Dicas para fotografia Newborn - Fotografia Dicas (1)

Dicas para fotografia Newborn! Faça a diferença com seus cliques

Fotografia newborn é a foto do bebê recém nascido. Parece simples fotografar o recém nascido, mas não é tão simples, existem algumas técnicas especificas e nesse artigo vou te dar diversas dicas de fotografia newborn.

As dicas servem tanto para os fotógrafos profissionais, quanto para os papais e mamães que amam fotografia e querem fotografar seu lindo bebê que acabou de nascer.

Você pode ver o vídeo ou ler o artigo:

1° Dica para Fotografia Newborn: A Câmera

O ideal é que seja uma câmera DSLR ou Mirrorless para você conseguir ajustar tudo com mais precisão, mas uma super zoom no modo retrato trará um bom resultado se bem manuseada.

Se não sabe o que é uma DSLR e Mirrorless e nem qual modelo comprar, baixe meu e-book aqui.

Veja também esse vídeo: O que é uma DSLR

2° Dica para Fotografia Newborn: Até 20 dias de nascimento

Para a fotografia ser “newborn”, como a tradução do nome já diz “recém nascido”, é imprescindível fotografar logo nos primeiros dias de vida, o ensaio tem que ser até 15 ou 20 dias do nascimento do bebê, depois disso ele já está maior, mais atento e com maior sustentação no corpinho (não irá ficar nas poses).

Nesse prazo ele estará mais sonolento e bem com cara de recém nascido, afinal é isso que ele é. Depois de 20 dias dependendo do tamanho e agilidade da bebezinho, já é considerado foto de bebê mesmo, e a temática, ritmo e “esquema” para as fotos muda um pouco.

É importante já deixar tudo programado com os pais antes do bebê nascer, assim o ensaio sai no prazo e  agrada a todos.

Dicas para fotografia Newborn - Fotografia Dicas (9)

3° Dica para Fotografia Newborn: Horário e Clima

Horário

A maioria dos recém nascidos que conheço e que já fotografei ficam mais tranquilos e sonolentos pela manhã. Aproveite para fotografá-los nesses horários, pois será mais fácil de ajeitar o bebê e fazer os cliques.

Clima

O ideal é que você fotografe em um local mais quentinho para o bebê ficar mais calmo e a vontade. Se for verão, não terá problemas, mas se for inverno, leve um aquecedor (não leve aqueles que são de luz, irá atrapalhar na iluminação), existem vários bem baratos no mercado.

Dicas para fotografia Newborn - Fotografia Dicas (8)

Combine com a mamãe do bebê para deixá-lo bem alimentadinho, pois assim estará mais tranquilo. O essencial da fotografia newborn é deixar o bebê o mais calmo possível.

4° Dica para Fotografia Newborn: A iluminação

A iluminação da foto newborn é o grande diferencial para deixar a fotografia bonita. A luz suave é a luz mais utilizada, pois é uma iluminação com menos sombras, isso dá um “ar clean” e como o nome diz “suave” para o recém nascido. Essa é a iluminação que eu recomendo, principalmente se estiver começando a fotografar. 

Dá para usar uma luz mais dura, com mais sombras? Dá sim, mas o ideal é que só se aventure na luz dura quando estiver bem craque na luz suave e que mesmo assim, faça uma variação entre as duas. A minha dica é que garanta tudo que precisa com a luz suave e que depois vá para a luz dura.

Dicas para fotografia Newborn - Fotografia Dicas (2)

Como fazer a luz suave para newborn

Você pode e deve aproveitar a luz ambiente, principalmente a que está vindo pela janela. Se for preciso, leve um pufe e posicione próximo da janela. Posicione o bebê com a cabeça apontando para a janela, meio de lado, colocando o rostinho dele mais a favor da luz. A luz da janela te dará uma boa suavidade e naturalidade.

Se for preciso use um flash para ganhar mais nível de luz, ou fazer determinado preenchimento, mas sempre tentando deixá-lo o mais parecido com a luz ambiente.

5° Dica para Fotografia Newborn: Acessórios Newborn

Você pode fazer a fotografia newborn em estúdio, externa (parque, jardim e etc) e na casa do cliente. Muitas vezes fazer a foto na casa do cliente é a melhor opção, pois os pais estão se acostumando com a nova rotina ou a mamãe ainda está se recuperando do parto.

É fundamental que você compre alguns acessórios de produção para a foto newborn ficar bem criativa.

Compre mantas (wraps) para enrolar o bebê de diversas cores, pois cada bebê tem um tom de pele. Um pufe médio e props para apoiá-lo, lacinhos para as meninas e algumas roupinhas  temáticas.

Dicas para fotografia Newborn - Fotografia Dicas (7)

Você pode também comprar um fundo móvel com algum tema, mas isso não é o mais importante no começo.

Lembre-se sempre de combinar os tons dos acessórios, issa é uma das coisas mais essenciais da fotografia newborn.

6° Dica para Fotografia Newborn: Poses

A tarefa mais difícil sem sombra de dúvidas é posicionar o bebê recém nascido. O melhor antes de se aventurar profissionalmente nesse segmento (mesmo que você já seja um profissional de outros segmentos), é que treine muito antes.

E como treinar? Com seus filhos, sobrinhos, filhos dos amigos e etc. Fazer um workshop especifico no segmento de newborn com foco em poses é uma boa opção.

Lembre-se que o bebê acabou de nascer, ele é como uma joia, então coloque-o sempre com muito carinho nas posições, e se alguma não der certo, faça outra, não force-o.

Leve um assistente para te ajudar a posicionar e estar o tempo todo ao lado do bebê para que nada de errado ocorra, e sempre que precisar, solicite aos pais ajuda, não tem problema você pedir para eles.

Dicas para fotografia Newborn - Fotografia Dicas (5)

Script de Poses

Um script bom para seguir é fotografar primeiro com os pais juntos, depois cada um separado com o bebê, depois os irmãozinhos e por ultimo o bebê sozinho.

Fazendo isso você já vai acabar com parte da ansiedade dos pais e dos irmãozinhos, assim já libera todo mundo.  Esse processo não pode ser muito demorado para o bebê não ficar cansado.

Dicas para fotografia Newborn - Fotografia Dicas (6)

Recomendo que em toda posição que colocar o bebê, tire fotos de vários ângulos e com diversificados enquadramentos, assim terá muitas opções. Não é para sair clicando que nem doido (já vi isso..rsrs), é para pensar e fotografar, mas diversificar bem.

Faça enquadramentos abertos primeiro, depois médios e por ultimo os detalhes do bebê, para os detalhes o ideal é usar uma lente macro.

Trabalhe também sempre desfocando o fundo e levemente o bebê, o desfoque soma para deixar a foto mais “clean”.

Dicas para fotografia Newborn - Fotografia Dicas (3)

Dicas para fotografia Newborn - Fotografia Dicas (4)

Sempre finalize suas fotos nos programas de edição da imagem, isso é muito importante.

Espero que esse artigo te ajude nos próximos cliques de bebê!

Deixe comentários contando sua experiência, dúvidas ou elogios. =)

28 Comments

  1. Humberto

    Caramba, com seu jeito de explicar dá até vontade de ter um bebe!

  2. Katia Nascimento

    Gostei bastante das dicas, principalmente da iluminação. Esta é a minha maior dificuldade.

    • Oi, Katia! Que bom saber, muito obrigada pelo retorno. =) Fico muito feliz em ajudar.

  3. Newton Lopes Andrade

    Olá Vanessa!
    Parabéns pelo seu trabalho e obrigado por dar um pouco de luz a pessoas como eu.
    Sou completamente inexperiente em fotografias, mas comprei uma Nikon D5500, e ando tirando fotos de netos e parentes em aniversários só por prazer mesmo, já que estou aposentado e não preciso cobrar por isso, a câmera veio com o kit 18/55 e gostaria de saber que outras lentes vc me aconselha, gostaria de tirar fotos com zoom e também próximas.
    Obrigado pela atenção e parabéns mais uma vez. Abçs

  4. ATHAIZIO

    AMEI; AS DICAS FORAM APROVEITOSA. VC É MUITO SIMPÁTICA. CORDIAS SAUDAÇÕES.

  5. Andrea Abrahão

    Nossa, Vanessa, amei essas dicas! Aliás, estou para te dizer que minha 1ª DSLR eu comprei no início deste ano segundo suas orientações (li todo seu manual e posts a respeito)! Comprei a Nikon 7100 com lente 18-105mm – lente do kit. É um hobby, sabe, mas na minha turma de introdução à fotografia, as meninas estão querendo muuuito fazer new born. Vou enviar para elas seu site, tá? É um grande prazer ler seus posts! Estou amando essa nova linguagem! Bjs

    • Oi, Andrea! Uhuuu que demais, amei saber como te ajudei na escolha! =) Indique para suas amigas sim, muito obrigada. =)

  6. ANA ANGELICA CORRADI SLIQUER

    Vanessa de todos os videos que já vi até hoje, o seu foi o mais simples, completo e esclarecedor!
    Parabéns!!!
    Ainda nos estudos…
    Tudo de bom suas dias, 10!!!
    Bjos

    • Oi, Ana! Uhuuu que demais, muito obrigada, fiquei tão feliz com seu comentário! =)

      Bons cliques!

  7. Suyane

    Vanessa, estou totalmente viciada nas suas postagens! Acho que sua didática muito simples é cativante e agora que decidi estudar fotografia, suas dicas são sempre bem-vindas!

    • Oi, Suyane! Uhuu muito obrigada! Que bom que minhas dicas estão sendo bem aproveitadas. =)

  8. João Rosa

    Sempre a frente. rsr
    Obrigado pelas ditas

  9. Elisa

    Adorei suas dicas como sempre! Tem sido minha mestra 😚

  10. Alexa

    Olá,

    Qual a melhor forma para tirar fotos a pessoas no interior de uma casa.

    Como criar sombras, melhor forma de usar a luz, flash, abertura, velocidade, etc.

    Obrigada

    • OI, Alexa! É sempre aproveitar a luz ambiente e usar o flash para compensar o que falta. Vou publicar algo sobre isso. =)

  11. Carla Silva

    Olá Vanessa! Desde já os meus parabéns! Adoro todos os artigos e site passou a ser a minha cábula 😉
    Sou fotografa amadora e gostava de fazer uma coisa bonita para mais tarde recordar. Estou gravida e gostava de ser eu a fazer as fotos da minha bébé quando nascer. Eu tenho uma canon 750D com uma lente 11-55. 1ª Dúvida: esta lente é boa para fotografar um bébé recém nascido? há alguma lente mais adequada tendo em conta que são fotos com grande pormenor?; 2ª Dúvida: nas características da máquina devo escolher retrato ou outra opção?; 3ª Dúvida: A maquina já tem flash incorporado. Necessito de flash externo para melhorar a qualidade das fotos de bebe mesmo sendo tiradas próximo de uma janela uma vez que vou fotografar no inverno, em casa, e os dias são mais cinzentos? 4ª dúvida: existe algum ângulo que não se deva ou que seja mais aconselhado a usar? 5ª dúvida: É comum neste tipo de foto usar-se tripé? Sei que são muitas dúvidas mas pode ser que tbm consiga ajudar a clarificar quem as tem :D. Obrigada por tudo! bjs

    • Oi, Carla! Muito obrigada! =)

      1-O ideal é que use alguma lente para retrato, porque te darão um desfoque mais bonito, leia: Retratos.
      2-Deve usar o modo manual da câmera.
      3-Talvez precise de um flash, mas antes teste perto da janela a luminosidade (teste com uma boneca).
      4-Fotografar ângulos que mostre o rostinho são sempre mais bonitos.
      5-Pode-se usar, mas não é necessário.

  12. Carla Silva

    Obrigada pelos esclarecimentos! vou experimentar as dicas! bjo grande

  13. Nadia Mathias

    Vanesssa, achei seu site por acaso, mas estou amando suas dicas. Obrigada por compartilhar seus conhecimentos
    Nadia Mathias

  14. Rosimeiry Marques

    Olá. Andava aqui numa busca para tentar resolver um problema e encontrei sua página no FB. Eu sou brasileira, mas vivo em Portugal. Sou leiga nesse assuntos de máquinas de fotografia, mas no entanto ganhei uma Nikon Coolpix L830. O que anda a deixar meus cabelos brancos é que apesar de eu tirar uma fotografia com fundo branco, quando passo para o computador o fundo fica sempre cinza, azul, rosa, de tudo que é cor, menos branco. Nem sei o que mexer na máquina para melhorar isso. Pode ajudar-me? Obrigada.

    • Oi, Rosimeiry!

      Está tirando a foto no 100% automático? Se sim, isso não deveria estar acontecendo, talvez sua câmera tenha algum problema.