crise-na-fotografia-fotografia-dicas

Acredito que muitas pessoas que estão investindo em equipamento fotográfico e em estudo, devem ter a dúvida se o mercado fotográfico está em crise, afinal tantos setores estão. E no vídeo abaixo estou respondendo justamente essa dúvida. 

Existe crise na fotografia? 

Deixe em comentário dividindo o momento que está passando, seja começando a fotografar ou já estabelecido no mercado. Deixe comentários também com dúvidas. =) 

Se inscreva no meu Canal do YouTube:

 

 

Recomendo a leitura

 

Se cadastre na área vip

PS: Se você baixou o meu e-book, já está cadastrado na Área VIP. =)


46 Comments

  1. Lui vicente

    Olá bom dia gosto muitos das suas dicas p mercado esta p mercado está muito oxilante mais sempre tem trabalho mesmo de freelance. Gostaria que vc me desse uma dica tenho uma Nikon 5.200 gostaria de saber sobre sua opinião ela é boa pra fotos de casamento e vídeos gostaria saber sua opinião

    • Oi, Lui! Muito obrigada por vir dividir sua experiência e momento conosco, gostei muito. =)

      A Nikon D5200 é uma câmera de entrada, não é a ideal para eventos, mas dá para trabalhar com ela sim.

  2. Talita

    Olá Vanessa, adoro suas dicas. São muito profissionais! Já li todos seus artigos e acompanho tudo. Sei que é um pouco exagerado, mas vejo a escolha da máquina fotográfica como uma Matematica. Estou pensando em comprar uma máquinas para todas as ocasiões. Fim de semana com os filhos, aniversários dos mesmos. O que você me indicaria?!?! Moro na Inglaterra e aqui usa-se muito mais Nikon. Você acha que a D3200 atende? Ou poderia escolher outro tipo de máquina mais avantajada?!?!
    Ainda não comprei uma máquina porque ainda tenho dúvidas, embora já tenha lido todos seus posts.😊

    • Oi, Talita! Que demais, muito obrigada!

      Acho que a Nikon D3200 será perfeita para você, ela é mais leve, um pouco menor, dá para carregar para todos os lados. Você vai adorar. =)

  3. Leo Matias

    olá Vanessa! bom dia! então o assunto que vc abordou é interessante… as suas dicas são legais, mas no momento onde moramos as crises não são tão a nível de Brasil! pois é uma região de agricultura e a crise Hídrica chegou nessas regiões. E o mercado de cerimonialista tem detonado muito o mercado, dando serviço por comissão ou amizade! temos desanimado e muito com tudo isso!! Estamos atuando na fotografia a mais de dez anos!! investindo em conhecimento, equipamento, família que estava deficiente por conta da correria!! tenho pensado mesmo em parar! por conta da prostituição na fotografia em geral! Dói e muito tudo isso, pois tinha projetado todo o sonho pro futuro na família, nos negócios e etc! tudo o que vc pensar já tentamos fazer! brinde, promoção, Figado e Rins e etc(rsrsrsrss) mas os risos já estão se trans formando em lágrimas!! triste

    • Oi, Leo. Muito obrigada por gostar das minhas dicas.

      Muito obrigada pela sua participação, ter outras visões é essencial.

      Eu sinto muito pelo que está passando, é realmente muito triste, espero que logo tudo se resolva para você. Imagino o momento difícil que está passando.

      Você tocou em um item muito preocupante na fotografia: “prostituição na fotografia” (prefiro o termo “Fotógrafos que desvalorizam o mercado”..rsrs). Esse é um tema que mais para frente pretendo abordar, ele é muito serio.

      Estarei desejando o seu sucesso.

  4. Sérgio Matos

    Olá Vanessa,

    Começo agradecendo a atualidade do assunto. Muito bom e não é preciso grande esforço para estender as tuas palavras para tantas outras áreas profissionais.
    Você fala com muito ênfase na importância do portfólio. Que tal aprofundar esse assunto num próximo vídeo? Para mim não é tão automático o tema e você dá ainda mais ênfase em falar num “super portfólio” e quel tal ilustrar com fotos? Aguardo pela resposta. Boa sorte, parabéns!

    • Oi, Sérgio! Que bom te ter por aqui, aluno querido!

      Esses dias estava pensando em você e naquela vez que não consegui te encontrar em Portugal.=/

      Bom tema esse, vou pensar em uma maneira de expor o assunto de forma pratica.

      “Super portfólio” é realmente você juntar seus melhores cliques, trabalhar em algo pensando no portfólio. Eu sei que parece meio obvio, mas já vi portfólio que não foi tão “pensado”. =)

  5. Mike

    Vanessa , voce é um icone para nossa classe de fotografos, parabens por compartilhar dicas, materias.
    Minha duvida é , qual maquina voce aconselharia para fotos em corridas de ruas.

    • Oi, Mike! Muito obrigada! =) Uhuuuuuu

      Acho que uma Nikon D7200 ou uma Canon 7D Mark II possa ser uma boa opção se for fotografar profissionalmente, se for só por hobby, pode ser uma Canon 80D. =)

  6. DIOMARCOS GOMES

    OLA VANESSA ,BOA NOITE.
    SOU INICIANTE TENHO UMA NIKON D 90 É BOA.

  7. Fausto Diniz da Silva Júnior

    Vanessa: Excelente vídeo o qual incentiva aos fotógrafos seguirem adiante apesar da crise. E é justamente na crise que, com criatividade aparecem as coisas boas. Eu não sou profissional, sou hobista, mas apesar disso estudo muito sobre fotografia e sigo tirando minhas fotos com minha velhinha Canon Eos 7 D e gosto de publicar minhas fotos no face e no 500 px.
    Parabéns e sucesso a todos, sejam profissionais ou não.

    • OI, Fausto! Muito obrigada, fico muito feliz que tenha gostado do vídeo! =) uhuuu

      Te desejo lindos cliques pelo caminho. =)

  8. Raíza Cândida

    Gostaria de saber qual camera posso inciar, não tenho curso e tenho vontade de trabalhar com books fotograficos . obs: não tenho cursos.

    • Oi, Raíza!

      Existem muitas câmeras que você pode iniciar, para te ajudar recomendo que baixe o meu e-book, nele explico tudo o que precisa saber para comprar a melhor câmera, baixe aqui.

      Recomendo também que veja esse vídeo: Como escolher a câmera certa?

  9. Amanda

    Como sempre, excelente vídeo Vanessa!

    Você disse ali nos comentários que a Nikon D5200 não é ideal para eventos, então, acima da D5200 qual seria a ideal pra eventos e fotografias de paisagem? Uma D5500, ou uma D7000 ? Que já está na categoria semiprofissional

    Tenha um ótimo sabádo!

    • Oi, Amanda! Muito obrigada!

      Para paisagem pode ser qualquer DSLR, para eventos é que muda um pouco, o ideal é uma semiprofissional, uma Nikon D7000 é uma boa opção. Também dá para fazer com câmera de entrada. =)

  10. Priscila

    O Vanessa estou tentando ingressar nessa aérea, amo fotos e agora quero trabalhar profissionalmente com elas.
    Me indicaria a Canon T5i ou a Canon t 5?
    Grata

  11. Rita Oliveira

    Vanessa parabéns pelo site e pelo vídeo, não tenho duvidas de que você é a melhor da internet.

    Sucesso querida!

  12. Julian

    Estou entrando agora na fotografia e seu video chegou na hora certa. Obrigado

    • Que bom, Julian! Fico feliz em poder ajudar!

      Seja bem vindo ao mundo magico da fotografia! =)

  13. Cezar Cornelsen

    Para fotos de rosto com o fundo desfocado qual a melhor lente para uma T5i ?

  14. Aninha Silva

    Vanessa não tenho dúvidas de que você é a melhor. Parabéns querida.

  15. Carlos Maia

    Obrigada pelo video. Essa é uma questão que estava me atormentando

    Obrigado

  16. Junior

    Olá Vanessa…
    Tem algum curso específico que você indicaria pra quem quer ser um Fotógrafo profissional?

    Desde já agradeço. 😉

    • Oi, Junior! Eu indico o meu que é online =) se estiver recebendo meus e-mails saberá da abertura de novas turmas. Além do meu, indico o do Senac. =)

  17. Ivo

    Show.

  18. Rick

    Interessante.

  19. Lenor Santiago

    Boa tarde! Eu estou iniciando nessa área da fotografia, adorei as dicas do site e do guia que baixei. Já escollhi a câmera que irei comprar só falta a grana, rsrs!
    Eu gostaria de dizer que estou amando seu site Vanessa. Eu já fazia fotos por hobby e também porque tenho um Ateliê chamado For Babies Arts, onde eu precisava tirar fotos dos produtos que confeccionava para bebês. Eu uso meu iPad e trato as fotos com o próprio programa dele e do aplicativo Moldiv, de maneira intuitiva! Agora estou aposentada e redirecionando o ateliê para a área da fotografia compondo cenários para peças! Se eu pudesse por aqui a foto, gostaria de sua opinião! As dicas já ajudaram e melhoraram as fotos! Só falta a câmera! Rsrs
    Obrigada!

    • Oi, Lenor. Muito obrigada, fico muito feliz que esteja amando o meu site e conteúdo. =)

  20. livia

    olá, Vanessa! Adoro o blog e minha dúvida é seguinte. Gostaria de comprar uma câmera Nikon D3300, porém as Americanas e outras lojas grandes estão terceirizando a venda. Ou seja, quem vende através desses sites são lojas pequenas e desconhecidas (ao menos para mim) como Emania, eshop24 etc. Você acha confiável? Já ouviu comentários dessas câmeras serem falsificadas, de refugo ou serem fraudadas?

    • Oi, Livia. Sinceramente, eu não tenho muito como opinar, mas imagino que você tenha o respaldo da loja de marca grande, ou não?

  21. Junior

    Olá Vanessa, quero trabalhar com Fotojornalismo, e queria uma dica de você…
    Vou fazer faculdade, e queria saber se, pra fazer Fotojornalismo eu faço Fotografia(Tecnológico) na faculdade, que dentro das matérias aborda o Fotojornalismo, sem falar que com este curso eu aprendo a manusear a câmera, ou eu devo fazer Jornalismo(Bacharelado)?

    • Oi, Junior! É uma grande questão essa.

      Para você te qualidade nas suas fotografias, o ideal é que aprenda a fotografar e o curso de jornalismo não te dará isso, mas isso você já sabe, porém ele te dará uma visão ampla do jornalismo e de como tudo funciona.

      Essa é uma questão muito pessoal, e que só você poderá responder, eu sinto muito, mas não tenho muito o que agregar ao que você já sabe.

      Eu faria os dois, primeiro o de fotografia e depois o jornalismo.

  22. THAIS

    Olá Vanessa, excelente vídeo!!!
    Você poderia indicar uma máquina para fazer fotos de crianças em studio e newborn?

    • Oi, Thais! Muito obrigada!

      Você pode começar com uma câmera de entrada, uma Canon t5i ou Nikon D5500. Recomendo que antes da compra, leia o meu e-book, pois ele irá te auxiliar muito nesse momento. Baixe aqui.

  23. Aguia Montagem

    Olá, gostei muito das Publicações… Obrigado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *