Como fotografar evento - parte 2 - Fotografia Dicas (5)

Dicas de como fotografar eventos

Este é o segundo artigo sobre como fotografar eventos, leia o primeiro aqui.

Fotografar eventos, seja um casamento, uma festa de 15 anos, um aniversario infantil, uma reunião social ou um evento de lançamento… não é tarefa fácil e exige conhecimento e equipamento específico para isso.

Visão geral do posicionamento do fotógrafo durante o evento 

Durante o evento, existem diversas situações acontecendo ao mesmo tempo, e para captar todas elas é necessário no mínimo de 2 a 3 fotógrafos. Não caia no erro de ir sozinho, você vai perceber que entrou em uma roubada, pois não irá conseguir fazer todas as fotografias necessárias.

Cada agência ou produtora trabalha de uma forma, mas normalmente o esquema de cada fotógrafo para fotografar evento é como citado abaixo:

Tarefas de cada fotógrafo 

1° Fotógrafo 

O primeiro fotógrafo normalmente faz os detalhes e planos fechados, como retratos e close up, captando expressões e momentos de emoção.

2° Fotógrafo

O segundo fotógrafo faz plano médio e conjunto.

O primeiro e segundo fotógrafo podem se alternarem, caso esteja no melhor ângulo do clique, mas a base é essa. 

Sempre fique de olhos nos outros fotógrafos, pois com o olhar você se comunica e sabe o que fazer naquele momento.

3° Fotógrafo

O terceiro fotógrafo faz o plano geral do evento. Fotografa a arquitetura, a paisagem do local, a decoração e os grupos de pessoas.

Quando não há o terceiro fotógrafo, o primeiro e o segundo se alternam nessas tarefas. É só deixar tudo combinadinho, que não tem erro.

A Câmera

Como fotografar evento - parte 2 - Fotografia Dicas (3)Fotografar evento requer muitos cliques, por isso uma DSLR de entrada avançada ou uma semiprofissional é ideal para aguentar o tranco, pois são mais resistentes, mas também é possível fazer com a câmera de entrada. Se você não souber a diferença de categoria e nem o que é câmera de entrada e semiprofissional, baixe o meu guia aqui, nele também tem uma lista de modelos dessas categorias.

Um detalhe importante e que serve para todos os setores, mas principalmente para quem vai fotografar eventos é: Tenha um corpo de câmera reserva. A câmera pode dar algum erro momentâneo ou mesmo quebrar e você precisará ter outra, mesmo que seja uma câmera de entrada ou um modelo já usado e antigo.

Existe o caso da produtora ou agência ter uma câmera extra, então você não vai precisar, mas é sempre bom ter uma reserva, pois muitas vezes se presta serviço para diversos locais diferentes, e cada um tem um esquema.

Lente

Como fotografar evento - parte 2 - Fotografia Dicas 4

Acho que essa é a maior dúvida de quem está começando a fotografar eventos, que lente comprar? Que lente usar?

A lente que irá precisar para fotografar eventos, depende da posição que terá durante o evento. Você será o primeiro, segundo ou terceiro fotógrafo?

Por isso que diversas vezes eu digo aqui no site que não adianta eu falar pra você comprar uma lente tele ou uma normal, você precisa já estar trabalhando para saber que posição estará ou mesmo saber que linguagem irá abordar, só após definir isso, saberá a lente ideal.

Conheço muita gente que sai que nem “doido” comprando tudo quanto é lente, e até lentes parecidas, faz um super investimento e depois não usa a metade dessas lentes. Eu não sei vocês, mas eu não gosto de brincar com meu dinheiro…rs.. Por isso, vou passar uma listinha de lentes que acredito que possam usar de referencia.

Claro, que com o tempo, você pode ir adquirindo uma lente para cada posição de fotógrafo, mas eu sei que no começo é osso.

Vou citar lentes Canon, mas praticamente para cada Canon, existe uma Nikon.

Não precisa comprar todas as lentes, cito varias para você escolher a que melhor cabe no seu orçamento e olhar fotográfico.

Dica de fotografia: Normalmente se começa como quarto, terceiro ou no máximo segundo fotógrafo. Foque por enquanto nessas lentes. =)

Primeiro fotógrafo, lentes: 

Precisa ser uma lente tele para poder fazer os planos mais fechados e até distantes.

  • EF 70mm – 200mm f/2.8
  • EF 70-300mm f/4-5.6 IS
  • EF 75-300mm f/4-5.6 III USM 

Segundo fotógrafo, lentes:

Precisa ter uma lente mais versátil, que seja de grande angular a tele (lentes zoom), e é bom também ter alguma lente com desfoque bonito para os retratos, que normalmente são as lentes fixas.

Não fique só com a lente fixa, ela é extraordinária, mas sentirá a falta da lente zoom, recomendo que comece a compra das lentes pela lente zoom e depois passe para a fixa.

  • EF 85mm f/1.2L II USM
  • EF 85mm f/1.8 USM 
  • EF 50mm f/1.2L USM
  • EF 50mm f/1.2L USM
  • EF 40mm f/2.8 STM
  • EF 28-105mm f/4-5.6
  • EF 28-135mm f/3.5-5.6 IS USM

Terceiro fotógrafo, lentes:

Precisa usa lente grande angular, para captar os planos abertos. A lente 24mm-70mm, não é tão angular assim, mas é uma boa opção caso precise fazer alguns planos mais fechados. Outras lentes:

  • EF 16-35 F/2.8L II USM
  • EF 17-40 f/4.0L USM
  • EF 24-70mm f/2.8L USM

Atenção: Antes de comprar as lentes, não esqueça de fazer a continha do fator de corte, caso sua camera não seja uma full frame.

Dica de fotografia importante

Muitas vezes o fotógrafo, para não precisar ficar trocando de lente toda hora, e perder o ritmo do clique, ele opta por ficar com duas câmeras, uma com uma lente e outra com outra lente. Assim pode ter uma 85mm e uma 28-135mm ao mesmo tempo. Isso é ótimo.

 

Flash

Print

Não tem jeito, você precisa ter um flash para fotografar evento, a luz nem sempre é a ideal, e o flash é o “santo” salvador. Leia mais sobre eles nesse artigo: Que flash comprar.

A Canon e a Nikon tem uma lista de flashes  bons:

  • Nikon speedlight  SB-910;
  • Nikon speedlight  SB-900;
  • Nikon speedlight  SB-700;
  • Canon speedlight 600 EX II
  • Canon speedlight 600 EX;
  • Canon speedlight 580 EX II;
  • Canon speedlight 430 EX II.

Existe os flashes chineses, e eles são bem legais, comprei alguns para usar como 3° e 4° flash, mas já usei também como primeiro e eles seguram bem. 

Yongnuo

  • YN 560;
  • YN 565.

Existe mais equipamentos para fotografar eventos, mas esse é o básico que precisa para começar a fotografar eventos em geral, casamentos, aniversários, palestras…

Espero ter te ajudado com esse artigo.

Deixe um recado contando sua experiência, eu adoro ler. =)

 

Recomendo a Leitura

 
Se inscreva no meu Canal do YouTube:

 

APRENDA MAIS SOBRE CÂMERAS E DESCUBRA A MELHOR PARA VOCÊ

Capa e-book PNGEu criei um Guia definitivo - Tipos de Máquinas Fotográficas(GRATUITO) para facilitar a sua escolha de máquina.

Você vai aprender:

» Qual câmera utilizar para fotografia profissional;

» Analisar as diferenças na hora da compra;

» Entender os diversos modelos de máquinas;

COLOQUE SEU E-MAIL E CLIQUE EM “QUERO RECEBER” PARA TER ACESSO


88 Comments

  1. Ubirajara Cândido

    Bom dia.

    Valeu muito ler este artigo, principalmente sobre as objetivas. vc também abordou um assunto que eu havia postado outro dia, sobre o flash Yongnuo. Pretendo comprar um para aprender como usar, já que ainda não trabalho com fotografia.

    Muito obrigado.

  2. Izamar

    Muito bom teu pequeno artigo, o que mais gosto em teu jeito de passar para nós simples mortais iniciante da fotografia, é sua capacidade e faze-lo, de tal forma que, fica impossível dizer que não entendi.To aprendendo e um dia eu chego lá, desde que você continue sendo nossa guru.

    um grande abraço, aqui da terra do sol, Fortaleza.

    izon

    • Oi Izon!

      Muito obrigada, fico muito feliz em contribuir para o seu aprendizado e de saber que estou conseguindo transmitir isso!=)))

      Um abraço, aqui da terra da garoa(que agora está em seca), São Paulo.

  3. Luiz Jr.

    Boa tarde Vanessa, tudo bem?

    Estou arriscando algumas fotos e tentando aprender para um dia me profissionalizar. Gostaria mto de aprender sobre os flashs. Existem tipos diferentes? o que você quer dizer com 1º, 2º, 3º e 4º flash?

    Beijos

    • Oi Luiz!

      Quando falo de vários flashes, estou me referindo a um esquema de luz com vários flashes, que podem ser usados em estúdio, substituindo os flashes usados em estúdio ou em externa. Os primeiros são os principais e os outros os de preenchimento e detalhes.

      =)

  4. Ederson de Freitas Mangueira

    Oi Vanessa, Boa Tarde!

    Conheci o seu site a pouco tempo mas estou consumindo ele com muita atenção, pois voce da umas dicas sensacionais, como essa sobre eventos que é uma area que é o meu sonho de consumo, principalmente casamentos.

    Estou terminando agora o Curso Basico de Fotografia do Senac, pretendo fazer o curso tecnico em fotografia pois gostei demais dessa area, mas em paralelo a isso gostaria de começar a fazer uns trabalhos para começar a conhecer o mercado e as suas nuances, mas ai começam a surgir as duvidas:

    1 – Sei que o ideal é começar como segundo, terceiro ou quarto fotografo, assistente, o cara que segura a luz, que carrega peso, para começar a ganhar experiencia, mas como ou aonde procuro essas oportunidades?

    2 – O que os profissionais levam em conta para contratar fotografos que estão iniciando na carreira? Voce usa um segundo fotografo? Se sim, como voce escolhe esses fotografos?

    3 – Hoje eu tenho uma profissão, isso torna o meu tempo um pouco limitado durante a semana, isso pode ser um grande problema?

    Hoje tenho um equipamento que considero legal para quem esta começando, tenho uma NIKON D7100, tenho a lente do KIT e tambem uma lente NIKKOR 50 mm 1.8 e tenho também um flash NIKON SB 910, voce aconselharia algum outro equipamento para adquirir no momento?

    Agradeço muito a sua atenção, seu site é fantastico.

    att,
    Ederson

    • Olá Ederson!

      Você está no caminho certo, é estudando que conseguira os melhores trabalhos e oportunidades.

      1 – Leia esses dois artigos vai te ajudar:
      Como se tornar um fotografo profissional
      Como me inserir no mercado fotografico

      2 – Os fotógrafos normalmente olham o portfólio. Caso não tenha um portfólio, ele te chama para um evento, e nesse evento você não vai ganhar nada, você só vai fotografar e entregar as imagens para quem te contratou, ele vai avaliar, se gostar, ele te chama para freela. No começo pode ganhar menos, mas vai aumentando.

      As vezes te chamam para assistente, dai você vai vendo o ritmo e como funciona, depois vai fotografando e assim ganhando portfólio e experiencia. O melhor caminho, para todos os fotógrafos(todas as áreas) é começar como assistente, assim você aprende um pouco de tudo e vai ficando um fotografo mais completo. Começar já clicando é um perigo, pois ficam alguns buracos e é possível que o fotografo só consiga evoluir até certo ponto.

      Eu não trabalho com evento, já trabalhei no passado e conheço muitos fotógrafos que trabalham, hoje trabalho em outras áreas da fotografia. Eu tenho assistentes, e eu avalio o portfólio, mas além disso a vontade e animo para trabalhar e aprender, pois não é fácil. Um ensaio, muitas vezes demora horas e dependendo do projeto é um monta e desmonta luz, vai pra lá e vem pra cá, e o assistente tem que estar no pique, tanto para aprender como para ralar…rsrs.

      3 – Os eventos como casamento, aniversario… são aos finais de semana, não tem problema ter outro trabalho. Muitos profissionais dos eventos começaram assim.

      O seu equipamento é ótimo para começar. Acrescentaria baterias extra e um battery grip.

      Quando você começar a trabalhar, vai sentir o que precisa.

  5. Fabio Luis

    Vanessa,obrigado por compartilhar de forma tão objetiva seus conhecimentos e suas experiências.Desejo-lhe sucessos!!!

  6. odivancavalcante

    Ok legal estou aprendendo

  7. Fran

    Parabéns vanessa,ótimo artigo!

  8. Aline

    Parabéns por seus artigos, são ótimos!!!

  9. Olá Vanessa,queria que vc me ajudasse,então gravo vídeos pro youtube e meu pai resoveu me dar uma nova camera,entao tenho que escolher uma camera de no máximo 1800 com foco automático,com visor giratorio e sem barulhinho na hora do foco.
    Pensei na T3i,mas ela não tem foco automatico,a t5i está fora do orçamento foi ai que surgiu a nikon d5100,a d3200 e a canon sx50.
    Agora não sei o que escolher pois a canon tem tudo que eu quero,mas pesquisando vi que ela é muito escura e a qualidade de imagem não é boa.E as nikon fazem barulhinho no foco.Se fosse vc qual escolheria?Meu objetivo é tirar fotos de produtos,looks do dia e principalmente gravar vídeos.Existe alguma lente da nikon que não faz barulho na hora de focar?
    Beijos
    Isadora

    • Oi Isadora!

      A imagem da DSLR Canon não é escura, e no fator vídeo é até melhor que a Nikon.

      O melhor seria uma Canon t5i, ela iria te atender em tudo, mas você teria que estudar fotografia para ajusta-la… O melhor é a Canon Sx50 e um kitizinho de luz…=)

      • Oi Vanessa obrigada por me responder,eu não me importo em estudar fotografia inclusive é uma assunto que venho me interessando bastante.Pelo que li a sx50 é uma super zoom.
        Acho que irei ficar com a canon sx50 e comprar duas softbox.
        Beijos e obrigada

        • Oi Isadora. A Canon SX50 é uma excelente super zoom, não vai se arrepender.

          Boa sorte!

  10. Daniel

    Primeiro de tudo, parabens pela iniciativa de compartilhar o que sabe. Isso eh nobre.

    Estou iniciando na fotografia de eventos e suas dicas foram valiosas. Sou Paulista mas tenho morado nos interiores do brasil. A região que atuo atualmente eh no interior do MT e eh uma regiao de pessoas muito simples e pouco exigentes (maioria agricultores) Sendo assim, se eu colocar em pratica um terco do que vc sugeriu o resultado sera considerado de altissimo padrao.

    Tenho meu primeiro casamento para fotografar em janeiro. O fotógrafo mais proximo fica ha 90km, logo, ajudar como 4o, 3o, ou 2o fotografo, para aprender, fica inviavel…

    Por ser uma regiao remota, atuar como freelancer, torna se impossivel… nao tem nenhuma produtora por aqui.

    Resumindo, vou ter que entrar nessa sozinho, por enquanto.
    Tenho uma d90, lentes 50mm e 18-55mm. No proximo mes comprarei dois flashes yongnuo.

    Minha pergunta, entre outras rsrsrs eh: no meu caso, que sugestoes especificas vc daria, alem do que mencionou no artigo, para iniciar levando em consideracao estes parâmetros mencionados?
    Muito obrigado!

    • Oi Daniel!

      Te entendo e me desculpa, espero não ter sido chata, não tinha noção de como era ai.

      Se vai começar sozinho, recomendo que estude muito.. de verdade. Estude enquadramento e aprenda a usar o flash, parece besteira, mas não é tão simples.

      Tenho no minimo 2 baterias e compre um battery grip para não ter problema para trocar de baterias.

      Com o equipamento que tem, você consegue fazer um bom trabalho, mas tudo vai depender do seu olhar e do seu conhecimento. Aprenda e editar suas imagens, vai ajudar muito. E fotografe em RAW e JPEG.

      Depois, volta aqui pra me contar como foi e como está sendo. Acredito que vai conseguir, você tem um tempo para se preparar. Boa sorte!

      • Daniel

        Excelente as dicas!
        Muito obrigado…
        Sobre tratamento de imagens, domino bem pois trabalho com Photoshop e já treino ha algum tempo no Light Room…
        Sobre o Grip foi otimo… vou comprar sim…

        Sobre o Flash… rsrsrs ai vc tocou num assunto complexo pra mim… compartilho sua opinião… não eh simples não
        Não sei nem por onde começar a aprender sobre o assunto

        Tenho fotografado em RAW apenas. Vc sugeriu fotografar nos dois formatos, por que? Fiquei curioso…

        Agradeco de coração ter dado atenção a minha humilde pergunta…

        Abraço!!!

        • Oi Daniel!

          Sugeri que fotografasse nos dois modos para poder experimentar o RAW, pois achei que não o usava, se já usa é só continuar usando.

          =)

          Boa sorte!

  11. Gilda

    Ola Vanessa,
    Nao tenho palavras para descrever a sua beleza e generosidade em partilhar dicas e conhecimentos tao importantes para os interessados na area de fotografia. Acho maravilhoso o modo que voce se expressa sintetizando a explicacao e focando no objetivo do que esta sendo exposto.
    Sempre gostei de fotografia e num futuro breve quero comecar a fotografar newborn entao, comecei minhas pesquisas para comprar a maquina fotografica e os acessorios.
    Pelo o que eu entendi o sensor CCD pode ser melhor que o CMOS. Quais as DSLRs que disponibilizam esse tipo de sensor?
    E quanto a lente? Qual atenderia as minhas necessidades? Penso em fazer alguns cliques apenas dos olhinhos, nariz do bebê…
    Moro no Canada entao devido ao clima as fotos serao sempre em ambientes interno.
    Gostaria de adquirir um equipamento “top” nao importando com o valor ja que tenho trabalhado duro e economizado para isso, alem de morar fora do Brasil o que me possibilita a facilidade para a aquisicao do mesmo. O que voce sugere quanto o tipo da maquina, lente e flashes?
    Me perdoe pelos erros de portugues. Meu teclado e configurado para o ingles.
    Muito obrigada e um grande abraço.

    • Oi Gilda! Muito obrigada, fico muito feliz que tenha gostado do artigo e de como transmiti as informações. =)))

      As câmeras com CCD são algumas compactas, superzoom, mirrorless e DSLR de medio formato como a Hasselblad H5D-60, Leica S Medio Formato,
      Mamiya Leaf Credo…

      Acredito que possa ser uma boa opção as full frame Canon 5D Mark III ou a Canon 6D. Sobre as lentes, já que está disposta a investir seria legal usar as lentes da linha L, são algumas das melhores lentes. Seria interessante uma lente zoom e uma prime 50mm ou 85mm. Acredito que vá investir com esse equipamento algo em torno de $8 mil dolares.

      Depois volta para me contar suas escolhas e como está sendo.

      Boa sorte!=)

      • Gilda

        Voltarei com certeza 🙂
        Obrigadissima de novo!
        Que Deus continue te abencoando e te conserve essa pessoa linda que voce eh 🙂

  12. Fernanda

    Vanessa, excelente materia. Falou tudo. Obrigada pela generosidade.

  13. Fátima Fusca

    Vanessa, adoro seu blog, me ajuda muito.
    Tenho uma D3200 Nikon, lentes 18-55, que vem no kit, 50mm 1.8 e 55-200. Estou tentando comprar um flash Nikon 700. Tenho 3 cartões de memória.
    Faço um curso com um fotógrafo aqui da minha cidade e estou pretendendo trabalhar com fotografia, em pequenos eventos.
    Sempre adorei fotografar e tenho muitas fotos , só que era só por amor. Agora quero algo bem melhor.
    A questão é: tenho 58 anos e de assistente creio que não vou ter oportunidade no mercado. Dai acredito que devo me virar sozinha. Mas adoro desafios e sou extremamente ativa. Que me aconselha em termos de “início de carreira” ?

    • Oi Fátima, que bom que está gostando do site!=)

      Te aconselho a grudar nesse professor e tentar fazer trabalhos no futuro com ele. Como ele te conhece, acredito que não será difícil para você conseguir isso.

      Vou torcer por você, boa sorte! =)

  14. Maria de Fatima Santos

    Obrigada. Vou conversar com ele.

  15. Cintia Romano

    Oi Vanessa! Muitissimo obrigada por tudo o que vc escreve, sou iniciante na fotografia e seu site é perfeito!!!
    Você ministra algum curso? Pode me dar mais detalhes por e-mail? Não achei nenhum link no site… Ou qual curso profissional em SP vc recomenda?

    Comprei uma Canon 70D, no kit veio a lente 18-55 (basicona) e aos poucos quero comprar a cinquentinha e a 24-70. Pretendo trabalhar futuramente com bebês, crianças, famílias e partos.
    Falta eu comprar flash tbém. Vc acha que estou no caminho certo?
    Obrigada novamente! Bjs

    • Oi, Cintia!

      Obrigada, fico muito feliz que esteja gostando de todo o conteúdo do site!

      Eu tenho um curso online e toda vez que abro inscrições envio um link por e-mail. =)

      Você está no caminho certo. Boa sorte!

  16. Fabio

    Excelentes dicas, Vanessa. Parabéns!!!

  17. Ana Maria

    Olá professora Vanessa !
    Fico muito grata por você partilhar conosco os seus conhecimentos de forma sincera. Você pra mim é um ponto de luz no qual as suas dicas fazm clarear o meu caminho no mundo da fotografia.
    Deus sempre ilumine e guie o seu caminho !

    Grande abraço ! Ana

    • Oi, Ana Maria!!! =))))

      Obrigada! Você é uma aluna muito querida e talentosa. Sinto orgulho em te ensinar, pois o resultado é sempre muito bom!

      Sucesso sempre com seus cliques mágicos! =))

  18. Carlos Alberto da Silva

    Olá Vanessa,
    Estou super satisfeito com suas dicas.

    Gostaria de uma opinião.
    Não sou fotógrafo profissional, tenho a fotografia como hobby.
    Minha nora quer que eu vá fotografar o evento de sua formatura a noite, o que você me indica para conseguir boas fotografias?. Serão fotos comuns para gravar em um cd e se possível fazer um album.
    Tenho uma D3200, lentes: 55mm, 18-55 e 55-200, com estes equipamentos consigo fotogravar o evento sem problemas?
    Te agradeço e te curto muito.

    • Oi, Carlos.

      Obrigada, que bom! =)

      As lentes estão legais, mas o mais importante para ter boas fotografias, será ter um flash.

  19. Jannine Macedo

    Boa Noite!!!
    Obrigado pelo artigo me ajudou muito…
    Mais fiquei com uma dúvida, tenho uma T5 canon e preciso comprar uma lente tele, você indicou a 70-200mm f/2.8 porém vi que tem a 70-200mm f/4 e que em questão de preço é mais em conta, essa 70-200 mm f/4 é melhor ou fica no mesmo patamar com a 70-300 f/4 ?
    Estou com orçamento meio apertado, mas ira ser meu primeiro casamento como primeira fotografa e vou precisar comprar uma lente, então gostaria muito da sua opinião!
    Desde já
    Obrigada!

    • Oi, Janinne! =)

      A 70mm-200 f2.8 é mais cara, porque permite maior entrada de luz, por conta do diafragma ser f2.8. A 70-200 f4, também é muito boa. A Canon EF 70-300mm f/4-5.6 IS USM é um pouco inferior (mas é boa) que a Canon EF 70-300mm f/4-5.6L IS USM. Eu sei que a diferença de preço é enorme, acredito que a Canon EF 70-300mm f/4-5.6 IS USM, seja uma boa opção.
      =)

      • Jannine Macedo

        Oi Vanessa!! Nossa muito obrigado por responder!
        Acontece que tenho uma T5 e por esse motivo me indicaram a 18-200mm, sei que é inferior a 70-200mm sabe me falar se é uma boa opção já que ainda minha
        maquina é de entrada? Desde já agradeço! Beijos 🙂

        • Oi, Jannine. Ela é uma lente boa. Mas pelo preço compensa mais você comprar uma lente profissional da Canon, como a 24-105mm.

          =)

          • Jannine Macedo

            Obrigada por esclarecer minhas duvidas!!! 🙂
            Abraços!!! :*

          • =))

  20. Carlos Alberto da Silva

    Olá,
    Eu comecei na fotografia a pouco tempo, mas vejo que há muita confusão e que não são bem explicadas.
    Por exemplo, o uso do flash, algumas pessoas dizem que não usa o flash ou usam raramente. Mas todo fotógrafo tem um flash, e todas as Câmeras vem com o mesmo. Outra coisa é o ISO, todos falam que o ISO alto causa ruídos nas fotos, e tem sempre que usar o ISO baixo.
    Pergunto:
    Porque as Câmeras vem com opção de configuração do ISO acima de 20.000 ou mais?

    • Oi, Carlos!

      Cada segmento exige um tipo de abordagem fotográfica, isso gera um certo ajuste. Tem gente que só fotografar com baixa luz, então opta por subir o ISO. Tem gente que só trabalha em eventos, então o flash é essencial. Tem gente que só fotografa os familiares e amigos e realmente não precisa de flash.

      Acho que você precisa se aprofundar na técnica e nos ajustes fotograficos, fazendo isso tudo ficará mais claro para você. =)

  21. Gilda

    Oi Vanessa,
    Voce pediu pra eu voltar para contar as novidades e aqui estou eu!
    Adquiri um conjunto sendo a 5D Mark III e como voce sugeriu, uma lente prime 85mm da linha Luxo. Amei o equipamento e ja estou trabalhando.
    Quero convidar você e os colegas do blog para visitarem e curtirem a minha pagina no Facebook – Newborn Photography by Gilda Prado
    Aqui esta o link:
    https://m.facebook.com/angelsgildaprado?refsrc=https%3A%2F%2Fwww.facebook.com%2Fangelsgildaprado&_rdr
    um super obrigada por tudo o que você faz por nós. Beijo no coração

    • Oi, Gilda!

      Olhei suas fotografias, gostei muito! =)

      Parabéns, fiquei muito feliz por você e por poder te ajudar!

      Sucesso mil para você!

  22. jose roberto

    Grandes dicas, facilidade para se expressar, objetividade. Gostei muito da sua página sobre fotografias. Obrigado.

  23. Edgar

    Oi Vanessa comprei uma D3200 que veio com o kit e estou querendo compra outra lente o vendedor me indicou um 18-105, como não entendo muito queria sua opinião.

  24. Guilherme

    Olá Vanessa,

    Eu estou pensando seriamente em entrar no mundo da fotografia profissional, porém sem condições de gasto a mais no momento, tenho uma DSLR de Entrada (EOS Rebel T5) e uma lente do Kit 18-55mm somente, tenho um conhecimento bem básico em relação a fotografia manual e já fiz algumas fotos de amigos da escola em alguns eventos, sempre me elogiam, porém com aquele olhar amador e deslumbrado, por serem fotografias com alta resolução hahah Gostaria de saber se possível, quando você tiver um tempo sobrando, que desse uma olhada em algumas dessas minhas fotos e me dizer o quê acha delas e algumas dicas teóricas e práticas de como melhorar em alguns aspectos falhos, se sim, por onde posso enviar? Sempre fui apaixonado por fotografia e esse ano tive a oportunidade de adquirir esta DSLR, inclusive antes de tomar a decisão de comprá-la, foi quando eu conheci o seu site e já gostaria de parabenizá-la pelo trabalho feito aqui, seus artigos são mais do que ótimos! hahah

    • Oi, Gabriel! Muito obrigada, fico muito feliz em poder te ajudar! =)

      É muito complicado eu conferir as suas fotografias, pois muitos leitores me pedem isso, e fazer uma avaliação e dar uma visão construtiva demanda muito tempo. No momento não conseguirei te ajudar dessa forma.

      Continue contando comigo e com os artigos, tenho certeza que irão te ajudar a ser um fotógrafo cada dia melhor. =)

  25. Leandro

    Oi Vanessa! Adorei o post!

    Tenho uma dúvida, gostaria de uma grande lente angular para enquadrar eventos internos ou até mesmo paisagens com mais nitidez, qual você me indicaria? 10-20mm 14mm… qual marca/modelo com bom custo/benefício?Tenho uma Canon EOS 60D

    Obrigado!

    • Oi, Leandro!

      Acho a 10-20mm mais interessante. Ela distorce um pouco a imagem em 10mm, mas dependendo da situação, fica até interessante. Talvez seja melhor trabalhar com zoom em 12mm.

      =)

  26. Gabrielle Santana

    Eu amo muito muito muito seu site, você dá ótimas dicas, é sincera e mostra que realmente ama o que faz <3

    Eu gostaria muito que você fizesse um artigo sobre fotografar bebês, por que sempre aparece esse tipo de trabalho e eu tenho receio de aceitar. Por favor?

    • Oi, Gabrielle!

      Obrigada!

      Vou pensar em um artigo sim. Fotografar bebê é uma arte, é um conhecimento bem especifico. =)

  27. Genga

    Olá, Vanessa. Mais um Cearense na área. Fala aí: eu tinha uma T4i e adquiri uma 6D, full frame. Tem sentido eu permanecer com as lentes 35mm 2.0 e a 50mm 1.4, já que o sensor não é cropado e tenho, além dessas, a 24X105mm e a 70X300mm, apesar de mais escuras? Estou numa dúvida danada se me disfaço de uma delas, mas qdo penso que são bem mais claras que as teles….o que acha?

    • Oi, Genga! Seja bem vindo!

      Nossa que dúvida! Acho a 35 mm demais, mas também acho a 50mm demais…hahaha… Mas se fosse eu a me desfazer, seria da 35 mm, por conta de ser mais escura. Seria uma escolha muito doida.

      =)

  28. Conclusão: jamais vou me desfazer delas…kkkkkkkk…..show. Obrigado pela atenção.

  29. GM

    Vanessa, tudo bem?Gostaria de saber quais os pontos que preciso observar em um corpo ou uma lente que são usadas, alem de “fungos” e marcas externas? Não tenho muito o que investir e acho q começar com uma câmera usada dslr pode me ajudar muito. Tudo que sei sobre fotografia aprendi com pessoas como você e que dedicam o tempo em prol de outras pessoas! Good job!!!!

    • OI, GM!

      Obrigada, fico muito feliz em saber que estou te ajudando.

      Oh tenho um artigo sobre como comprar uma DSLR usada, leia-o aqui.

      =)

  30. GM

    Obrigado, e até logo!

  31. João Pedro

    Vanessa, tudo bem??

    Então hoje estou trabalhando como fotógrafo de uma empresa de excursão para shows, carnaval e etc. Tenho uma D5300 e uma lente 50mm. Minha rotina é tirar fotos desde a entrada do ônibus, em alguns casos, da chegada e saída do hotel e do show que a galera vai. E o que acontece, as fotos da galera no ônibus e no hotel eu consigo trabalhar bem, mas quando eu entro pra tirar as fotos do show em si obviamente as fotos ficam muito longe e até tenho a oportunidade as vezes de ter um acesso legal pra tirar as fotos, mas mesmo assim não ficam do jeito “tchã, que legal”. Qual lente você acha que se enquadra mais nesse caso? E por que? PS: Esse trabalho eu consegui faz 1 mês e meu conhecimento é só prático mesmo. O resto é o que eu procuro saber pela internet.

  32. João Moreira Alves

    Ok, Vanessa Alves, obrigado pelas dicas preciosas.
    Muito sucesso prá você e que O Senhor Jesus te abencoe ricamente

  33. Denis

    Olá Vanessa,

    Seus artigos são ótimos, estou aprendendo muito com eles!!! Eu tenho uma dúvida quero tirar fotos de imóveis exemple casa, apartamento e etc, qual lente você me recomenda, tenho um canon t3i

  34. Monise

    Oi Vanessa, tudo bem?
    Estou com uma dúvida a respeito das fotografias de eventos noturnas. Eu utilizo o flash, porém ele torna tudo ao redor claro, e isso muitas vezes acaba com a estética da foto. Você saberia me dizer se é possível resolver isso através do click na hora ou só é possível através de algum software específico para manipulação de imagens.
    Obrigada 🙂

    • Oi, Monise!

      O programa de edição pode ajudar, porém o ideal é fotografar já com tudo mais certinho.

      Você precisa ajustar melhor a potência X seu obturador. Irá resolver bastante o problema.

  35. Ernesto

    Sou Ernesto de Moçambique, sou fotográfo ja a alguns anos, para não dizer muitos. Comecei a fotografar no século passado usando máquinas analogicas e agora com as digitais. Aprendi a fotografia fazendo mas as tuas dicas vieram explicar e dar significado à uma serie de coisas que a pratoca me ensinara. Agradeço todas as dicas que tenho recebido, para reforçar os meus horizontes.

    • Oi, Enersto!

      Muito obrigada pelo seu comentário, gostei muito. Fico muito feliz em saber que minhas dicas ajudam os profissionais também.

      Continue me acompanhando e sucesso para você! =)

  36. Camila

    bom dia quero muito fazer eventos so que não sei por onde comecar o que vc me sugeri tenho o curso de fotografia ja gosto de tirar fotos tenho a camera qual site vc me sugeri para eventos.?

  37. Adriano

    Oi, bom dia, eu comprei recentemente um celular para mim, o Nokia lumia 1020, comprei ele justamente por causa da câmera com 41mpx, gostaria de saber se já conhecem ele e se tem dicas ou podem fazer uma matéria sobre ele, acho que seria legal. E to pra fotografar um evento em uma igreja com ele e ele tem opções profissionais. Obrigado desde já, adoro suas matérias!

    • Oi, Adriano! Conheço esse celular sim, é muito bom, mas não é o ideal para fotografar eventos ou fazer fotos profissionais. Recomendo que leia o meu e-book para entender melhor. Baixe aqui.

  38. Roberly

    Qual flash seria melhor para um caon T5?

  39. Annie

    Oi Vanessa. Gosto muito das suas matérias, tô aprendendo muito. Tenho uma dúvida com relação a lente 18-35mm da Canon. O que você me diz sobre ela? Obrigada!!!

    • Oi, Annie. Muito obrigada!

      A lente 18-35mm é uma lente da Sigma, ela é uma lente boa, mas um particularmente não gosto muito, pq sinto que ela é uma lente que para o preço, oferece pouco mm de grande angular, 18mm é muito pouco, fica faltando algo, acho que não compensa.

      Se você quis dizer a lente 18-135mm leia esse artigo aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *