blond man angry expressionO fotógrafo iniciante

Como vocês sabem eu amo fotografia, fotografar e fazer vídeos é a minha profissão e o meu hobby. Mas existem coisas nesse mundo maravilhoso que não são tão legais assim, e que nós fotógrafos comentamos entre nós, e que o fotógrafo iniciante provavelmente não sabe.

Esse artigo é para todas as pessoas que amam fotografar. É para quem tem a fotografia de forma amadora, por hobby ou como profissão,  pois acho que todos precisam saber desses itens.

1 – A fotografia é um hobby e uma profissão cara

O fotógrafo iniciante - Fotografia Dicas (2)

Se você já está fotografando ou começando a pesquisar, já sabe que tudo é muito caro quando se fala de fotografia.

A impressão é que basta investir na compra da câmera e pronto, mas não é bem assim, você irá gastar com acessórios, alguns obrigatórios, porque senão não terá boas fotografias.

Veja alguns acessórios que precisa nesse artigo aqui.

Algumas pessoas compram o equipamento e pensam “Ah se eu não usar isso, eu vendo”, mas já te aviso, não é fácil vender os equipamentos e acessórios, e mesmo quando consegue vender é por um valor baixíssimo perto do investimento que fez. Por isso, compre realmente o que precisa.

2 – Ter a câmera não é tudo

vintage camera with little girl in vintage color toneÓtimo, você conseguiu cumprir uma das tarefas que considero mais difícil, que é escolher a câmera. Agora, está tudo resolvido e pronto para iniciar na fotografia! Só que não. Ter a câmera não significa ter lindas fotografias.

Se você já me lê há bastante tempo, sabe que eu vivo falando da importância de estudar, e é isso mesmo, você irá gastar horas estudando e testando para conseguir lindos cliques.

Como estou falando o que ninguém diz: Não fique frustrado se as suas primeiras saídas fotográficas não forem com a qualidade que deseja, será assim por um bom tempo, pois só com muitas horas de pratica e estudo, irá começar a ter bons resultados.

Fotografar é mais difícil do que parece, tenha isso em mente e não desanime com os cliques não tão bons, continue praticando. Saiba que todos os fotógrafos passaram por isso,  e que todos começaram do mesmo lugar – do inicio.

Se ainda não sabe que câmera comprar, baixe meu e-book aqui.

3 – O equipamento é pesado

O fotógrafo iniciante - Fotografia Dicas (1)Muitas vezes você irá estar somente com a câmera, a lente e talvez um flash, parece pouca coisa, mas com o passar das horas você estará cansado de carregar tanto peso, seja porquê está fotografando com a câmera na mão ou carregando na mochila.

E o equipamento pode ser ainda mais pesado, se somado tripé, outras lentes e acessórios menores.

Por isso, esteja preparado (“malhe os bracinhos” – Sempre escutei isso dos fotógrafos mais velhos), porque essa parte é bem cansativa, mesmo para a fotografia por hobby.

As câmeras Mirrorless tem feito muito sucesso por conta disso, elas são bem mais leves.

4 – Viajar e ou passear com amigos que não são fotógrafos

A maioria das fotografias lindas que você vê por ai de paisagem e locais, levou certo tempo para ser feita e pensada. Parece que foi um ajuste simples de câmera e pronto, mas não foi.

Para ter um clique equilibrado e realmente bonito, você irá ficar algum tempo planejando ele, posicionando a câmera, vendo a exposição, o enquadramento e a sua intenção com aquilo.

Por mais legal que seus amigos, esposa, marido, irmão, pai ou mãe sejam legais, te amem e adorem suas fotografias, se eles não trabalham com fotografia ou que não sabem fotografar, ele não entendem esse tempo que você precisa para fazer a foto. 

Provavelmente eles irão parar para você fotografar, afinal eles te amam e sabem como aquilo é importante pra você, mas esteja preparado para clicar o mais rápido possível, pois dali  2 minutos, eles irão querer continuar a viagem ou passeio.

