Fator de Corte O Fator de Corte

Você já ouviu falar do fator de corte ou câmeras cropadas? Acredito que sim! Essa é uma questão que se deve levar em conta na hora de comprar uma lente para sua DSLR.

Antes de continuar lendo você precisa saber o que é o sensor de imagem e quais são as câmeras profissionais, semi profissionais e de entrada. Recomendo que baixe meu e-book Tipos de Máquinas fotográficas, ele contém todas essas informações.

Tamanho do Sensor

Antigamente, como você sabe, as câmeras eram de filme, com a era digital veio o sensor de imagem e com ele o fator de corte.  

Nas câmeras DSLR existem dois tamanhos principais de sensor, um é o Full Frame encontrado nas câmeras profissionais  e outro é o APS-C que está presente nas câmeras de entrada e semi profissional

O sensor Full Frame equivale ao 35mm que era o tamanho do filme para máquinas fotográficas. 

Os sensores para câmeras Full Frame são maiores que os APS-C, daí que surge o Fator de Corte. 

O que é o Fator de Corte? 

O fator de corte é a variável que define a área final da imagem que será captada pelo sensor.

A lente envia a imagem para o sensor e o sensor Full Frame, por ser maior, capta uma maior área da imagem enquanto o APS-C uma menor área da imagem. 

  • Full Frame = Maior área de imagem
  • APS-C = Menor área de imagem

 

Se você fotografar com a mesma lente e mesmas configurações, será a mesma imagem, porém nas câmeras de sensor APS-C as bordas serão “recortadas”.

fator de corte - camera - Fotografia dicas

 

 

 

 

 

 

 

 

Vendo a imagem acima dá para perceber que a imagem da câmera APS-C está aparentemente mais fechada do que a da Full Frame.

Em uma câmera APS-C a lente 50 mm irá cortar as bordas da imagem e parecer uma 80 mm, mas ela continuará sendo uma 50 mm, não irá mudar suas características, como a distância focal, a separação de planos, profundidade de campo ou suas distorções, ou seja, ela muda somente o campo de visão.

Para chegar ao número que sua lente equivale em uma APS-C, você precisa multiplicar a distância focal por 1.6, se sua câmera for Canon e 1.5, se sua câmera for Nikon.

Veja na tabela:

tabela- fator de corte - Fotografia dicas

 

 

 

 

 

 

 

Você sempre terá que fazer essa conta, mesmo para as lentes que são para as câmeras cropadas! 😉

Essa foi minha dica de fotografia sobre o Fator de Corte! 

Deixe um comentário, é muito boa essa troca que acontece no site!=)

 

Recomendo a leitura

 
Se inscreva no meu Canal do YouTube:

 

APRENDA MAIS SOBRE CÂMERAS E DESCUBRA A MELHOR PARA VOCÊ

Capa e-book PNGEu criei um Guia definitivo - Tipos de Máquinas Fotográficas(GRATUITO) para facilitar a sua escolha de máquina.

Você vai aprender:

» Qual câmera utilizar para fotografia profissional;

» Analisar as diferenças na hora da compra;

» Entender os diversos modelos de máquinas;

COLOQUE SEU E-MAIL E CLIQUE EM “QUERO RECEBER” PARA TER ACESSO


140 Comments

  1. Só lembrando que o fator de corte de 1,6 vale para as Canon, o sensor APS-C da Sigma Foveon X3, Fujifilm X-mount, Nikon DX, Pentax K, Ricoh GXR, & Ricoh GR, Samsung NX, Sony α DT & NEX tem fator de crop 1,5 (é um sensor ligeiramente maior que o da Canon).

    • Olá Cesar, eu não quis confundir as pessoas, mas a sua informação está correta!=)

  2. Marcelo

    Olá. Quanto o fator de corte como fazer a equivalencia para os diferentes tipos(tamanhos) de sensores ? Obrigado.

    • Olá Marcelo, eu não sei se entendi sua pergunta.

      Para cameras APS-C da Canon de entrada e semi profissional é a distancia focal vezes 1.6.

      Para os modelos de entrada e semi profissional da Nikon é 1.5.

    • Determinar o comprimento focal equivalente em um sensor cropado? É isso, Marcelo?

      Multiplica pelo fator de crop. Se você pegar uma Canon T5i (crop fator = 1,6) e colocar uma lente Canon EF 50mm, o sensor vai registrar uma parte da cena equivalente ao que uma full-frame registraria com uma lente 80mm (acho que não existe 80mm, mas 85mm).

  3. Gisele

    Olá Vanessa! Gostaria de dizer que adorei o artigo. Sou totalmente iniciante no assunto e nunca encontrei nenhuma outra página tão amigável quanto a sua. Espero aprender a fotografar logo! Parabéns!

    abs

    • Olá Gisele!

      Fico muito feliz em saber que estou te ajudando… que minhas dicas de fotografias estão sendo úteis!

      Com empenho logo..logo.. estará fotografando bem!

      Boa sorte!

      =)

  4. Sandra

    Amei.fico feliz de fazer parte do seu blog.

  5. Bruno Souto

    Tem gente que usa Sony aqui, viu? Não podemos ser esquecidos! ;D

  6. Teilor

    Boa tarde,

    Fugindo um pouco do tópico, você conhece/recomenda algum lugar para compra de máquinas usadas?

    Obrigado e parabéns pelo excelente blog.

    • Olá Teilor!

      Tirando as pessoas que vendem pela internet, só conheço as lojas do centro de SP, prox a Rua Conselheiro Crispiniano… Prox ao metro Anhangabau…

  7. Roberta

    Oi Vanessa, desculpe a minha ignorância, pode ser q minha pergunta seja mto idiota, mas a minha dúvida é: eu sempre terei que fazer essa conversão? Ou existe a possibilidade da câmera e a lente serem compatíveis, tipo, câmera cropada e lente para câmera cropada também? Assim qd eu usar uma 50 mm será captada a imagem completa, sem corte? Deu pra entender minha dúvida?
    Obrigada. Adorei o blog e pretendo ler mto seus posts e fazer muitas perguntas!

    • Olá Roberta!

      Sim, você sempre terá que fazer essa conta!=)

      PS: Essa resposta foi atualizada!

    • Se a câmera é cropada, mesmo que a lente seja para câmera cropada, você tem que aplicar o fator de corte. Assim, uma 18-55mm EF-S, apesar de ser uma lente para câmeras cropadas da Canon, ela vai dar imagens como se fosse uma 28-88mm.

      Aliás, usar uma 18-55mm EF-S em uma câmera cropada deve ser o mesmo que usar uma 28-90mm EF em uma full-frame… (Acho que vou testar isso, tenho uma Canon de filme com esta lente 28-90mm, e tenho uma T5i com a 18-55mm, mas nunca pensei em ver se as câmeras “enxergam” a mesma coisa…)

      E qual a vantagem, então, de uma lente EF-S? Como ela pode “entrar” mais para dentro da câmera (e este é o perigo de tentar usar uma lente EF-S em uma câmera full-frame, o espelho bate na parte de trás da lente), alguns truques de ótica podem ser aplicados para deixar ela com o tamanho mais compacto. Além disso, ela não precisa projetar uma imagem do tamanho de uma full-frame sobre o sensor.

      Mas então por que não colocar o comprimento focal “efetivo” na lente? É uma tradição, até onde eu sei, usar *sempre* o comprimento focal equivalente de uma 35mm.

      • Olá Cesar, você tem razão. Respondi com pressa e acabei me confundindo… É necessário aplicar o fator de corte em todas as lentes.

        Fiz o teste para não restar mais nenhuma duvida!rsrsrs

        Eles não colocam como 28mm ao invés de 18mm porque a distancia focal(questão do foco mesmo) é equivalente a 18mm e o enquadramento é 28mm. Ela ser cropada não muda a distancia focal…

        Obrigada por sempre estar me ajudando aqui no site, a vida é tão corrida que as vezes a gente se confunde com coisas simples!

        Abraços!

      • Isac Markus

        Olá gente,

        Gosto demais do site e das dicas.

        Quanto a lente, há novos lançamentos da linha ART, que são especiais para APS-C, como o caso da magnifica 18-35 1.8. Vi inclusive em teste que no sensor full frame ela apresenta a vinha de corte, isso é possível por que seu malt não se adapta ao sensor full frame.

        Me corrijam se estiver enganado.

        Não deixe de escrever Vanessa.

        Grato!

        • OI, Isac!

          Essa lente é da Sigma né?

          Então, isso acontece porque o sensor é maior do que a lente pode atingi-lo, se bem que não deveria ser tão perceptível porque ela é uma lente EF.

          =)

        • Cesar

          Eu não recomendo testar lentes para câmeras APS-C em câmeras FF.

          O problema é que a lente acaba “entrando” mais para dentro da câmera. Isto funciona com câmeras APS-C por que o espelho é menor, mas nas FF isto pode danificar a câmera, o sujeito pode pressionar o obturador, e então o espelho bate na parte de trás da lente.

          Não acontece com todas as lentes APS-C e em algumas marcas parece que não dá problema nenhum, exceto a vinheta (parece que na Nikon não dá problema, a não ser a vinheta, mas é pela conta e risco de quem quiser testar, eu não garanto nada).

          • OI, Cesar!

            Concordo em tudo que você disse. Essa lente diz que é para APS-C mas é EF… hahaha… não sei se danifica.

            Se alguém testar, por favor, nos avise como foi. =)

  8. vandenberg

    estou iniciando na arte da fotografia e achei muito interessante e solidário este blog, gostaria de parabenizar e agradecer pela iniciativa, que tenho certeza esta ajudando e informando aos vários seguidores amantes da fotografia. Mais uma vez Parabéns e obrigado pela oportunidade de receber tantas informações. Segue meu e-mail para que fique a vontade para enviar quantas dicas possíveis puder. Já ia esquecendo. a segunda foto do dicas de fotos noturna, é muito linda, na minha humilde opinião, um dia espero tirar uma foto assim.

    • Olá Vandenberg!

      Obrigada pelo seu cometário, fico muito feliz em saber que estou te ajudando.

      Se continuar se aplicando e estudando, lendo blogs… Logo conseguir fotografar uma imagem como a que mencionou! Tenho certeza disso!

      Para receber meus e-mail com dicas sobre fotografia e saber quando escrevo um novo artigo é só se cadastrar na minha lista de e-mail aqui.

      Você pode curtir minha pagina no facebook também, lá compartilho ideias, concursos, sugestões e pensamentos!

      Curta: https://www.facebook.com/fotografiadicasoficial

      =)

  9. Luiz Carlos B.Araujo

    Vanessa.Estou com duvida, comprei recentemente , um KIT D3200 e com lente 18x 55mm. Gosto de fotografar objetos mais distantes . Gostaria de saber informações suas sobre a lente 18 x x300mm, acho que substitui a 18/55 e ainda tenho o Zoom. Qual a sua opinião a respeito. Qual a lente vc recomendaria.

    • Olá Luiz, não sei se essa lente substitui exatamente a 18-55 mm, eu não conheço muito bem essa lente para te falar.

      Oh uma lente legal é a 70x300mm.

      =)

  10. Lucia

    Olá!
    Uso cropadas, mas quero migrar para as fullframe, as lentes das cropadas eu posso usar nas FF?
    Obrigada!

    • Olá Lucia!

      Se suas lentes forem EF-S (CANON) não irá caber nas full frame.

      =/

      • Cesar

        Sem querer ser chato, mas já sendo, a lente EF-S (para câmeras cropadas) tem o mesmo encaixe que a EF (full-frame), o problema é que quando a sua caríssima full-frame for fazer a primeira foto usando a lente para câmeras cropadas, o espelho vai bater na parte de trás da lente EF-S e vai estragar.

        Tem que ter MUITA atenção no caso das Canon, para não colocar uma lente EF-S em uma full-frame. O melhor é comprar lentes EF e se desfazer das EF-S, aí você vai ter lentes que funcionam nos dois tipos de câmeras.

        Claro, eu estou falando isso, mas continuo com a minha EF-S 18-55mm, mas é que as full-frame são tão caras, não sei se algum dia vou comprar alguma…

        • Oi Cesar, boa explicação. Conheço gente que tem coragem de retirar uma pecinha da lente EF-S e encaixar na full frame, o duro é “estragar” a lente. =/

          Obrigada pela passada no site Cesar!=)

  11. Rodolfo

    Oi,Vanessa! Qual a lente ideal para usar na Nikon D 7100, para fotografar casamentos e eventos em geral no aguardo, um abraço, estou teclando de Sidney, Australia.

    • Oi Rodolfo!

      A internet é mesmo muito incrível, gente do mundo todo acessa o site! Seja bem vindo!

      Vou escrever um artigo sobre isso, ele está na fila.. é uma pergunta muito comum aqui no site…

      Enquanto isso vou colar aqui uma resposta que dei que já dei aqui no site e que cabe no seu caso…

      A lente para fotografar evento varia muito, pois depende muito de qual será a sua atuação/tarefa. Normalmente é uma zoom como 70-200 ou 70-300.. mas como disse depende, pois você pode ser o responsável pelas imagens abertas, então uma grande angular seria o ideal. O que recomendo é que verifique com quem está te contratando e caso você seja o “patrão” escolha a tele, pois qualquer coisa ainda pode usar a lente do kit!

      Uma boa lente para ter é a 50m para fazer as imagens de retrato antes dos eventos, mas confira qual sera a sua função.

      Espero ter ajudado!

  12. FRANCISCO BRITO DE GOIS

    Boa noite, gostei muito deste Blog. Quero fazer uma pergunta acerca de alguns procedimentos fotográficos. Não entendo muito de fotografia, apesar de já ter conseguido tirar várias. Minha Dúvida: Tenho uma T5i que veio com uma lente 18-55mm EF-S IS UMS. Fator de corte 1.6x. Tudo bem. Quero uma orientação em relação a aquisição que pretendo fazer de uma Lente Grande Angular (A Lente 10 – 22) da CANON EF-S IS UMS, seria uma boa pedida.

    • Oi Francisco.

      Ela é uma boa lente, mas precisa aplicar o fator de corte. Aplicando ela não será mais tão angular, mas mesmo assim é uma boa lente.

  13. FRANCISCO BRITO DE GOIS

    Peço desculpa esqueci até de agradecer pelas informações fornecidas em seu Blog e muito bem acolhidas por aqueles que querem entender de fotografias. Abraços.

  14. FRANCISCO BRITO DE GOIS

    Quero tirar esta grande dúvida da cabeça – A T5i CANON é Profissional? Agradeço – lhe a informação antecipadamente.

    • Oi Francisco, ela não é profissional, com ela é possível fazer trabalhos profissionais.

      Baixe o meu guia para entender melhor, clique aqui.

      E leia esse artigo aqui.

  15. FRANCISCO BRITO DE GOIS

    Minha Dra. o assunto por ser pertinente, estou retornando, para contar com a sua sugestão em relação a aquisição de uma lente grande angular para a Câmera T5i. Onde eu possa desfrutar da quase totalidade da área no sensor que chegue perto daquele estádio que é o full frame(36 x 24)mm. rsrs. brincadeira, com todo respeito. Um forte abraço e aceite a minha admiração pela sua competência.

    • Obrigada Francisco!

      Com o fator de corte temos esse problema mesmo.. uma boa solução é a 8mm -15mm.. mas ela vai dar um pouco de distorção (vc pode corrigir um pouco na finalização).. O bom é aceitar e se adaptar ao que tem na hora… mas sei como é frustante.. =)

  16. Ednaldo Medeiros

    Gostaria de saber se a Canon T5i é FULL FRAME ou não. Caso não seja qual modelo compativel me reomendaria, para substiruir somente o corpo e continuar utilizando as lentes que já possuo da T5i?

    • Oi Ednaldo, ela não é full frame. Já baixou o meu guia sobre os tipos de maquinas fotograficas? Lá tem uma lista e nela marco qual é full frame. Se ainda não baixou, baixe ele aqui.

      Uma boa full frame é a Canon 6D.. Falo dela aqui.

    • Cesar

      Completando a resposta da Vanessa, você não pode usar lentes EF-S em uma full-frame.

      Se você tem uma T5i e quer migrar para uma full-frame (ou pretende começar com uma T5i para mais tarde investir em uma full-frame), tem que levar em conta que ao se desfazer da T5i, vai ter que se desfazer também de todas as lentes EF-S que tiver.

  17. FRANCISCO BRITO DE GOIS

    Vanessa, aceite esta perguntinha: Em algumas lentes percebo uma abraçadeira circundante dotada de uma base para fixação no tripé. Qual o nome técnico denominado para que eu possa pedir uma para a minha lente 75-300mm, pois ela pesa bastante. agradeço – lhe. Você é ótima, explica tudo bem direitinho. Abraços.

    • Oi Francisco, não sei se entendi sua pergunta.. Mas o parafuso que é usado para prender no tripe é um de 20 polegadas se não me engano e é padrão..

      Vai na loja na amazon é procura por Shaft D-ring Screw 1/4″.. depois me fala se era isso que queria saber…

      =)

    • Cesar

      “Tripod Mount Ring” é o que está escrito neste anel aqui:

      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-580807012-anel-colar-suporte-lente-canon-p-fixar-tripe-78mm-_JM

      Este do link é para lentes Canon 70-200 mm. Existem alguns anéis que permitem rotação de 90º, permitindo passar de “paisagem” para “retrato” facilmente.

      • Ahhh é esse anel…rsrs.. eu lembrei dele..mas achei que não era o que ele queria saber! Valeu Cesar!

  18. FRANCISCO BRITO DE GOIS

    Deixa ver se entendi: Todas as lentes para uso nas câmeras full frame terão que ser EF e nunca usar uma que seja EF-S, é isto.

  19. FRANCISCO BRITO DE GOIS

    Posso e devo usar essa lente na minha câmera T5i – CANON, sem problema. Gostaria de contar com a orientação da Dra. Vanessa Alves. Agradeço-lhe o posicionamento.

    Lente Sigma 10-20mm F4-5.6 Asp Ex Dc Hsm Wide Grande Angular.

    • Oi Francisco, as lentes da Sigma tem melhorado bem na qualidade, acho que é uma boa lente…

      =)

  20. FRANCISCO BRITO DE GOIS

    Pergunta talvez difícil prá mim e fácil para você. Vamos lá: Existe meios de conetar a minha – T5i. ao sistema WI-FI.

    agradeço -lhe o posicionamento DRA. Vanessa Alves.

    • Oi Francisco, sim ela tem sistema de wi-fi!

      =)

      • Cesar

        Bom, a T5i aceita controle remoto (RC5, com duas opções, uma você aciona o remoto e a câmera faz a foto imediatamente, e no outro ela espera 2 segundos), mas ela não tem controle mais sofisticado que isso. Ela tem porta para controle remoto, mas daqueles que você usa fio.

        Mas se você está pensando em conectar o teu smartphone à câmera usando o bluetooth e controlar ela desta forma (remote capture e time lapse), não dá. Só tem duas Canon EOS que tem wi-fi embutido, a 70D e a 6D. E tem três que tem opção de fábrica, a 1D C, a 1D X e a 5D Mark III.

        E se você quiser transmitir as fotos à medida que faz, tem que comprar um cartão SD compatível com o sistema, como o Eye-fi.

  21. FRANCISCO BRITO DE GOIS

    Como seria a conexão WI-FI da T5i, seria através de cartão específico. No meu caso disponho de um cartão instalado na máquina. Teríamos um outro meio para se chegar a esta conetividade?. Uma vez que só disponho de um Slot.
    Agradeço seus esclarecimentos.

  22. FRANCISCO BRITO DE GOIS

    Comprei uma lente Sigma 55-250mm para Canon.
    observo que ela conectada na camera não pára de se movimentar. O que devo fazer para controlar isto manualmente e deixar ela sem essa agitação constante. Para se fazer um foco de algo é um Deus nos acuda. Tenho como fazer o foco manualmente?

    • Oi Francisco, isso acontece porque ela está com o foco automatico. Normalmente ela faz esse movimento e já foca. Em casos de pouca lus a câmera não consegue focar…

      Na lente tem uma chavinha AF e MF, mude para MF (Manual)… =)

  23. Cleber

    estou afim de comprar uma d7100. como você ja pode notar que optei pela nikon por causa da qualidade de imagem. Gostaria de saber se ela é capaz de fazer fotos grandes, com qualidade o suficiente pra fazer pequenos e medios outdoors…. como eu moro no interior não tem outdoors muito grandes. Sei que para books, ampliaçoes e eventos ela é muito boa.
    Muito obrigado

  24. Cesar

    Antes de colocar a lente no modo de foco manual, tem duas coisas a fazer, a primeira é ver se a lente está no modo de auto foco “One-Shot AF” (veja o manual da câmera). Se estiver no modo “AI Servo AF”, ela fica tentando seguir o assunto e fica então operando o foco o tempo todo.

    A outra coisa é selecionar o ponto central de autofoco como único ponto de foco. Só vai ter que aprender a bloquear o foco e recompor a imagem, mas é coisa simples…

    Eu tenho uma sigma 28-200 e ela tem um problema, não “sabe” quando chegou ao final de curso, e tenta passar da distância mínima ou máxima, roncando e engasgando. Só uso ela no modo manual…

  25. António Sousa

    Acho as suas dicas muito úteis. Gostaria que abordasse o tema ” Luz de preenchimento”. Em Portugal não conheço nenhum blog como o seu.
    Os meus sinceros agradecimentos

    • Oi Antonio!

      Eu vou pensar em um artigo. Tenho um curso de fotografia online e abro inscrição algumas vezes ao anos, nele abordo esse tema e muitos outros.

      =)

  26. reginaldo

    estou gostando muito das dicas de vcs meus parabêns

  27. Goretti Ventura

    Adoro fotografar mas minha maquina Canon T50 quebrou há alguns anos e to com dificuldade em me adaptar as digitais. Ate uso As compactas, mas falta algo. Ando pensando em comprar uma Canon T5i . Ela é boa ?
    Por favor mande informações quando for abrir um Curso de Fotografia online.
    Goretti

    • Olá Goretti!

      A Canon t5i é uma excelente maquina, como já usou uma T5O, acredito que não terá muita dificuldade para usar essa!=)

      Leia esse artigo sobre ela aqui.

  28. egon bouvie

    Valeu muito bem explicado,tirou minha dúvida.

  29. ADRIANA R B

    Vanessa, estou conhecendo sei site e estou adorando. Vejo que cita apenas duas marcas de máquina, mas, acabei de comprar uma Câmera Digital Semi-Profissional Kodak PixPro AZ501 16MP Zoom optico 50x. Para calcular o fator de corte para este modelo devo calcular com 1.5 ou 1.6 ? Obrigada e parabéns por dividir seu conhecimento conosco!

    • Oi Adriana! Obrigada, fico feliz, aproveite bem o site!=)

      Na verdade sua maquina não é uma semiprofissional ela é uma super zoom, as lojas colocam assim para agregar valor..=/.. Leia o meu guia e confira os modelos de semi profissional e tire todas as suas duvidas, clique aqui para baixar.

      Nela também não é necessário aplicar o fator de corte.

  30. ADRIANA R B

    OBS do meu comentário: lentes de 24 mm !!!

  31. Adriana

    Boa tarde Vanessa,
    Uma pergunta bem básica para quem não quer ter que gastar muito mais. Tenho uma CANON 6D que ganhei de presente e veio com as lentes 24-105mm e uma SIGMA DC 18-250mm. Esse segunda lente parece ser muito boa mas só para zoom “alto”. É assim mesmo??? Vc me recomendaria uma outra lente além dessas duas. Detalhe: So fotografo amadoramente viagens que faço pelo mundo afora. Obrigada.

    • Oi Adriana, você está com kit bem legal.

      Não entendi qual é o problema com o foco, ele não funciona no manual? Nunca vi isso, só vi falar o automatico…

  32. Cesar

    O fotógrafo Diego Rousseaux deu uma aula esta semana no eduK sobre estúdio fotográfico, e falou uma coisa que eu não tinha ouvido falar ainda, que o desfoque de fundo é melhor nas full-frame. Confere isso?

    • Oi Cesar, confere sim.

      O sensor full frame proporciona um curta profundidade de campo.

      =)

    • Odemur Marangoni

      Olá Vanessa e Cesar, vejo que vocês dois detonam nas respostas com muito conhecimento.

      Podem me informar, por favor, em poucas palavras as reais vantagens da FF em relação a APS-C que façam valer o investimento.

      Até onde sei são: o sensor, bokeh, menor ruído em fotos noturnas e impressão da imagem em grandes tamanhos.

      Não é necessário entrar no mérito da construção, resistencia etc…

      Gostaria de saber o impacto da FF sobre uma imagem de modelo/estúdio, paisagem ou evento em relação a APS-C – nesse caso as mais top’s.

      Muito obrigado e parabéns por compartilhar o conhecimento.

      • Oi, Odemur!

        Muito obrigada!=)

        Tudo o que citou é o que deve levar em consideração para saber se deve ou não investir em uma FF (a textura é mesmo uma beleza). E tudo que citou é muito positivo, só que para trabalhos de porte médio, não sei se vale o investimento. Depende muito do quanto você tem de retorno.

        Se você faz fotografias de grandes marcas, modelos e artistas, ou eventos que você ganhe como freelancer mais de R$ 1200,00 a diária, pode ser interessante o investimento. Mas caso contrario, acho que uma boa semi profissional com um bom kit de lente (você sabe como são caras, né?), vale mais o investimento.

        Mesmo assim conheço fotógrafos excelentes, que fotografam grandes projetos e usam câmeras semi profissionais com boas lentes. =)

        • Odemur Marangoni

          Olá Vanessa,

          Sua resposta foi muito útil.
          Mostrou com clareza o que analisar e decidir, conforme o trabalho a ser desenvolvido e disponibilidade de investimento.

          Muito obrigado pela atenção de sempre!

  33. Jorge Alberto

    Vanessa, tenho uma 60D posso utilizar uma lente da serie L tipo 24/70?

  34. Paulo Cesar

    Desculpe se for uma pergunta besta, mas sou leigo no assunto.
    Posso simplesmente desconsiderar o fator de corte e considerar que uma lente menor sempre dará um ângulo maior e lente maior dará um ângulo menor?
    Outra dúvida: devido ao fator de corte nas câmeras APS-C a imagem que aparece no visor é menor do que aparecerá no arquivo salvo? Sempre vai acontecer esse “corte”?

    • Oi Paulo Cesar.

      Você não deve nunca desconsiderar o fator de corte, pois ao comprar uma lente ou mesmo usar a sua é necessário saber que o campo de visão é diferente do que a lente está mostrando.

      Saber que o menor numero é o angulo mais aberto e que o maior é o mais fechado é essencial. =)

    • Cesar

      Paulo, o visor geralmente mostra entre 95% a 97% da imagem gravada no sensor, mas isto não tem nada a ver com o fator de corte – não é o fator de corte que determina quanto da imagem vai aparecer no visor ótico, e sim o projeto da câmera.

      Não faço ideia do porque os visores óticos não apresentam 100% da imagem que vai ser registrada no sensor, talvez seja para o topo da câmera não ficar ridiculamente grande. Ou eles fazem um aumento de propósito para o fotógrafo ter uma ideia melhor do que está em foco e o que não está.

      De qualquer forma, as Canon de entrada (todas da linha Rebel) e as Nikon de entrada mostram 95% da imagem que vai ser gravada no sensor (ou seja, no sensor a imagem será maior que no visualizador) – viu só? mesma porcentagem, mas fator de crop diferente, as Canon tem fator de crop de 1,6 e as Nikon de 1,5… As 5D, por outro lado, apresentam 100% da imagem.

      Na prática significa, para quem tem Canon Rebel, que se alguma coisa está na borda da imagem no visualizador ótico, significa que ainda vai ter uma margenzinha de imagem em torno dela.

      • =)

      • Paulo Cesar

        Estendo meus agradecimentos ao Cesar.

        Ufa, é bom saber que em vez de corte, terei uma “margenzinha” em relação ao que aparece no visor.

        Quanto ao fator de corte, o jeito é se acostumar com essa restrição…

        Mais uma vez, obrigado Vanessa e obrigado Cesar pelas informações sempre úteis.
        Abraço

  35. Paulo Cesar

    Obrigado Vanessa, suas informações são sempre úteis.
    Aliás, foi com a ajuda de seu guia que escolhi minha nova câmera, uma Canon T5i e com as dicas do site estou explorando as funcionalidades da máquina.
    =)
    Sobre o fator de corte, só não entendo porque a fábrica não adapta o visor das câmeras APS-C para mostrar apenas o campo de visão que efetivamente aparecerá na imagem gravada.
    Será que nunca pensaram nisso?

    • Também acho um saco essa conversão… mas acho que é tudo de proposito, só para gastarmos com mais lentes…rs

  36. Fátima Fusca

    Não tenho muita grana para gastar agora mas tenho uma lente 50-200. Posso usá-la para eventos ???
    Adoro seu blog. Sempre consigo esclarecer minhas dúvidas. Obrigada por compartilhar conosco seu conhecimento e experiência.

  37. Osmando

    Olá Vanessa,
    Tenho uma Nikon, Coolpix P520. A zoon é de 24 a 1000 mm. O sensor é de 1/2.3″ (6.16 x 4.62mm).
    Dúvidas: nesse caso como fica o fator de crop?
    Outra coisa:como chegar no valor 1/2.3″, matematicamente falando?
    Obrigado

    • Oi, Osmando!

      Boa pergunta. Vamos consultar outro leitor que está sempre por aqui me ajudando com algumas respostas:

      Cesar, você saber qual é o número para fazer a conta?

      • Cesar

        Preciso confessar, eu nunca calculei o fator de crop, sempre usei números prontos. A conta é feita com o tamanho da diagonal:

        FC = diagonal 35mm / diagonal sensor

        A diagonal a gente calcula com aquela velha equação do Pitágoras, a² = b² + c². A de 35mm fica:

        d35 = √(36² + 24²) = 43.27

        No caso da sua câmera, a diagonal fica

        dsensor = √(6.16² + 4.62²) = 7,7

        FC = 43.27 / 7,7 = 5.6

        Confere com o valor que tem na Wikipedia para sensor de 1/2.5″

        http://en.wikipedia.org/wiki/Crop_factor

        Usando o fator de crop, chegamos à conclusão que a sua zoom tem uma lente de 4,3 – 178 mm, na verdade. E é quase o que tem na página da Nikon, lá diz que a lente é 4.3 – 180mm.

        http://www.nikon.com.br/Nikon-Products/Product/Compact-Digital-Cameras/COOLPIX-P520.html

  38. Marcio

    Tenho uma lente 24-70 que uso na minha Nikon D4 e precisava de mais zoom! Essa dica me ajudou muito! Obrigado!

  39. Osmando

    Olá Vanessa e Cesar

    Obrigado pela dedicação e esforços de vocês procurando tirar as dúvidas dos interessados.Tem me ajudado muito!

    Diante desses números misteriosos, fiquei pensando e acho ( ou quase )que descobri como chegam no valor 1/2.3″ para expressar o tamanho do sensor .

    Então segue como fiz:

    Convertendo as medidas do sensor 6,16 x 4,62 mm em polegadas (“), temos:

    6,16 mm = 1/4″
    4,62 mm = 1/6″

    Dividindo ambas as medidas ( polegadas ) por 1/4, encontramos:

    1/4
    ________ = 1

    1/4

    1/6
    ________ = 2/3

    1/4

    Portanto simplificando as frações, ficam: 1 e 2/3”

    Só não consigo entender por que eles escrevem assim: 1/2.3”

    Segue um link que acho bem interessante:
    http://www.digicamdb.com/

    • Oi, Osmando!

      Obrigada! =)))

      Parabéns!!!

    • Cesar

      Eu estou achando que o número 1/2.3″ não tem significado algum…

      Se você der uma olhada na página da Wikipedia em inglês “Image Sensor format”, vai descobrir que tem dois tamanhos de sensor diferentes que atendem por 1/2.3″.

      Os dois são bastante parecidos no tamanho, mas não são iguais. Um deles tem a diagonal de 7.18 mm e o outro, 7.66 mm. O sensor full-frame tem entre 43.1 e 43.3 mm de diagonal. O fator de crop seria, então, 5,6, mais ou menos. Com tanto número, de onde saiu o 1/2.3? Não tem lógica nenhuma, se olhar pelas dimensões do sensor.

      Fui atrás de informação, e encontrei no Glossário que tem no DPReview.com. A designação de tipo tem a ver com o tamanho do sensor, mas com o tamanho do tubo usado nas câmeras de TV dos anos 1950 (!). Ou seja, é um anacronismo sem sentido…

      O glossário pode ser conferido em inglês em

      É a coisa mais bizarra e ilógica até que você se lembra que as primeiras câmeras fotográficas eram, na verdade, câmeras de vídeo, e elas registravam um “frame” de vídeo como se fosse a imagem fotográfica.

  40. josiane

    Esclarecedor..

  41. Regina

    Olá Vanessa,

    Como estou iniciando os estudos estou amando seus artigos e suas dicas.
    Que vontade de fazer um curso presencial com você. =)
    Parabéns!!!!

  42. João Moreira Alves

    Apenas enfatizando, Vanessa Alves, as dúvidas e comentários das pessoas e suas respostas tem ajudado e incentivado muita gente na arte de fotografar, inclusive a mim, ok

    OBRIGADÃO!!!!!

  43. Vanessa
    Bom trabalho com suas informações.
    Para quem trabalha com vídeo usando Canon :5D e 70D a qualidade da imagem captada altera com o fator de corte? O chip é o mesmo nestas câmeras?

    • Oi, Reinaldo!

      A qualidade será um pouco diferente, pois a Canon 5d é uma full frame, mas em questão de enquadramento, não terá problemas.

      E Canon 5d é aceita CF e SDHC.

  44. Lázaro Roberto de Menezes

    Boa tarde!
    Não entendi muito bem essa questão, portanto gostaria de saber o seguinte:
    – Qual é a importância desse cálculo?
    – A minha câmera é uma Nikon D3100, com uma lente de 18-55 mm. Como faço para chegar a esse número?
    – O que significa APS-C?
    Desculpe a minha ignorância, um abraço!

    • OI, Lázaro.

      – É importante fazer o calculo para saber melhor que lente comprar. Sua câmera é uma de sensor APS-C, ou seja, ele é um sensor menor, então para todas as suas lentes precisa fazer a continha milimetro da lente x 1.5. Exemplo: 50mm x 1.5 = 75mm. Sendo assim, seu enquadramento não tem 50mm tem 75mm (é mais fechado).

      Leia também: Lentes na fotografia

  45. Antonio A. Mozeto

    Oi Vanessa….agradeço a sua matéria…

    Tenho uma pergunta específica: minha câmara é cropada (Nikon D7100) e tenho lentes, dominantemente, DX.

    Daí a pergunta: mesmo usando estas lentes DX (que são específicas para câmaras cropadas), para saber a distância focal total dessas lentes, eu tenho que multiplicar por 1,5?….isto é: uma lente DX de 50mm, por ex., ela é na realidade 75mm?
    Antonio

  46. Glauber

    Oii Vanessa, parabéns mais uma vez pelo blog, sempre nos ajudando.

    Então… to com uma dúvida cruel, pensei em adquirir uma 24-70 para fazer fotos de casamento, ensaios externos e internos. Porém tenho uma câmera cropada(7d mark ii). Há muita dificuldade em usa-la em câmeras com este sensor?

    Vejo a maioria dizendo que pra APSC é melhor a 17-55, porém com faço fotos em locais como: praia, cachoeira, fazendas, queria uma lente da série L para acompanhar minha câmera selada e com isso evitar problemas nos equipamento.

    Se fosse vc, em qual das duas objetivas investiria?

    • Oi, Glauber! Obrigada!

      Depende da sua posição no evento como fotógrafo, leia mais aqui. Se sua responsabilidade for quadros abertos, pode não ser interessante. Se for quadros médios e mais fechados, com certeza, sem dúvida nenhuma seria na 24-70 L. =)

  47. Josiano Melo

    Sua didática simplifica o aprendizado…Obrigado !

  48. Roberto Figueroa

    Bom dia! Minha duvida com relação a lente Full frame em câmera APS. No visor da camera aparece a imagem completa da lente Full frame ou já vou ver a imagem no tamanho menor que realmente será capturada pela APS?

  49. Edgar Ferreira da Costa

    Boa noite, trabalho com filmagens de eventos, tenho filmadoras da sony Z7 e NX5, gostaria de fazer um teste com a Canon 6d, seria possivel você me informar quanto tempo ela aguenta ligada gravando imagens e a qualidade do áudio é boa.

    • Oi, Edgar!

      Você irá estranhar usa-la um pouco no começo, mas depois irá gostar, já tenha isso em mente, a pegada é diferente. Quando está gravando ela grava um arquivo a cada 20 minutos sem parar de gravar. ou seja, não terá quebra de gravação, não lembro o tempo total que ela faz isso, pq poucas vezes preciso gravar por tanto tempo, mas acho que rola para eventos. Para o áudio, irá precisar de um mic externo. =)

  50. Leandro Martins

    Vanessa, tenho uma t5 e estou querendo comprar uma 28 80mm… Eu não entendi muito bem essa questão do cálculo.. A minha dúvida é: eu vou conseguir usar a lente normalmente? Vc tem alguma oposição em relação a ela?

    • Oi, Leandro! Conseguirá usar sim. Só que o angulo de visão dela não será 28-80mm, será 44,8mm-128mm. Leia mais sobre lentes aqui.

  51. Elídio Sérgio Budziacki

    Olá. Faço esporadicamente eventos de velocross e pretendo usar uma câmera Nikon D 7200 com o kit 18 x 140 mm. Alguma restrição? Obrigado pela atenção. Elídio.

    • Oi, Elído! Acho um bom kit, mas dependendo da distancia, sua lente não fará enquadramento tão fechados.

  52. Elídio Sérgio Budziacki

    Olá Vanessa. Obrigado pela resposta. Qual lente você indica então para a câmera Nikon D7200 para boas fotos desta modalidade de esporte. Abraço

  53. Thiago Daher

    Olá Vanessa,

    Tenho acompanhado o seu site, pois sou um iniciante e ele vem me ajudando bastante.

    Aproveitando, gostaria de perguntar uma coisa: recentemente comprei uma Sony A37 (A-Mount), e estou procurando uma lente para zoom. Como é um encaixe difícil de achar, tenho procurado bastante e acabei achando uma lente full-frame a-mount 70-210mm. Peguntei para o vendedor no mercadolivre, e ele disse que funcionará, mas que ela se transformaria numa 100-300MM.

    Por favor, sabe me dizer se realmente funciona e se isso acontece (ela se transforma em 100-300MM)? Existe algum problema em usar ela na minha câmera, em relação a depreciação tanto da lente quanto do equipamento?

    Desde já te agradeço! 🙂

    • Oi, Thiago, ela tem o fator de corte de 1.5x, por isso os milimitros maiores. Me diz exatamente as siglas da lente que deseja, vou ver se é compatível.

  54. Thiago Daher

    Oi Vanessa, muito obrigado pelo auxílio.

    Minolta Zoom Af 70~210/1:4-5.6 Full Frame A-mount

    • Oi, Thiago! Então.. acredito que funciona normal sim, só terá mesmo que aplicar o fator de corte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *