Como fotografar bem| Fotografia Dicascomo fotografar bem – Dica para iniciante 

Se você é iniciante ou quer aprender a fotografar bem para eventos familiares ou naquele passeio com os amigos, é simples. O mercado fotográfico dispõem de diversas máquinas compactas ou semi profissional com excelente qualidade, elas são ótimas em praticamente todos os momentos do dia a dia. Existe também diversos acessórios, tripés e programas para edição das fotografias.

Existem diversas formas de fotografar bem, diversos ângulos e diversas regras, o que vou passar é uma maneira fácil e rápida de enquadrar com eficiência, sem ficar pensando em regras e tal. O restante que é o equilíbrio da luz a máquina faz sozinha(maquinas compactas ou DSLR modo automático). É uma dica para você que não quer ser fotografo, mas quer aparecer bem.

Agora basta você anotar algumas dicas de fotografia:

Fotografar bem pessoas

A regra básica é não cortar a cabeça e não deixar muito espaço nas bordas. Lembre se, o interesse na fotografia são as pessoas e não o restante.

Claro, vamos supor que você esta viajando e no fundo tem as pirâmides egípcias, você quer que elas apareçam. Basta você se distanciar das pirâmides, colocar a pessoa em primeiro plano e ter as pirâmides no fundo. Assim:

Como fotografar bem| Fotografia Dicas

Na primeira imagem nosso personagem Pedro, ficou pequeno, quase não dá para perceber ele na fotografia. Já na segunda imagem conseguimos perceber tanto o Pedro quanto as pirâmides. Fica ou não fica uma imagem mais bonita? Dessa forma você se destaca mais na imagem.

Fotografar bem paisagem

Treine o seu olhar para sempre achar o que é mais interessante na fotografia. Não pense somente em fotografar uma imagem geral de tudo. Veja o que é mais te chamou a atenção e se concentre nisso. Observe o ambiente à volta e veja o que pode compor essa imagem. Repare no quanto de céu esta aparecendo na imagem, as pessoas tendem a colocar o céu com destaque nas fotografias e nem sempre é o mais interessante. Coloque o céu se realmente for bonito.

Na foto abaixo, o céu teve destaque devido a sua cor estar refletindo no mar, se abaixasse a câmera iria aparecer a grama de onde estava fotografando. Foi uma escolha.

Como fotografar bem| Fotografia Dicas

Dica: Aprenda a arrumar suas fotografias em algum programa de edição, como o photoshop, lightroom ou o gimp.

Se você já passou de iniciante para fotografo amador e quer se tornar um profissional, recomendo que estude as técnicas fotográficas a fundo e acompanhe meu site. Entenda os conceitos e suas relevâncias. Recomendo um bom curso de fotografia e muitos testes. Se não tiver condições de fazer o curso, faça testes. Leia livros. Teste… teste…teste…

Estude: Funcionamento da máquina, Tipos de máquinas, diafragma, obturador,ISO, regra dos terços, planos fotográficos, lente, distância focal,profundidade de campo, estética

Você vai gostar desse artigo sobre como fotografar pessoas!

Deixe um comentário e curta a pagina! =)

Aprenda mais sobre CÂMERAS e descubra a melhor para você

Eu criei um Guia definitivo – Tipos de Máquinas Fotográficas(GRATUITO) para facilitar a sua escolha de maquina.

» Entender os diversos modelos de maquinas;

100% de Privacidade – Detesto SPAM tanto quanto você!

15 Comments

  1. tamires de sales

    gostei, não sabia como fazer, viajo e gosto de bater foto junto aos lugares onde ia e ficava que nem a 1ª foto das pirâmides. obrigada!

    • Olá Tamires! Que bom que a dica foi útil!

      Volte sempre e Obrigada!

  2. Horácio Esparrell

    Dica super interessante. Obrigado

    Agora, regra dos terços, o que quer dizer?

    Abraço
    Horácio

    • Olá Horácio!

      A regra dos terços é uma tecnica para o equilíbrio no enquadramento da imagem, vou criar um artigo sobre o tema! =)

      • Horácio Esparrell

        Muito obrigado Vanessa
        Suas dicas e materias me ajudam muito.

  3. Mikael Feitosa

    Ótimas Dicas…comprei minha primeira Câmera Semi Profissional FUJIFILM FINEPIX S e Quero usar com sabedoria… Muito Útil seu Tutorial.

  4. Elias Sampaio

    Ola! boa tarde!, vc poderia me da uma dica de como tirar fotos a noite em igreja por exemplo, tenho uma canon 60D lente 18-200, será que se eu comprar um flash, ajudaria? estou gostando mto de seu site, suas dicas estao me ajudando bastante!
    grato!!

    • Olá Elias!!

      Sim, um flash vai te ajudar muito, suas imagens vão saltar de qualidade, pois as igrejas são sempre tão escuras…

      =)

  5. Dudu Lima

    Bom dia Vanessa. Que show seu site, quero comprar mimha camera de entrada e vc esta ajudando muito nas dicas. Continue assim ajudando e se dedicando. Parabéns!

  6. Marlene

    Vanessa, obrigada pela dedicação. Suas dicas são passadas de forma simples que, para uma iniciante como eu, possa compreender. Parabéns!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>