mais antiga, mas se é a que está cabendo no seu orçamento, compre, porque a câmera é importante, mas o mais importante é o seu conhecimento em fotografia. É o fotógrafo que faz a foto e não máquina, é o seu olhar aliado ao seu conhecimento. Então vai fundo, assim poderá ingressar e já ir aprendendo. =)

      Leia esse artigo: Como comprar uma câmera usada

      Bem vindo ao mundo dos loucos por fotografia.

  59. Regis Person

    Olá Vanessa,
    Quero muito trocar uma máquina para começar a fotografar com mais qualidade. Pensei na sony a6000 por conta do peso, mas fico pensando que seria bom começar com dslr. Voce poderia indicar uma dslr no nível dessa sony e que fosse táo leve como ela é?
    grata vanessa! aguardo sua resposta.

  60. Marcos cazela

    Bom dia…montei um site de semi joias estou apanhando para tirar fotos boas sem sombras etc..minha maquina digital normal..vou entrar curso basico,qual maquina vc indica pra eu comprar ???
    desde ja agradeço atenção

    • Oi, Marcos.

      Fotografar joias é mais dificil do que parece, mas que bom que já entrou em um curso. Baixe o meu e-book e foque a leitura nas câmeras Mirroless e DSLR. Baixe aqui.

  61. Flory

    Vanessa, bom video, agora eu tenho algumas duvidas quanto as lentes, gosto de fotografar objetos distantes, qual dica para aquisição de uma lente.
    obg

    • Oi, Flory! Muito obrigada!

      Leia esse artigo: Lentes

      Você precisa de uma lente tele.

      E se cadastre na minha Area Vip, um dos vídeos que terá acesso, é sobre lentes. Você irá gostar.

      Se cadastre na Área vip,na opção que está na barra ao lado.
      <<------

  62. Claudio

    Olá.
    O que você me diz sobre a câmera Canon EOS 7D Mark II?
    Gostaria de saber também se essa câmera é uma câmera DSLR.
    Grato pela atenção.

  63. Muito bom seu site e dicas Vanessa!! Estou muito a fim de entrar no mundo da fotografia, ainda n~ao comprei minha câmera. Estou estudando a melhor opção. E vc poderia me dar uma dica? Inicialmente quero clics para hobby mesmo, mas pode ser que eu venha me tornar profissional… Então seria legal comprar logo uma DSLR? Obrigada!!! Bjs Dani

    • Oi, Danielle! Muito obrigada!

      Se já pensa em no futuro ser profissional, uma DSLR é a melhor opção. =)

  64. kadu Palmar

    Muito bacana suas dicas. Sou adepto do celular. E apesar de ter um bom aparelho e gostar do resultado, sinto falta de evolucao nas minhas fotos. Depois de muitos clicks hoje quero mais e aqui sei bem por onde comecar.

    Peguei paixao por fotografia… Quero isso ate o fim da vida. E o que tenho lido aqui tem sido de total proveito para esse novo caminho.

    Bacana demais sua paixao e capacidade de compartilhar isso.

    Obrigado.

    • UHuuuu Muito obrigada, Kadu! Fico imensamente feliz em ajudar todos vocês, eu amo fotografia e amo falar sobre isso. =)

      Te desejo muito sucesso e lindos cliques.

  65. Givaldo

    Oi Vanessa,
    Como sempre, seus vídeos são sensacionais, objetivos, bem explicados.

    Dá pra ver em cada gesto seu, sua paixão por fotografia.
    Parabéns e obrigado por este excelente trabalho!

  66. Eliane Almones

    oi ,vanessa ,meu nome e eliane e gostei muito ,obg.

  67. Eliane Almones

    oi,vanessa meu nome e Eliane e gostei muito, obg.

  68. José Ricardo

    Oi! Vanessa gostei das dicas de maquinas DSLR
    Obrigado!

  69. Vânia Barreto

    Oi Vanessa adorei as dicas. Vou comprar minha primeira DSLR hoje. E volto aqui para adquirir mais conhecimento… Muito feliz! Obrigado!

  70. Daniele Mendes Garcia

    Olá boa tarde estou iniciando na fotografia e estou planejando comprar uma DSLR por favor qual vc me indicaria? Pretendo fazer um curso mas não de inicio,acredito no meu potencial e na minha criatividade..mas tenho dúvidas quanto ao meu proceder com a camera ..acha que eu consigo me desenvolver por enquanto sem o curso?

    • Oi, Daniele! A escolha da DSLR depende muito do seu objetivo e do que irá fotografar, recomendo que baixe o meu e-book, pois nele explico essas questões. Baixe aqui.

      É meio complicado realmente aprender ser fazer um curso.

  71. Lucas Gonzaga

    Simplesmente amo seu blog, e esse artigo foi essencial pra mim. Amei todas as dicas.
    Parabéns pelo trabalho e muito obrigado.

  72. Saulo Daniel

    Oi, Vanessa. Tudo bem? Quero ingressar no mundo na fotografia e pretendo entrar em um curso semana que vem. Ontem a noite comprei a câmera sony alpha a57 pelo site. Por favor, sabe me dizer se é uma boa câmera? Ela é melhor que a nikon d5300? Obrigado!

    • Oi, Saulo!

      Ela é uma boa câmera, tem todos os ajustes. Tenho um artigo que falo sobre as DSLR da Sony, leia aqui.

  73. Aline

    Estou confusa, fui a FNAC e comprei uma Canon SX 60HS …pois em Portugal não há Canon T1, T2 etc… o vendedor ficou falando um monte sobre essa ser melhor..e como sou iniciante…comprei…porém não encontro vídeos muito legais sobre ela. O que vc acha??? Fiz uma má escolha? Preciso fotografar produtos e também paisagens e eventos com pessoas.

    • Oi, Aline! Já estive em uma Fnac em Portugal e tanto a Fnac, quanto o corte Inglês da Espanha e outras lojas de outros países da Europa, usam a nomenclatura D invés de T. Então é assim, a Canon t6i é Canon 750D. No meu e-book tem uma tabela com essas nomenclaturas, dá uma olhada. Até eu quando estou em uma dessas lojas olho no meu e-book para ver qual é qual, pq é muito numero..rsrs

      A câmera que comprou é uma superzoom, para trabalhar não é a câmera ideal, sinto muito te falar isso, espero que não fique triste.

  74. ana paula

    ola Vanessa gostaria de saber quais das DSLR da NIKON são as profissionais pois fico confusa porque andei pesquisando em alguns site e tem uns que fala que e profissional e outros fala que a mesma câmera e semi. Sera que vc pode me ajudar

    • Oi, Ana Paula!

      As pessoas se confundem muito, e tem diferenças entre uma profissional e uma semi. Baixe o meu e-book, nele tem uma tabela com os modelos separados, baixe aqui. =)

  75. Sergio

    Vanessa, bom dia. Ainda não adquiri minha DSLR, por esse motivo não me inscrevi no curso que iniciou na semana passada. Espero que no início de 2018 eu venha a adquiri-la e possa me inscrever na próxima turma em 2018. Sua informações são valiosas. Muito obrigado.

    • Oi, Sergio! Muito obrigada, fico muito feliz que queira participar da minha turma! =)

      Espero te ver nas turmas futuras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *