Nikon-D7100 | Fotografia DicasChegou a nova Nikon D7100 APS-C avançada

Após dois anos e meio a Nikon D7100 chega ao mercado. Mantendo o mesmo design da sua antecessora D7000, a nova câmera trás algumas mudanças. Foram mudanças necessárias, como um upgrade!

Ela vem com 24mp contra 16mp da D7000, mas o sensor continua do mesmo tamanho que a anterior, e um LCD de 3,2 polegadas, mas faltou ele ser flexível, pois faz a maior diferença. 

A Nikon retirou o filtro low-pass, segundo eles a imagem ganha nitidez. Houve mudanças no sistema de foco agora são 51 pontos AF. 

Os anúncios ressaltam bastante que ela faz 7 imagens por segundos, mas conversei com algumas pessoas que disseram que não é bem assim, depois de alguns disparos contínuos ela fica mais lenta. 

A Nikon D7100 tem conexão wi-fi embutida e é compatível com controle WR-1, ele permite controlar a câmera a distancia, ele fica acoplado a sapata . Com ele é possível fazer disparos simultâneos. Ótimo, né? 

Controle WR-1 | Nikon D7100 | Fotografia Dicas

Mesmo com essas pequenas mudanças a D7100 ficou mais leve, com 15 gramas a menos. Quem não gosta de uma câmera mais leve para um dia cansativo de trabalho!=) 

Nikon-D7100 | Fotografia Dicas

Algumas lojas estão vendendo ela por cerca de R$ 3.200 somente o corpo (Preço atualizado: 01/2017). 

Principais características da Nikon D7100: 

  • 24.1MP sensor CMOS de formato DX, sem OLPF
  • 51 pontos AF sistema, 15 sensores de tipo cruzado
  • EXPEED processamento 3
  • ISO 100-6400 padrão, até 25.600 expandido
  • Max 6 fps disparo contínuo em modo DX, 7 fps no modo de recorte 1.3X
  • 2016 pixel do sensor de medição RGB
  • Alterar o balanço do branco  em modo de visualização ao vivo
  • 1080 gravação de vídeo 60i/30p, embutido microfone estéreo, microfone jack e monitoramento de áudio
  • Pentaprisma com 100% de cobertura e ampliação de 0,94 x
  • LCD – 3,2 polegadas
  • Dianteiros e traseiros receptores IR
  • Resistente a pó e água (mas não vá jogar ela na piscina, ela não é a prova D’água)

Confira também a Nikon D7200, aqui.

Gostou da câmera? Deixe um comentário e curta a página!

Recomendo a leitura:

 
Se inscreva no meu Canal do YouTube:

 

APRENDA MAIS SOBRE CÂMERAS E DESCUBRA A MELHOR PARA VOCÊ

Capa e-book PNGEu criei um Guia definitivo - Tipos de Máquinas Fotográficas(GRATUITO) para facilitar a sua escolha de máquina.

Você vai aprender:

» Qual câmera utilizar para fotografia profissional;

» Analisar as diferenças na hora da compra;

» Entender os diversos modelos de máquinas;

COLOQUE SEU E-MAIL E CLIQUE EM “QUERO RECEBER” PARA TER ACESSO


44 Comments

  1. Darly Lopes

    Amo fotografia e tenho interesse em aprender sobre essa arte

  2. Ana Bordignon

    Oiii acompanho seu site!! Sempre tive interesse em fotografia e vou comprar uma câmera!! Estou em dúvida entre a nikon d7100 e a canon 70d.. A nikon d7100 tem o wifi embutido nela, ou precisa comprar aquele wireless sem fio sabe que tu bota? Sei que a canon não precisa.. Já está embutido! Qual sua opinião??beijao

    • Olá Ana!

      Se eu não me engano a Nikon D7100 precisa de um aparelho sim, ela não tem wi-fi nela.

      As duas maquinas são de categorias diferente, baixe o meu e-book sobre os tipos de maquinas fotográficas, vai te ajudar a ver as diferenças. Baixe aqui.

      A Canon 70 é uma camera de entrada avançada e a Nikon D7100 é uma semi profissional.

      Espero ter te ajudado!=)

  3. Como disse em algumas ocasiões a Vanessa Alves, de facto, a fotografia fa-se alguns centímetros atrás da ocular da câmara, e muitas vezes vemos resultados magnificos de uma compacta e péssimos de uma full-frame (vulgo máquina profissional). Saber olhar e conhecer o equipamento que temos nas mãos pode fazer a “”Foto”. Sobre marcas, sempre fui um “Nikonista” e gosto muito, tendo desde a versatil P-520, passando pela bem antiguinha D80 (CCD) e pela 7000 (CMOS).
    Acrescento que a velocidade disparo (5, 8, 10) Fotos por segundo, não depende apenas da máquina, mas também e em grande medida da capacidade de armazenamento (Mb/seg) do cartão de memória, já que muits vezes a velocidade de gravação é menor que a velocidade de captação, obrigando a máquina a “engasgar”.
    Sobre a Sony:
    Cuidado com o Gigante!!
    Ela é detentora da tecnologia Minolta e a atual linha de objetivas é integralmente Carl Zeiss, alem de possuir duas magnificas full-frame. è ainda detentora da tecnologia de espelho translucido que exclui o uso do espelho do pentaprisma, o qual em fotos de baixa velocidade pode provocar trepidações indesejadas. Tem ainda agregado todo o conhecimento da imagem em video, onde também é um gigante tecnológico.
    Gostaria ainda de chamar a atenção para uma marca de eleição que creio não ser muito conhecida no Brasil – a Olympus, da qual destaco a OM-D EM 1 e a excecional qualidade dos “Vidrinhos” Zuiko – Olympus, bem como o excelente processador de imagem e o sistema ultra-sonico de proteção do sensor contra poeiras e salpicos. Vale bem a pena dar uma voltinha sobre as carateristicas e desempenho destas duas marcas.

  4. Bráulio Câmara

    Oi Vanessa, curto muito o seu site, é realmente incrível a maneira serena e clara como você aborda as questões relativas a fotografia. Sou fotografo a 3 anos. Tenho uma Nikon D5100 e gostaria de migrar para uma D5300 ou Canon T5i, qual das duas na sua opinião é a melhor. Gostaria de saber qual delas devo comprar. Abraços e aguardo resposta.

    • Oi Bráulio!

      Obrigada!

      Para ser sincera as duas câmeras são boas. Se tiver lentes e acessorios para a sua Nikon pode ser bom continuar com a mesma marca. Leia esse artigo sobre Canon e Nikon.

  5. Eliete Gomes

    Olá Vanessa
    Boa Noite
    Quero parabeniza-la pelos seus artigos, são ótimos e muito uteis. Te acompanho a algum tempo e tenho aprendido bastante. Sou apaixonada por fotografias apesar de nunca de me aperfeiçoado, agora vou viajar e pretendo comprar minha primeira câmera semi, tenho a intenção de comprar a nikon 7100 e duas lentes, gostaria de saber qual devo comprar, gosto muito de fotos desfocadas. Vou precisar de outro acessório além das lentes????
    Obrigada pela sua atenção.
    Eliete

  6. Mauricio

    Oi, gostaria de saber se ainda sai em conta comprar um D7100?

  7. Angelo

    Olá, acompanho seu site e seria redundante nos elogios de outros leitores pois gosto muito da forma clara e breve como você escreve.
    Sou professor e, nas horas vagas, admirador da fotografia. Estou comprando minha primeira DSLR e escolhi a D7100. Porém tenho inúmeras dúvidas quanto ao equipamento e acessórios. A maior delas é sobre a lente que acompanha a câmera.
    Gosto muito de fotografar paisagens em viagens e gostaria de saber quais as limitações da 18-105. Seria necessário adquirir uma grande angular para compensar o fato de ser uma câmera cropada?
    Obrigado desde já e parabéns pelo site.

    • Oi Angelo! Obrigada!!!

      O que sempre recomendo é que comece com a lente do kit, no caso a 18-105mm. Essa é uma lente que abrange um grande angulo de visão de grande angular a tele, o fator do crop afeta um pouco, mas experimente ela um pouco, talvez perceba que não precisa de uma grande angular.

      Leia esse artigo, vai te ajudar.

      • Angelo

        Olá, comprei a dita câmera e um speedlight SB700. Até então, muito contente com o kit. Porém, nesta semana fui fotografar alguns jogos em um ginásio e não acertei a configuração pois mesmo com o diafragma todo aberto (3,5), as imagens ficam escuras qndo uso uma velocidade mais alta, e borradas quando uso velocidade mais baixa. Alguma dica? Obrigado desde já.

        • Oi Ângelo, subir o ISO e depois finalizar em algum programa de edição da imagem como o lightroom.

          =)

  8. Ricardo

    Acabei de comprar uma d7100 e estou muito satisfeito. Apesar de não ser full frame ela agrega uma série de recursos das profissionais tornando – se uma ótima relação custo benefício.
    No meu caso que sou um aficionado por fotografia e por enquanto não penso em me profissionalizar, ela me atende muito bem.
    E como você diz a boa foto depende mais do fotógrafo do que do equipamento a d7100 pode vir a ser um bom começo.

    • Oi Ricardo!

      Conheço um monteeeee de fotografo que usa essa maquina e maquina não full frame… Você está com uma super maquina!=)

      Bons cliques!

  9. iara lourenço

    Ola ,sou apaixonada por fotografia , há um ano comprei uma samsung wb100 ,16mp 26x zoom ,é uma boa Câmera ,mas os recursos são meio limitados ,por exemplo não da pra fazer desfoque de fundo , e quero começar a fotografar profissionalmente ,mas estou apenas começando, esta NIKON D7100 ,você acha que seria a melhor escolha ? ,e queria saber sobre o zoom dela ?

    • Oi Iara!

      A Nikon D7100 é uma excelente maquina!

      O zoom das DSLR são definidos com a lente, recomendo que leia esse artigo: Lentes.

  10. Alexandre Valle

    A camera D7100 tem motor de foco no corpo da Maquina ou na lente?

    • Oi Alexandre!

      Ela tem motor de foco no corpo, ela é compatível com as lentes AF.

      =)

  11. Fernando Paulino

    Vanessa,

    É correto comparar a Canon 7D com a Nikon D7100? Se sim, quais pontos tenho que considerar? No meu caso, vou cobrir aniversários, festas infantis e eventos de pequeno porte. Qual vc me recomendaria?

    Obrigado!

  12. Angie Pictures

    Ola, tudo bom?
    Tenho começado a acompanhar seu site e li todo o seu guia mas ainda estou com uma duvida enorme, mas resumidamente, estou morando nos EUA e quero me profionalizar em fotografia de Paisagismo e Urbanismo, fiz um curso e usava uma Nikon D3200 agora estou aqui para procurar o curso e ja comprar a camera, a duvida eh: compro a D7100 ou a D5200 (ou mesmo a D5300), ambas com lentes 18-140mm + 55-300mm. Please, help me! Estou somente esperando esclarecer essa duvida para poder comprar!
    Espero que leia minha mensagem
    Muitissimo obrigada
    Ate logo

    • Oi Angie!

      Para fotografia de Paisagismo acredito que a Nikon D5300 seja o suficiente… =)

  13. Jessica Silva

    Olá, consigo usar uma D7100 + 24-70?

  14. Nal

    Quero uma máquina para fotografar formandos em meio busto, quero algo diferenciado, tipo imagem full hd, qual seria a maquina ideal? Obrigado

  15. Jacqueline Teixeira

    Olá boa tarde gostaria de saber se a nikon d7100 é profissional ou semiprofissional? Obrigada

    • Oi, Jacqueline!

      Ela é uma semiprofissional.

      Eu explico tudo isso no meu guia, seria interessante você ler, vai te ajudar muito. Baixe-o aqui.

  16. Juliana

    Oi Vanessa! Seu site é ótimo!! Fico horas lendo suas dicas…
    Agora quero aplicá-las, rsrs.
    Tô namorando uma câmera faz tempo…
    Já fiz alguns cursos, e por enquanto, treino, em uma compacta com funções manuais.
    Quero comprar uma que me possibilite aperfeiçoar o que já aprendi, e fazer alguns trabalhos, como já surgiram oportunidades, como aniversários de criança, batizados, book de gestante…

    A princípio, penso em comprar a D7000 e uma lente 50 mm.
    O que vc acha?
    Acha que alguma outra mais barata pode me atender da mesma forma, tipo D5200, por exemplo?

    E agora, o principal que me aflige na hora de comprar: uma loja on line confiável. Vc tem alguma a indicar?

    • Oi, Juliana! Obrigada! =)

      Acho que a Nikon D7000 é uma boa opção, mas recomendo que comece com a lente do kit, você vai gostar muito mais. =)

      Leia: Lente do kit.

  17. Norcliff Adriano

    Vanessa,
    A Nikon D7100 é boa para gravar vídeo clips?

  18. SEVERINO ROBERTO DA SILVA

    Oi Vanessa! Cada vez que leio estas mensagens fico mais encantado com o mundo da fotografia. a maneira como você explica com detalhe isto e ótimo a suas colocações são excelentes. eu estou pensando em trocar de câmera mas não agora lá pra o final do Ano tenho duas câmeras uma P520 Nikon e uma D3200 que veio com a lente do kit 18-55 e comprei uma lente 18-105 uma 70-300 uma 35mm 1.8G e um SPEEDLIGHT SB-910. estou pensando em comprar uma 7200 Nikon no final do ano. desta maneira aproveito as lentes que tenho estou pensando m comprar mas duas lentes uma 85mm e talvez uma 18-140 você acha uma boa opção ou outras lente mas diferenciada. Um Abraço e obrigado pelo artigo estou sempre acompanhando sua publicações..

    • OI, Severino. Muito obrigada, fico muito feliz que esteja gostando da maneira como eu explico! =)

      Achei o seu kit de lentes tão legal, não sei se precisa de outras. Se elas forem compatíveis com a nova câmera, acho que nem precisa de mais lentes.

  19. sandra

    Olá Vanessa minha d 7100 Nikon não está focando no automático. A chave de foco auto e manual não muda nada do modo de foco . Não sei o que acontece… Help! De uma outra vez aconteceu mais limpou-se os contatos e voltou. Agora terei que ver novamente. E noto que é quando mudo a lente
    para foco manual. Ao retornar a lente para o foco auto, a máquina não foca no auto e não muda os modo de focagem no corpo

    • Oi, Sandra!

      Não sei como resolver, acho que precisa levar no técnico mesmo. Que pena!

  20. Fabiano

    Oi, Vanessa ! Gostaria de sua opinião sobre o seguinte: estou ingressando no mundo da fotografia, e tenho como meta fotografia de rua. Gostei muito do que li sobre a D7100, mas ainda me encontro em dúvida entre a D5500 e a D7100. Para impressão em formatos de livro, a D5500 seria o suficiente, ou melhor ficar com a D7100 ? Minha cidade , Curitiba, é um tanto escura, trsss….

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *