Pentax e Sony - Fotografia Dicas

Canon e Nikon x Pentax e Sony

Eu sempre indico as marcas de câmera fotográfica DSLR Canon e Nikon. É a marca que nós fotógrafos mais utilizamos, mas existem outras marcas e modelos de DSLR, como por exemplo a Pentax e a Sony. 

Por que nós utilizamos Canon e Nikon?

Canon e Nikon são as duas marcas mais conhecidas de câmeras DSLR, na era do filme elas já faziam o maior sucesso com os fotógrafos. Mas quando iniciou o mundo digital, essas duas marcas saíram na frente e reinventaram em cada novo modelo uma nova tecnologia, melhor e mais sofisticada, que atende com excelência à necessidade dos fotógrafos. 

Quando escolhemos a marca da nossa primeira DSLR estamos praticamente assinando um contrato de casamento, pois todos os acessórios e lentes posteriores serão para essa marca. Quando existe a necessidade de uma nova máquina optamos pela mesma marca por conta de tudo que já possuímos dela.

Na minha singela opinião, em um olhar mais clinico  a Canon e Nikon trabalham melhor com a nitidez e  gravação da imagem, além de ter uma melhor aceitação do mercado, ou seja, tem mais acessórios e é mais fácil de vender. 

Existe mundo fora da Canon e Nikon 

Pentax e Sony - DSLR - Fotografia Dicas 2

 

 

 

 

 

 

 

PENTAX

Antigamente na época do filme  a Pentax era uma das grandes marcas de câmeras SLR, muitos profissionais possuíam uma. Eu mesma tenho uma Pentax K1000, minha primeira SLR (na época eu não era profissional).  Hoje a Pentax conseguiu acompanhar o mercado e possui ótimas DSLR de entrada e semiprofissional. No mercado brasileiro elas não fazem muito sucesso e não é tão fácil encontrar acessórios, mas não são câmeras ruins, são até bem resistentes e com capacidade para muitos cliques. Se você tiver uma ou estiver pensando em comprar, fique tranqüilo, será um ótimo investimento. 

A Pentax vem apostando em modelos com o design diferenciado com diversas cores.

Os dois principais modelos de DSLR da Pentax são:

Pentax K-r

  • Câmera de entrada
  • 12 mp
  • ISO ate 12.800,
  • Grava videos em HD
  • Monitor LCD 3 polegadas, fixo.

Pentax e Sony - DLSR - Fotografia Dicas

Pentax K-50

  • Semi profissional
  • 16 mp
  • ISO até 51.600
  • Grava videos FULL HD
  • Monitor LCD 3 polegadas, fixo

Pentax e Sony - DLSR - Fotografia Dicas

 

SONY

A Sony é ótima em filmadoras e boa com câmeras DSLR ( na verdade SLT, pois ela não possui o espelho interno). O que eu quero dizer com isso? O foco dela não é ser uma super marca de câmeras DSLR é pegar uma fatia do mercado fotográfico.

As câmeras DSLR (SLT) da Sony são de entrada e profissional (Sony A99).

A câmera de entrada da Sony possui qualidade na imagem, mas eu a vejo como uma câmera menos resistente, ela aguenta menos cliques que as outras.  No Brasil,  elas têm menos aceitação de mercado e possuem menos acessórios disponíveis.

Se você tiver uma, não se preocupe,  pois é possível estudar com eficiência e começar a fotografar. É possível fazer ótimos trabalhos com ela, com criatividade e conhecimento se consegue tudo.

Tanto as DSLR Pentax quanto as da Sony possuem todos os ajustes necessários para uma excelente imagem.

Os dois principais modelos de SLT da Sony são:

Sony Alpha A37

  • Câmera de Entrada
  • 16 mp
  • ISO até 16.000
  • Grava videos FULL HD
  • Monitor lcd de 2,6 polegas, flexível

Pentax e Sony - DSLR - Fotografia Dicas

Sony Alpha A58

  • Câmera de entrada
  • Modelo mais recente
  • 20 mp
  • ISO até 16.000
  • Grava vídeo FULL HD
  • Monitor LCD 2,7 polegadas, flexível

Pentax e Sony - DSLR - Fotografia Dicas

Separei algumas imagens feitas com as câmeras DSLR Pentax e Sony.

Pentax:

DSLR Pentax - fotografia dicas 1.2 DSLR Pentax - fotografia dicas 3 DSLR Pentax - fotografia dicas 4 DSLR Pentax - fotografia dicas 5 DSLR Pentax - fotografia dicas 6 Pentax - fotografia dicas DSLR Pentax - fotografia dicas 1.1

Sony:

DSLR Sony - fotografia dicas  Sony - fotografia dicas Sony - fotografia dicas Sony - fotografia dicas Sony - fotografia dicas

Se você tiver experiência ou não com as câmeras DSLR Pentax ou Sony, deixe um comentário sobre o que acha delas!

=)

Não esqueça de curtir a pagina!

Recomendo a leitura:

 
Se inscreva no meu Canal do YouTube:

 

APRENDA MAIS SOBRE CÂMERAS E DESCUBRA A MELHOR PARA VOCÊ

Capa e-book PNGEu criei um Guia definitivo - Tipos de Máquinas Fotográficas(GRATUITO) para facilitar a sua escolha de máquina.

Você vai aprender:

» Qual câmera utilizar para fotografia profissional;

» Analisar as diferenças na hora da compra;

» Entender os diversos modelos de máquinas;

COLOQUE SEU E-MAIL E CLIQUE EM “QUERO RECEBER” PARA TER ACESSO


88 Comments

  1. Thiago

    Muito bom o artigo, mas a sony possui câmeras SLT full frame, a A99. A sucessora da A99 está para ser anunciada, dizem que o espelho translúcido dela irá absorver 20% da luz, ao invés dos 33% atuais.

  2. Para quem gosta de comprar coisas de segunda mão, existem excelentes lentes antigas que são compatíveis com a Pentax (e a Nikon também), e são mais baratas que as lentes modernas.

    Claro, você vai ter que aprender a usar uma lente manual (fazer o foco, mudar a abertura), e talvez tenha que fazer a fotometria “no olho” (faz a foto e olha a mesma para saber se precisa corrigir a exposição), mas é o tipo de coisa que depois que você aprende, faz sem nem mesmo pensar muito.

    Não sei como é a compatibilidade das Sony com lentes antigas, parece que ela aceita toda ou quase toda a linha de lentes da Konika Minolta.

    • Obrigada Cesar!

      Para quem está começando é ótimo aprender a fazer tudo no manual… foi uma grande dica!

      =)

  3. Elisângela

    Eu tenho uma Sony Alpha 230, é a minha primeira DSLR, já fiz fotos muito boas. Tenho uma lente da minolta 100-300 que funcionan muito bem com ela. Mas desde o primeiro dia de aula de fotografia (em 2010) já fui aconselhada a trocá-la por uma canon ou nikon… e desde então esse desejo me persegue…rs …. só não rolou a grana ainda para trocar… já pesquisei muito para saber qual nikon seria a compatível a minha sony, mas sempre caio na 3100, ora falam que é inferior, ora que é superior… fico na dúvida… Quero comprar agora uma semi-profissional, mas os valores desanimam… quem sabe nos próximos meses…

    • Obrigada Elisângela por dividir sua historia e experiencia conosco.

      Como já tem experiencia te indicaria as de entrada Nikon 5200, Canon T3i ou T5i e para semi profissional a Canon 7D!
      =)

      Realmente é tudo muito caro…

    • Elisângela, eu não sei se você deveria trocar. Canon e Nikon são marcas mais populares, e tem bastante acessórios disponíveis, mas a pergunta é, que acessórios você vai precisar?

      Se você vai começar a fazer upgrade de câmera e adquirir acessórios como flashes, aí eu acho até que faz sentido mudar, mas se a câmera que você tem atende as tuas necessidades, e você não tem necessidade nenhuma de atualizar a mesma, não atualize e não faça a mudança, fique com sua câmera – ela é uma boa câmera.

      Claro, a não ser que você realmente queira muito trocar pra Canon ou Nikon. E você encontra a Canon T3i por preço camarada no Mercado Livre (tem vendedor sério lá, é só dar uma olhada com cuidado).

  4. Leonardo Sussuarana

    Minha câmera de trabalho é uma Nikon D7100 com uma única lente (18-300) e um Flash SB-910…. mas quando eu me considerava apenas aprendiz de amador (hoje me considero amador rs rs rs), eu só tinha Sony Alpha. Primeiro uma Alpha 100 e depois uma Alpha 200.

    Fiz inúmeros trabalhos com a minha Alpha 100 (de 8Mega), tanto social quanto institucional. E também fiz muitos outros com a Alpha 200.

    Não conheço a Pentax, mas considero a qualidade de imagem da Sony, excelente. Só para se ter uma ideia do que falo, tenho duas portáteis em casa, que usamos como “pau prá toda obra”: uma Sony e uma Panasonic.

    As duas resolvem (cada uma da sua maneira), mas é nítida que a qualidade da Sony é muito melhor. Mais clara e mais nítida, com cores mais vivas.

    Com relação as novas Sony Alpha, não tive contato nenhum, então só posso falar das que usei (Alpha 100 e Alpha 200). Afinal de contas, foi com elas que deixei de ser aprendiz de amador e me tornei oficialmente amador rs rs rs rs rs

    • Obrigada Leonardo, muito boa sua experiencia, vai ajudar muitos leitores que desejam começar a fotografar!
      =)

  5. Malcoln

    Vanessa, suas matérias são muito boas. Sempre leio vários artigos. Porém, acho que poderia agregar mais informações que seriam muito úteis, como por exemplo, o valor dessas câmeras. Sei que o leitor pode ir no google e pesquisar, mas com essa informação aqui, já pouparia muito tempo.

    • Olá Malcoln, obrigada, fico muito feliz que goste das matérias!

      Em relação aos preços, acabei decidindo por não colocar pois o preço muda muito de lugar para lugar.. mas acho que tem razão, vou atualizar logo mais com os valores! =)

  6. André Pimenta

    Oi Vanessa, fico muito feliz quando recebo em meu e-mail um aviso de que você publicou algo novo. Fotografia é uma grande paixão minha e seu amor por esta arte contagia a todos!
    Obrigado e sucesso!

    • Obrigada André!!! Escrevo com muita dedicação, fico feliz quando recebo comentários positivos!!!=)

  7. Bruno Souto

    Venho se uma super zoom sx40 da canon e agora to na de entrada sony A37. Pra mim que sou aprendiz, ela é perfeita! Claro que o objetivo é a canon ou nikon, mas até lá, permenecerei aprendendo técnicas. É o tempo que junto dinheiro.

    • Obrigada Bruno!

      Dependendo do que for fazer não precisa trocar de maquina!

      =)

  8. Ilma Barrilari

    Eu tenho uma Pentax K-100D e foi a minha companheira durante muito tempo. Quando comecei a me dedicar mais ao estudo de fotografia, vi que tinha algumas necessidades que esta câmera não atendia. Com isso acabei mudando para uma Nikon. Mas o que realmente me fez deixar de usar Pentax foi que aqui no Brasil não tem assistência técnica para esta marca (pelo menos não conheci aqui no RJ) e é desconhecida por muita gente, o que dificulta uma troca de informações sobre o equipamento.

    • Olá Ilma, muito obrigada por dividir seu conhecimento e vivencia conosco!=)

  9. Andre

    Tenho uma sony alpha 230 e minha esposa tem uma sony nex f3. São câmeras muito boas, mas infelizmente os acessórios são muito difíceis de achar aqui no Brasil. E quando achamos são muito caros. Migrei para uma nikon d7000. E tem sido bem mais fácil achar lentes.

    • Olá Andre! Obrigada por dividir sua experiência com a gente!=)

  10. Paulo Zenari

    Ola Vanessa!

    Tenho uma SONY Nex F3, que adquiri a pouco tempo. A qualidade da imagem desse equipamento é excelente. As lentes para esse tipo de maq. são bem caras. Não conhecia seu blog, suas dicas e matérias são excelentes.Como sou fotografo amador, utilizo muito seus ensinamentos. Parabéns!

  11. Marcelo Matheus

    Vanessa Obrigado e parabéns pelos seu blog e posts.
    Ja baixei e li o seu e-book e adorei a sua abordagem. A forma profissional simples e direta que você nos instrui e incentiva, é muito cativante.
    Sou um amador /pretensioso e tento trabalhar estudar p/ melhorar. e vc tem ajudado bastante. Mas Gostaria de saber da sua avaliações sobre minha maquina, e onde ela se enquadra ??
    Sony Cyber-Shot DSC-HX1 – 9.1 MPixel – Zoom Ótico 20x – lente D – Filme em Full HD 1080p

    • Olá Marcelo!

      Obrigada, é bom saber que estou te ajudando!=)

      Oh sua maquina é uma Super Zoom!

  12. Gisleine

    Oi não entendo praticamente nada de fotografia, estou vendo alguns vídeos no you tube, lendo alguns artigos, enfim……quero comprar uma câmera estava pensando em comprar a sony hx300, mais depois de vários artigos que li e assisti não vi nenhum comentário sobre ela então gostaria de saber se ela é uma boa câmera. Gostaria de saber também se a Canon T3 é uma boa câmera para inicio. No momento não penso em fazer trabalhos profissionais primeiro quero aprender bem, para depois começar neste ramo, já li o manual mais mesmo assim estou com dúvidas de qual câmera comprar para começo, o que vcs me indicam?

    • Olá Gisleine!

      A câmera da sony que menciona é uma super zoom. O ideal é comprar uma DSLR, já que pensa em trabalhar com fotografia no futuro.

      A Canon t3 é boa, mas a Canon T3i é melhor, mais completa, robusta e resistente.

      Boa sorte!

  13. Sheila

    Oi Vanessa, comecei a me aventurar pelo teu site e já estou adorando mas sou a “leiga das leigas” …rsss
    Eu vou viajar para os EUA no final do ano e quero uma câmera BOA (mas não muito cara) que me proporcione fotos nítidas, que eu possa ampliar as fotos como fazia com minha falecida Sony DSC-W5 que me possibilitava ampliar fotos de minha filha para fazer os banners de aniversário dela de 3 metros, extremamente nítidos… Bem, mas AINDA (porque lendo seu site eu vou ficar fera !) não entendo nada de fotografia e preciso usar o automático. É a primeira viagem dela pra Disney e quero registrar cada momento. ADORO montar photobooks, tenho um armário de 1,50 de alt x 0,75 larg lotado de álbuns e a minha pituca só tem 9 aninhos…rsss
    Bem, chega de lenga-lenga…Eu quero uma câmera que seja boa no automático mas me possibilite ótimas fotos e depois eu vou usando conforme vou aprendendo… Preciso de zoom, adoro muito zoom, e lente que possibilite fotos (e videozinhos) mais claros quando houver pouca luz também… Fui em uma loja “ver com as mãos” pois é uma necessidade minha. Peguei a T3i, SX50HS e a Sony HX-300, bem… tomei uma bronquinha da Sony por causa do meu notebook Vaio e o péssimo atendimento (nenhum) da Sony do Brasil, mas AMEI a câmera!!!! Para segurar é fantástica, macia, parece que faz parte da minha mão… Só que estou cheia de dúvidas, adorei o fato de não precisar ficar trocando lentes, amei o zoom, a lente Carl Zeiss mas não sei o que fazer… Qual seu conselho de mestre????????????????? Bjão

    • Olá Sheila!

      Acredito que uma superzoom da Canon ou da Nikon seja o suficiente para o que deseja!=)

      Se teve problemas com a Sony, opte pelos outros modelos e marcas…

      =)

      • Cesar

        Eu recomendaria uma câmera com zoom manual, por que estas que você tem que apertar um botão para fazer o zoom são muito lentas, e quando você está fotografando crianças se divertindo, a última coisa que você quer é ter que esperar até o zoom estar pronto para você enquadrar a foto.

        Outra coisa, e fica uma sugestão de artigo para a Vanessa, é pegar dicas de fotografar crianças em parques de diversões. Por exemplo, para fotografar uma criança que está em um brinquedo que se move, tem duas opções, o foco automático no modo que permite seguir um objeto em movimento, ou então o pré-foco em um lugar que a criança vai passar com o brinquedo. Outras dicas próprias para retratos podem não ajudar muito, como a de ficar no mesmo nível da criança (se ela está em um brinquedo isto pode significar “ficar a 4 metros de altura”…).

        Finalmente, fique atenta para as fotos feitas pelo próprio parque de diversões. Você pode deixar para fotografar a criança em certos momentos e, quando ela está em um brinquedo, comprar as fotos feitas por câmeras que estão espalhadas pelo local (veja antes se existe isso, sei que tem em tobogãs), porque mais importante que fotografar um momento é ter um momento para lembrar, e tem muito pai e mãe que esquece de curtir a criança e a festa, preocupado que fica com exposição, foco, enquadramento…

  14. Vanessa, eu como amador, já usei duas SLT da Sony: a alpha 35(minha primeira câmera) e alpha 99.
    Ambas são excelentes e têm algo que nenhuma Reflex tem: a imagem no viewfinder te garante 90% de acerto na exposição.
    Porém, tudo na sony é bemmm mais caro, elas não são muito resistentes, a assistência técnica é bem complicada e difícil de revender.
    Costumo dizer que a Sony é que nem os carros da Hyunday: possui tecnologia de ponto, mas ninguém quer usado, enquanto que a Canon e a Nikon se igualam aos carros da Toyota e da Honda: você pensa em vender e já tem comprador.
    Por isso, fui pra Canon(hoje tenho uma 7D e uma 5D Mark III).
    P.S: continuo amador e as suas matérias são excelentes.

  15. Alexandre Albuquerque

    A Pentax é absurdamente melhor que Nikon e Canon, pena não termos mais no Brasil.

  16. Alexandre Albuquerque

    A Pentax 645 Mid Format conseguiu desbancar as poderosas Hasselblad com um custo 50% menor

  17. Waldir Cavalcante

    Olá..espero que me ajude..trabalhei no ramo fotográfico um bom tempo, quando entrou a era digital e acabou com as revelações de uma hora, saí do ramo fotográfico, hoje comprei um Nikon D5300 com lente 18-140mm e não sei como usar no manual. pois antes na analógica eu só em olhar pro tempo diria o diafragma velocidade e o isso, só que não sei colocar isso na Nikon..

    • Oi Waldir, é praticamente a mesma coisa. Talvez o que te atrapalhe seja ficar vendo o resultado o tempo todo no LCD, sugiro que fotografe sem olhar ele, se baseie somente na sua intuição e conhecimento, e no fotometro. E escolha somente um ISO para começar… assim você vai se acostumar bem rápido.

      Espero ter ajudado!=)

  18. Rafael

    eu particularmente acho as linhas das câmeras sony , uma das melhores, em quesito de tecnologia e qualidade de imagem, pena que a sony fabrica tudo caro, o dobro das nikon e canon.

    meu sonho é ter uma full frame da sony.

  19. Diego da Rosa

    Ola, eu possuo uma mirrorless da Sony a alpha 3000k, ela é muito boa, apesar de algumas coisas como evf w lcd com um nivel inferior de pontos, porem ela é bem resistente, estamos (eu e meu chefe) fotografando uma greve q ja dura 5 dias e direto… E ela ta dando conta do recado muito bem , e estamos utilizando mais duas 5DMkII e uma T5i, e se ele perde feio? Sqn so saber usa-la muito bem e a noite uso o flash yongnuo 560II e da conta sim…recomendado mas acessórios tem mais no mercado livre do q no site da Sony rsr abs

  20. cristiano

    Ola, Boa tarde, curti muito o site, as dicas estão de forma bem clara, muito bom mesmo!!!
    No meu caso tenho uma sony Alpha 100 mas comprar lentes para ela está sendo um desafio, e como quero adquirir novas lentes, principalmente uma 50mm, você saberia de alguma lente que é compatível? marca? modelo? e que especificações tenho que ter para comprar uma que seja compatível com ela?

    • Oi Cristiano, que bom que curtiu o site! =)

      Eu não tenho certeza, mas eu acho que a Sigma e a Tamron tem lentes para DSLR da Sony.

  21. Luis Roberto

    Olá Vanessa, estou adorando ler tudo que vc tem postado. O grande problema é que sou fã de carteirinha da Sra. Sony desde TV até som de carro. Hoje tenho uma Sony Cyber-shot DSC-HX200V e como estou dando um UP no aprendizado também quero dar um UP no equipamento. Tenho consumido horas e horas lendo e comparando o que posso. Chego a ter espasmos qdo vejo que Canon e Nikon são preferencias ao invés da Sony. A grande questão deste leitor é: Satisfaço minha paixão por Sony ou abro a mente para uma Nikon ou Canon? Um grande abraço e muitos Frames…

    • Oi Luis!

      Que dúvida, hein?rs… Muitas pessoas tem essa dúvida.

      Mesmo a máquina da Sony sendo boa, existe todos os problemas que listei no artigo. Eu abriria mão e iria para Nikon ou Canon…

      Sucesso!

  22. Dayanne

    Olá Vanessa!
    Adorei o seu site.
    Adoro fotografar. Estou procurando uma câmera semi profissional para fotografar aniversários, eventos em família e acompanhar o desenvolvimento do meu filho.
    O que vc me sugere?

    • Oi, Dayanne!

      Obrigada!

      Recomendo que baixe o meu guia, nele explico e cito diversas máquinas. Depois que ler, sugiro que foque nos modelos Canon 7D mark II, 7D, 70D e Nikon D7100 e D7000.

      =)

  23. Vanderlei Dias

    Saudações, Vanessa Alves.

    Com base nos seus artigos fiz investimentos em uma Sony Alpha a37k como primeira câmera e recentemente em uma Cannon T5i.

    Eu não consegui me desfazer da Sony (ofereci quase de graça e ninguém quiz) e por isso, me decidi ficar com ela como uma opção para o dia a dia.

    A lente do kit original é horrível e como tenho pouco conhecimento para pesquisa, gostaria que me sugerisse lentes, distância focal e marcas para a sony que valham a pena adquirir e em quais lugares eu poderia procurar.

    • Oi, Vanderlei!

      Não sei uma loja exata para comprar lente para Sony, mas acredito que encontre no mercado livre. Uma lente interessante pode ser a Sony 24-70mm f/2.8.

      Posso te dar um conselho de amiga? Acho as lentes da Sony tão caras, se eu fosse você, investiria esse valor em lentes para a Canon T5i.

      =)

    • Maria

      Oi Vanderlei, se ainda tiver interesse em revender sua câmera, me mande um email, estou procurando cameras de entrada usadas e por um preço acessível. mariaesurdo@gmail.com

  24. Rita Maria.

    Boa noite!!!
    Gostaria de saber, se pra me inscrever na sua newslater, eu preciso pagar alguma assinatura. Se é totalmente grátis.
    Gostei mt das suas matérias ,gostaria de tirar dúvidas com vc, se possível
    Bjs
    Rita.

  25. Aislan

    tenho uma sony A37, não estou satisfeito com ISO, muito ruim acima do ISO 400! Já a focagem é boa e rápida, bem mais rápida que as Canon.

    • Oi, Aislan!!

      Obrigada por participar.

      Também acho o ISO meio ruim, mas que bom que você gosta da lente. =)

      Boas fotos!

  26. Luiz Carlos

    Oi Vanessa, tenho uma sony DSC Hx200V, o que você diz dessa camêra, sou apaixonado por fotografia, embora não entenda quase nada. Abraços

    • Oi, Luiz Carlos!

      Ela é uma boa super zoom. Se não souber o que é super zoom, baixe o meu guia aqui.

      =)

  27. Rafael Paulino

    Olá, Vanessa!

    Ótimo ler uma matéria reconhecendo a qualidade das câmeras DSLR PENTAX. Atualmente o modelo K-S2 mostra-se bem acessível no exterior, com excelente custo-benefício! Gostaria de saber se conhece ou tem contato de algum lugar no Brasil que trabalhe com a marca. Parabéns pelos artigos! Um abraço

    • Oi, Rafael!

      Obrigada, que bom que gostou.

      Não conheço nenhum lugar, é uma pena né?

  28. Jueilson Souza

    Oi, eu sempre curti a pentax e agora eu decidi comprar uma câmera para me acompanhar sempre. Você sabe aonde posso encontrar pentax nova? Pois não achei.

    • Oi, Jueilson!

      Aqui no Brasil, acho que será difícil. =/

      • Jueilson

        Eu estava pesquisando umas k1000 usadas. Você pode me dar dicas sobre para o que eu devo me atentar?

      • Cesar

        Pois é, tem um monte de Pentax no Buscape, mas todas estão como “Indisponível”. Problemão…

        Antes de comprar a Canon eu até cogitei de comprar uma Pentax, e ia comprar no Paraguai (compra a câmera quando você chega, fica alguns dias lá, usa a câmera nestes dias todos, ela passa a ser considerada bem de uso – mas tem que estar usada, nada de câmera lacrada na caixa – é bom se orientar na Delegacia da Receita Federal mais próxima da fronteira que você vai atravessar).

  29. Maria Helena

    Bom dia! Comprei uma Nikon P610 é boa? Ainda não usei.Obrigada!

  30. Denis Leandro dos Santos

    Olá,
    Li o artigo e todos os comentários. Eu também gosto da marca Sony e estou na dúvida entre a Sony a37 ou a Canon T2i para estudar fotografia mais a fundo.
    As lentes Minolta são compatíveis com a Sony e bem mais baratas do que as lentes da marca.
    E ainda existe a possibilidade de usar adaptadores de lentes que nem sei se vale a pena.
    O que você aconselha?

    • OI, Denis!

      Toda a minha opinião está no artigo. Se você mora no Brasil, não recomendo câmeras DSLR da Sony.

  31. Ivandro Luiz Closs

    Ola, tenho uma Sony a3000, e sou apaixonado pela qualidade de imagem que éla produz, em relação a lentes use um adaptador, vc vai ter inumeras lentes compativeis com a sua camera,

    • Oi, Ivandro!

      Obrigada pelo comentário, informação super útil. Que lentes tem usado?

  32. GIOVANI

    Ola, boa tarde, sou iniciante e adquiri uma Nikon d3000 usada para começar, poderia me dar umas dicas legais?, agradecido..

    • Oi, Giovani!

      Aqui no site tem diversos artigos para te ajudar nesse começo, recomendo que dê uma lidinha na página com todos os artigos, clique aqui.

  33. daniel pereira

    Tenho uma sony apha a37, para meu hobby estou muito satisfeito. Porém, na medida que minhas fotos foram melhorando alguns parentes e amigos me pediam pra fotografar seus eventos. Ai vem o problema da Sony, dificuldades de encontrar acessórios e acessórios muito mais caros que da canon e da Nikon, tanto é que até hoje ainda não consegui comprar um Flash externo pelo valor absurdo e os genéricos chineses não encaixam na sony. Os flashs mais baratos são usados e custam mil reais.

    • Oi, Daniel!

      Muito obrigada pelo seu depoimento. Você não tem ideia de como irá ajudar os leitores.

      É uma pena que você passe por isso. =/

  34. Wede Silva

    apesar da dificuldade em encontrar acessórios aqui no Brasil, a Pentax está voltando ao pódio, está com excelentes cameras e agora com o lançamento da K1 está competindo com as mais conhecidas Nikon e Canon, eu particularmente vi detalhes nas imagens da Pentax que superou a Nikon e Canon sem esforço, os reviews estão aí para quem quiser ver e tirar suas conclusões.

    • OI, Wede!

      As câmeras da Petax são boas, é uma pena que aqui no Brasil a gente não encontre.

  35. Súh

    Olá Vanessa, sou apaixonada pelo seu site. É incrível.
    Eu tenho uma Sony Alpha 3500 e é a minha primeira DSLR. Estou a procura de um flash para ela, então procurei na internet um adaptador de sapata universal, mas o vendedor me mandou um e-mail dizendo que “aparentemente” a sapata da minha câmera era universal. Pesquisei no próprio site da Sony informações sobre e lá diz que é uma sapata Multi-interface. Isso significa que posso usar flash de outras marcas nela?

    • Oi, Súh!

      Eu sei que o “Multi-interface” ajuda a conectar acessórios antigos da Sony, mas não tenho certeza sobre outras marcas.

      O vendedor deve saber melhor, se ele disse que serve, deve servir. =)

  36. Luiz Adelio

    Muito apropriado este seu comentário Vanessa. tive e guardo uma Pentax MX50. (com filme lembra?)
    com ela descobri a fotografia. Hoje tenho uma Sony A 100, acho que, como disseste, existe uma dificuldade muito grande em conseguir assessórios. é que (elas) não chegaram ao Brasil.
    Nos EEUU não tem esse tipo de problema. São informações de quem tem um produto por hoby a 10 anos. Obrigado pelos comentários.

    • Oi, Luiz!

      Muito obrigada por dividir sua experiencia conosco!

      Tanto EUA quanto Europa, não existe esse problema. Uma pena ter isso aqui no Brasil.

  37. beto sinclair

    Sem ser fanboy, mirrorless vai dominar o mercado. Nos últimos 3 anos acredito que a sony foi a que mais se desenvolveu. Já tive sony a37, 57, 77 e a700. Pessoal que trabalha comigo, tem canon mark 5, 60D, etc…. Comparando o resultado das fotos, a diferença é sempre o fotógrafo. Atualmente prefiro sony 🙂

    • Oi, Beto!

      Sim, a Sony tem feito maravilhosas Mirrorless. Hoje acho que ainda não substituem, mas no futuro, às vezes, acho que sim. =)

  38. Igor Fernandes

    Eu sou fotografo e uso Sony. Primeiro uma A580 que se tornou minha backup após a aquisição da A850. Eu entrei na fotografia pela Canon (XT) e ja pude ter durante alguns meses aqui em casa uma Nikon D5100, que aliás tem sensor Sony. Veja, sou um fotógrafo que usa Sony por circunstâncias que me levaram a isso. Nao foi exatamente uma escolha limpa. Mas em se tratando de câmera, sistema, qualidade de imagem, não tenho nada a reclamar e não vejo minhas cameras deverem em nada Canon ou Nikon. Pelo contrário, os colegas de profissão costumam elogiar bastante a qualidade da imagem. Mas eu não indicaria alguém a entrar no mundo Sony, e falo isso com algum pesar. A assistência técnica da marca deixa muuuito a desejar. Nesse quesito, eu sem duvida alguma iria de Canon.

    • Oi, Igor! Adorei seu relato, muito obrigada por dividir sua experiencia conosco.

      Participe sempre que quiser! =)

  39. Suilan

    Olá querida, estou amando todos os textos. Gostaria de saber qual câmera seria mais indicada para cobertura de eventos, sendo que pode ser durante o dia/noite ambiente escuro/claro…qual seria mais completa?! Grata pela atenção

    • OI, Suilan! Muito obrigada! =)

      No meu e-book estou justamente falando sobre isso, por isso recomendo que baixe ele (é grátis), baixe aqui.

  40. Lesi

    Oi vanessa. Parabéns pelo site e pela disponibilidade e paciência em nos responder… andei pesquisando sobre as máquinas da Sony e vi que tem o modelo Alpha 7 (acredito que para uso mais profissional) e o NEX…teria algum artigo sobre esses modelos? Estou querendo adquirir uma Mirrorless em função do tamanho mais compacto, já que estou tentando aprender sobre fotografia…e aqui já encontrei vários artigos importantes para esse aprendizado…sou fã, aliás…
    um abraço…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *