Canon ou Nikon, qual é a mais usada - Fotografia Dicas

Canon ou Nikon, qual é a preferida dos fotógrafos? 

Esse é o segundo artigo sobre escolher entre a Canon ou Nikon, o primeiro artigo você pode ler clicando aqui.

As diferenças entre as duas marcas são bem poucas, mas realmente a marca mais usada é a Canon. Mas por que isso?

Há uns 10 anos a Canon lançou a câmera EOS 5D, ela revolucionou o mercado fotográfico e audiovisual, porque ela era uma câmera profissional full-frame e que gravava vídeos full HD a um preço menor que a Canon 1D – outra full frame.

O sensor enorme da Canon 5D proporciona uma imagem mais limpa e com maior desfoque e o vídeo dela é incrível, isso fez com que muitos fotógrafos aderissem a ela.

O que eu vi nessa época foi muitos fotógrafos, diretores de fotografia, operadores de câmera e produtoras, comprando a Canon 5D, pois ela oferecia o melhor vídeo do mercado para uma DSLR. Demorou um tempo pra Nikon lançar algo tão competitivo, nesse tempo todo mundo foi comprando as câmeras da Canon, como a Canon 7D, Canon 60D, Canon T2i e etc, todas com sistema de vídeo full HD. Acredito que seja por isso que você vê um monte de Canon por ai.

Hoje as diferenças entre elas são poucas e ambas possuem máquinas de compacta a profissional, atingindo a todos os interessados em fotografia.

Confira no gráfico abaixo a porcentagem de fotógrafos  que usam Canon, Nikon e as outras marcas:

Canon ou Nikon, qual é a mais usada Parte II - Fotografia Dicas

Como escolher ou comparar as marcas?

Sempre compare as marcas escolhendo modelos da mesma categoria e ano de lançamento. Para poder te ajudar, vou fazer a comparação entre duas máquinas profissionais e lançadas no mesmo ano.

Nessa comparação frisei os principais fatores que são diferente de uma para outra, os outros itens são iguais ou parecidíssimos.

Câmeras profissionais Canon 5D Mark III x Nikon D800: 

fundo para tabelaCanon ou Nikon, qual é a mais usada- Canon 5d mark II - Fotografia Dicas

Canon 5D Mark III


- 22 megapixels;
- 6 frames por segundo;
- Menor ruído com ISO alto;
- Maior pontos de focagem;
- Menor gama dinâmica.
Canon ou Nikon, qual é a mais usada - Nikon D800 - Fotografia Dicas 2

Nikon D800


- 36 megapixels;
- 4 frames por segundo;
- Maior ruído com ISO alto;
- Menor pontos de focagem;
- Maior gama dinâmica.
fundo para tabela

As diferenças entre essas duas máquinas são poucas como pode ver, e te garanto que se tivesse duas fotografias, uma clicada com Canon e outra com Nikon, você não saberia dizer qual máquina tirou cada fotografia. Existe uma leve diferença de cor devido ao perfil de cor atribuído de cada fabricante, mas olhando e tendo que definir qual é qual, não dá para saber.

Aqui no site tenho um artigo sobre a Canon 5D Mark III, leia ele aqui.

As lentes

A Nikon e a Canon tem muitas opções de lentes, praticamente para cada lente Nikon tem uma lente Canon. O preço entre elas variam, mas as lentes Nikon costumam ser um pouco mais caras.

Antes de escolher entre Canon ou Nikon quero te mostrar outros pontos

  • Se você já possui uma Canon ou uma Nikon e já possui lentes e acessórios para ela, não compensa trocar de marca, pois terá que investir em tudo novamente;
  • Se estiver com a grana curta e quer comprar uma máquina usada, é bom lembrar que a Canon tem muito mais câmeras disponíveis no mercado e com possíveis acessórios. Afinal nos últimos 10 anos é ela que domina, use isso a seu favor; 
  • Se os seus colegas, amigos e familiares já utilizam alguma dessas marcas, pode ser interessante você usar a mesma para poder trocar equipamento ou emprestar, essa é uma prática muito comum no mercado; 
  • Se você trabalha em alguma produtora, pode ser bom ter a mesma marca de câmera que eles, pois assim segue o mesmo padrão de cor nos trabalhos e pode usar os acessórios e lentes do local; 

Alguns dos pontos acima foram os que eu usei quando fui comprar minha primeira SLR, há bem mais que 14 anos (ainda era filme).

Espero ter te ajudado nessa questão de Canon ou Nikon, sobre qual é a mais usada, qual que os fotógrafos preferem, e por que escolher uma ou outra.

Como você sabe, gosto muito de ler os comentários! =)

 

Recomendo a leitura: 

 
Se inscreva no meu Canal do YouTube:

 

APRENDA MAIS SOBRE CÂMERAS E DESCUBRA A MELHOR PARA VOCÊ

Capa e-book PNGEu criei um Guia definitivo - Tipos de Máquinas Fotográficas(GRATUITO) para facilitar a sua escolha de máquina.

Você vai aprender:

» Qual câmera utilizar para fotografia profissional;

» Analisar as diferenças na hora da compra;

» Entender os diversos modelos de máquinas;

COLOQUE SEU E-MAIL E CLIQUE EM “QUERO RECEBER” PARA TER ACESSO


179 Comments

  1. Cesar

    O Ken Rockwell oferece uma outra perspectiva sobre o assunto. Segundo ele, a Nikon acabou se tornando popular antes de 1970, fazendo câmeras profissionais de alta qualidade (os astronautas da Nasa são notórios usuários de Nikon desde o início da década de 1960, mas tem pelo menos uma foto mostrando um astronauta segurando uma Nikon na mão que foi feita com uma Canon – http://goo.gl/T6fSCz ).

    Segundo o Rockwell, até o lançamento das Canon EOS em 1987, os fotógrafos profissionais usavam Nikon em sua maioria. Uma das características da linha EOS é que as lentes Canon EF são todas elas autofocus, e na década de 1990 os fotógrafos profissionais todos migraram para a linha Canon por causa do autofocus (o da Nikon não conseguiu se firmar até o início dos anos 2000).

    De lá para cá, as duas marcas tem praticamente empatado em qualidade ótica e mecânica, com uma ligeira vantagem para a Nikon no caso de sensores, mas a diferença parece que não foi suficiente para que os profissionais migrassem de volta para a Nikon.

    Quer dizer, isto para os fotógrafos que fazem fotos de esportes e jornalismo. Os fotógrafos de retrato parece que estão mais ou menos bem distribuídos entre as duas, embora algumas celebridades, como o Scott Kelby, famoso pelos livros que ensinam fotografia (e pelas belas fotos), anunciaram recentemente migração para a linha Canon, falando que os tons de pele, a ergonomia e a maneira que os menus são dispostos é superior na Canon. Dizem as más línguas que eles conseguiram um patrocínio da Canon para incentivar a mudança…

    • Oi Cesar, como eles são mais velhos que eu e possuem mais experiencia, eu acredito..rsrs..

      Participei somente da segunda migração para Canon!

      =)

    • Carlos

      Eu comecei com uma D40 da nikon que não me deu vergonha, tanto para fotos 3×4 como fotos de aniversários e casamentos. Agora nomoro uma D7100. Penso em permanecer na nikon somente pelos acessorios comprados. Mas ao ver as qualificações das maquinas mais atuais ainda penso na nikon. Alguem aqui já usa uma D7100?

      • OI, Carlos!

        Muitos leitores do site usam essa câmera. Pessoal, alguém pode dar uma opinião?

        =)

        • Sergio

          Olá Carlos tive a sorte de usar uma D7100 para fotografar teatro! Considerei excelente! E uma maquina incrível!!! Mas já tem a D7200 que parece um espetáculo maior!!!

  2. Philipe

    Muito bom! Por essa e outras que sempre indico seu site. Parabens novamente!

  3. Lucas Oliveira

    Olá Vanessa, bom dia!

    Pois é, seus posts são sempre muito apropriados…agora este acertou na mosca! rs…
    Ontem mesmo estive na Santa Efigênia para decidir sobre a compra de minha máquina DSLR. Iniciei num curso e gostaria de aproveitar essa oportunidade para “desvendar” as possibilidades de meu equipamento!

    Porém, essa decisão não é fácil, exatamente por ser tão parecidas, lembrando que estou entre a Canon T5i e Nikon D5200. Gostei da pegada da Nikon e tenho visto que a temperatura da cor é mais quente e o preço está 300 reais mais barato. Mas tenho uma caída pela Canon e ela tem outros atributos que causam essa dúvida!

    Enfim, até ontem eu tinha certeza que era Nikon…hoje não tenho mais! rs…

    A Canon tem acessórios mais baratos e isso é atrativo tbm!

    Bem, depois que eu decidir…lhe digo com qual fiquei! Obrigado novamente…aliás, você está precisando de um 4º fotógrafo? Estou à disposição! Beijo 😉

    • Oi Lucas,

      Quando decidir, vem aqui contar pra gente!

      Obrigada pela participação e bem vindo ao mundo das imagens! =)

  4. Wilson Wilasan

    Vanessa, Bom dia!
    Parabéns pelo artigo e pelas informações… Realmente o mercado esta povoado de Canon… muitas ofertas incríveis, principalmente depois que a T5i chegou… com um pouco de paciencia e senso de oportunidade vc consegue adquirir um equipamento de ponta!

  5. Luiz Fernando França

    Parabens pela matéria.Muito bom

  6. Erick Moreira

    Otimo artigo… e a dúvida continua rsrs, como será minha primeira camera estou em dúvida entre a canon t5i e a nikon d5200, o problema é que tem varios reviews comparando as duas, as vezes acho que a canon é melhor e em outra a nikon… me ajuda que eu to perdido kkkkk…. um a braço

  7. Jeziel

    Após pesquisar muito sobre qual escolher (vou aos EUA agora em setembro e queria aproveitar pra comprar um DSLR semi) optei por uma Canon T3i.
    Sou um apaixonado por fotografia desde sempre e quero me aprofundar com cursos e etc.

    Acredito que vai me atender e o custo-benefício, segundo lí, inclusive no seu Guia, vale a pena.
    Penso em complementar com uma lente 55-250 e outra 50mm, além da que vem no kit.
    Acha que fiz uma boa escolha?

    • Oi Jeziel.

      A Canon t3i é uma ótima escolha, mas vou sugerir outras lentes, ok? Vê se gosta. Vou sugerir outra tele, mas só compre se tiver certeza que irá utilizar, muitas vezes não é necessário dependendo do seguimento. =)

      Escolha para lente do kit uma 18-135mm é um pouco melhor que a 18-55 e que a 55-250mm. Ao invés da 55-250, opte pela 70-300mm é uma lente bem melhor e que provavelmente irá desejar no futuro. E continue com a 50mm…

      Gostou?

      • diogo

        Vanessa, bom dia.
        Vou entrar neste mérito também. Depois das dicas que você me deu em outro comentário vou optar pela 7D (com a 18-135). Quanto ao kit, gostaria da sua opinião, seria:

        -Canon EF 50mm f/1.8 II Lens
        -Canon EF 75-300mm f/4-5.6 III Lens
        -Vello BG-C10 Battery Grip for Canon 70D DSLR Camera (bom?)
        -Manfrotto 294 Aluminum Tripod with 804RC2 3-Way Head (maior duvida, esta cabeça de 3 posições apenas esta incomodando)
        -Flash Speedlite 430EX II (presta?)
        -2 baterias
        -4 cartões de 8gb sandisk SDHC de class 10

        O que você acha, são boas escolhas?

        • Oi Diogo, sinceramente?

          Acho que está com uma ótima lista de equipamento. Um bom investimento!

          Boa sorte!

        • Cesar

          Eu acrescentaria uma mochila para equipamento fotográfico.

  8. felipe carmelini

    Como sempre, muito show seus artigos.

  9. Paulo Zenari

    Ola Vanessa.
    Gosto muito da forma como vc aborda essas questões de marcas e equipamentos.Sempre gostei de fotografar, mas somente agora tenho realmente buscado mais informações sobre a maneira mais corretas de ver e olhar pela lente de uma maq. . Seus artigos tem me ajudado muito. Obrigado!

  10. Makiesse Vieira

    Oi Vanessa, bom dia.
    Eu vivo em Portugal e recentemente comecei a ter interesse pela fotografía e tenho andado a ver máquinas para comprar a minha primeira DSLR, e na realidade estou muito tendenciado para a Canon (EOS 70D, se não conseguir por questões € a opção B será a EOS 700D) pois os meus amigos do ramo têm Canon e até ao momento tenho usado uma Canon EOS 350D emprestada e tenho gostado da experiencia (daí tbém a tendência).
    No seguimento do seu tema, ontem estive a falar com um vendedor das duas marcas sobre qual delas é a melhor e ele disse que realmente as duas são muito boas e têm poucas diferenças, sendo que em alguns promenores a Canon é melhor mas em outros a Nokon é melhor mas que em Portugal a Canon tem um representante oficial e é mais fácil pedir acessórios (chegam com muito mais rapidez) ao passo que a Nokon já não tem representante oficial da marca e é “representada” por outra entidade o que de certa forma faz com que as encomendas sejam mais demoradas chegando a espera a ser de alguns meses.
    Penso que esse é um dos pontos importantes a ter em conta quando queremos optar por uma das duas marcas (ou outra qualquer) pois se eu tiver um representante oficial da marca no país, o atendimento em caso de algum problema ou mesmo encomenda de peças é notoriamente mais rápido.

    Cumprimentos
    Makiesse Vieira

    • Obrigada Makiesse pelo comentário e pela dica, concordo com seu ponto de vista!=)

  11. Olá!
    Parabéns pelo artigo e tudo mais, enho acompanhando seu site a um tempo. Estou entrando no mundo da DSLR, sempre gostei de fotografar com minha Yashica de filme e minha Fujifilm digital, sempre sonhando com minha maquina profissional. No ano passado comecei a trabalhar na comunicação de uma fundação educacional e la estava eu fotografando os eventos da mesma, então decidi “Vou ser Fotografo”, e este ano tive a oportunidade de comprar minha DSLR e seu site com seus artigos foram fundamentais para minha escolha, como eu já estava usando uma Nikon D3100 optei pela Nikon 7100. Estou descobrindo vários recursos e estou muito feliz.

    • Olá Flavio, parabéns pela sua aquisição, a Nikon 7100 é uma excelente maquina.

      Obrigada por dividir sua historia conosco e bem vindo ao mundo da fotografia!=)

  12. Armando J Tanaka

    A minha simpatia com a Canon começou com uma Canon 7s que o meu pai trouxe do Japão, depois disto troquei várias vezes de marca mas voltei a ter um AE-1 Program e atualmente tenho uma EOS T1i. Acredito para o entusiasta a Canon seja atualmente o melhor investimento pois os valores de objetivas e flash aqui não diferem muito do exterior. Abçs

  13. Pedro

    Obrigado pela informação.
    Estou aqui num dilema, estou indeciso entre a Nikon D3200 e a canon 1200d. Qual delas é melhor? Se é que alguma vale a pena

    • Oi Pedro, as duas valem a pena… a questão ai é Canon ou Nikon, e essa resposta só você tem.

      =)

  14. Hugo Salim

    Tenho acompanhado seus artigos e tenho gostado muito.
    Também tenho indicado para alguns colegas.
    Parabéns.

  15. Mariele Borges

    Tenho as duas e, sinceramente, não abriria mão de nenhuma delas!!!
    Acho a Canon mais fácil de usar, tem um menu mais intuitivo. Mas em compensação, acho o design da Nikon bem mais bonito e com melhor pegada também.

    Parabéns pelo artigo!

  16. Gizandra

    Olá Vanessa! Sempre estou atenta em seus artigos, mas ando muito na dúvida para comprar a minha primeira câmera! Ando de olho na Canon T4i e T3i, ainda mais que baixou legal o preço da T3i. Só que penso em comprar uma câmera que já tem sua evolução, fica meio complicado. Qual você indicaria para iniciar? Desde já obrigada!

    • Oi Gizandra, normalmente a câmera que indico é a Canon t3i e a Canon t5i.. depende de quanto quer pagar..Só não recomendo muito a Canon t4i por conta dela nçao segurar muito o ISO alto…

      • Gizandra

        Obrigada Vanessa! Uma opinião de uma profissional sempre é muitíssimo bem vinda! Mas não sabia que a T4i é inferior a T3i em relação a ISO. Pode ter certeza que me ajudou bastante! Todos os artigos que leio da T5i sempre dão ênfase na qualidade dos vídeos, que não é muito do meu interesse, por isso que te perguntei da T3i e T4i.
        Valeu… Abraço!

  17. Interessante essa porcentagem de usuários da Canon! Pensei que fosse “pau a pau”. É verdade que a Canon de vez em quando troca a baioneta e a Nikon mantém a mesma baioneta?

    • Oi Malcoln, não vou saber exatamente se a Nikon troca ou não, pois uso mais Canon.

      A Canon trocou….. As lentes EF-S que são para as câmeras de entrada e semi profissional possem uma baioneta diferente das EF. Isso acontece porque as maquinas que recebem a lente EF não podem usar as lentes EF-S, que foram projetadas para usar em maquinas que possuem o fator de corte (leia sobre o fator de corte aqui.)

      RESUMINDO: A lente EF entra em todas as maquinas,e a lente EF-S somente câmeras de entrada e semi profissional, se tentar colocar uma lente EF-S em uma maquina que não aceita irá quebrar o espelho da maquina e sua lente.

      A Canon não vai ficar fazendo isso toda hora e você sempre poderá optar por adquirir lentes EF para caber em todas as maquinas para sempre…=)

    • Cesar

      Malcoln, a Nikon usa a baioneta Nikon F desde 1959, com o lançamento da câmera Nikon F, e não foi abandonada com o advento das câmeras auto-focos (a outra baioneta que não foi abandonada é a Pentax-K, os outros fabricantes, todos eles, tiveram que mudar a baioneta para acomodar o sistema de auto-foco), ou seja, você pode usar lentes manuais (sem autofoco) sem precisar de adaptador.

      A Canon fez a mudança em 1987, quando foi criado o sistema EOS, e a baioneta EF. Todas as lentes de 1987 para cá são Canon EF (ou EF-S, que é a mesma baioneta mas não pode ser usada em full-frames, ou a EF-M, para a mirrorless da Canon).

      As lentes anteriores da Canon, particularmente as populares FD, não podem ser colocadas diretamente nas Canon EOS, seja de filme, seja digitais.

      Não há previsão (ou necessidade) de mudança de baioneta nas Canon ou qualquer outro fabricante, então acho que não haverá mudança de sistema.

      Uma lista de prós-e-contras dos sistemas, pelo que eu lembro:

      1. Quem usa Nikon tem acesso a lentes produzidas desde 1959, algumas delas muito boas. No caso das Canon, tem que usar adaptador para qualquer lente Canon anterior a 1987;

      2. as lentes Canon EF são todas autofoco, e o autofoco delas funciona em todas as câmeras Canon EOS, seja ela de filme ou digital (eu tenho uma lente EF que veio com uma câmera de filme que uso de vez em quando na Canon T5i);

      3. a Nikon criou duas linhas de câmeras autofoco, as que tem motor de autofoco no corpo (mais caras e profissionais) e as que não tem (câmeras de entrada) e lentes que tem autofoco na lente (linha G) e as que o autofoco da lente é acionado pelo motor do corpo da câmera.

      4. como consequência do ponto 3, cada câmera tem uma lista de lentes que são totalmente compatíveis (autofoco e abertura), parcialmente compatíveis, e que não tem compatibilidade, ou seja, só podem ser usadas no modo manual. No pior caso você tem que fazer foco e ajuste de abertura no modo manual.

  18. luis andrelino

    ja escolhie qual camara compra e a nikon d5100
    quero aprender sobre

  19. Essa é uma dúvida cruel!Por mim iria de Canon, mas tem alguns quesitos em alguns modelos que deixam à desejar em comparação à Nikon. Só que penso nas lentes também.
    A DSRL Canon é mais cara do que a Nikon, mas as lentes…
    Tenho uma queda pela Canon, mas o meu bolso fala”Nikon” rsrsr

  20. Bom, eu escolhi NIKON pq me falaram:
    Nikon é camera que da menos defeito / AGUENTA MAIS TRABALHOS LONGOS E PESADOS / qualidade de imagem levemente melhor que Canon / aceita lentes antigas / pela camera ter motor de foco, podemos comprar lentes sem o mesmo e isso da menos defeitos….
    Enfim, eu (particularmente) escolhi Nikon por causa disso.

    • Olá Franope, obrigada pela participação e ponto de vista!

      =))

    • Cesar

      Nem todas as Nikon tem motor de foco na câmera, as câmeras D40X, D60, D5000, D5100, D5200, D5300, D40, D3000, D3100, D3200, e D3300 não tem motor de autofoco, tem que usar lente que tem motor de autofoco integrado ou então fazer o foco manual.

      A história da qualidade de imagem parece que é real, as Nikon parece que tem imagem levemente superior às Canon, mas tem alguns fotógrafos que mudaram de Nikon para Canon citando as cores de pele de retratos que, segundo eles, ficam mais naturais nas Canon.

      O resto eu não sei, não vou dar palpites, mas eu suspeito que a linha profissional e “semiprofissional” da Canon é tão durável quanto à Nikon. As duas tem linha para consumidor e para profissionais, e as câmeras e lentes voltadas para o mercado profissional são seladas e muito mais duráveis em ambas marcas.

  21. Lucas Oliveira

    Oi Vanessa!

    Você disse para eu voltar e contar qual câmera escolhi, certo?!

    Então, comprei a Nikon D5200. Agora estou desbravando ela, neste próximo sábado tem a primeira saída fotográfica do curso! Vamos ver como será!

    Obrigado pela ajuda de sempre ;=)

  22. Rafael Dias

    Muito Bom os seus artigos, me ajudam bastante. Acabei comprando uma nikon D3100 e lente 18-55mm.
    como estou começando na fotografia, acho que fiz uma boa escolha 🙂
    Mas tenho algumas duvidas ainda, pois nunca usei uma canon, somente a nikon a faculdade.

  23. Wilson Wilasan

    Vanessa, acho que cada vez mais… o objetivo das postagem é alcançado… cada reply, principalmente aqueles que complementam sua informação, só mostrar a seriedade e a confiança que cada um deposita na sua pessoa… no seu conhecimento. Estou aguardando a chegada da minha primeira camera de entrada… uma CANON T5i… com algumas lentes (18-135mm/ 50mm/ 70-200mm).

    • Obrigada Wilson, ver o site crescendo e as pessoas participando e acontecendo essa troca tão legal, é uma parte da minha vida que me deixa muito feliz.. muito feliz mesmo!

      =)

      Boa sorte com a maquina,comprou uma excelente maquina e com ótimas lentes!

  24. HUGO DELEON

    Olá… Estou com uma grande duvida, não sei se compro a CANON 70D ou a NIKON D7100… E AI… me ajuda qual é a melhor? sendo que quero trabalhar com foto e video…

    • Oi Hugo, recomendo que baixe o meu e-book sobre os tipos de maquinas fotograficas, vai te ajudar muito. Ele é grátis e você pode baixar clicando aqui.

  25. Paulo

    Olá Vanessa.´
    É meu primeiro comentário aqui no site, mas já faz algum tempo que venho acompanhando as postagens e os comentários para ter melhores fundamentos na hora de comprar minha primeira DSRL e gostaria de te agradecer e parabenizar pelo ótimo trabalho com os conteúdos postados.

    Minha dúvida seria: entre os kits
    1. [T3i com 18-135 + 75-300]
    2. [T5i com 18-55 + 75-300]
    que estão na mesma faixa de preço, o qual seria mais interessante?
    Att. Paulo

    • Oi Paulo!

      Os dois kits são bem interessantes… Eu prefiro a lente 18-135mm é melhor para usar e tem um zoom maior, é uma lente básica, porem versátil. Se você não tiver problema em ter uma maquina que já foi lançada há um tempo e que é praticamente igual a Canon t5i, vá de Canon t3i.

      =)

  26. David Teixeira

    oi Vanessa no post vc escreveu q as lentes canon sao mais caras.. esse mais cara seria qnto? 100? 500 reais?

    gosto mto da D5300 porem estou em duvida justamente por isso lentes.

    as lentes sigma linha art se equivalem com canon e nikon?

    abç, e parabens pelo post!

    • Oi David!

      Os valores variam por conta da questão do foco na lente ou no corpo da câmera. Em media é o que citou de R$100 a R$500, dependendo do modelo.

      As lentes da Sigma melhoraram muito de qualidade, hoje acho que dependendo do objetivo, vale comprar.
      =)

  27. Ubirajara Cândido

    Boa tarde.

    Falando em equipamentos, vc tem algo a dizer sobre o flach da marca Yongnuo. A diferença de preço é enorme, já ouvi dizer que são bons, principalmente para quem esta começando. Obrigado.

    • Oi Ubirajara, eu tenho flash da Canon e flashs Yongnuo, normalmente os uso como terceiro e quarto flash, mas já usei como primeiro e é bom sim. Tem um pouco de variação se comparado ao oficial da Canon ou Nikon, mas é só questão de testar, ajustar e se acostumar com ele. Eu recomendo.

      Ele é um pouco mais barato, porque é um pouco mais fragil, mas mesmo assim acho que vale a pena. =)

  28. Marson

    Oi Vanessa li os seus artigos, obrigado foram
    enriquecedores, você me recomendou a t3i
    mas o preço da t5i não está muito longe.
    Mas tem em um assunto que eu queria te perguntar eu li dentro do site do youtube que eles vão dar suporte a videos gravados a 60fps
    (não estou falado de slow motion, antes de chegar
    a era 4k) o youtube suportará esses videos
    que possuem 60fps sem slow mas como velocidade normal, a Canon a partir da T5i grava
    em HD 720i 60fps (entrelaçado) mesmo em alguns modelos superiores.
    Mas a Nikon D3300 grava em full HD a 50 e 60 fps
    progressivo sem entrelaçamento,
    ou qualquer método de compressão, claro a compressão ocorre ao gerar o formato do video.
    eu assisti videos em hd 720i 60fps canon
    achei que perde a suavidade da imagem
    lembra mais uma semi
    Assisti videos da Nikon D3300 a 60fps
    (claro com o auxilio do Adobe première)
    achei bem próximo dos resultados de uma
    full frame
    Uma outra questão:
    o fato de as câmeras de entrada da Cannon
    serem 18mpx contra 24mpx da Nikon
    é esse um fator relevante em se tratando
    de video?
    Dizem que as lentes Cannon são mais baratas
    não foi isso que eu vi achei o contrario!
    Não sou advogado da Nikon
    mas acho que tudo que puder enriquecer o debate
    ajuda na escolha, que como você diz, é muito
    difícil, então Vanessa se você por favor puder
    comentar minhas considerações acima
    ficarei feliz em ouvir sua opinião
    obrigado
    Marson 🙂

    • Oi Marson, sinceramente… Acho pouca a diferença de qualidade sendo entrelaçado ou não. O que faz muita diferença é mesmo a lente que irá usar para capturar as cenas, elas sim, vão ajudar a dar suavidade e textura correta para a imagem.

      Para o vídeo, não vejo muita diferença na questão do mp.

      Eu acho as lentes da Canon mais baratas e compatíveis com mais maquinas. =)

      Se você gostou da Nikon, vá de Nikon. Assim não terá duvidas ao usar uma Canon, sabe, ficar pensando “Será que a Nikon não era melhor?”..rs

      Obrigada pela troca de ideias!=))

    • Cesar

      Em termos de resolução para vídeo, eu também acho que não faz diferença, a resolução de cada “frame” não passa dos 2 MPixel.

      A T3i faz 1920×1080 (1080 Full HD), o que dá 2073600 pixels ou 1,977 MPixel. Imagino que a resolução de vídeo da Nikon não seja muito diferente, então a pergunta de 18 MPixel vs. 24 Mpixel não parece fazer sentido. Não sei nada sobre a qualidade de vídeo das duas.

      Sobre o preço das lentes, usei só um site que vende equipamento fotográfico, então a comparação tem que ser tomada “cum grano salis” – outras lojas podem ter outros preços:

      18-55mm
      Nikkor AF-S DX 18-55mm f/3.5-5.6G VR – R$571,5
      Canon EF-S 18-55mm f/3.5-5.6 IS – R$531,56

      50mm
      Nikkor AF-S 50mm f/1.8G – R$952,22
      Canon EF 50mm f/1.8 AF II R$486,17

      85mm
      Nikkor AF-S 85mm f/1.8G – R$ 2.329,20 (é para câmeras sem motor de foco, se eu entendi direito a nomenclatura da Nikon)
      Canon EF 85mm f/1.8 USM – R$ 1.673,52

      70-200mm
      Nikkor AF-S 70-200mm f/4G ED VR – R$4.839,52
      Canon 70-200mm f/4.0 IS USM R$4.055,71

      Tentei pegar lentes com características semelhantes (lentes “G” para Nikon de entrada, EF-S quando havia no lado da Canon, mesma abertura, estabilização de imagem, etc.), mas não garanto que em outra loja não aconteça exatamente o contrário, Nikon mais barato que Canon.

      A questão do preço também é relativa, uma lente mais cara geralmente é melhor, e para alguns esta diferença pode valer a pena. Não sei como se compara a qualidade destas lentes aí, teria que pesquisar no DXO Optics.

  29. flavio

    Vc aconselha estudar na Panamericana de Artes fotografia? Estou comprando uma Nikon D5200 18.55mm 24.1 MP formato DX Full HD 4GB + Bolsa, esta bom para se iniciar, o que vc acha?

  30. Jorge Alberto

    Olá Vanessa, parabéns pelo seu Blog, te descobri por acaso, e adorei as suas dicas, agora é a minha vez de te perguntar:
    Sou fotografo de final de semana, faço principalmente ANIVERSÁRIOS e vez em quando CASAMENTOS. Tenho uma CANON 60D Flash 580 lente EF-S 15-85 e uma 18-135, como amante da fotografia, estou pensando em investir um pouco, com o propósito de melhorar a qualidade das minhas fotos, e tenho em mente 02 opções e gostaria da sua opinião, são elas:

    Adquirir uma lente 24-70 f/4 ou 24-105 f/4 da serie “L” para utilizar na minha 60D. Você acha que eu teria uma melhora significativa na qualidade das imagens?

    A outra opção seria adquirir uma FULL-FRAME tipo a 6D (CORPO) porem utilizando as lentes que já possuo.

  31. Tem muito a ver com as dimensões do… bolso. Bons bolsos indicam que a Nikon é uma boa escolha, já para bolsos modestos, como os meus, a Canon é a ideal. Aliás, esta relação bolso/qualidade acompanha-me há décadas. Iniciei-me com uma Olympus Trip 35 quando na verdade queria uma Pentax K-1000, depois migrei para a Sony de olho na Minolta, hoje estou na Canon, mas flertando com a Nikon. Quem sabe, quando for velhinho eu alcance o supra-sumo dos meus sonhos: a mítica Leica! Aí sim, o Cartier Bresson que tenho dentro do meu peito sentir-se-á plenamente realizado.

  32. Ana Carolina Cambará de Moura

    Oi Vanessa, acabei de conhecer seu site, é realmente ótimo, parabéns, todas as dicas são muiiitooo uteis. Sou apaixonada por fotografias, amo tirar fotos, porém comprei meu primeiro equipamento agora, uma Canon 400D com lente 18-55mm, bolsa, tripé e tals… Vc acha um bom equipamento pra começar a me especializar e trabalhar?

    • Olá Ana!

      O seu equipamento está ótimo. O que será um diferencial nas suas fotografias é a sua paixão e o seu conhecimento. Paixão você já tem, e conhecimento é estudo, prática e tempo!

      Tenho certeza que fará ótimas fotografias!

  33. Yasmin Rodrigues

    Quero começar a aprender a fotografar e como não tenho dinheiro pra ficar trocando equipamentos conforme for elevando meu nivel de estudos e experiencia, gostaria da sua indicação, estou muuuuito em duvida de qual camera e lente comprar pois ainda não entendo absolutamente nada de equipamentos ainda! Vi muito falar sobre a Nikon D7000 e as Canon T5i e T3i. Mas tambem to suuuuper em duvida sobre compra uma DSLR ou uma MIRRORLESS, porque ja ouvi falar maravilhosamente bem desas cameras, principalmente porque são menores e bem mais leves, e dizem que a qualidade delas é tão boa quanto as outrras, vejo fotografos profissionais trocando DSLR por mirrorless, e u nao entendo nada de fotografia, mas pel menos as imagens que vi feitas por mirrorless pareciam ser ótimas, fotos profisionais! Vi bastante indicaçoes de profissionais pela Fujifilm X-T1. Qual voce aponta como melhor? E quais as lentes que devo comprar para o inicio? Lembrando que é pra aprender e futuramente trabalhar profissionalme com ela! Por favor me ajude to enlouquecendo ja rs.

    • Oi Yasmin!

      Recomendo que baixe o meu guia, ele vai te ajudar. Baixe ele aqui.

      Hoje (2014) ainda não indico que profissionais comprem as mirrorless, ainda acho que não é a mesma qualidade, e alguns ajustes como o obturador rápido, não é a mesma coisa que uma DSLR. Mas sabe como é a tecnologia, amanhã posso pensar diferente e até mesmo migrar para uma.

      A Fujifilm X-T1 é uma boa maquina e tem um estilo retro, mas é como falei…

      =)

    • Marcio

      Antes de tudo, parabens (postando de celular, teclado sem opcao de acento ou cedilha ) pelo site e obrigado por compartilhar dicas valiosas de fotografia com a gente…
      Yasmim, como so vi hoje (06/07/2015), realmente mu
      itos fotografos europeus migraram pras mirrorless, principalmente no final de 2014, mas pra fotos nao profissionais,a qualidade sao equivalentes, mas pra pra impressao as DSLR, ainda vao ter muito tempo de vida.
      Eu recomendo tambem a aprender com uma DSLR, ate porque tem muitos mais acessorios e mais facil de achar os acessorios…
      Entre marcas de DSLR, Canon, Nikon, Sony, Pentax, Fujifilm,

      • Marcio

        Continuando…
        Entre marcas de DSLR, Canon, Nikon, Sony, Pentax, Fujifilm, Olimpus, Sansung, todos tem imagens e videos semelhantes, desde que esteja na mesma categoria de precos, agora qual marca dispoem de mais acessorios ai fica entre as que dominam o mercado, Canon e Nikon…
        Entre as Mirrorless, Sony e Fujifilm, dos fotografos que que tenho conhecimento que migraram pra mirrorless, maioria optaram por maquinas da Sony…
        Espero que ja tenha aprendido o basico, esteja com uma otima maquina e fotografando muito, beijos

      • =)

        Obrigada pela colaboração.

  34. Fernanda

    Me ajuda Vanessa !
    Vou fazer um curso pra trabalbar com festas.
    Mas estou em duvida em qual câmera comprar.
    A Nikkon D 7000 ou a Canon EOS t5i

  35. Clemensou

    Olá Vanessa,
    Sou graduando em Biologia e estou com a necessidade de comprar uma câmera que me garanta boas fotos da natureza. Meu objetivo é a fotografia de aves com as quais estou trabalhando. Ficaria grato com sua ajuda sobre a escolha de um modelo de câmera fotográfica. Ressaltando que tenho preferência pela Canon.
    Abraço.

    • Oi Clemensou!

      Para escolher a melhor maquina é necessário você conhecer as diferenças de categorias e saber até que ponto quer estudar fotografia, para ajudar com essas e outras duvidas eu criei um e-book, assim reuni as melhores informações em um único lugar, e você pode baixa-lo grátis clicando aqui.

      =)

  36. Simone.

    Boa tarde Vanessa!!

    Encontrei seu site por blog por acaso, mas virei fã..
    Parabéns pelo seu trabalho, acho digno e muito valoroso pessoas que ainda hoje se predispõe em dividir o conhecimento. Parabéns!!
    Sou apaixonada por fotografias, nunca tive muito contato,sonho em poder ter meu equipamento, mas uma coisa eu sei, quanto mais leio mais duvidas me surgi, eis a questão o que comprar…rsrs.
    Abço.

    • Oi Simone! Obrigada, eu amo o site e dividir um pouco do que sei. Já estive no lugar de vocês e sei como é difícil!=)

      Não sei se viu, eu tenho um e-book, ele auxilia a tirar as duvidas antes da compra, recomendo que leia.

      Baixe ele aqui – é grátis.

  37. Marcio

    Olá Vanessa. Estou em uma duvida cruel! Nikon 7100 ou Canon 7d mark 2. Qual devo compra? É maquina pra fotos de família e iniciar no ramo da fotografia. Qual é de mais fácil uso, e tem boa qualidade de foto e vídeo? Obrigado. Se possível manda a resposta tb pro meu e mail.

    • Oi Marcio!

      Que pergunta difícil!

      No quesito fotografia elas são bem parecidas, mas no video a Canon 7D mark II vence…

      =)

  38. Daniela Seixas

    Olá Vanessa,

    recentemente comprei uma D80 usada, no entanto é minha primeira DSLR, portanto estou perdida entre seus variados botões e possibilidades de configuração da mesma. Você teria algum post que fala sobre isso, ou seja, ensina a manusear uma máquina profissional?

    Grata!

  39. Carlos

    Oi Vanessa,

    Estive lendo suas dicas e suas respostas aos comentários e sua simpatia me animou a lhe escrever.
    Como quase todo mundo, também fiquei muito em duvida sobre qual marca comprar. Estava entre a Nikon D5300 e a Canon T5i. Sou um simples entusiasta, e posto algumas de minhas fotos no site Panoramio, onde elas são adicionadas ao Google Earth e Google Maps. Por este motivo o GPS me é de muita utilidade.
    Acabei comprando a Nikon D5300 com o kit 18-140mm, uma lente prime, 35mm f/1.8G e o Flash SB-700.
    Desde já agradeço a sua disposição de nos transmitir suas valiosas dicas!
    Um cordial abraço desde o Rio de Janeiro.

    • Oi Carlos, que bom que se animou, adorei o seu relato.

      Você está com um super kit fotográfico, parabéns! =)

      Boas fotografias.

      Abraços aqui de São Paulo.

  40. Monica Morena

    Oi Vanessa,
    Primeiramente, obrigada pelo esclarecimento sobre as duas marcas mais famosas do mercado…tava com a cabeca fervendo de duvidas.
    Sempre fui curiosa por fotografia chegando a tirar fotos profissionais para a empresa onde fiz estagio de jornalismo. Sempre usando somente a sensibilidade.
    Porem agora a curiosidade cresceu a ponto de nao conseguir adiar a compra de minha semi. E para isso, gostaria de pedir sua ajuda. Cheguei da loja agora e estive com a D3100 e a 1200D nas maos e apos tudo que li por aqui, escolho a Canon.
    Te pergunto: essa eh uma boa maquina?
    Voce compraria?
    Existe outra Canon que voce possa indicar?
    Obrigada novamente.
    Bjao.

  41. Monica Morena

    Poxa, eu tava na boca de comprar e nao me segurei ate vc responder…comprei!
    So pra te agradecer pq ja escrevi no outro post.
    Valeu!

  42. Marcos

    Boa tarde Vanessa ,
    Estou entrando nesse mundo da fotografia agora e gostaria d. De uma dica de qual camera devo escolher ? Ah vc tem alguma escola que der curso profissional para indicar em SP?

    • Oi, Marcos!

      Para saber exatamente que câmera comprar, recomendo que baixe o meu e-book, nele explico tudo o que você precisa saber. Baixe aqui.

      O melhor local para estudar presencialmente é o Senac. =)

  43. Edmar Coutinho

    Vanessa,gosto de fotografar tudo que vejo pela frente.Não sou profissional,mas adoro uma máquina.Notei que a maioria dos fotografos usam Nikon e Kanon.A minha é uma Sony HX 400.O quê você pode me dizer sobre ela?

  44. Carol

    quais as principais diferenças entre T5 e T5i? To em dúvida, se eu puder economizar, muito melhor pra mim.

  45. Italo Barbosa

    Oi Vanessa, tudo bem?

    Antes de tudo, parabenizar pelo site. Muita coisa bacana. Começando a conhecer um pouco desse universo fantástico que é a fotografia.

    Sem querer abusar da sua boa vontade, mas já abusando:

    Estou pensando em adquirir uma superzoom. Já dei um pesquisada e não consegui chegar a conclusão alguma. hehehehehe! Vamos lá- Primeiro pensei em pegar algo bem básico:

    Uma Canon SX520HS. Consegui por R$900. Cinha de brinde um cartão de 8GB.

    Depois pensei em pegar algo já mais “tunado”.

    Me veio a mente pegar uma Canon SX60HS. Ele estaria na faixa de uns R$1500.

    Meu cunhado tem uma SONY HX400V e fala super bem dela. Confesso que me deixou balançado, apesar de saber que você prefere mais a Canon ou Nikon.

    Vamos as dúvidas:

    Vale mesmo a pena pagar quase o dobro pra pegar uma SX60HS ao invés de uma SX520HS? O uso dessa máquina seria apenar caseiro. Festas, fotos de cães, fotos entre amigos.

    A diferença da qualidade de foto, contraste, nitidez é bem perceptível entre as duas?

    Outra dúvida: Caso opte pela SX60HS, ela é superior a SONY HX400V?

    Vanessa, muito obrigado!!

    • Oi, Italo. Obrigada, fico muito feliz que esteja aproveitando o site.

      Primeiro recomendo que leia esse artigo: Qual é a melhor super zoom?

      Todas as máquinas que citou são excelentes, mas eu não vejo muita vantagem para o que deseja em comprar uma super zoom tão cara.

      =)

  46. Thaynara

    Suas dicas estão me ajudando muito, pois estou começando na fotografia…muito obrigada, e que eu seja dominadora na fotografia como você, beijos!

    • Oi, Thaynara!

      Muito obrigada. Eu tenho certeza que se você estudar e praticar, logo logo saberá tanto quanto eu. =)

      Sucesso para você!

  47. Comecei nessas superzoons, pesquisei exaustivamente e quando fui na loja peguei uma nikon p520 uma canon sx50 e uma sony hx400v, e fiquei com a sony por ter mais corpo melhor pegada e gostei mais da qualidade da imagem dela, a coisa ficou séria quando comecei a fotografar surfistas e vender as fotos. vi a necessidade de uma dslr, mais uma exaustiva pesquisa sobre marcas e modelos, qualidade de imagem, foruns americanos, enfim foram 20 dias pesquisando e lendo tudo que achava na internet. Aprendi a mexer numa dslr vendo canais no youtube, e acabei optando por uma nikon d7000 por ser uma camera barata pois na epoca ja existia a d71000 e ter varios recursos que uma canon de mesmo valor nao tinha, alem disso a qualidade da imagem de acordo com o que eu via na internet das nikon era sempre superiores… eu nao gosto mto da pegada dessa camera, o meu dedo mindinho da mao direita fica p fora do corpo quando pego ela. e as canon linha d cabem direitinho na minha mao… as rebel são mto pequenas e as nikon abaixo da d7000 tbm sobram dedos… peguei uma d7100 e vi que melhoraram na pegada da camera… o botao do iso la ambaixo na d7000 tbm me incomoda um pouco precisava ser junto aos comandos da parte de cima, e nao dá p configurar o iso naquele botao Fn. tirando esses detalhes da d7000 a camera é fantastica… demorei um tempo tbm p aprender quais lentes prestam e quais nao prestam…. no começo achava que poderia ter qqer lente sem motor de foco pois a d7000 tem motor de foco.. mas nao é bem assim. a 70 300 sem AF por exemplo é horrivel, a 55 300 embora tenha boa qualidade de imagem, tem foco mto lento, perdia mtas fotos de aves e de surf em função do foco lento. hoje tenho a 70-300 VR AF IF que custa caro… mas vale o que custa…mas embora nao levei vantagem nas teles sem motor de foco uma 50 1.8 d funciona mto bem na d7000, e custa metade do valor de uma 50 1.8 g que tem af

    • Oi, Alexandre!

      Adorei o o seu cometário. Obrigada, tenho certeza que as descrições que fez irão ajudar muitos leitores.

      Sucesso para você e que ondas com surfistas incríveis cruzem o seu caminho. =)

  48. Fcarmelini

    Pq a t4i não segura ruído, t3i e t5i segura?
    A minha é uma t4i, bolei po.

    • Oi, Fcarmelini!

      Não se chateie com o que vou dizer. Embora ela seja ainda uma super máquina a Canon t4i tem um erro nessa parte, por isso logo pararam de vender. Leia esse artigo: Canon t4i

  49. Fcarmelini

    Uma pergunta o que vcs sabem sobre a D100?
    Se alguém tiver informações agradeço-vos muito.

    • Oi!

      Você diz a Nikon D100?

      É uma câmera mais antiga.

      Alguém pode ajudar o leitor?=)))

  50. ERILANDO FERNANDES DE SOUSA

    Olá Vanessa! Em resposta aos comentários do Carlos, sobre a Nikon 7100, só posso dizer que estou com a minha 7200 esperando o curso começar para aprender a mexer, e espero em breve fazer comentários à altura dos que leio aqui.

  51. Alexander Soares

    Gostaria que me ajudasse na minha escolha. Estou pra comprar uma câmera na faixa dos 700 reais. Qual vc me indicaria? Canon Sx520hs , Canon Powershot Sx170Is , Canom SX400is ou Powershot Sx600hs?

  52. Cinthia

    Oi Vanessa, parabéns pelo trabalho, transparece sua paixão por fotografia.

    Estou bem confusa, estou comprando uma Canon, só não sei ainda se a T3i ou a T5i, mas já li sobre elas em seus artigos.
    A minha dúvida é sobre EOS ou DSLR?
    Qual a melhor?
    Pode me ajudar?
    Agradeço desde já a atenção.

    • Oi, Cinthia!

      Na verdade DSLR é toda câmera que troca de lente, pode ser Canon, Nikon, Sony e etc. Já EOS são as siglas para designar que aquelas DSLR são da Canon.

      =)

    • Cesar

      As DSLR da Canon são todas EOS. Na verdade, todas as Canon fabricadas desde 1987 são Canon EOS. E as digitais são DSLR.

      Então, a Canon EOS 3000V é uma SLR – é de filme. E a Canon EOS 1200D é uma DSLR – é digital.

      E todas as Canon EOS usam lentes Canon EF.

  53. António José Vitorino Abreu

    Bom dia,

    Sou o António desde já não conhecia o seu blogue e está bem interessante.

    Sou Mestre em turismo, de momento desempregado e desde muito pequeno sempre andei com máquinas e tenho realmente um hobby grande.

    De momento estou a pensar evoluir para algo mais profissional DSLR, mas como ainda sou principiante na área gostaria de algo bom e barato.

    Deparei-me com uma NIKON D3300 lowbudget fácil uso e que está em 8lugar no top 10 das melhores de 2015 o que acham?

    António

    • Oi, Antonio!

      Acho ela uma excelente câmera, acho que irá gostar bastante!

      Recomendo que leia o meu e-book, ele vai te ajudar nessa decisão, baixe-o aqui.

  54. Guilherme Galdino

    Bom dia, meu querido. Tudo bem? Bom, estou entrando para o mercado do Jornalismo agora. Sou repórter do portal Torcedores.com, um dos maiores site de notícias esportivas do Brasil. Gostaria de saber qual marca me indicaria. Eu tenho um apreço pela Canon, mas a verba está abaixo do esperado rs. O que me aconselha?

    Abraço!

  55. Olá, Vanessa. Há tempos venho com dúvidas em relação a qual câmera adquirir, se Canon 70d ou Nikon D7100. Vejo que você responde a todos, mas quanto mais eu leio no seu site, mais confuso eu fico (rs). Pretendo cobrir eventos noturnos, fotografar ambientes com luminosidade baixa e espaços compactos também. Qual dessas você indica para ambientes de festas? Pelos comentários, percebi que tem preferência pela canon. Como não sou profissional, mas quero produzir fotos de melhor qualidade para meu site, preciso que seja uma câmera mais fácil de manusear. Qual lente você indicaria para ambientes compactos e qual para ambientes de festa à noite? Agradeço pela sua atenção…

    • Oi, Rogerio!

      Câmera DSLR fácil de manusear? Posso te dizer que todas tem o mesmo nível de dificuldade, para alguns é bastante para outros não. Se estudar e se dedicar, ira perceber que não é tão difícil.

      Para saber melhor sobre as lentes, leia esse artigo: Como fotografar eventos – Parte II

  56. andressa

    Boa tarde.. estou para comprar uma camera para começar nessa área da fotografia, e estou pensando na d3200, será que é uma boa opção? Ou teria outra melhor, que esteja com um preço camarada.

    Att.
    Andressa

    • Oi, Andressa!

      Ela é uma câmera boa, mas talvez para trabalhar seja melhor outro modelo (mas dá para trabalhar com ela também).

      Explico tudo no meu e-book, baixe-o aqui.

      =)

      • andressa

        Qual vc me indicaria para começar que esteja na mesma faixa de preço que a d3200?
        Me ajuda!! rs

        • Oi, Andressa!

          Realmente as câmeras que indico são as do E-book, recomendo que faça uma comparação de preços, para comprar a que melhor cabe no seu orçamento. =)

  57. Grace Karen

    Olá Vanessa,
    Sempre fui apaixonada por fotos, mas nunca sai de uma câmera digital ou um celular com um boa câmera.
    Agora resolvi me dedicar mais a fotografia. To bem crua e ainda não sei que tipo de maquina escolher. Quero investir no maximo 3 mil em uma boa maquina mas ainda não sei definir o que será melhor para mim. Pode dar uma dica para esta iniciante.
    Li todos os artigos e amei suas postagens.

    • OI, Grace!

      Você leu o meu e-book? Lá descrevo a câmera ideal para cada tipo de pessoa. =)

      Baixe-o aqui.

  58. Mateus Barcelos

    Olá Vanessa, estou iniciando no ramo e amei muito o site! Bem completo, simples e objetivo (algo muito difícil hoje em dia)

    Bom, antes de fazer qualquer curso, sempre amei Nikon, e era meu sonho comprar uma Nikon e que Canon nunca iria fazer parte do meu cotidiano.
    Mas, quando comecei estudar, no meu curso havia somente Canon. No primeiro momento fiquei um pouco assustado e com raiva. Mas, depois de usar uma Canon, a história mudou totalmente!! Amo as duas marcas, porém a Canon atendeu um quesitos meus muito bobos, mas que vão dar uma grande diferença no resultado final. Atualmente tenho a T5i da Canon e a D90 da Nikon.

    • OI, Mateus! Muito obrigada!

      Obrigada por dividir sua visão, gostei muito, pois é a visão de alguém que tem ambas marcas, vai ajudar todos do site. =)

  59. Vivi

    Olá, estou numa dúvida terrível entre a Cânon t3i e a Nikon d5200…sei q o corpo da Nikon é mais barata porém as lentes mais caras,já a Cânon corpo caro lentes mais baratas… Qual teria mais vantagem ao comprar?

    • Oi, Vivi!

      Sua dúvida é muito comum. É como falo no artigo, você precisa pegar as duas na mão e senti-las, ver qual te agrada mais. Parece besteira, mas faz toda a diferença.

      Ambas as marcas são excelentes, não tem como eu te falar qual deve escolher.

  60. Mateus Almeida

    Olá Vanessa, tudo bem?

    Estou gostando muito do seu site, já li vários assuntos, parabéns!!
    Quero entrar no mundo da fotografia, não profissionalmente, mas quero estudar sobre o assunto e ter uma boa câmera (de entrada).
    Bem, desde que pensei na ideia de começar a estudar fotografia e a comprar uma câmera, minha primeira indicação foi a Nikon D3200, indicação de um amigo que tem uma e adora, com isso fui pesquisando muito sobre ela e não mudou minha ideia de ter uma, porém pela fama das câmeras da Canon comecei a pesquisar sobre elas também mas encontrei mais dificuldades por não encontrar ao certo uma que seja compatível com a D3200. Pelo que pesquisei a Canon T3 é compatível com a D3200 mas perde em vários quesitos, a Canon T5 já é bem mais cara que a D3200 e o preço é um fator importante para mim, apesar de que eu irei comprar a câmera nos EUA, acredito que encontrarei melhores preços. Bem, meu pedido de ajuda é esse, se possível, me auxiliar nessa dúvida, qual Canon realmente é compatível com a Nikon D3200 para eu decidir qual câmera comprar. Desde já muito obrigado!
    Abraços!!

    • OI, Mateus, obrigada!

      Realmente é um pouco difícil de comparar as câmera. Acredito que a concorrente direta da Nikon D3200 seja mesmo a Canon t3.

      Vou ser sincera, para fotografia a Canon t3 é excelente, mas para o video, deixa a desejar, tanto por não receber mic externo quanto por não permitir ajuste manual (no video).

      Lá fora já não vende mais a Canon t3, só a Canon t5 e é o mesmo preço quase que a Nikon D3200.

      =)

  61. Francine

    Gosto muito de fotografia e penso em ganhar uma graninha extra com alguns trabalhos em finais de semana, estou a procura de um bom curso e dicas para minha câmera profissional.
    Pode me dar dicas em relação a qual modelo seria melhor para uma iniciante?

    • Oi, Francine!

      Sua dúvida é muito comum, por isso criei um e-book que responde a todas as perguntas que terá. Recomendo que baixe-o aqui.

      =)

  62. Ronaldo Eler

    Olá, adorei o site. Encontrei esse artigo que está me ajudando na escolha, mas talvez possa me ajudar um pouco mais.

    Como base nas informações cheguei a uma dúvida em a Nikon d3300 e a d5300.

    Com a chegado de um novo filho, senti a necessidade de adquirir uma câmera melhor, principalmente porque moro em um lugar onde não temos fotógrafos especialistas em gestantes e recém-nascidos. Além disso, estou desenvolvendo um site que falará de turismo e provavelmente farei fotos de natureza e de ambientes (hotéis, pousadas, restaurantes, etc). Ocasionalmente, também poderei fazer vídeos e entrevistas.

    O que me chamou a atenção na d5300 foi o GPS e o wi-fi, no entanto vi que as duas funções podem ser conseguidas por acessorios na d3300, mas, com acessórios, não compromete o resultado?

    Uma outra dúvida é sobre as lentes, como as da canon são, em geral, mais baratas, qual seria a câmera da canon que competiria com as duas da nikon que citei?

    Como sou uma amador, gostaria de saber, dentro das minhas necessidades acima, qual a câmera mais indicada pra mim?

    Recomenda algum site para adquirir as câmeras (pois provavelmente não encontrarei um lugar físico na minha região para poder experimentar/empunhar as câmeras antes de comprar)?

    Muitíssimo obrigado.

    • Oi, Ronaldo!

      Entendo sua dúvida entre as câmeras. Qualquer DSLR que comprar terá que estudar fotografia e se for gravar videos, terá que estudar sobre video. Então sobre a dificuldade de operação, todas são iguais. Para se decidir entre as Nikons, recomendo que leia esse artigo aqui.

      As concorrentes delas são Canon t5 e Canon t6i (vale a Canon T5i também). Tenho artigos sobre todas aqui no site.

      Sobre o acessorio, não compromete.

      Eu iria de Canon t5i. =)

  63. Primeiramente parabéns pelo site.
    Essas mátérias e comentários são de grande valia para quem está começando e para quem já está no ramo e gosta de fotografia.
    Tenho preferência pela nikon, uso uma D7000, mas comecei com uma antiga cano ftb que guardo até hoje. Já ouvi dizer que a base de assistência da canon no Brasil é maior. Como nunca tive que recorrer a elas, não sei.
    O que sei é que, hoje no mercado atual, a razão das preferências são um pouco vagas, não são muito convincentes para determinar essa decisão, visto a tecnologia empregada.
    Sei é que nikon e canon polarizam o mercado e se alguém quiser ser fotógrafo, use uma delas.
    Eu prefiro a nikon. Além da qualidade, acho mais bonita, mais robusta, mais bem distribuidos os botões menus. E a criação daquele botãozinho personalizável foi show.

    • Oi, Anério!

      Muito obrigada pelo seu cometário, irá ajudar muito todos os leitores!

      Sucesso com seus cliques! =)

  64. Martynha Araujo

    Ola..amei os artigos..realizei meu primeiro sonho de consumo em relação a câmeras fotograficas,pois estava dentro das minhas possibilidades.. gostaria muito de ter o privilégio de ler a opinião de vocês a respeito disso! Comprei a Canon Sx400 IS..O que podem me dizer sobre ela?

  65. Mariana Oliveira

    Oii Vanessa!
    Então, eu gostaria de saber qual câmera profissional ou semiprofissional você me recomendaria comprar, já que é minha primeira câmera e não tenho muita noção.
    Obs.: Por enquanto é mais como robbie, mas futuramente pretendo me especializar.
    Desde ja agradeço! Um grande abraço.

  66. Leonardo

    Olá, eu já estou estudando sobre a Fotografia em si, e quero comprar minha primeira câmera e fazer alguns trabalhos, já tenho em mente também, que quero comprar uma Câmera da Canon… sei que tenho que investir bem numa câmera, seja ela qual for… mas tem alguma câmera que você me indicaria por ter melhor custo benefício? Desde já, te agradeço imensamente!

    • Oi, Leonardo!

      Já baixou o meu e-book? Recomendo que baixe, pois lá explico muito sobre as câmeras, irá te ajudar nesse momento. Baixe-o aqui.

  67. Leticia Carvalho

    Oi Vanessa,

    Primeiramente quero agradecer pelos artigos, são ótimos e ajudam bastante os iniciantes na área, assim como eu.
    Bom, vou iniciar o curso em Abril, e estou em dúvida entre a DSLR Nikon D3200 e Canon T5. Qual a melhor para quem deseja iniciar?

    Obrigada!

    • Oi, Leticia!

      As duas máquinas são bem parecidas e possuem muita qualidade. Porém, entre as duas eu tenho uma leve preferencia pela Nikon D3200.

      Sucesso pra você.

  68. Wedyslley Silvestre

    Olá, Vanessa Alves!!!

    Tenho uma Canon T3i já algum tempo, iniciei meio que por brincadeira na fotografia e acabei mim apaixonando pela arte. Hoje já faço trabalhos fotográficos aqui em minha cidade dividindo meu tempo de Servidor Publico com Fotografia, assim estou querendo adquirir outro câmera e estou com uma dúvida tremenda entre a Canon 70D ou a Nikon D7200. Você poderia mim ajudar nessa escolha?

    • Oi, Wedyslley!

      As duas câmeras são excelentes, mas a Nikon 7200 comparada a Canon 70D é um pouco superior. Se não tiver investido em lentes e acessorios para Canon, acho que vale o investimento de upgrade na Nikon D7200. =)

  69. Fred Carpenter

    qual é o equipamento q a vanessa usa hj?

    • Oi, Fred!

      Eu uso Canon. Tenho 3 DSLR, equipamento de luz e um monte de acessórios. =)

  70. ELISON

    bom dia amigos!
    estou em duvida entre marcas de cameras.
    pois pretendo fazer um curso e claroque necessito de uma para ingressar .
    pesquisei bastante e achei a nikon 5200 que se enquadra no meu orçamento.
    queria saber opnioes a respeito da mesma e se é uma boa camera para começar. mto obrigado

    • Oi, Elison!

      Ela é uma ótima câmera, recomendo que baixe o meu e-book, ele irá te ajudar, baixe aqui.

      Leia também esse artigo aqui.

  71. Isac

    Olá Vanessa,

    Tenho duas perguntas para você

    1- Desculpe a ignorância, mas acessórios Canon podem ser utilizados na Nikon, e Nikon na Canon (intercambiáveis)?
    2- Com uma Câmera D3200 já conseguimos fazer alguns trabalhos fotográficos, ou esta máquina não é boa para isso?

    Aguardo sua resposta, e parabéns pelo site e pelas dicas, estou aprendendo muito com você.

    Att.
    Isac

    • Oi, Isac!

      1 – Os acessorios de fotografia são cada um da sua marca. Canon é para Canon e Nikon para Nikon.
      2 – Dá para trabalhar sim.

      Recomendo que baixe o meu e-book, ele irá te guiar nessa compra, baixe aqui.

  72. Isac Laube

    Ok Vanessa, Muito obrigado, e parabéns pelos seus artigos…

  73. Ana

    Boa Tarde! Estou em uma pesquisa pra comprar minha primeira câmera profissional, pois pretendo começar meu curso de fotografia início do ano que vem, e estou com uma enorme dúvida de qual marca escolher.
    Poderia me dar uma ajudinha? Haha

    • Oi, Ana!

      Sua dúvida é tão comum que até escrevi um livro para ajudar todo mundo a escolher a melhor câmera, baixe ele aqui (é grátis).

      =)

  74. Débora Moura

    Ola vanesaa , vi o quanto você é atenciosa com seus leitores e resolvi arrisca fazer uma pergunta.
    Então, gostaria de saber o que devo leva em consideração na hora de comprar uma maquina semi profissional, quero para fotografar meus artesanatos e em breve me acentuar em fotografar eventos como aniversários e outros.
    Qual maquina você me indicaria pra começar numa faixa de 1.000 a 2.000 reias as canon T5i e a T3i são boas pra começo, e qual site você me indica pra comprar on line confiável?
    Obrigada pela atenção des de já agradeço!
    Bom fim de semana e uma abençoada semana!

    • Oi, Débora! =)

      Recomendo que leia o meu e-book, baixe aqui. A leitura dele é fundamental para entender exatamente que câmera está comprando. Acredito que a Canon t5i possa ser uma boa opção, lembrando que terá que aprender a fotografar para usá-la.

  75. Daniel

    Vanessa, parabéns pelo incrível trabalho desenvolvimento, compartilhando tantas informações valiosas. Eu tenho um Nikon D7000 desde 2012. Meus motivos fotográficos são arquitetura e paisagem, com um toque minimalista. Quanto à lente, tenho apenas um apenas uma (AF-S DX Nikkor 18-105mm f/3.5-5.6G ED VR.) Eu gostaria de ter a sua opinião no que se refere à aquisição de um modelo superior de equipamento, no caso com sensor Full Frame, ou apenas investir em outra lente.

    Mais uma vez, muito obrigado pelas informações e espaço de saber.

    Abraços, Daniel.

    • OI, Daniel. Muito obrigada! =)

      Acho que a aquisição de lentes seria mais interessante, uma grande angular para arquitetura iria dar um toque especial nas suas fotografias. =)

  76. JOÃO DE ANDRADE

    Boa noite, sou fotografo amador mais adoro maquinas fotográficas, já usei compacta da Nikon Coolpix S2600; Coolpix L810, D3200, nestes quase sete anos de uso, notei que a D3200 ela sujava com frequência internamente e tive que pagar varias vezes limpeza com profissionais mesmo tendo o cuidado para em guardar e condicionar, isso me rendeu mais de R$1.000,00 em limpeza, então já estava decidido a comprar uma D800 ou D810, quando lembrei do problema que eu estava enfrentando e descobrir outros profissionais que conheci informaram que era falha mecânica da Nikon, fiquei bastante chateado e decidir comprar uma Canon EOS 5DS RS, estou em dú vida quanto a lente por isso gostaria que você me desse a dica. Agradeço, e realmente o site esta excelente! Parabéns.

    • Oi, João!

      Sinto muito pela sua experiencia. Acho que esse problema foi especifico com você. Não é comum a câmera sujar dentro se estiver bem armazenada, com tampa no corpo ou lente acoplada. Provavelmente não terá esse problema com a Canon 5D r, ela é bem mais selada e vedada.

  77. Francine

    Ola! Td bem?
    Estou querendo uma máquina boa para tirar fotos e filmar o meu filho. Estou em dúvida entre a CÂMERA CANON EOS REBEL T6 EF-S 18-55MM, 18MP, FULL HD. E a Nikon D 3300.
    Qual vc me recomendaria? Se puder me ajudar por favor.

    • Oi, Francine! As duas máquina são praticamente iguais, e ambas te trarão um excelente resultado (desde que aprenda a fotografar). Recomendo que pegue-as na mão para ver quanl gosta mais. =)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *