Fotografia diferente do LCD da câmera para o monitor - Fotografia Dicas 2Fotografias diferentes do LCD da câmera para o monitor – Como resolver 

Você já deve ter percebido que muitas vezes a fotografia que está vendo no LCD da sua máquina não é igual ao que você vê no monitor. Um problema bem comum de acontecer é: Você  fotografar e olhar no LCD e ver que a exposição está corretíssima, tudo bem equilibrado e bonita (foto linda, mesmo), mas ao passar pro computador e ver no monitor, ela está mais escura ou clara do que na hora que fotografou.  Existem alguns motivos para isso acontecer e são bem fáceis de resolver. 

Tenha em mente que o LCD da sua câmera nunca vai mostrar a fotografia exatamente como ela é, ele te fornece uma boa referência da fotografia, porém nós podemos deixar ela bem próxima do real.

O problema pode estar no brilho do LCD da câmera ou no monitor.

As dicas de fotografia abaixo servem para todos os tipos de máquinas fotográficas.

Brilho do LCD 

Vamos supor que se está fotografando em um ambiente interno com luz média. No LCD da sua câmera a fotografia está com a exposição correta, mas ao passar pro computador você percebe que ela está escura.

O que terá que fazer é checar o brilho do LCD da sua máquina fotográfica, pois ele pode estar muito alto para aquela iluminação do ambiente, e por isso, te passará a informação errada.

Alguns modelos de câmera oferecem uma opção de ajuste de brilho automático e manual e outros somente de manual. O automático para algumas situações é bom, mas com o manual você tem melhor controle sobre a referência emitida.

Depois de fazer alguns testes, cheguei a conclusão de que -2 de brilho em ambiente interno com baixa luz é bem parecido com o real. Já em situação com muita luz, como a do sol, eu aumento o brilho, até porque se eu não aumentá-lo, não vou ver muita informação no LCD da câmera, então acabo aumentando no olho mesmo, não tenho um número exato.

A melhor técnica para conferir a exposição (saber se a foto está muito clara ou escura) da fotografia é utilizar o histograma. No começo ele pode parecer complicado, mas não é, ele te fornece uma real visualização da exposição.

Outro ponto para salientar sobre a exposição é que com o tempo você vai acostumando o seu olhar e automaticamente já terá uma ideia de como realmente está.

Fotografia diferente do LCD da câmera para o monitor - Fotografia Dicas

Calibre o Monitor – Notebook e Desktop

Se você checou o brilho do LCD da sua câmera e mesmo assim a fotografia está diferente no seu computador, isso pode significar que a calibração do monitor está ruim. Seu monitor pode estar com o brilho e as cores alteradas.

Existem muitas técnicas, softwares e aparelhos para ajudar a calibrar o monitor, mas nem sempre para um usuário comum é necessário ter tudo isso para ajustar as cores ou chegar bem próximo do real da fotografia. Hoje em dia, a grande parte dos monitores vem com uma boa calibração, então fique tranquilo que vai dá certo.

Eu não sou nenhuma super técnica em informática, eu sou uma fotógrafa que aprendeu algumas técnicas para calibrar o monitor. Eu tenho um aparelho que me ajuda a calibrar (aparelho: Datacolor Spyder), mas já passei por situações que não estava com ele, então tive que aprender a me virar. Vou passar um passo a passo para te ajudar:

1 – Confira os programas que sua placa de vídeo instalou no seu computador. Às vezes, existem dois ou três programas rodando e você precisa saber qual que está controlando realmente a calibração. Recomendo que desabilite os outros e deixe somente um.

2 – Você pode calibrar seu monitor através do software do fabricante do monitor ou se você usa Windows, normalmente o programa nativo dele funciona bem. Veja qual prefere e utilize ele para calibrar.

3 – Após escolher o programa, defina a configuração para “Restaurar padrões de fábrica”.

4 – Faça a calibração seguindo os passos que o programinha irá te passar.

Atenção: Existem alguns programas free na internet, se achar algum e quiser ajustar seu monitor com ele, você só tem que tomar cuidado na hora de mexer com as cores, é bem difícil acertar.

Alguns fotógrafos levam seus monitores nos locais onde mandam imprimir as fotografias e o calibram de acordo com o do local, assim não tem muita chance de dar errado. Não são todos locais que topam isso, mas eles querem o cliente satisfeitos, vale a pena pedir.

Dica de fotografia importante: Manter as cores de visualização corretas é importante para não ter erros na hora de mandar imprimir ou disponibilizar em algum local. Já pensou, você achando que a fotografia está amarelada e descobre que ela está mais esverdeada? É bem ruim…

Espero ter te ajudado com essa questão que tanto recebi perguntas aqui no site:

“Fotografias diferentes do LCD da câmera para o monitor” – Enfim, resolvido!

Deixe um comentário, adoro essa interação, pois todos aprendemos cada vez mais. =)

Compartilhe a pagina:

20 Comments

  1. Di Quintino

    Olá, sempre acompanho aqui mas nunca digo nada.

    Uma contribuição (acredito que interessante)

    http://www.xrite.com/online-color-test-challenge

    Desafio de calibragem de monitor online 🙂

  2. Fernando

    Oi Vanessa.
    Mais um artigo útil… Nesse final de semana já vou conferir isso ai..

    Obrigado.

  3. Daniel

    Vanessa, você não vai acreditar…

    Eu estava justamente com esse problema do LCD da câmera.. Não estava entendendo o que estava ocorrendo…

    Valeu, querida!

  4. João Eduardo

    Obrigado!

  5. Janaina Souza

    Vanessa!

    Você é a melhor…Sempre com boas dicas de fotografia…

  6. Felipa

    Oi Vanessa… sou nova aqui no site…. já li quase tudo…você não tem ideia de como me ajudou..

    Vou testar a dica do monitor, se bem que acho que o meu monitor é bem ruim… tomara que dê certo….

    Não sei nem como te agradecer….

    • Oi Felipa,

      Fico feliz que esteja gostando e aproveitando o site!

      É possível ajustar a maior parte dos monitores, vou torcer por você =)

  7. Cesar

    É o meu receio maior para fazer edição de fotos, de escurecer ou clarear uma foto que já está boa. Usar o histograma serve para o caso geral, mas se você vai fazer uma foto high-key ou low-key, vai acabar estragando a imagem, já que o histograma deste tipo de foto é diferente do caso normal…

    • Sim, Cesar, você tem toda razão, mas dai você sabe que ele estará mais para lá ou para cá! É igual quando estamos acompanhado o fotometro interno da câmera e sabemos que ela está medindo o que não desejamos, e então compensamos a exposição.

      =)

  8. Alexandre Caique

    Olá Vanessa, estou adorando seu site, muito mesmo. Parabéns. E essa dica foi muito importante, pois percebi isso, as fotografias da câmera saiam bem ‘perfeitas’, mas quando passava para o computador dava uma diferença danada.. Vou seguir esse tutorial 🙂 .. E priore tenho uma super-zoom, mas estou gostando bastante, tenho praticado no modo manual e pretendo comprar uma DSLR de entrada 🙂

    • Oi Alexandre!

      Obrigada! Que bom que o artigo te ajudou, é importante estarmos atentos a esses ajustes. =)

  9. Crislayne

    Vanessa, amei a dica!!!
    Amanhã já vou checar isso tudo.
    Obrigada mesmo!!!

  10. Ana

    Oi Vanessa, queria saber por favor se você tem uma dica de monitor bom para edição de imagens, queria comprar um. Obrigada!

    • Oi, Ana! Na verdade aqui no Brasil não tem muito monitor especifico para edição. Procure um da OAC ou Samsung, normalmente são muito bons. =)