Como fotgorafar aves pássaros - Fotografia Dicas

Como Fotografar Pássaros

Os pássaros são lindos e tem atraído muitas pessoas para a fotografia. Com esse artigo quero te dar dicas de fotografia significativas sobre como fotografar aves em voo e paradas.

Talvez você pense que o equipamento para fotografar pássaros é o mais importante, mas não é. Existe sim um equipamento básico, porém a grande sacada da fotografia de pássaros é a linguagem fotográfica, a técnica e o ritmo abordado. E isso você só consegue perceber com o tempo.

Vou começar falando do equipamento básico para fotografar as lindas aves, porque eu sei que você quer saber disso, mas leia o artigo até o final, você vai se surpreender com a quantidade de coisas que irá aprender sobre a fotografia de aves.

Como fotgorafar aves pássaros - Fotografia Dicas 2

1 – Equipamento básico para fotografar pássaros

Uma câmera DSLR, Mirrorless ou Superzoom: O ideal para fotografar aves é ter uma câmera DSLR ou Mirrorless por conta da qualidade e dos ajustes manuais, no entanto tenho visto lindos resultados de fotografia de pássaros com as câmeras super zoom, o zoom dela ajuda bastante a capturar o momento. A super zoom não tem a mesma qualidade que a DSLR e Mirrorless, mas já dá para começar a fotografar aves. Se você não entende muito de câmera, baixe o meu guia aqui.

Lente Tele: Se você não entende muito de lentes, leia esse artigo aqui. Como você não conseguirá se aproximar tanto dos pássaros, a lente tele é muito importante. Recomendo que use lente acima de 300mm, lembre-se sempre de aplicar o fator de corte para saber que mm está realmente usando.

Ter uma lente ainda mais tele como a 800mm ou mesmo ter um teleconversor é interessante e ajuda muito na hora do clique, mas não é tudo, você pode praticar, aprender e fazer lindos cliques com uma lente com menos milímetros e mais em conta, pois como eu falei a fotografia de pássaros é além do equipamento. Não permita que a falta de uma lente mais tele (e mais cara) te impeça de clicar o que deseja, se adapte e seja criativo.

Tripé ou monopé: É possível fazer alguns cliques sem tripé, em alguns casos é até mais fácil de acompanhar o pássaro, mas é importante que leve um tripé, pois em algumas situações não conseguirá qualidade sem ter um tripé, afinal você não quer fotos borradas. Usar um monopé também ajuda bastante na hora de fazer o movimento mais rápido para acompanhar o pássaro.

Leia mais sobre tripés: Tripé I e Tripe II

Como fotgorafar aves pássaros - Fotografia Dicas 5

2 – Técnica fotográfica para capturar os pássaros

Se você for fotografar com uma SuperZoom é provável que não tenha controle sobre tudo que irei citar, mas fique tranquilo e ajuste o máximo que conseguir.

Exposição: Você precisa ficar muito atento a exposição, pois é fácil se confundir na hora de ler o fotômetro, afinal o fotômetro pode estar lendo o fundo e não o que você realmente deseja fotografar, principalmente se o pássaro estiver em movimento, para ajudar é bom deixar no modo de medição ponderada. Ter o olho treinado para interpretar o que o fotômetro diz é fundamental, pois você poderá dar uma ignorada nele e compensar a exposição para o que quer.

Obturador Rápido: Como os pássaros normalmente estão em movimento é importante que o obturador esteja rápido para o pássaro ficar bem nítido na foto, sem borrões, para isso use a velocidade acima de 1/1000.

Foco: Para conseguir acompanhar o pássaro durante o voo e ter foco em todos os cliques, é importantíssimo que use o foco no modo AI SERVO AF (Canon) / AF-C-Foco Continuo (Nikon), pois nesse modo ao pressionar o botão de clique até a metade a câmera rastreia o assunto e faz a variação do foco conforme a distancia. Deixe ativo também todos os pontos de foco.

Disparo continuo: Use o disparo continuo principalmente se estiver fotografando o pássaro voando, pois assim terá uma linda sequencia de cliques para escolher a foto melhor.

Como fotgorafar aves pássaros - Fotografia Dicas 10Não use o Live View: Nesse modo a maioria das câmeras demora mais para focar, e consequentemente para clicar, isso irá prejudicar o seu clique, por isso, use o view finder ou seja, coloque o olhinho no visor.

RAW: Você sempre deve fazer o clique o mais perfeito possível, mas sempre terá que editar algo na foto e o formato RAW é completamente editável (saiba mais aqui), por isso recomendo que use ele. Como a fotografia de pássaros é rápida, você conseguirá ajustar tudo com mais exatidão na hora da edição da imagem. Conseguirá equilibrar melhor o branco, a exposição, a cor, a saturação, o enquadramento, o contraste e etc.

Como fotgorafar aves pássaros - Fotografia Dicas 4

3 – A linguagem e o Ritmo para fotografar aves

Você tem o equipamento, já sabe os ajustes básicos que deve fazer na câmera, entretanto isso não garante que seu clique seja um sucesso, claro que com as dicas de fotografia acima sobre aves ele irá ficar mais bonito, mas o que irá fazer mesmo a diferença é aplicar as próximas dicas.

Vou abordar técnicas também, mas aliadas ao olhar fotográfico.

A linguagem fotográfica para pássaros

A mágica da fotografia de aves está na linguagem fotográfica abordada e na sua perseverança e observação da situação.

Como fotgorafar aves pássaros - Fotografia Dicas 8

Os pássaros: Entender um pouco sobre pássaros irá te ajudar a entender seu comportamento e hábitos, e isso te fará um fotógrafo melhor.

No local: Escolha um ponto próximo aos pássaros, uma distancia que eles possam ir se acostumando com você, fique mais parado, tenha paciência e perseverança (é meio como pescar), pois não será no primeiro e nem no segundo clique que terá sucesso, terá que clicar muito e praticar bastante. Observe os pássaros, seus movimentos, ritmo e etc. Normalmente quando eles estão com fome ficam mais atentos na comida e esquecem um pouco do fotógrafo, aproveite isso para se aproximar, se posicionar melhor e fazer muitos cliques.

Como fotgorafar aves - Fotografia Dicas 9Horário: O melhor horário para fotografar os pássaros é pela manhã, até umas 9h ou 10h (se tiver mais nuvens, sem sol forte) e no final da tarde, quando o sol começa a se por. Nesses horários os pássaros estão mais “animados” e despertos, além disso a posição do sol ajuda a dar mais brilho nas penas e também um contorno mais suave e bonito.

A iluminação: Procure ficar sempre a favor do sol, ou seja, com ele nas suas costas, dessa forma terá um contraste mais equilibrado e conseguirá ter mais detalhes da ave.

O Fundo: Busque um fundo mais neutro, sem tantos galhos e distrações para o espectador. Desfocar o fundo também soma muito para dar destaque ao pássaro, e fica muito mais bonito. O “astro” do clique é o pássaro, tenha isso em mente.

Composição: Sempre use a regra dos terços para não centralizar a ave, isso dará mais ritmo para sua fotografia.

Lembre-se sempre que toda fotografia é uma historia e que falando de pássaros, você deve focar em como eles vivem, o que fazem, como voam, como ficam atentos, como interagem entre eles e com o entorno (neve, chuva, calor e etc), cada fotografia irá contar de uma forma essa historia:

  • Fazer um enquadramento mais fechado, com o pássaro nele inteiro, é interessante e mostra os detalhes dele.
  • O enquadramento mais aberto mostrando o ambiente ou o voo do pássaro é bonito, mas você precisa estar muito mais atento a historia. Compor com um rio, arvores no fundo (desfocadas e sem tirar a atenção da ave), irão deixar suas fotos muito mais atrativas.
  • Outra dica importante é que quando o pássaro estiver no chão, fotografe na altura dos olhos dele, ou seja, você deve abaixar e colocar a câmera na altura do pássaro.

Como fotgorafar aves pássaros - Fotografia Dicas 3

O Voo: As fotografias dos voos das aves são realmente muito lindas. Para você ter sucesso, comece fotografando pássaros maiores, pois eles são mais lentos, assim fica mais fácil para capturar o clique e entender o ritmo de voo, pouso e etc. Com o tempo comece a focar nos menores.

Você terá muito sucesso e lindos cliques de pássaros se tiver paciência e paixão por esse segmento, pois fotografar os pássaros requer muita observação e pratica.

Tenho certeza que se seguir as dicas de fotografia acima, conseguirá alcançar seus objetivos fotográficos.

Deixe comentários com sua experiência, dúvidas ou elogios (elogios são sempre bem vindos, pois me mostram que estou agradando vocês com os assuntos do site). =)

 

Recomendo a Leitura

 
Se inscreva no meu Canal do YouTube:

 

APRENDA MAIS SOBRE CÂMERAS E DESCUBRA A MELHOR PARA VOCÊ

Capa e-book PNGEu criei um Guia definitivo - Tipos de Máquinas Fotográficas(GRATUITO) para facilitar a sua escolha de máquina.

Você vai aprender:

» Qual câmera utilizar para fotografia profissional;

» Analisar as diferenças na hora da compra;

» Entender os diversos modelos de máquinas;

COLOQUE SEU E-MAIL E CLIQUE EM “QUERO RECEBER” PARA TER ACESSO


61 Comments

  1. marcelo stoenescu

    Oi Vanessa, parece que voce adivinhou que eu fotografo pássaros. Tenho uma série com fotos de ninhos de gaviões que fotografo por mais de 3 anos seguidos. Acompanho os Papagaios, que vem me acordar todos os dias… VC é 10, obrigado mais uma vez…

    • Oi, Marcelo! Uhuuu que demais! Fico muito feliz em acertar no artigo!

      Que sorte de acordar com os Papagaios! =)

      Te desejo lindos cliques!

  2. LUIZ PAULO

    Oi Vanessa,
    Seus artigos são ótimos, mas impossíveis de copiar e colar para guardarmos em nossos acervos ou até para ler mais tarde com calma. Que tal uma mudança no site para permitir isso como todos os outros fazem????

    • Oi, Luiz Paulo! Muito obrigada!

      Antigamente isso era possivel, mas alguns sites estavam plagiando meu conteúdo, por isso agora não permito mais.

      Salve os links, assim pode acessar sempre que quiser. =)

  3. Roberto

    Excelentes dicas!
    Quando puder comprar uma lente tele vou testar.
    Eu tenho a padrão do kit, 18-55 III.
    Estou em dúvida entre a 55-250 (que seria exatamente o complemento pra ter um range de 18 a 250) e a 70-300. Estou tentado a levar a 55-250, porque ela pode me servir também para retratos e talvez a 70-300 fique muito perto e me obrigue a ficar trocando de lente. O que acha? Vale a pena perder este 55-70 pra poder ir mais longe ou realmente vai ficar inviável tirar fotos de perto começando em 70?

    Outra coisa:
    “Não use o Live View: Nesse modo a maioria das câmeras demora mais para focar, e consequentemente para clicar, isso irá prejudicar o seu clique, por isso, use o view finder ou seja, coloque o olhinho no visor…. ”

    Vanessa, esta dica serve pra todos os posts…
    Eu estava tentando usar o Live View, mas minha câmera é uma T3 (Visor muito simples) e minha lente é a mais simples ainda.. como é LENTA! até meu celular faz resultados melhores para focagem !
    Eu estava ficando até desanimado e ia te perguntar porque minhas fotos saem meio embaçadas, sem todos os detalhes… parei de usar o Live View e vi o quanto eu estava fazendo besteira.
    Quando a gente põe a cara no visor, a qualidade é impressionante e o uso do foco manual é quase que natural. Com o foco manual, as fotos são quase instantâneas. Consegui tirar fotos da minha filha correndo (vindo ou indo) e acertei a maioria… perdi apenas uma ou outra porque ela é muito rápida e espoleta rsrsrs
    Abs

    • OI, Roberto! Muito obrigada!

      Acredito que a 70-300mm seja a melhor opção. 70mm também é ótima para retratos. =)

      Você está correto, o certo mesmo é sempre fotografar com os olhinhos no visor, mas para fotografia que não tem movimento, até rola o live view.

  4. Lucas

    UAU! Na hora certa esse artigo! Estou com uma superzoom nova e fazendo meu TCC que em partes é feito com pássaros!
    Ainda estou aprendendo a lidar com a câmera, preciso aprender muita coisa, mas devagar vamos melhorando!
    Obrigado mais uma vez Vanessa!

  5. Vi Oliveira

    Nessa, vc é o máximo….consegue explicar coisas tão complexas de forma tão simples q nós (iniciantes) ficamos mais seguros e mais animados a começar nossos cliks…Parabéns

    • Oi, Vi! Muito obrigada! Fico muito feliz em saber que estou facilitando tudo para vocês!

      Te desejo lindos cliques!

  6. André Silva

    Vanessa,

    Amei o tema de fotografar pássaros, não tenho experiência ou talvez qualidade nos meus cliques de pássaros, mas sempre que vejo um e estou com minha câmera, uma superzoom da Nikon, tento fotografá-los.
    Suas dicas e orientações vão me ajudar muito.

    Vocé é 10!!!

    Obrigado!!

  7. Bom dia Vanessa! Muito obrigado por esse tutorial. É tudo o que eu precisava! Em relação a fotos com macro para focar detalhes da natureza, insetos, plantas e objetos, preciso ter uma mas a grana tá curta no momento. Qual objetiva eu posso comprar de inicio prá começar, que seja com preço mais em conta? Também preciso de uma tele urgente, estou morando na rota das garças e pássaros qui em Minas, toda manhã elas saem da ilha do Parque das Águas aqui em São Lourenço para irem sentido ao rio Verde se alimentar eu creio, , depois elas retornam de volta para o parque entre 16 e 18 hrs, um espetáculo incrível todos os dias na sacada do meu apto, de frente para as montahas e o vale , onde fica o morro da torre e ao norte o campo de aviação. Com minha EF-S 250 mm não estou conseguindo focar como eu queria. muito longe ainda, embora faço algumas fotos delas vondo de bem longe, mas aparecem mto pequenas na foto, sem detalhes. Pensei numa Tele EF-S 70-200 mm ou 60-300mm da Canon, minha câmera e a Canon DSRL T5, Compensa comprar usada com garantia e procedência conhecida? O que eu deva fazer em relação a isso?
    Seu site está um show e tem nos ajudado muito com sua experiência, carinho e dedicação aos seus alunos e seguidores publico em geral.
    Abraços! Sucessos! vou compartilhar com meus amigos tb!
    OBRIGADO! TEM NOS AJUDADO MUITO AS DICAS E ORIENTAÇÕES!
    UM BOM DIA PARA TODOS! ABRAÇOS!

    • OI, Rubens! Muito obrigada, fico muitooo feliz em saber que estou te ajudando! Compartilhe sim =)

      Lentes macro é mesmo muito caro, uma das mais baratas é uma Sigma 18-250mm.

      Acho que precisa de uma lente ainda mais tele para capturar da maneira que deseja, pq se a 250mm não está suficiente… Recomendo opte pelo menor angulo acima de 500mm.

  8. Adaltro

    Olá! Acompanho seus artigos sempre que posso! Tenho fotografado aves há pouco mais de um ano e o seu artigo está muito bom… Claro que nem sempre é possível estar a favor do sol ou usar uma velocidade alta (dependa da abertura, da hora do dia etc.), mas é muito importante prestar atenção nesses detalhes. A questão de fotografar na altura dos olhos das aves é fundamental mesmo!! Parabéns mais uma vez! Abraço!

    • Oi, Adalto! Que demais! Fico muito feliz que concorda e que gostou do artigo! =)

      Te desejo lindos cliques!

  9. Débora Azevedo Lacerda

    Oi Vanessa, adorei suas dicas!!
    Obrigada! Abs

  10. Sérgio Matos

    Mais uma vez, gostei da sintonia.
    O assunto foi muito bem pensado e esta elaborado, a pratica agora é que dará a evolução.
    Parabéns!

  11. JOSUE MANUEL FIALHO

    embora já utilize algumas técnicas mensionadas é sempre utili recordar e aprender no que diz respeito ao estar sempre em foco .nesta pela prática penso não ser a mais correta na medida em se ao longo do trajeto feito pela ave cruza com um tronco a máq. foca neste caso o tronc se estiver mais próximodeixando a ave desfocada entende o que quero dizer ?
    de qq das fomas MUITO UTIL AS SUAS DICAS …OBG.

    • OI, Josue! Eu entendo sim, por isso digo que é preciso muita pratica e paciência para chegar em um bom clique. =)

      Obrigada pela participação!

  12. mauricio de luna freire

    Oi Vanessa! Poderia dar uma dica da regra dos terços?
    agradeço!

    • Oi, Mauricio! A maior dica é: Deixe sempre o assunto principal nos pontos de interseção. =)

  13. Carla Ribeiro

    Vanessa, gostei muito do seu artigo! As aves são excelentes modelos e rendem belas fotos, mas realmente é preciso entendê-las e ter em mente essas dicas que você passou para que os resultados traduzam de fato toda a beleza que elas tem. Como observadora de aves, espero que cada vez mais gente se empolgue com essa área e colabore assim com a preservação de nossa avifauna, fazendo os mais belos clics dessas criaturas incríveis.

    • Oi, Carla! Muito obrigada! Espero com o artigo te ajudar a divulgar para que todos colaborem, você tem muita razão, isso é muito importante. =)

  14. romildo de godoi

    Gostei muito do tutorial, didático, bem ilustrado, enfim meus sinceros agradecimentos. Valeu muito, obrigadão

  15. martins

    Ola Vanessa, tudo bem.

    Muito legal as dicas, contigo to aprendendo, fale pra mim qual ISO usar para passaros voando, canon 7d mark ii, lente 70-200 f/4 is

    • Oi, Martins! Muito obrigada!

      Não dá para dizer exatamente qual ISO, porque depende muito das condições, mas pense assim:

      1 – Se tiver sol, você terá uma boa luminosidade, então use ele em ISO 100 ou 200, pois o obturador estará rápido e conseguirá capturar o movimento sem borrar. Pra mim, essa é a situação ideal para fotografar.

      2 – Se tiver com baixa luminosidade, use até o máximo que sua câmera permite sem granular tanto, normalmente é ISO 800, mas varia de câmera para câmera.

      Bons cliques!

  16. Samuel Sobral

    Olá Vanessa. Gostaria de saber quando você abrirá novas turmas para o curso de fotografia e vídeo, pois não consegui participar da ultima turma!
    Obrigado.

    • Oi, Samuel! Ainda não sei exatamente, mas fique de olho nos e-mails, pois estou me programando para abrir logo logo. =)

      Obrigada pelo interesse em participar da turma, fico muito feliz!

  17. Vanessa sempre com excelentes temas e com uma linguagem agradável. Parabéns e obrigado.

  18. Valdemir Araujo

    Muito boa a matéria. Dicas importantes para o tema abordado.

  19. Amanda

    Olá Vanessa,

    Excelente artigo! Gostei de ver que algumas técnicas citadas eu já utilizo. Mas gostaria de saber mais quanto ao que você disse sobre “não centralizar a ave, isso dará mais ritmo para sua fotografia” poderia falar mais sobre isso?

    • Oi, Amanda! Muito obrigada!

      Esse conceito faz parte da composição. O ideal é que os olhos do espectador passe por toda a fotografia. O pássaro estando mais para um dos lados seguindo a regra dos terços, deixará muito equilibrada a foto, bonita esteticamente e fará o espectador ver tudo que deve na foto, seguindo um ritmo no olhar. Esse é o “ritmo” que menciono, depois vou deixar mais claro. =)

  20. Luis Camargo

    Parabéns pelo post, muito interessante mesmo!!

  21. Carlos Magno Oliveira

    Fotografo pássaros há 8 anos.Tenho três Superzooms e atualmente uso mais a Nikon coolpix P 900 com zoom óptico de 83 x…Me atende plenamente.Participo do Site WikiAves onde postei algumas (90) com boa qualidade …O custo/benefício é excelente…

    • Oi, Carlos! Muito obrigada por dividir sua experiencia. Também acho que a super zoom faz um bom trabalho e é uma boa opção de compra. =)

  22. Carlos Magno Oliveira

    Não sei como enviar fotos para seu site…

  23. jose getulio de oliveira

    Muito obrigado pelo artigo.
    Eu amo fotografar as aves! Também pessoas, minha família, paisagens, insetos(macro). Demorei 3 ou 4 anos, porém finalmente! Defino ajustes o trio(ISO, abertura e velocidade), disco seletor, etc. Fotografar é estudo, pesquiso, testes, testes, etc. Comprei uma Superzoom, 4 ajustes ou automático(meu nivel era básico). Depois, comprei uma câmera Nikon P610, excelente câmera, ajustes 100%, luz, rápido, devagar, Manual, etc. 2 baterias, tripé, etc.(nivel era básico ou intermediário) Recentemente comprei uma DSLR de entrada. Aprendendo, muito, muito…
    1. Eu estudo muito, câmeras, lentes, sites Fotografia Dicas, nikon ‘Learn & explore’, etc. por ex.ninho, alto ou baixo, aves árvores, baixas ou altas…eu caminho, junto a câmera, estrada de terra, vi ‘parece’ um casal de Espécie Petrim, etc. Gravei, celular, vocal das aves(cerca 80 espécies). Parei, ajustes da câmera, etc. Eu ‘acho um ninho’! Pais, construindo um ninho espécie ui-pi nome científico Synallaxis albescens! Um hora, duas e três horas em pé. Fotografei!

    2. Eu sou usuário site, gratuito, aves, lentes, fórum, etc veja o artigo, http://www.wikiaves.com.br/forum/showthread.php?tid=2966
    colega ou leitor Roberto…

    “dúvida entre a 55-250 a 70-300”( 75-300mm canon é pessima, minha opinião).
    Eu comprei lente canon 55-250mm IS STM, É BOA? (‘aproximar’ pouquinho)
    Mas, no futuro, 1 ou 2 anos, poupando, quero comprar uma Lente 100-400 ou 150-600mm!

    Muito muito agradecido teu site, vídeos, tutoriais…Dicas 100!!!
    Vou aprendendo e estudando…

    Grato

    Jose G. Oliveira

    • Adorei sua experiencia, Jose, muito obrigada por dividir conosco e por responder a questão do Roberto! =)

      Concordo que a 75-300mm é inferior a 70-300mm, mas ainda dá para começar, pois é uma lente mais em conta.

      Te desejo lindos cliques e muito sucesso. =)

  24. GIOVANA VIEIRA

    Estou gostando muito do seu site!

  25. Olá Vanessa, parabéns pela sua iniciativa colocando de forma tão prática e elucidativa os macetes dessa arte tão complexa e tão cheia de detalhes que é a nossa querida fotografia. Há 45 anos trabalho com fotografia, porém, por razões alheias à minha vontade (saúde) preciso de uma câmera leve, compacta. Pensei numa Nikon B700 acho que me dará um controle maior dos cliques, a minha dúvida é : qual a ampliação máxima sem perda de qualidade que conseguirei com este sensor de 1 2]3 de polegada. Não farei uso profissional com este equipamento é apenas para meu uso pessoal. Se você tiver outra sugestão gostaria de saber. Visite o meu site robertofurtado.fot.br. Um abraço e sucesso na sua jornada.

    • Oi, Roberto! Muito obrigada =)

      Acho que a Nikon B700 é uma boa opção, mas recomendo que leia esse artigo aqui, pois tem outros modelos bons também.

  26. Olá Vanessa, já havia baixado o guia, muito bom o seu trabalho , porém a minha dúvida é com relação a ampliação máxima que posso conseguir com este sensor. Obrigado pela atenção.

    • OI, Roberto! Muito obrigada!

      Vou ser sincera, eu não sei a ampliação que terá nesse modelo, mas acredito que você acha o manual dela na internet, nele deve ter essa informação. =)

  27. Victor Marim

    Olá! Gostaria de encaminhar informações sobre um projeto de ensino que estou desenvolvendo. Para qual email posso encaminhar? Obrigado

  28. Tainá Varandas

    Olá Vanessa, adoro suas dicas e parabéns pela iniciativa. Ainda sou iniciante no ramo fotográfico e queria saber se vc ja chegou a testar a Canon T6 e oq achou dela, se vale a pena comprar ou outro modelo seria melhor… Muito obrigada <3

    • Oi, Tainá! Muito obrigada! =)

      Já testei sim, é uma boa câmera, tem muita qualidade. Esse modelo eu recomendo mais para hobby ou pequenos trabalhos, pois para trabalhos precisa de uma câmera um pouco mais resiste como a Canon T5i, Canon t6i, Canon T6s e etc. Para você entender tudo melhor, recomendo que antes de efetuar a compra, que leia o meu e-book, lá tem bastante explicação sobre os modelos, baixe aqui.

  29. daniel

    Sabe porque eu gosto tanto de você, porque você não fica focada somente em que tem Câmera super caras e abrange muito bem o assunto, me ajudou muito agora que estou começando, desde já um grande abraço 😉

    • Oi, Daniel! Muito obrigada, amei o seu comentário!

      Eu acredito que não é a câmera que faz a foto, é o olhar, o fotógrafo, a câmera é só a ferramenta para realizar.

      Seja bem vindo ao mundo dos cliques mágicos. =)

  30. Regina Reis

    Oi, Vanessa Alves!!! Adoro tudo que você publica! Vivo pescando e lendo tudo que está na Internet. Contudo, não consigo superar minha dificuldade que
    é o ajuste ideal da velocidade em relação a abertura e ISO. Essa combinação é o meu “calo” e piora nas fotos noturnas. Tenho uma Canon T5 com uma lente 18.55. Já fiz vários cursos, acompanho tudo que você publica e, mesmo assim, quando chega a hora de aumentar a velocidade, sempre demoro para o ajuste do resto e perco a cena em foco. Amo fotografar natureza e pássaros, gostaria de poder fazer fotos incríveis; mas, essa limitação constante impossibilita esse desejo. Beijão!!

    • Oi, Regina! Muito obrigada! =)

      Acho que precisa praticar e entender o “pensamento fotográfico”. Como está tendo dificuldades com o obturador, tenha em mente o seguinte: Em todas as situações deixe até no minimo 1/50, assim nunca sairá borrado. Faça os outros ajustes pelo diafragma e pelo ISO, depois de algum tempo volte a relaciona-los.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *