Nikon D5300 - Red - Fotografia Dicas

Nikon D5300- Red Full- fotografia DicasApresento a você a Nikon D5300 

Um ano após seu último lançamento, a Nikon lança sua nova DSLR de entrada a Nikon D5300, 24MP com a opção do kit de lente 18-140mm. 

Se você tiver familiaridade com a linha D5000, não terá dificuldade de manusear a nova câmera. A primeira vista ela é idêntica a Nikon D5200, sua antecessora, mas ela contém algumas mudanças tecnológicas boas.   

A câmera Nikon D5300 é um modelo mais avançado de câmera de entrada, ela está entre a também câmera de entrada Nikon D3200 e D3100 (são parecidas com a Canon SL1) e Nikon D7100 (semi profissional). 

Ela possui GPS e Wi-Fi, o que é ótimo, pois é possível se conectar com outros aparelhos. Outro ponto positivo é a autonomia maior da bateria, cerca de 600 cliques contra 500 da Nikon D5200. A gravação de vídeo também está melhor na Nikon D5300! Além de um novo kit de lente 18-140mm que eu considero relativamente melhor! 

Nikon D5300 - Fotografia Dicas

Nikon D5300 principais características: 

  • Preço com lente 18-55mm: R$ 2.500 (Preço atualizado: 01/2016)
  • 24.1MP sensor CMOS de formato DX, sem OLPF
  • 4 EXPEED processamento
  •  ISO 100-12800, até 25.600 expandido
  • 5 fps disparo contínuo
  • 39 ponto sistema de AF, 9 sensores tipo cruzado
  • Gravação de vídeo 1080p60, microfone estéreo
  • LCD articulado

 A principal concorrente da Nikon D5300 é a Canon T5i. Ela tem a vantagem de ser 24mp contra 18mp da Canon T5i.

Nikon D5300 x Canon T5i - Fotografia Dicas

Veja as principais diferenças das duas câmeras:

 Comparação Nikon D5300 x Canon T5i | Fotografia Dicas

Espero que você tenha gostado da nova Nikon D5300, ela me surpreendeu principalmente na parte de vídeo, pois como vocês sabem é uma área que eu gosto muito de trabalhar.

Deixe um recado com sua dúvida, sugestão, elogio =)  e também divida sua experiência com essa câmera!

 

Recomendo a leitura:

 
Se inscreva no meu Canal do YouTube:

 

APRENDA MAIS SOBRE CÂMERAS E DESCUBRA A MELHOR PARA VOCÊ

Capa e-book PNGEu criei um Guia definitivo - Tipos de Máquinas Fotográficas(GRATUITO) para facilitar a sua escolha de máquina.

Você vai aprender:

» Qual câmera utilizar para fotografia profissional;

» Analisar as diferenças na hora da compra;

» Entender os diversos modelos de máquinas;

COLOQUE SEU E-MAIL E CLIQUE EM “QUERO RECEBER” PARA TER ACESSO


261 Comments

  1. Olá Vanessa tudo bem??

    Estou querendo comprar minha primeira camera me falaram muito bem da Panasonic FZ-200.
    Lembrando que apesar de ser uma Super Zoom minha atividade seria apenas hobby.

  2. Sempre dá para trazer como bem de uso pessoal, veja a matéria:

    http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2012/06/vai-trazer-eletronico-do-exterior-fuja-das-pegadinhas-na-alfandega.html

    Para quem quiser trazer do Paraguai, a pegadinha: a compra tem que ser compatível com a duração da viagem. Uma câmera DSLR não é considerada compatível com uma viagem de um só dia (vai e volta no mesmo dia). Agora, se você ficar um fim de semana no Paraguai, de preferência em um evento local (algum evento folclórico, como o 22 de agosto, dia do folclore no Paraguai), então acho que dá para justificar como bem de uso, mas TEM QUE TER SIDO USADA. Nada de câmera novinha, lacrada na caixa, que aí não é bem de uso…

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Cultura_do_Paraguai

  3. Fabio Nemer

    Com tantas diferenças acho melhor a canon acordar porque essa t5i já ficou pra trás em algumas especificações técnicas. E ainda tem outro fator importante para ser considerado como tamanho do sensor. A nikon 5300 tem sensor de tamanho 23,5 mm x 15,6 mm
    enquanto que o da T5i é 22.3 x 14.9mm. Boa diferença em se tratando de DSLR e que pode fazer diferença na qualidade das imagens.

    • Olá Fábio!

      Eu penso parecido com vc. No lançamento da Canon t5i, eu acreditava que teria alguma mudança significativa, mas nada..rsrs..

      Obrigada por dividir seu pensamento com a gnt!

      =)

      • Fabio Nemer

        O motor de foco no corpo da camera ainda pesa muito para a escolha de algumas pessoas tornando as lente mais baratas. Mas no final são duas execelentes marcas. Mas a canon realmente precisa de um lançamento com algum diferencial

    • Não sei, Fabio. A diferença que você fala é entre o APS-C da Canon contra o APS-C da Nikon. Esta diferença de 1 mm em cada dimensão do sensor vai continuar existindo. Não sei se faz tanta diferença assim na fotografia, ou melhor, não vejo diferença entre fotografias feitas com sensor APS-C da Nikon e fotografias feitas com o sensor APS-C da Canon.

      A Nikon tem uma lista complexa de lentes compatíveis. Veja só:

      Lentes Compatíveis
      O foco automático está disponível nas lentes AF-S e AF-I.
      O foco automático não está disponível em outras lentes tipo G e D, lentes AF (IX NIKKOR e lentes para F3AF não são aceitas) e lentes AI-P.
      Não-CPU: Pode ser usada no modo M, porém o Fotômetro não Funciona; a Telemetria Eletrônica pode ser usada se a Abertura Máxima for f/5.6 ou Mais Rápida

      (fonte: Nikon)

      Tem um monte de detalhes para saber se uma lente Nikkor é compatível com a câmera ou não. A Canon é bem mais simples neste quesito: qualquer lente EF ou EF-S é compatível com a T5i, com direito a autofoco e fotometria (se a lente é boa é outra conversa).

      De resto, pelo que eu entendi as duas são excelentes câmeras, principalmente para quem está no segmento a que elas se destinam: quem está começando a fotografar com DSLR, e para quem tem a fotografia como hobby. Para quem quer o supra-sumo, o Snapsort aponta que as câmeras Nikon apresenta menos ruído em fotos noturnas, tem uma gama de cores mais variada, e também um intervalo dinâmico maior, o que implica em mais cores diferentes registradas na foto, e um melhor registro de contraste, eu só não sei em que situações esta gama e este contraste começam a fazer diferença.

      Só para finalizar, não sou fotógrafo profissional, nem mesmo trabalho com fotografia. Sou só um curioso, e posso ter falado groselha, podem me corrigir.

      • Fabio Nemer

        No final das contas quem gera uma diferença positiva é quem faz a foto. Em termos de sensor, a vantagem de um sensor maior é que ele aproveita melhor os megapixels de resolução, mas isso é em tese. Isso é muito explorado no campo das compactas, onde os fabricantes propagam que suas cameras tem zilhoes de MP, mas não dizem que o sensor dessas câmeras tem restrições sérias em termos de tamanho. Puro marketing. Mas realmente, não adianta ter um puta equipamento e não saber fotografar. Também sou apenas um entusiasta como você. Estamos no mesmo time.rs. Abs

  4. Vandir

    Olá Vanessa, estou procurando uma câmera para comprar só para tirar fotos de viagens, nada de profissional, apenas pela qualidade das fotos, li muitas páginas do seu fórum, e notei que você responde todos, gostaria era na verdade de dar os parabéns à você pela sua dedicação em esclarecer as dúvidas de pessoas assim como eu realmente, não tem palavras que defina essa sua bondade, espero que continue assim e o chefe do mundo por assim dizer permita que você continue com todo esse entusiasmos e energia para ajudar quem precisa, um grande abraço!!!

    • Olá Vandir!

      Obrigada de verdade!

      Eu comecei o site sem pretensão de crescimento e cada dia mais ele está maior, o que me deixa muito feliz! Eu adoro responder os comentários, adoro falar de fotografia, pensar em fotografia, escrever… =)

      Acho que o ideal seria uma câmera compacta ou super zoom… tem uma compacta que eu gosto muito, mas é só uma sugestão.. é a Sony 16.1MP – DSC-W630 e uma super zoom que também me agrada é a Sony 16.1MP-DSC-H100…

      Espero ter te ajudado e obrigada pelo comentário!=)

      • Vandir

        Obrigado pela sugestão, mas eu estou mais afim de comprar uma maior mesmo, eu quando faço, faço bem feito, tenho uma pentax de 10mp, só que nunca gostei dela, mas também não tinha dinheiro, agora graças à DEUS posso compra qualquer uma, mas dá dó gasta 5 ou 8mil em uma câmera para tirar fotos lá de vez em quando, mas é que eu gosto é da qualidade das fotos, pelo que notei uma câmera de 12mp a foto fica perfeita só não dá para fazer poster’s, mas isso não vou fazer, você acha que uma 3200 ou 5300 fica boa a foto para o computador?, eu estava pensando em compra uma 7100 ou um 60D só fico com medo de não ficar com resolução suficiente as fotos, já vi estas câmeras de bolso, não chega nem perto a qualidade da foto de uma destas outras., um Abraço!

        • Olá Vandir!

          No meu guia sobre os tipos de maquinas fotograficas tem essas respostas, acho que vai te ajudar na escolha, é só baixar.

          Essa é a pagina: http://fotografiadicas.com.br/guia-definitivo-tipos-de-maquinas-fotograficasgratuito/

          =)

        • Fabio Nemer

          Olá Vandir, permita-me responder seu post. Acabei de comprar uma D5100 que é uma excelente câmera. Qualidade de imagem não necessariamente está ligada ao modelo da camera. Primeiro vc tem que fazer uma autocrítica e saber qual o seu nível de conhecimento para não comprar um equipamento caro e mais voltado para profissionais e que no final pode te dar uma qualidade de imagem igual ao de um inferior. Apenas uma dica. Mas, entendo que realmente quando podemos sempre queremos ter o melhor, mas as vezes usar do bom senso pode nos dar um retorno muito maior. Abs

  5. Gustavo Lacombe

    Olá, Vanessa, tudo bom?

    Eu estou procurando uma câmera para fazer gravações de voz e violão.

    Você tem alguma dica? Mesmo que seja preciso comprar um microfone para a câmera.

    Obg! 😉

    • Olá Gustavo!

      A Canon t3i é ótima para vídeo, mas terá que comprar um bom microfone direcional.

      =)

  6. janaine ferreira

    olá Vanessa, sou maquiadora e quero começar fotografar meus trabalhos, qual camera vc me indicaria para começar.obrigada bj

  7. Gustavo Marques

    Ola Vanessa!

    Vou começar meu curso de fotografia ano vem e ainda não tenho uma câmera DSLR.
    Qual câmera você me recomenta comprar para começar o curso?

    Obrigado!

    • Olá Gustavo!

