Melhores lentes para retrato - Fotografia Dicas 1Lentes para retrato 

Existe uma infinidade de lentes para retrato, nesse artigo quero citar algumas para te ajudar na escolha da lente certa para o que deseja. 

Antes de ver minhas indicações de lentes, saiba que a lente do kit é uma excelente lente para retratos, tudo depende da sua criatividade. Digo isso, porque às vezes você pode ser um fotógrafo por hobby ou amador, e por isso, não precisa comprar uma lente para retrato. =) 

Se você não souber como funciona a lente e não entender sobre a distância focal, recomendo que leia esse artigo: Lentes na fotografia

Lente clara para retratos

Normalmente para fotografar retratos optamos por lentes claras. Lente clara é aquela que tem o menor diafragma, exemplo: f/1.2, f/1.4, f/1.8 e f/2.2. Preferimos essas lentes por dois motivos: 

1 – Elas são excelentes para ambientes externos e internos, pois é possível capturar melhor a luz ambiente, ou seja, você tem melhor nível de luminosidade e isso ajuda a não usar o flash. Dica de ouro: Para um bom trabalho o uso do flash é imprescindível, só em alguns casos não é necessário, e para isso você precisa equilibrar bem a luz de preenchimento na pessoa usando algum dos diversos acessórios de luz, como o rebatedor. 

2 – A lente clara dá um melhor desfoque no fundo da imagem e esse é um detalhe importante e muito usado pelos fotógrafos, pois ajuda a destacar e dar suavidade ao modelo. 

Distância Focal nas lentes para retrato 

Se você não sabe o que é a distância focal ou não entende o enquadramento quando falamos em milímetros (mm), recomendo que leia esse artigo: Lentes

O retrato normalmente é o enquadramento da cintura para cima. Pode ser cintura, busto e close-up, veja esse artigo: Como fotografar pessoas

Para fotografar retratos, você precisa estar muito atento à perspectiva da imagem, pois se optar por uma lente muito angular, abaixo de 35mm, provavelmente irá ter uma distorção na fotografia, e a pessoa provavelmente irá ficar com o nariz enorme e a cabeça desproporcional ao corpo. 

Se você tem uma câmera full frame, não recomendo a lente 35 mm para um retrato de busto ou close-up, pois provavelmente irá ficar distorcido. Para full frame uma lente interessante para retratos é a 85 mm. Isso ocorre por conta do fator de corte, leia mais aqui

Veja essa foto: 

Melhores lentes para retrato - Fotografia Dicas 2

Obs: Fotografias feitas com câmera Full Frame, por isso a distorção no 50mm ao se aproximar muito, para não dar distorção o ideal seria ir um pouco mais para trás e ter um enquadramento de retrato mais aberto.

Lente fixa ou zoom 

A lente fixa é uma lente que não tem zoom, você precisa enquadrar dando passos para trás ou para frente. Normalmente é utilizado a lente fixa para fotografar retratos, a favorita de muitos fotógrafos é a 50mm. Alguns fotógrafos preferem a lente zoom, como a 70-200mm ou 70-300mm. A lente zoom te dá mais versatilidade no enquadramento. Outro ponto para a lente zoom é que ela no seu maior “mm” te dá um melhor desfoque, use isso sempre a seu favor. 

Melhores lentes para retrato - Fotografia Dicas

As melhores lentes para retrato 

Agora vou colocar uma listinha das melhores lentes para retratos. Analise as distâncias focais, diafragma, peso da lente e cruze com o tipo de enquadramento que normalmente você gosta de fazer. Adianto que qualquer uma dessas lentes irá te dar um ótimo retrato. 

O máximo de abertura de diafragma (f/) influencia no valor da lente, então quando for pesquisar, pesquise todas, pois a diferença de preço de algumas lentes é enorme.

  • 40 mm f/2.8
  • 50 mm f/1.2
  • 50 mm f/1.4
  • 50 mm f/1.8
  • 85mm f/1.2
  • 85mm f/1.8
  • 100 mm f/2.8
  • 24-105 mm f/4
  • 70-200 mm f/2.8
  • 70-300 mm f/4-5.6
  • 75-300 mm f/4-5.6

Se quiser uma lente com super custo e beneficio para fotografar retratos, é a 50mm f/1.8. =) 

Deixe um comentário, essa troca é muito positiva. 

 

Recomendo a Leitura 

 
Se inscreva no meu Canal do YouTube:

 

APRENDA MAIS SOBRE CÂMERAS E DESCUBRA A MELHOR PARA VOCÊ

Capa e-book PNGEu criei um Guia definitivo - Tipos de Máquinas Fotográficas(GRATUITO) para facilitar a sua escolha de máquina.

Você vai aprender:

» Qual câmera utilizar para fotografia profissional;

» Analisar as diferenças na hora da compra;

» Entender os diversos modelos de máquinas;

COLOQUE SEU E-MAIL E CLIQUE EM “QUERO RECEBER” PARA TER ACESSO


169 Comments

  1. SaulloRibeiro

    Entre a 55-250 e a 75-300 que se sai melhor para retrato?

  2. Clovis Scaron

    Olá Vanessa!
    Estou fazendo o curso contigo, e preciso uma dica sua.

    Eu tinha duas câmeras: uma Sony Alpha 300 e a Canon T5i.
    A Sony roubaram e fiquei com duas lentes dela.
    Lente Sigma 24 70
    Lente Sony 75 300
    Pergunto: Existe algum anel adaptador que eu consiga usar essas lentes na Canon?

    Obrigado!!
    Abraços…

    • Oi, CLovis, querido aluno!

      Acabei de responder seu e-mail, faz alguns minutos! =)))

      É como disse lá, eu não sei, não encontrei um especifico para isso, mas um leitor deixou um comentário esses dias, e disse que tem um. Eu enviei um e-mail para ele perguntando. Assim que ele responder, te aviso.

      Bons cliques! =)

  3. Sandra

    Muito bom, como sempre. Eu acho muito bacana o fotografo que compartilha seus conhecimento. Afinal, ma contramão tem os que são egoístas e soberbos. E voce com simpatia e simplicidade vai longe. Parabéns. Deus te abençoe.

    • Oi, Sandra!!

      Uhuuu adorei seu comentário, muito obrigada!

      Tento ter em mente: É dividindo que se multiplica!

      Sucesso para você, Sandra. =)

  4. Bruno Lima

    Bom dia Vanessa! Parabéns por mais esse ótimo artigo!
    Desde o começo do ano estou acompanhando o seu site e alimentando a minha paixão pela fotografia. Há uns 3 meses consegui comprar minha primeira DSLR, usada, com 2 lentes simples, mas foi o que meu orçamento permitiu rsrs…
    Estou ficando cada vez mais envolvido nesse mundo da fotografia, posso até dizer que estou “viciado” em aprender.
    Tenho muito a agradecer a você, pois nos seus textos você consegue transmitir o quanto a fotografia significa para você e o quanto você ama fazer isso. Isso com certeza influencia muitos leitores que como eu passam a encarar a fotografia com outros olhos, como algo artístico.
    Saiba que o tempo que você dedica escrevendo para nós não é em vão, pois mudou a minha vida e com certeza a de outros leitores também!

    • Oi, Bruno!

      Muito obrigada, até fiquei emocionada. Me dedico mesmo, adoro escrever para o site e ajudar todo mundo.

      Desde criança amo fotografia e falar de fotografia, é muito bom dividir esse amor com vocês.

      Te desejo muito sucesso. =)

      • Bruno Lima

        Boa tarde Vanessa!

        Eu e os outros leitores temos muita sorte de você gostar de dividir seu conhecimento conosco!

        Me tira uma dúvida por favor =) Você tem previsão de disponibilizar seus cursos novamente? Pois da última vez acabei não comprando pois ainda não tinha uma câmera DSLR. Mas agora com certeza serei um dos primeiros a fazer a inscrição! rsrsrs

        • Oi, Bruno!

          Ainda não sei exatamente, pois equilibro a abertura da turma com o andamento da anterior e com a minha agenda. Mas assim que abrir você receberá um e-mail! =)

          Te vejo na turma!

  5. Isaias victor

    Obrigado pela dica anjo vc tem me ajudado mtt

  6. Irian Rzatki

    Bom dia, sempre que posso leio seus artigos e gosto muito deles por vários motivos, o principal é a linguagem clara e objetiva, agora a pouco tempo que consegui comprar uma T5, com uma 50mm 1.8 (além da lente do Kit). voltei a ler mais assiduamente sobre a arte da fotografia, no momento sou apenas um entusiasta logo chegarei ao nível de Fotografo amador… rsrs. Esse seu artigo será muito útil para as fotos de festas de final de ano. Abraços e tudo de bom..

  7. Rafaela

    Amei seu post. Muito eclarecedor. Muitoobrigada por compartilhar…

  8. Paulo Zenari

    Ola!
    Tenho uma 50mm 1.8 Nikon e uma 70-300mm da Tamron f4-5.6 que gosto de usar tb. So não tenho ainda na minha mochila uma lente própria para paisagens. Uso as vezes uma 35-80mm antiga, que funciona bem em dias bem claros. Aprendo muito com seus artigos e comentários. Obrigado, pois como iniciantes nesse longo caminho, precisamos de toda a orientação e informação possivel.

  9. Ótimas dicas, estou lendo todas!Obrigado por compartilhar estes conhecimentos com a gente!

  10. Ariany

    Adorei as dicas! 🙂

  11. Boas dicas, porém, discordo quando diz que a lente do kit é uma excelente lente para retratos porque ela tem restrições, inclusive quanto ao desfoque e baixas condições de luz. Também não concordo quando diz que se usar uma lente grande angular abaixo de 35 mm provavelmente terá distorção. A distância focal mínima para retratos seria de 50mm, com 35mm seria desaconselhável pois para evitar a distorção o fotógrafo teria que ficar distante do retratado e com isso muitos detalhes entrariam no quadro. O certo seria dizer que é desaconselhável fazer retratos com lentes abaixo de 50mm.

    • Oi, Malcoln!

      Obrigada pelo seu comentário. Eu queria mostrar a diferença caso usa-se a 50mm próximo em um primeiro plano com uma fullframe.

      Fazer um retrato de plano médio ou uma uma cropada rola tranquilamente. De qualquer forma vou revisar o artigo.

      Valeu! =)

  12. Fausto Diniz da Silva Júnior

    Artigo bem esclarecedor e como sempre obrigado pela atenção que vc tem com seus leitores que amam a fotografia.

  13. Maura Barbosa Chagas

    Oi Vanessa so posso comprar uma lente,faço retratos e tbém cenarios adoro o desfoque no fundo, dos reratos mas tbém preciso em alguns casos de profundidade de campo qual eu compro? A 24 70 mm ou 50 mm.? A 24 70 da o mesmo desfoque no fundo que a 50 mm ?Desde ja agradeço. Abraços.

    • Oi, Maura! =)

      Elas tem o desfoque um pouco diferente, mas ambas desfocam bem. Acho que se estiver com o orçamento largo que vale a pena a 24-70mm.

  14. Zé Freitas

    Gosto bastante do que vc escreve sobre fotografia, parabéns, sou um iniciante, estou ainda no passo a passo para adquirir conhecimentos

    • Oi, Zé!

      Fico muito feliz que goste do meu estilo de falar sobre fotografia, aproveite bem o site. =)))

  15. Luciano

    Ótimas dicas. Estou começando na profissão, mas posso dizer sem cerimônia que peguei o jeito rápido, e seus artigos me ajudaram muito. Estou usando uma 85mm f/1.8 para ensaios, estou apaixonado pela lente 🙂 recentemente comprei uma 17-55 f2.8, ainda não recebi, mas vejo ótimos comentários sobre ela.
    Parabéns pelo seu trabalho, Vanessa! Tem ajudado muita gente 😉

    • Oi, Luciano!

      Obrigada, fico demais de feliz que goste dos artigos! =)

      A 85mm é top, parabéns pela aquisição. A 17-55mm é boa também.

      Sucesso!

  16. Bruno Reis

    Vanessa, no artigo você diz “Lente clara é aquela que tem o menor diafragma, exemplo: f/1.2, f/1.4, f/1.8 e f/2.2.”.
    Não seria maior diafragma? Acho que quanto menor o número “f”, maior o diafragma, seria isso?

    • Oi, Bruno!

      O artigo está correto, quanto menor o diafragma, maior é o buraco de entrada de luz, é um número inverso mesmo.

      Obrigada pela participação.

  17. Olá…sempre aprendo muito com suas dicas..isso que vc faz não tem preço, lava a alma, acho que é seu melhor presente tambem,poder ensinar o que sabe com tanta perfeição..
    te desejo muita sorte e sucesso, e que nunca te falte inspiração na vida…rsrsrs
    Grande beijo.

    • Oi, Denise!

      Uhuuuuuu muito obrigada, de verdade, comentários como o seu me empurram para frente, me motivam muito! Obrigada!

      Te desejo muito sucesso e muitos cliques mágicos pelo caminho!

  18. Valcimar

    Olá. Vou comprar uma câmera de entrada CANON T5. Já fiz adesão de uma 50mm f1.8 STM pois gosto da possibilidade de desfocar o fundo. Tive uma super zoom e vi que tenho dificuldades para fotografar assuntos muitos distantes, pois sou míope. Então só vou me dar bem fotografando assuntos de perto mesmo. A lente cinquentinha serve para fotografar paisagem? Ou terei que adquirir uma grande angular EF-S 24mm f2.8 STM? Como já li bastante posts que as lentes claras são melhores então vou investir nessa categoria de lente.

    • OI, Valcimar!

      Não tem problema você ser míope, se utilizar o view fider (lugar que coloca os olhos) pode ajustar a dioptria. E também é possivel fotografar de oculos de grau, mas também ajuste a dioptria.

      =)

      Sim, as lentes claras são muito boas, a 24 mm seria uma boa opção se bem que não é tão angular assim, não esqueça de converter o fator de crop. Já pensou na lente 24-105mm? É uma lente profissional, e é demais. =)

  19. Maura Barbosa Chagas

    Valeu Vanessa muito obrigada.

  20. Rainilde

    Vanessa querida! Você é especial.
    Deixo com você um pouquinho de Cora Coralina, que neste poema nos fala sobre amizade e solidariedade…
    “Se temos de esperar,
    que seja para colher a semente boa
    que lançamos hoje no solo da vida.
    Se for para semear,
    então que seja para produzir
    milhões de sorrisos,
    de solidariedade e amizade”.

    • Oi, Rainilde!

      Poxa muito obrigada, amei! Vou ate salvar no meu computador pra eu ler de vez em quando. Obrigada mesmo!

      =)))

  21. Mércia Ligia Aparecida Pieroni

    suas dicas são ótimas. Fiz boas fotos com a lente do Kit.
    Foi com ela que nasceu minha paixão pela fotografia de retrato. Hoje (hobby) com uma usada que troquei 50-200 mm da Nikon me satisfaz muito, mas não entendo porque eu perco o foco sempre Vanessa?
    Estou amando as aulas e comecei ontem.

    • Oi, Mercia! Obrigada!

      Ta vendo, eu digo a lente do kit é ótima.

      Existe alguns motivos que podem estar te ajudando a perder o foco, vou citar dois:

      – Você pode estar com um ponto de foco ou poucos pontos de foco selecionados, eu acho mais legal do dinâmico.
      – O tipo de focagem selecionado pode ser o errado para o seu estilo.

      =)

  22. João Miguel Corrêa

    Vanessa quero agradecer você, por nos passar tantos conhecimentos sobre esta arte,a fotografia e seus conhecimentos para uma melhor qualidade ,obrigado !

  23. José Claudinei

    Valeu pela dica Obrigado.

  24. Alcides Nunes

    Olá Vanessa, maravilha de artigo!
    Uso com minha Nikon D5200 as lentes:
    AF-S Nikkor 18 – 55 mm VR
    AF-S Nikkor 18 – 105 mm VR
    AF-S Nikkor 55 – 300 mm VR
    Diante disso, gostaria que me desse algumas dicas de qual delas posso usar para retratos.

  25. Oi Vanessa, boa tarde!
    Gostaria da sua opinião sobre as lentes:
    – AF-S DX NIKKOR 18-300mm f/3.5-6.3G ED VR
    – AF-S DX NIKKOR 18-200mm f/3.5-5.6G ED VR II
    – AF-S DX NIKKOR 55-300mm f/4.5-5.6G ED VR

    Obrigada!

    • Oi, Tatiana!

      Todas as lentes são boas, as duas primeiras são lentes para todas obra, pois vão de uma grande angular a uma tele.
      A terceira é mais tele.

      Recomendo que leia: Lentes na fotografia

  26. Ivandro Múvia

    ola Vanessa EU adorei as Suas Dicas, Escrevo para lhe dizer que sou apaixonado pela fotografia,, o meu Tio ofereceu-me uma Máquina da Marca Canon modelo 1200D,, Será que com ela posso Obter boas fotos juntamente com uma lente zoom 70,200 mm, 50mm, e mais uma ,, Ajuda-me. estou me estriando no mundo da fotografia, agora que estou de ferias que aperfeiçoar.

  27. Mabel

    Oi Vanessa! Mais uma vez estou aqui e adorei esse novo artigo pois me ajudou a decretar a compra de uma 70-300. Mas vi que em um dos comentários você cita que a lente é profissional. O que faria a lente ser amadora ou profissional. Obrigada por sempre nos ajudar! Bjos!

    • Oi, Mabel! Muito obrigada, que bom que o artigo te ajudou na decisão.

      A lente profissional é melhor na parte ótica e na construção da lente. São lentes bem caras.

      Esse modelo que citou tem tanto profissional quanto normal. Ambos são excelentes.

      =)

  28. Inezita Cunha

    Oi Vanessa, continuo aqui acompanhando teu trabalho. Como sempre de grande valor. Até hoje a câmera e as lentes que adquiri escolhi com muita calma, até por serem caras, então tenho que fazer a escolha mais acertada possível. Preciso mais uma vez da tua opinião. Estou em dúvida entre as lentes 24-70mm e a 85mm. Li acima as tuas dicas de lentes e vi que a 24-70mm não está incluída. Quero uma para fotos de eventos, retratos. Me ajuda, please. Grata por tudo.

    • Oi, Izenita! Que bom que continua por aqui. =)

      Acho que a 85mm talvez no seu caso não seja uma boa opção, pois você terá muitas lentes fixas, e acredito que sentira falta de uma zoom.

      A 24-70mm é uma boa opção, inclusive para eventos. Para saber mais sobre lentes para eventos, leia esse artigo aqui.

  29. Inezita Cunha

    Só para lembrar, eu tenho uma D80, com as lentes 18-135mm, 40mm e 50mm.

  30. João

    Oi, Vanessa. Tudo bem?

    Estou com uma dúvida e gostaria da sua opinião. Pretendo comprar uma Canon 70D. Gostaria de pegar o kit com a lente 18-135mm, mas é U$ 150 mais caro que o kit da lente 18-55mm.

    Minha pergunta é: vale mais a pena pegar a 18-135mm ou é melhor pegar a 18-55 mais uma lente 50mm f1.8? A diferença de valor permite a compra da segunda lente.

    Desde já agradeço e, mais uma vez, parabéns pelo seu trabalho. Me ajudou (e ajudará) muito no aprendizado.

    • Oi, João!

      Sua dúvida é bem comum. Recomendo que pegue a 18-135mm, pois ela já é mais tele, e depois a 50mm 1.8, você ficar bem satisfeito. Se optar pela 18-55mm, existe uma grande chance de você sentir falta de uma lente mais tele, e dai terá que desembolsar mais uns $650 (dolares). Pense nisso. =)

  31. Vanessa

    Oi, tudo bom? queria tirar uma dúvida, eu não consigo fazer foco manual, com minha 18-55mm. Estava vendo um vídeo e nele a lente tinha um anel na frente da lente que ao girar ele movia a lente para frente ou para tráz. A minha esse anel mais fino fica fixo e só gira, mas não move a lente.

    • Oi, Vanessa!

      A lente que viu era a mesma que a sua? Dependendo da lente o anel é diferente.

      Acredito que o seu problema seja estar usando a lente no automático, você precisa mudar para manual, assim o anel irá ficar solto e você irá conseguir fazer a alteração.

      18-55mm: NUNCA faça o foco com a lente no foco automático, você irá danificar a lente. =)

  32. André Canavelo

    Ótimo artigo e eu estava precisando mesmo de esclarecimentos assim.
    Uma dúvida: você citou lentes para câmeras full frame, correto? Mas se eu tiver uma D5300 que tem fator de corte de 1,5, uma lente 35mm (iria para 52,5mm) cairia bem na minha câmera? Ou ficaria melhor uma 50mm (que iria pra 75mm) mesmo?

    • Oi, André!

      Ambas as lentes ficariam muito boas, só que uma com o enquadramento mais para lente normal e outra mais para lente tele. É mais uma questão de gosto de enquadramento.

  33. Ricardo Sonoda

    Ótimo artigo Vanessa.
    Como minha câmera não é full frame (T5i) tenho tido bons resultados usando a 28mm 1.8 fixa no lugar da famosa 50mm 1.8. Percebi que a definição das cores ficou mais realista além da melhora da nitidez, valeu o investimento na minha opinião.

    • Oi, Ricardo!

      Essa diferença é porque a lente 28mm f1.8 é melhor na questão ótica que a 50 mm f1.8.

      Você sentiria isso também se fosse uma 50mm f1.2. =)

  34. Guilherme Gomes

    Ola Vanessa! tudo certo? muito bom o artigo mas tenho uma duvida. a lente nikkor 50mm f/1.8D é compatível com a Nikon D3200?

    obrigado
    abraço
    Guilherme Gomes

    • Oi, Guilherme!

      Se não me engano serve, acho que só o foco automático que não irá funcionar.

      =)

  35. Denis

    Óla Vanessa, primeiramente quero de parabenizar pelo o artigo está me ajudando muito, eu tenho uma canon T3i no kit veio uma lente 18 55mm, quero que me você me de uma sugestão de qual lente comprar para fotografar as minhas viagens de férias, onde vou fotografar pessoas, pontos turístico, paisagens, exterior e interior de igrejas, monumento e etc, já estou querendo trocar de lente pois está que veio no kit já não está me satisfazendo mais.

    Deste já muito obrigado!

    • Oi, Denis! Obrigada! =)

      Uma lente que acho muito versátil é a 24-105mm, é uma lente da linha profissional e ela é demais.

      • Denis

        Obrigado Vanessa,

        O que você acha desta Lente Sigma 17-70mm 2.8-4?

        Obrigado!

        • Olá, Denis!

          Ela é uma lente boa, mas a compra dela depende muito do que quer fotografar.

          =)

  36. cristina zampa sanchez

    Oi, Vanessa

    Primeiramente, agradeço sua boa vontade em tirar as nossas dúvidas, até mesmo por email, isso é muito gratificante e demonstra o quanto você se dedica em compartilhar seus conhecimentos.

    Tenho uma Nikon D5100 e já adquiri a 50mm 1,8. Ainda preciso praticar muito com ela pois noto que às vezes não consigo focar, principalmente se usá-la em assuntos fotográficos com pouco contraste.

    Outra coisa que tentei, por não ter flash de cabeça, foi usar a abertura máxima para fotografar uns amigos em uma festa de aniversário de criança que aconteceu à noitinha. Tive muitos problemas, mesmo usando o flash pop-up. Um deles foi que as fotos ficaram amareladas, mesmo colocando no balanço de branco automático, e foi difícil focar mais de uma pessoa no enquadramento, com e sem o uso do flash pop-up. Também tive que diminuir a velocidade de disparo, o que provocou borrões e marcou movimentos nos rostos e mãos das pessoas, principalmente da aniversariante de um ano. Se eu puder enviar algumas fotos por email para mostrar quais foram os problemas, agradeço.

    • Oi, Cristina! Muito obrigada!

      Não precisa me enviar fotos, você descreveu toda a situação. Esse é o problema quando não usamos o flash, temos que baixar o obturador e subir o ISO(você subiu um pouco? Ajuda), isso é normal. O amarelo também é normal em fotos desse tipo e dá para corrigir nos programas de edição.

      Sobre o foco, com pouca luz é difícil mesmo da câmera focar, pois ela procura onde tem mais luminosidade, como tem pouca ela fica perdida. E isso é pior se usar o modo Live View.

      O flash da câmera ajuda bastante, mas não é como o flash externo, você precisa estar mais próxima. O ideal seria usar o flash da câmera, manter um obturador bom para não ter borrão (1/50 no máximo), fotografar em RAW e tratar as fotos depois. =)

  37. cristina zampa sanchez

    Vanessa, o que você acha da 70-200 f2.8 da Sigma para Nikon? Perde muito em qualidade e nitidez para a mesma da Nikkor?

    • Oi, Cristina!

      Não é a mesma coisa, mas as lentes da Sigma estão bem competitivas, acho que compensa. =)

  38. Wagner Souza

    Olá, Vanessa! Tudo bem? Tenho uma Canon T5 com a lente do Kit 18-55mm e recentemente adquiri uma 50mm 1.8 STM, diga-se de passagem, estou adorando essa 50tinha.

    Gosto de fotografar pássaros e paisagens, porém essas lentes são limitadas para isso. Qual lente você sugere? Uma 18-135mm, por exemplo, vale a pena? 55-250mm, 75-300mm? Pense no custo também, pois nem amador sou ainda…rsrs…

    Ah! Parabéns pela iniciativa do Instagram, nunca tive tantas curtidas.

    Abraços.

    • Oi, Wagner!

      Acredito que irá ficar mais satisfeito com um lente 75-300mm, terá muito mais alcance.

      Sobre o Instagram, que bom que gostou e parabéns pelas curtidas é uma foto muito bonita! =)

      Sucesso para você!

  39. Miriam

    Olá Vanessa estou entrado nesse maravilhoso mundo da fotografia agora, estou estudando ainda e quero mto me tornar profissional, tudo que tenho é uma canon t3i com a lente do kit 18-55mm. No momento não posso adquirir outra por motivo financeiro.
    Gostaria de saber se posso iniciar uns trabalhos tipo ensaios e retratos com esse tipo de lente, e se essa lente é boa para ambiente externo.

    Gostando muito do seu site, tem ajudado muito.
    Obrigada por essa iniciativa.

    • Oi, Miriam!

      Você pode fazer ensaio externo com esse equipamento. Ele é básico, mas não é ruim. O que fará ter qualidade e ficar bonito será o seu conhecimento aplicado sobre o equipamento e sobre a sua visão.

      Te desejo muito sucesso. =)

  40. Mateus Almeida

    Oi Vanessa
    Gostaria de dizer que seu blog e seu guia de câmeras me ajudou muito a comprar a minha primeira DSLR, uma Nikon D5200.

    Bem, acabei adquirindo junto com a câmera uma lente da Nikon 50mm f1.8 sem motor de foco (confesso que comprei a lente na empolgação, sem muita pesquisa) porem depois de ler mais sobre lentes, descobri que como minha câmera não é full frame a lente vai funcionar como uma 75mm. Isso irá me atrapalhar a fazer retratos? Seria realmente melhor eu ter comprado uma 35mm? Queria saber se realmente preciso trocar essa lente por uma 35mm ou posso continuar estudando com ela sem preocupações (estou tendo dificuldades com o foco manual hahaha).
    Obrigado!

    • Oi, Mateus! Muito obrigada, fico muito feliz em saber que te ajudei a escolher a sua primeira DSLR. Te desejo muito sucesso.

      Fique tranquilo, a 50mm é a preferida para retratos. Você vai gostar muito! =)

  41. Luiz Claudio Pattuzzo

    ….Vanessa, e suas dicas preciosas… muito obrigado, por mais essa!!! te acompanho sempre!!eu tenho uma lente sigma 24/70 2.8….uso ele na tanto na d7000 como d700..ficam uns retratos muito bom!!!!

    • Oi, Luiz! Obrigada!

      Obrigada por dividir sua experiencia conosco, essa lente é mesmo muito boa para retratos. =)

  42. HUMBERTO

    Tenho aqui uma 50mm f/1.2

  43. Rafael

    Tenho uma câmera que não é full frame (Canon 70D) e quando uso uma lente 50mm tenho a impressão de que o enquadramento fica muito difícil, com a foto muito próxima, como se estivesse com zoom, tendo que me afastar muito para acertar o enquadramento do retrato. Quais as opções de lente para resolver este problema?
    Tem que ter uma distância focal menor? Quais as sugestões? Grato

    • Oi, Rafael!

      A 50mm é a preferida para retratos. Acho que é um pouco falta de costume, por isso estranha o enquadramento mais fechado.

      Sim a opção para um enquadramento mais aberto seria diminuir os mm, uma 35mm pode ser uma boa opção. =)

  44. Gabriela

    Flor, fiquei confusa. vc disse fator de corte para full frame. Mas o fator de corte acontece na camera crop. que transforma uma 50mm em uma 80mm no caso da canon (50×1,6=80).
    Outra coisa. você colocou uma foto em que a 50mm ficou distorcida, porem indicou a mesma embaixo para fazer retratos. pode me esclarecer por gentileza?

    • Oi, Gabriela. Eu explico sobre isso no texto, segue abaixo:

      “Se você tem uma câmera full frame, não recomendo a lente 35 mm para um retrato de busto ou close-up, pois provavelmente irá ficar distorcido. Para full frame uma lente interessante para retratos é a 85 mm. Isso ocorre por conta do fator de corte, leia mais aqui.

      NO TEXTO AQUI TEM UMA FOTO

      Obs: Fotografias feitas com câmera Full Frame, por isso a distorção no 50mm ao se aproximar muito, para não dar distorção o ideal seria ir um pouco mais para trás e ter um enquadramento de retrato mais aberto.”

      É interessante usar uma 50mm na câmera cropada, pois o fator de corte diminui a visibilidade da distorção.

  45. Murilo Serafim

    namorando a 50mm 1.8 para quando poder comprar

  46. Paulo Gomes

    Muito boas as suas dicas, nos fornece informações eficazes com uma simplicidade nas explicações.

    Parabéns!!!

    Sucesso pra ti, bjao.

  47. Vitor Pedro

    Agradecia um seu comentárioa a Objestiva 150X600 desportiva da Sigma para canon 60D.

  48. Osmando Cardoso

    Oi Vanessa,
    Além das possibilidades segurar a câmera na horizontal ou na vertical na hora de fotografar, tenho visto pessoas fazerem o enquadramento na diagonal. Qual sua opinião sobre mais essa alternativa? Comentar.
    Obrigado
    Osmando

    • Oi, Osmando!

      Sua pergunta é muito pertinente.

      Sempre se fotografou na diagonal, mas era bem menos. Há uns 9 anos algumas tvs e produtoras começaram a gravar com a câmera um pouco na diagonal, isso é para criar um dinamismos na imagem e para alguns casos funciona muito bem por conta dos cortes e da edição do vídeo. Já para fotografia tenho visto algumas imagens assim, e acho que não combina com tudo, depende muito do assunto, da profundidade que está usando e do destaque a situação tem. Não é só clicar na diagonal, é necessário avaliar todo o enquadramento.

      =)

  49. Sarah

    Vanessa, o que é uma lente anti reflexo?

  50. Osmando Cardoso

    Oi, Vanessa
    Obrigado por retornar com suas ótimas abordagens. Dentro desse tema ainda, você poderia citar um mais exemplos em que fotografar na diagonal agregaria valor à foto?

    • Vamos ver…

      Situações onde tenham linhas, como prédios, uma fotografia de rosto ou casal com a profundidade bem trabalhada. Algum objeto.

      Nunca de paisagem…rs

  51. Yuri Hermmann

    Todo o site é simplesmente muito bom e esclarecedor. .. bastante objetivo, bem escrito, fácil de aplicar em prática todos artigos.

  52. Osmando Cardoso

    Principalmente se tiver de um lago, um rio ou mar! ..rs

    Valeu Vanessa. Obrigado

  53. Miriam

    Mto bom o site! Sou iniciante na fotografia. Gostaria de saber se a lente tem um tempo de vida útil? E se vale a pena comprar lente usada?
    Obrigada!

    • Oi, Miriam!

      A lente não tem vida útil. Vale a pena comprar usada, mas tem que estar em boa condições. Muitas pessoas não sabem armazenar e limpar bem a lente, isso isso faz com que ela fique ruim.

  54. Carlos Haron

    Olá Vanessa,

    Para retratos de crianças (detalhes)… Melhor um filtro closeup +10 para a 18-55 ou filtro closeup +10 para utilizar na 50mm 1.8?

    Qual sua sugestão?

  55. Abel Rodrigo Mosse filho

    Ola Vanessa tudo bem,gostaria de uma opiniao,tenho uma t5i com a lente do kit,18-55 e uma 50 1.8,gotaria de uma lente mais versatil e clara para fotografar aniversarios infantis a noite,eventos etc,nao posso gastar muito,andei vendo muito sobre a sigma 17-50 2.8 EX DC OS e gostaria de saber se seria uma boa aquisição,até pq pretendo vender minha 18-55,aguardo seu retorno,obrigado.

    • Oi, Abel!

      A 17-55mm só será mais clara, mas não irá te dar tanta versatilidade no enquadramento. Você usa flash? É interessante usar…

      =)

  56. Jorge Moreira

    Olá Vanessa. Tudo bom?

    Tenho uma máquina fotográfica Nikon D7100. Gostaria de saber se uma 35mm 1.8 seria interessante e versátil para retratos e ensaios externos? Desde já…

    Obrigado e forte abraço.

    P.S: Parabéns pelo trabalho

  57. Clarissa Carino

    Fico feliz de ter “acertado” sem saber…
    Na época que fui comprar minha primeira lente fixa, escolhi a 50mm 1.8, depois de uma pesquisa bem superficial na internet, e agora vejo que é a lente que tem o melhor custo x benefício e ainda assim me permite fazer ótimos retratos… que bom! 🙂

    Agora estou em busca de outras lentes bacanas para variar a minha fotografia, já tenho a 50mm e a 18h-55mm do kit, gosto de fotografar pessoas em geral, qual lente você me recomendaria?

    Beijos e obrigada!

    Clá

    • Oi, Clarissa! Que bom que acertou! =)

      Se você usar Canon, recomendo a lente 24-105mm, é uma excelente lente profissional.

  58. Marcia Alves

    Boa tarde! Quero comprar minha primeira camêra, estou pensando na Canon T5i, mas não sei qual lente comprar . Queria comprar lente e corpo separado tipo custo benefício. Sai mas barato comprar o kit com a lente 18- 55mm ? Qual vc me sugere?

  59. WILLIANS junior

    Olá Vanessa, preciso de uma ajuda…, tenho uma Canon Rebel Xti é preciso de uma lente clara para fotografar obras de arte, quadros. O problema é que nem sempre tenho muito espaço nos ateliês dos artistas. Tenho um kit de luz com dois spots de 650 watts cada halógena. Grato pela a Judá e parabéns pelo belo trabalho.

    • Oi, Willian!

      Já pensou em um 24mm f2.8 STM? Iria te dar um quadro mais aberto que a 50mm.

  60. Willians

    Eu também estava pensando na Sigma 18-35mm série ART, mas tenho ressalva por causa do foco automático…, o que acha. Grato.

  61. Willians Junior

    Vários profissionais reportaram uma problema de AF nas lentes SIGMA, além de ser lento ele se perde muito.

    • Oi, Willians. Olha… se já tem conhecimento desse fator, então é melhor não comprar. Porque se não, qualquer perda de foco, você irá ficar bem chateado…

  62. Rafaela Carreira

    Ola!! Tenho uma
    Duvida… Estou montanto um estudio na minha sala nao possuo muito espaço.. Tenho uma 50mm 1.4. Tenho dificuldades para fazer fotos de corpo inteiro pq nao tenho tanto espaço de recuo do assunto.. Neste caso de eu querer fotografar corpo inteiro numa sala nao tao espaçosa ( 4,5×6) qual lente vcs recomendam? Obrigada!!!

    • Oi, Rafaela!

      Não fique desanimada com o que vou te falar, mas preciso te falar. Você tem um problema. Para conseguir enquadrar, terá que usar uma lente grande angular, só que ela não é indicada para fotografia de pessoas, pois destorce a imagem. O ideal seria um lugar mais amplo.

  63. Edna

    Oi Vanessa, adorei o site. A minha dúvida é a seguinte: sou Arquiteta e Urbanista e artista plástica, preciso comprar uma câmera que atenda aos dois lados profissionais. Por exemplo, quando tirar fotos de rostos, preciso que saia até os detalhes da pele, como rugas e poros. Quando fotografar de cima de um prédio, que a vista embaixo fique bem visível. No entanto, não precisa de ser uma foto profissional, porque na maioria dos casos, serão tirados apenas detalhes para o meu uso.Seria possível, uma câmera com a lente fixa? seria muito mais prático no meu caso. Se não for possível, quais lentes comprar para esses usos? Obrigada.

    • OI, Edna! Muito obrigada!=))

      Você precisa de uma lente grande angular e de uma lente macro.

  64. Glauce Oliveira

    Muito bom este seu trabalho. O melhor de tudo é poder ler as dúvidas dos outros pois assim acabamos tirando nossas dúvidas sem precisar te fazer a pergunta. Pois, alguém já perguntou, antes.
    Parabéns!!!

    • OI, Glauce! Uhuuuu muito obrigada! E fico muito feliz em saber que minhas respostas ajudam bastante. =)

  65. Fellipe Marcel

    Normalmente as cameras vem com a lente 18-55mm. Porem, estou pensando em comprar uma camera sem a lente e compra uma lente 55-300 separadamente. Existe uma problema em nao ter a lente 18-55mm?

    • Oi, Fellipe! Na verdade não tem problema. A lente 18-55mm ajuda muito a desenvolver o conhecimento na fotografia, mas tudo bem optar por outra.

      Leia esse artigo: A lente do kit

  66. Fabiana

    Olá Vanessa, boa tarde !

    Ótima dica essa sobre as lentes, eu gosto muito de fotografia e estou começando a tirar algumas fotos e essas suas dicas estão me ajudando muito.

    Parabéns pela simplicidade ao escrever aos iniciantes como eu e humildade em compartilhar os conhecimentos.

    obrigada!

    • Oi, Fabiana! Uhuuuu muito obrigada! =))))

      Sucesso e lindos cliques pelo caminho.

  67. Humberto Bruneli

    Ainda bem que no mundo existem pessoas como você.

    HBruneli*

  68. André Lucas

    Bom dia Vanessa, tenho acompanhado seus artigos há algum tempo, parabéns pelo ótimo trabalho.
    Tenho uma D3200 e o pessoal da Nikon me indicou uma lente 35mm ao invés da 50mm devido ao crop. Qual vc acha que é mais indicada?
    Valeu!!

    • Oi, André! Muito obrigada!

      Na verdade a 35mm também é muito boa, escolher entre uma e outra é mais questão de gosto e do que irá fotografar. Se for retrato, a 50mm pode ser mais interessante, pois você pode se aproximar um pouco mais sem dar distorção. Mas se for fotografia geral, um pouco de tudo, acho que a 35mm pode ser mais interessante. Já cogitou a 40mm, eu gosto muito.

  69. Dumas

    Tenho lido muito sobre máquinas, tenho aprendido muito e depois do seu manual melhorei bastante. Mas esse lance de lentes ainda é um assunto que me deixa nocauteado, seu artigo muito bom, de facil entendimento.

    • Oi, Dumas! Muito obrigada, fico muito feliz em saber que meu artigo foi bom para você.

      Realmente escolher a melhor lente para o que desejamos não é tarefa fácil, eu mesma quando tenho que adquirir uma nova fico cruzando varias informações até chegar na que será melhor para o que eu preciso. Acho que esse é o melhor caminho.

  70. Erilando Fernandes de Sousa

    Vanessa adoro os seu comentários, vc é muito top, se você fosse homem diria que é o kra, mas como é mulher digo que você é magnifica, é 1000.

    • OI, Erilando! Uhuuuuu adorei! Muito obrigada, de verdade! =)))

      Sucesso para você!

  71. Amanda Garcia

    Artigo muito esclarecedor, sempre passando seu conhecimento de forma objetiva e esclarecedora!

  72. Olá, Vanessa. Como vai?

    Estou começando a me especializar em alguns segmentos de fotografias e tenho dúvidas em relação a quais lentes escolher.
    No momento, estou usando a lente 18-55mm do kit, mas como disse acima, como quero me especializar, chegou a hora de escolher lentes apropriadas para minha necessidade.

    Lembro que no momento uso uma câmera com sensor cropado (Nikon D5300).

    Gosto de fotografar arquitetura, pets e assuntos em geral quanto a pessoas. Para arquitetura estou de olho na Sigma 10-20 f/3.5, que na minha câmera resultaria num range aproximado de 15-30mm. Quanto a arquitetura externas, tenho certeza que ela me atenderia bem; você acha que esse range seria suficiente para ambientes internos também? Qual a sua opinião sobre as lentes da Sigma? No site da Amazon tenho visto bons comentários sobre ela.

    Para fotografia de pets, tenho treinado muito com meu cachorro. Ele é um bom exemplo de pet agitado que vive correndo rsrsrs. Tenho pensado na Nikkor 70-300mm para esse caso, o que creio que até me serviria também para fotografar paisagens como hobbie. Mas não tenho certeza se essa é uma lente com a velocidade necessária para captar os movimentos caninos, por isso preciso de sua ajuda.

    E, para retratos, estou de olho na Nikkor 35mm f/1.8, que me daria uma range de 52,5mm. Sei que as fixas são ótimas para retratos em geral, por isso estou querendo uma nesse range.

    Outra dúvida que tenho é: Você conhece as lentes coreanas Rokinon? Nos comentários que encontro nos fóruns, encontro opiniões mistas sobre essas lentes. Geralmente as positivas são de fotógrafos que fotografam há anos então eles não tem problemas de suprir as faltas delas… Gostaria de sua opinião sobre essa lente em particular, uma vez que o custo-benefício dela me parece viável.

    Obrigado pela atenção. 🙂

    • Oi, Renan!

      Olhei suas fotos! E parabéns, você é um exemplo de que a lente do kit é excelente, basta conhecimento. =)

      As lentes da Sigma estão otimas, no passado não eram assim tão boas, mas hoje estão bem melhores. A 10-20mm é uma excelente opção.

      A 70-300 é uma boa ideia para o pet, mas não para paisagem, para paisagem você precisa de uma lente grande angular, mas como terá a 10-20mm, 18-55mm e a 70-300, terá lente para tudo. Acho que está montando um bom kit.

      O Rokinon, é uma lente, utilizada bastante por quem trabalha com vídeo. Eu não vejo problema de me adequar a ela, você só precisa entender bem de diafragma. É bem simples. =)

  73. Olha, eu elogio vindo de você até melhorou meu dia. hehehe. Obrigado. 🙂

  74. maria jose

    explicacap precisa, sem pressa,adorei, euqque estou começando agora, ea a gente vai aprendendo devagaf sem stress

  75. Anderson Ribeiro

    Sei que é uma opção estética, mas essa fonte cinza no fundo branco faz com que a leitura fique difícil.

    • OI, Anderson. Acho que seu monitor está com as cores e contraste errados.

      Em um monitor com as configurações corretas, o cinza é escuro, o que não dificulta a leitura.

      Você consegue regular isso no seu painel de controle, ajustes de vídeo. =)

  76. Vanessa, PARABÉNS pelo seu ótimo guia definitivo, aprendi D+
    PRECISO DE AJUDA:
    Não consigo fazer um bom desfoque no fundo. Uso uma YONGNUO 50mm + canon 70D e acontece algo estranho: Antes de clicar, o desfoque do fundo aparece ótimo na tela lcd mas depois que CLICO, vejo a foto e o desfoque quase desaparece como se a câmera ajustasse aquele desfocado e o desfoque fica bem fraco quase focando o fundo.
    Uso a câmera no manual e ja tentei diversas configurações de foco, deixando por fim no foco com um ponto no centro e mesmo assim acontece a mesma coisa. O que pode ser?

    • Oi, Leo! Muito obrigada! =)

      Você faz a profundidade de campo direitinho? Ajusta o diafragma para o desfoque?

  77. Allyson Cardozo

    Bom dia,
    Tenho uma camera Sony A3000 que veio com uma lente 18x55mm
    estou pesquisando uma lente melhor pra mim
    qual você acha melhor?
    uma 16mm f2.8
    ou uma 50mm f1.8??
    como não tenho experiência com fotos, estou na duvida em qual das lentes possui maior qualidade nas fotos…
    obrigado! 😀

    • Oi, Allyson! É muito difícil eu saber que lente você precisa, mas eu recomendo que se cadastre na minha Área VIP, pois lá tem um vídeo sobre as lentes, vai te ajudar muito. =)

  78. Marcelo Steimpaj

    Oi, Vanessa.
    Tenho uma Nikon de entrada, D3100 e as seguintes lentes: 18-140mm; 55-200mm e uma 35mm. Qual seria a mais indicada para retratos?

    • Oi, Marcelo! Na verdade depende muito do seu olhar. Mas a 55mm-200mm tem um textura mais tradicional, você pode gostar. =)

  79. Roberto

    Minha dúvida é um pouco parecida com a pergunta 36…
    Comprei uma T3 nova porque eu estava mais interessado num sensor maior que as super-zoom e não queria gastar tanto dinheiro… ai comecei a procurar artigos e descobri seu site por acaso… já li quase todos os artigos rsrsrs)
    Já entendi um pouco o funcionamento do obturador e da abertura, mas por enquanto tenho me atrevido a usar apenas o moto de prioridade de abertura (acho que é o modo TV na Canon).
    Pois bem: testando a camera dentro de casa, na parte da noite e com iluminação branca LED de 5w, percebi fotos muito escuras. Como meu objetivo é fotografar principalmente minha filha de 1 ano e 4 meses, se eu aumentar o obturador para menos de 1/100 as imagens ou ainda saem escuras ou borradas devido aos movimentos dela…
    Se eu aumentar o ISO para 800 ou mais, as imagens saem bem melhor, mas a granulação ao fazer um zoom depois me faz perder muitos detalhes… e não sei se isto vai prejudicar quando eu for imprimir algumas fotos!
    Não uso o flash para não perder a naturalidade das brincadeiras dela… nem incomodá-la com tanta luz na cara…
    1: Para uma lente padrão do kit, com abertura de 3.5 ou mais, é assim mesmo, tenho que aumentar o ISO e me contentar com a qualidade ruim nos pequenos detalhes?
    2 Se eu comprar uma lente mais clara (1.8 ou 2 de abertura), vou ter resultados muito melhores com ISO mínimo?
    3 Se a recomendação for a lente mais clara, achei as seguintes opções:
    Canon 50mm 1.8
    Canon 40mm 2.8 (Fiquei com medo desta trazer fotos escuras demais nestas condições citadas, mas traria alguma vantagem por enquadrar mais coisas nas fotos)
    Yongnuo 50mm 1.8 (ainda mais barata que a Canon similar)
    Yongnuo 35mm 2.0 (Achei esta mais interessante, visto que vira 56mm na T3 e mantém a abertura em 2.0, contra 5.6 na lente do KIT)

    • Oi, Roberto! Muito obrigada, fico muito feliz que goste dos meus artigos.

      O ideal seria você utilizar o modo 100% manual, pois você teria maior controle dos ajustes, poderia equilibra-los melhor, só pelas descrições que me deu dos ajustes, te garanto que conseguirá.

      Quando a situação tiver pouca luz você sempre terá dificuldade em equilibrar tudo, faz parte. Nem a lente sendo mais clara fará tanta diferença, irá ajudar? Sim, mas muito pouco. O melhor é mesmo o flash. Fique tranquilo, pois as crianças se acostumam e você não precisa jogar o flash diretamente nela, pode rebater. =)

      Espero ter te ajudado e te desejo lindos cliques.

  80. Roberto

    Oi Vanessa! Obrigado pelo retorno!
    Eu continuei pesquisando e lendo alguns sites, além de ver no flickr algumas fotos e vi que lindas fotos também usam ISO 400 ou até 800. Eu fiquei com preconceito porque nos primeiros testes que fiz (ISO acima de 1000) ficava muito granulado, e não era este meu objetivo ao comprar uma câmera com sensor maior.
    Assim que as fotos forem ficando melhores, vou te marcar no Instagram.
    Abs e obrigado.

  81. Ariel

    Olá Vanessa, tudo bem? Pretendo trabalhar com ensaio gestante e gostaria de uma lente versátil. Pensei em comprar a A6000 e a lente 35mm 1.8 (SEL35F18). Essa lente tem muita distorção? Ela não seria adequada para retratos? Obrigada desde já

    • Oi, Ariel. A 35mm é uma boa lente para retratos, mas no caso de bebes e barrigas, ela irá dar uma distorção sim, pois terá que se aproximar bastante para enquadrar. Uma 50mm é mais interessante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *