Dicas de fotografia 1° Dica de Fotografia: Compre uma DSLR

A primeira dica de fotografia é sobre sua câmera. O ideal se quiser se tornar fotografo profissional é investir em uma câmera DSLR, não se sinta pressionado a comprar uma câmera profissional ou semi profissional. Se comprar uma câmera de entrada, já está de bom tamanho!  Todas elas possuem os ajustes necessários para equilibrar a cena.

Se estiver com duvida entre as diversas categorias de câmeras ou quer descobrir qual é a melhor câmera para iniciantes, baixe meu Guia aqui

2° Dica de Fotografia: Lente 18-55mm 

Existem muitos mitos a respeito da lente 18-55 mm, que faz parte do kit básico que vem de fábrica, quando se adquire uma DSLR. É difícil saber em que acreditar e muitas vezes acabamos gastando mais do que o necessário para ter um bom equipamento.

O que é mito e o que é verdade?

MITO: Acreditar que não seja possível realizar um bom trabalho com a lente 18-55 mm. Ela é uma ótima lente e é possível realizar bons trabalhos fotográficos com ela.

VERDADE: É uma lente menos resistente pois é  de plástico e tem menos nitidez que outras lentes profissionais e caras. O fotógrafo na verdade é quem vai determinar se a lente pode entregar um bom trabalho. Se a imagem estiver bem exposta, a lente responde com excelência.

Dicas de fotografia

Todo fotógrafo iniciante começa utilizando esta lente. A compra de lentes tele ou grande angular só se faz necessária com o tempo e a experiencia, quando os trabalhos demandam diferente distancias focais, resistência da lente ou outras características que a lente 18-55 mm não possua.

Exemplo: Você compra uma maquina, dispensa a lente do kit e  adquire uma grande angular, com o tempo e estudo você descobre que gosta mesmo é de fotografar esporte, logo você precisa de uma lente tele objetiva, ou seja, o investimento em uma lente mais angular foi jogado fora. Por isso, comece com a lente do kit básico.

3° Dica de Fotografia: Cartão de Memória 

Essa dica de fotografia é muito importante, nunca se esqueça dela. Quando for copiar as fotos que estão no cartão de memória para seu computador, cuidado! Muitas vezes por um pouco de falta de atenção podemos perder fotos de trabalhos simplesmente porque não conferimos os arquivos ao copiar. Eu sugiro que sempre que for descarregar as fotos, você faça da seguinte forma:

  1. Copie e cole para o computador (seu HD, C:, ou local de sua preferencia) sem recorta-los, ou seja, deixando os originais no cartão de memória;
  2.  Verifique se o tamanho dos arquivos copiados corresponde aos do cartão e abra as fotos copiadas uma por uma;
  3. Após esta verificação, exclua os arquivos do cartão de memoria deixando-o pronto para o próximo trabalho.

Parece excesso de cuidado não é? Mas já vi muitos trabalhos fotográficos comprometidos por falta de uma verificação simples na hora de copiar, se nesta hora o arquivo da foto for corrompido você pode em um segundo perder todo seu trabalho. Você terá que arcar com um novo ensaio.  Por isso recomendo cuidado, atenção e siga as 3 etapas sugeridas acima para sua própria segurança.

Dicas de fotografia

4° Dica de Fotografia: Use tripé com baixa luz 

No inicio não temos muitos equipamentos, porem investir em um tripe é essencial. Você vai perceber como suas imagens irão saltar na qualidade.  São muitas as situações com baixa luz e nem sempre o flash resolve, como no caso de paisagem ou fotografia noturna

Dicas de fotografia - Roda Gigante           

Técnica de fotografia para iniciantes – Baixa luz

Para compensar a baixa luminosidade de uma cena podemos subir o ISO ou aumentar o tempo de exposição pelo obturador. Quando aumentamos o ISO podemos produzir fotos com efeito granulado, aqueles pontinhos que aparecem nas partes mais escuras. Para evitar este efeito indesejável nas fotos, invista em um tripé! Sim em um tripé! Isso porque quando você aumentar a exposição, não vai querer ficar segurando a máquina e arriscar ter uma foto tremida certo? Então, regra básica – obturador igual ou inferior a 1/30 – tire a foto com um tripé.

Por agora, são essas dicas de fotografia. Logo tem mais! 

Deixe um comentário, pois eu adoro ler e não esqueça de curtir a pagina!  

Recomendo a leitura

 

Aprenda mais sobre CÂMERAS e descubra a melhor para você

Eu criei um Guia definitivo – Tipos de Máquinas Fotográficas(GRATUITO) para facilitar a sua escolha de maquina.
Você vai aprender:

» Qual câmera utilizar para fotografia profissional;

» Analisar as diferenças na hora da compra;

» Entender os diversos modelos de maquinas;

COLOQUE SEU E-MAIL E CLIQUE EM “QUERO RECEBER” PARA TER ACESSO


100% de Privacidade – Detesto SPAM tanto quanto você!

Sou uma apaixonada por fotografia e vídeo. Sou aquela que desde pequena esta com uma câmera na mão e uma ideia de registro na cabeça. Minha formação técnica é em cinema com especialidade em fotografia e câmera(vídeo/cinema) e o bacharel é em publicidade. Mas minha formação principal é o dia a dia e a curiosidade. Quero dividir um pouco do que aprendi com vocês, e claro, através dos comentários aprender mais.


112 Comments

  1. Valmir Ferreira da Silva

    Gostei muito das dicas.
    Me ajudarão muito, pois vale lembrar que sou um iniciante e preciso de toda ajuda possível.

  2. Denilson Cruz

    Vanessa

    Fui apresentado ao seu site por uma colega e estou muito contente com as digas fornecida, pois estou com muita vontade de aprender sobre fotografia, para quem sabe no futuro aventurar-me neste mundo.

    Obrigado

    Denilson

    • Olá Denilson, obrigada por vir até aqui me falar isso, fico muito feliz que está gostando do site!

      Continue acompanhando! =)

  3. ADRIANA SIMÕES

    Adorei suas dicas!!! Comecei meio que por acaso nesse ramo da fotografia, sempre levei minha Nikon L810 e fotografava tudo que via nas festas de amigos. Agora as pessoas estão me pedindo para fotografar os eventos e já até fiz alguns, mas ainda estou muito insegura, principalmente com relação a maquina fotográfica. Usei uma emprestada Nikon D 3100 e gostei muito das imagens, mas como ela não tem nada ( aqueles acessórios que fazem a máquina ficar enorme!) fico ainda insegura pois percebo que o tamanho da máquina impressiona muito o cliente. Obrigada por todas as dicas!!! Vou me prender no que você comentou: em outras palavras, o equipamento é importante, mas um bom fotográfo é que faz a diferença. Bjs.

    • Obrigada Adriana! =)

    • jaqueline Rodrigues

      óla tudo bem vanessa!!adorei suas dicas viu vc é show e o mais engraçado q achei q de todas as vezes q procurava uma resposta pras minhas perguntas encontrei aqui até pq a hitória dessa moça chamada Adriana Simões é igual a minha a diferença é q a minha camêra é uma coolpix p510 nikon!!

      • Olá Jaqueline!

        Yes! Fico feliz que estou te ajudando e que encontrou as respostas que procurava!

        Obrigada por dividir sua satisfação comigo! =)

  4. Juliana

    Oi, Vanessa! Adorei suas dicas. Preciso estudar agora… Deixa eu te contar…
    Tenho uma Nikon P510, minha paixãozinha, amo ela. Daí fui dar uma volta no shopping pra tomar um café, entrei numa loja de eletrônicos, peguei uma Nikon D3100 na mão e comprei. Logo depois me arrependi, pois não sei quase nada de fotografia! Agora estou perdidona! Estou com receio de gastar com lentes erradas, na verdade nem quero gastar! Vou usar a lente que veio no kit (18-55mm) e seja o que Deus quiser! =)

    • Olá Juliana!

      Eu entendo seu problema e a primeira dica que dou é não compre lente agora! Essa lente que vem com ela é excelente, só após você usar bastante ela e saber manusear bem a câmera pense em comprar outra.

      Faça um curso, você vai aprender a manusear bem rápido.=)

  5. Juliana

    =)
    É isso aí, Vanessa. Mt obrigada! Vou aprender primeiro já que tenho um bom equipamento! Bjos.

  6. Marco Aurélio

    São ótimas suas dicas. Tem sido de grande utilidade para mim.
    Grato,
    Marco Aurélio

  7. Mariana Cavalcanti

    sempre tive vontade de comprar uma nikon pq eu literalmente vivo tirando foto de tudo com o meu celular,mas agora quero investir em uma câmera bacana. Pesquisando nos sites fiquei em duvida entre os seguintes modelos :

    D7000
    D5100
    D3200
    D3100

    Estou na Australia e pretendo comprar por aqui mesmo.

    Chero

    • Olá Mariana!

      Sua duvida é comum, você está pesquisando duas categorias de maquinas diferentes, uma é de entrada e outra semi profissional.
      Eu tenho um guia sobre os tipos de maquinas fotografias, que acredito que vá te ajudar a escolher.

      Essa é a pagina: http://fotografiadicas.com.br/guia-definitivo-tipos-de-maquinas-fotograficasgratuito/

      Obrigada pela visita!

      • Gesiel

        Mariana, provavelmente vc já comprou a câmera, mais fica aqui uma sugestão: compre uma máquina que tem foco automático no corpo, tipo a D7000, D7100. Elas são um pouco mais caras, mas vale a pena pq na hora de comprar as lentes, elas aceitam lentes mais baratas, sem auto-foco. A D7100 tem um bônus que é a opção do crop x1.3 além do x1.5 das outras Nikon. O crop x1.3 permite vc tirar maior proveito das suas lentes, principalmente no zoom. Acredite em mim, faz muita diferença e vale a pena.
        Boa sorte.

  8. Gustavo

    Vanessa, eu já tenho uma DSLR de entrada e estava interessado em comprar uma fuji x100 para fotos de viagem por ser mais discreta e compacta com ótimo resultado, achei o preço salgado. Vc teria outra indicação de mirrorless?

    • Olá Gustavo!

      Eu gosto das mirrorless da sony e estão bem mais em conta!

      =)

  9. Eliza Silva

    Olá!
    Gostaria de saber se é possível fazet fitos com o fundo desfocado com a coolpix 510. Me manda as dicas.

    Abs. Obrigada.

  10. Marcos

    Olá Vanessa,

    Gostaria de agradecer suas dicas, gosto de fotografar e sem sombra de dúvidas estes artigos estão me ajudando e muito !

    o/

  11. Sergio

    Vanessa,
    tudo bem?
    Tenha certeza que está ajudando muitas pessoas com sua dicas e informações. A sua linguagem é clara e objetiva. Vc está conseguindo desmistificar a Fotografia. Aproveitando a oportunidade nos esclareça uma dúvida, há muita diferença da lente do kit (nitidez, cor, contraste)para uma lente fixa?
    Obrigado.
    Sergio

    • Olá Serigo!

      Obrigada a minha intensão é ajudar o maximo que conseguir as pessoas! =)

      Sobre a lente, tem diferenças sim, mas não só em relação a lente fixa mas em relação a lente com uma melhor construção e melhor conjunto óptico.

      Essa diferença existe, só não se preocupe com ela se estiver começando a fotografar, a lente do kit é muito.. muito boa mesmo.

      =)

      • Lindalva

        Bom dia
        Vanessa
        estou engatinhando na fotografia, fiz um curso, achei muito fraco ou eu que esperava de mais, mas estou fazendo um on line, da fundação Bradesco, mas suas dicas estão valiosa para eu que estou começando, minha camera é uma Sony Nex C3, gosto por que me dicas no visor de como fazer determinada foto, como disse estou engatinhando, leio muito tudo que recebo e que pesquiso no Dr. Google rsrsr, quero estar craque até abriu qdo nasce meu primeiro netinho, estou empolgada ele será meu eterno modelo fotografico.
        grata
        bjus

        • Olá Lindalva!

          Você está com uma super câmera, realmente é só estudar… você vai conseguir, Sr Google tem bastante informação boa! =)

  12. Nathalia

    Adorei parabens

  13. Sheila

    Oi Vanessa, já recebi o link pro seu Guia Definitivo e estou lendo aos poucos, mas gostaria de uma opinião direta. Não entendo nada de fotografia, comecei a me interessar quando precisei comprar uma câmera e me deparei com uma infinidade de modelos. Consegui chegar a um impasse entre a Nikon P520 e a Canon SX50 HS. Segundo opiniões nos fóruns, a canon é melhor, comprei. Mas ainda estou insegura se fiz a escolha certa, ou ainda se nenhuma das duas serviriam pra mim…pode me dar sua opinião?
    Ah, não pretendo fazer uso profissional, só fotos em viagens, reuniões de amigos e família, mas gostaria de fazer um trabalho amador com qualidade profissional, se é que vc me entende. ;)

    • Olá Sheila!

      Fique tranquila é uma ótima maquina e é exatamente para o que deseja!=)

  14. Thiciana

    Oi Vanessa,
    Tudo bem?

    Comprei minha primeira Nikon e estou pesquisando por dicas. Gostei muito dessa matéria. Parabéns!!

  15. Tatiely Gomes

    Oi querida Vanessa, adorei suas dicas e estou a alguns meses estudando muito sobre fotografia embora não tive contato com nenhuma Câmera DSLR, estou atrás de conhecimentos, e fazendo cursos, pois é uma área que amo e meu marido me encorajou…
    Será que tenho chances de aprender somente com cursos pela internet e procuras ou me sugere fazer um curso presencial???
    Mais uma vez parabéns tens um dom pra esclarecer dúvidas e és também muito clara!
    :D

    • Olá Tatiely!

      Eu acredito que dependo do curso seja possível aprender pela internet. Eu tenho um curso de fotografia, abro inscrições algumas vezes ao ano, eu mando um e-mail avisando quando vou começar uma nova turma. A experiencia que tenho através dos meus alunos é a melhor possível, eles me mandam exercícios e vejo que estão aprendendo e que entenderam como funcionam as técnicas!

      =)

  16. Débora Almeida

    Ola adorei as suas dicas,alias estou adorando tudo isso aqui,comecei a estudar fotografia,e estou aprendendo mais lendo suas dicas..muito obrigada ;D

  17. José Hartl Filho

    Vanessa,
    Apesar de entusiasta da fotografia ainda preciso estudar muito. Atualmente possuo uma HX1 Sony. Pretendo comprar uma T3i. Mas minha dúvida agora é qual aplicativo usar para organizar meus álbuns fotográficos, fazer pequenos retoques e ver minhas fotos. Eu estou usando o Picasa 3. O que você usa e me sugere?

  18. Olá!

    Tenho 17 anos mas desde pequena gosto de fotografia, mesmo sem “saber” ainda. Com o tempo essa paixão só fez aumentar, mas nunca tive a chance de ter uma máquina profissional ou semi, então me deparei com seu site e já baixei o guia para câmeras, pois quero ter a certeza da compra da minha primeira câmera e sabe utiliza-la para fazer minha arte. Obrigado por disponibilizar para nós, iniciantes. Beijos!

    • Obrigada você Stheffany, por vim dividir seu sonho comigo! Espero que alcance seu desejo e que o Guia sobre os tipos de maquinas fotográficas te ajude! Boa sorte!

  19. Paulo Henrique

    Olá, tudo bem?

    Gostei muito do teu site, e das dicas de fotografias. Estou muito agradecido por você ter criado este site. Com ele, tirei varias dúvidas de como começar no ramo de fotografias, dicas de câmeras, e equipamentos, que eu nem tinha idéia de como começar a usar. Muito obrigado mesmo…

  20. Olá, Vanessa! Tudo bom?
    Primeiramente, muito obrigada por todas as suas dicas. É realmente bastante difícil achar pela internet a quantidade de informação útil que encontramos aqui.
    Pretendendo comprar uma T5i e gostaria de saber se você indicaria alguns sites/lojas de confiança que não sejam tão caros.
    Obrigada pela atenção! :)

    • Olá Ludmylla!

      Obrigada, fico feliz que esteja aproveitando o site!=)

      Estou sem nenhuma loja para indicar no momento, me desculpa.

      Abraços!

  21. Gipessoa

    Olá Vanessa! Estou pensando em fazer um curso de fotografias, e também em comprar uma câmera mirrorless a samsung Nx300. Eu gostaria muito de ter uma T3i, porém onde moro é perigoso e chama muita atenção pelo tamanho. Você acha que dá para eu aprender as funções básicas de fotografia com esta câmera que quero comprar?? Pelo pouco que li, dizem que ela funciona melhor com o uso manual do que com o automático. O que vc acha?? Desde já lhe agradeço e parabéns pelo site!!

    • Olá Gipessoa!

      Eu não conheço essa mirrorless a fundo, normalmente elas possuem controle manual da exposição. Se essa tiver, você pode sim aprender as funções. Não sera da mesma forma que com uma DSLR, pois é provável que não terá outras funções necessárias, mas você irá aprender a ajustar os itens essenciais para uma boa exposição da imagem. Caso pense em trabalhar com fotografia, essa não é a câmera indicada. Se tiver duvidas sobre as categorias, baixe o meu E-book.

      É bom verificar no lugar onde irá fazer o curso se pode usar essa máquina.

      Espero ter te ajudado!=)

  22. Lais

    Olá Vanessa,

    Parabéns pelo site e pelas dicas claras. Estou indo para USA e estou decidida a comprar uma D5300, minha dúvida é qual o melhor Kit 18-55mm ou 18-140mm, visto que sou iniciante? Seria interessante comprar o 18-55mm e adquirir uma 50 mm.
    Agradeço demais por me esclarecer,
    Laís

    • Olá Lais, obrigada!

      Eu gosto da lente 18-140mm da Nikon, ela tem uma tele bem interessante, ideal para começar. Compre também uma 50 1.8. É sempre bom ter uma por perto, comece usando quando for fazer retratos, você vai gostar!

      =)

      Boa viagem!

  23. Joara

    Adoro essa página…tem tudo que eu preciso com a objetividade que eu entendo….Parabéns!!

  24. andrea

    Estou querendo comprar uma maquina para começar a trabalhar com fotografia, mas como minhas condições não da para comprar uma maquina nova estou comprando uma maquina usada e pesquisando os preços encontrei vários modelos com preços legais, vc pode me dizer se algumas da lista abaixo e boa pra eu comprar:
    Nikon D80,D90,D40

    Desde já agradeço
    Andrea

    • Olá Andrea!

      Sugiro que baixe meu E-book sobre os tipos de maquinas fotografiacas, baixe ele aqui! Nele tem uma tabela com os modelos e anos de lançamento. É legal para você avaliar…

      Entre elas, a Nikon D90 é a melhor e mais nova… Inclusive é um modelo que está saindo de linha – ou ja saiu- mas tem gente vendendo ela nova ainda e o preço compensa muito…

      Boa sorte!=)

  25. Estevão Magalhães

    Olá, boa tarde

    Só lembrando que no caso de aumento do ISO para as fotos não saírem ‘tremidas’ é recomendável o uso do tripé como você citou e também de um disparador automático, ou caso não tenha um, o próprio timer da câmera. :) Pois o simples click que a pessoa der com o dedo no disparador pode vir a ficar trêmula.

    Abraço e obrigado pelas dicas muito boas.

  26. LUÍS FERNANDO

    Parabéns, Vanessa!!!
    Obrigado pelas dicas.

  27. Kleber

    tenho uma nikon d7100 e queria fazerais do que tirar uma foto me ensina usa ela e seus recursos

    • Olá Kleber!

      Eu tenho um curso de fotografia online, criei ele porque os leitores me pediram.. Abro inscrições algumas vezes ao ano!=)

  28. Ronan

    Oi Vanessa, tudo bom?
    Tenho dúvidas de qual dessas lentes seria melhor para compra.Tenho uma sony A37.
    Lente SAL35F1.8; lente SAL50F1.8 ou lente SAL85F28?
    PODES ME AJUDAR?

    • Oi Ronan!!!

      Não conheço a fundo as lentes da Sony, me desculpa! Vou até procurar aprender mais… é que uso Canon e Nikon!

  29. Lucas

    Amore, ameeeei as dicas do seu blog.
    Você compartilha seu conhecimento de forma simples, inteligente e descontraída. Li várias postagens e guardei muita coisa pra usar no futuro. Beijos!!!

  30. Luis Carvalho

    Sempre a aprender!
    Obrigada

  31. Eeduardo Humberto

    Comprei uma canon t3, me familiarizei com fotografia no seu site e comentários, gosto muito assim, resolvi iniciar, te agradeço.
    Como dito aumento o ISO para fotografias com pouca luz,vou fotografar pratos de comida para site, alguma dica?
    Obrigado

    • Oi Eduardo! Obrigada!!=)

      Cuidado com o ISO alto, pois ele gera ruido. O bom é usar um esquema de iluminação… Pode ser até com o Flash dedicado. Se não tiver flash tente usar a luz solar.. posicione de forma que ela te agregue.

  32. Boa noite.

    Vanessa, parabéns, boas dicas.

    Qual câmera é melhor para quem está iniciando na fotografia?

    Ah deixo aqui tbm uma página de fotografias. Caso queira dar dicas para o seguidores seja bem vinda.

    https://www.facebook.com/apenasumclique

    • Oi Victor.

      Essa resposta é muito relativa, pois tudo depende do seguimento que irá atuar. Por isso tenho um livro que explica bem isso e você pode baixa-lo aqui no site, é gratis, clique aqui para baixar.

      =)

  33. thiago

    legal, ganhei quase duas horas hoje na frente do computador lendo suas explicações e opiniões. Sou leigo em se tratando de fotografia, acabo de comprar uma d7100 nikon, e suas explicações e dicas foram muito esclarecedoras, muito obrigado e que DEUS lhe abençoe!

  34. Lucas Oliveira

    Oi Vanessa! Tudo bem?

    Assim como as câmeras, os acessórios são parecem infinitos não é mesmo?

    Com isso, teria alguma dica de qual tripé eu poderia adquirir? Para ter uma ideia do meu objetivo, nas próximas semanas pretendo fazer dois ensaios externos (praia e campo) aproveitando os diferentes momentos do dia: manhã, tarde e fim de tarde.

    Abraços e como sempre…Muito Obrigado! :)

  35. Maury Vivas

    Obrigado pelas dicas.
    Realmente o uso do tripé dá outro toque nas fotos com baixa luminosidade.
    Abraços

  36. Fran

    Olá Vanessa, Boa Noite, tudo bem?
    Então, curiosa por fotografias, fui pesquisando e entrei aqui sua pagina. Adorei suas explicaçoes e atençao com tds as respostas.
    Adoro fotografar, gostaria de comprar uma maquina legal, mas tenho duvidas em qual marca, modelo , qual seria a melhor? Voce me daria sujestões de uma boa maquina, uma regular e uma otima? hehe
    Aguardo e des de ja agradeço atenção! ;*

  37. António da Silveira

    Boa noite Vanessa,

    tenho aprendido muito com os seus escritos ,tenho a fotografia como hobby e com os emails que recebo tenho pensado muito sinceramente se não me mudo para viver só e de fotografia(rsrsrsrsrsrsrsrs)

    Obs: Sou Angolano e vivo em Angola.

    abraço e continue POR FAVOR

    • Oi Antonio!

      Não sei como é viver de fotografia ai em Angola, mas sei que tudo que a gente faz de coração e se dedica(estuda), a gente tem sucesso!=)

  38. Lay

    Oi Vanessa parabéns adoro suas dicas estava com muitas dúvidas e seu site tirou acho que praticamente todas estou iniciando com cursos de fotografia e juntando dinheiro para comprar minha câmera em dezembro *__*

  39. Alcides

    Olá Vanessa, estou muito feliz em ter conhecido seu site; suas dicas são muito úteis, parabéns.

  40. Cleber

    Estou iniciando no mundo da fotografia e é aqui no fotografiadicas.com.br que estou tirando todas as dúvidas.

  41. assis frammos

    Vanessa eu fiz o contrário, comprei uma 7d depois sem orientação comprei uma lente 24-70mm 2.8 l, depois uma 70-200mmf4l e já tinha uma 50mm 1.8 brinquei com ela por 6 meses e comprei uma 5d mark iii, agora eu vou trabalhar para aprender, não quero ser profissional mais quero fazer fotos lindas do meu neto, por isso essas suas dicas vou ler com carnho.

    • Obrigada Assis!

      Boa sorte com a maquina nova, você está com uma super ferramenta fotográfica!

      =)

  42. Gabriela

    Estou adorando as dicas!!! Quero muito entrar nesse mundo incrivel da fotografia, adoro, mas confesso que estou com um pouco de medo… queria muito poder trocar experiencia

  43. Lourdes Marques

    Boa Noite,
    Estou amando este site, o descobri sem querer e estou amando.
    Parabéns.

  44. josé roberto prioli

    Oi Vanessa,
    Tudo bem?
    Assim fica dificil fazer o seu (nosso) curso. A cada nova dica, um leque de informações se abre e não dá pra não ler. Portanto não sobra muito tempo. A não ser quando o internet explorer não responde.
    Grato,

    José Roberto

    • rsrsrs.. obrigada Jose!!=))).. fico feliz em te proporcionar tanto conhecimento novo!

  45. Olá Vanessa,
    tens algum artigo sobre como editar e o que editar numa fotografia? é que eu estou a aprender a fotografar e, acredita, não sei editar fotos, muitas são as vezes que estrago trabalhos que olhares menos críticos dizem estar muito bom.

    • Oi Pedrokas, eu tenho um artigos sobre isso sim, clique aqui.

      O que editar em uma fotografia é muito particular, pois vai do seu desejo e do seu olhar.

      Você pode arrumar pele, fundo, substituir cor e objetos, mas o que acho essencial trabalhar em uma fotografia é a iluminação, nitidez, cor (equilíbrio das cores), tons, saturação…

      =)

  46. Marilya

    Olá!
    Estou iniciando com fotografia e estou perdida na escolha da câmera, não quero fazer tabalhos profissionais, mas um amador com qualidade hahaha qual suas dicas para câmera?

  47. Maria do Carmo Alves

    Vanessa.
    Boa Tarde!
    Muito obrigado pela dica.
    E Deus abençoe seu caminho , muito sucesso e prosperidade em todos os aspectos.
    Bjs .
    Maria do carmo Alves

  48. waldir

    olá vanessa,tudo bem?muito obrigado pela força,só iniciante é tudo que vim de fotografia para mim é muito útil .obrigado mesmo.

  49. Roberto Luz

    Olá Vanessa, tudo bem???
    Tenho recebido suas dicas e aprendido com elas, obrigado pela sua dedicação. Minha filha está nesse caminho e já faz ensaios com crianças (caso tivesse como mandar uma foto para você ver…).
    Gostaria de saber sua opinião sobre essa câmera da Samsung. Você a recomendaria??? Gosto muito das máquinas dessa fabricante.
    >>> Câmera Digital Samsung Smart NX30 Preta, 20.3MP, LCD Giratório Touchscreen 3.0″, Lente NX 18-55mm i-Function, NFC e Wifi, Tag&Go, Vídeos em Full HD2<<<
    Desde já muito obrigado pela sua atenção.
    Deus a abençoe.
    Roberto Luz.

  50. Débora

    Olá! Estou iniciando minha vida como fotógrafa com possibilidades de fazer aniversários infantis. Possuo uma Canon t2i, lente 50mm e 18-55mm.
    Estou considerando comprar flash para melhorar a qualidade de fotos em ambientes com pouca iluminação e pensei em comprar o flash ttl intermediário da Canon.
    Queria saber sua opinião sobre esse equipamento para iniciar minha vida como fotógrafa. E se vale mais a pena investir em uma outra lente em vez do flash (dinheiro não permite que eu invista nos dois nesse momento!)

    Obrigada!

  51. Carla Salcedo

    Olá Wanessa,

    Primeiramente gostaria de agradecer e elogiar suas dicas e site; os conteúdos temme ajudado muito nestes primeiros passos na fotografia. Junto com amigos queridos, vc tem me ajudado a confiar e investir em uma paixão que desde pequena sou encantada, mas que nunca havia me entregue. Obrigada!

    Nesses primeiros passos adquiri uma câmera Nikon D90 com a lente do kit básico. Mas estou me preparando para visitar uns amigos em Munique neste final de ano, e fotografar o clima natalino da Europa. Teria alguma sugestão de lente? Ou dica para extrair boas imagens com o que tenho em mãos hoje?

    Quanto ao que aprecio em fotografias, que mesmo como apenas leitora e telespectadora me encanta, são as paisagens, fotos macros e especialmente, fotografias noturnas.

    Beijos

    • Oi Carla! =)

      Para cada situação que citou possui um olhar especifico e um tipo de lente.

      Acredito que possa gostar de ter uma lente grande angular e uma 50mm 1.8.

  52. flavio

    Ual! Estou voltando a fotografar, venho da época da minha Vivitar ( tenho 35 anos :) ) com algumas opções de lentes, ja passei por compactas, superzoom, mas acho que esta novamente na hora de uma dslr e seu blog tem sido ‘uma mãe’. Muito obrigado!!
    Agora rever os posts como canon x nikon, quebrar o porquinho e Paraty que me aguarde.
    Bjs

  53. Laís Pantoja

    boa tarde, eu sempre fiz fotos do celular e resolvi que quero comprar uma dslr. Tenho uma amiga que tem a t5i e eu fiquei encantada porém não disponho da verba que a t5i pede. Estou meio perdida, pensei em comprar a t5 ou a t3i da canon e da nikon gostei da d3100 . Gosto de fazer fotos de paisagens e animais em movimento(cães,gatos, aves…) você pode me dar uma luz?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>