O que eu recomendo é que faça passeios sozinho ou com um amigo que sabe que irá para fotografar determinada coisa, ou se estiver em viagem, que saia algumas vezes sozinho. Nem sempre será possível, eu sei, por isso já estou te avisando, alguns cliques não serão como imaginou.

O fotógrafo iniciante - Fotografia Dicas (4)

Já passei muito por isso, e passo ainda, e faz parte. Minha dica é que aproveite a viagem, as pessoas e não deixe isso te estressar.  Essa foi uma das melhores decisões que tomei, pois por mais que eu ame fotografia e queira ficar horas ali naquele lugar maravilhoso e que talvez nunca mais tenha a chance de voltar, as outras pessoas não são obrigadas a ficar comigo.

OBS: As fotos em grupo, sempre ficam boas, a dica é mesmo para “aquela foto, daquele lugar”.

5 – As pessoas vão te convidar para festas só para você fotografar grátis

Nenhum fotógrafo sai por ai falando, e você precisa saber. Esteja preparado para ser convidado para “festinhas” somente para fotografar. Eu sei que você no começo irá gostar, pois terá a chance de treinar e colocar o que está aprendendo em pratica, mas algumas pessoas irão querer que você realmente trabalhe para elas, você será cobrado por isso, e nem sempre vai estar afim disso.

Esse tópico dá um artigo inteiro, vou providenciar um, mas quero antes dividir uma historinha com vocês:

Há alguns anos uma das minhas amigas começou a me chamar para os “eventos” dela, somente para ter alguém fotografando. Um dia ela me convidou para o noivado e falou que eu seria a fotógrafa e depois seria a do casamento, eu então disse “Ok, te passo um orçamento” (falei de forma super tranquila e honesta com ela) e passei o orçamento. Ela noivou, casou e não me convidou. Ela acreditava que eu era obrigada a fazer isso, mas eu não sou. Isso já aconteceu comigo muito mais de uma vez, e sei que irá continuar acontecendo. E provavelmente irá acontecer com você também, esteja preparado para dizer “não”, se essa for sua vontade, ou para enviar um orçamento.

Concluindo: O que ninguém diz a um fotógrafo iniciante

O fotógrafo iniciante - Fotografia Dicas (1)De forma nenhuma espero te desaminar com esse artigo, a minha intenção é somente que você saiba alguns detalhes mais íntimos da minha profissão.

Algumas dessas dicas provavelmente te pareceram muito óbvias, e algumas você pode discordar, pois eu sei que algumas ideias podem ser incomodas e delicadas, mas precisava te falar dessas coisas. Talvez tenha itens que queira acrescentar, pois existem muito mais coisas que não falamos da nossa profissão, por isso fique a vontade para colocar nos comentários outros tópicos.

Estou aguardando seus comentários para a nossa troca de ideias.

Recomendo a leitura

84 Comments

  1. antonio hidelgardo

    Boa tarde li o seu artigo, gostei muito da sua sinceridade, vou procurar ler mais. o meu foco e aprender a fotografar sorrisos. um abraco

    • Oi, Antonio! Muito obrigada! Achei linda a sua expressão “Fotografar sorrisos”.

      Te desejo lindos cliques. =)

  2. Muito bom o artigo e verdadeiro.

  3. Vanderlei

    Perfeito!!!!
    Isso é a mais pura verdade, comprei recentemente minha câmera, e no primeiro final de semana tirei várias fotos de um coral que eu cantava e na segunda feira já tinha mensagens no “zapzap”, pedindo fotos!!!!!
    Kkkkkkkkkkk, verdade pura!!!!

    • hahahah… É assim mesmo! Muito obrigada, Vanderlei! =)

      Com uma câmera na mão viramos convidados especiais.

  4. Catia

    Olá!

    Adorei seu artigo!!!

    De fato muitos não falam, apenas apontam ou criticam quem está iniciando… e me vem a dúvida:

    Estou na fotografia há 8 meses, estudo e me aprofundo nos assuntos no tipo de fotografia que faço, estou certa que isso é contínuo, porque sempre haverá algo a melhorar. Já percebi uma evolução significativa da minha primeira foto à atual.

    Afinal o que é um fotógrafo iniciante?
    Quando se deixa de ser e mencionar isso?

    Abraços

    • Oi, Catia! Muito obrigada!

      Acho que o fotógrafo iniciante é aquele que está pesquisando sobre a profissão e também que está começando a fotografar, pois mesmo já fazendo alguns trabalhos, ainda está aprendendo o “BABA do negocio”, adquirindo experiencia, fazendo contatos e estruturando uma carreira.

      Você está certa ao dizer que na nossa profissão estamos sempre estudando e aprendendo novos “macetes”, será assim para a vida toda.

      Não dá para saber exatamente quando o fotógrafo deixa de ser iniciante, mas eu acredito que seja depois de passar por muitas situações e estar calejado, isso acontece depois de uns 2 ou 3 anos, sabe por quê? Porque é depois desse tempo que saberá se sobreviveu ao munda da fotografia, se está no mercado, se conseguiu manter seus lucros, e por estar calejado saberá quando é o momento de não aceitar determinados trabalhos e etc.

      Você não precisa mencionar que é iniciante para ninguém, só precisa cumprir com os combinados do job. Mas você precisa saber que está no começo, que está em um terreno novo e que situações adversas irão acontecer. =)

      Sucesso para você.

  5. Gostei muito do artigo e concordo que realmente é assim.

    Curioso é que também me aconteceu, e 2x, de um amigo dizer que eu seria o fotógrafo dos 15 anos de 2 filhas deles. Passei o orçamento e ele achou muito caro e sequer me convidou para o evento.

    São coisas da vida. É assim mesmo.

    • Oi, Alzio! Muito obrigada! =)

      Que coisa, não entendo as pessoas. Eu tenho amigos arquitetos, mas não consigo chegar neles e falar “já que você está aqui em casa, desenha um projetinho para melhorar meu ambiente”…haha…

      Obrigada pela participação, adorei.=)

  6. michelle genske

    Li o artigo e achei muito bom, e sinceramente a mais pura verdade. e sim estudar e praticar sempre

  7. Elisabeth

    Boa Tarde, muito boa suas dicas, sou uma amante amadora da fotografia e nao preciso nem estar com a maquina que o povo pega o celular e diz tira uma foto ai…rsrsrs….
    Obrigada

    Sucesso

    • hahaha isso acontece comigo também, Elisabeth! Vou ser sincera, quando estou entre amigos e familiares queridos, não me importo, até gosto porque fica uma foto melhor mesmo…rsrs

      Obrigada pela participação! Gostei muito!

  8. Angelo Longo

    Muito bom artigo, como os anteriores. Parabéns.

  9. Angelo Longo

    Artigo excelente. Parabéns.

  10. Thiago Zico

    O mais engraçado é quando a pessoa te convida e não pede diretamente para fotografar, aí você chega lá e te perguntam “uai cadê sua câmera?”, eu nem sou fotógrafo, sou mais entusiasta que tudo, tenho uma T3i com lente do kit (18-55) e brinco bastante de fotografar mas não sei técnica nenhuma e mesmo assim sempre tem um me pedindo para fotografar, as vezes ainda reclamam das fotos depois.
    haja paciência, seus artigos são ótimo, parabéns!

  11. Claudio Pereira

    Artigo perfeito, estou começando e tenho sentido na alma essas situação, tem gente que me convida pra festa e diz, vem e trás a câmera.

    • Oi, Claudio! Essa é a situação mais comum, logo sentirá as outras. =) Muito obrigada pela participação. =)

  12. Adaltro

    Não sou fotógrafo profissional, mas alguns desses episódios já aconteceram comigo. Essa de as pessoas não entenderem pq você leva tanto tempo e quererem continuar andando é clássica!! eheh
    Belo artigo!!!

  13. Diego Almeida

    Hahah, amei todas as dicas. Vanessa você promove o empoderamento fotográfico de nossas almas. Fico feliz por ler a cada artigo e por me sentir cada vez mais preparado para quando eu puder (R$) dar o meu salto nesse universo fabuloso.
    Obrigado por me empoderar de conhecimento e graças aos artigos como esse vou podendo trabalhar o que posso no momento. Meu olhar fotográfico. Alias, existe algum artigo em especial que possa me indicar para dar um boost ainda maior nessa habilidade?

    Bjs nesse seu <3 que nem precisa de flash, ISO alto ou longa exposição de tão iluminado que é.

    Com carinho,
    DihH

    • Oi, Diego! Uhuuu amei seu comentário! Muito obrigada! e obrigada pela participação!

      Tem um artigo aqui do site que é sobre Linguagem Fotográfica, nele a minha intenção é fazer vocês olharem mais para o que estão fotografando e como estão atingindo os objetivos, seguindo um linguagem fotografica, tudo fica mais fácil e olhar fotográfico fica mais treinado.

      Espero que goste!

  14. Flávio

    Fantástico Vanessa!
    Sempre quis ver um artigo assim, é isto mesmo que acontece. Fui fotógrafo profissional e parei há mais de 20 anos (hoje sou administrador e fotografo somente por hobby e paixão que aliás, nunca acaba – e os equipamentos continuam pesados! rs), mas até hoje, por incrível que pareça, alguns amigos das antigas me chamam para eventos esperando que seja o fotógrafo.
    E nas viagens em grupos nem se fala, fico louco querendo ficar mais um pouco no local para tirar “aquela foto”, mas não tem como.
    Parabéns pelo artigo que coloca uma luz no que espera os novos fotógrafos!

    • Oi, Flávio! Que demais sua experiencia e muito obrigada por dividir conosco.

      Viagens em grupo são mesmo um teste para o nosso coração fotográfico. =)

  15. Ricardo Santos

    Agradeço de coração por você ter postado este artigo Vanessa, são ótimas dicas e essa troca de experiências é sem dúvida muito valiosa pra todos, principalmente para os iniciantes como eu…

    😉

    • Oi, Ricardo! Muito obrigada, fico muito feliz que tenha gostado! =)

      Bons cliques para você e sucesso!

  16. Jucimar

    Olá, boa tarde a todos, eu estou nos treinos em casa ainda, esse ano vou começar a cursar fotografia pra valer, mais agora em fevereiro vou ter o privilégio de fotografar um ensaio externo com minha esposa que está gravida do nosso terceiro filho, rssrsrs.
    Estou animado com o fato de estar “migrando” para a fotografia, e é muito bom ler artigos mais realistas como este, pois todos nós iniciantes temis que saber que nem tudo são um mar de rosas, e que haverá desafios de sobra até que um dia deixemos de ser iniciantes, excelente artigo e “cabeça nas nuvens e os pés no chão ” atrás do nosso objetivo, transformar o mundo em uma maravilhosa obra de arte!!!
    Abçs.

    • Oi, Jucimar! Muito obrigada, fico muito feliz que tenha gostado do artigo e que ele esteja alcançando o objetivo de ajudar todos vocês.

      Te desejo lindos cliques pelo caminho e muito pé no chão. =)

  17. Claus L. P.

    Simplesmente excelente artigo !!!

    Principalmente a parte de fotografar em viagens, e como lidar com isso.

    Pois numa viagem onde o objetivo é estar com família/amigos, curtir o lugar e ainda por cima fotografar… sem dúvidas será necessário em alguns momentos abrir mão de um desses três pontos…

    Parabéns, realmente muito bom!

  18. Marcos Antonio do Nascimento

    Pura realidade, estudar e praticar muito.

  19. Marco Antonio Lopes da Costa

    Li e gostei do que li. Sou um amador querendo profissionalizar. Já aconteceu comigo. Fiquei chateado e me senti usado, porém levantei e estou tocando para frente. O pior foi escutar que as minhas fotos nao eram de boa qualidade!

    • Oi, Marcos! Muito obrigada!

      Nossa que coisa, sinto muito. Algumas pessoas passam mesmo do limite.

  20. Manuel Fernando Sousa Moreira Fernando Moreira

    Obrigado Vanessa pelo artigo.É bastante interssantes, eu revejo-me em algumas situações que mencionaste no artigo.

    Foi e será muito útil para mim.
    Mais uma vez obrigado.

    Abraço
    Fernando Moreira

    • Oi, Fernando! Muito obrigada!

      As situações são muito comuns, temos que nos acostumar.
      Bons cliques para você =)

  21. Ewerton

    Ótimo o artigo.
    Sobre fotografar durante viagens, eu passei recentemente por uma situação. No estado do Ceará , em um lugar chamado Guaramiranga, região serrana, fomos até o ponto mais alto mas não consegui fazer a foto que gostaria.
    Meus acompanhantes queriam ir e eu aguardava aquele momento….acabou rolando um stress. Mas eu aprendi, foi uma lição que agora é corroborada com seu artigo.
    Até o próximo. Grande abraço!!!

    • Oi, Ewerton! Muito obrigada!

      Obrigada pela participação e por dividir sua experiencia conosco! =)É uma situação bem chata, mas temos mesmo que nos acostumar, porque isso acontece o tempo todo.

      Bons cliques pra você!

  22. Levisson

    Vanessa, como sempre muito bom o seu artigo.
    Obrigado por ser sincera conosco com essas dicas, ainda sou um hobbista na fotografia, mas sempre estão me convidando pra festas…”ah e leva a câmera viu” rsrsrs.
    Obrigado por compartilhar seu conhecimentos e muito sucesso pra você.
    Continuarei estudando e claro sempre aqui no fotografia dicas 🙂

    • Oi, Levisson! Muito obrigada!

      É muito engraçado isso né! Eu parei de levar minha câmera, só levo quando realmente eu quero. Ou dependendo da situação, envio um orçamento..rsrs… Temos que colocar alguns limites.

      Obrigada por estar sempre por aqui. =)

  23. Hélio de Lima e Silva

    Sensacional a matéria!!! Parabéns não só por esta, mas também por todas as outras que teve a gentileza em dividir conosco, seus leitores e entusiastas da fotografia! Sou apenas amador e fotografo apenas por hobby, pois realmente percebi que é uma atividade muita cara para quem não se dispõe a se lançar completamente nessa profissão…entretanto, me satisfaço tirando fotos ocasionais, mas ainda assim já passei por todos esses dissabores por você relatados….rsrsrsrsr Torço pra que não perca nunca o entusiasmo e divida sempre conosco os frutos de suas experiências e nos enriqueça cada dia mais nesse caminho fantástico das imagens e cores!!! Fica o meu grande e grato OBRIGADO!!!

    • OI, Hélio! Uall amei seu comentário, muito bonito e motivador! Muito obrigada! =)

  24. Olá Vanessa! Texto muito realista. Isso é ótimo para quem lê. Parabéns!
    Apenas uma observação no texto: a lista pula do 2 para o 4.
    Abraços.

  25. Thiago Duarte dos Santos

    Oi Vanessa!!! Depois que comecei a fotografar um pouco mais a sério, os meus parentes me pedem para fotografar qualquer reunião na família!!!! Mas já coloquei limites, a partir de agora só pagando!!

  26. Antonio

    Cada vez gosto mais de você através da sua objetividade e realismo. Parabéns e obrigado Vanessa.

  27. Raianny

    Oiii, gostaria de uma dica, penso em entrar no mundo da fotografia, mas penso em especializar em fotografar apenas gestantes. Acha que compensaria ? Qie seria mais facil pra profissionalizar?

    • Oi, Raianny!

      Posso ser sincera? Na verdade não existe segmento mais fácil ou difícil para se especializar, porque todos partem do mesmo principio e das mesmas técnicas inciais, a especialização é só a junção de tudo o que aprendeu aplicado a um segmento, é a parte mais fácil se você focar nisso. Hoje não existe segmento difícil de entrar, porque se tiver o conhecimento necessário, irá ter um bom trabalho e isso irá atrair outros. =)

  28. Parabéns pelo maravilhoso artigo!
    Sou fotógrafo por hobby e esse artigo caiu como uma luva, uma camisa, uma calça..kkkkkkkkkkk
    Só acrescentaria a célebre e infame frase que ouvimos diariamente: “Essa câmera sua é boa ein!” kkkkk
    Enfim, te acompanho há alguns anos e sou seu fã.
    Obrigado por compartilhar conosco seu conhecimento.
    Grande abraço.

    • Oi, Ségio! Uhuuu que bom que gostou do artigo e fico muito feliz que esteja comigo há alguns anos! =)

      Essa frase é mesmo clássica! hahaha

  29. Anna Maria Brancio

    Oi Vanessa! Adorei o artigo!
    Eu me identifiquei muito com a situação da viagem com a família.
    Bjs
    Anna

  30. Julio Vieira Lima

    Bom dia Vanessa, tudo bem? Elogiar seus artigos é chover no molhado. Parabéns!! Já fotografo desde 1986 (hobby total), já passei por todas essas situações e, ainda hoje vivo algumas, por sorte, modéstia à parte, sempre agrado. Hoje uso uma 70D, é claro que a máquina receberá os maiores elogios, afinal ´´qualquer pessoa aperta botão, não é? Um grande abraço fotográfico!!

    • Oi, Julio! Muito obrigada! Acredito que essa câmera na suas mãos é uma excelente ferramenta. =) E que demais, já é fotógrafo há 31 anos! Um dia, chego ai!

      Obrigada pela participação.

  31. Leandro

    Já passei por tudo isso. A mais pura verdade!

  32. Leandro Fernandes

    Perfeito!

  33. Eduino de Mattos

    Vanessa
    Muito bom, tuas colocações neste caso “É UM CHUTE NAS CANELAS”, quando iniciei fiz muitas coisas destas, fotografar Festas & Eventos para Pegar Prática, …

    * OBS; ás vezes acontece de você ser CONTATADO por “um parente”,…que vai casar e esta com OS COBRES RASOS, e pede para você Fotografar, nestes casos ninguém escapa, Abraço.

    • Oi, Eduino! Muito obrigada pela participação.

      Isso acontece mesmo, mas estou aprendendo a dizer um “não” educadamente. Porque eu penso assim, eu tenho amigos e familiares: contadores, advogados, fisioterapeutas, arquitetos, administradores, personal e etc, e para nenhum em peço para fazer um contrato ou um projeto grátis. É difícil essa questão, né? Porque parece que fotografia é brincadeira..rsrs

  34. jose getulio de oliveira

    Eu sou fotógrafo hobby, desde 3 anos(mais), fotógrafo e Observador de Aves. Num lindo dia, ‘amigo ou colega’, conversando de aves… quando Eu disse “Você quer ver umas fotos….” ele concordou “Sim”….Foto 1, Foto 2, 3, 4, 5….de repente(do nada) ele disse “Só isso!” rsrsrs. Eu parei, cobri meu tablet. ‘Somente, Só, pesquisa câmeras amadoras, Automático, afinal ´´qualquer pessoa aperta botão, não é?(copiei fotógrafo Julio V.Lima)rsrsrs, testei, testei, por do sol, aves, crianças, etc, cãmera superzoom, tive pesquisei, cursos, internet Fotografiadicas.com.br, teste….comprei, último Dezembro minha câmera Profissional DSLR. Tenho 2 câmera Superzoom + DSLR lentes 85mm, 250mm, Tripé, baterias extras, bolsas, memórias, etc. “Só!!!”rs. (Obs. eu sofri 2AVC, caminho lento, ruas ou estradas de terra bem planas, mão esquerda para a câmera, somente, mão direita não consegue apertar o botão obturador. Hoje, o site, cerca de fotos 1100, 173 espécies(machos, femêas, jovens, ninho, etc). Tenho cerca 4000 fotos. Agradeço, muito, sua atenção, por ler e-mails, Grato por compartilhar conosco seus conhecimentos. José Getúlio de Oliveira

    • OI, José! Muito obrigada por estar sempre por aqui. E muito obrigada por dividir sua historia e experiencia conosco!

      Te desejo lindos cliques.

  35. Maria Helena Soares

    Oi Vanessa!!!!!
    Você ” arrasou” nesse artigo. Não sou profissional, mas fotografo bastante e já passei por diversas fases na fotografia, mas certamente já vivi todas as situações mencionadas por vc e ter isso escrito de forma tão clara e objetiva foi surpreendente. Obrigada.
    um grande abraço e tudo de bom…
    Maria Helena

    • Oi, Maria Helena! Uhuu muito obrigada, amei seu comentário! E obrigada por dividir sua experiencia! =)

  36. marco antonio lopes da costa

    Oi Vanessa tudo tranquilo. Vanessa acabei de comprar uma Nikon D7200. Isso só foi possível após ler suas dicas fantásticas, porém estou muito tenso, pois é a minha primeira DSLR. Qual o mínimo de conhecimento necessário para que eu possa começar a fotografar?

    • Oi, Marco! Você precisa aprender a ajustar a máquina, a expor a fotografia, esse é o primeiro passo, mas existe um longo caminho de aprendizado. =)

  37. Junior

    Vanessa, boa tarde!
    Pretendo iniciar, pelo FIES, a faculdade de FOTOGRAFIA (TECNOLÓGICO)… Queria saber, se é preciso eu já ter uma câmera?
    Pois no momento ainda não consegui meu primeiro emprego, pois assim que consegui, irei dar entrada em uma.

  38. Euclides

    Olá Vanessa!
    Parabéns pelas suas dicas, estão me ajudando muito!
    Estou “aprendendo” a fazer minhas fotos digitais, apanhando um bocado se comparando c/ fotos de filme, mas elas irão ficar tão boas qto as analógicas.
    É muito bom acompanhar suas dicas!
    Sucesso

  39. André

    Ótimo artigo, Vanessa. Como tantos, fiz um trabalho em um casamento de um casal muito humilde que não conheço pois uma amiga pediu, já que os noivos não podiam pagar pelo serviço. Apesar de ter, na época, uma Chinon CS4 herdada de meu tio, fiz o melhor que pude para ajudar. Mesmo sabendo que pago um preço na qualidade das imagens, optei por pegar uma Nikon P510, com suas limitações, mas que tem vantagens como a ampla gama de zoom, ser compacta e leve, o que é excelente para um hobbista, especialmente se saio pilotando minha moto em viagens, agora também equipada com uma gopro!! ;D

    • Oi, Andre! Muito obrigada! Parabéns pela sua atitude em ajudar o casal, essas situações acontecem mesmo. =)

      Bons cliques, agora está super equipado!

  40. Nilcemar de Souza Gonçalves

    Bom dia. Comecei tirando fotos meu e da minha esposa, até que na igreja me pedirão para ser o fotografo, só que era um roby, ai resolvemos nós aperfeiçoar ai fizemos um curso on line. Só que aparti destes momentos as pessoas começaram a chamar para fotografar casamento e aniversario. Tenho duas nikon 3200, mais gostaria de saber de você qual o melhor equipamento que me daria um melhor recurso e com baixo custo? Obrigado.

    • Oi, Nilcemar! Eu recomendo que baixe o meu e-book aqui, leia os links no final e assista os vídeos da área vip que receberá por e-mail (nele tem um só sobre equipamento).
      =)

      Acho que deve continuar com sua câmera e só somar em lentes e flash…

  41. Christiano Lopes

    Minha cunhada me convidou pro aniversário dela e eu fui. Lá chegando ela me disse: tira umas fotos da mesa de doces pra mim. Eu respondi que não havia levado a câmera, estava lá pra comemorar com ela; ela ficou brava e disse: é muita falta de consideração, viu? Eu não falei nada, virei as costas e fui pra casa.

    • Oi, Christiano! O pessoal é terrível, né? rsrs

      Obrigada por dividir sua historia conosco, adorei. =)

  42. Clóvis Souza

    Concordo que realmente é assim….