Fotografo e Fotografia de Moda - Fotografia Dicas O que é um Editorial de Moda? 

O editorial de moda é um ensaio fotográfico que visa divulgar uma coleção ou marca. Por trás desse ensaio existe uma linguagem e conceito que irá mostrar as pessoas as tendências do mercado, é uma ferramenta publicitária poderosa do mundo da moda. 

Nas revistas é possível ver editoriais de moda com looks montados a partir de diversas marcas famosas ou somente com uma marca, é uma maneira de compor uma ideia e propagá-la. 

É importante que o fotógrafo que deseje trabalhar com moda esteja envolvido neste meio e possua referências sobre moda, história da moda, arte contemporânea, tendências para o ano e também conheça o trabalho de outros fotógrafos, para aprender e acompanhar as novas técnicas. 

O editorial de moda pode ser utilizado em todos os meios de comunicação. 

Diferentes linguagens fotográficas 

  1. A linguagem da fotografia de moda das grandes marcas é mais intensa e ousada, as modelos são bem expressivas e as roupas e acessórios bem diferentes, além das poses não serem tradicionais. 

Fotografo e Fotografia de Moda - Fotografia Dicas

  1. Outra linguagem interessante é a fotografia de moda com famosos, as fotos são sempre um pouco menos contrastadas e com a maquiagem e luz menos marcadas do que a anterior. 

Fotografo e Fotografia de Moda - Fotografia Dicas

Na prática… 

A fotografia de moda exige uma equipe grande com diretor de arte, produtor, produtor executivo (cuida da grana do projeto), profissional de moda (Stylist), maquiador e cabeleireiro, além claro, do fotógrafo de moda e de seu fiel assistente ou assistentes… 

Na prática – e geralmente – o fotógrafo de moda faz uma reunião com o diretor de arte, é o diretor de arte que está por dentro do desejado, do conceito estético, da linguagem e história a seguir, ele já fez o briefing com o cliente e ele transmite isso para o fotógrafo. Com as informações na mão o fotógrafo irá pensar em como transmitir esse conceito, que equipamento usar, como posicionar e como realizar.

Em projetos menores é o cliente que procura diretamente o fotógrafo. O cliente tem o conceito, mas é o fotógrafo que irá estruturar e desenvolver uma linguagem. Nesses projetos o fotógrafo de moda consegue criar mais, ir além com suas ideias.  É ele também que vai atrás de um produtor ou assistente para ajudá-lo a organizar tudo, para no dia dar tudo certo. 

Fotografo e Fotografia de Moda - Fotografia Dicas

“Um grande fotógrafo é capaz de enfatizar a individualidade da modelo” – Waris Dirie (Modelo)

É assim que funciona um editorial de moda, é claro que varia de projeto para projeto, mas a base é essa! Espero que você tenha gostado! 

E você, gosta da fotografia de moda? Deixe um comentário!=)

 

Recomendo a Leitura:

 

 
Se inscreva no meu Canal do YouTube:

 

APRENDA MAIS SOBRE CÂMERAS E DESCUBRA A MELHOR PARA VOCÊ

Capa e-book PNGEu criei um Guia definitivo - Tipos de Máquinas Fotográficas(GRATUITO) para facilitar a sua escolha de máquina.

Você vai aprender:

» Qual câmera utilizar para fotografia profissional;

» Analisar as diferenças na hora da compra;

» Entender os diversos modelos de máquinas;

COLOQUE SEU E-MAIL E CLIQUE EM “QUERO RECEBER” PARA TER ACESSO


39 Comments

  1. Bruna

    Oi Vanessa, no segundo semestre vou iniciar a faculdade de fotografia e seu artigo veio bem a calhar… adoro os editoriais de moda… vou seguir suas dicas com certeza!

  2. Luiz Romeo

    Obrigado Vanessa pelo artigo. Você está respondendo algumas dúvidas que eu tinha.

  3. Jana Oliveira

    Parabéns, ficou ótimo. Claro e objetivo.

  4. Zenaide

    Olá Vanessa,

    Trabalho com moda e gostaria de saber qual máquina é mais indicada para fotografia de moda.

    • Olá Zenaide!

      Uma camera de entrada ou uma semi profissional está de bom tamanho!

      Se estiver com duvida sobre essas categorias de maquinas, baixe meu livro grátis aqui!

  5. Roberto Alves das Chagas

    Olá Vanessa! .
    Gostaria de mencionar que valeu seu esforço por elaborar importantes dicas e informações a respeito do seu Guia definitivo – Tipos de Máquinas Fotográficas, pois para nós interessados, digamos assim hobby ou até por querer tirar umas “fotozinhas” mais elaboradas, nos ajudam e muito, mas fiquei imensamente satisfeito por ter recebido seu material e por nos dar e sinto com certo carinho, gratas informações! .
    Um abraço afetuoso e tudo de bom,
    Roberto

    • Olá Roberto!

      Muito..muito obrigada! Seu comentário me motiva a cada vez escrever artigos melhores!

      Grande abraço e tudo de bom para você também.

  6. Meio Kilo

    bom dia, como faço para ver o número de clicks que minha Câmera EOS REBEL Canon T3i já aplicou, pois não estou conseguindo verificar essa informação.

    • Olá Meio Kilo,

      Vou responder o que acabei de responder a outro leitor…

      A linha de câmera de entrada da Canon senão me engano aguenta uns 100 mil cliques, mas pode ser bem mais que isso – isso é muito clique. Se um dia pifar, será o obturador e você pode trocar, é um pouco caro, mas dependendo vale a pena.

      Não tem como saber quantos cliques ela fez, só na autorizada para descobrir isso.

      Quando você compra a maquina você tem a opção de escolher o numero que ela vai dar para a imagem. Pode começar cada novo cartão com o numero 1 (imagem 1, imagem 2….) e assim por diante ou pode continuar da contagem da ultima imagem. Vamos supor que parou na imagem 300, ela vai continuar de 301 em diante… Esse é um bom jeito para você acompanhar o numero de cliques da sua maquina.

      =)

  7. Naldo Ferreira

    Sonho em trabalhar com fotografia de moda… Gostei do artigo.

  8. Dácia Reis

    Olá Vanessa!
    Gosto muito de seu blog. Tem dicas bem legais.
    Estou tentando tirar fotos de roupas de bebê sem manequim. No chão com fundo branco usando 3 lâmpadas brancas para iluminar e uma NIKON Coolpix L820. Fotos de cima para baixo, mas ainda dá um pouco de sombra. Preciso da mesa de still? Dá resultado com ela? Vai tirar a sombra? Necessito de mais luz? Quero mexer pouco no photoshop só ajustes finais. E na net não mostra praticamente nada sobre isto. Estou montando a mesa de papelão com TNT e fundo de EVA.
    Pode escrever um artigo sobre isto? Aguardo retorno.
    Grata
    Dácia

    • Oi Dácia!

      O material que tem é suficiente.

      O problema maior ai é a técnica, para tirar a sombra você precisa iluminar esse local.. E iluminar não é tão simples assim… Vou pensar em um artigo para o futuro.

      =)

      • Dácia Reis

        Obrigada Vanessa!
        Fico no aguardo
        Abraços

  9. José Carlos

    Recebi msg com o título de “Veja como fotografar pessoas” com o link abaixo. Meu programa de e-mail alerta para possível golpe. Não vi este artigo em seu site. este link é válido?

    “Veja como fotografar pessoas”

    Obrigado,

    • Oi Jose, o link para o artigo está certo, o link fica diferente pois é um padrão do sistema de e-mail que utilizo, mas pode sempre clicar tranquilamente.

      Veja esse artigo aqui.

      =)

  10. Edson Pimenta

    Olá Vanessa td bem?
    Minha pergunta é: como um iniciante pode começar a se inserir na fotografia de moda?
    Gosto muito dessa área e queria trabalhar com que eu gosto!
    Grande abraço!

    • Oi Edson, sugiro que leia esse artigo: Como se inserir no mercado fotográfico

      O ideal é que você comece como assistente de algum fotografo, eu sei que o difícil é conhecer esse fotografo. Sugiro que tente participar ou vá até a porta de um evento de moda (chegue cedo), se apresente aos fotógrafos, eles são sempre bem legais, e vão gostar de te ajudar ou indicar alguém que esteja precisando.

      Outra maneira é fazendo algum curso ou faculdade, lá você vai conhecer muita muita gente e vai aos poucos se aproximando do nicho que deseja trabalhar.

  11. Lisi & João Fotografia

    Muito legal, fotógrafos de moda e casamentos, são tudo meio doidos mesmo. rsrsrrsrsrs show muito bom

  12. Thiago Santos

    Oi, Vanessa! Tudo bem?

    Qual dica você pode para quem quer criar o primeiro editorial, com a finalidade de portfolio, sem atender a um briefing específico, por onde começar a concepção, por um tema, por uma historia? Por onde começar amtes de ir para a prática e execução.

    • Oi, Thiago!

      Esse é um assunto bem abrangente. Mas de forma rápida. Você precisa focar seu portfólio no que você mais gosta de fotografar e no que domina. A partir dai, pense em um ensaio como se fosse real mesmo, como se tivesse um cliente. Exemplo: Você gosta de fotografar joias e acessórios. Crie suas fotografias como se fossem para um catalogo, um cliente real. =)

  13. Gostei do conteudo

  14. Leandro César

    Já observei me corrija se eu estiver errado :), que a fotografia de moda aqui no Brasil não é tão ousada em questão poses e idéias, como é lá fora onde eles sempre buscam algo bem mais conceitual. VocÊ sabe me explicar o porque ?

    • Oi, Leandro!

      Tem vários pontos para se avaliar na sua questão, não sei te explicar exatamente porque, pois também depende do que cada um enxerga.

      O mercado de moda aqui no Brasil é muito pequeno se comparado com o de lá de fora, então as criações fotográficas brasileiras são menores. Outro ponto, é que aqui no Brasil tudo é muito caro, a produção de uma fotografia acaba ficando caríssima para muito pouco, sabe?

      =)

  15. ANA PAULA ANDRADE

    Estou ingressando na área fotográfica recentemente, e me identifiquei com a fotografia de editorial de moda.
    Gostei muito das dicas desse site, inclusive estão me ajudando bastante, mas ainda estou um pouco confusa, pois tenho receio de sair por ai fotografando e acabar errando!
    Pretendo estudar bastante sobre a área, estou cursando o segundo semestre de fotografia na faculdade, e estudo iluminação em outro local. acho que é essencial saber de iluminação na fotografia!
    Gratidão é a palavra correta que eu tenho a dizer para esse site e o (os) criador (es) dele!

    Obrigado!
    Paula Andrade

    • Oi, Paula!

      Muito obrigada, e sou só eu a criadora mesmo. Escrevo e respondo todo mundo nos intervalos que tenho. =)

      Você está indo pelo caminho certo, já vejo que será uma grande fotógrafa e terá muito sucesso.

      Boa sorte!

  16. Mércia Ligia Aparecida Pieroni

    Muito boa suas aulas. Eu gosto muito de foto de retratos e lendo seu editorial de moda me encantei. Gosto de poses não clássicas e preciso estudar muito. Tenho feito o que disse: lido,internet, treinos. Faculdade aqui no interior não tem, mas tem você para alegrar . Obrigada

    • Oi, Mércia!

      Que bom que está acompanhando o meu site, a internet é mesmo maravilhosa, chega em todos os lugares! =)

      Você está no caminho certo, com dedicação e estudo (mesmo que sem ser formal) você atingirá o seu objetivo, estou torcendo por você.

      Sucesso!

  17. Marco

    Oii, boa noite tudo bom? Então, eu estou no 3 ano do ensino médio e estou pirando! Eu quero muito seguir o ramo de fotografo/fotografia de moda. Qual faculdade eu devo seguir?

    • Oi, Marco!

      Deve fazer faculdade de fotografia e fazer workshop específicos para moda. =)

      Sucesso!

  18. Estefânia

    Amooo fotografia! Fotografar ou ser fotografada. Esse fds produzi meu primeiro editorial, ameei o resultado e a edição da minha amiga de curso. Cursams moda, e a disciplina de produção de moda nos abriu esse leque. Muitoo legal esse post! :*

    • Oi, Estefânia!

      Que demais! Parabéns pelas fotos!

      Fico muito feliz que gostou do artigo!

      Sucesso para você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *