bate papoEsse é o nosso primeiro vídeo “bate papo fotográfico”, nele eu estou dividindo um pouco uma experiência fotográfica recente. Eu fiquei pensando tanto no que aconteceu e tem acontecido, que fiz esse vídeo. 

É um bate papo sobre linguagem fotográfica, sobre explorar o olhar, mudar, ver diferente o que temos na frente. Muitas vezes estamos acostumados a fotografar de determinada forma, e é muito bom quando mudamos um pouco isso.

Quero fazer muitos vídeos como esse, pois acredito que nossa troca de vivencia fotográfica é muito importante. 

Espero que tenha gostado. Vou amar ler os comentários. =) 

64 Comments

  1. Bom dia!

    Obrigado. Como sempre, ótima dica. É muito bom diversificar, fazer nova tentativas. Aprendemos.

    Acompanho seus vídeos e, sinceramente, agradeço. Tenho aprendido bastante.

    Ainda sobre lentes, penso em comprar uma lente zoom de longo alcance (mas estou no início, não preciso algo muito sofisticado). Vejo as lentes e são tantos os modelos e medidas que fico com dúvidas. Por favor, o que você sugere.

    Mais uma vez, obrigado.
    Abraços e tudo de bom

    • Oi, Antonio! Muito obrigada, fico feliz que esteja gostando de tudo que posto. =)

      Acho que uma boa lente para o que deseja é a 70-300mm. É uma excelente tele.

  2. Marcelo Mattos

    Olá Vanessa, gosto muito dos seus videos, pelos assuntos propostos, tonalidade de voz e ambiente tranquilo que, pelo menos para mim, me deixa relaxado e focado no que você explana e procura passar. Muito Bom!

  3. Osmando

    Olá Vanessa! Achei muito legal a motivação do seu vídeo com relação a importância em a buscar sempre o olhar fotográfico. Como é difícil isso….!!!
    Parabéns por mais este vídeo!

  4. Marcelo Mattos

    Oi Vanessa, eu sempre tive esse costume de caminhar e levar minhas compactas comigo e fotografar assuntos do meu interesse (Casas e carros antigos, ceu, e outros temas). A unica camera de porte grande que eu tenho é uma Canon SX30Is que fotografo em um Mini Studio PopUp em casa usando filtros Close-Up.

  5. Gilberto Florentino da Costa

    Por que a 40 mm e não a 50 mm?

    • Oi, Gilberto! A 50mm é dois dedos maior (tamanho fisico mesmo) e como a câmera de entrada é cropada a 50mm fica com um quadro muito fechado para usar o tempo todo, é mais questão de gosto mesmo.

  6. Nelson Alves

    Olá ola

    Eu recentemente depois da minha Sony A 200 ter falecido 😳, adquiri uma nikkon coolpix L 340…

    Gostaria de saber, quando puder se é uma boa máquina e as desvantagens por exemplo a Sony tinha aquela cena de por o olho para focar esta não é no visor daí eu as fotos não ficam bem focadas, existe algum truque para aprender a focar??

    • Oi, Nelson!

      Tem truque sim. O primeiro é apertar o botão do clique até o meio, esperar focar e na sequencia clicar. Outro é conferir no seu manual as opção de foco. =)

  7. Hector Cacace

    Boa noite Vanessa …

    parabéns pela pagina, pelos conselhos ….pela conferenciara de conhecimento gratuito..ja pensou em montar uma curso de fotografia ?
    presencial ou on line…
    Obrigado….

    • Oi, Hector! Muito obrigada! =)

      Tenho um curso online, fique atento aos seus e-mails. Além disso, tenho a Área Vip com diversos videos. =)

  8. Hector Cacace

    Perdão …Vanessa …

    obrigado pela transferência de conhecimento …

  9. Danilo

    Ola Vanessa,
    Adorei o video e a tua forma simples de passar-nos dicas e ensinamentos valiosos. Nota 10

  10. Fausto Diniz da Silva Júnior

    O bate papo sempre é uma troca de idéias para aquilo que amamos, ou seja a fotografia. Trocar experiências nos valorizam cada vez mais e o mais legal é a linguagem simples que torna tudo mais fácil.
    Obrigado por compartilhar suas experiências e se vc puder dê uma olhada nas minhas fotos no 500 px.
    Obrigado.
    Fausto.

    • Oi, Fausto! Muito obrigada! Adorei seu comentário!

      Através dos seus comentários, sei que está sempre por aqui, e fico muitooo feliz, obrigada por sempre estar participando! =)

  11. Olá Vanessa,
    Eu, muitas vezes, quero levar minha câmera pra faculdade pra poder sair fotografando os lugares por ai, mas tenho esse problema do peso. A T5i já é pesada por si só, ai a 18-55 tbm pesa, mais as coisas do dia a dia… Mas enfim, estou tentando levar pra poder melhorar meu olhar fotográfico.
    Gostei muito do bate papo, me deu mais vontade de sair por ai praticando.
    Beijos

    • Oi, Thaisa! Uhuuuu Muito obrigada! E muito obrigada por compartilhar sua experiencia!

      Experimente a lente 50mm ela é maior que a 40mm, mas mais leve que a 18-55mm.

      Só a criterio de curiosidade, as câmeras semiprofissionais e profissional são bemm mais pesadas, leve isso em conta se um dia for trocar de máquina.=)

  12. Romario Serejo

    Oi, Vanessa, gosto muito dos seus videos já sou fotografo de eventos a 16 anos e gosto muito de ver seus videos, pois nunca é de mais recordar e aprender coisas novas, eu adoro a minha 50 mm 1.8 STM da canon em conjunto com minha 5D, pois acho que éla tem um lindo desfoque de funco com cores bem suaves, a minha segunda preferida é a 85 mm 1.8, sempre que faço uma foto com esta lente eu sempre admiro a qualidade de imagem e o lindo desfoque de fundo déla, e meus clientes adoram as fotos da 85mm e 50mm.

    • Oi, Romario! Obrigada!=)

      Concordo com todo o seu comentário, a textura fica muto boa. Adorei sua participação, participe sempre! =)

  13. Alan Vieira

    Olá Vanessa,

    Sou novo por aqui e no mundo da fotografia.
    Me matriculei num curso aqui em Fortaleza e acredito que como todo iniciante, estou com um pouco de medo, confesso.
    Conheci pouquíssimo sobre fotografia na faculdade de publicidade e me encantei. Quero seguir carreira nessa profissão.
    Comprei uma Nikon D5200 para começar nesse mundo.
    É normal ter esse pé atrás!?
    Que recomendações você dá para uma pessoa que está começando agora!?
    Ficarei grato com sua resposta.
    Parabéns pelo site, muito dinâmico e esclarecedor.

    • Oi, Alan!

      Tudo o que vamos começar da um medo, é normal, é assim em qualquer profissão. Você está no caminho certo, estude e vá se especializando, será um grande fotógrafo. =)

  14. Mário Antonio de oliveira

    Boa noite Vanessa
    Valeu demais as dicas de lentes e o toque na fotografia. Tenho Canon Sx50 lente fixa, não vejo a hora de passar para objetivas. Vai facilitar a vida na opção de lentes.
    Agradecido
    Mário Antonio

  15. Joyce Nascimento

    Olá, Vanessa! Td bem?
    Eu amo suas dicas!
    Gostaria de uma orientação: quando a pessoa finaliza o curso de fotografia, você acha necessário o investimento em mais aulas? Ex.: curso de flash (pra focar beem nisso); curso de fototografia de produto e pessoa; curso para eventos sociais…? Ou dependeria da qualidade do curso que eu escolher, podendo ser mais completo ou não?
    Minha outra dúvida é quando se “finaliza” a parte teórica: os cursos, wokshops e tals, pra começar mesmo a fotografar. Você acha válido a pessoa separar uns 4 meses praticando com gnt da família, amigos e tal, pra pegar “a manha do negócio”, antes de estipular o valor de cada ensaio e divulgar o trabalho?
    Me desculpe o textão.
    Bjsss

    • Oi, Joyce! Obrigada!

      Acho que não deve sair fazer tudo quanto é curso, acho que deve fazer o curso que sentir necessidade de algo especifico. Se você fizer um bom curso inicial, com certeza não terá tantas dúvidas e conseguirá escolher somente os que realmente precisa.

      Você deve treinar muito o seu olhar e as técnicas antes de começar a cobrar. Tenho vistos novos fotógrafos com boas intenções, mas ainda sem qualidade, e isso é muito ruim pq ele fica marcado com fotografias ruins, perde oportunidades futuras.

      Te ajudei?

  16. Luís Carvalho

    Bom dia Vanessa
    É com essas alterações e pensamentos de ver a fotografia que se fazem grandes fotos e grandes fotógrafos e você tem isso tudo.

  17. Wagner Souza

    Olá Vanessa! Tudo bem?

    Há alguns meses comprei uma lente tele 55-250mm, e comecei a fotografar pássaros e estou apredendo e melhorando muito, entretanto deixei de lado a minha 50mm 1.8. Foi muito bom ter assistido esse vídeo, me fez lembrar que existem outras abordagens, infinitas, quem sabe, no mundo fotográfico.

    É sempre enriquecedor assistir seus vídeos e ler os posts do site.

    Obrigado por compartilhar seu conhecimento!

    • Oi, Wagner! Que demais! Muito obrigada, serio mesmo!

      Bons cliques e bons novos ângulos! =)

  18. william r costa

    Oi Vans muito Legal seu Canal no Youtube e mesmo aqui na web Parabens e adorei suas dicas!!! Obrigado >> @williamrcostas

  19. ledney dorian

    curti muito a areá vip, e vip mesmo,muito validas as dicas.

  20. Cristiane

    Oi Vanessa… tudo bem minha flor!

    Tô amando navegar pelo seu site. Amandooo…

    Vc pode me indicar uma câmera legal para eu começar a fotografar. Quero começar com pequenos trabalhos. E ver se realmente é minha “praia”?!

    Desde já muitíssimo obrigada!

    Um grande abraço!

    Cristiane

    • OI, Cristiane! Uhuuu que bom que está curtindo o site. =)

      Recomendo que baixe o meu e-book, pois nele cito modelos e indico as melhores categorias para o tipo de profissional/tipo de trabalho que deseja. Baixe aqui.

      Foque a leitura nas câmeras de entrada e semiprofissional. =)

  21. Cristiane

    Oi Vanessa…

    Estou amando navegar em seu site.

    Gostaria que vc me indicasse uma câmera legal para começar a trabalhar.

    Desde já muitíssimo obrigada!

    • Oi, Cristiane!

      Acho que respondi agora pouco um outro comentário seu. Recomendo que baixe o meu e-book, ele irá te ajudar muito. Baixe aqui.

  22. Adriano Peçanha

    Olá boa noite muito legal seu canal!
    Tire uma dúvida nos concursos pode enviar foto editadas? O que digo é saturação contraste
    Pois já tentei e não consegui.
    Tenho uma Canon T5 como faço para meus arquivos ficarem menor que 5 mb?
    Obrigado

    • Olá Adriano. Muito obrigada.

      Para saber se pode enviar fotos editadas, você precisa ler as regras do concurso. Saturação e contraste é edição, pois dá para fazer isso sem editar.

      Use o Photoshop para diminuir.

  23. Cristiane

    Desculpe flor… passei uma e depois acabei enviando de novo… Obrigada por ter respondido…

    Olha só, optei por uma DSLR EOS Rebel T5i18 Megapixels com Lente EF-S 18-135mm STM (Canon).

    É uma boa opção?

    P mim, ainda é um modelo caro, mas, vou fazer o sacrifício, em nome de um futuro melhor e prazeroso. Mas, só depois que vc me disser se vc acha legal esse modelo para quem está começando.

    Brigadinha…

    Atenciosamente
    Cristiane

    • Oi, Cristiane!

      Você está com uma super câmera nas mãos, você irá adorar! =) Parabéns pela aquisição.

  24. Cristiane

    Obrigadinha Vanessa…

    Na verdade, vou adquiri-la agora. São aquisições caras… kkk… mas, se Deus quiser meu trabalho vai trazer o que espero, paz de espírito e muita alegria.

    Mais uma vez, muito obrigada!
    Um grande abraço!

  25. Carlos Silva

    Boa tarde! Eu já trabalho com uma lente nikon 50mm, mas queria umas dicas de vc

  26. Cruz Agnaldo

    Agradeço o apoio que sempre nos dispensa Srta. Vanessa… Agradeço se me puder auxiliar em como usar o flash, de uma maneira bem simples…

    Deus abençoe

    • Oi, Cruz! Muito obrigada!

      O flash não tem segredo. Dà uma olhada no manual, e veja como ajustar a potencia dele, feito isso é questão de ajuste de potencia x diafragma e obturador. Se você entende de exposição, não terá dificuldade nenhuma.

  27. Hilton

    Olá Vanessa boa tarde, tudo bem? Meu nome é Hilton e andei acompanhando seus vídeos. Não sou fotógrafo mas de uma tempos pra cá venho tendo um certo interesse pelo assunto. Gostaria se saber para eu começar, não a trabalhar com fotógrafo mas a ter uma máquina de melhor qualidade, qual vce imdicaria? E se vc indica algum tipo de curso para usar a máquina?

  28. Roger Peverari

    Olá Vanessa, bom dia!
    É a primeira vez que te escrevo e gostaria primeiramente de te parabenizar pelo seu trabalho e pela linguagem fácil e descomplicada que deixa seus videos gostosos de assistir. Não sou profissional de fotografia, mas um admirador desta arte. Faço a maioria dos meus cliques utilizando meu celular ou minha antiga Canon G12. Por falar em celular, você tem algum video explicando técnicas para deixar as fotos de celular mais bonitas? Quando puder dá uma olhada nos meus cliques no meu instagram @rgpeverari
    Obrigado pela atenção.

    • Oi, Roger! Muito obrigada, fico muito feliz que esteja gostando do meu site e do conteúdo. =)

      Me segue no Instagram: @FotografiaDicasOficial

      Vou pensar em um artigo, mas acho que a grande dica de ouro é se concentrar no enquadramento e na composição da foto, isso irá dar um incrível upgrade nas suas fotos. =)

  29. MAYARA TAYS

    GOSTARIA QUE VOCÊ ME ORIENTASSE SOBRE A COMPRA DE UMA CÂMERA SEMI-PROFISSIONAL .EU NÃO TRABALHO COM FOTOGRAFIAS ,MAS QUERO UMA CÂMERA BACANA E UMA LENTE DE QUALIDADE TAMBÉM.

    ATT

    MAYARA TAYS

  30. Humberto

    Desde quando descobri seu site só tenho cliks lindosss sssssss, você é o MÁXIMO…!!💫💫💫💫🌷🌷🌷🌷

  31. Daljone

    Ola, parabéns pelas belas postagens, tenho uma dúvida quanto a fotografar com lente 40mm ou 50mm, no caso seria para fotografar pessoas em eventos, na sua opinião qual seria melhor numa câmera cropada, pergunto porque nesse tipo de camera os angulos são diferentes. Desde já agradeço , abraço !

    • Oi, Daljone. Muito obrigada!

      As duas lentes são boas, a diferença de enquadramento é muito pequena, porque você resolve dando um passo para trás ou para frente. Eu tenho gostado mais da 40mm, pois é bem mais leve, porém o desfoque dela é um pouco menor.

      Eu escolheria a 40mm. =)

  32. claudius fotos

    Boa noite VANESSA ALVES, sou seu fã já a bastante tempo . Parabéns pelo seu profissionalismo, competência e dedicação. Gostaria muito que desse uma olhada nas minhas fotos no flickr e me desse sua opinião sobre as mesma e meu potencial como fotografo de paisagem. Sou amador, meu flickr é claudius fotos. Desde ja muiiiiiito obrigado por tudo.

    • Oi, Claudius. Muito obrigada!

      Infelizmente eu não faço avaliações das fotografias dos leitores.Pois muitos me solicitam e é impossivel fazer tantas avaliações.