Comprar a primeira DSLR-Fotografia DicasO grande momento, sua primeira DSLR!

Não é tarefa fácil escolher a primeira DSLR, eu sei que deve estar lendo milhões de artigos e comparações de máquinas. Inclusive se você ainda não leu, recomendo a leitura do meu Guia sobre os tipos de maquinas fotográficas, ele vai te ajudar muito

O que você deve ter em mente

Quando for comprar sua primeira DSLR, tenha em mente o objetivo final para a câmera. Será para hobby, estudar ou ser fotógrafo profissional(trabalhar)?

Se for para hobby, precisa saber se deseja realmente aprender a fotografar, pois não é tarefa das mais simples ajustar uma DSLR, é preciso de um pouco de estudo. Se o objetivo não for aprender, recomendo uma super zoom, elas são excelentes e você terá somente que aprender a enquadrar, ela vai te deixar feliz com o resultado final!

Se não sabe o que é uma câmera DSLR, veja esse vídeo artigo aqui. Se tiver com dúvidas entre comprar uma câmera DSLR Canon ou Nikon, leia esse artigo aqui.

Antes de adquirir sua DSLR

Você precisa escolher a categoria de DSLR conforme sua necessidade(explico cada categoria aqui), depois escolher o modelo, essa é a parte que considero mais difícil para quem está começando. São diversos modelos e as duas marcas principais são Canon e Nikon

Vamos supor que escolheu a marca e optou por uma DSLR de entrada. Como saber que modelo comprar?

Você pode comprar o modelo mais recente, mas na fotografia isso não importa muito isso, o que importa é o seu conhecimento. Então se estiver com a grana curta(essas câmeras mais os acessórios, se transformam em uma máquina bem cara), pode optar por um ou dois modelos anteriores ao lançamento do ano. 

A Canon, por exemplo, tem os modelos mais recentes Canon T5i e a Canon T4i, sendo que elas são praticamente iguais a Canon T3i (anterior as duas) e ela sai pela metade do preço. Ou seja, pode adquirir a Canon T3i sem medo. 

O mesmo acontece com as DSLR Nikon D5300 (mais recente) e D5200, o modelo anterior é sempre mais barato. Na categoria semi profissional é o mesmo, pode escolher a Nikon D7000 ao invés da Nikon D7100 (mais recente).

A lente 

Ótimo, você se decidiu pela categoria, marca e modelo. Agora surge a grande dúvida, que lente comprar? 

Afinal, você leu aqueles milhões de artigos sobre máquinas e como escolher a primeira DSLR e vários dizendo para comprar outra lente fora a do kit (normalmente 18-55mm); ou muitas vezes nem comprar a do kit, e isso gera uma grande dúvida, pois que lente será que você precisa, uma grande angular ou uma teleobjetiva? 

Eu falo sobre as diferenças das lentes aqui , sobre a 18-55mm aqui e sobre a lente do kit aqui

Você só vai saber que lente realmente precisa depois de um tempo fotografando, mas se já quiser adquirir outra lente além da do kit, recomendo a 50mm 1.8 ela é uma lente barata com uma ótima óptica, e é muito boa para retratos

Leia mais sobre a lente do kit aqui.

Lente 50mm 1.8 - Comprar a primeira DSLR-Fotografia Dicas 2

Os acessórios 

Os acessórios são diversos, porém para iniciar, precisa comprar uma ou duas baterias (recomendo duas, se for para trabalhar com a máquina),  um cartão de memória de velocidade de gravação rápida, um tripé e um case. 

Isso tudo só para começar, com o tempo irá sentir a necessidade, conforme o trabalho, de outros equipamentos.

Espero ter te ajudado nas dúvidas sobre a primeira DSLR e acessórios!

Deixe um comentário(eu adoro ler) e curta a pagina!

 

Recomendo a Leitura:

 
Se inscreva no meu Canal do YouTube:

 

APRENDA MAIS SOBRE CÂMERAS E DESCUBRA A MELHOR PARA VOCÊ

Capa e-book PNGEu criei um Guia definitivo - Tipos de Máquinas Fotográficas(GRATUITO) para facilitar a sua escolha de máquina.

Você vai aprender:

» Qual câmera utilizar para fotografia profissional;

» Analisar as diferenças na hora da compra;

» Entender os diversos modelos de máquinas;

COLOQUE SEU E-MAIL E CLIQUE EM “QUERO RECEBER” PARA TER ACESSO


339 Comments

  1. César Durando F Pereira

    Oi Vanessa! É bem isso mesmo quando se vai comprar a primeira DSLR. Eu tô nesse grupo e fico feliz em saber que praticamente todas as suas recomendações eu já fiz, inclusive de ver aulas no YouTube. Dia 1º/dez chego nos Estados Unidos e como pela legislação, eu posso trazer qualquer câmera fotográfica, escolhi a Nikon D7100. Eu havia escolhido a D5300, mas fui ao site http://www.snapsort.com e fiz a comparação das duas e optei pela D7100. Agora é aprofundar nos estudos e praticar, praticar e praticar. Sempre me divertindo é claro. Beijão e vai dando mais dicas que eu tô gostando muito. Ah! Já baixei o seu Guia Definitivo e vou até mandar imprimir colorido. Ele vai iniciar minha coleção. Tchau!

    • Olá Cesar!!

      Muito obrigada pelo comentário, gostei muito e adorei saber que vai imprimir o guia! =)

      Boa sorte com a futura câmera, eu gosto muito da Nikon D7100, super maquina!

      Abraços!

  2. Thiago

    Muito legal o texto. Falou bem da T3i e D5100. Só não falou da Sony A37 que vez ou outra sai em promoção por R$ 1099,00 a vista com três anos de garantia hehehe.

    • Olá Thiago!

      Vou escrever um artigo especial sobre a Sony A37 em breve! =)

      Obrigada!

      • Thiago

        Massa, ficarei aguardando ansioso por esse artigo especial. Se quiser posso contribuir com minha o que eu penso desta câmera. E hoje ainda farei um teste de perda de luz no espelho translúcido. Quero ver quanta luz esse espelho fixo “engole”. Te passarei o resultado da experiência por email.

        • Olá Thiago!

          Podemos pensar nisso sim! =)

          Entro em contato com vc! Obrigada!

    • As DSLR da Sony (ou deveria dizer SLT?) não tem muita penetração no mercado (da mesma forma que a Pentax, e são boas marcas, até onde eu sei). Quando fui comprar minha primeira DSLR um colega aconselhou a não comprar a Sony justamente por não ser tão popular: é mais difícil encontrar lentes e acessórios no Brasil, e é preciso notar que a Sony usa o adaptador da Minolta para o flash, o que significa que tem que ser flash especial para ela.

      Não sei até que ponto é uma crítica válida.

  3. Cleber Rocha

    Relatando minha experiência com a primeira DSLR.
    De uma hora pra outra me deu uma enorme vontade de aprender a fotografar e ter um equipamento legal, mas a princípio a intenção era investir o mínimo possível até por que não sabia se ia continuar gostando. Pesquisei muito e entendi que o importante era ter uma máquina que trocasse as lentes e permitisse a regulagem de velocidade, abertura e iso. Dentro destes parâmetros a melhor máquina que encontrei foi a que tem menos literatura e informações mas apostei assim mesmo até para tentar quebrar algumas regras e investi numa antiga Pentax ISTD lancada no ano de 2006 com 6.1 MP (já sabia que isso não é o mais importante) ela veio com uma lente 28~80. Estudei muito o manual da máquina e acabei conseguindo fazer umas boas fotos e acabei adquirindo mais lentes que no caso da Pentax existem muitas a preços bem em conta, 50mm, 100mm. 320mm. Gostei tanto que acabei comprando uma segunda Pentax agora a K10D. que oferece mais alguns recursos como edição de fotos e uma melhor resolução. mas o princípio é o mesmo da K10D. Agora já me sinto um hobista em fotografia, não deixo de levar meus equipamentos para todo lugar que vou pois sei que os momentos são únicos. Só uma coisa faço questão depois do pouco que aprendi, evitar ao máximo usar os recursos automáticos, assim entendo que é só apertar o botão o que não pode ser o objetivo de quem tem uma DSLR.

    Obrigado por deixar a oportunidade de fazer o comentário, este relato talvez sirva para mostrar que marca de equipamento não seja tão importante com muitos dizem.

    Grande abraço.

    Cleber rocha

    • Olá Cleber!

      Incrível seu relato. Gostei muito! =)

      Sempre recomendo Canon ou Nikon, mas as outras marcas também são muito boas, inclusive minha primeira SLR foi uma Pentax K1000 de filme, aprendi muito com ela, ainda a tenho e as vezes faço uns cliques, realmente as lentes são bem em conta.

      No fundo o que você fez é o ideal, porque temos que comprar a maquina que nos sentimos a vontade e todas possuem os mesmos ajustes, vai do nosso gosto e momento.

      Obrigada por dividir sua experiencia com a gente, tenho certeza que contribui para muitas pessoas!

  4. Wesckley

    Só uma ressalva. Você indicou para quem não quer aprender comprar uma superzoom, eu ainda digo que comprei a Canon SX50Hs e estou aprendendo um tanto com ela. Tenho dois amigos com uma EOS 60D que de vez em quando me deixam dar alguns cliques e aprender a dominar o menor iso com o maior aproveitamento de luz. Ainda assim, claro, não há muitas comparações em termos da qualidade final por conta da enorme diferença entre sensores, mas que já fiz várias fotos que eles ficam de queixo caído e se perguntando… ‘que tipo de lente eu usaria pra dar esse alcançe e manter esta nitidez?’ kkk.
    Resumindo, minha superzoom está me dando uma boa noção de aprendizagem na fotografia e, lógico, não faz milagres, mas é um passo muito importante para comprar minha DSLR, mais pra frente.
    Grato pela oportunidade de expor minhas idéias, gostei muito do seu site. Poucos se dedicam em compartilhar o conhecimento que tem.

    “Uma vela não diminui seu brilho ao compartilhar com outra”

    • Olá Wesckley!

      Obrigada por compartilhar sua vivencia conosco! Seu cometário soma para todos nos!

      Boas fotografias!=)

  5. Yasmim

    Olá Vanessa! Qual a diferença entre a t2i e a t3? Qual é a melhor que você acha?

    • Olá Yasmim!

      A t2i é maior que a T3 e mais resistente, essa é a principal diferença que eu vejo! =)

      Eu prefiro a T2i por ser maior e ter a construção do corpo melhor.

  6. carlos koehler

    acabo de adquirir uma Canon D60 por U$ 1,000 na BH de NY (um amigo trouxe). com mais U$80.00 de imposto o Kit com lente 18-135, cartão 16GB e uma puta bolsa Canon saiu por U$1,080,00

    agora estou querendo um flash speedlight 430 EXII e uma cinquentinha 1.8

    • Oi Carlos! Ótimo equipamento e pagou um preço justo! =)

  7. Cleber Miranda

    Olá Vanessa, parabéns pelo site. Como pretendo me aventurar no mundo da fotografia, me tirou muitas dúvidas. Por favor, fale um pouco da Sony SLT-A37K. Percebi que seu preço e excelente e tem muita gente falando bem dela. Estou querendo comprar uma pra iniciar. O que vc acha? Mais uma vez Parabéns pelo site!

    • Olá Cleber!

      É uma boa DSLR, estou escrevendo um artigo sobre a Pentax e a Sony… logo publico! =)

  8. Jefferson Nogueira

    Vanessa, bom dia!

    Estou procurando minha primeira câmera, apesar de ter o curso nunca tive condições de comprar uma, agora achei uma nessas lojas “XINGLING”, e o valor esta quase 50% mais barata, essas máquinas pode sem falsificadas e como posso me prevenir?

    • Olá Jefferson!

      Eu não tenho como te afirmar que não seja falsificada, que isso não aconteça.

      Tenho uma amiga que comprou uma Canon em uma loja dessas é foi tranquilo, a maquina é original.

      =)

    • Rafaela

      Olá Jefferson, você poderia me dizer o nome da loja que você comprou a sua?

      Rafaela.

    • Cesar

      Eu pensei que não tinha câmera falsificada, mas tem.

      A Nikon emitiu dois avisos recentemente, tem gente modificando a D800 e vendendo como se fosse D800/E, modificando câmeras D7100 e vendendo como se fossem D610, e modificando câmeras D4 e vendendo como se fossem D4s.

      As modificações são externas, eles colocam uma capa da câmera mais cara, que infelizmente encaixa direitinho nos comandos da câmera mais barata, e vendem gato por lebre.

      Ainda é Nikon, ou seja, você vai ter uma DSLR Nikon, só que não vai ser a Nikon que você pensou estar comprando.

      O aviso da Nikon Europa (em inglês) explicando como identificar a fraude pode ser encontrado aqui: https://nikoneurope-en.custhelp.com/app/answers/detail/a_id/64210

      Eu encontrei o aviso no site NikonRumors.com

      • Cesar

        E parece que tem também lentes Nikkor falsificadas. Pelo menos é o que a gente imagina quando encontra um guia explicando como descobrir se a lente é Nikon de verdade:

        https://snapguide.com/guides/spot-a-fake-nikon-camera-lens/

        • Obrigada, Cesar!

          É não dá para saber se tem mesmo ou não, o bom é conhecer bem os detalhes do produto. =)

      • Oi, Cesar!

        Muito obrigada pela resposta. Vou até escrever um artigo sobre isso. É importante que todos fiquem atentos.

        Há um tempo atrás pesquisei e conversei com muitas pessoas sobre isso, e todo mundo dizia que não tinha… Estávamos bem enganados. =/…

        Uma pena que isso aconteça.

        • Cesar

          Ainda não estão fazendo câmeras falsas, estão só maquiando um modelo para parecer outro. Tem algumas câmeras que tu compra por aí e que parecem com DSLR, mas se você olhar bem para elas você percebe que são compactas com uma aparência de DSLR.

          Isto era pior no tempo das câmeras de filme, faziam réplicas exatas e colocavam um nome parecido, como Camon, ou Canom, e você ficava faceiro de ter encontrado uma Canon nova por uma pechincha…

          • Nossa, Cesar, como o povo é pilantra…=/

            Temos que ficar atentos.

  9. Ana

    Oi Vanessa!

    Não só da área faço bijuterias e tenho encontrado dificuldades em fotografar as peças..Gostaria de saber se há algum modelo indicado para isso.

    • Olá Ana,

      Na verdade fotografar bijuterias e peças menores é mais a técnica do que a maquina…

  10. cristianne

    Bom dia Vanessa…. Otimo o seu site.. Estou amando…. Eu tenho uma compacta, mais gostaria de comprar uma camera melho, pois tenho um bebe e gostaria de tiar foto com maior resolução, e sou apaixonada por foto… Sou a fotografa da minha casa…. Amo muito e tenho vontade de fazer alguns cursos… Mais porem no momento não tenho condições financeiras para isso… então optei em comprar uma camera primeiro, estou querendo uma não muito cara. Ate uns 1000,00 o que vc me indica??? Desde de ja agradeço….

    • Olá Cristiane!

      Eu tenho um guia sobre os tipos de maquinas fotograficas, criei ele para ajudar as pessoas que acompanham o meu site a escolher uma camera… vai te ajudar nessa decisão..

      É só baixar aqui!

  11. Jefferson Nogueira de Souza

    Bom dia Vanessa!!!
    Conforme comentário anterior, comprei mesmo a Nikon d3100, na loja que comentei, e a máquina realmente é original e de boa qualidade.
    Gostaria de agradecer imensamente seu guia dos tipos de máquinas, que me auxiliaram e muito na escolha de minha máquina, agora é só clicar, clicar e clicar….
    Parabéns pela iniciativa..

    • Que ótimo Jefferson! É muito bom quando a gente encontra uma loja de confiança e com os preços mais em conta!

      Bons clics e obrigada pela visita! =)

    • Carla BASTOS

      Olá Jefferson!
      VC poderia me dar o endereço do site em q VC comprou sua máquina? Quantos dias levou prá chegar? Obrigada,

  12. Marcelo Nolla

    Olá.

    Como iniciante na fotografia estou na duvida quanto a primeira DSLR.
    Pesquisando máquinas de entrada e a relação custo benefício para um amador deparei-me em uma dúvida quanto as Nikon D3200 e a D5100.

    Na realidade se aproximam de preço, mas qual a real e relevante diferença entre elas?

    O meu nível de informação, amador, não permite distinguir e avaliar as diferenças entre os atributos da maquina e sua real aplicabilidade.

    Ótimo site, muito acessível e esclarecedor. Parabéns.

    • Olá Marcelo!

      Elas realmente são bem parecidas, mas a D3200 é menor e mais leve… A D5100 é uma camera de entrada um pouco mais avançada e resistente….

      =)

  13. Cassiane

    Olá Vanessa!

    Acabei de adquirir minha primeira DSLR, uma Nikon D3100. Pesquisei com vários amigos e em vários sites, e adorei o seu! Seu material e suas dicas são ótimas, principalmente para quem está iniciando, como eu.
    Uma perguntinha: existe alguma especificação para os cartões de memória utilizados nas câmeras DSLR? Obrigada!

    • Olá Cassiane!

      Sim existe, compre os SDHC de class 10 e de transferência rápida acima de 30MB.

      =)

  14. Prazer, Vanessa

    Acabei de baixar seu e-book e dei a primeira escaneada. Antes de continuar lendo, tive que voltar aqui para parabenizá-la. Primeiro, porque você é uma das poucas pessoas que tratam as coisas com a devida seriedade e ainda exala o prazer que sente em função disso. Depois, porque você fez o que eu considero uma das coisas mais revolucionárias: transmitir conhecimento útil de forma gratuita!
    Você é uma das pessoas que despertam o interesse por uma amizade. Quem sabe um dia não vai nos visitar na nossa comuna (www.comunavideiras.blogspot.com.br). A propósito, talvez você queira nos mostrar algumas fotos de sua autoria…
    Atenciosamente, Misael Jordão. Obrigado!

    • Olá Misael!

      Obrigada, eu realmente gosto de escrever para o site e foi um prazer criar o e-book!

      Tem muitas fotos de minha autoria no site, eu só não fico as identificando… Sei lá, a minha intensão é tirar o foco de mim e deixar na fotografia em geral… =)

  15. Oi Vanessa, seu blog caiu do céu, haha
    Sou estudante do 5º semestre de jornalismo, mas tenho uma paixão enorme por fotografia. Tive aulas de fotojornalismo e acabei trazendo uma Nikon D200 algumas vezes para casa. Habilidade em manusear eu até tenho, e ideias mais ainda. Estou pensando em uma Canon t3i, sei da qualidade dela, e manipulando uma coisinha ou outra no Lightroom tudo se ajeita. Seu blog está sendo de grande ajuda para mim.

    • Olá Caroline!!

      Obrigada, isso me deixa muito feliz!

      Espero continuar ajudando!

      Boa sorte com a futura maquina, a Canon t3i é demais!=)

  16. Alex Viégas

    Oi Vanessa, sou biólogo e quero fazer um trabalho de pesquisa onde vou precisar fotografar grandes paisagens , mas também animais muito pequenos. Sinseramente tou desesperado por não saber que máquina usar e nem que lente comprar. Vou ler seus guias para tentar achar algumas resposta,mas desde ja te agradeço a ajuda!

  17. Enfim, seu post é maravilhoso e ta sendo um ótimo guia pra mim (:
    To nesse dilema e por enquanto vou comprar pra fins de hobby e pra usar na faculdade [curso jornalismo]. A faculdade trabalha com a Canon T1 se não me engano… enfim, quando me decidir eu volto aqui e comento, mas se quiser me indicar uma câmera de entrada legal, eu sou ainda completamente leigo no assunto e pra piorar ainda sou indeciso.

    • Olá Tulio!!

      Obrigada!

      As câmeras de entrada que mais gosto e vejo que é um ótimo custo beneficio é a Canon T3i e a Canon t5i.

      =)

      Volta depois para contar mais!!

  18. Costa

    Olá Vanessa!

    Como essa é a primeira vez que acesso seu blog, não poderia deixar de enaltecer a sua grandeza interior de partilhar graciosamente seus conhecimentos profissionais com aqueles que a seguem.

    Há tempos que gostaria de comprar uma DSLR, mas com tantos modelos e tipos da Canon e Nikon me deixavam com muitas dúvidas e perguntas sem respostas.

    Mas após baixar o seu “Guia Definitivo” entendi com clareza qual das DSLR atenderiam os meus propósitos.

    Então comprei uma DSLR Canon 70D com a lente EF-S 18-55mm STM e mais os seguintes acessórios:
    03 Baterias (ficando com 04) – 02 Carregadores – 01 Baterry Grip – 01 Lente EF 50mm f/1.4 USM “Todos Originais Canon, um pouco mais caro porem confiáveis” – 01 Cartão Mem. Sdxc 64Gb SanDisk Extreme Pro 95Mb/s UHS-I (Para vídeos) – 01 Igual de 32Gb – (Para Fotos) 01 Tripé Hidráulico Velbon C600 – 01 Microfone Shotgun Rode Videomic Pro.

    Gostaria que você avaliasse essa minha aquisição, o que falta como também qual a próxima lente a comprar; (estou pensando adquirir uma lente Canon 70-200mm f/2.8 L IS II USM ou a EF 24-70mm f/2.8 L II USM) o que acha?

    Agradeço sua atenção!

    • Olá Costa!

      Seu equipamento está demais! Parabéns!

      Sugiro um battery grip, pois irá te ajudar a não ficar trocando de bateria toda hora e um flash.

      Em relação as lentes, elas são diferente uma é mais tele e a outra menos. Você precisa ver direitinho o que quer, como irá usar, qual a linguagem que irá seguir e essa resposta só você tem… não consigo te ajudar apontando uma lente…

      Te desejo boa sorte, foi uma ótima aquisição! =)

  19. Costa

    Olá Vanessa!

    Você me deixou realizado! Estava com receio antes da sua avaliação, pois tinha uma pequena dúvida com referência aos modelos das Canon, mas pelas suas palavras, acertei! Obrigado!

    Imagino que passou despercebida a leitura do battery grip anotado no terceiro item dos meus acessórios, inclusive foi o item mais difícil de encontrar original, mas consegui.

    Quanto o flash, você tem razão, tanto que eu já previamente elegi o Canon 430ex II Speedlite, mas antes de compra-lo iria falar com você a respeito desta minha opção.
    Eu particularmente não gosto muito da luz do flash, pois acho que tira detalhes do assunto fotografado, exceto em ambientes com pouca luz ou para rebater uma contra luz, eliminar sombras e algo assim ou talvez não esteja sabendo usa-lo corretamente; ‘Onde é aí que preciso da sua ajuda’.

    Prefiro antes adquirir uma boa lente-tele com boa claridade para depois pensar no flash, corrija-me se estou errado já que você conhece o meu equipamento e acessórios.

    Gostaria de explanar nos próximos comentários o que realmente exijo de uma lente, para qual finalidade, ambientes aplicáveis tanto familiares quanto na minha área, e o que me levou a pensar na Canon EF 24-70mm f/2.8L II USM ou talvez em uma melhor que você poderá me elucidar, isto é, com o seu consentimento.

    Atenciosamente agradeço.

    • Oi Costa!

      Obrigada, fico muito feliz em saber que gostou do que falei!

      Qual é o seu objetivo para esse equipamento? Assim fica mais fácil para te ajudar com a questão da lente…=)

  20. VINICIUS BINDA

    Boa noite Vanessa!
    Inicialmente gostaria de parabenizar pelo site e dicas objetivas e de grande utilidade para nós.
    Estou pensando em realizar um sonho antigo e adquirir uma máquina boa para colocar em prática um hobby que sempre admirei que é a fotografia, mas apesar disso tenho receio de comprar um equipamento um pouco melhor (máquina de entrada) e não fazer uso adequado da mesma, seja por preguiça ou por falta de tempo, já que necessita de aprendizado mínimo na arte de fotografar, caso que seria mais adequado adquirir uma superzoom mesmo, rs.
    Ocorre que onde moro (fronteira com o Paraguai) a diferença de preço entre uma superzoom e uma camera de entrada é muito pequena (pouco mais de R$ 100,00), daí acho melhor comprar a máquina de entrada mesmo, ainda que não vá utilizar a mesma em sua plenitude (mas hoje minha intenção é esta, rsrs), do que comprar a superzoom e depois me arrepender.
    Entro então na velha dúvida, Nikon ou Canon? rsrs
    Consigo aqui a Nikon D3100 por U$ 399,00, já a Canon T3 um pouco mais barata, por U$ 386,00…
    Caso não haja nenhum diferencial determinante para alguma qual seria o melhor preço para eventuais futuros acessórios que venha a adquirir?

    • Olá Vinicius!

      Não quero te deixar com mais duvida, mas só compre uma DSLR se desejar de verdade aprender a fotografar… pois acredito que não ficará satisfeito. Recebo e-mails e até comentários aqui no site, da pessoa falando que comprou uma DSLR e que ela é ruim, e eu sinto muito mas a câmera não é ruim é a pecinha que está atras da câmera (a pessoa) que não sabe o que está fazendo…rsrsrs…

      Tenho duvida entre as duas câmeras, elas são muito parecidas… Mas um detalhe importante, se no futuro desejar fazer videos com essa camera, o melhor é uma Canon t3i, com “I”.

      Espero ter te ajudado!

  21. LUIZ LEONEL

    Olá Vanessa, muito boa noite!
    Seu blog foi um verdadeiro achado, uma jóia raríssima, que não se encontra facilmente por aí.
    Meu dilema é o seguinte: sempre gostei de fotografia, tanto que já tenho uma SLR há vários anos (de filme). Não é a melhor do segmento mas, na época, era o que o $$$ dava para comprar, uma Zenith 12XP com a lente própria mais um kit 35-70 da Polar. Equipamento simples, está em revisão e limpeza em Campinas, pois ficou muito tempo guardado. Ainda não li, e não sei se tem no site algum artigo a respeito de como guardar corretamente os equipamentos. Se não tiver, fica a idéia para um próximo artigo.
    Estou pensando em adquirir uma DSLR e estudar bastante para me tornar um bom hobista em fotografia. Comecei namorando uma D3100 e hoje o namoro já está numa D7000 ou D7100. Mas… tá difícil demais para decidir. Li seu e-book, outros artigos do site, e mesmo assim ainda estou indeciso. Minha dúvida é basicamente: será que uma D3100 ou D5100 me atenderia, ou mais tarde vou sentir falta de recursos e terei que comprar uma D7100 ou a similar da época. Sei que não pretendo ir ao Alaska, nem tampouco, fotografar um vulcão rsrsrs… mas, a dúvida permanece!
    Apreciarei demais uma ajudazinha!!!
    Obrigado,

    Luiz

    • Olá Luiz, obrigada, que bom que gostou do site!!

      Sua duvida é bem comum, como não vai trabalhar com fotografia escolha uma D5300 ou D5200 (poderia até ser a D3100, mas acho que no futuro vai querer fazer uns videos, essa são melhores), são ótimas, você não vai sentir diferença para uma D7000… de verdade.

      Espero ter ajudado!

  22. Costa

    Olá Vanessa!

    Antes de expor o meu objetivo para esse equipamento, acho necessário falar do problema que trago comigo que é sempre está correndo atrás da perfeição, o que fazer para cada vez mais aprimorar o que faço, comprar o que há de melhor para satisfazer essa minha busca incessante do perfeccionismo e meticulosidade, e isso tudo me aflige e machuca muito o meu bolso, e claro!

    Peço que tenha paciência para ler esse meu jornal, porque também tenho mais esse defeito o de ser detalhista. Terrível não?
    Mas prometo de não lhe cansar por muito tempo, muito embora reconheça que foram seus graciosos conhecimentos profissionais que me levaram a realização de um antigo sonho. Com certeza não vou esquecer.

    No caso desse meu objetivo, procuro ser racional entre o que é voltado para os profissionais e o que está um passo antes, que é a minha opção, a exemplo da 70D que adquiri frente às semi profissionais ou as profissionais, entre os flashes Speedlite 600EX-RT top e o que elegi Speedlite 430EX II e etc. Acho que agora você deve começar entender a minha busca do melhor que se encaixe dentro desse parâmetro, muito embora saiba que talvez não vá usufruir de todo potencial tecnológico que esses equipamentos oferecem, mas me agrada em saber que tenho.

    Em um canteiro de obra preciso de fotos com maior riqueza de detalhes do solo, inclinação, corte, arrimo, baldrame etc. (maior detalhes na profundidade de campo) como também fotos estruturais e fachadas de prédios ricas em detalhes que também demandam boa profundidade de campo e completando, boas fotos em certos detalhes (bem fechadas).

    Na vida social, em um churrasco dentro de um salão gostaria de obter boas fotos e vídeos dos amigos sem ter que incomoda-los para pose (o que não acontece geralmente com as objetivas fixas), onde pelo zoom da tele posso aproxima-los.

    Na vida familiar, em certos locais mais apertados imagino que preciso um pouco de grade angular para melhorar o enquadramento como também boas fotos e vídeos da minha pequena família que tanto amo.

    Já pude observar em meus treinamentos que a resposta da 50mm 1.4 é bem superior a 18-55 f/3.5-5.6, muito mais rica em detalhes, nitidez, contraste, ótima claridade que me oferece ISO mais baixo, menor abertura do diafragma e obturador mais rápido com menos exposição, porem não me dá flexibilidade em distância por ser fixa.

    Aguardo suas observações a respeito da lente previamente escolhida por mim, (Canon EF 24-70mm f/2.8 L II USM) ou uma que melhor se adeque com o meu propósito falado.
    Quanto a Canon 70-200mm f/2.8 L IS II USM acho no meu pequeno conhecimento muito tele e não vá me oferecer um pouco de grade angular. Não sei se é assim que se define.

    Atenciosamente agradeço.

    • Olá Costa!

      Agora te entendo. Resumindo, você precisa de uma lente mais para grande angular e de uma tele.

      O ideal seria ter 2 lentes, uma para imagens fechadas e outra para as abertas… Esse é o maior problemas dos fotógrafos, não tem uma lente que atinja todos os ângulos com real eficiência, dependendo do projeto você sempre precisa mais de zoom ou mais de tele…

      A Canon EF 24-70mm f/2.8 L II USM, na verdade com o fator de corte é uma 38.4, ela inda é considerada grande angular, mas talvez para o que deseja ainda não é o ideal, já o 70mm será 112mm, que já é uma tele bem bacana, mas pelo que senti de você ainda não estará satisfeito, pois em algumas situações terá que se aproximar…

      Agora a Canon 70-200mm f/2.8 L IS II USM, aplicando o fator de corte fica com o angulo de visão de uma 112-320mm, uma tele que você iria adorar… não iria dar para fazer as imagens abertas com essa lente.

      Minha sugestão é…

      Comprar a Canon 70-200mm f/2.8 L IS II USM e a Ef-s 10-22mm F/3.5-4.5 Usm, embora a ultima não seja da linha L, e seja um pouco melhor que a lente do kit, acredito que irá te atender na questão da grande angular.

      Eu sei que busca qualidade, as lente da Sigma melhoraram bem nos últimos anos, pode ser uma boa opção essa lente Sigma 10-20mm f/4-5.6 está um pouco mais em conta…

      Espero ter te ajudado!

  23. FERNANDO

    PARABENS COMO SEMPRE AS INFORMAÇÕES SÃO DE GRANDE VALIA

  24. Magno Aquino

    Sou cinegrafista (meu ganha pão) e sempre tive a fotografia como hobby, utilizando compactas e uma super zoom, sem maiores pretensões; comecei a me interessar pelos cliques mais sérios de um tempo pra cá e conhecer o seu site tem me ajudado bastante, você é consegue comunicar os assuntos de forma entusiasmada e dinâmica. Comprei uma D5100 e encomendei uma 50mm 1 8 que deve chegar nesta semana. Volto aqui em breve, mas desde agora, obrigado.

    • Obrigada Magno!

      Volte sim para dividir sua experiencia com a maquina!

      Oh você vai gostar bastante!

      • Magno Aquino

        A lente chegou, foi uma surpresa ver as fotografias com ela, é outra história utilizar um 50mm, adorei. Ah, estou quase na metade do seu curso, e estou gostando muito, pois mesmo sendo cinegrafista descobri que as duas artes são bem diferentes, me matriculei nos dois módulos.

        • Olá Magno!

          Você é o Alexandre?rsrs… Que bom que está gostando do curso, fico realmente muitoooooo feliz!

          Eu também trabalho com vídeo. O vídeo e a fotografia são parecidos em muitos aspectos, mas é preciso um conhecimento a parte da cada um para ter sucesso!

          Boa sorte com o curso e no seu caminho profissional!=)

          • Alexandre Magno Aquino Duarte

            Certamente quando comecei a trabalhar com filmagens você ainda não havia nascido, ou era bem pequenina! Sou do tempo dos tubos de raios catódicos (ai, meu Deus, agora ela sabe que sou pré histórico, rsrs) e das câmeras da RCA pesadíssimas; carregar uma TK79 era uma luxo e um martírio. Eu comentei sobre achar difícil apreender a linguagem da fotografia exatamente por conta de todo o preparo do equipamento, na filmagem eu pego a câmera e não preciso pensar em nada além de compor imagens e aproveitar a luz, é como dirigir, eu nãi penso em mudar de marcha, simplesmente mudo no momento exato, na filmagem eu nunca fico inseguro quanto a distância, diafragma ou qualquer outro aspecto operacional/técnico, mas fico tenso quando estou treinando, seja na chácara, pela janela, na rua ou onde conseguir, ao imaginar o resultado final: a fotografia. E, sim, estou gostando, muito antes de me inscrever a partir de um e-mail seu eu li seu site todinho, sua forma de expor é ótima, e pude te ver explicando sobre flash e grip, no urso, tem postura de quem sabe o que está falando, isso pra quem tá aprendendo é fantástico, afinal, ninguém quer seguir quem não sabe pra onde tá indo.. Valeu, professora!

          • Tenho vários amigos – mais velhos – que trabalharam com o equipamento que mencionou e eles sempre dizem que dei sorte!rsrs

            Eu entendo o que está dizendo sobre a prática que já tem sobre o que faz, migrar para a fotografia é realmente uma adaptação. Eu não tenho muito problema, pois sempre levei os dois lado a lado, alguns trabalhos que faço com vídeo são muito parecidos com os de fotografia, principalmente no quesito iluminação, sabe aquela iluminação toda pensadinha e afinadinha.. então..rsrs

            Obrigada pelo seu comentário Alexandre, gostei muito!! =))

            E vamos que vamos meu aluno!!!

  25. Marcia Giraldi

    Olá! Estou lendo todas suas dicas. Tenho uma Nikkon p510 e pretendo me aprofundar na fotografia. Vou cursar no Senac mas preciso de uma DSLR. Vi a Canon EOS 60D 18MP… É uma boa pra começar?
    Desde já, abcs e obrigada!

    • Olá Marcia, excelente maquina. É uma câmera de entrada avançada, outras boas opções é a Canon 70D, Canon t3i e Canon t5i.

      Caso ainda não tenha baixado, baixe o meu guia sobre os tipos de maquinas fotograficas, vai te ajudar a entender as diferenças entre as categorias… baixe aqui!

  26. Magno Aquino

    Aproveitando que acabo de ler todos os comentários e respostas aqui do tópico, eis minha outra pergunta (filho de professora adora perguntar, rsrs!): tenho uma D5100 com a lente do kit, comprei uma 55-200mm no impulso e comprei uma 50mm 1.8 G; penso numa 2ª câmera da mesma forma que penso em não parar mais de aprender e me tornar profissional (me cansei de filmagem, de verdade). Acontece que não dá pra gastar muito, vejo a lista das “semi” e fico apreensivo: por qual motivo gosto mais da D7000 do que de qualquer outra? É uma opção válida pra trabalhar com ela daqui uns tempos, quando eu dominar a técnica e tiver definido meu estilo? Me ajude, pois ontem eu quase comprei uma D7000, só o corpo.

    • Olá Magno!!

      Se você for trabalhar com eventos compre a Nikon D7000 com certeza e guarde a D5100 como câmera de reserva ou backup como falamos, e sempre leve ela com você nos trabalhos. Um dia se sua câmera principal der qualquer problema, você tem ela.

      Compre somente o corpo, não compensa comprar com outra lente, pois você já possui.

      =)

  27. Lucio

    Muito obrigado pelas ótimas dicas. Eu estou nesse grande momento mesmo. Já todo o manual e ajudou muito mesmo. Eu tenho uma super zoom e acho q está na hora de subir de level. A minha dúvida seria em escolher o modelo. A marca já escolhi a canon. O modelo seria kis s7 ou kis s5. A diferença seria de uns 200 dólares. Vale a pena ou não faz tanta diferença??? E sobre os luta de lentes. Só a 18- 55 já da ou e melhor pegar a 55- 250 ? Tantas perguntas hehhehe
    Obrigado!!!

    • Olá Lucio!

      Sua duvida não seria entre a Canon kiss x5 (canon t3i) e Canon kiss x7i (canon t5i)?

      Se for, as duas são bem parecidas, não tem quase nenhuma mudança da t3i para a t5i.. recomendo a t3i…

      Entre as lentes, escolha a 18-55 ou a 18-135.. são as melhores para começar!=)

      • Lucio

        Eu falei q o modelo era kis, pq eu moro no japao e assim que e vendida aqui.
        Sobre a lente. A 18- 55 já está certa de comprar. Mas no kit na vem essa 18-135. E sim uma 55- 250mm f4 – 5.6 isII, que são por uns 150 dólares. Minha dúvida aqui seria se compro ou não essa lente. Qual a importância dela? Ou se mais pra frente será uma lente q vou descartar e comprar outra??

        Novamente, muito obrigado!

        • Olá Lucio, não recomendo investir em lentes no começo, pois muitas vezes é um gasto inútil. Essas lentes são tele, ou seja ela tem um maior zoom. Com o tempo você pode descobrir o ideal seria uma lente grande angular… então seu investimento foi atoa… isso acontece com muita gente.

          Se eu fosse você comprava somente a do kit a 18-135mm pois não ira mudar muito para a 250mm.

          =)

          • Lucio

            Muito obrigado pelas dicas. Vou seguir seus conselhos e guardar o dinheiro para comprar case, tripé( q está fazendo falta) e bateria q realmente faz diferença. Hj acho q faço o pedido da canon kiss x 50 vermelha. Estou lendo todos os seus artigos. Muito legal hehehehe

          • Obrigada Lucio!

            Boa sorte, depois volta pra me contar se gostou da maquina e como está sendo!=)

  28. Julia

    Olá!

    Adoro ler seus artigos! São de fácil entendimento. Está de parabéns!!!

    Pesquisei muito sobre dslr… Li muita coisa mesmo!!! E cheguei a conclusão, que uma Nikon d3200 supri minhas necessidades, pois não pretendo trabalhar profissionalmente, é só um hobby mas quero fazer um curso para entender um pouco mais de fotografia.
    Espero estar fazendo uma boa compra!

    • Olá Julia!

      Obrigada!!

      Oh você está com o pensamento correto e será uma ótima compra!=)

      Boa sorte!

  29. Cleber

    olá Vanessa.

    Me ajude a entender mais sobre as lentes, leio bastante e notei que existe uma grande preferência pelas lentes claras que por sinal são bem mais caras. Até que ponto vale a pena investir numa destas por um hobista? Ou com as lentes mais baratas posso evoluir na qualidade das minhas fotos apenas melhorando as técnicas? Outra pergunta é qual lente você indica para uso geral sem precisar trocar as lentes a todo momento, gosto de fotografar paisagens, pássaros, arquitetura e raramente pessoas pois acho muito difícil este tema. Há queria aprofundar um pouco em macro também. Acho muito interessante.

    Obrigado. Cleber

    • Olá Cleber!

      As lentes mais baratas sempre terão menos qualidade, mas esse menos é relativo, pois já entregam uma boa qualidade, então fique tranquilo e melhore a técnica irá ajudar muito. Ter uma lente mais clara significa:

      -Ter mais luz entrando;
      -Ter uma imagem mais limpa;
      -Ter menor profundidade de campo;
      -Não precisar baixar muito o obturador com pouca luz;
      -Não precisar de tripe o tempo todo.

      Esses são os pontos básicos.

      Para o que descreveu uma lente tele 70-300 pode ser um bom começo, e para arquitetura uma 10-22mm pode ser legal.

      Cleber, não tem como, sempre terá que ficar trocando de lente, faz parte, é assim mesmo!=)

  30. Renata

    olá, eu estou estudando fotografia sozinha, e decidi comprar a canon T3i, já que até hj so tinha fotografado com compactas. gostaria de comprar um tripé para usar com ela mas são tantos modelos e tamanhos que fico doida sem saber qual tripé comprar…. vc poderia me sugerir um que nao fosse tao caro e que servisse para a canon t3i??!!! de preferencia um que nao seja tãoo caro…rs bju

    • Olá Renata!

      Eu tenho um artigo onde dou umas dicas para escolher o tripe para a câmera e também cito algumas marcas, para ler clique aqui!

      =)

  31. Cecília

    Olá Vanessa,

    Primeiro obrigada pelos posts eles tem sido de grande ajuda 🙂

    Bom… Estou comprando a minha primeira DSLR e estou em dúvida entre a Canon T3i e a Nikon D3300. Qual você acha melhor sendo que eu quero realmente aprender a fotografar, mas só como hobby (não tenho intenção de trabalhar com isso)?

    Além disso, achei as duas por um bom preço, mas só o corpo… sendo assim, qual lente vc me aconselharia a comprar? Acha melhor começar com a 18-55mm msm?

    Muito obrigada

    • Oi Cecilia!

      As duas câmeras são boas, mas a Canon t3i é um pouco maior e mais resistente.

      Compre com a lente 18-55mm ou a lente 18-135mm. São as lentes básicas, mas o melhor é começar com elas mesmo.

      =)

      • Cecília

        Vanessa, a Nikon D3200 é consideravelmente mais barata que as outras duas (Nikon D3300 e Canon T3i), vc acha que compensa comprá-la? Acho que entre a D3200 e a D3300 as diferenças são basicamente:
        – M continuo 3fps contra 5fps
        – Filmagem: 30fps contra 60fps
        – ISO: 100-6400 contra 100-12800
        – A D3300 não tem o filtro OLPF e a bateria dura mais

        Desculpa abusar da boa vontade.. rsrs
        Muito obrigada

        • Oi Cecilia!

          Então…. a duvida cruel né..rs.. Oh ela está mais barata não tanto pela diferença nas características, mas porque é uma maquina que já foi lançada há um tempo.

          Não vejo problema em ter uma Nikon D3200 é uma otima maquina. Antes só leia esse artigo aqui.

  32. Amanda

    Oi Vanessa, tudo bem?
    Estou me preparando para começar a fotografar e gostaria MUITO de ler o seu guia, mas não estou conseguindo “baixar”. Venho estudando sozinha há algum tempo. Já li diversos sites, artigos e já fiz cursos on line também.
    Será que você poderia me passar via e mail?
    Desde já agradeço.
    Obrigada, beijo!

    • Oi Amanda, não está conseguindo baixar, mas porquê? Ele aparece pra você? Se aparecer é só clicar no ícone de um disquete. Se não conseguir, por favor me retorne que te envio.

      =)

  33. Amanda

    Oi Vanessa, obrigada por me responder. Então, não aparece não… Só a imagem da apostila mesmo, sem disquete.
    Se puder me enviar… Eu agradeço muito.
    Obrigada e parabéns pelo site.
    beijos!

  34. Amanda

    Vanessa, acabei de checar o e mail e vi que você enviou mesmo a apostila.
    Mais uma vez muito obrigada.
    Beijos.

  35. manoel

    Ola Vanessa!!
    Adoro seu site!

    Estou querendo sair das superzoom e entrar nas Dslr, tenho um certo dinheiro para investir no momento, e também ficarei com ela por um certo tempo.
    Estou em dúvida entre as Nikons D5300 e D3300…são bem diferentes, porem não sei qual teria melhor custo/benefício já qe pretendo ficar com ela por uns anos.
    Você já utilizou uma destas ?

    Outro ponto é que ando bisbilhotando pela amazon, onde os preços de ambas parecem convidativos e ainda apresentam pacotes com uma lente 50mm-200mm alem da 18-55mm, alem de filtro UV, tripé, segunda bateria e case,.. tem alguma opiniao sobre a chance do material ser de qualidade baixa ?

    Muitíssimo grato! Manoel

    • Olá Manoel, sobre as maquinas leia esse artigo aqui.

      Sobre os equipamentos, confere as marcas. Confere se a bateria é original, pois se não for é melhor não comprar, ela pode dar problema dentro da sua maquina…

      =)

  36. Fernando

    Olá Vanessa!
    Depois de ler seu artigo sobre a primeira DSLR me decidi pela T3i. Não tenho interesse em recursos modernos que só servem para encarecer o equipamento. Penso que o mais importante serão as lentes, ou a lente mais adequada para o tipo de fotografia a que me dedicarei.
    Agradeço pelas dicas.

    • Você falou tudo, as lentes mais adequadas ao que deseja.. Mas só as compre depois que souber fotografar direitinho.. Assim irá comprar a lente certa, sem desperdício de grana!=)

  37. Rodrigo

    Ola Vanessa, tudo bem?

    Eu estou querendo comprar uma câmera fotografica para viagens, pois estou fazendo intercâmbio e planejo viajar para muitos lugares.
    Eu não tenho a miníma noção de fotografia, mas me interesso pela área e talvez futuramente eu procure me aperfeiçoar. Qual câmera você me recomendaria para conseguir fotos de qualidade (vou procurar aprender algumas técnicas básicas também) e que não seja muito cara? Estava pensando numa Nikon D3200 ou a D3100 já é suficiente? Caso tenha de outra marca também e de qualidade, qual seria? Agradeço desde já. Abraços.

    • Olá Rodrigo, se o seu objetivo não é trabalhar com fotografia essa câmera está de otimooo tamanho.

      =)

  38. Gláucia

    Ola Vanessa, estou exatamente nesse ponto: prestes a comprar a minha primeira e lendo tudo o que posso sobre o assunto. Minha principal dúvida entre escolher entre Canon ou Nikon é, primeiro, quanto aos valores das lentes e demais itens e, segundo, qual oferece o maior o “índice de aproveitamento” do corpo com o que já existe no mercado de lentes. Pelo que li, ao escolher uma marca é como um casamento, fica difícil mudar depois e sempre ouvi muitas histórias sobre procurar o que oferece o maior aproveitamento das lentes, até entre marcas diferentes já que são as partes mais caras muitas vezes. Pretendo trabalhar com foto de arquitetura e urbanismo, ambientes internos e externos.

    • Oi Glaucia,

      Leia esse artigo sobre Canon e Nikon aqui.

      E sim, você vai casar com a marca. Eu considero os equipamentos da Canon mais acessíveis, e as lentes são mais baratas, mas é uma visão muito pessoal.

  39. Jefferson Ruiz

    Olá!
    Parabéns pelo site.
    Gostaria de tirar uma dúvida!!
    Tenho a opção de comprar a Nikon D3200 que vem com o kit de lentes 18-55 e 55-200 ou D3300 com uma Tamron 18-200. A dúvida é se a Tamron vai me atender mesmo não tendo a redução de vibração que as lentes do kit têm.
    Não desejo ser profissional, apenas para viagens e queria evitar as trocas de lente!!
    Obrigado!!

    • Oi Jefferson, você tem um objetivo claro e acredito que a lente da Tamron seja a melhor opção.

      =)

  40. Yasmin

    Oi Vanessa! Estou tentando decidir qual câmera comprar e isso já está me deixando louca. Gostaria de uma que não fosse muito cara, mas que seja boa para quem está começando e quer se profissionalizar. Eu pensei na Nikon D3100 por ser mais acessível. É uma boa escolha? Pode me dizer alguma outra similar a essa? Uma Canon ou outra marca.

  41. Antônio

    Ola, estou adorando tudo que li aqui. Está me ajudando bastante. Mas uma dúvida ainda persiste. Vi algumas fotos com HDR da sony e como gosto de fotografar ao ar livre fiquei bem inclinado a comprar uma sony A58. Quando fui olhar a canon não encontrei nas mais baratas este recurso. A maioria fala em software. Qual sistema é melhor: O da câmera ou de software.
    conhece o site: http://www.zamax.com.br – são confiáveis?

    • Oi Antônio. Pra mim, na era digital, o software e a câmera andam juntos. Eu considero esse conjunto melhor nas DSLR Canon e Nikon. A Sony é fera em criar software e câmera para video (sabe aquelas maiores?), mas no mundo das DSLR, ainda acho que a Canon e a Nikon são melhores.

    • Cesar

      Antônio, acho que a maioria das DSLR não faz HDR na câmera, mas permite fazer as fotos com “bracket” de exposição.

      Um detalhe, a T5i faz HDR na câmera.

  42. José Carlos

    Gostei muito do seu site, pelas dicas e informações, mas ao mesmo tempo, me decepcionei, pois acabo de adquirir uma Sony DSC-H300 e não li nada sobre ela. Será que fiz mal negócio? Uma Nikon equivalente teria sido melhor? Em tempo, parti para a Sony pois a mesma usa pilhas recarregáveis, ainda assim, fiz mal negócio? Obrigado pelo site e continue a nos instruir!
    Abrçsssssssssssssssssss

    • Oi Jose Carlos, fique tranquilo, você tem uma boa maquina super zoom. Aqui no site tenho falado mais das maquinas DSLR, vou falar mais das super zoom. =)

      Como ela é a pilha, recomendo que compre pelo menos uns 2 kits de pilhas recarregáveis, para não ficar na mão.

  43. wilson ricardo

    Ola Vanessa ( Desculpe a intimidade, mas de tanto ler suas matérias parece da família kkk), tudo bem?…

    Agora que sou um tiozinho aposentado irei realizar o sonho de adquirir uma boa câmera. Gosto muito do seu site, pelas dicas e informações. Está me ajudando bastante,principalmente na escolha da câmera ( Nikon D5300), que irei usar para hobby: paisagens e fauna.
    Agradeço pelas dicas,Abraços.

    • Oi Wilson, tudo bem?

      Eu sei como é, alguns leitores trocam tantas informações aqui no site, que as vezes tb sinto que conheço eles…rsrsrsrs

      Obrigada pela visita!=)

  44. Theógenes Freire

    Oi Vanessa, parabéns pelo site, muito bom! Eu estou pensando em comprar a minha primeira DSLR, só que minha verba está curta, então eu pensei em comprar uma usada, você acha que vale a pena? Poderia também me indicar algum site onde eu possa achar câmeras usadas a venda?

    • Oi Theógenes!

      Maquina usada depende muito. Precisa saber o uso da câmera e quantos cliques já tem. Precisa verificar lente e funcionamento.

      Vou escrever um artigo sobre isso, acho que vai ajudar os leitores e você.

      =)

  45. pedro andrade

    a canon t5, sem o “i” no final, é boa???

    consigo boas fotos, amadoras, com ela? é para lazer, uso particular, somente, sem qualquer pretensão de profissionalismo…

    • Oi Pedro, ela é boa, sim. Pode comprar sem medo! Irá te atender com excelência.

      Lembrando, para ajustar essa maquina, é necessario o minimo de conhecimento em fotografia, não vale a pena comprar para usar no modo automatico.

  46. Jordana Sousa

    Oi Vanessa,

    Qual sua opinião sobre a Cânon SX30IS?
    Quero começar a fotografar.
    Obrigada!

  47. LAYANA

    olá gostaria de saber qual câmera vc me recomendaria para tirar foto de bebe não é nada profissional aindaaa mais qm sabe um dia ai nao sei pelo q li tava pensando em uma canon t3i ou uma nikon D5200 q q vc recomendaria ?

    • Oi Layana, as duas maquinas são boas, sugiro que segure elas e veja qual gosta mais.

      Leia esse artigo e esse.

      Lembrando, para ajustar essas maquinas é necessário aprender o minimo de fotografia.

  48. Theógenes Freire

    Olá Vanessa! Aqui estou eu novamente, mas com uma dúvida diferente (hahaha)!! Eu estive pesquisando bastante sobre câmeras nos últimos meses, e acho que finalmente estou pronto para comprar a minha… bem quase isso, na verdade estou em dúvida entre a Canon Rebel T5i e a Canon 60D, eu gostaria que você me explicasse Em que influencia o processador de imagem (que é mais rápido na T5i) e também, que que muda a sensibilidade mais alta do ISO (12.800 na 60D e 26.600 na T5i)

    • Oi Theógenes!

      Comparar essas duas maquinas é bem difícil. Primeiro porque uma é de entrada e outra entrada avançada, e isso já é um grande diferencial. Segundo porque elas são lançamentos de anos diferentes, o que faz que uma tenha um processamento diferente da outra, que na minha opinião não muda muita coisa.

      O ISO mais alto não faz muita diferença, pois é provável que raras as vezes você necessite subir tanto.

      =)

      • Theógenes Freire

        Ok, eu estou inclinado a escolher a 60D, mas se você fosse escolher entre as duas qual escolheria?

        • Oi Theógenes!

          Que duvida, que duvida!rsrs.. Não me lembro se você ia trabalhar com a maquina. Então são duas respostas

          Se for trabalhar: Canon 60D
          Se não for trabalhar: Canon t5i

          Lembrando, que ambas são excelente para hobby e trabalho, possuem qualidade suficiente. É que a Canon 60D é um pouco mais rápida, resistente e maior. =)

  49. Theógenes Freire

    Ok, muito obrigado Vanessa, me ajudou bastante! Inicialmente eu não vou trabalhar não, mas quem sabe em um futuro próximo eu comece a trabalhar com fotografia hahaha, vou comprar a 60D mesmo, valeu!
    😀

  50. EDNEIA

    OLÁ VANESSA!
    ACABEI DE TOMAR UM CURSO DE FOTOGRAFIA NO SENAC E GOSTARIA DE COMEÇAR A TRABALHAR, MAS NO MOMENTO A GRANA TÁ CURTA. QUAL MÁQUINA FOTOGRÁFICA DA CANON COM UM PREÇO MENOR, VC ME ORIENTARIA COMPRAR PARA COMEÇAR FAZER ALGUNS TRABALHOS?

  51. Sérgio

    Depois de ler seu guia, ler vários comentários minha DSLR está mais póxima de chegar, estou optando por uma Nikon D3100.
    Meu cunhado faz fotografia profissional e possui uma Canos EOS 60D, conversando com ele sabre máquinas ele e disse que existe uma diferença entre as 2. A Canon possui um tipo de motor para o zoom já na máquina oq deixa as elntes da Canon mais baratas.
    Pergunto, realmente existe isso?

    Grato desde já.

    • Sim, existe Sergio. Esse é um dos grandes fatores que fazem as pessoas optar pela Canon.

    • Cesar

      Sergio, é o motor de foco. As Nikon tem duas classes, as que tem motor de foco no corpo e as que não tem. As que não tem motor de foco no corpo são as mais baratas, voltadas para os iniciantes. Isto faz com que a Nikon também tenha duas classes de lentes, as que tem motor de foco, e as que não tem motor de foco.

      Na Canon, nenhuma câmera tem motor de foco, só as lentes tem motor de foco – e todas as lentes de 1987 para cá (lentes Canon EF/Canon EF-S) tem motor de foco.

  52. Luca Peres

    Oi vanessa, a minha pergunta é: Onde comprar minha câmera? k eu moro em tu Interior de São Paulo, fiquei sabendo de um o´timo vendedor: Nelson Nakamura, só que é minha primeira câmera e tenho receio, tu tem uma loja ou algum site pra me recomendar?
    se quiser responder por email..

  53. Marco

    Boa tarde!

    Primeiramente gostaria de agradecer pelo conteúdo disponibilizado para o aprendizado em fotografia, especialmente para iniciantes, é realmente um excelente trabalho, parabéns.

    Estou interessado em iniciar na área, não profissionalmente, mas gostaria de me aperfeiçoar, assim ao colocar meu iphone 4 a venda, uma pessoa aqui da cidade me ofereceu uma Nikon Dx 40 com lente 35-70 em troca.

    Estou um pouco receoso com relação a idade da câmera, assistência técnica e até possibilidade de revenda.

    Considerando essa troca, vocês acham que pode ser uma boa idéia?

    Desde já agradeço!

    • Oi Marco, que bom que está gostando do site!

      Normalmente eu indico que compre as maquinas antigas, mas ela já é uma maquina um pouco antiga demais, sinceramente, não sei se compensa. Se ela foi pouco usada, pode ser uma boa ideia.

      Sugiro que compre câmera usada a partir de 10mp.

  54. Luana

    Ola. Amei muito seu site, passei o dia lendo!
    Queria uma ajuda.. comecei a trabalhar a pouco tempo, e não foi com fotografia, mas gosto muito, e quero comprar minha primeira câmera, para começar a dar vida a essa paixão. Queria comprar a t3i mas fiquei sabendo que ela saiu de linha.. Se eu achar, vc acha que compensa ? ou já não compensa mais comprar ela ? Obrigada Luana

  55. Luize

    Oi Vanessa, tudo bem? Descobri “depois de velha” essa paixão por fotografia. Estou no meio do furacão: pensando seriamente em mudar de profissão (trabalho em banco a mais de 10 anos), mas já não tenho mais 20 anos e ainda não defini 100% como ganhar a vida daqui pra frente. O que sei é que amo imagens e as sensações que elas trazem – e percebi que tirar foto é algo MUITO legal e apaixonante! Estou em plena pesquisa por uma câmera nova… tenho uma superzoom que já foi bastante usada – uma Nikon Coolpix e estou considerando seriamente uma Nikon D3300. Pesquisei muito as diferenças em relação à D5300 e a principal delas que notei, foi o preço… rs…. brincadeira, sei que a 5300 tem algumas opções extras de edição na câmera (mas nada que um photoshop não dê jeito) e mais modos de cena (mas a graça da SLR não é ajustar manualmente?). Não sei se minha inexperiência faz com que desconsidere algum item importante, mas tenho a impressão que a D3300 é melhor negócio. Estou errada? Ah! Uma dúvida que não consegui tirar pesquisando… li que tem um adaptador chamado WU-1a para a 3300, mas li críticas com relação à sua usabilidade. Tem alguma outra forma de fazer o disparo à distância desse modelo? Recomenda algum outro? Em tempo: tenho já duas preferências definidas: fotos de animais e fotos artísticas (não sei se esse é o melhor jeito de chamar) – o primeiro caso eu testo no instagram do meu cachorro e o segundo tenho o roofseeker, em que tiro fotos de tetos interessantes. Acho muito legal fotos bonitas mas que não necessariamente você consegue identificar o objeto que foi fotografado. Uma câmera de entrada, será que atende adequadamente para que eu possa desenvolver isso? Muitas perguntas, né…. espero que possa me dar uma luz! Muito obrigada!!!!

    • Oi Luize!

      Acredito que consiga entrar mais fácil no mercado fotográfico se focar nas fotografias dos cachorros (pets), faça essa mudança gradualmente, pois as vezes demora um pouco para ter um bom portfólio e boas indicações.

      Na verdade a Nikon D5300 e a Nikon D3300 são iguais na questão da captura da imagem, o photoshop ou um editor de imagem deve ser usado para ambas, pois o trabalho sempre vai ficar melhor. Não fique preocupada com modos de cena, pois é como falou, o negocio é usar o modo manual!=)

      A Nikon D3300 pode ser uma boa opção para começar.

      Sim, você deve usar o adaptador. Nunca usei na D3300, não posso dizer se tem algum problema. Nem sempre vai precisar enviar uma fotografia direto para o computador ou para a um celular… não acho que é um item de extrema importância, ele é mais importante para quem trabalha em estúdio, suas fotografias serão mais em externa.

  56. MICHEL

    Boa noite. Estou lendo seus post e alguns outros fotógrafos. Sempre tive paixão por tocar violão e tirar boas fotos. O violão já dei conta, e agora falta aprender a tirar boas fotos. Suas dicas são bem fáceis de absorver, porém mesmo após todas as leituras desse fim de semana ainda continuo com muitas dúvidas. e a principal delas está no investimento em equipamentos. Já tenho uma compacta da Kodak, uma superzoom da Sony mas gostaria de comprar um DSLR de entrada. Tentei baixar seu guia de máquinas, porém só consegui ver até a página 20 que fala da superzoom, não recebi o material falando das DSLR. Gostaria de comprar da Canon, pois fui comparando os preços e vi que tanto a máquina, quanto lentes e acessórios da Canon estão mais em conta. Porém fiquei em dúvidas com relação a qual máquina adquirir. Gostaria de sua ajuda.Obrigado.

    • Oi Michel!

      Acho que o e-book não carregou. Entra no link do e-book novamente e espera ele carregar, depois disso baixa ele (salva no seu computador), é muito melhor.

      =)

  57. Raquel

    Olá, Vanessa, td bem?

    Saberia indicar um curso online de fotografia para iniciantes? Não tenho como fazer presencial…. online me ajudaria muito.

    Obrigada!

    • Oi Raquel!

      Eu tenho um curso de fotografia online e sempre que abro inscrições envio e-mail para o pessoal que está cadastrado no site.

      =)

  58. Anderson

    Eu sempre amei fotografia e estou pensando seriamente em finalmente tentar transformar esse hobby em renda adicional. Ha alguns anos até fiz alguns freelancers que me rendia alguma “mixaria”, eu usava as maquina emprestada pela pessoa que me chamava, e até gostava.. rsr
    O fato é que vou fazer uma viagem e pretendo comprar um semi-prof ou de entrada.
    a minha maior dificuldade que sempre tive é que as maquinas que já manuseei são para destros. sera que existe maquinas dessas categorias para canhotos??

    • Oi Anderson,

      Eu nunca vi, acredito que não tenha e que seja questão de se adaptar. Nunca havia pensando nisso… Deve ser bem chato para quem é canhoto.

  59. Felipe Tiago

    Ola, comecei a fotografar por hobby a pouco tempo, tenho uma Canon sx510 hs, mas gostaria de uma DLSR para explorar mais recursos, por enquanto tiro fotos de paisagens e animais, faço bastante Ligthpainting, mas com os 15 segundos da maquina não consigo fazer muita coisa, rsrs, gostaria de uma com a função buld, que tenha um tempo maior, qual camera voce me recomenda? uma semi ou uma de entrada?
    Valor é importante, hehe.

    Obrigado!!

    • Oi Felipe.

      Se é por hobby uma câmera de entrada é mais que o suficiente. =)

      Bons Cliques!

      • Felipe Tiago

        Tem algum modelo da Canon para me indicar??
        Moro em uberlandia, MG e tenho grande dificuldade em encontrar modelos para comprar, pode me indicar alguma loja on line de confiança?

        Obrigado!!

  60. Felipe Tiago

    Tenho uma sx510 hs, para qual câmera, custo benefício, que eu posso comprar, semi-profissional ou de entrada?
    Fotógrafo apenas por hobby mas quero uma boa câmera, gosto de fazer longa exposição, gostaria que indicasse uma com a opção buld, que tenha um bom tempo…
    Obrigado!!

    • Oi Felipe, se é para hobby uma câmera de entrada é mais que o suficiente. =)

      Os modelos Nikon D3200 e Canon Sl1, podem ser uma boa opção.

    • Cesar

      Para saber as opções da câmera, uma coisa que você pode fazer é baixar o manual da câmera em PDF e ler ele. Eu fiz isso com a minha T5i, quando ela chegou eu já tinha uma boa ideia do que fazer.

  61. Carlos Torrente

    “Não é tarefa fácil escolher a primeira DSLR, eu sei que deve estar lendo milhões de artigos e comparações de maquinas.”-

    Fiquei com medo tem alguém me vigiando O_O

    • Oi Carlos!

      Fica tranquilo a vida de inciante é assim mesmo, a gente sempre lê tudo que vê pela frente, com o tempo tudo vai clareando. Conte comigo e com o site para te ajudar a clarear as ideias! =)

      Boa sorte!

  62. Felipe Tiago

    Irei pesquisar!!
    Muito Obrigado!!
    😀

  63. marcelly

    eu quero comprar uma câmera para iniciar um estudo de fotografia qual câmera vc poderia me indicar pra iniciar preço bom é que vale apena q eu num necessite logo de trocalos bjs obrigada

  64. Breno

    Adorei seu blog.
    Vou começar um curso esse mês e pretendo trabalhar com fotografia..
    Vim aqui pra tirar dúvidas sobre qual câmera comprar a princípio.
    Acha válido começar com essas que já vem a lente 18-55 mm?
    Parabéns, pelo blog.

    • Oi Breno!

      Acho legal a lente 18-55mm, mas se puder vá de 18-135mm, é um pouco melhor para manusear e tem uma tele legal. =)

      • Breno

        Pois é!
        Depois que comentei, dei uma procurada e realmente pensei nessa de 18-135 mm…
        Brigadão pela atenção, Vanessa e também pela dica!
        Seu blog é sensacional!

  65. Lamek Randel

    É com muito entusiasmo que comento aqui a minha alegria em descobrir seu site, Vanessa. Parabéns pelo trabalho e solidariedade em transmitir conhecimento.
    Ainda não dei conta de ler tudo o que me interessou (inclusive comentários, que gosto de ler também), mas terei muito tempo aqui do trabalho (seu site não está bloqueado pra nós daqui!!! 😀 ).
    Gosto muito de fotografar. Pretendo trabalhar no ramo até 2017. rs’
    Agradeço mais uma vez e desejo toda luz à você. ^_^

    • Oi Lamek, muito obrigada. Fico muitoooo contente com o seu comentário.

      Aproveite bem o site!

      Te desejo muito sorte no seu caminho e sucesso!=)

  66. Anselmo

    Vanessa, boa noite!

    Bom, me sinto interessado em voltar a fotografar e resolvi investir em uma DSLR.
    Estava convicto em comprar uma Canon T5i só o corpo, pois levei em consideração o fato de eu ja possuir 2 lentes que usava na minha Rebel G.
    Porém, eu nem sabia do problema de fungos em lentes, quando fui atrás das minhas lentes comecei a desconfiar que elas poderiam ter sido vitimas de tal desastre.
    Pois bem, preciso de um conselho, seria viável economicamente recuperar essas lentes e continuar com meu pensamento, ou partir para um kit, se caso eu parta para o kit, estou em duvida se mantenho minha simpatia pela Canon, ou vou para Nikon? Mais um detalhe, acho extremamente prático o visor lcd no topo da câmera com as configurações, a t5i não possui, será q seria interessante investir num modelo que tenha essa facilidade porém usado??
    Levando em consideração sempre a faixa de preço de R$ 2.000.

    Ufa terminei!!

    Parabéns pelo trabalho!!!

    • Anselmo

      Ahhh as lentes são:
      – EF 35-80mm 1:4-5.6 III – chinesa
      – EF 80-200mm 1:4.5-5.6 II – japonesa
      De repente são lentes muito baratas que não valem o conserto…

    • Oi Anselmo!

      Não sei se vale a pena recuperar, pois nunca precisei… Já tive problemas com fungos, mas foi com uma lente mais antiga. Veja se sua lente está mesmo afetando a fotografia.

      Para dúvidas de Canon ou Nikon, leia esse artigo: Canon x Nikon

      Sobre a configuração no topo. Você consegue ver tudo no LCD da câmera e no view finder, é questão de costume. =)

  67. Edmilson Hoffmann

    Olá Vanessa, tudo bem?

    Vou comprar a minha primeira DSLR e estou com uma dúvida cruel. Qual devo comprar?

    Pensei de comprar a Canon T5i ou 60D. O que você acha?

    Pretende depois fazer alguns cursos online de fotografia e quem sabe virar um fotografo profissional.

    Parabéns pelo site!

    • Oi Edmilson!

      As duas máquinas são excelente e podem ser usadas para trabalhos, mas se você já tem o pensamento de trabalhar com fotografia e for do segmento de eventos, o melhor é a Canon 60D. =)

  68. Rai

    pô Vanessa, super 10 seu site (é site mesmo!!!!!!) não sou fotógrafo mais adoro por meu drone com uma gopro no ar e “pegar” umas imagens do por do Sol de ângulo mais arrojado!!!!!! espero não estar maculando este espaço flanco de gopro!!!!!!!Obrigado por todas as informações!!!!!PS: já está em meus favoritos.

    • Oi Rai!

      Obrigada!!!=)))

      Pode encher aqui de Gopro! Ela é uma excelente máquina e contribui muito para o mercado áudio visual. Você não sabe como era difícil fazer algumas gravações antes dela existir!

      Boa sorte com sua Gopro e com suas imagens, que devem ser incríveis!

  69. Mário Silva

    Olá Vanessa.
    Muito bom o seu site, aprendo muito. Vou comprar a minha 1ª DSLR, sou produtor de vídeo, portanto vou usar para gravar vídeos (vou ter um programa de moto na web) e faço transmissão AO VIVO VIA INTERNET. Minha pregunta: Estou pensando em comprar uma Canon T5i ou a Nikon D 3200. Tem como usar para transmissão ao vivo estas câmeras? Usando a saída HDMI.

    • Oi, Mario.

      Eu iria de Canon t5i, é mais resistente e acredito que melhor para o que deseja.

      =)

  70. Hugo

    Oi Vanessa! Estou iniciando meu primeiro trabalho com fotografia e será de fotografia de produto e moda. Como não tenho muito conhecimento, pesquisei bastante e, dentro do meu orçamento e do meu objetivo, estou em dúvida entre a Nikon D3300 DSLR com lente 18-55mm e a Canon EOS Rebel T5 DSLR 18-55mm. Qualquer uma que escolher farei uma boa compra, diante do meu objetivo?

    Obrigado!

    • Oi, Hugo. Qualquer uma das máquinas será uma boa.

      O que mais importa na fotografia é a pecinha que está atrás da câmera, ou seja, o fotógrafo. É o fotógrafo que faz a fotografia. Se você souber ajustar a máquina, ligar os equipamentos necessários, tudo dará certo.

      Você já tem alguma experiência com fotografia? E com as máquinas DSLR?

      Se você não tiver experiência, pode ser um pouco arriscado. Digo isso não para te desestimular, mas para te alertar e ajudar a acertar o caminho.

      Depois vem me contar como foi! =)

  71. Michael alberto

    Olá vanessa tudo bom então sou fotografo amador e estudo fotografia por cursos on-line revistas e livros fosso alguns trabalhos como casamento festa de aniversário e acompanho uma banda gospel eu tenho uma canon T3 e tenho lentes 18-55 também 55-250 e a famosa 50mm to querendo fazer um up de equipamento andei dando-se algumas pesquisadas e vi que a canon 70 d é uma bom câmera e esse mês vo compra a 70d é uma lente 24-105 como eu não sou um proficuonal e não tenhas amigos fotógrafos profissional também presiso de uma opinião sua oque vc acha ? Devo compra uma 70d com a lente 25-105 ? Aguardo resposta

  72. André

    Vanessa, bom dia
    Conheci seu site a pouco tempo e já estou viciado nas dicas que você dá sobre o mundo da fotografia. Realmente são dicas muito boas e estão me ajudando bastante a definir qual será minha primeira DSLR.
    infelizmente não viajarei para fora para conseguir um preço legal e, por isso, peço uma indicação de onde comprar no Brasil (moro em São Paulo). Eu queria saber se há uma loja onde posso ver as câmeras, pegar na mão, etc.. Estou bem em dúvida entre a T5i ou SL1 .. Nas lojas em SP é fácil achar a T5i, mas nunca vi a SL1 🙁
    No mais, parabéns pela iniciativa!

    Quando comprar a câmera, te envio minha primeria foto 🙂

    Obrigado,
    André

    • Olá, André!

      Obrigada, fico muito feliz que esteja gostando do site.

      Eu não tenho nenhuma loja para indicar. Para pegar na mão você pode ir em alguma Fnac, normalmente tem lá. Não recomendo que compre por la, pois o preço deles é muito alto. =)

  73. Carla BASTOS

    Oi Vanessa!
    Quero saber a diferença entre a canon t5 e a t5i.
    Obrigada,

  74. Adso Angelo

    Boa tarde, Vanessa!

    Curti suas dicas. A minha intenção é focar na fotografia, que é uma verdadeira paixão. Bom, a minha dúvida em relação à primeira câmera digital é sobre a Nikon L830: é uma câmera boa para começar a clicar e iniciar no mundo da fotografia? Se enquadra no que chamamos de câmeras de entrada? Bom, me senti tentando a comprar a Nikon D3100, mas gostaria de saber mais a L830. Desde já, agradeço a sua resposta.

    Parabéns pelo seu trabalho, tem ajudado bastante!

    • Oi, Adson!

      Fico feliz que esteja se dedicando a uma paixão, você vai amar fotografar cada dia mais.

      A Nikon L830 não é uma câmera de entrada, ela é uma super zoom, leia esse artigo: As melhores câmeras super zoom.

      Ela não é a ideal para entrar no mundo da fotografia, a Nikon D3100 seria melhor. =)

      Baixe o meu guia, ele vai te ajudar. Baixe aqui.

      • Adso Angelo

        Olá, Vanessa! Desculpe o atraso na resposta. Sim, eu já tinha lido rapidamente (o guia de máquinas!), mas não tinha entendido muito bem. Depois, li com mais calma e vi a diferença, rs.

        Muito obrigado mais uma vez pela prestatividade. À medida que as dúvidas surgirem, eu volto aqui, ok?

        Valeu!

  75. priscila

    Estou em dúvida entre a nikon d3200 e a canon t5, qual vc me indicaria, pois já li seu guia e alguns artigos mas ainda estou na dúvida.

    • Oi, Priscila!

      A diferença maior entre elas é que a Nikon D3200 permite entrada de audio externo. Se for fazer videos, pode ser interessante comprar a Nikon D3200. =)

  76. Zidna Nunes

    Bom dia, Vanessa…

    Procurando modelos para compra e fazendo pesquisas, reparei que alguns sites intitulam a Nikon 5200 como semi profissional. É isso mesmo? E esta câmera é uma boa alternativa para quem está começando a fotografar eventos pequenos internos?

    Muitíssimo obrigada.

  77. priscila

    Muito Obrigada!!! eu comprei a Nikon D3200.

  78. Gustavo

    Vanessa, bom dia.

    Qual sua opinião sobre a Canon T5 para inicio?

    Desde já agradeço

    • Oi, Gustavo.

      Ela é uma excelente câmera, leia esse artigo sobre ela aqui. Mas depende do que irá fazer, explico tudo no meu e-book, baixe aqui.

  79. Cristiano

    Olá Vanessa!

    Que dureza esse negócio de escolher a primeira DSLR!!!

    Sou só entusiasta, não tenho pretensão de trabalhar com fotografia, mas quero levar o hobby um pouco mais a sério, então depois de muito pesquisar (meses) e muita ajuda aqui do teu site, estou entre uma Nikon D5300 ou D7100.

    Uma tem mais ISO, outra mais bateria, uma tem flip-out screen e é mais barata, a outra tem mais pontos de foco, tem motor motor de foco, etc…

    Tah dificil, ajuda aí… rsrsrsrs

    Obrigado e abraço!

    http://snapsort.com/compare/Nikon-D5300-vs-Nikon-D7100

    • Oi, Cristiano!

      Já leu o meu guia? As duas tem uma diferença bem significativa, baixe ele aqui.

      Para você saber qual comprar o ideal é ter em mente o uso que terá com a câmera, o meu guia vai te ajudar muito. =))

      E oh… é difícil mesmo se decidir.

  80. paulo

    Vanessa, Boa Noite

    estou lendo seu guia e suas dicas e queria uma opinião estou montando um estúdio de fotografia e gostaria de saber quais os principais equipamentos que tenho real necessidade para dar inicios ao trabalho ?
    desde já lhe agradeço pela atenção

    • Oi, Paulo!

      Pergunta complicada a sua, pois depende do que irá fotografar e do orçamento disponível que tem.

      O que recomendo é que faça um curso de fotografia, lá você vai começar a ganhar a dimensão de tudo isso e poderá começar a escolher o seu equipamento. =))

  81. Tiago

    Oi Vanessa.
    Primeiro, parabéns pelo site, passo horas lendo, é muito bom.
    Não sou fotógrafo profissional e nem pretendo ser, porém atualmente utilizo uma nikon L820 e estou querendo um equipamento com controles manuais e qualidade melhor de fotos.
    Geralmente faço fotos externas, de paisagens, animais, esportes, algumas macros e da Lua.
    Gosto de usar o zoom.
    Nunca fiz curso de fotografia mas leio bastante sobre o tema.
    Estou em dúvida entre a Nikon P600 e a D3200, a primeira por conta do zoom e a segunda por ser uma DSLR. Queria uma DSLR, porém não vou poder comprar uma lente de zoom por enquanto devido ao valor.
    O que você me indica? Um super zoom com controles manuais (P600) ou uma DSLR com todos os controles, porém sem o zoom?

    Obrigado

    • Oi, Thiago.

      Entendo todo o seu conflito, ele é muito comum.

      Se você gosta mesmo de fotografar, acredito que irá ficar satisfeito com a DSLR (não esqueça que terá que fazer um curso). Tente comprar com a lente 18-105mm, ela é uma boa lente zoom, você vai adora. =)

      • Tiago

        Oi Vanessa.
        Obrigado pela dica. Comprei uma D3200, porem não consegui com a lente 18-105mm, veio com a 18-55mm.
        Vou me adaptar com a câmera e futuramente talvez comprar uma 55-300mm.

  82. Fernanda

    Alguém me indica alguma loja que tenha preços bons para câmera de entrada??

    • Alguém ajuda nossa leitora?

      =)

    • Cesar

      Eu costumo usar o Buscape para fazer pesquisa de preços, mas ele tem muita loja de departamento em vez de loja especializada em fotografia.

      O melhor acho que é você pegar um guia telefônico, ir na parte de fotografia e ver o que tem.

  83. Cynthia

    Olá Vanessa,

    Estou começando agora no ramo da fotografia, pois sou completamente apaixonada. Gostaria de saber qual câmera comprar para NewBorn?

    Obrigado!

    • Oi, Cynthia.

      Precisa ser uma DSLR. Recomendo que leia o meu e-book, lá explico tudo o que você precisa saber. Baixe ele aqui.

  84. Fabi

    Olá,
    Adorei seu site, está sendo de muita utilidade as informações que devorei aqui… Rsrs
    Parabéns pelo seu e-book, muito bom, mas gostaria da sua opinião!!
    Bom, sempre fui apaixonada por fotografia. Vou iniciar um curso e preciso adquirir minha primeira câmera. Meu intuito é trabalhar com books infantil, gestante e quem sabe newbourn, mas tbm pretendo fazer alguns eventos como festa infantil e talvez casamento. Gostaria de um equipamento que não seja necessário trocar por uma 2 anos… Qual a sua opinião?? Gostei das 70D e 60D, mas não sei se vão atender minhas expectativas, por uma questão de falta de experiência.

    • OI, Fabi.

      Os dois modelos são excelentes, mas acredito que a Canon 70D irá te atender melhor. =)

  85. Paula GF

    Olá Vanessa,

    Primeiramente gostaria de parabeniza-la pelo excelente trabalho, realmente nenhum outro lugar da internet esclarece tão bem como você e com tanta clareza.
    Li seu e-book e também alguns artigos aqui, o que esclareceu muitas dúvidas e entendi a diferença entre as câmeras.

    Estou em busca de uma câmera para registrar principalmente momentos e viagens, muito me frusta estar em locais lindos e não conseguir captar sua real beleza, cor, etc. Farei um mochilão na Europa em setembro e já quero um bom registro.
    A princípio me interessei pela câmera de entrada D3300, e uma amiga me sugeriu a Coolpix P600 (ou P900 que nem vi disponível pra comprar).
    Sei que são máquinas de categorias diferentes, uma superzoom e outra de entrada, e que a de entrada possui o sensor bem maior, que influencia muito na qualidade e estou tendendo a ela.
    No momento não tenho interesse em comprar outra lente, pois além de ser caro, quero coisas práticas pra viajar´, o zoom da 18-55 é muito ruim? Me falaram que a distância é como se fosse da nossa visão humana e que para paisagens não é muito satisfatório, o que me deixou em dúvida entre a Superzoom P600 e a de Entrada D3300, será que você conseguiria me ajudar?
    Adoro fotos nítidas, coloridas, fotos noturnas e desfocadas do 2o plano…

    • Oi, Paula! Muito obrigada, fiquei muito feliz com o seu comentário. Me esforço muito para ajudar a todos os leitores. =)

      Você tem toda a razão quanto a câmera de entrada ser melhor que a super zoom. Só que tem que ter em mente que se optar pela DSLR que terá que aprender a fotografar, é serio, você precisa. Se não aprender, não irá ter a qualidade que deseja.

      Sobre a lente: acho que a 18-135mm é melhor. Leia mais aqui.

      Sobre o angulo de visão: Lentes na fotografia

      Sobre o modelo Nikon D3300: fantástico, você vai amar.

      Leia essa dica: Como viajar com minha DSLR.

      Boa viagem!

      • Paula GF

        Muito obrigada pela ajuda, Vanessa, vou comprar minha primeira DSLR, a D3300! :-)E vou ler cada um com calma e sim aprender mais sobre fotografia.

        • Paula GF

          Li seus outros artigos, muito bons também!
          No momento não irei investir em outra lente, ficarei apenas com a 18-55mm que já vem na máquina, para uma iniciante acha que dará para me virar e ter boas fotos com esta lente?

          • Oi, Paula!

            Sim, dará! Tudo depende só do seu olhar e conhecimento. =)

            Sucesso para você!

        • Obrigada você, Paula! E bons cliques!

  86. Fernanda

    Olá, Vanessa!! Tudo bem?
    Tenho uma super zoom e estou começando a estudar fotografia e o meu plano inicial é fotografar pessoas! Ensaios externos de pessoas, família, gestantes, crianças… Como a grana tá curta, uma câmera de entrada com uma 18-55 daria conta do recado?? Tinha uma pouco de preconceito com esse tipo de câmera, mas lendo seus artigos percebi que estava errada e que muitos fotógrafos a utilizam…
    Abraços!!

    • Oi, Fernanda! Fico muito feliz em poder te ajudar! =)

      Dá para começar com a lente do kit 18-55mm, mas como você já sabe que irá trabalhar com fotografia, pode ser mais interessante comprar a lente 18-135mm. Leia esse artigo: Qual lente do kit comprar?

      Eu sei que é um pouco mais cara, mas vale muito a pena.

      Bons cliques e sucesso!

      • Fernanda

        Muito obrigada!!
        Talvez melhor investir logo em uma mais cara do que ter q comprar duas, não é??
        Valeu!!!
        Bjs!!!

        • Fernanda

          Essa lente 18-135 garante um bom fundo desfocado??

          • Fernanda, não é igual ter uma lente F1.8, mas se você somar algumas técnicas de profundidade de campo mais distancia focal da lente (lente mais fechada), você consegue um excelente resultado. =)

          • Cesar

            Sempre dá para fazer o fundo desfocado (desde que sua lente não seja uma grande-angular), só que a qualidade do desfoque é diferente.

            Qual a diferença, mesmo? Com uma lente do kit, você consegue ver que no fundo de um retrato tem algumas árvores desfocadas. Com uma lente de comprimento maior e/ou com maior abertura, você só vê um borrão verde.

            Um caso simples, se a Vanessa me permite: esta foto aqui foi feita com a lente do kit a 55mm:
            https://www.flickr.com/photos/cesarakg/17729978818/in/dateposted-public/

            E esta foto aqui foi feita com uma Sigma 28-200 em 100mm:
            https://www.flickr.com/photos/cesarakg/14861875068/in/dateposted-public/

            Usei a abertura máxima no caso da foto com a lente do kit, f/5.6, mas o desfoque no fundo acho que não ficou tão bom como na segunda, onde a abertura foi de f/8…

            Mas e o que dizer então desta foto aqui, feita com a lente do kit, também em 55mm, e com a abertura de f/5.6?
            https://www.flickr.com/photos/cesarakg/20992913766/in/dateposted-public/

            A resposta para a tua pergunta então é “sim, dá para fazer fotos com fundo desfocado, mas quanto mais perto o assunto estiver da câmera, e mais distante o fundo, mais borrado o desfoque”. Em uma situação de retrato onde você pega metade do corpo o desfoque não vai ser tão bonito quanto de um close-up.

          • Adore, Cesar! Muito obrigada! =)

        • Oi, Fernanda!

          Sim, melhor investir logo de cara! =)

  87. Olá Vanessa:

    Quero comprar a minha primeira DSLR. Ando a “namorar” as Canon 700D, 750D e 760D. Do outro lado (Nikon) estou a ver a D5200. Confesso que me atirei às Canon referidas, porque me parecem ser os últimos modelos (pelo menos a 760D). Não foi por saber que são as melhores. Será que um modelo mais antigo fará bem o trabalho, e pouparei dinheiro na compra do corpo para investir em lentes?

    Eu pretendo a máquina apenas para realizar fotografia amadora. Fotos de família, viagens, filmes familiares.

    Gostaria de escutar o seu conselho. Obrigado.

    • Oi, Ricardo!

      Não vejo problemas em investir em um corpo de modelo anterior. Se a diferença entre os modelos fossem muito significativas, até valia a pena, mas não é isso que acontece.

      Vale pegar um corpo anterior e investir em lentes, flash e acessórios. =)

  88. karine

    Olá, estou amando seu site, tem me ajudado bastante… sempre trabalhei em estudio (minha familia tem varios fotografos) mas todos usam Cannon, e eu me interessei pela D5200 da Nikon, e gostaria de saber se ela é um bom investimento pra pequenos eventos, e fotos externas de gravidas… fotos newborn, pois gostaria de começar a trabalhar por mim mesma. E sobre o flash qual a sua opinião sobre o sb700 pra usar com essa camera? seria um bom par? obrigada, aguardo sua informação! 🙂

    • Oi, Karine!

      Sua escolha de kit é ótima!

      Eu consideraria a ideia de usar Canon, pois se todos tem Canon, pode ser bom para empréstimos, alugueis e trocas (comprar) de equipamentos. =)

      • Cesar

        Exatamente, para trocar ideias e equipamentos, é melhor pegar a mesma câmera que todo mundo usa.

        Se comprar uma Nikon, vai descobrir que não vai poder pegar emprestada nenhuma lente dos colegas, e também as dicas deles vão ter que ser “traduzidas” para o sistema Nikon (não é muito complicado, mas até você pegar o jeito, podem acontecer alguns erros).

  89. Tamires Sousa

    Boa tarde Vanessa ! Amei seu receber seu Guia em meu e-mail . Pois agora tenho uma duvida .
    Estou para comprar minha primeira DLSR , minha condições me permite só as de ENTRADA . Meu interesse é estudar fotografia e manusear bem a câmera. Qual destes modelos você me aconselha a adquirir , estou lendo a respeito sobre elas aqui no seu site . São elas NIKON D3100 D3200 d 3300 D 5100 D5200 .

    Att Tamires Sousa

    • Oi, Tamires!

      Uau, quantos modelos! rsrs

      Se o seu orçamento te permitir, compre a Nikon D5100 ou D5200. Leia mais sobre esses modelos aqui.

  90. Márcio

    Oi Vanessa, gostaria de saber se essa Câmera Digital Profissional Canon EOS Rebel T5, Sensor CMOS de 18MP, LCD de 3″, Processador DIGIC 4, Lente Objetiva EF-S 18-55mm f/3.5-5.6 IS II, gostaria de saber se essa é boa para iniciante e o preço esta bom? 1.499,90, seu site é ótimo obrigado pelas boas dicas.

    • Oi, Márcio!

      Eu tenho um artigo sobre essa câmera, leia ele aqui.

      Antes de comprar leia o meu e-book, com ele você vai entender se a categoria dessa câmera te atende para o que deseja. =) Baixe ele aqui.

  91. Régis

    Gostaria de saber se a Sony A57 é um bom modelo para começar. Achei ela nova por R$ 1.500 e fiquei bem tentado, mas li seu artigo sobre as marcas e fiquei numa dúvida tremenda, devido a ter que trocar tudo depois…

    Parabéns pelo site, ele é maravilhoso!!

  92. A.

    Oi Vanessa, to precisando da sua ajuda. Quero comprar uma câmera, e depois de pesquisar semanas estou entre três modelos: Câmera Nikon Dslr D3200, Câmera Digital Sony Alpha 3000K/B e Câmera Digital DSLR Canon EOS Rebel T5. Queria saber sua opinião. E aproveitando, quais os sites mais confiáveis? Estou com um pouco de medo de comprar pela internet mas parece ser onde os preços estão melhores.

  93. Amanda

    Para quem esta começando agora e quer fazer um curso para tirar belas fotografias você recomendaria uma câmera Digital Sony Alpha 3000K/B ou uma Super Zoom da Canon?
    Eu sei que elas são bem diferentes, mas queria sua opinião sincera.

    • Oi, Amanda!

      Se você quer estudar, recomendo a Sony Alpha 3000K. Recomendo também que baixe o meu e-book, ele vai te ajudar com algumas dúvidas, baixe-o aqui.

  94. Liliane Tobias

    Boa tarde Vanessa, estou amando ler seu site,e está sendo de grande vália pra mim que estou iniciando .Na verdade como amador mas quero estudar pra ganhar um $$ também..
    Minha pergunta e:
    Se eu tiver uma câmera super zoom Nikon P530, consigo fazer pequenos trabalhos como fotografar pessoas,festas infantil, gestantes recém nascidos? Ou o ideal seria partir direto para uma DSLR?

    • Oi, Liliane!

      O ideal é começar com uma DSLR. Você já leu o meu e-book? Se não leu, acho que seria interessante, pois lá eu explico tudo. =) Baixe-o aqui.

  95. Rodrigo Ramos

    Oi Vanessa, gostei muito do seu artigo. Gostaria de saber se a câmera Nikon Coolpix P530 é uma boa escolha para começar? Obrigado!

    • Oi, Rodrigo! Obrigada!

      Depende, se for para trabalhar ou se aprofundar em fotografia, não é uma boa opção.

      Recomendo que leia o meu e-book, baixe aqui e esse artigo aqui.

  96. Rosália

    Oi Vanessa!
    To amamdo ler seus artigos aqui no site. Sempre fui apaixonada por fotografia. E de uns tempos pra cá vem crescendo a vontade de fazer um curso de fotografia. Acabei ganhando uma Sony a3000.
    Será que é boa pra começar um curso de fotografia básico?

  97. Gerson

    Oi Vanessa, muito bom o seu site, parabéns!
    Estou precisando de uns conselhos: Pelo meu orçamento, consigo comprar uma Nikon D3300 com a lente básica, mais uma zoom 55-300mm e uma 35mm 1.8. Mais ou menos pelo mesmo valor consigo comprar um D7200 com lente 18-140mm (e só). Estou numa dúvida cruel: Mais lentes ou um corpo muito superior?
    Tive uma D3100 que foi roubada, gostava da câmera mas às vezes sentia falta de um pouco mais de recursos (bracketing, hdr, auto-foco mais rápido, proteçãocontra reapingos/poeira etc).
    Pretendo usar o equipamento por hobby, ms não descarto uma certa profissionalização no futuro.
    Então, estou com aquele tipo de dúvida: O básico com mais acessórios ou um equipamento mais sólido?

    • Oi, Gerson!

      Nossa que encruzilhada! Só você pode responder essa pergunta, as duas são boas propostas. Tem que seguir seu coração, se não você não vai ficar satisfeito.

      Eu sei que não te ajudei muito, mas é que não tem como eu te falar, você já tem bastante conhecimento e sabe todos os prós e contras.

      =) Depois vem me contar o que escolheu.

      • Gerson

        Dúvida cruel… Nos próximos dias conto o resultado. Obrigado pelo conselho: A voz do coração é a que sempre acerta…

  98. Thais

    Ola gostei muito do seu post.
    Irei começar agora um curso de fotografia e preciso comprar uma câmera DSLR.(Introdução à Fotografia Digital)
    Alguma dica ? Rs
    Desde já agradeço

    • OI, Thais, muito obrigada!

      Sim, eu tenho. Baixe o meu e-book sobre os tipos de câmeras e foque a leitura nas câmeras de entrada e semi profissional. =)

      Baixe-o aqui.

  99. wilson LIma

    Boa Tarde,

    Vanessa estou analisando algumas câmeras e fiquei em duvida de qual seria melhor a Nikon D3200 ou a Canon T5

    • Oi, Wilson!

      As duas são bem parecidas, acho só que a Nikon D3200 tem a parte de video mais bacana.

      Leia mais sobre a Canon t5 aqui.

  100. wilson LIma

    Vanessa apenas complementando pergunta, eu i seus artigos sobre as cameras mas mesmo asim ainda tenho a duvida, a dif. de preço chama a atenção sobre a canon e a Nikon sobre a camera mais equipamentos a canon e um pouco mais cara. Porem eu gosto de fotografia sempre leio tudo sobre egosto de principalmente fotografar paisagem, e pretendo fazer um curso para me aprofundar mesmo que nao venha a trabalhar mais para mim mesmo as fotos de um ivel profissional. hoje eu tenho uma nikon L810 basica queria saber qual das duas vc indica nikon D3200 ou Canon T5. obrigado

    • Oi, Wilson.

      É como eu disse na outra resposta, as duas são muito boas. Você já pegou elas na mão? Se não, recomendo que vá em uma loja e sinta elas na sua mão, isso vai fazer muito a diferença na sua escolha. =)

      E sim, recomendo que faça um curso, se não, não irá aproveitar nada da câmera.

  101. DANIEL MACHADO

    Sou piloto de paramotor.
    Gostaria de saber qual lente usar para fazer filmagens aéreas de paisagens com minha dslr?
    Obrigado.

    • Oi, Daniel!

      Que demais o seu trabalho, ultimamente estou apaixonada por fotografia do alto, não vou dizer aérea, pois nem sempre é.

      Qual lente? É muito particular, pois depende muito do seu olhar. Seria interessante uma grande angular com zoom, assim irá conseguir um bom angulo e também ajustar a cena com o zoom. Mas é interessante uma lente mais zoom também, como a 24-105mm, para ir enquadrando e dando destaque a algo.

      Espero não ter te confundido ainda mais. =)

  102. Miriane Marins

    Oii td bom??
    Li seu guia e gostei muito.
    Quero saber se a camera semiprofissional D530 é boa para comecar a fotografar?

    • Oi, Mariane!

      É boa sim, tenho um artigo sobre ela, clique aqui.

      Baixe também o meu e-book, você vai entender melhor como tudo funciona antes de adquirir a máquina. Baixe-o aqui.

  103. Adilson Souza

    Olá Vanessa, boa tarde!

    Simplesmente ESPETACULAR SUA PÁGINA E TODO CONTEÚDO NELA APRESENTADO!

    Li seu guia interinho, adorei e através dele me ajudou muito!

    Sou totalmente leigo no assunto cameras e preciso de sua ajuda e experiência no assunto.

    Sou surfista de final de semana, não vivo disso.. mas gostaria de começar a registar as fotos de amigos surfistas e minhas também em ação, porém fotografando da areia.

    Costumo surfar no litoral norte de SP, praias como Juquey, Camburi, Baleia e Maresias… no qual a distância da areia (local aonde ficarão as nossas pertences, cadeiras e o fotografo) até a arrentação (linha aonde os surfistas se posicionam para pegar as ondas) gira em torno de 100 metros, variando para mais ou menos dependendo da praia.

    Estou namorando 3 cameras da Canon T3i , T4i e a T5i

    Pergunto: Qual dessas é melhor para um iniciante como eu? Pois quero a que terá mais facilitadores, ou seja, quanto mais automática melhor rsrs…. pelo menos no inicio rsrs

    Outra pergunta: Feita a escolha para qualquer uma dessas acima, qual lente devo ter para essa finalidade de fotografar o surf da areia? Você acha que uma 75- 300mm atenderia minha necessidade ou devo investir em outra?

    Preciso dessa ajuda!

    Muito obrigado e mais uma vez parabéns pelo trabalho.

    Abraço.

    • Oi Adilson!

      As três câmeras que citou são boas para o que deseja.

      Você irá precisar de uma boa lente tele EF para fazer as fotos e também de um Extensor 2x, ele irá multiplicar seu campo de visão. Só que para usá-lo são lentes bem especificas e caras.

      As lentes que mencionou são boas e dá para começar, mas acho que irá sentir falta da opção de fechar mais o enquadramento. =)

  104. Deley

    Ola Vanessa , estou lendo e gostando da pagina e adoro fotografar , tenho duas câmeras aprova dagua porem em locais abertos ela não tem uma imagem boa e o zoom e péssimo e gostaria de sabe se seria uma boa escolha a Canon Powershot SX520HS, .

  105. Luciano

    Olá Vanessa td bem? Feliz 2016 para vc! Me chamo Luciano e sou louco por fotografia, não tenho nenhuma formação e trato como hobby, comprei recentemente uma câmera Sony DCS H100 e não sei se ela é DSLR. Quero muito fazer um curso para estudar e aprender a fotografar. VI suas dicas, mais quero seu auxilio (se possível). Com essa câmera eu posso fazer um curso básico de fotografia (Senac, etc) ? Vc tem algumas dicas?

    • Oi, Luciano! Obrigada, Feliz 2016 pra você também!

      Sua câmera é uma super zoom. Recomendo que leia o meu e-book para entender exatamente os recursos que sua câmera oferece e também aprender a ver quais são DSLR> =)

      Baixe-o aqui.

      Sucesso para você!

  106. Andre henrique

    Olá, queria saber se ainda compensa comprar a nikon 3100, compro um modelo mais atual ou tento ir para canon?? Sou amador e estou atrás da minha primeira dslr

    • Oi, André!

      Vale a pena sim, principalmente se o preço estive baixo. =)

      Boa sorte!

  107. Camila Alves

    Oi, Vanessa

    Gostaria de saber se consigo usar a lente 50mm 1.8 na Canon 70D? Se não, você poderia me indicar uma lente com características parecidas da 50mm 1.8?

    Obrigada

  108. Leticia

    Olá Vanessa!

    Sempre tive vontade de fotografar e estou começando a entrar nesse mundo! Mas só por hobby mesmo rs. Dei várias pesquisadas e estou muito em duvida se compro a cânon t5 ou a t3i, qual você indicaria? E você acha que compensa já comprar a lente 55-250? Obrigada!

    • Oi, Leticia!

      Acho que a Canon t5 pode ser uma boa opção.

      Lente para começar, leia esse artigo aqui.

      =)

  109. Elaine Bitencourt

    Oi Vanessa, Maravilha encontrar por aqui alguém que fale com seriedade e humildade sobre o assunto, Parabéns!
    Sempre gostei muito de fotografia mas só agora poderei cursar no Senac, para iniciar o curso eles pedem uma DSLR. Um dos amigos fotografos que tenho me indicou a Canon 70D com lente de 28mm ou se ficasse cara a de 50mm, Mas ainda é cara p/ mim que sei que vou precisar gastar um bocado ainda mais pra frente por causa da segmentação (pretendo ter um estúdio/ateliê) o que requer certo’ investimento.

    • Oi, Elaine! Muito obrigada! =)

      Parabéns pelo ingresso no curso, desde já te desejo muito sucesso.

      Acredito que a Canon 70D seja uma boa opção, mas a lente sugiro a do kit, leia mais aqui.

  110. Marcos Brito

    Oi Vanessa tudo bom, estou querendo entrar na área de fotografia, tenho uma superzoom e agora estou pretendendo adquirir uma DSLR, aqui no seu site você sempre fala muito das Canon e Nikon por serem as mais usadas pelos profissionais, porém venho pesquisando nos sites e tenho gostado muito da Sony Alpha A57, até fiz comparação com a Canon T5i e ela não decepciona em nada, o que você me diz?

    • Oi, Marcos!

      Ela é uma boa câmera, mas para lentes e acessórios no Brasil (se estiver no BRasil), é um grande problema, não irá encontrar.

      Ainda acho a tecnologia Canon e Nikon para fotografia melhor.

  111. Antonio Szewierenko

    Vanessa…tenho que comprar uma boa câmera….vou fotografar telas de óleo sobre tela …..os tamanhos das telas vão de 30X40 cm até 0,80X1,20 cm……tenho que obter todos os detalhes da trama da tela e das pinceladas empastadas. O que vc me sugere???
    obrigado

    • Oi, Antonio!

      Tarefa difícil, hein? Você precisa de todos esses detalhes em uma só foto, enquadrando tudo?

      Acredito que uma Canon 5D Mark III com uma lente 50 mm f 1.2 (tem que ser lente da linha l) seja um bom começo.

  112. Timoteo

    Parabens pelo artigo Vanessa , ja baixei o guia.
    Estou terninando o o curso de produção audiovisual e sera muito util pra min.
    sucesso..

    • Oi, Timoteo! Muito obrigada!

      Que show, você irá adorar o curso de audiovisual!Boa sorte!

      =)

  113. Victor Hugo

    Olá,
    Pretendo fotografar por hobby, mas gostaria de uma boa qualidade. Também pretendo fazer algum curso de fotografia. Vendo seus posts e fazendo comparações, fiquei em dúvidas entre a Canon T5i e a Nikon D5300. Qual você aconselharia? Ou seria melhor um comprar um modelo anterior com algum acessório?

    • Oi, Victo!

      Comprar modelo anterior é sempre uma boa opção para poder adquirir outros equipamentos, e não tem problema nenhum ter o modelo anterior.

      Os dois modelos que citou são excelentes, recomendo que sinta-os na mão para conseguir decidir. Leia esse artigo: Canon ou Nikon

  114. Cátia Monteiro

    Olá Vanessa muito obrigada pelo site e pelo excelente guia. Sou uma principiante na fotografia e gostava muito de comprar a minha primeira maquina e começar a explorar jm pouco mais este mundo. Contudo continuo com uma dúvida, comprar mirorless ou reflex? No caso da marcar estava a pensar em canon, mas qual o modelo ideal?

    Muito obrigada por todas as dicas

    • Oi, Cátia! Muito obrigada! =)

      Sua dúvida é bem comum, e eu não consigo te responder, pois só você consegue saber o que é melhor para o que deseja.

      Recomendo que vá em alguma loja e que pegue uma Mirrorless na mão e uma DSLR, sinta a câmera, isso irá te ajudar a decidir.

      Quanto a modelo, acredito que uma Canon t5 possa ser bem interessante. =)

  115. Marcos Mariz

    Boa noite. Primeiramente, parabéns pelo site fantástico Vanessa, sempre visito e tenho aprendido bastante com suas dicas. Bom, o meu dilema é o mesmo de vários amantes de fotografia: quero “aumentar o nível” e adquirir uma nova câmera, apenas como hobby, e estou em duvidas sobre qual eu compro; uma superzoom (canon powershot sx60 hs) ou uma DSLR (canon t5i). Contudo, por ser um investimento “alto”; eu quero comprar uma na qual não precise no futuro trocá-la. Meu foco é uma câmera que sirva para as mais variadas situações, desde fotos do cotidiano; até fotos à longas distancias (fotos da lua, por exemplo). Portanto, eis a minha questão: sabendo desse meu foco, qual das duas você me recomenda? E se eu optasse pela DSLR, teria alguma possibilidade de adquirir uma lente que me forneça uma grande distancia focal para fotografar objetos longe?

    Desde já, obrigado, e de novo, parabéns pelo site!

    • OI, Marcos! Muito obrigada, fico muito feliz em saber que o site tem te ajudado! =)

      Sua dúvida é muito comum! O bom da superzoom é que não terá que investir em lentes no futuro. Se optar pela DSLR, provavelmente para fotografar a lua, como deseja, terá que ter uma lente tele e estar com ela no momento desejado.

      A qualidade da DSLR é superior, mas tem esse probleminha das lentes para cada situação.

      Se não tiver problema com os investimentos futuros, acredito que a Canon t5i seja uma excelente opção. Lembrando só que terá que aprender a fotografar para ajusta-la. =)

  116. Lucia Helena

    Olá tudo bem? Então minha filha tem 12 anos e adora tirar fotos de paisagens, flores, tudo menos pessoas! Rsrsr
    Ela queria muito uma câmera, até trocou a festa dela desde ano por uma (fiquei um pouco espantada). Ela não sabe mas eu pensei em dar a tão sonhada Camera para ela mas não faço a mínima idei de qual!! Ele quer só para hobby mesmo… Pode me dar umas ideias? Bjus obrigada

    • Oi, Lucia!

      Se sua filha for do tipo que lê o manual e pesquisa na internet, de uma Canon t5. =)

  117. samara

    Estou querendo me aventurar com fotografia o que eu sempre amei, mesmo com dificuldades para encontrar cursos presenciais, vou dar o primeiro passo comprar a primeira DSLR, ainda preciso ver preços, estou em dúvidas qual comprar, estou observando a Nikon D3200 24MP Lente Nikkor 18-55mm, e vi também a Nikon D3200 24.2MP Lente EF-S 18-55mm F/3.5-5.6 Is qual a diferença? e a Canon EOS Rebel T5 18MP Lente EF-S18-55mm III, como não entendo nada de DSLR qual você me indicaria, ou outras mais ou menos nessa faixa de valores.

    Grata

    • Oi, Samara! Parabéns pela iniciativa de adentrar no mundo da fotografia, já estou te desejando sucesso. =)

      As duas Nikons que mencionou são iguais, a segunda só está com toda a descrição da lente. Leia esse artigo: Siglas das lentes

      Leia sobre a Canon t5 aqui. =)

  118. Rodrigo

    Oi Vanessa,
    Estou gostando muito do seu site, parabéns!

    Me surgiu uma dúvida pesquisando os preços nas lojas dos USA: o que você tem a dizer sobre a canon T5 em relação à T5i? Muda muita coisa? A diferença de preço até que é bem considerável. Existem kits da T5 com 18-55mm + 75-300mm com case e cartão por mais de 100 dólares a menos que só a T5i com 18-55mm. Fiquei instigado pelo valor da T5 mas não sei se ela é muito inferior à T5i.

    Sempre gostei de fotografia e me viro super bem com minha super zoom no manual, agora quero começar a brincar de verdade e partir pra uma DSLR.

  119. Giane Bracelo

    Oi, farei um curso básico de fotografia . Pretendo me aperfeiçoar para fotografar crianças, recém-nascidos e famílias. Gentileza me indicar que máquina e acessórios devo comprar. Muito obrigada!

  120. Sidnei Gomes

    olá Vanessa, boa noite
    Estou pensando em comprar um D3200 da Nikon, você acha que é um bom equipamento para quem está começando no mundo das DSLR´s? Estou pensando também em fazer um curso no SENAC de fotografia.

    • Oi, Sidnei.

      É uma boa câmera sim, mas dependendo em que área for atuar no futuro, pode ser interessante que adquira agora no começo outro modelo de câmera DSLR. Eu tenho um e-book e nele explico tudo o que precisa saber para começar e cito modelos, baixe-o aqui. =)

  121. Helen

    Olá, bom dia!

    Estou começando a aprender fotografia agora e queria comprar uma Nikkor 50mm 1.8.

    Pesquisando, descobri que existe a 1.8D e a 1.8G, sendo que esta última custa aqui no Brasil quase o dobro do preço da primeira.
    Você saberia me falar se as diferenças entre as duas justificam o investimento bem maior na G? Ou não compensa?

    Desde já, obrigada!

    • Oi, Helen!

      A diferença é:
      -G: Lentes sem controle de anel de abertura, é necessário que a câmera tenha o controle no corpo.
      -D: Lentes com controle de abertura na própria lente.

      Para sanar suas dúvidas sobre o motor de foco, leia esse artigo: Compatibilidade das lentes Nikon

  122. Gustavo de Souza

    Boa tarde! Então, estou a fim de ingressar no ramo da fotografia (visando eventos e afins, por ora). Já achei até um curso profissional, mas minha dúvida reside justamente na câmera.

    Eu estava de olho numa mais cara, uma T5i, mas um amigo está vendendo a dele, uma Nikon D5000 com uma lenta 18-55 e uma 18-105 + flash, por um valor um pouco mais acessível.

    Para minha intenção de me profissionalizar, qual delas você recomendaria?

    • Oi, Gustavo!

      As duas câmeras são legais para começar a fotografar, mas como está visando eventos, o interessante seria uma câmera semi profissional. Recomendo que baixe o meu e-book, nele estou explicando em detalhes qual categoria atende melhor os tipos de segmentos fotograficos, baixe-o aqui. Nele tem também uma tabela com os modelos. =)

  123. deborasamara

    Vanessa surgiu uma oportunidade e vou ganhar uma maquina, ate agora so sei que quero uma canon, mas nao sei qual, o objetivo no momento é por hobby, mas tb quero uma maquina que atenda bem caso queira aprender mais e quiser me profissionalizar, disponho de 4 mil o que acha que eu poderia comprar?

    • Oi, Debora! Parabéns!

      Você está com um bom orçamento, dará para comprar uma boa DSLR e acessórios. Baixe o meu e-book, pois nele explico tudo o que precisa saber. Baixe aqui.

  124. Roberto Luis Coelho

    Olá Vanessa,

    Estou pesquisando qual a primeira DSLR comprar e cheguei a dúvida entre 2 Nikon’s: a D3400 e a D5300. Estou morando fora (Austrália) e quero voltar pro Brasil com uma dessas duas que possuem o preço parecido aqui. As duas são boas, apenas gostaria de ouvir sua opinião de especialista. Como primeira DSLR qual vc compraria?

    Desde já te agradeço e parabenizo pelo site e a ajuda dada a quem se interessa por fotografia!

    • Oi, Roberto!

      As duas são boas, recomendo que leia esse artigo aqui. Os modelos que cito são da mesma categoria, mas são diferentes, mesmo assim o raciocínio é o mesmo. =)

  125. Janaina

    Olá Vanessa,
    Quero comprar uma câmera e aprender a fotografar fazer curso e me especializar principalmente no Newborn confesso que sou totalmente leiga no assunto fotográfico mais já estou lendo muito e vou fazer cursos para aprender tudo que puder quero comprar uma câmera você acha que seria demais e já iniciar com a Cânon t6 ?

    • Oi, Janaina! Agora pouco respondi uma pergunta sua. Lá recomendo algumas leituras. =)

  126. Olá Vanessa, tudo bem? Bom, estou me aventurando no mundo da fotografia, recentemente criei meu site de cobertura de eventos (www.tonafarra.net que em sua maioria são festas universitárias) e quando o período começar em março vou ter muito trabalho! Então preciso de uma câmera para iniciar o aprendizado, tirar fotos das pessoas nas festas, fazer filmagens (tenho um bom domínio em edição), e de preferência que tenha a melhor qualidade possível com baixa luminosidade (a maioria dos eventos vão ser festas universitárias). Depois de ler um pouco sobre ISO, velocidade do obturador e etc, fiquei em dúvida entre a T5i e a D5300 (que são as que cabem no meu orçamento atual). Qual escolher? Tem alguma que se encaixe melhor?

    • Olá, Thallis! Parabéns pelo seu projeto. As duas câmeras que mencionou são muito boas, mas acho que a Canon T5i poder ser mais interessante por conta da parte do vídeo. Eu recomendo que leia o meu e-book, nele cito outros modelos e podem ser bem interessantes para você. Baixe aqui.

  127. Andréa G

    Vou fazer meu primeiro curso de fotografia e estou procurando minha primeira DSLR para comprar. Estou cheia de dúvidas.
    Estou indo para Orlando no fim do mês e queria saber se você acha que vale a pena trazer de lá. Achei umas boas promoções no Walmart e queria comprar on-line para mandar entregar no hotel. Você acha que tem algum risco? Tem uns kits que vem com um monte de acessórios, mas não tenho ideia se vão me servir. Tipo kit de limpeza, bateria, tripé, etc. Acha melhor eu comprar só a câmera e a lente e depois vou comprando por aqui os acessórios?

    • Oi, Andréa! Recomendo que leia o meu e-book, ele irá te guiar com essas dúvidas, baixe aqui.

      É muito comum fazer o que está fazendo, comprar e enviar para o hotel, não tenho garantias que irá chegar, mas todo mundo faz isso.

  128. Felipe

    A Nikon D5500 apresenta um bom custo benefício ou existem melhores?

    • Oi, Felipe! Ela tem um super custo e beneficio. É uma das melhores câmeras de entrada da Nikon. =) Leia sobre ela aqui.

  129. Mísia Pires

    Oi! sou nova por aqui, mas ja adorei suas dicas, ja me esclareceram muito!
    Tenho uma Canon 40 D faz alguns anos, mas só agora consegue fazer um curso de fotografia digital, e foi quando percebi que preciso de uma câmera nova kk
    Minha professora recomendou a Canon 6D, mas no momento seria impossivel adquirir uma, mesmo usada.
    Tenho a intenção de um dia fotografar profissionalmente, mas por agora preciso estudar e praticar muito, sei disso.
    Mas queria uma câmera que atenda a ambas necessidades, hobby e profissional, mas que seja de um preço razoável.

    Alguma dica de qual eu deveria investir agora?

    obrigada desde já!

    • Oi, Mísia! Eu acredito que quem faz a fotografia é o fotógrafo e não somente a câmera. Você tem uma excelente câmera, possui os mesmos ajustes que a Canon 6D, porém a 6D é full frame, e acho que ainda não precisa de uma câmera full frame. Não vejo necessidade de trocar de câmera. Só pela câmera ser mais antiga não é motivo para troca.

  130. Marlos

    Vanessa!
    Primeiramente parabéns pelas matérias. São bastante esclarecedoras.
    Sou apaixonado pela fotografia e estou planejando a aquisição da minha primeira DSLR. Li algumas matérias sobre o assunto, inclusive o seu e-book (maravilhoso por sinal), porém, mesmo assim não cheguei à conclusão.
    Minha intenção é comprar uma Canon semiprofissional (modelo D), mas quanto mais pesquiso, mais fico indeciso.
    A utilização da mesma será para hobby (fotografia de pessoas, paisagens e animais), mas no futuro pode até tornar-se minha profissão. Qual câmera você me indicaria? Sei o que fará a diferença será a minha dedicação e estudo.
    Estou lendo sobre a 6D e 7D Mark II, porém verifiquei alguns modelo como a 80D e 77D.
    Realmente não qual será a melhor escolha. Pode me ajudar?

    • Oi, Marlos! Muito obrigada! E gostei de ver, você realmente me lê! rsrs.. pois vivo falando que o que faz a diferença é o conhecimento.

      Como irá usar a câmera para hobby, acredito que a Canon 80D seja mais que o suficiente, é uma excelente câmera para tudo o que desejar e o custo e beneficio dela será enorme para você. =)

  131. Marlos

    Vanessa,
    Obrigado pela atenção prestada. Vou pesquisar sobre a 80D que você indicou.
    Tenho pesquisado bastante sobre a 6D e a 7D Mark II.
    Alguns sites pontuam melhor a 6D em função de ser full frame e em outros a 7D Mark II em função da robustez, velocidade, quantidade de slots de cartão, etc.
    Por favor, poderia me ajudar com a sua indicação?

    • Oi, Marlos! Eu estou um pouco com o pé atras quanto a Canon 6D, não por conta da qualidade, ela é excelente, mas por conta de já ser um modelo antigo e já precisar de algumas atualizações (como no sistema de foco, por exemplo). Sabe aquela coisa, você compra e dois meses depois sai um novo modelo incrivelmente brilhante. Por isso, nesse caso, a Canon 7D mark II é a melhor opção.

  132. Bruno

    Muito legal e informativo. Obrigado.

  133. Michael

    O que significa exatamente 60D, 70D, 700D, 1000D?

    Quanto menor o número é melhor?

    • Oi, Michael! Na verdade não. Leia o meu e-book, irá entender melhor, confira a tabela que tem nele com os modelos e os números. Baixe aqui.

  134. Laysa Andrade

    olá vanessa, super obrigada pelas dicas.
    eu to com uma duvida e queria uma sugestão sua.
    eu vou pra africa do sul final deste ano e lá vou para safáris, ver animais selvagens, paisagens , etc.
    Decidi que vou comprar a DSLR, maass como prefiro investir mais na lente (o ideal seria a teleobjetiva mesmo ?), tem alguma abaixo da T3i que vai me atender bem também ?

    obrigada

    • Oi, Laysa! Que legal, será uma super viagem, hein?

      Infelizmente nova não tem nenhuma, talvez nem a T3i encontre nova. Tente a Canon t5.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *