Como fotografar a Lua - Fotografia DicasFotografar a Lua 

Todo mundo gosta de fotografar de noite e quando temos um céu limpinho a lua logo surge e é claro queremos fazer um bom retrato dela, mas como fotografar a lua?

Você já deve ter percebido que não é tão simples assim, que é necessário um pouco de técnica. Confesso que não sou nenhuma super conhecedora de fotografia de lua, já fotografei algumas e aprendi como fazer, mas não fico noites a fio procurando a melhor lua ou o melhor céu e o melhor dia. Sempre fotografei porque estava no lugar certo e na hora certa. Então vou transmitir um pouco do meu conhecimento. =)

1 – Tenha uma lente tele objetiva

Para fotografar a lua você precisa de uma lente tele objetiva, pois como a lua está longe, precisamos aproximar mais a imagem, ter um menor angulo de visão. Uma boa lente é a 75-300mm, o 300mm irá cobrir o necessário para uma boa imagem. Se sua máquina for “cropada” é ainda melhor, pois o enquadramento será como o de uma 450 mm na Nikon e 480mm na Canon. Se não souber o que significa “cropada” clique aqui

Muitos fotógrafos possuem a lente 55-250mm, com ela é possível fotografar a lua também!=)

Outra lente que pode usar é a 70-200mm, a qualidade óptica dela é um pouco melhor, mas é uma lente bem mais cara.

E saiba que mesmo com uma lente tele, a sua fotografia irá sair provavelmente como a imagem abaixo: 

Como fotografar a Lua - Fotografia Dicas

E não assim: 

Como fotografar a Lua - Fotografia Dicas

Se você quiser uma imagem como a de cima,  é necessário cortá-la no photoshop ou lightroom, e não se preocupe, ela não irá ficar ruim e nem perder qualidade, pois as câmeras de hoje têm bons megapixel e seguram a bronca. 

2 – A importância do foco 

O foco é o mais importante quando for fotografar a lua, pois se não estiver bem focado, quando você cortar a imagem vai ficar sem nitidez nenhuma. 

Você pode usar o foco automático, só deixe ele com todos os pontos de foco selecionado. O foco automático funciona medindo a maior concentração de luz, ou seja, ele vai procurar focar onde estiver com mais luminância.. Como estará de noite e não terá claridade, ele vai focar na lua. =)

Se estiver com dúvida sobre o foco automático, coloque no foco manual – é o que eu prefiro – depois coloque no modo live view (visor de LCD mostrando a imagem a ser fotografada) da câmera, dê o zoom digital que auxilia no foco e faça foco. 

3 – Medidor da Luz 

A câmera tem diversas maneiras de medir a luz que está incidindo na lente. Uma delas é o spot metering. Escolha essa opção, pois ela irá “ver” somente a luz que a lua emite e enviar as informações para o fotômetro interno da câmera e assim você irá conseguir equilibrar melhor o diafragma e os outros componentes. 

Como Fotografar a Lua - spot-metering - Fotografia dicas

3 – Exposição 

A lua emite uma boa luz, o obturador em 1/100 pode ser o ideal, mas você precisa sentir e equilibrar de acordo com o diafragma, conforme a profundidade de campo que deseja. 

Quando a imagem for somente da lua, o interessante é deixar ela com uma maior profundidade de campo, para ter maior nível de detalhes. Como está escuro e o obturador em 1/100 o diafragma possivelmente estará em f:8 ou menos. Caso queira mais profundidade suba um pouco o ISO, mas nada em excesso para não perder qualidade na hora de recortar. 

4 -Tripé – Sim, claro! 

A melhor maneira – sempre – de fotografar de noite e de fotografar a lua é usando um tripé, pois além de estar lidando com uma fotografia noturna, você estará usando a lente tele, e quando usamos ela é normal perdemos estabilidade por conta do ângulo de visão, então qualquer suspirar é um borrão ou uma fotografia bem tremida. 

Leia esses artigos sobre tripé: Como escolher um tripe e Tripé para viagem e dia a dia.

5 – Melhor horário para fotografar a Lua 

Sinceramente… o melhor horário para fotografar a lua será aquele que estiver de acordo com o que você deseja. Por exemplo, se quer fotografar a lua compondo com prédios ou vegetação, opte pelo horário que ela estiver no horizonte, assim ela estará mais baixa. Se quiser ela sozinha, opte por um horário mais tarde. 

Leia também: Como Fotografar a Lua – Parte II (dicas de lentes)

Espero que tenha gostado desse artigo e boa sorte na próxima vez que for fotografar a lua! 

Deixe um comentário com sua experiência, eu adoro ler!=)

 

Recomendo a Leitura:

 
Se inscreva no meu Canal do YouTube:

 

APRENDA MAIS SOBRE CÂMERAS E DESCUBRA A MELHOR PARA VOCÊ

Capa e-book PNGEu criei um Guia definitivo - Tipos de Máquinas Fotográficas(GRATUITO) para facilitar a sua escolha de máquina.

Você vai aprender:

» Qual câmera utilizar para fotografia profissional;

» Analisar as diferenças na hora da compra;

» Entender os diversos modelos de máquinas;

COLOQUE SEU E-MAIL E CLIQUE EM “QUERO RECEBER” PARA TER ACESSO


101 Comments

  1. Aristides

    Com a lente canon 55-250mm eu consigo uma boa foto tb? Pois só disse da 70-200mm…..

    Obrigado.

  2. Luiz Claudio Effgen

    Olá Vanessa, parabéns por mais este artigo, que é ao mesmo tempo simples porém com informações essenciais para o sucesso. Não sou profissional, apenas entusiasta e que lê muito sobre fotografia. Tenho uma T3 e dentre as lentes tenho a que citou, a 75-300. Só me falta o tripé, que só vou comprar quando puder comprar um que eu tenha certeza que não vou me arrepender pois pretendo fazer fotos com longa exposição. A propósito, você sabe se com esta câmera consigo usar a técnica do mirror lockup? juntamente com bulb?
    Abraços e continue mandando dicas, também adoro ler

    • Oi Luiz!

      Obrigada pelo cometário..=)

      Acredito que sua câmera tem essa função sim. Vai no menu e procura por funções personalizadas, está provavelmente em uma das ultimas opções de menu… Lá você tem essa opção de bloquei de espelho(ou algo assim), dá uma olhada no seu manual, porque é uma função que deve aplicar na maquina e lá vai estar te explicando como fazer.

      Espero ter ajudado!

  3. Cesar

    Existem algumas regras consagradas para fazer a configuração da câmera, e para fotografar a lua a regra tem o nome de “moony-11”: coloque a abertura em f/11 e use velocidade de disparo o mais próximo do inverso do ISO, assim se estiver usando ISO 100, a velocidade fica em 1/100 seg.

    Esta regra vale para Lua Cheia. Se for meia-lua (ou seja, você está no primeiro dia do Quarto Minguante ou do Quarto Crescente), usa f/8 (1 stop mais aberto) e, se estiver com 1/4 da Lua a parecendo (mais ou menos 3 dias depois ou antes da Lua Nova), usa f/5.6.

    É uma regrinha prática e não deve ser tomada ao pé da letra, se a foto ficar um pouco clara ou um pouco escura demais, mude o tempo de exposição ou a abertura de acordo.

    • Obrigada Cesar… na verdade na fotografia não existe muito uma regra de equilíbrio para seguir – números certos para cada situação, pois cada lugar e cada clique exige uma exposição e é como falou, tem que pegar a informação e balancear para o que deseja.

      =)

  4. Bruno Carrasco

    Pode ser que o fotógrafo queira diminuir o tempo de abertura para não perder qualidade com isso alto ou perder profundida com grandes aberturas. Nesse caso (vamos lembrar que a Lua está girando em torno da Terra) teríamos um arrasto na foto devido o movimento de translação desse satélite em relação a Terra.
    Isso acontece muitas vezes para fotografias de astros.
    Para evitar esse erro técnico precisamos fazer a câmera acompanhar o movimento relativo da Lua. Na mão é impossível, pode tentar por diversão.. rsrs
    Com esse fim existem bases motorizadas onde montamos o tripé sobre ela e o acompanhamento do movimento relativo da Terra é feito de maneira autônoma.
    No Brasil esses equipamentos normalmente são importados e caros.
    Para quem se interessar em mais detalhes há projetos para astrônomos amadores construírem suas próprias bases com matérias mais baratos. (http://www.bbastrodesigns.com)

    Abraços!

  5. Julia

    Cada dia mais aprendendo com o seu site… vou testar no final de semana…se o céu me ajudar…

  6. As compactas superzoom possui a grande vantagem de tirar fotos da lua… veja um exemplo que eu tirei com uma Nikon P520… detalhe, tirada na mão (Eu tenho tripé, mas nem precisei neste caso) e não esta cropada.

    180mm@1000mm
    F/5.9
    1/60sec
    ISO 100
    Spot

    http://500px.com/photo/76632259/lua-moon-14-07-2014-campinas-sp-brasil-by-fabio-marceniuk?from=user_library

    Para fazer uma equivalente dessa com uma DSLR é preciso de uma tele muito grande e caríssima (claro que a qualidade é indiscutível, mas por uma compacta está ótimo!!)

    • Oi Fábio, para uma super zoom está muito boa mesmo! Parabéns…=)

    • Cesar

      Além de usar uma tele, também é comum o uso de um teleconversor 1,4x ou 2x (Canon). Assim, uma lente de 200mm vai ter o mesmo ângulo de visão de uma de 280mm ou 400mm (não é muita coisa) e uma de 600mm vai ter um ângulo de uma 840mm ou 1200mm (aí já é vantagem).

      Mesmo assim tem que investir em uma teleobjetiva boa (e cara).

  7. Olá,
    Queria deixar a seguinte dica: as luas minguantes e crescentes dão fotos mais bacanas, pois a luz estará incidindo lateralmente, criando sombras nas crateras.
    Parabéns pelo site e pelas dicas!
    []s

    • Obrigada Ramon, são muitos itens para melhorar a fotografia e sua contribuição com certeza irá ajudar muitas pessoas!=)

  8. Luiz

    Valeu Vanessa! Ótimo artigo. Obrigado, também, aos outros que sempre colaboram com informações e dúvidas. Assim, todos aprendemos. Eu tenho uma objetiva 55-200 da Nikkor. Será que dá para fazer?
    Um abraço,
    Luiz

  9. Izamar

    Vanessa, primeiramente congratulações pelo teu brilhante trabalho, levar conhecimento e pequenas dicas para quem quer aprender fotografia, como é o meu caso.
    Vanessa tenha feito comentários, porém não vejo você falar nada sobre eles, será que estou fazendo algo de errado ao direcionar o e-mail para vc,Gostaria de saber algo sobre o que está ocorrendo, eu não sou bom em lidar com internet, talvez esteja cometendo alguma orelhada.Eu tinha um e-mail cadastrado em seu site, era (e-mail ocultado), não existe mais, agora é (e-mail ocultado), talvez esta seja a confusão.
    se puder me responda e me oriente como corigir tal questão.

    grato, izon

    • Olá Izon,

      Eu já respondi diversos comentários seu, agora não vou saber em quais artigos… Normalmente vai um e-mail avisando que respondi…

      Oh eu ocultei seu e-mail por segurança.

  10. Carlinhos

    Oi Vanessa, tudo bem
    Eu tenho uma Nikon d7100 com lente 18-105, e gostaria de saber se existe uma técnica para fazer o foco no live view, da lua por exemplo, eu não consigo, ou eu não sei, ou sera que a lente não suporta, sera a câmera com defeito?

    Parabéns pelo seu trabalho,muito bacana e obrigado pela atenção.

    • Oi Carlinhos, o modo live view não tem segredo, ele só não funciona muito bem com pouca luz com a lente no foco automático.. As dicas para fotografar são as que estão no artigo… inclusive tem uma falando disso…

      Para saber se é um defeito preciso de mais detalhes e mesmo assim posso não saber se é, ok? De longe é difícil de avaliar..rsrs

  11. Izamar

    VALEU VANESSA, CREIO QUE AGORA ESTAMOS EM CONTATO.SEMPRE QUE POSSÍVEL ME COMUNICAREI COM VOCÊ, POIS APRENDO MUITO MESMO.
    GRATO POR TUDO.

    IZON

  12. Elanor

    Oi Vanessa, estou com uma duvida, sou iniciante na fotografia, tenho uma nikon D5300 e estou em duvida em comprar uma lente 55-200 ou 55-300, gostaria de fotografar a lua e tambem utiliza-la em viagens, não sei se a 55-300 tem efeitos de aberrações ou falta de nitidez.
    Obrigada

    • Oi Elanor, acho que pode investir em uma 75-300mm. Ela tem menos nitidez que uma 70-200mm, mas é uma boa lente. Você pode colocar mais nitidez e arrumar a aberração nos programas de edição.

      =)

  13. Fotografar a lua antes do céu ficar escuro também da ótimos resultados e pode-se usar tempos de exposição menores, evitando borrões.

  14. Francisco valdevino sobrinho

    Em primeiro lugar gostaria de agradecer pelas as dicas, em segundo gostaria que tirasse uma duvida minha, bom eu li em alguns lugares que a lente 75-300mm era muito ruim pior que a 55-250mm é verdade?
    estou comprando um T5 que vem a 18-55 e a 75-300mm por 1500, ah ele é amigo por isso fez por esse valor vale a pena comprar?

    • Oi Francisco!

      Eu prefiro a 75-300mm, acho a qualidade e textura que trás para a imagem melhor. =)

  15. Andre Chaves

    Vanessa muito obrigado pelas dicas, li hoje pela primeira vez, adoro fotografar a lua, o sol e o mar tenho várias fotos, ainda não tive condições de fazer um curso, por isso fico buscando dicas. Quando viajo a trabalho estou sempre com a minha câmera capturando lindas imagens que com certeza ficarão muito melhores com suas dicas. Obrigado!!!

    • Oi Andre!

      Obrigada! É muito bom saber que estou te ajudando! =)

      Te desejo cliques maravilhosos!

  16. Andre Chaves

    Vanessa você tem alguma dica pra fotografar raios, acho muito lindo, mas muito rápido, como comecei a ver suas dicas hoje não sei se você já falou sobre isso. Obrigado

    • Oi André.

      Não é difícil fotografar raios, você precisará ter paciência e um disparador…rs…

      Vou providenciar um artigo sobre a fotografia de raios! Obrigada pela dica. =)

    • Como a Vanessa disse, fotografar raios não é difícil… Basta ter um pouco de paciência e sorte. 🙂

      Aqui está a minha “receita”:

      1) coloque a câmera em um tripé e aponte-a para onde você acha que está caindo mais raios; uma grande angular pode ser uma boa pedida!

      2) coloque o disparador para o modo timer de 2 segundos.

      3) ajuste o tempo para 30 segundos.

      4) ajuste o ISO e o diafragma para que o fotômetro marque -1.

      5) dispare a câmera e reze para que caia um ou mais raios enquanto o obturador estiver aberto; repita este passo quantas vezes forem necessárias… 😉

      Você pode encontrar algumas fotos de raios feitas com esta “receita” na minha página do 500px: https://500px.com/RamonChiara

      Espero ter ajudado…

  17. Fátima Fusca

    Quando colocamos a máquina no tripé tem que desligar o VR ????

    • Sim, Fátima! =)

    • Cesar

      Regra geral é bom desligar a estabilização de imagem. Mas é bom dar uma espiada no manual.

      O manual em português da Canon T5i, por exemplo, tem, na página 41, que trata do uso de lentes com estabilização de imagem (IS na Canon, VR na Nikon), a informação que “Se utilizar um tripé, pode captar imagens com o interruptor IS na posição ON, sem qualquer problema. No entanto, para poupar bateria, deve colocar o interruptor IS na posição OFF”.

      Reza a lenda que existem câmeras que detectam quando estão sobre uma base sólida e imóvel e automagicamente desligam a estabilização de imagem.

  18. Josiele

    Quero comprar uma maquina para uso domestico, me falaram que a nikon d3200 e muito boa….o que vc acha?

  19. Andre Chaves

    Valeu Ramon e Vanessa obrigado pelas dicas. Sou fotógrafo amador e suas dicas vão ajudar bastante, adoro fotografar. Obrigado!!!

  20. Fátima Fusca

    Ok. Vou verificar no manual da Nikon se tem algo falando sobre isso.
    Muito obrigada.

  21. Andresa

    Quero fotografar a Lua Cheia nascendo do Horizonte, pois moro na praia mas tenho uma duvida… A lua cheia sempre surge assim… ? Do Horizonte? E quantos dias dura esse espetáculo? Obrigada e espero mesmo que alguem me responda..kkkk

    • Oi, Andressa, não sou especialista em lua, mas acho que o google é.

      =)

    • Cesar

      Andresa, a fase da Lua muda de cheia para nova em duas semanas, praticamente. Então, Lua Cheia, mesmo, só exatamente no dia da Lua Cheia. Se você ficar espiando a Lua nascer, você vai notar que…

      …vamos ver o que você nota.

      😀

  22. Luiz Francisco Fecci Rosa

    Oi, Vanessa, aproveitando o assunto e a visualização da conjunção planetária entre Vênus e Júpiter, envio um link de dicas de como fotografas esses planetas que achei na internet:
    http://www.apolo11.com/spacenews.php?titulo=Conjuncao_Venus-Jupiter_Dicas_para_fotografar_o_show_celeste&posic=dat_20150630-105321.inc
    Um grande abraço

  23. cintia

    Oi Vanessa, tudo bem?
    Muito boa sua ajuda!

    Vi que vc falou da lente 55-250… tenho uma Canon EOS T3, faço fotos apenas por hobby! Adoro…
    E vou viajar para o atacama e deserto uyuni.. e quero comprar uma lente… vi que essa é boa, e o preço tb… vou comprar um tripé (já li seus artigos sobre tb!).
    Oq vc acha de eu comprar essa lente? tb quero fotografar pessoas na bolivia e o deserto sob as luzes das estrelas 😉

    o que vc acha?

    Obrigada!

    • Oi, Cintia.

      Essa lente é tele, é bem legal, mas é importante que leve uma lente mais angular também, para fazer os enquadramentos abertos.

      =)

    • Cesar

      A dica da Vanessa vai no alvo, a meu ver. Uma paisagem como o deserto Uyuni pede uma lente grande-angular.

      Uma sugestão é procurar fotos deste deserto no Flickr (ou mesmo com o Google Imagens) e ver que tipo de lente foi usada, pelo menos para as fotos que você gostar mais.

      Pesquisa por Uyuni no Flickr: https://www.flickr.com/search/?q=uyuni

      Só não esquece que tua câmera é cropada. Precisa de uma 20mm na sua cropada para ter aproximadamente o mesmo ângulo de visão de uma 35mm na fullframe.

  24. reinaldo moura

    Cara Vanessa Alves, estou iniciando a caminhada rumo a fotografia como um hoby,porem quero qualidade e novos horizontes. tive a grata surpresa de encontrar seu site que ja de cara respondeu varias perguntas e tirou muitas duvidas , dignas de um iniciante.Me identifiquei com sua colocações e me torno a partir de agora seu dicipulo,estarei sempre lendo seus artigo se quando estiver no nivel desejado,conversaremos mais …comprei uma d5500 da Nikon que vem com a lente 18-55 mm, e pensei em comprar a lente AF-S DX NIKKOR
    18-140mm f/3.5-5.6G ED VR, com o intuito de fotografar a noite, principalmente a lua, o que você me diz?( li seu artigo sobre fotografar a lua).

    • Oi, Reinaldo! Muito obrigada e bem vindo! É um prazer te ter aqui no site! =)))

      Essa lente é interessante, mas se você quiser enquadrar melhor e ter maior nitidez, acho que a 70-300mm pode te atender melhor. A Sigma e a Tamron também estão com boas lentes desses ângulos.

      =)

  25. Alex Sander

    Vanessa, como se pode fazer uma foto como essa que abre a seguinte reportagem:

    Que tipo de lente e configurações? Ou é montagem?

  26. Alex Sander

    Ué, não apareceu o link da reportagem? Links não são permitidos aqui? E também não dá pra postar imagens?
    A foto de que eu falei mostra uma lua que parece gigantesca atrás de um casal. Não parece montagem porque a lua está fora de foco e só aparece a silhueta do casal. Ou seja, a medição da luz foi feita na lua e não nas pessoas.

    • Oi, Alex!

      Links são permitidos sim. =)

      Não vi a fotografia, mas oh, nos programas de edição é facilzinho desfocar o fundo. =)

  27. Pietra

    Eu tinha uma câmera Nikon P510 com o zoom 42X, no caso não era Dslr; conseguia registrar fotos da lua excelentes porem nunca conseguir registrar como na primeira foto que voce mostrou. Para conseguir a qualidade da lua só tendo foco total nela, tens alguma dica para conseguir a outra forma?
    Parabéns pelo site e pelas ótimas dicas.

    • Oi, Pietra, talvez você precise ajustá-la manualmente, para ter mais foco e tal…

      =)

    • Cesar

      Baita câmera, tem íris de verdade, com seis lâminas, dá para colocar em abertura f/11, por exemplo, e ela vai ficar na abertura f/11. E ela tem foco manual. Com um tripé, deve ficar fácil focar na Lua…

  28. Jean

    Com uma canon sx510 eu consigo boas fotos da lua?

  29. ola gosto do seu site acho-o muito interessante.
    gostava de saber como se pode fazer paning com pessoas a andar e o fundo com o efeito de paning.
    obrigado

    • Oi, Torres! Obrigada!

      Explicação rápida (fotografia panning):

      Baixe o obturador (teste alguns para chegar no efeito que deseja) e acompanhe a pessoa andado com a câmera. =)

  30. Gutemberg

    Olá Vanessa.
    Não sou fotógrafo e não tenho uma boa câmera, pelo menos eu acho que devo adquirir uma bem melhor, mas sou muito curioso. Como o assunto é lua, tirei uma foto dela estes dias só que minha câmera é uma Nikon L820 com sua lente 4.0 – 120mm 1:3.0 – 5.8
    Não usei tripe. Foi no punho mesmo. O resultado coloquei no meu facebook (Gutemberg Santana. Mas vou procurar melhorar, ainda mais agora que conheci seu trabalho.

  31. DJALMA PINHEIRO

    Vanessa.
    Algumas vezes fiz fotos da lua, inclusive a “lua de sangue”, porém, sempre tiver a dificuldade de conseguir uma foto da lua sem o excesso de brilho quando em meio a um cenário, como, p.ex., em meio a galhos de árvores, numa praia. Quando a luz sai com um brilho ideal o resto sai escuro demais e vice-versa. Consertar depois no PhotoShop não dá bom resultado. tem alguma dica?

    • Oi, Djalma!

      Isso é normal, acho que se aplicar a fotografia HDR poderá ter bons resultados.

      Fotografar em RAW também faz muito a diferença na hora de editar e dar uma forçada onde queremos mais “luminosidade” ou diferença de tons. =)

  32. Olá Vanessa.

    Eu tenho uma Nikon D 3200 e estou a pensar comprar uma teleobjectiva para fotografar a lua, contudo como sou estudante a mais acessível pra mim é a Nikon AF 55-200 f4-5.6g vrII. Consegue-me dizer como ficaria e qual seria a qualidade de uma foto com a lua usando essa lente?

    Obrigado pela atenção
    Cumprimentos
    Elin Lea

  33. Luiz Gomes

    Boa Tarde !
    Gostaria de saber mais sobre fotos panorâmicas.
    Obrigado.
    Luiz Gomes

  34. Bia

    Com uma Coolpix P510 consegui esse resultado, em 2012.
    http://data.whicdn.com/images/228944353/large.jpg Depois já tentei outras vezes e não consigo nada tão bom…
    1/500, f/5.9, ISO 800 distância focal de 180mm

  35. Sharon

    Oi eu queria tirar fotos da lua tb eu acabei de comprar uma t5 so por hoppy mesmo as fotos com ela fica boa..

  36. Alexandre Oliveira

    Vanessa, tudo bem!
    lento o artigo observei que falou da lente 75-300, estou para compra, mais vendo alguns videos sobre a lente, ela possui estabilizador de imagem? qual a melhor definição sobre a lente 75-300…abraço,

    • Oi, Alexandre, se eu não me engano ela não tem. Mas tudo bem não ter, os ajustes que irá fazer para a foto são mais importante do que o estabilizador. Se fosse uma lente a cima de 300mm, dai eu recomendaria com, mas não é o caso. =)

  37. Eradi

    Valeu Vanessa,mais uma dica importante para todos nós que te acompanhamos,assim ficaremos muito bons com suas dicas.grande abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *