Como dirigir o modelo - fotografia dicas (6)Como dirigir o modelo 

Esse artigo é sobre como dirigir o modelo em um ensaio fotográfico. Dirigir um ensaio é muito além de posicionar o modelo no ponto correto de luz e mostrar a pose que deve fazer. Dirigir o ensaio está ligado ao que você transmite para o modelo para alcançar o que deseja.

Vou te ensinar como eu interajo quando estou fotografando uma pessoa comum ou um modelo sem tanta experiência. Por que estou fazendo essa diferenciação? Porque os modelos profissionais estão acostumados com o ritmo do estúdio e podemos ser mais diretos com eles. 

Para quem gosta de fotografar retratos e pessoas, é de extrema importância que saiba como dirigir um modelo durante o ensaio fotográfico, pois não adianta nada você ter uma câmera boa, saber todas as técnicas de luz, de profundidade, de temperatura, de composição, de direção de arte, se não souber como dirigir o modelo. Sabe o porquê? Porque se não dirigi-lo bem, ele irá ficar travado durante o ensaio, e isso transparece na fotografia. 

Antes de ler: No artigo vou tratar a pessoa que está sendo fotografada como modelo, mas nesse caso trata-se do assunto fotográfico, aquela pessoa sem experiência nenhuma, e não um modelo de capa de revista, ok? =) 

As dicas são tanto para ensaios fotográficos interno em estúdio quanto em externa. 

Como dirigir o modelo - fotografia dicas (4)

Durante o ensaio fotográfico – Dirigindo o modelo fotográfico

1° Dica de Fotografia: Conheça o modelo

Se for uma pessoa que quer um book, um retrato ou um ensaio especifico, ela virá provavelmente até você para conhecer seu trabalho e saber como tudo funciona. Aproveite para conhecer a pessoa, faça perguntas, seja simpático e deixe-a à vontade com você, claro, que sendo bem profissional,  isso irá fazer muita diferença no dia do ensaio.

2° Dica de Fotografia: Deixe-os tranquilos 

Normalmente o modelo não está habituado a um estúdio fotográfico ou a ser fotografado, então provavelmente a pessoa estará um pouco tensa. Eu normalmente mostro todo o estúdio, apresento minha equipe e explico como será. Ex: “Você irá ficar ali, nós vamos fazer assim e assim, será demais”. Sempre com muito alto astral, esse é um momento especial para a pessoa e parte do nosso trabalho é fazer com que esse momento seja uma lembrança boa (isso é o que eu penso). 

3° Dica de Fotografia:  Posso encostar em você? 

Durante o ensaio pode ser necessário que você ajeite o cabelo ou algo no modelo, pergunte sempre antes de começar se você pode tocar no modelo, explique que talvez precise para ajeitar algo. 

Quando for ajeitar, diga sempre antes “Preciso ajeitar isso, licença” e ajeite. É simples. 

Se a modelo for mulher: Eu sou mulher, então isso é muito mais tranquilo pra mim. Se você for homem, é sempre bom ter uma mulher na sua equipe, pois se a pessoa ficar um pouco incomodada ou o marido não gostar muito, a sua assistente pode te ajudar nisso.  Mas mesmo assim, homens, não tenham medo de perguntar e sempre mantenham uma postura profissional, tenho muitos amigos fotógrafos e eles não tem muito problema ao ajeitar algo na modelo, a postura do fotógrafo conta muito. 

Como dirigir o modelo - fotografia dicas (7)4° Dica de Fotografia: Coloque música de fundo 

Algo que gosto de fazer, e que sei que alguns fotógrafos concordam comigo, é colocar uma música que todos gostem durante o ensaio fotográfico, e não uma música que o modelo goste ou que ele escolheu, isso só ajuda a distrai-lo.  Se o modelo quiser muito escutar suas músicas, coloque antes de começar o ensaio fotográfico, mas avise que durante irá tocar outras músicas, explique o porquê.  

5 – Não fique em silêncio durante o ensaio 

Converse com o modelo durante os cliques, diga que está ficando ótimo e mostre as poses que deseja. Sempre que pedir algo como “Coloque seu rosto mais para esquerda”, diga em seguida “Essa luz ficou ótima”, “Ficou muito bonito” ou algo parecido. Elogie e deixe a pessoa cada vez mais à vontade. 

Como dirigir o modelo - fotografia dicas (8)Diga o que está fazendo: “Estou colocando essa luz mais para cá, pois irá dar um ótimo contorno” . Mesmo que a pessoa não entenda o que está dizendo, ela irá saber que está tudo bem.  Se ela ficar te vendo arrumando luz, pedindo coisas para os assistentes, ela irá pensar que tem algo de errado, e irá ficar tensa, te garanto isso. Por isso, explique numa boa, ela irá pensar “Legal, ele está mexendo para deixar melhor”. O objetivo é fazer com que a pessoa se sinta familiarizada com a câmera e com a luz. 

Essas foram algumas dicas de como dirigir o modelo durante um ensaio fotográfico. Existem muitas outras dicas e maneiras de direcionar o modelo para o que deseja, mas tenho certeza que essas dicas já irão te ajudar no seu próximo ensaio fotográfico. 

Deixe um comentário contando sua experiência ou dúvida, é muito boa a nossa troca de ideias e conhecimento. 

 

Recomendo a leitura 

 
Se inscreva no meu Canal do YouTube:

 

APRENDA MAIS SOBRE CÂMERAS E DESCUBRA A MELHOR PARA VOCÊ

Capa e-book PNGEu criei um Guia definitivo - Tipos de Máquinas Fotográficas(GRATUITO) para facilitar a sua escolha de máquina.

Você vai aprender:

» Qual câmera utilizar para fotografia profissional;

» Analisar as diferenças na hora da compra;

» Entender os diversos modelos de máquinas;

COLOQUE SEU E-MAIL E CLIQUE EM “QUERO RECEBER” PARA TER ACESSO


66 Comments

  1. LUCIANA ARAUJO

    Nossa!!essas dicas me salvaram!!estou começando agora…então é normal as dúvidas.Amei as dicas!!Estarei sempre aqui com vcs!!

    • Oi, Luciana!

      Uhuuuuu que demais! Amei saber disso!

      Boa sorte e bem vinda ao mundo dos cliques mágicos.=)

    • Mari

      Adoro as suas dicas elas são muito boas.
      Sorte a minha encontrar alguém que faça esse trabalho
      maravilhoso que você faz, essas dicas são de grande ajuda pra todos nos iniciantes na fotografia. Obrigada 😉

      • Oi, Mari! Uhuuuuu muito obrigada, fico muitoooo feliz em ajudar vocês!

        É dividindo que se multiplica!

  2. Ana Maria

    Olá. Vanessa Alves !!! Suas dicas são excelentes !! Obrigada !!!!!

  3. Gervasio Matumoto

    Muito boas as dicas, parabéns… uma coisa que eu acrescentaria e que eu acredito muito, é a empatia entre o fotógrafo(a) e o(a) modelo, tem coisas que contagiam, então trabalhar com um sorriso no rosto com ctz irá influenciar a pessoa fotografada… falar algo engraçado tbem pode ajudar a descontrair e criar aquele belo sorriso espontâneo na pessoa fotografada.

    • Oi, Gervasio!

      Disse tudo, sorriso no rosto, animo e aquela brincadeira saudável pode render muito no ensaio.

      Obrigada por dividir seu conhecimento conosco. =))

  4. Renata

    Excelente!! Sou iniciante e sinto muita dificuldade em pedir o que quero ao fotografado! Adorei as dicas!

  5. Levisson

    Vanessa, muito obrigado viu, vc sempre ótima com suas dicas, que bom que nos ajuda, excelente seu trabalho meu bem.
    muito obrigado mesmo!!!

  6. Jônatas Menezes

    Muito bom e útil, gosto de todos os seus artigos 🙂

  7. VALTER

    SHOWWW parabéns muito obrigado pela dica.

  8. Rose Antonelli

    Adorei, principalmente a coisa da música de fundo, e a frase mágica de “posso encostar em você”. Muito bacana!

    • Oi, Rose! Obrigada!

      Legal a dica, né? Faz muito a diferença durante o ensaio! =)

  9. Leily Ahimed

    Dicas simples e extremamentes uteis! <3

  10. Viviane

    Estou iniciando no ramo também, e encontrei você 😀
    Que delícia! Muito bom ter uma profissional, e amiga, sem mesmo conhecer quem está do outro lado.
    Parabéns pelo seu empenho e abertura.

    • Oi, Viviane!

      Seja bem vinda ao mundo dos cliques mágicos! Tento compartilhar os poucos um pouco do que eu sei, fico feliz que esteja gostando do site!

      =)))

  11. Fabio Perrotta

    Dicas simples e certeiras, sem enrolação. Direta no ponto. Parabéns, Vanessa!!!

    • Oi, Fábio! Obrigada!

      São simples e praticas. Tem muitas outras dicas para um bom ensaio, vou ir postando aos poucos!

      Adorei escrever esse artigo!=)

  12. Ariany

    ótimo!
    Acredito que é de extrema importância a música, porque faz com que o modelo relaxe e se solte. E é claro que a simpatia do fotografo conta muito para deixar a pessoa mais a vontade.
    Super amei as dicas. <3

  13. Sérgio

    Parabéns Vanessa, estou iniciando na fotografia e quero me especializar em fotografar modelos.
    Gosto muito da sua linguagem. Já li quase todos os tópicos aqui.
    Se você tiver algum curso online pra indicar, lhe agradeço.

    • Oi, Sergio!

      Muito obrigada, fico muito feliz. =))))

      Eu tenho um curso online, abro inscrições algumas vezes ao ano. Se você baixou o meu e-book, estará cadastrado na minha lista, e receberá um e-mail meu informando quando abrir inscrições, se não tiver é só se cadastrar.

  14. Anderson Ribeiro

    Li em algum lugar que uma boa maneira de dirigir poses é usar uma linguagem menos técnica. Por exemplo, ao invés de dizer para a pessoa sorrir, pedir para ela lembrar de alguma coisa que ela ache agradável. E então esperar o momento certo para encontrar a foto mais espontânea. Não sei se me fiz entender.

    • Oi, Anderson!

      Está correto, quanto mais deixar a pessoa tranquila, mas irá render o ensaio. =)

  15. Cesar

    Vanessa, que tipo de proposta um fotógrafo amador pode fazer para uma modelo profissional para sair algum negócio? Eu entendo que o ganha-pão do modelo é ser modelo, e assim como fotógrafo não gosta (não deve) de trabalhar de graça, imagino que modelo também não.

    Além do mais, acho que não sai trabalho bonito sem alguma produção: maquiagem, cabelo, e roupas.

    E onde encontrar modelos em cidades do interior? Alguma ideia? Onde eles se reúnem antes da migração anual? Redes sociais?

    • Oi, Cesar!

      Muito boa a sua pergunta. É muito difícil uma modelo profissional não cobrar para ser fotografada. Ela aceita se for muito sua amiga ou se você fizer uma proposta muito boa. Por exemplo: Fazer um ensaio muito legal e dar todas as fotos tratadas para ela ou em DVD ou em forma de portfólio dela como modelo. Mas acredito que modelos no inicio aceitem essa proposta, pois é vantajoso para ela.

      Maquiador, cabeleireiro e figurinista, talvez consiga da mesma forma, dando as fotografias para eles terem como portfólio em DVD.

      As modelos normalmente estão atreladas a alguma agencia de casting. São nessas agencias que os anunciante procuram.

      Procura na internet alguma agencia na sua cidade, descubra as meninas e entre em contato direto com elas, se passar pela agencia, terá que pagar.

      Depois me conta! =)

      • Cesar

        Você tem alguma ideia de preço?

        • Preço de modelo? Cesar, depende muito, muito mesmo. Geralmente é muito caro, pois fazemos o ensaio com algum objetivo especifico. Ex: Campanha x,y e z que será veiculada em x mídias, então é caro. Agora para portfólio, já não sei muito bem. Acho que vale tentar falar direto com a modelo.

          =)

  16. Mércia Ligia Aparecida Pieroni

    Eu amo tirar fotos de retratos e fazer books e não sabia dirigir, mas agora de tanto treino eu percebi, mas mesmo assim sento dificuldade porque como faço por hobby as amigas querem a mesma pose e nem sempre aceitam a opinião da fotógrafa em questão. As fotos saem sempre igual às vezes. A música é uma ótima dica. Beijos

    • Oi, Mércia!

      Sei bem como é, elas não te veem mais como uma amiga do que como a fotógrafa. Acho que precisa se colocar um pouco, e um jeito e fazer o que elas querem e depois do seu jeito e na hora mostrar a diferença, o seu jeito sempre estará melhor. =)

  17. Patricia

    Vanessa, esse é o melhor site de todos… vc ajuda muito!!!

    Parabéns pelo trabalho…

  18. MACKENZEE

    OLÁ VANESSA:
    SOU MUITO TÍMIDO, NÃO SOU MUITO DESENROLADO EM POSICIONAR AS PESSOAS, NO ENTANTO MINHA ESPOSA JOGA DURO, EXTROVERTIDA DEIXA TODO MUNDO À VONTADE.
    SÓ QUE NÃO GOSTA DE ME AJUDAR, O QUE POSSO FAZER PARA CONVENCE-LA?

    • Oi, Mackenzee!

      Que dificil.. Acho que a melhor solução é contratá-la ($$) como sua assistente. =)

  19. Estou a um tempinho sentada no meu quarto lendo um monte de posts seu e fico maravilhada a cada um que leio. Fiquei até com vontade de fazer um book contigo !!!!!

    • Oi, Thaisa! hahahaha que demais! Bora fazer um book! =)

      Muito obrigada! Aproveite bem o site e bem vinda ao mundo dos cliques mágicos!

  20. Polyana

    Obrigada por compartilhar as dicas. São pontos importantes para quem faz da fotografia uma paixão ou profissão.

    • Oi, Polyana!

      Muito obrigada, de verdade! Fico muito feliz em saber que minha experiencia ajuda tantas pessoas. =)

      Sucesso para nós!

  21. Eu agradeço muito por existir a “fotografiadicas” que na verdade é minha referência no ramo da fotografia aprendo com facilidade e ainda fico por dentro das novidades no meio fotográfico. exemplo estava pensando em trocar a minha máquina Canon 60D que a tenho por 3 anos e assistindo o vídeo sobre a Canon 80D fiquei bem impressionado. a lente que eu tenho é 18×135 é melhor comprar só o corpo da Canon 80D ou o kit completo?

    • Oi, Cláudio! Uhuuu que bom que gosta do site e que me acompanha! =))) Muito obrigada!

      Se você só faz fotos, continue com a lente que tem. Se já muitos vídeos (só se for muito mesmo), compensa a compra do novo modelo de lente. =)

  22. Obrigada.

  23. Wagner

    Olá Vanessa, quais dicas vc da pra fotografar em uma igreja, como devo me comportar , nossa são tantas perguntas, obrigado pela sua atenção.

    • Oi, Wagner! Sua pergunta vale um artigo, vou pensar em algo.

      Enquanto isso, recomendo que se cadastre na minha área vip, pois lá tem videos artigos que irá gostar. Se cadastre aqui.

  24. Robson Silva

    Gostei muito das dicas, confesso que cheguei aqui por acaso, pois estava buscando informação sobre flash, porém, gostei do título e comecei a ler. Parabéns e obrigado por compartilhar seus conhecimentos.
    PS. Voltarei mais vezes (rsrs).

  25. Jucimar

    Ual, que dicas excelentes, gosto de ler todos os seus artigos e vc tem um jeito de explicar tudo tao simples e isso transmite tranquilidade para nós que etamos começando e cheios de dúvidas. Vlw por todo seu trabalho. Mais… (rsrsrs), tenho uma grande dúvida que nao que calar: vc citou equipe e ajudantes, etc, durante os ensaios, mais e como fica se o fotografo trabalha sozinho, pois quero faze ensaios, sou homem e nem sempre as modelos querem ser ajeitadas por um fotografO???
    Obrigado e ate logo!!!
    Att.

    • Oi, Jucimar! Uhuuu muito obrigada! =)

      Dá para fazer sozinho também. Avise a pessoa que será fotografada que talvez terá que ajeitá-la e pergunte se pode. Tem pessoas que sabem elas mesma se ajeitarem, você pede e elas fazem, dai só ajeite se for necessário mesmo.

      Quando é modelo, ela está bem acostumada a ser arrumada e também sabe se ajeitar.

      Se você for bem tranquilo e serio, não terá problema. =)

  26. sirio josé da silva

    valeu muito obrigado sempre e bom houvi coisa diferente e experiencia novas

  27. Bianca

    Olá boa tarde amei suas dicas, sou “iniciante” vivo pesquisando pesquisando e pesquisando mas nunca fiz ensaio, mas tenho uma amiga que quer por que quer que eu faço o ensaio pré casamento dela tenho apenas uma câmera semi pro, vc poderia me acocelhar oq devo fazer nessa situação ? desde já agradeço pela oportunidade! !

    • Oi, Bianca! Muito obrigada!

      Recomendo que comece lendo o meu e-book, baixe aqui, leia também os artigos que recomendo no final do E-book.

  28. Cristiane

    Show… mais um artigo top para o início dessa carreira tão bacana.

    Obrigada Vanessa!

  29. Rosana Sérgio

    Vanessa,
    Muito grata pelas dicas! Sou nova no ramo e amei saber dessas informações que com certeza me ajudarão nos ensaios.

    Abs.

    • Oi, Rosana! Uhuu que bom, muito obrigada, fico muito feliz em te ajudar!

      Te desejo excelentes cliques e muito sucesso. =)

  30. Teatino Junior

    Como sempre, mais um artigo para agregar à nossa vontade de entrar neste maravilhoso mundo da fotografia!!! Muito obrigado!!!

  31. JONAS DUARTE DA SILVA

    Oi, Vanessa, muito obrigado pelas dicas, maravilhosas dadas por você, eu simplesmente adorei, ótmas dicas fazem toda diferência em nossas vidas, valeu mesmo amiga, e eu quero maisssssssssssssssss…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *