Dicas de Ensaio Fotográfico Externo

A maioria das pessoas que começam a fotografar seja profissionalmente ou não, começam com ensaio fotográfico externo ou festas de aniversários dos amigos. Por isso, quero dar dicas valiosíssimas de ensaio externo. Tenho certeza que as dicas do vídeo e do artigo irão potencializar ainda mais as suas fotos e até mesmo gravações de vídeos, pois podem ser aplicadas tanto para foto, quanto para vídeo.

Estou considerando como ensaio externo todo ensaio que não é no estúdio, ou seja, ensaios em parques, casa, jardins.

As dicas de ensaio externo que verá podem sem aplicadas para diversos tipos de ensaios como casal, book feminino ou masculino, criança, família e etc.

Se quiser saber as câmeras que pode usar, recomendo que baixe o meu e-book, pois nele irá entender tudo o que precisa para escolher a câmera certa, baixe-o aqui.

1° Dica de Ensaio Fotográfico Externo: O Briefing

O cliente foi até você porque gostou do seu olhar fotográfico, do seu estilo, mas mesmo assim é importante que você faça um briefing com ele.

Esse briefing pode ser simples, um bate papo sobre o que o cliente espera das fotos, como ele gostaria que fossem. Com essas informações você saberá por qual caminho ir com as fotos. Também irá te aproximar do cliente, e isso irá ajudar o cliente a se sentir mais tranquilo no dia no ensaio.

Essa dica é simples, mas vejo que muitos fotógrafos a ignoram ou fazem sem muito interesse, já partem logo para o clique.

2° Dica de Ensaio Fotográfico Externo: A Luz

Aproveite a iluminação ambiente dos locais. A iluminação natural é linda e se bem aproveitada deixa o ensaio externo com um “ar” gracioso e leve.

Parques e Jardim: O sol é o seu grande iluminador, certo? Então você precisa estar ligado nele e na qualidade de sombra que ele está produzindo. Os melhores horários para fotografar a partir das 7h00 até umas 10h00 no máximo e a partir das 15h30 até 18h, nesses períodos o sol está mais baixo, o que faz com que a sombra fique mais leve e suave.

Fique atento e aproveite: Dias nublados são ótimos para fotografar praticamente o dia todo, pois as nuvens fazem um excelente difusor, o que deixa as sombras mais leves e equilibradas.

Dica especial: Considero a parte da manhã o melhor horário para fotografar em área externa, pois a rua, o parque, os locais em geral estão mais vazios e calmos, e isso transparece na fotografia, além disso mostrar o local fica muito mais bonito e elegante.

Casa: Para aproveitar bem a luz ambiente, abra as cortinas da casa e posicione as pessoas próximas dessas fontes de luzes. Apague as luzes artificiais para as cores ficarem corretas e as sombras naturais.

Para te auxiliar, pode ser interessante aumentar um pouco o ISO. Para subir o ISO com segurança, conheça bem os limites da sua câmera, saiba até que número pode subir sem que prejudique a sua foto, sem que perca nitidez e detalhes.

Tanto no parque quanto em casa, você pode usar o flash externo para auxiliar com as sombras ou para aumentar o nível de luz, mas sempre deixando a iluminação o mais natural possível. Usar um rebatedor ajuda muito também.

3° Dica de Ensaio Fotográfico Externo: Destaque o primeiro plano

Em um ensaio fotográfico o que está em destaque é a pessoa, por isso lembre-se sempre de deixa-lá em evidencia e o local como coadjuvante, somando para o clique.

Para você conseguir isso, é preciso deixar o fundo com menos coisas chamando atenção e menos nítido, mais desfocado. Desfocar o fundo é técnica e lente certa. As lentes que recomendo para isso estão nesse artigo aqui. Sobre a técnica, de forma simples e objetiva: trabalhe com o diafragma mais aberto.

4° Dica de Ensaio Fotográfico Externo: O foco

Para que a foto fique excelente é importante que o foco esteja correto, e como estará fotografando com uma profundidade de campo curta, precisa estar muito mais atento ao foco. Sempre que for fotografar pessoas, o foco precisa estar 100% nos olhos dela, se não tiver nitidez nos olhos, você perdeu a foto.

5° Dica de Ensaio Fotográfico Externo: O enquadramento

  1. Pense e analise cada composição;
  2. Enquadre bem as pessoas (veja mais aqui);
  3. Faça variações dos enquadramentos: plano geral, conjunto, detalhe e etc.
  4. Aproveite todos os ângulos: Não faça um clique em uma posição e mude a pessoa dela, ter vários ângulos faz toda a diferença na hora da edição.

Aproveite os momentos de distração das pessoas para clicá-las ou crie situações. Fotos natural também rendem lindos cliques.

Dica de Ensaio Fotográfico Externo: Quantidade de Fotos

Você estará fazendo um trabalho (mesmo que seja por hobby), então precisa ter algumas métricas em mente para que tudo dê certo e para saber também quando já tem material suficiente para o que o cliente solicitou.

Os números que vou mencionar são uma referencia, altere conforme a necessidade do cliente. Através do briefing que apurou pode ser que descubra que ele gosta mais de fotos gerais, fechadas ou espontâneas.

Tenha em mente:

  • 10% de plano geral, para mostrar o local e descrever o enredo do ensaio.
  • 20% de fotos espontâneas / momentos (sem pose)
  • 30% retrato
  • 15% plano médio
  • 15% variação plano americano e corpo todo (sem ser geralzão)
  • 10% detalhes

Essas são algumas dicas de ensaio fotográfico externo, tenho certeza que elas irão te ajudar muito.

Curta, compartilhe e deixe um comentário abaixo, eu leio e respondo todos os comentários. =)

52 Comments

  1. Viviane Moreira

    Bom Dia!
    Otimas dicas. Parabdns

  2. Tarcisio Júnior

    Vanessa vc é show compartilhando seu conhecimento. São dicas valiosas principalmente para iniciantes. Obrigado

  3. Meire

    Exatamente o que estava precisando. Ótimas dicas!! Obrigada!!

  4. Thalita G Ferreira

    Amei cada uma das dicas. Vou usar com certeza.

  5. Edvanir

    Eu gosto muito das suas dicas tem me ajudado bastante obrigado

  6. Letícia

    Que show!!!! Adorei as dicas…

    Vou compartilhar com colegas do curso de fotografia. rsrs

    obs: Acabei de assistir o vídeo com legendas pois sou deficiente auditiva. (já comentei com você antes) 🙂

    • Oi, Leticia! Uhuuu que legal! Muito obrigada! =)))

      E que bom que dessa vez deu certo. Agora no meu Facebook também tem vídeo legendado!

  7. Rogério

    Gostei muito de sua dica

  8. Letícia

    Oba!!! 😀

  9. Manuel Afonso

    Olá Vanessa
    Sou Português tenho 67 anos e grande paixão pela fotografia.
    Obrigado pelas dicas. Tenho seguido e com resultados.
    Muito obrigado, vou continuar a seguir todas as suas dicas.
    Manuel

    • Oi, Manuel! Que legal, muito obrigada, fico muito feliz em saber que minhas dicas tem te ajudado!

      Te desejo lindos cliques! =)

  10. Luis Lagarto

    Bom dia Vanessa,
    Mais uma dica de ouro.
    Obrigado

    Luis Lagarto

  11. Maria Eliane de Souza Bergamasco

    Oi, Vanessa! Mais uma vez arrasou! Adorei e vou utilizar as dicas. Muito obrigada e um grande abraço.

  12. Rosane Silva

    Vanessa você é 10, garota! Amei!

  13. Gabriel Marques

    Olá Vanessa, gostaria de saber pq quando tiro uma foto ou gravo um vídeo mais de perto com a câmera do celular, meu rosto fica estranho, mais fino e comprido, o nariz um pouco maior e etc. Tentei fazer a mesma coisa com a câmera posta mais longe,com um zoom e em um lugar mais iluminado e melhorou mais. Isso acontece com todas as câmeras, até mesmo profissionais ou só com a do celular mesmo por ser menor?? É um caso de vaidade mesmo, espero muito não ser como saio nas fotos de perto kkk.

    • OI, Gabriel! Você acabou de descobrir a distorção da lente!

      Isso é normal. Se cadastre na Area VIP do meu site, o primeiro vídeo é sobre isso. =)

  14. Jorge Siqueira

    Excelente.

  15. Marina

    Como arrumar o ISO?

    • Oi, Marina!
      É um botão que tem nas câmeras DSLR e Mirrorless, dá uma olhada no seu manual, lá explica como alterar. =)

  16. lirio severiano da silveira junior

    -gostei muito dessas dicas de fotografia.

  17. Edvanir

    Gostei muito

  18. Eduardo Amaro

    Olá Vanessa, tenho uma dúvida e agradeceria muito se vc me ajudasse, seguinte, eu estou começando agora na carreira de fotografo, mas eu não faço a mínima ideia de qual câmera começar, li vários de seus artigos me ajudaram bastante, mas eu ainda não consigo me decidir, tu consegue me ajudar?

    • Oi, Eduardo!

      Sua dúvida é muito comum, por isso recomendo que baixe o meu e-book, eu escrevi ele justamente para sanar e ajudar com essas dúvidas, baixe aqui.

  19. Wilian

    Wilianjones@gmail.com

    Oi Vanessa!
    Tenho alguma dificuldade para fotografar de noite.
    A foto Sai clara demais, escura demais ou esbranquiçada.
    Pode dar umas dicas de como usar ?
    Minha máquina é uma Nikon D5300

    • Oi, Wilian!

      A noite o ideal é usar um tripé, assim as fotos não saem tremidas e você pode deixar o obturador mais lento. Uma dica, aprenda a usar o fotometro, irá te ajudar muito.

      Leia: Dicas de fotos noturnas

  20. Elizeu Joaquim

    Parabens Vanesa, ótimas dicas

  21. José de Paula

    Por gentileza, qual tipo de máquina você me indica pra eu que vou começar agora ?
    Obrigado.

  22. Matheus Silva

    oi. Minha pergunta é :
    Eu posso fazer fotos “profissionais” com uma camera compacta simples?
    Desde já agradeço.

    • Oi, Matheus!

      Sua pergunta é comum e a reposta não é tão simples.

      Você pode fazer lindos e maravilhosos cliques, inclusive com ar profissional com uma câmera compacta simples. Mas para trabalhar e ser um profissional, essas câmeras não te atendem. Porquê? Porque para fotografia profissional você precisa de lentes especificas, flash e acessórios que somam para cada clique, e potencializam a qualidade,e nas câmeras compactas não tem como acoplar, além delas não terem os ajustes que são necessários. =)

  23. Almir Oliveira de Jesus

    Oi.vanessa Boa noite do curso e da dicas que você deu gostaria que você avaliase as fotos que eu tire no parque enviar no Instagram o YouTube eu envio com meu Bom par você sabe quem mando Boa noite

    • Oi, Almir!

      Não entendi direito. Mas me marque no Instagram: @fotografiadicasoficial

  24. Acilio Keller

    Olá Vanessa!!!
    Sempre ótimas dicas,principalmente para iniciantes.Obrigado por compartilhar suas experiências!!

  25. marilda lopes arcoverde

    Vanessa, para focar os olhos é melhor medição matricial ou parcial? Minha câmera é uma Canon T5.
    Aguardo ansiosa o início do seu curso;

    • Oi, Marilda! =)

      Os modos de medição medem a intensidade da luz e não o foco, é comum se confundir no começo. Para ter o foco nos olhos, fique atenta aos pontos de foco da sua câmera, posicione eles no local que deseja fazer o foco. =)

  26. Fla

    Tenho uma SX530 e queria saber tratando do foco