      Para estudar o ideal é mesmo as DSLR, mas é difícil eu te falar qual é a melhor para você, depende o seguimento que ira seguir depois do curso…

      Recomendo a leitura do meu e-book sobre os tipos de câmeras fotográficas, nele eu explico a diferença entre as categorias, vai te ajudar a escolher… Essa é a pagina para baixar: http://fotografiadicas.com.br/guia-definitivo-tipos-de-maquinas-fotograficasgratuito/

      =)

    • Gustavo, meu pitaco com base no que tenho visto por aí:

      Canon e Nikon são as mais populares entre os fotógrafos, só que não dá para ter as duas, por que as lentes são incompatíveis, e o maior investimento em fotografia sempre são as lentes (quanto melhor, mais cara).

      Qual escolher? Uma dica é ir a uma loja e experimentar as duas. Para quem está começando, a dica é comprar uma câmera de entrada, o investimento é menor, e você já pode começar a comprar lentes para, em dois anos mais ou menos, fazer um upgrade de câmera para um modelo semiprofissional ou profissional, e aproveitar as lentes que já comprou.

      Os modelos de entrada da Nikon: D3000, D3100, D3200. A Wikipedia classifica as D5000, D5100, D5200 e D5300 como “mid range”, algo como “intermediária” ou “semi profissional”, junto com a D7000 e a D7100.

      http://en.wikipedia.org/wiki/Template:Nikon_DSLR_cameras

      Os modelos de entrada da Canon: T3/1100D, SL1/100D, T3i/600D, T5i/700D. Não sei se você consegue a T3 nova, mas a T3i ainda pode ser encontrada nova, com preços entre R$1.150 e R$3.000 (os mais baratos estão no Mercado Livre). A T4i praticamente deixou de ser fabricada quando foi lançada a T5i.

      http://en.wikipedia.org/wiki/Template:Canon_DSLR_cameras

      Qual a melhor? Todas as lentes da Canon tem motor de auto-foco, o que não acontece com as Nikon. Todas as lentes Canon EF servem em todas as câmeras Canon EOS, com 100% de funcionalidade (abertura, auto-foco). Por outro lado as Nikon tem apresentado mais inovações técnicas que as Canon, e tem uma performance melhor em pouca luz, segundo alguns especialistas.

      Quanto à ótica, tanto a Canon quanto a Nikon são, antes de ser fabricantes de câmeras, fabricantes de lentes e aparelhos óticos de precisão. Significa que você vai ter à disposição excelentes lentes dos próprios fabricantes, e tem também as lentes dos outros fabricantes: Sigma, Tamron, etc.

      Se você escolher Canon, a sugestão é que só compre lentes EF. As lentes EF-S não servem nas câmeras profissionais da Canon e quando você for fazer o upgrade para a Canon 5D Mark III (ou Mark IV, quem sabe?), quanto menos lentes EF-S tiver, é menos vidro para passar adiante.

      Fora isto tem as Sony e as Pentax. Se só houvesse estas duas marcas, eu compraria Pentax. As Sony não são ruins, mas parece que não tem muita expressão no mercado, o que significa, segundo alguns, menos lentes para comprar (tanto novas quanto de segunda mão) e menos oficinas capazes de fazer a manutenção da câmera quando você for precisar.

      Se meu post foi de ajuda, agora mesmo que você não sabe mais o que comprar… 🙂

      • Olá Cesar! Obrigada, sempre contribuindo com o site! =)

        Só destaco que a Nikon D5000 a D5300 são câmeras de entrada, concorrentes diretas da Canon t2i a T5i… A Nikon D3000 a D3200 são de entrada bem para iniciantes, igual a T3 e Sl1.. são menores e menos resistentes que as demais de entrada… mas são câmeras muito boas e atendem bem as necessidades dos fotógrafos…

        =)

  8. Gustavo

    Vanessa e Cesar!

    Obrigado pela ajuda. As dicas que vocês me deram iram me ajudar muito quando eu for comprar minha primeira DSLR

    Obrigado (:

  9. alexandre sulato

    ola tudo bem,,,gostaria muito de poder comprar uma maquina canon eos 6d,mas creio que o custo beneficio de ser uma maquina profissional nao seria necesssario,,estou buscando maquina semi-profissional,vejo que hoje as melhores seriam canon e nikon,apesar de apreciar a nikon,gosto muito da canon,e vejo alguns artigos que a canon sx50 ,seria hj umas das melhores semi profissonal,nen consultei muito as nikon,esta maquina canon sx50 ,em custo beneficio é realmente boa? ou alguma nikon seria mais interressante ?grato

    • Olá Alexandre, tudo ótimo e você?

      A canon sx50 na verdade não é semi profissional é uma câmera super zoom. Ela é boa, mas para quem deseja aprender a ajustar ou trabalhar com fotografia o ideal seria uma câmera de entrada ou uma semi profissional

      Leia meu E-book, vai tirar todas as suas duvidas sobre maquinas!=)

      • ALEXANDRE SULATO

        OLA VANESSA,OBRIGADO POR SEU COMENTARIO E DICA,,OQUE VOÇE ACHA NESTA SITUAÇÃO,APESAR QUE GOSTARIA DE UMA CANON EOS6D,RS,,,MAS COMO SOU INICIANTE NESTE TIPO DE LINHA,ESTOU OPTANDO EM COMPRAR UMA SEMI-PROF. ACHEI UMA QUE APARENTA SER UMA BOA ENTRADA UMA NIKON D5100 COM AF-S18-55mm,ACHO QUE PRA INICIO DE APRENDIZAGEM ESTARIA OTIMO,OQUE VOÇE PODERIA OPNIAR E ME ORIENTAR.

        OBRIGADO VANESSA.

        Att

        ALEXANDRE

        • Olá Alexandre!

          A nikon D5100 é uma ótima câmera de entrada. Esse já é um modelo um pouco mais antigo, mas continua sendo uma boa maquina e irá te atender em tudo que deseja para inicio!=)

          Espero ter te ajudado!

          Boa sorte!

  10. edna

    vanessa , tenho uma nikon p520 o que vc acha da qualidade? eu tendo um pouco de dificuldade com o manual , vc poderia m dar umas dicas ?

    • Olá Edna!

      Ela tem uma ótima qualidade.

      Para mexer alterando as opções do modo manual dela, o ideal é você fazer algum curso de fotografia para entender bem. Agora se a intenção não for essa, coloca no modo automático e manda bala…=)

  11. Tatiely

    Bom dia Vanessa,

    Gostaria de saber se consigo fazer fotografias profissionais com a Nikon 5300?

  12. Ana Carla

    Olá Vanessa!
    Parabéns pelo site! Foi a partir de vê-lo que decidi comprar a minha primeira DSLR e fazer um curso de fotografia aqui na Espanha (aproveitar que vou passar 1 ano aqui e fotografar as belas paisagens nas viagens rs).
    Já li o seu manual e é muito interessante! Mas ainda estou em dúvida de qual câmera comprar…pretendo investir até uns 2 mil reais. Trocando e-mail com o fotógrafo que vai realizar um curso aqui onde moro, o mesmo me sugeriu a Nikon 3100, 5100 ou similares e da Canon a T5i. Percebi que o mesmo tem uma preferência pela Canon, mas vejo que esses modelos não são comparáveis em alguns aspectos entre si. Como falei, não pretendo ser profissional, mas desejo ter uma boa câmera e aprender a fotografar legal.
    Obrigada!

    • Olá Ana!!!

      Dá uma lida nos artigos do site, pois irá encontrar as respostas!

      Boa sorte!!=)

  13. Eliane Rita

    Vanessa, boa noite.
    Adquiri seu guia sobre as câmeras fotográficas mas gostaria que você me ajudasse. Fiz uma pesquisa e gostei muito da Nikon 5300. Sou amadora mas já tenho um bom conhecimento em fotografar, leio muito a respeito, eu tinha uma Sony HX 1 e queria uma melhor. Gosto de fotografar mais paisagens. Você me aconselha esta câmera? Ela é uma câmera de entrada ou semi?
    Agradeço sua ajuda.
    Obrigada,
    Eliane Rita

    • Olá Eliane!

      Ela é uma câmera de entrada. Ela é ótima e tem todos os ajustes necessários para uma boa imagem.

  14. Carlos Novaes

    Vanessa pelo que vi e li a D5200 tem 39 pontos de focagem, mas não consegui descobrir a vantagem. Motivo quero comprar uma D3200 ou D5200 não sei qual comprar? Se puder responder também em off agradeço.

    Carlos

    • Olá Carlos, a vantagem é que a D5200 focaria mais rápido no foco automático do que a D3200. Depende qual será o uso, as vezes essa diferença não é muito significante. A Nikon D3200 tem 11 pontos de foco, parece pouco, mas não é.

      Leia esse artigo.

  15. Vania Cruz

    Adorei suas dicas obrigada

  16. Vania Cruz

    Oi! amei de paixão,muito obrigada

  17. Mauricio Resende

    Boa tarde Vanessa!
    primeiramente parabéns pelo seu site.
    Quero fazer duas perguntas.
    Sei que as câmeras D3300 e D5200, são de patamares diferentes, mas considerando que o sensor das duas é do mesmo tamanho e que a D3300 não tem o filtro no sensor (já li em vários sites que sem o filtro as fotos ficam mais nítidas, principalmente de natureza – são as que quero tirar), quer dizer que a D3300 é melhor?
    E a outra pergunta é que por que a Nikon tem colocado mais megapixels nas câmeras do que a Canon? Muitos megapixels não deixam as fotos muito carregadas e comprometidas?
    Desde já agradeço! Sempre leio suas matérias e estou apenas esperando comprar minha primeira DSLR para fazer seu curso. Mas quanto mais eu leio mais na dúvida fico entre Nikon e Canon.

    • Olá Maurucio!

      Esse filtro que está falando tem relação com a frequência da imagem, eles tiraram e provavelmente colocaram outra coisa no lugar.. sinceramente, eles dizem que proporciona uma imagem melhor, mas eu não sei… Pode ser que sim..rs

      Na verdade mais megapixel não é o problema e também não deixa a imagem carregada, o problema é o sensor ser pequeno para receber tanta informação. No caso da Nikon D3300 não um problema, o sensor dela é de um tamanho bom… Consegue trabalhar bem com as informações recebidas.

      Também não entendo porquê a Canon não lança modelos com mais megapixels, embora eu ache que a media de 18m mp da Canon atende muito bem.

      Espero ter te ajudado!=)

      • Cesar

        Não é só você que não entende, cara Vanessa, faz tempo que parece que a Canon não consegue mais colocar nada novo no mercado. Não digo novos modelos, mas novidades. A última inovação foi o processador DIGIC5, e isto foi em 2012.

        Em tamanho de sensor, tem a 70D com 20 MP, o resto das cropadas é tudo 18MP, e acho que é tudo o mesmo sensor: T3i, T4i, T5i, SL1, T5.

        • Sim Cesar, tudo o mesmo sensor… triste né. Confesso que estou ansiosa por um novo lançamento da Canon… com mudanças…

      • Mauricio

        Vanessa, muito obrigado pela resposta!

  18. Ótimo a analise desta camera amigo, obrigado desde já! Sou leigo em câmera e estou pensando em comprar ela para minha esposa usar para fazer fotos profissionais das roupas que ela faz, ela vai tirar com modelos vestidas, geralmente com fundo dentro de uma sala ou na natureza, está camera e a ideal,,ou tem alguma melhor que ela nesta faixa de preços,ou alguma mais simples resolve? Obrigação!!!!

    • Olá Leão!

      Essa maquina é muito boa, é ótima para o que deseja!=)

      Sugiro que baixe o guia sobre os tipos de maquinas fotograficas aqui, ele vai te ajudar muito a entender mais sobre as maquinas e a ver os modelos…

  19. Natália

    Olá!! Estou em dúvida sobre qual câmera de entrada comprar: a Nikon D3300 ou a D5300. Será minha primeira câmera. Procurei alguma matéria sobre o lançamento da D3300 aqui no site, mas não encontrei. Você poderia fazer um rápido comparativo entre elas? Meu objetivo com a fotografia é hobby mesmo, fotografar e em viagens e passeios!
    Muito obrigada e parabéns pelo site!

    • Olá Natália, realmente estou devendo um artigo sobre a Nikon D3300. Oh basicamente ela não mudou nada em relação a Nikon D3200. Sugiro que leia esse artigo, você vai entender as diferenças delas…

      =)

      • Marcelo Macedo

        Se quer economizar vá de D3300 que é uma excelente câmera. Vai aqui algumas características: Elas tem o mesmo sensor DX APS-C de 24MP, mesmo processador, mesmas resoluções para foto e vídeo (ambas gravam em FULL HD 60 qds), mesmo ISO, bateria e dimensões. Agora as diferenças: a 3300 tem 11 pontos de foco ante os 39 da 5300 (o mesmo da 7100). Tem visor de 3′ fixo enquanto a 5300 é de 3,2′ articulado (isso faz uma diferença para quem faz vídeos com tripé). O alcance dinâmico é de 12EV e na 5300 13EV (mais detalhes na imagem), e no teste da revista a 5300 apresentou um pouco menos granulação em ISOS altos. Porém você verá que a pontuação final (D3300 84pontos e D5300 86pontos) demonstra uma diferença muito sutíl entre as duas com relação a qualidade fotográfica e a escolha dependerá da necessidade de cada um. Ah, quase esqueci, a D5300 tem WIFI e GPS embutidos podendo inclusive ser controlada por qualquer smartphone ou tablet ANDROID ou IPHONE.

  20. Thiago Januth

    Vanessa, boa tarde.
    Qual você escolheria se fosse pra comprar. Não sou fotografo profissional somente um apaixonado por fotografia. Tinha uma super zoom e vendi e estou entre a T5i, D5300 ou com a baixa dos preços a D7000. Qual você optaria?

    • Olá Thiago,

      A melhor maquina dessa lista é a semi profissional Nikon D7000, lembrando que as outras são câmera de entrada e que a diferença delas para a D7000 é pouca.

  21. Felipe Azzolini

    Olá Vanessa!
    Como iniciante, estou adorando seu site! Principalmente nos comentários, está esclarecendo muita dúvida boba rs.
    Queria saber o que é mais vantajoso: Uma Canon EOS T3i ou uma T5. Será usado para fotografar viagens ou outros momentos, e talvez começar algo (nada que exija muito)
    E também queria saber sobre vida útil da máquina, quantos cliques cada maquina aguenta e como posso saber isso. E depois que atinge o no. de cliques, poderei reparar e continuar usando?
    E em respeito a material, tem necessidade optar por alguma mais resistente ou plástico, nesse caso, será indiferente?
    Obrigado, de qualquer forma! 🙂

    • Olá Felipe!

      Se vai usar a maquina somente para viagens e diversão acredito que a Canon T5 seja perfeita e até mesmo a Canon SL1. Não se preocupe tanto com o material, para o que deseja não faz muita diferença ser de plastico ou com magnésio.

      A linha de câmera de entrada da Canon senão me engano aguenta uns 100 mil cliques, mas pode ser bem mais que isso – isso é muito clique. Se um dia pifar, será o obturador e você pode trocar, é um pouco caro, mas dependendo vale a pena.

      Não tem como saber quantos cliques ela fez, só na autorizada para descobrir isso.

      Quando você compra a maquina você tem a opção de escolher o numero que ela vai dar para a imagem. Pode começar cada novo cartão com o numero 1 (imagem 1, imagem 2….) e assim por diante ou pode continuar da contagem da ultima imagem. Vamos supor que parou na imagem 300, ela vai continuar de 301 em diante… Esse é um bom jeito para você acompanhar o numero de cliques da sua maquina.

      =)

      Espero ter ajudado!

      • Marcelo Macedo

        A T5 (que é diferente da T5i/700d) é bem mais básica da CANON. Na realidade é a DSLR mais básica da CANON e é fabricada aqui no Brasil. Mas se pode comprar uma T3i vá com todo gosto que não vai se arrepender…

        • Marcelo Macedo

          Esqueci de falar, Felipe. A indicação de Vanessa SL1 também é bem melhor que a T5, mas acho que é mais cara que a T3i, pois depois delaa CANON já lançou a t4i (650D) e T5i (700D).

  22. MAX WILLIAM VENTURA CARVALHO

    Pretendo ir a Foz do Iguaçu e, bem provável, adquirir minha primeira DSLR(estou entre a T5i e D5300) em Ciudad del Leste. Quais os cuidados a câmera ser considerada de uso pessoal(mesmo sendo uma DSLR), e não ser pego pela Receita Federal ? Muito obrigado pela atenção, Max Carvalho.

    • Olá Max!!

      Não sou uma super entendedora de passar pelo Paraguai, pois nunca estive lá..rsrs…

    • Cesar

      Max, eu postei um artigo ali em cima, dá uma olhada. Basicamente, a câmera tem que estar sendo usada (nada de câmera fechadinha na caixa), e a duração da viagem tem que ser compatível com a necessidade de uma câmera (considerando que não precisa de uma câmera quem chega de manhã e vai embora no dia seguinte).

      Esta isenção é para quem vai participar de um evento e precisou de câmera. Ou um turista que fique alguns dias e use a câmera para registrar a viagem. “Turista” bate-e-volta perde a câmera, mesmo que esteja recheada de fotos (chip com fotos pode ser levado no bolso ou as fotos podem ter sido baixadas em uma lanhouse, vai saber). O único jeito de não perder, neste caso, é declarar a câmera e pagar o imposto (60%). E se cobrarem os 25% do ICMS, vai a 100% de imposto.

  23. Thais

    Qual devo comprar a Canon T4i ou a Nikon D5300??

    • Olá Thais, tenta escolher pela marca, leia esse artigo.

      • Marcelo Macedo

        Thais, são câmeras que vão lhe entregar resultados muito parecidos. Porém como a D5300 é lançamento é um pouco mais cara. EM contra partida oferece WIFI e GPS embutidos e a T4i não. Já a T4i tem monitor touchscreen e a NIKON não. Pelo preço prefira a T4i que ficará satisfeita com as fotos além de fazer vídeos melhores que os da NIKON (acho que a T4i já vem com as novas lentes STM da CANON). Nos testes compartivos a NIKON tem um ligeira vantagem no alcance dinâmico e em fotos com pouco luminosidade (gerando menos ruído/granulação nas fotos). Como muitos já disseram, se tiver a oportunidade, manuseie elas, navegue pelos menus e veja qual mais te agrada. Assim como Vanessa tenho uma ligeira queda pela CANON. E olha que nem tenho uma DSLR ainda…. rsrs

  24. Gheisa

    Oi Vanessa tudo bem?
    Você poderia me ajudar??
    Eu gostaria de começar a trabalhar com fotografia…..qual camera você me indica?
    E gostaria de saber de curso e faculdade para me tornar profissional?
    Obrigada!=)

    • Olá Gheisa, recomendo que baixe o meu e-book sobre os tipos de maquinas fotográficas para entender melhor sobre as câmeras, clique aqui.

      Leia esse artigo sobre como se tornar um fotografo profissional.

  25. enrique

    Alguem querendo vender d5300 ?

  26. Wagner

    Vanessa, parabéns por esta iniciativa de ajudar os novos e já iniciantes empolgados por fotografia!
    Não tenho nenhuma experiência com fotografia, mas tenho lido muitas publicações a este respeito, pois pretendo me aprofundar no tema. Você acha importante um curso para isso? Se sim que tipo de curso e entidade você me recomendaria?

  27. Bruna Garmatz

    Bom dia! Primeiramente queria parabenizar pelo site! É realmente muito bom! Já li praticamente todo! Com sua ajuda escolhi adquirir a Nikon D5300. Tenho somente uma dúvida que não consegui esclarecer nem no manual: enquanto filmo, posso ir tirando fotos sem encerrar a gravação?
    Muito obrigada

    • Oi Bruna, enquanto filma não.

      Na hora de editar você pode transformar o ponto que desejar em fotografia, porem não terá a mesma qualidade para impressão, mas se for usar em tamanhos pequenos ou mesmo em vídeo, é tranquilo.

      • Bruna Garmatz

        Obrigada pela resposta. E com a Canon T5i? Consigo fotografar enquanto filmo?

        • São todas com o mesmo processo.

          =)

        • Cesar

          Tem na página 182 do manual da T5i, você pode fazer fotos enquanto filma, só que isto vai fazer com que o filme seja pausado por cerca de 1 segundo.

          • É exatamente isso, então não é possível gravar e bater foto ao mesmo tempo.

            Para fotografar o obturador abre e fecha. Para gravar vídeo, ele fica aberto. Quando tentar fotografar ele irá fazer o movimento de fotografia e e cortará o vídeo.
            =)

  28. David Teixeira

    Ola, Parabéns pelo seu trabalho!!
    Eu faço design grafico e estou estudando fotografia tem uns 2 meses.. lendo tdo, tem mta coisa boa na net.. ainda n tenho camera, comprarei minha dslr ano q vem.
    D5300 ou t5i… (estou quase certo q sera t5i)…..
    minha pergunta é:
    Vale a pena pegar canon pelo motor de foco e lentes mais ”baratas” ou n faz tanta diferença na hora da compra das lentes comparando com a D5300?
    gosto da D5300 mas isso me fez repensar a canon,
    o q vc me diz….
    como estou começando, o orçamento é curto e por isso penso em pegar a T5i agora… investir em lentes AF e futuramente pegar uma full frame.
    Lembrando q no futuro proximo pretendo trabalhar com eventos.
    desculpe se estou sendo repetitivo..
    desde ja mto obrigado

    abç!!

    • Olá David!

      É muito complicado opinar entre as duas marcas, por isso tenho dois artigos sobre Canon x Nikon:

      Parte 1
      Parte 2

      Eu acho que compensaria você comprar a Canon, ainda mais que pensa em migrar para um full frame.

  29. Sara

    Olá Vanessa, seu site é incrível e adjetivos são insuficientes para destacar quão maravilhoso é seu trabalho, parabéns! Bom, gosto muito de fotografia e estou cursando jornalismo,então, resolvi adquirir minha primeira câmera DSRL. Sou iniciante, porém pretendo estudar sobre o assunto (on-line). Estou em dúvida entre as Canon t3i, t5i e entres as Nikon D5200,D5300. Você me indicaria qual? Irei utilizar para trabalhos da faculdade, e em meu projeto de aspirante à fotografa amadora ,rs.

    • Oi Sara! Que bom que está gostando do site!=))

      Recomendo que baixe o meu guia sobre os tipos de maquinas fotograficas, vai te ajudar a entender melhor os modelos e categorias, baixe ele aqui.

      Eu tenho artigos sobre a Canon T5i, clique aqui.

      A Canon t3i para Canon t5i quase não tem mudança.

      A sua outra duvida é questão de escolher a marca, leia esses artigos:

      Canon ou Nikon – Parte 1
      Canon ou Nikon – Parte 2

  30. Betania

    Bom dia
    Quero comprar a Nikon d5300 , estou com dúvida em um site tem na frente ( com sensor cmos ) e outro não , e tem uma diferença muito grande em valor , pesquisei não encontrei nada que falam da diferença , existe alguma diferença ? Quero a máquina para tirar fotos de viagens , filhos mas com uma boa qualidade você indica ? Ela é muito difícil de mexer para quem não experiência ?
    Obrigada !!!

    • Oi Betania!

      O sensor é que captura a imagem, toda Nikon D5300 tem um CMOS, fique tranquila.

      Para viagens e lazer, talvez não seja a melhor maquina,pois você vai precisar fazer um curso de fotografia para ajustar essa maquina.

      Recomendo uma super zoom.

      Eu tenho um guia sobre maquinas fotográficas e nele explico as diferenças, acho que seria bom que você lesse antes de comprar a maquina.

      Ele é grátis e está disponível para todos os leitores, aqui.

  31. Flávia

    Olá Vanessa, gostaria de saber se a Nikon D5300 é muito difícil de manusear para um amador e se o manual é o suficiente ! Obrigada 🙂

    • Oi Flavia, para quem está começando é sim.

      O manual irá ajudar, ele te ensina as possibilidades que a maquina oferece e onde estão os ajustes, mas não ensina em si a fotografar e relacionar os componentes, o ideal é fazer um curso de fotografia, assim você vai usufruir de todo o potencial da sua maquina!

      =)

  32. Mariana

    Olá Vanessa, adoro ler seus artigos… fico aqui nas madrugadas amamentando meu pequeno e lendo seus comentários..rss
    Estou querendo aprender mais sobre fotografias e quero comprar uma câmera melhor. Gostaria de fotografar paisagens.. por isso pensei em uma maquina com um zoom melhor, daí estou interessada nos modelos Nikon D5300 ou Nikon D3200. O zoom delas é o mesmo não é? eu queria um acima de 42X..poderia me indicar . E a questão do foco tb é diferente das duas né?? qual seria melhor?

    Você dá curso de fotografia online??
    Abração!!

    • Oi Mariana!

      O Zoom nelas é de acordo com a distancia focal da lente, leia esse artigo: Lentes.

      Leia também o meu e-book, vai te ajudar muito, baixe ele aqui.

      Sim, tenho um curso online, e sempre que abro novas turmas, envio um e-mail para quem está cadastrado na minha lista de e-mal.

      =)

  33. Mariana

    Obrigada! Muito bom seus artigos! Parabéns..

    Outra dúvida a câmera D520 é de entrada?sabe me dizer qual é a lente dela? Estou com mta duvida em qual comprar..D520 D3200 ou D5300..rsrs… minha duvida so é no zoom a lente das duas ultimas são iguais 18-55mm mas o zoom 3x é pouco. poderia me ajudar? ficarei imensamente grata!

  34. MAX WILLIAM VENTURA CARVALHO

    Mariana,

    Complementando a resposta da Vanessa, seguem algumas observações importantes:

    * Zoom muito elevado significa muita perda na qualidade da imagem

    * A Nikon D3300 consegue compor uma foto panorâmica no próprio corpo da câmera, é mais leve e mais portável do que a D5300, que não possui este recurso de compor a foto panorâmica “in camera body”.

    * Se você faz tanta questão de zoom, as melhores superzoom são as da Panasonic, a FZ200, um pouco mais antiga, mas com abertura f/2.8 em todo o comprimento focal da objetiva, e mais recente, a FZ1000.

  35. Adriano Lopes

    Olá Vanessa. Primeiramente, parabéns pelo site e pela dedicação em responder seus leitores. Seu site tem me ajudado bastante.

    Já fiz um curso de fotografia há muitos anos, na época das analógicas e estou agora querendo voltar a fotografar por hobbie e estou naquele ponto de decidir qual DSLR comprar. Meus objetivos são fotografar meu filho que está para nascer, paisagens e fazer fotos de Wakeboard e surf, esportes que pratico.

    Após pesquisar bastante, ler seu guia e comparativos na internet, estou entre dois modelos: a nikon D7100 ou a D5300. A minha maior dúvida é: compro uma D7100 apenas com a lente de kit ou compro uma D5300 com a lente de kit + grande agular e uma tele? E quais as lentes devo comprar? São tantas diferenças… Acho que para mim, lentes com estabilizadores seriam melhor…

    Estou quase optando pela D5300, por sobrar mais dinheiro para comprar as lentes. Mas percebi que a D7100 possui motor de foco no corpo e a D5300 não. Se futuramente eu quiser fazer um upgrade para a D7100 ou até mesmo para a 610, minhas lentes da 5300 como motor de foco poderão ser reaproveitadas? Quais lentes você me recomendaria. Gostaria muito de comprar uma grande angular boa e uma tele também…

    Desculpe tantas perguntas… 🙂

    Abs
    Adriano

    • Oi Adriano! Obrigada!

      Para o que deseja ter lentes tele é primordial, mas é uma grande duvida mesmo, pois se já tem em mente que no futuro irá migrar para uma 610, o ideal então é comprar a Nikon D7100, e ela também é melhor para esporte, pois é mais rápida. Compre só o corpo e opte pela lente 70-300mm. Já irá começar com uma tele, depois compre uma mais basica e abrangente como a 18-135mm…

  36. Robson

    Oi,
    Tenho uma D5100. Você acha que vale a pena trocar pela nova D5300? Me agradou bastante a parte do video, ISO e WIFI.

    Abç.

    • Oi Robson, essa é uma questão bem pessoal, pois tudo depende do quanto você usa a maquina. Se você super usar, e já deu muitos cliques com ela, algo em terno de uns 150 mil pra mais, dai acho que compensa. Agora se você usa esporadicamente aqui e ali, não vejo muita vantagem. Ambas são excelentes maquinas e cumprem o que prometem, a Nikon D5300 só veio com algumas coisinhas a mais, mas nada que influencie de verdade na fotografia.

      =)

  37. Eduardo

    Olá, o site tá bem legal!
    Gostaria de saber se a Canon na linha das Ti tem alguma previsão de novo modelo com wi fi. pois estou interessado em comprar uma e estava avaliando uma T3i ou essa D5300 e achei interessante essa de wi fi, já que o meu objetivo é hobby.
    Também gostaria de saber sobre esse wi fi da nikon, acho que li em algum lugar que ele só funciona se tiver internet sem fio disponível no momento, é verdade? Se eu estiver numa praia por exemplo não vai funcionar?
    Obrigado.

    • Oi Eduardo!

      Não sei se tem previsão para uma nova maquina da linha rebel da Canon…=/

      O wi-fi é um sistema de internet que você só se conecta se ele estiver disponível, é igual o celular, computador e o tablet…

  38. uiving

    Olá Vanessa!!!…. muito bacana o seu site….bastante explicativo, bom eu estou pensando em comprar minha primeira câmera e estou em dúvida entre uma nikon d5300 e a canon rebel t4i, qual vc me indicaria??? levando em conta que é mais pra hobbie. grato!!!

  39. Andressa Assis

    Oie gostaria de saber se a Nikon D3300 é boa para iniciar em curso ..grata Vanessa

    • Oi Andressa!

      Ela é uma excelente maquina, tem todos os ajustes e qualidade que precisa!=)

  40. Álison

    Olá Vanessa, Curti muito esse artigo, parabéns. A minha pergunta é a seguinte:
    Qual a melhor câmera para fotos, a Nikon D5300 ou a Canon T5i? E se o motor de foco, na Canon por ser no corpo, influência na compra da T5i(Não usarei para vídeos e sim para fotos).
    Muito obrigado e mais uma vez parabéns!

    • Oi Alison!

      Eu acho bem chato a questão do motor de foco na Nikon, acho que tem bem menos compatibilidade quando vai mudando de modelos de Nikon (você vai perdendo as lentes), mas essa é minha visão. A Canon também tem esse problema por conta do fator de corte, mas se optar por comprar lentes EF, não tera. Leia esse artigo: Fator de corte

      Recomendo que vá a uma loja e pegue as duas na mão, eu sempre digo isso, parece que não faz muita diferença, mas faz. =)

    • Cesar

      Só complementando a Vanessa:

      A Canon decidiu em 1987: o motor de foco está sempre na lente, nunca na câmera. Foi aí que ela fez uma jogada arriscada, e perdeu muito fotógrafo, quando ela lançou o sistema EOS (perdeu por que as lentes FD, anteriores, eram incompatíveis com as novas câmeras EOS, e teve muita gente que decidiu mudar para Nikon). As lentes são EF, e todas elas tem motor de foco.

      Em 2003 ela tomou outra decisão que desagradou alguns e agradou outros, ela criou o sistema EF-S para lentes. Estas lentes EF-S só podem ser usadas em Canon Rebel ou câmeras cropadas da Canon. Elas também tem, todas elas, motor de foco.

      Se você compra uma câmera Rebel, pode colocar nela lentes EF ou EF-S, mas se você está planejando migrar para uma câmera full-frame mais tarde, melhor investir só em lentes EF.

      E se você tem uma Canon full-frame (6D, 5D ou 1D), não pode colocar lentes EF-S nela, que o espelho da câmera bate na parte de trás da lente, e um deles vai quebrar.

      Em resumo é isso. Para mais detalhes, dá uma olhada no artigo que a Vanessa indicou sobre fator de corte, e o guia dela sobre câmeras fotográficas.

  41. Raphael

    Eu ia comprar uma super Zoom da Nikon tb, mas depois de analisar muito achei o custo beneficio comprar logo a D5300 . Estou muito satisfeito com os resultados obtidos

  42. Fabrine

    Olá Vanessa, boa tarde!
    Queria uma ajuda na escolha da câmera…
    Eu gostaria de tirar fotos de aves e de paisagens… Durante as viagens que faço gostaria de registrar.
    Estava de olho na canon t5i. Mas agora me surgiu a ideia da nikon d5300.
    Mas como não sou fotógrafa profissional e as fotografias são para mim mesma, tenho dúvidas se preciso de câmeras com esse preço mais alto..
    Mas em compensação, gostaria de uma câmera que eu pudesse usar por bastante tempo, investindo posteriormente nas lentes, a medida que vou me aprimorando na fotografia.
    O que você me sugere?

    Obrigada!

  43. alisson

    Oi, gostaria de compra uma camera mas estou em duvida em qual camera compra, qual você me indica a Nikon D3200 ou a D3300???

  44. Nara

    Oi! Tudo bem?
    Estou tentada a comprar a Nikon D5300. Nunca tive nenhuma DSLR, mas já fiz cursos e tenho noção para fotografar no modo manual (mas preciso de mta prática). Estou em dúvida se vale a pena comprar a D5300 ou investir numa mirrorless. Será que para conseguir mexer bem em uma mirrorless, é melhor ter experiência com a DSLR?
    A nikon tem alguma mirrorless? Tenho pesquisado sobre a fujifilm X-T1. Vc pode me dar uma luz, por favor?
    Obrigada

    • Oi Nara, recomendo que baixe o meu guia para ver bem a diferença entre essas categorias, pois a escolha entre elas vai depender do uso que pretende para a câmera.

      Baixe o guia aqui.

      A fujifilm X-T1 é uma boa maquina. =)

  45. Claudio

    Estou em dúvida entre a nikon d5300 e a d5500 recém lancada. O que você acha que vale a pena?

    • Oi Claudio!

      Eu ainda não estive com essa máquina na minha mão, mas olhando as características, acredito que não tenha muita diferença.

  46. Nazaré

    Bom dia,

    Vi alguns comentários sobre comprar camera no Paraguai, quero saber se elas são boas ou falsificadas? E se fica mais caro comprar lá pagando os impostos?
    Atenciosamente.

    • Oi Nazaré… Eu não sou uma super conhecedora dos macetes para trazer a máquina do Paraguai, pois nunca comprei uma maquina lá. Tenho amigos que já compraram e compensou.

    • Cesar

      Tenho alguma experiência com alfândega e Paraguai, e posso resumir assim:

      1. ninguém falsifica DSLR. Ninguém. Existem algumas câmeras que parecem muito com DSLR, mas que só enganam quem não conhece DSLR. O mais comum é ter bateria, por exemplo, falsificada, e a Canon (por exemplo) emite vários alertas o tempo todo sobre este tipo de falsificação.

      2. Quem vai visitar um país estrangeiro pode trazer na volta para o Brasil alguns bens que entram isentos, entre eles uma câmera fotográfica. A única restrição é que a aquisição tem que estar de acordo com a duração da viagem. Assim, existe a possibilidade de você perder a mercadoria se você entrar no Paraguai de manhã sem câmera, e sair de tarde com a câmera. É muito pouco tempo para justificar a aquisição de uma câmera.

      3. Outra coisa, a câmera tem que estar em uso. Não pode estar lacrada dentro da caixa.

      4. Dá para importar pela Internet, comprando no eBay, por exemplo, mas aí você se sujeita a 60% de imposto de importação, 25% de ICMS e mais R$12,00 da taxa do correio. Uma câmera que o teu cartão vai te faturar R$1.000 pode custar mais R$1.012 de impostos, logo depois que entrar no Brasil. Eu comprei recentemente uma lente manual de 135mm f/2.8 no eBay. Custou R$112 no cartão de crédito (lente mais frete) mais uns R$170 de imposto sobre a lente + frete.

      5. Se você for pagar o imposto na saída do Paraguai, o valor é 50% do que ultrapassar o valor da quota. Supondo que você compre a sua Nikon D5300 por US$575 (preço mais barato que eu achei agora mesmo), vai pagar de imposto US$137,50 (575 – 300 = 275, e 275/2 = 137,50), convertidos em reais no dia que você passar na fronteira. Para saber se realmente vale a pena, teria que somar o valor da viagem (transporte, alimentação, estadia) e comparar com os 100% de imposto mais R$12,00.

      Qual vale a pena? Se você comprar pela Internet daqui do Brasil mesmo, vai pagar R$2.999,00 mais frete, em algumas lojas que o Buscapé encontrou (shoptime e americanas, mas não são lojas de fotografia, podem ter noções irreais de preço). Faz a conversão de valores acima para Reais e veja se fica em conta ou não…

      Minha recomendação é que você faça as contas. Veja também a política de suporte e assistência técnica da Nikon para quem traz câmeras de outros países em vez de comprar aqui no Brasil.

  47. Heli Gonçalves Lima

    Gostaria de saber modelos de máquinas boas para fotografia aérea. e também sobre lentes;
    Grato

    • Oi Heli, baixe o meu guia aqui vai te ajudar.

      Opte por câmeras rápidas como as semi profissionais. A lente vai depender muito do estilo de foto que irá fazer.

  48. Eduarda Moraes

    Estou em dúvida na compra da Nikon D90 e na Dikon D5300, a D90 é “velha” no mercado, mas acredito que seja uma boa camera para trabalho, mas mesmo assim estou na dúvida.
    Grata

    • OI Eduarda!

      Ela é uma excelente máquina. Há poucos meses utilizei uma em um trabalho e fiquei boba com a qualidade dessa máquina. =)

  49. Andre

    Boa noite,

    Tenho uma Nikon 5000 e ela já tem cerca de 5 anos. Gostaria de saber se há vantagem em comprar um 5300. A possibilidade de fazer fotos com maior resolução, a melhor visualização no LCD e ainda a possibilidade de conectividade WIFI, são algumas das novidades. Tecnicamente, a qualidade das fotos é melhor no novo modelo? Vale fazer a compra? Ou devo aguardar um pouco mais e comprar uma Full Frame?

    • Oi André!

      Eu não vejo beneficio em trocar. A qualidade é praticamente a mesma, mesmo com maior resolução. Se você cogita a possibilidade de comprar uma Full Frame, vale a pena esperar e compra-la.

      =)

  50. Kássia de Souza

    Olá Vanessa… Queria ver se você tem algum site para me indicar que seja confiável, e que não seja tão caro, para comprar uma câmera de entrada…. Obrigada! Bjs.

  51. Kássia de Souza

    Entendi. Obrigada..

  52. Anderson Barbosa

    Boa noite Vanessa, se não for pedir de mais gostaria da sua opinião. Estou na dúvida de pegar entre a D5300 e a D7000, inicialmente eu prefiro a D7000 pois vi alguns artigos e todos falam que a mesma captura uma imagem muito bonita cores bem marcantes, aguentar bom ISO sem perder qualidade, mais botões de atalhos no corpo, 2 slots para memória, só o 16px que não é tanto mais acho que não seja um ponto a atrapalhar pois com 16px da pra realizar fotos com praticamente 5000 de resolução, você acha pouco? (não vou fazer mega pôsteres). O que você acha, a idade da D7000 é um fator a atrapalhar a escolha? Qual das duas te agrada mais? Obrigado!

    • Oi, Anderson.

      Ambas que agradam, mas a Nikon D7000 é uma semiprofissional, é outra pegada. Acho que mesmo ela sendo mais antiga, vale muito a pena. =)

  53. marcio

    ola pessoal comprei duas 5300, porem notei dois defeitos : a foto sempre fica caida para a esquerda…e nao conversa direito com o flash sb 900 em automatico…vc bate as fotos e saem estouradas..alguem notou algum desses defeitos ?

    • Oi, Marcio!

      Que estranho, nunca vi isso.

      • marcio

        OLA VANESSA E CÉSAR, OBRIGADO PELA ATENÇÃO…NOVAMENTE, FIZ UNS TESTES…E O VISOR É BEM “MENTIROSO”, ASSIM COMO ERA A 5100 (TIVE 5 UNIDADES E TODAS COM O MESMO “DEFEITO) A 5300 TENHO 4 UNIDADES…SE VC TIRAR UM PONTO DO VISOR E MIRAR UMA LASQUINHA, NA JANELINHA VC NAO VE, MAS NA HORA QUE SAI A FOTO APARECE… TENTEM, TIRAR UMA FINA DE UMA CADEIRA…QUANDO OLHAMOS NAO APARECE…MAS NO VISOR DA CAMERA E NO COMPUTADOR O QUE VC NAO VIU, APARECE… QUANTO A ESTOURAR, NOVAMENTE NOTEI QUE AS FOTOS MUDAM..MAS ESTOU FALANDO NO AUTOMATICO “PONTO VERDINHO”, EMBORA EU USE SEMPRE NO MANUAL E FLASH TTL, CADA FOTO ESTA APARECENDO DE UM JEITO… JA TESTEI COM OUTROS DOIS FLAHS SB 900 E ACONTECE O MESMO…SE ALGUEM NOTAR POR FAVOR AVISE…GRATO..ABRAÇO …MARCIO SAIGON

        • marcio

          TALVEZ JA TENHAM CORRIGIDO ISSO NA D 5500, POIS TAMBÉM ESTRANHEI O LANÇAMENTO MUITO RAPIDO DESSE MODELO ACIMA E POR POUCA DIFERENÇA DE PRECO…GRATO A VOCES PELA ATENÇÃO

        • Oi, Marcio. É muito difícil chegarmos a uma conclusão sem colocarmos a mão na massa, mas vamos tentar te ajudar (né, Cesar?rs).

          A maior parte das câmeras não mostram toda a cena no visor, isso é normal, por isso você vê algo que não estava vendo. Na Nikon D5500 você vê 95% da cena.

          Usando o flash em TTL é normal sair fotografias diferentes, pois em cada momento ele irá medir uma intensidade (só não deveria estourar), talvez a câmera no automático não esteja conversando bem com flash. Verifique no menu se você não deixou ajustado para fazer alguma compensação de diafragma. Ex: Você ajustou para f8, mas lá no menu está marcado para compensar uma mais (entrar mais luz), no momento que clicar ela vai abrir um ponto a mais. Pode ser isso.

          Marcio, desculpa a curiosidade, mas você usa todas as máquinas? Com o que trabalha? Você faz locação de equipamento?

          • marcio

            ola perdoe pela demora em responder…tenho varias maquinas, pois sou uma empresa de formatura e casamentos, mas nao loco é para uso da empresa… nosso face : saigon fotografias . estamos na localizados na cidade de jau – interior de sp . caso precisem de algo , estou a inteira disposição email : saigoneventos@uol.com.br

          • Oi, Marcio!

            Que legal, agora entendi. Obrigada! Se eu precisar, entro em contato sim.

            Sucesso e prosperidade nos seus negócios.

        • Cesar

          Eu estou ficando confuso com esta “caída”. A Nikon D5300 apresenta, no visor, 95% do que vai sair na foto, e esta informação você encontra no próprio site da Nikon, ou seja, se você enquadrar perfeitamente uma cena, vai notar que na foto aparece um pouco mais de coisas nas bordas.

          Imagem “caída para a esquerda”, para mim, é imagem inclinada, quando o horizonte não está perfeitamente horizontal, e isto é um defeito da mão do fotógrafo, no caso, eu.

          O que é exatamente que você está chamando de “caída para a esquerda”?

    • Cesar

      Eu também tenho problemas de fotos “caídas” para a esquerda, mas é por que muitas vezes eu faço a foto sem verificar se a câmera está nivelada. Ou seja, provavelmente é problema na mão e no olho do fotógrafo, e não na câmera.

      Sobre o problema do flash, se você tirar uma foto bem de perto, mesmo com a potência mínima o flash vai estourar o assunto. Experimente fazer vários testes, pegue o manual do flash e veja até que distância ele atinge, e então faça várias fotos, com o assunto andando da distância máxima até o mais perto que você puder, de metro em metro.

      Assim, você vai ver a que distância este flash (que é um bom flash) funciona melhor com a sua Nikon D5300.

  54. Henrique

    olá, Vanessa.
    Então estou pensando em comprar uma câmera da Nikon, a minha namorada é fotografa e ela tem uma Nikon D5200 e eu estava pensando em comprar uma D7100 mais o custo dela esta um pouco alto, você acha que se eu comprar uma D5300 posso esta fazendo uma boa escolha ?

    Quem quiser responder podem por favor.

  55. Denise

    Oi Vanessa,
    Estou iniciando na fotografia e comprei recentemente a Nikon D5300, porém ela está com “demorando para disparar”, no automático. Creio que seja alguma configuração. O que vc acha?

    • Oi Denise!

      Não entendi muito bem o que acontece, mas acho que é a configuração sim. Será que o disparador automático está ligado?

      • Cesar

        Acho que tu acertou na mosca, Vanessa.

        Eu daria uma olhada no modo de disparo. No manual em inglês, é o “Self-timer” e está descrito na página 40 (não baixei o PDF do manual em português). Acho que em português deve estar como “temporizador”.

        É um botão logo abaixo do botão que libera a lente, na frente da câmera.

        No visor, a informação não aparece, mas no display, aparece à direita do grid que mostra os pontos de auto-foco (release mode).

  56. Junior Wandenkoke

    Olá Vanessa,

    Não sou profissional de fotografia, mas futuramente pretendo investir na profissão.

    Há uns 3 anos fiz um curso de 1 mês básico profissional de fotografia e na época, as principais câmeras de entrada eram a D90 e a t3i. Acabei não comprando nenhuma câmera pelo lado financeiro.

    Ainda este ano quero comprar a minha câmera e estou em dúvida entre uma Canon ou uma Nikon. Queria investir no máximo R$ 2.500,00.

    Pelo que vi, a D5300 se encaixaria no que pretendo inicialmente: voltar a estudar fotografia e praticar tirando algumas fotos.

    Realmente existe muito diferença nos valores das objetivas com motor de foco e sem, o que pesaria para comprar uma t5i ou os benefícios da D5300 compensam?

    Grato. Junior

    • Oi, Junior.

      A diferença de preço entre as lentes existe, as lentes da Nikon são um pouco mais caras, mas nada exorbitante.

      Se gostou da Nikon D5300, vai fundo. Tanto ela quanto a Canon t5i são maquinas maravilhosas. =)

  57. Thiago Willy Duayer

    Wanessa, estou com uma dúvida sobre a diferença entre a qualidade de imagem da 5300 e da t5i. Li que a Nikon removeu o low pass filter de suas câmeras e teve um ganho em definição, porém a falta do motor de foco em suas câmeras pesa bastante para trocar de câmera futuramente. Fico pendente pela 5300 mas tenho medo de comprar e ter que ficar tirando foto com 18-55 pro resto da vida já que uma 50mm AF-S sai em torno de 850 dilmas. =(
    me dá uma luz por favor

    • Oi, Thiago!

      O filtro low pass só é aplicado para fotografia em JPEG, se for fotografar em RAW ele nunca será aplicado, independente da marca da câmera.=)

      Como mencionou a questão dos valores de lente, acredito que a Canon t5i seja a melhor opção. =)

      • Cesar

        Na verdade, o low-pass filter é um filtro físico, um filme que fica na frente do sensor. Acho que nesta posição, se tem o low-pass filter ele vai afetar RAW e JPEG. Veja https://photographylife.com/what-is-low-pass-filter

        Pelo que eu entendi da matéria, se a câmera não tem o filtro de low-pass na frente do sensor, como as câmeras de médio formato e as câmeras de alto desempenho, o fotógrafo pode aplicar mais tarde um filtro ao tratar as imagens (Photoshop ‘et caterva’).

        • Oi, Cesar. Eu posso estar me confundido (isso é bem capaz). As fotografias em RAW não sofrem nenhum tipo de alteração.

          Obrigada! =)

      • Thiago Willy Duayer

        Obrigado pela atenção Vanessa. Tenho acompanhado seu site por algum tempo e não achei um conteúdo tão bem explicado quanto o seu. Só mais uma coisa, vc tem algum site de portfólio ou alguma pagina no youtube onde vc faz algum vídeo tutorial ou algo do tipo? Pergunto isso pois é quando a gente vê um trabalho ou um vídeo tutorial as coisas se tornam muito mais simples, além de que não existem canais brasileiros com conteúdo profundo como os que eu achei aki. Até encontrei um canal no youtube que tem algo assim, mas fica visível que a pessoa não tem conhecimento técnico necessário.
        no mais novamente muito obrigado pela atenção =)

        • Oi, Thiago!

          Que legal, seu comentário me deixou muito feliz. Obrigada! =)))

          Então, outros leitores já me pediram para publicar videos no youtube, mas ainda não consegui gravar esses videos. É tudo tão corrido por aqui, mas vou me esforçar para conseguir criar um canal e publicar alguns videos.

          Obrigada mesmo! =)

        • Cesar

          Eu gosto muito dos vídeos da B&H Photo Video e da Adorama, são duas lojas de material para foto e vídeo, e eles tem tutoriais, guias, e seminários, tudo no Youtube. Procura os canais destas duas lojas.

          No canal da Adorama tem dois fotógrafos que explicam o básico do básico, o Bryan Peterson (só fotografia – “You Keep Shooting”) e o Gavin Hoey (“Take & Make Great Photography”), que explica fotografia e edição.

          Outro fotógrafo gringo que vale a pena assistir é o Jared Polin, que tem uma empresa, a “Fro Knows Photo” (e acho que também é o nome do canal dele no Y2be). os vídeos de 5 minutos (que duram pelo menos 50 minutos) são interessantes, em alguns deles ele mostra como faz as fotos de modelos e atrizes para o portifólio delas, é muito bacana.

          Só que é tudo em inglês, e sem legenda em português (acho que alguns tem legenda em português por tradução automática, que deixa muito a desejar). Quem tem dificuldade com o idioma de Shakespeare vai apanhar um pouco, mas mesmo assim vale a pena ver os vídeos.

          Tem alguns canais em português, mas eu achei a qualidade das dicas e explicações dos canais em inglês muito melhor.

  58. enio

    olá!!primeiramente parabens pelo site. Estou entre uma nikon d5200 (que achei por 2099 reais), uma nikon d3300 (2099 reais), uma t5 (1361 reais) e uma t5i (2489 reais), todos de sites confiáveis. Gostaria de saber qual delas é melhor, visto q são de “niveis” um pouco diferente.Mas qual você aconselharia comprar? obrigado

  59. Priscila

    Olá Vanessa!
    Estou muito interessada na T5i devido a tela giratória e vi recentemente essa nikon D5300 e vi que q ela possui também essa tela giratória e uma coisa q a T5i não tem, o Wifi. Comparando com preço da câmera em si e as lentes básicas que eu precisaria comprar para ter boas fotos, qual você acha q vale mais a pena? o wifi é algo que eu deveria me importar em ter na câmera? Pretendo usar para viagens para tirar fotos de mim como também de paisagem e lugares que vou, ou você indicaria alguma outra ?

    • Oi, Priscila!

      As duas câmeras são bem parecidas e são ótimas. Não acho que irá utilizar tanto o wi-fi.

      =)

  60. Guilherme Gomes

    Olá Vanessa! Tudo bom?

    Muito bom o artigo, muito útil.
    Bom, eu estou com uma dúvida. Estou querendo comprar uma câmera só não sei qual. Gostaria de começar a fotografar e posteriormente gravar vídeos. Andei pesquisando na internet e entrando em contato com alguns fotógrafos e eles me indicaram a Nikon D5300 ou a Canon T5i. E nas pesquisas que fiz, decidi pela D5300, mas uns dias atrás, um pessoal disse que para filmar a T5i se sai melhor. A questão é que gostaria de uma câmera boas em ambas partes, tanto filmar quanto fazer fotos. Desculpa fazer essa pergunta que acho que muita gente faz mas, nesse caso, Nikon ou Canon?

    Obrigado desde ja
    Abraço

    • Oi, Guilherme. Obrigada! =)

      A Nikon já está com a parte do vídeo bem legal, muito parecida com a Canon, mas eu acho a Canon um pouco melhor. =)

  61. Rafaella

    Ola Vanessa,
    segui as suas dicas e acabei comprando minha primeira DSLR, uma nikon D5300. Estou amando. Muito obrigada.

    Estou com uma duvida que esta me incomodando muito e pensei em tira-la com você. Quanto a resolução que eu devo usar. Ja testei com varias fotos mas ainda estou com dúvida.
    Como estou indo viajar, gostaria de registrar minha viagem com uma resolução boa.

    Ela oferece três qualidades de imagem JPEG:
    FINE ( Compressão 1:4)
    NORMAL (1 :8)
    BASIC ( 1:16)

    E oferece também três tamanhos de imagem
    L 6000 X 4000 pixeis –> 50,8 X 33,9cm p/imprimir
    M 4496 X 3000 –> 38,1 X 25,4
    S 2992 X 2000–> 25,3 X 16,9

    Qual seria a melhor opção para mim? Irei revelar algumas fotos e realmente queria tê-las com boa qualidade. Preocupo-me também com o tamanho das fotos no cartão de memoria…

    Seria FINE e S?

    Desculpa o enorme texto e agradeço de coração pela sua atenção. Parabéns pelo seu site, sempre venho aqui conferir as coisas.

    beijos

    • Oi, Rafaella!

      Que bom que deu tudo certo na escolha da máquina.

      Sim, você deve escolher SEMPRE a melhor qualidade: Fine e S

      =)

      Boa viagem.

    • Cristiane

      Rafa e vanessa!
      Comprei a pouco a D5300 e n consigo aruvar o microfone embutido na hira de gravar video!! Podem me judar?

  62. José Ricardo

    Olá Vanessa
    Adorei a sua postagem e me interessei sobre fotografia, mas como sou iniciante gostaria de saber qual é a melhor câmera que posso comprar.
    agradeço pela sua atenção.
    Parabéns

    • Oi, José!

      Recomendo que baixe o meu e-book, ele vai realmente te ajudar nessa decisão. =)

      Baixe aqui.

  63. Lucas

    Olá, estou começando na fotografia.
    Comprei uma Nikon D5300 e ela veio com duas lentes: 18-140mm e uma 10-24mm f3.5-4.5 G ED.
    Estou lendo bastante e fazendo bastante testes.
    Me deparei com um problema que não sei como resolver. Se puderem me dar uma dica ficarei muito agradecido.
    Toda vez que tento fotografar lugares onde a luz interna é mais fraca que a luz do sol que entra pela janela o que sobressai e a cena externa.
    Se eu forço a iluminação interna com um flash a de fora some.
    Como equilibrar isto?
    Tentei usar braketing, ficou mais ou menos, tentei na unha usando o lightroom ficou mais ou menos.
    Então estava em um camarote assistindo um jogo e vi um fotografo e perguntei como ele equilibrava.
    Ele me disse que media a luz de fora e depois ajustava a camera de acordo com a luz de fora e ajustava o flash para equilibrar. vi as fotos e ficaram perfeitas. Como faço isto? como meço a luz de fora? fotometro, certo? mas e o ajuste da camera com relação esta medição e o flash internamente? tem como criar um preset para isto?

    Muito obrigado por qualquer dica.

    • OI, Lucas!

      A dica do outro fotógrafo está correta. Você deve equilibrar o diafragma e o obturador. Use o fotometro e o seu olhar para equilibrar. Como te explicar??hummm.. é um pouco complicado. Recomendo que faça um curso básico de fotografia.

      Oh, vou pensar em um artigo, tá? =)

    • Cesar

      Lucas, se você está usando o flash pop-up, então programa a câmera para a exposição da luz da janela. O que tem do lado de dentro ficaria escuro, só que para não ficar escuro, você liga o flash.

      Isto funciona automaticamente no modo de prioridade de abertura, se você fizer a fotometria pela luz da janela, com o flash pop-up acionado. Pelo menos na minha Canon EOS Rebel T5i é assim…

  64. cristiane

    Boa tarde Vanessa!

    Comprei a Nikon D5300 e não consigo achar onde eu ativo o microfone estéreo embutido na hora das filmagens…já procurei no manual e não achei…você sabe?
    Obrigada.

    • Oi, Cristiane.

      Procure por “definições de filmagem”, lá defina as características de áudio. Se você estiver gravando com o microfone estéreo, o áudio será mono e você terá que deixar estéreo na hora da edição do vídeo.

      Recomendo que dê uma lidinha no manual da sua máquina, vai te ajudar muito. =)

  65. Anderson

    Vanessa, bom dia!

    Dúvida cruel, quero investir na minha primeira câmera, de início tenho muito que aprender, porém já queria uma bem legal e no qual posso pagar.
    Me ajude, T5i ou D5300?
    Qualidade?

    Beijos.

  66. Bruno

    Boa noite vanessa, sou um entusiasta no ramo e quero uma máquina para fotografar paisagens e minhas viagens só que de um modo mais profissional, já estou a um tempo olhando, li suas publicações muito boas e mesmo assim não sai a duvida: Canon T5i ou Nikon D5300. Poderia me ajudar a decidir, sendo que gostei da pegada das duas, so qua a Nikon tem uma diferença de Pixels maior e Wifi e GPS, mas vejo bastante comentarios sobre os equipamentos da Canon serem melhores e mais baratos!

  67. Neto

    Vanessa,
    Excelente site. muito obrigado pela ajuda.
    preciso de uma ajuda
    No seu e-book vi que a Nikon D5300 é uma câmera de entrada de a Nikon D7000 já é uma câmera profissional superior. Só que tenho visto muito um site americano de diferenças entre essas câmeras inclusive com pontuação e eles pontuam melhor a D5300. Os preços são próximos. Você poderia me ajudar?

    • Oi, Neto!

      Se você comparar a Nikon D5300 com a Nikon D7000, verá que a Nikon D5300 por ser mais nova, veio com alguns itens a mais de menu e opções.

      =)

  68. Jorge Moreira

    Olá Vanessa, estou com uma dúvida. Eu estou querendo comprar uma camera pra começar. E estou entre a D5300 e a D7100. Qual dessas na sua opinião deveria comprar?
    Gostei muito do site.
    Boa noite.

    Jorge

    • OI, Jorge!

      Já baixou o meu guia? Nele explico as diferenças entre essas categorias, vai te ajudar muito.

      Baixe aqui.

  69. thaysa

    olá vanessa quero comprar uma nikon d5300 e uma lente.O que vc acha da camera e qual lente e a melhor para esse maquina fotografica

  70. rafael

    olá, bom dia!

    tenho uma hx300 da sony, mas já passou da hora de comprar minha dslr e estou meio em dúvida entre a canon t5i e agora a nikon d5300. tenho uma certa preferência por canon, mas queria uma opinião de qual seria melhor para um iniciante e um outro ponto é que gosto de fazer vídeos também, qual das duas seria melhor? gostaria de uma opinião

  71. rafael

    obrigado vanessa pela resposta

    já li seus artigos, gostei muito, mas ainda continuo neste dilema. Mas acho que vou acabar optando pela canon, tenho uma maior afinidade a marca.

  72. Ricardo Malheiros

    Vanessa, tudo certinho?
    Faço mensão a site; o material disponível aqui é muito bom, você tem total paciência em responder a tudo e a todos e com muita qualidade, percebe que é profissional e ama o que faz e com muito carinho. Parabéns!
    Vamos lá, me ajude por favor, embora já encontrei praticamente todas as respostas, ainda sim tenho dúvidas. Sempre adorei fotografar, mesmo que por hoby. Porém a “ambição” (no bom sentido) por fotos cada vez mais diferenciadas, só aumenta. Gosto muito de fotos de pessoas, natureza, lua e etc. Vou comprar minha primeira DSLR, ia começar com uma D90 semi nova. Então estudando um pouco, quis uma D5300. Lendo um pouco, fiquei em dúvidas na D7000. Lembrando, é hoby e começarei alguns cursos. Mas descartando a D90, entre a D5300 e a D7000 qual me indicaria? A 7000 é semi como a D90, a D5300 é de entrada, tem mais recursos, e aí? Me ajude por gentileza, qual delas?
    Obrigado, abraços

    Ricardo

    • Oi, Ricardo! Muito obrigada!

      Como é para hobby, recomendo a Nikon D5300, com a diferença do dinheiro que irá sobrar, invista em lentes boas. =)

  73. Bru S. S.

    Olá. Estou em busca da minha primeira DSLR, justamente pq pretendo usa-la para a faculdade, faço publicidade e propaganda, e em alguns trabalhos preciso fazer comercias e fotos publicitárias. Qual câmera vc me indicaria? Outra dúvida, só que em relação a gravação, queria saber se a nikon 5300 faz ruídos desagradáveis (procurando o foco) quando estiver filmando? Já procurei vários modelos, mas muitos são inacessíveis pra mim por conta do preço exorbitante. Já pensei até mesmo em comprar uma câmera usada, a canon 60d, só que conclui que não valia a pena comparando o estado da câmera e o preço ofertado. Não sei o que fazer nem o que escolher. Pode me ajudar? Obrigada desde já!

    Bruna

    • OI, Bru!

      Recomendo que leia o meu e-book, baixe-o aqui.

      Sobre o barulho ao fazer foco, precisa comprar lentes silenciosas. =)

      Veja as siglas das lentes aqui, irá te ajudar a identificar quando a lente for silenciosa.

      • Bru S. S.

        Oi Vanessa! Eu já tenho o seu ebook. Achei ele bem esclarecedor,mas ainda não sei qual escolher. Toda a camera que eu acho legal tem seus defeitos sérios. De qualquer jeito obrigada pela atenção e pelo blog incrível!!!!!

        • Obrigada, Bru! No começo é dificil mesmo. Tenho certeza que irá conseguir.

          Já pensou na Canon 70D, é um bom custo e beneficio. =)

    • Cesar

      As lentes STM da Canon são EXTREMAMENTE SILENCIOSAS. Eu tenho uma Canon T5i, e a lente STM que veio com ela, a 18-55mm (se você for comprar, recomendo optar pela 18-135mm, se couber no bolso) é muito silenciosa. Você percebe que o motor ligou por que vê o foco mudar, por que não tem barulho nenhum.

      Procure no Youtube por vídeos de exemplo das Canon T5i ou T6i, você vai ver que elas são totalmente silenciosas.

  74. Inezita Cunha

    Oi Vanessa, estou gostando muito do que tenho lido aqui, tuas dicas são ótimas. Gostaria que me esclarecesse algumas dúvidas. Tenho há bastante tempo uma Nikon D80, a lente 18-135mm, e investi também nas lentes 50 e 40mm. Atualmente tenho pesquisado sobre as mirrorles e me interesso pela 1 J5, mas não encontro em lugar nenhum, a que tenho visto é a 1 V2, que me parece interessante. Ao mesmo tempo, penso em adquirir mais alguma lente para a D80. Me chama a atenção a 24-70mm, mas é muito cara e eu gostaria de saber o por que desse valor, se é realmente extraordinária. Vejo que a sigma oferece essa lente pela metade do preço. É boa a sigma? No que seria melhor investir? Não posso comprar as duas juntas. Se puderes me ajudar, agradeço.

    • Oi, Inezita!

      As lentes mais caras, são caras porque possuem a construção optica melhor, o material para monta-la também é melhor, por isso o preço. =)

      As lentes da Sigma também são boas, acho que é uma boa opção.

  75. Inezita Cunha

    Obrigada, Vanessa. Me ajudou a decidir.

  76. Olá Vanessa, muito obrigada pelo material que você disponibiliza. É de grande ajuda… Li vários tópicos e o seu livro, mas continuei com uma incerteza, talvez você possa me ajudar. É mesmo possível trabalhar profissionalmente com a D5300? Tenho uma D3100, foi a minha primeira câmera, faço alguns trabalhos profissionais com ela, mas é uma câmera muito limitada, até mesmo porque é para ser. O sensor muito fraco, apresenta granulação já em ISO 800 se a iluminação não for exclusivamente do sol… rs
    Durante o dia faz fotos muito boas, mas já no entardecer me deixa na mão. Então pesquisei muito sobre a D5300 mas ainda estou com receios quanto a trabalhar profissionalmente com ela. Desde já, agradeço.

    • Oi, Louise!

      Entendo sua dúvida, acredito que a Nikon D5300 segure melhor o ISO, mas o grande problema ai é mesmo o não ter luminosidade. Para trabalhos usamos sempre uma fonte de luz, não tem como trabalhar sem iluminação, será ruim mesmo.

      Espero ter te ajudado.

  77. Louise

    Entendo… Tenho um SB700 da Nikon e um flash anel de LED Halo da Amaran. Com a D5300 fariam um bom trabalho? Me descupe por tantas perguntas…

    • Oi, Louise!

      O flash irá te ajudar a fotografar pessoas com pouca luz, mas teria que ter mais um SB pelo menos. Um para a pessoa e outro para algum fundo especifico. O flash circular é bom para detalhes e rostos.

  78. Louise

    Entendo. Tenho um Nikon SB700 e um ring LED halo da Amaran. Acho que com a D5300 consigo bons resultados com pouca iluminação então… Obrigada! 🙂

  79. Daniel

    Oi , tudo bom ?? To numa dúvida cruel , vou começar um curso de introdução a fotografia , e preciso de uma dslr ,mas to numa dúvida cruel entre a d3200 , d3300 e 5300 , será que VC pode me ajudar ?? Depois que fizer o curso qro trabalhar com eventos , festas infantis , editoriais e etc … Me da uma dicaaaa , se souber me indicar alguma loja que venda câmeras e produtos de qualidade no rio de janeiro tbm agradeço. Obg 😉

    • Oi, Daniel!

      Essas câmeras são de entrada. O melhor seria uma semiprofissional, recomendo que baixe o meu e-book, pois lá falo das diferentes categorias de câmeras, também cito diversos modelos de máquinas. Baixe-o aqui.

      Recomendo também que leia os artigos que indico no final do guia, eles irão te ajudar muito.

      Não momento não tenho nenhuma loja para indicar.

      =)

  80. Lorrainne

    Olá, Vanessa!
    Primeira vez que entro no site e achei muito interessante!
    Eu gosto muito de fotografia e estava a fim de comprar uma Cannon T5! Tenho uma Fuji velhinha e nao muito boa! Li algumas coisas aqui sobre ela mas sempre fico na dúvida se seria uma boa escolha! Os vídeos dela são de boa qualidade? Perco muito comprando ela ao invés da T5i (que é bem mais cara)??
    Muito obrigada pelas dicas, sao incríveis.

    • Oi, Lorrainne. Muito obrigada!

      A Canon t5 é excelente para fotografia. Para vídeo é mais para usar de forma amadora, pois não fornece opção de conectar microfone externo, mas quanto a qualidade do video, este é excelente. =)

      Espero ter te ajudado.

  81. Rodrigo Siqueira

    Olá Vanessa!
    Estou procurando uma lente com um bom CustoXBenefício para minha 5300. Não entendo de lentes, mas me recomendaram comprar uma 50mm 1.8, mas li que para essa câmera a lente tem que ser com o estabilizador VR.
    Pode me ajudar?
    Abraços!

    • Oi, Rodrigo!

      Para o que deseja a lente? Essa é a pergunta que tem que se fazer, pois depende dessa resposta para saber a lente certa. Para que seria a 50mm f1.8?

      Será que não precisa de uma 10mm ou uma 500mm?

      Leia esse artigo: Lentes na fotografia

      Pense nisso. =)

  82. Lets

    Oi Vanessa, li seu artigo sobre as câmeras e recebi seu guia. Mas continuo em duvida de qual camera comprar; Gostei muito da Nikon D5200, gostei do preço e da opção do angulo variavel, ja que meu foco é fotografia de crianças, profissionalmente. O que vc me diz? Não tem ccursos dde fotografia aonde moro, então vou ter que ir aprendendo na raça mesmo. rsss

    • Oi, Lets!

      Sua dúvida é comum. Acredito que a Nikon D5200 seja uma excelente opção de compra.

      =)

  83. Olá Vanessa, tudo bem?
    Estou querendo comprar uma câmera, meu intuito é gravar videos, estou na dúvida entre a canon t5i e a nikon D5200, qual vocÊ me indica?

    • Oi, Kézia!

      As duas máquinas são excelentes, você irá gostar muito.

      Acho que deveria ir em alguma loja e sentir na mão as duas câmeras, sinta qual te agrada mais.

      =)

  84. Gina Batista

    Olá. Gostaria de saber se a Nikon D5300 é uma boa câmera para iniciantes.

    • Oi, Gina!

      É sim!

      Para sanar todas as suas dúvidas sobre câmeras e escolher com mais eficiência, recomendo que baixe o guia aqui, ele vai te ajudar muito! =)

  85. Grazi

    Olá Vanessa faço alguns eventos e tenho interesse em mudar de câmera me interessei pela nikon d5300 vc acha que é uma boa opção? ??

    • Oi, Grazi!

      Você já leu o meu e-book? Se não leu, leia antes de comprar a sua câmera. Foque no capítulo sobre as câmeras semiprofissionais, serão ideais para você, lá tem uma lista de modelos! =)

      Baixe-o aqui.

  86. Pedro

    Bom dia,
    desejo comprar uma nikon, já tive uma canon mas quero trocar por uma nikon, estou indeciso pela nikon D5300 ou a D 3300. Qual as diferenças entre as duas? Era mais para trabalhar fotografia. Existem muitas diferenças? Obrigado.

  87. Fernanda

    Olá Vanessa.
    Primeiro, parabéns pelo site!
    Gostaria de saber se a lente da Nikon 5300, a princípio, basta ou se tenho que adquirir mais alguma.
    Quero comprar o básico necessário.
    Obrigada desde já.

  88. Olá Vanessa Alves!
    Tudo bem?
    Gostaria de saber algumas coisas e, como você é referência no assunto, lembrei de você para encaminhar essas dúvidas minha (risos).
    É o seguinte:
    Tenho uma câmera Canon SX 170 IS (compacta pequena comum, mas com muitos recursos que muitas compactas pequenas não possuem) e uma Nikon P600 (uma das melhores superzoons do mercado, embora muitos considerem um modelo da Canon melhor). Gostaria de comprar uma Nikon D5300 por ela ser uma câmera de entrada e melhor do que qualquer compacta e qualquer superzoom. Minhas dúvidas são as seguintes:

    1 – Essa Nikon D5300 produz imagens muito melhores do que essas duas câmeras que possuo ou as imagens são apenas um pouco melhor? Pergunto isso porque se a imagem for somente um pouco melhor, prefiro continuar com as que já tenho. Desejo comprar somente se as imagens da D5300 forem MUUIITTOOO melhores mesmo, com alta resolução, com nitidez total, com cores vivas, etc, etc.

    2 – Li em diversos sites que essa câmera é melhor do que a Canon T5i por diversas razões. Algumas delas são (1) a alta qualidade da imagem produzida pela Nikon D5300, a ausência do filtro passa baixa (OLPF), tamanho maior do sensor e da quantidade de pixels e por produzir imagens excelentes, mesmo com ISSO alto. Isso significa que eu poderei tirar fotos excelentes à noite ou em lugares com pouca iluminação, colocando o ISO em até 3200. Isso é verdade mesmo? (risos)

    3 – Se eu comprar essa Nikon D5300 e, depois de 5 ou 10 anos, resolver comprar uma lente para ela, totalmente compatível, eu conseguirei? Ou daqui a 5 a 10 anos não existirão mais lentes para esse tipo de câmera, obrigando eu a comprar outra câmera?

    4 – Dizem que essa Nikon D5300 aguenta, aproximadamente, uns 50 mil cliques. Se eu tirar umas 20 fotos por dia (já que não quero ser fotógrafo profissional), conseguiria usar essa câmera por uns 6 ou 7 anos. Essa câmera aguenta apenas 50 mil cliques mesmo? Eu queria ter uma câmera que durasse uns 10 ou 20 anos. Será que eu conseguirei com ela?

    5 – Qual o tamanho máximo das imagens que eu conseguiria com Nikon D5300?

    Sou uma pessoa que prezo por imagens de alta qualidade, por fotos nítidas, sem granulação (ou ruído), vivas e que dê para fazer posters acima de 30×40.
    Acho que são essas as minhas dúvidas sobre essa câmera. Desculpe-me o texto enorme, mas são dúvidas que tive após ler diversas análises sobre esse modelo.
    Já agradeço toda a sua atenção e prestatividade com os leitores.
    Fique com Deus.
    Atenciosamente:

    Enio Willian

    • Oi, Enio! Nossa quantas dúvidas! rsrsrs

      1 – As imagens de qualquer DSLR sempre serão melhores que as câmeras compactas e superzoom. Mas só irá atingir esse resultado se souber ajustar sua câmera, o ideal é fazer um curso de fotografia.

      2 – As duas são praticamente iguais, e são excelentes câmeras. As pessoas salientam muito as diferenças por preferirem uma ou outra marca, mas na pratica, não faz diferença.

      3 – Não estou sabendo de nenhuma mudança no encaixe da lente, acredito que irá ter lentes sim.

      4 – Talvez o minimo seja 50mil, mas acredito que seja como a maioria das DSLR de entrada (da mesma categoria e tamanho), aguente cerca de no minimo 150 mil cliques. Os anos que irá ficar com ela também tem muita relação com a forma de armazenamento e cuidados por todos esses anos.

      5 – Com certeza maior que 30×40.

      =)

  89. Enio Willian

    Muito obrigado pelas orientações Vanessa. Valeu pela atenção que dá aos leitores. Forte abraço.

  90. Danielle Araujo

    Olá! Estou começando a trilhar o caminho da fotografia no ramo profissional e me indicaram (professor do meu curso) a câmera de entrada D5200 para realizar trabalhos em eventos, que essa categoria já me atenderia bem, mas estou insegura quanto essa informação. É possível realizar bons trabalhos em ensaios mais simples e festas infantil com essa câmera?

    • Oi, Danielle!

      Já baixou o meu e-book? Nele estou explicando pontos importantes para te ajudar nessa tomada de decisão, baixe-o aqui.

      Dá para trabalhar com ela, mas para eventos pesados, o melhor é uma semi profissional, explico tudo no meu e-book. =)

  91. Danielle

    Olá Vanessa!

    Estou iniciando no ramo da fotografia profissional, e me indicaram (professor do curso) comprar a D5200. Essa câmera realmente supri as necessidades de um profissional para trabalhos em eventos, ensaios simples e festas infantis?

    Obrigada =)

    • Oi, Danielle!

      Você fez essa pergunta em outro artigo, já respondi! =)

      Sucesso para você!

  92. Douglas Silva

    Bom dia, Vanessa
    Tenho dúvida a respeito de Foco Automático. Parece-me que em câmeras Nikon existem câmeras com e sem motor de foco, lente com e sem motor de foco, uma bagunça. Já em Canon, parece que o motor de foco é sempre na lente e não no corpo. Confirma isso ?

    • OI, Douglas!

      Eu também acho uma bagunça para entender isso nas lentes e câmeras Nikon..rsrs.. leia esse artigo: Siglas

      As lente da Canon EOS são todas com motor de foco. Tanto lente EF quanto EF-S.

      =)

  93. Adão

    Olá Vanessa, muito obrigado por compartilhar seus conhecimentos com quem está descobrindo esse mundo maravilhoso da fotografia. Estou começando a estudar fotografia, e atualmente tenho uma Superzoom Sony HX-300. Estou pretendendo comprar uma DSLR, e estive pesquisando duas câmeras que estão na mesma faixa de categoria e preço, a Canon T5i e a Nikon D5300. A minha dúvida é em relação as lentes, pois a D5300 não tem motor de foco, quando eu for adquirir outra lente (no futuro) ela será mais cara do que a da T5i?

    • Oi, Adão! Muito obrigada!

      As lentes da Nikon são realmente um pouco mais caras, mas as melhores lentes da Canon também são bem carinhas, pesquise as lentes EF da Canon e compare. =)

  94. Camila

    moro em Brasilia, como faço para ja fazer eventos tenho o curso básico de fotografia e estou fazendo o intermediário.

  95. Olá! Estou muito em dúvida entre a Canon t5i e a Nikon d5300 com relação ao foco! Ouvi dizer que ela faz barulho ao focar, e isso acaba atrapalhando no audio, tornando quase obrigatório o uso do microfone. Queria saber se existem lentes stm para nikon, ou lentes com motor de foco. Vi vários vídeos falando sobre a Nikon d5300, mas ainda estou bem na dúvida, pois quero usar tanto para fotografar, quanto para filmar! Se puder me ajudar, agradeço muito!

    • Oi, Mariana! Na verdade, mesmo lente com motor de foco silencioso, faz um certo barulho, e para ser super sincera, você precisa de um microfone externo, é super obrigatório. =)

  96. Vando Cézar

    ola Boa noite , estou indeciso em qual Câmera adquirir e gostaria de uma orientação profissional estou em duvida entre a nikon 5300 e a canon rebel t5i, Poderia por favor me orientar qual seria o melhor modelo , estou precisando para algumas fotos com qualidade boa , mas também um fator importante seria uma que tivesse uma melhor qualidade para gravar videos. Qual você me indicaria? Grato

    • OI, Vando! Na verdade as duas são excelentes, a sua dúvida é na verdade quanto a marca, recomendo que leia esse artigo aqui.

  97. Muito bons os comentários. Comprei uma Nikon D5300, e gostaria de dicas dos mais experientes. É claro não entendo muito, termos, etc…, mas vamos aprendendo as poucos.

    Quero comprar lente superior pra minha câmera. Ele tem a básica. A de 70 a 300 mm, qual a melhor opção?

  98. Olá, estou prestes a adquirir a 5300, mas estou em dúvida quanto a duração da bateria para gravação de vídeo, e qual a memória máxima expansível, não consigo tais informações no fabricante…obrigada

  99. FILIPE DUQUE

    Bom dia Vanessa!
    Parabéns pelo seu blog. Suas dicas me ajudaram muito.
    Gostaria de saber qual câmera, entre a t5i e a d5300, seria a melhor para fotografar a via lactea?

    • OI, Filipe! Muito obrigada! =)

      Na verdade as duas são muito boas. A maior diferença para você ter sucesso com os cliques será o seu conhecimento em fotografia.

      Veja esse artigo aqui.

  100. Andreia

    Olá Vanessa! Gosto muito de fotografia, mas não tenho cursos… costumo fotografar minha filha com o delas é tenho ficada satisfeita com meu olhar nas imagens. Estou pensando em comprar uma Nikon d5300, para registrar passeios e o crescimento da Alice. Tbm tenho interesse em fazer algum curso nessa área. O que você acha da compra da D5300?

    • Oi, Andreia! Se você está pensando em fazer um curso, a Nikon D5300 é uma boa opção. =)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *