Dica para quem comprou a primeira DSLR | Fotografia Dicas A primeira DSLR a gente nunca esquece! 

Pronto, você acabou de comprar sua primeira DSLR, foram dias, semanas e até meses de pesquisas, leituras e finalmente está com sua linda câmera! 

A primeira coisa que vai perceber (claro, esse é o objetivo) é que ela tem um monte de botões para possibilitar infinitos ajustes. A primeira dica que posso te dar, e sei que muita gente não gosta é: 

1° Leia o Manual da sua DSLR!

Eu sei que é chato (na verdade eu não acho chato, eu sempre leio o manual…rsrs), mas você precisa ler, através dele vai conseguir começar a entender os botões e para que serve cada um, afinal você acabou de comprar sua primeira DSLR (sugiro que leia os das próximas DSLR que tiver também).

Mesmo que você já conheça os ajustes básicos e saiba se achar na máquina, recomendo que leia o manual, pois há facilidades e ajustes que o menu proporciona e que só sabemos usar se lermos o manual. Além de evitar perda de tempo e chateação tentando descobrir como fazer funcionar. 

2° Fotografe no modo manual

Modo Manual - Dica para quem comprou a primeira DSLR - Modo Manual- Fotografia Dicas

O melhor resultado que sua câmera pode dar é no modo manual. Não utilize o modo automático ou semi automático, você não vai conseguir aprender, ele também não funciona tão bem, além de ser o “mesmo” que ter uma super zoom.  Não é isso que você quer, né? 

3° Resolução 

Coloque sua câmera na resolução mais alta, para extrair o melhor dela, pode ser em JPEG mesmo, não se preocupe com o RAW por enquanto, mas com o tempo faça um teste, você vai gostar do resultado.

4° Vá fotografar

Dica para quem comprou a primeira DSLR - Modo Manual .- Fotografia Dicas

A melhor maneira de aprender a mexer e dominar sua câmera DSLR é fotografando, então mãos à obra! 

Você vai perceber que é necessário estudar, então leia livros e faça cursos, assim será um ótimo fotógrafo! 

Um pouco sobre minha primeira SLR 

Dica para quem comprou a primeira DSLR - Modo Manual- Fotografia DicasSim, você leu certo, SLR(de filme) na é época não tinha muita câmera DSLR, era o começo do digital e eu era bem novinha… Eu comprei uma Pentax K1000, eu já estudava fotografia, mas nem por isso foi moleza. Fiz tanto teste, tantas imagens, de tudo quanto é jeito e comparava resultados. Estudava cada imagem, assim aprendi a dominar a exposição, pouco tempo depois fui para Canon SLR, já mais moderna. Um tempo depois cheguei na DSLR. 

=)

Se você ainda não comprou sua DSLR, sugiro a leitura do artigo anterior a esse: “Comprando a primeira DSLR!

Qual foi ou é sua primeira SLR ou DSLR?

Curta e comente o artigo, adoro ler os comentários!=)

Recomendo a Leitura

 
Se inscreva no meu Canal do YouTube:

 

APRENDA MAIS SOBRE CÂMERAS E DESCUBRA A MELHOR PARA VOCÊ

Capa e-book PNGEu criei um Guia definitivo - Tipos de Máquinas Fotográficas(GRATUITO) para facilitar a sua escolha de máquina.

Você vai aprender:

» Qual câmera utilizar para fotografia profissional;

» Analisar as diferenças na hora da compra;

» Entender os diversos modelos de máquinas;

COLOQUE SEU E-MAIL E CLIQUE EM “QUERO RECEBER” PARA TER ACESSO


190 Comments

  1. Recentemente comprei uma nikon d3100, depois de meses de pesquisa e por fim encontrando seu site e lendo o seu guia que me ajudou muito. Agora estou lendo o manual da câmera e acompanhando suas dicas. Para pessoas que estão começando, assim como eu, ajudam bastante!

    • Obrigada Vanessa!! =)

      Espero continuar ajudando cada vez mais!

  2. Carlos Koehler

    eu estava super feliz com minha primeira DSRL, EOS D60, que tinha acabado de comprar (final de outubro/13) depois de mais de um mês pesquisando e lendo TUDO sobre cêmeras e fotografia (foi assim que conheci o “fotografiadicas”) qdo um ladrãozinho entrou pela janela do meu apê e levou ela (o kit inteiro) e um Notebook da Dell, bem novo tb.

    pergunto:

    ouvi dizer que tem um site (ou software?) que identifica câmera por meio dos dados exif de fotos postadas.

    vc(s) conhece?

    abs
    Koehler

  3. Alcides Barreto

    Adorei chegou minha D7100. E um rapaz aqui me falou pra usar sempre ela no modo “Semi” mas eu comprei ela pra aprender usar sempre no modo “M” pois quanto mais manual melhor pra aprender por enquanto está saindo as primeiras aberração mas estou estudando e treinando.
    Obrigado pela dica de ficar no modo manual. Pensei que estava sendo teimoso.

  4. Oi, Vanessa.
    Acabei de comprar minha primeira DSLR (Canon T5i – lente EF-S 18-135 IS STM).

    Li o manual quase todo e comecei a tirar as primeiras fotos no modo M (já tirei milhares nos outros modos com a minha câmera compacta).
    Ainda tenho muito que aprender até as fotos ficaram boas…

    Abraço!

    • Obrigada por dividir sua experiencia Alex!

      Boa sorte!

      • ibere steckel

        como o Alex comprei a minha primeira DSLR (Canon T5i – básica) – agora vou ler o manual com mais interesse –

  5. Franci Leonardo

    Olá!!
    Comprei a minha primeira câmera T3 há um ano e meio. Comprei urgentemente pq encarei um curso de fotografia básica, não cheguei a pesquisar muito por conta da minha ansiedade, mas graças a Deus valeu muito a pena.
    Neste tempo que a adquiri já consegui muito resultados bons, mas pra falar a verdade não foi só manual que me ajudou, foram vários cursos, revistas e pesquisas em sites e blogs como esse aqui maravilhoso que me ajudam muitooo. Me convenci que fotografia é uma arte linda, mas que você deve estudar e muito para obter bons resultados e que a prática é de extrema importância.
    Estou agora, pensando na minha próxima máquina, mas ja pesquisei muito e já tenho opinões de profissionais da área.
    Ah, vai aí uma dica: faça amizade com bons fotográfos. Ja percebi que essa classe gosta de ajudar um ao outro.
    OBS: AMIGA, FAZ UM CURSO DE FLASH PRA GENTE, AQUI NA MINHA CIDADE NÃO ENCONTROOO.
    Bjus e obrigada por todas as ótimas dicas.

    • Olá Franci!!!

      Obrigada pelo seu belo comentário, super historia. E você tem razão, é necessário estudar e muitooooooo…

      Dica para curso anotada! Aguarde!=)

      Boa sorte e muito obrigada por dividir sua historia com a gente!

  6. Cézar

    Demorei mas acabei lembrando , minha primeira SLR foi uma russa Zenit…ô histórias. … rs

  7. Paula

    Me inscrevi aqui para receber seu manual, mas ainda não chegou no meu e-mail :/ Comecei a me interessar sobre fotografia, e como não tenho muita grana, comprei uma sony H100 pra ir treinando, o que vc me diz?? Ela é boa? Só vejo vc falar de nikon e canon, que no momento não cabe no meu orçamento… Grata.

    • Oi Paula, não recebeu? Não seja por isso.. vou mandar o link por e-mail p vc! =)

      Sua maquina é boa, mas é uma super zoom, se quiser estudar para ser fotografa precisa de uma DSLR!

      Obrigada pelo comentário!

  8. REJANE

    Depois de um tempo pesquisando, das suas dicas, opiniões… comprei uma Canon T3i, ainda não chegou, mas já estou estudando o manual pela net, inclusive assistindo vídeos tutoriais para manuseio da câmera…muito ansiosa para começar logo os clicks!! Quanto tiver mais novidades eu posto!

  9. Cicero Freire

    Muito bom, seus comentários, dicas e esclarecimentos… Já tive uma Zenit 12 XP e uma Canon eos 500 com as quais tomeis alguns cursos….
    Parti para uma nikon d40 e uma canon XS 1000 ( ambas DSLR ) mas o amigo do alheio entrou la em casa levou as duas…. Semana passada esta a pesquisar entre a Canon T4i ou Nikon 3200 e conheci o seu guia definitivo de maquinas fotograficas… Perfeito.. Parabéns

    • Obrigada Cicero!

      Ja tem experiencia com DSLR, vai adora a Canon t4i!

  10. André Luis

    Vanessa, eu comprei uma Canon t4i, estou gostando bastante, mas olhando o manual quase assustei, pois ela tem tantos recursos que vou ter que estudar bastante o manual para explorar seus recursos. Obrigado pelas suas dicas!

    • Sim André, terá que estudar, mas ja ja fica tudo mais claro! =)

  11. Douglas Castro

    Comprei minha primeira DSLR há cerca de um mês, uma d3200, a câmera é ótima mas descobri que nem todas as lentes da nikon possuem motor de foco e as que possuem são bem caras. Estou pensando em vendê-la e adquirir uma T3i, facilitaria minha vida já que todas as lentes canon tem motor de foco e o preço é bem acessível, uma canon 50mm 1.8 custa em torno de R$ 340,00 a mesma lente da nikon R$ 900,00. O que você me aconselha Vanessa?

    • Olá Douglas!

      Realmente esse fator das lentes é ruim e influencia as pessoas na hora da compra, se você puder trocar é uma boa ideia. A Canon t3i é uma excelente maquina, minha preferida na categoria de entrada.

      =)

      • Sergei

        Queria comprar a Nikon D3200. Mas qdo pesquisei e descobri essa historia dela não ter motor de foco no corpo da máquina, confirmei que suas lentes eram mais caras, então decidi pela Canon t3i. Não me arrependo.

      • Sergei

        Olá Vanessa.
        Ainda sou iniciante/amador. Tenho uma t3i.
        Quero dicas para fotografias em festas de aniversários. Também gostaria de ler dicas sobre fotografia macro.
        Se oudet ajudar seria ótimo.
        Valeu.

        • Oi Sergei!

          Estou providenciando um artigo sobre fotografia de eventos, acho que já vai te ajudar bastante e depois vou dar uma zapiada nos seguimentos.. As vezes demora um pouco pq tenho uma listinha de artigos que as pessoas vão pedindo..e escrevo entre cliques e trabalhos…=)

          Artigo sobre macro anotado!=)

          Obrigada!

        • Cesar

          Enquanto não sai o artigo sobre macro, umas observações: macrofotografia não é a mesma coisa que close-up (foto de perto).

          Macrofoto “de verdade” é aquela em que a imagem projetada no sensor tem o mesmo tamanho do objeto real (a mítica foto macro de 1:1). A lente macro por excelência é a Canon 100 mm ou a Nikon 105 mm.

          Dá para fazer macrofotografia com outras lentes, usando recursos como anéis de macro, foles de macro, e filtros de close-up.

  12. meio kilo

    qual o melhor flash externo para a Canon T3i com um valor + ou – me passe alguns modelos pois tenho dúvida sobre isso obg.

    • Olá Meio Kilo…

      Canon Speedlite 430EX II
      Canon Speedlite 580EX II

      • Tem também os Yongnuo chineses. Não são, assim, uns Canon da vida, mas não são muito ruins. Tem o YN460 que está a bom preço (dá para comprar 2 ou 3 YN460 pelo preço de um Canon 430EX II).

        O problema é o disparo remoto. Em alguns casos, só comprando um disparador remoto via rádio ou uma fotocélula. Além disso, você perde a medição TTL dos flashes da Canon.

  13. Aline Eduarda

    Olá, Vanessa , encontrei sua pagina na internert , e simplismente amei , em breve vou começar a fazer o cursso de fotografia , e as dicas das cameras foram maravilhosas , Tirei algumas duvidas dos modelos que o professor tinha me passado para comprar !Parabenss , vou visitar sempre a pagina!!!!

    • Obrigada Aline! Seja bem vinda!!

      Continue acompanhando! =)

  14. Fernando

    Minha primeira DSLR é uma Nikon D7000 além de acompanhar sua pagina com otimas dicas. Estou fazendo um curso de fotografia.
    Um grande abraço e SUCESSO!!!

    • Olá Fernando! Obrigada, continue acompanhando o site!

      Boa sorte no curso! =)

  15. Sandra

    Vanessa adorei suas dicas.Fico feliz de ter uma especie de guru para nos aconselhar.E Deus te abençõe por compartilhar seu saber de alguma forma.Eu recebi guia definitivo, porém, está meio apagado, peço q me diga o q fazer…Desculpe por falar tanto , mais é natal e enaltecer quem divide algo pra mim é algo divino e inspirador .gostaria de uma indicação de flash para nikon d 7100 estou no inicio de curso . Obrigado.Vanessa,um feliz natal e grandiosas realizações em 2014, voce merece ! bjos.

    • Olá Sandra!! Obrigada, estou amando criar os artigos e ajudar as pessoas, fico feliz em poder te ajudar! Desejo um ótimo Natal e um excelente 2014 com muitas alegrias e clicks!!

      Um flash que considero bom da Nikon é o SB-910!=)

      Vou te passar o link para baixar novamente o Guia sobre os tipos de maquinas fotográficas…

  16. protasio medeiros

    oi minha duvida é a compra de uma EOS rebel T3i ou uma ccolpix P520 , pois na verdade sou leigo e gostaria de uma maquina boa que pudese aprender a usar e tirar fotos de viagens ,não tenho intenção de ser profissional minha intenção é so ter uma maquina boa , logico com preço ate 2.000 pra menos

    • Olá Protasio!

      O ideal para o que deseja é uma camera DSLR e a Canon t3i é uma. A outra que citou é uma super zoom!

      Eu tenho um guia sobre os tipos de maquinas fotograficas, é só baixar aqui!

      =)

  17. Sheila

    Olá… adorei suas dicas e sinceramente não estou conseguindo parar de estudá-las. Parabéns…

    Mas vamos lá para minha dúvida… srsr

    há algum tempo tenho lido absolutamente tudo sobre fotografia.. e me chamou a atenção um site que dizia “não desperdice seus cliques. Sua câmera tem vida útil”. Meu primeiro objetivo após comprar minha câmera é praticar muito, então não quero ficar com essa noção de que é um clique a menos.. srsrs

    Então, como funciona isso?? é possível simplesmente trocar o obturador e continuar feliz com minha câmera? srsr

    Grande abraço e fique com Deus

    • Olá Sheila!!

      Não sei quem disse isso e nem em que contexto, então vou dizer o que eu sei.

      O obturador tem vida útil, essa vida útil é contada através dos cliques. Esse numero pode variar de uma câmera para outra e varia de modelo para modelo assim como de categoria para categoria.

      Eu não vou conseguir te precisar os números exatos, mas uma câmera de entrada tem por volta de 150 mil cliques e algumas chegam a muito mais… as semi profissional normalmente possuem o dobro desses cliques, esse é um dos motivos indico elas para quem quer trabalhar com eventos…

      Não sei qual é a sua câmera, mesmo se for de entrada não precisa se preocupar com a quantidade de cliques.. 150 mil é muita imagem, muita de verdade… Pode tacar o dedo do botão do clique e fazer muitos testes sem medo…

      Se um dia tiver problema e precisar trocar ela ira voltar a funcionar normalmente.. é só arrumar na autorizada…

      =)

      • Neste artigo abaixo tem uma análise da Canon T5i, e o autor afirma que não foi publicada a durabilidade do obturador de algumas Canon Rebel.

        http://www.the-digital-picture.com/Reviews/Canon-EOS-Rebel-T5i.aspx

        Com direito a uma foto do obturador da Canon T5i.

        De qualquer forma, qualquer parte móvel é uma fonte de problemas, e algumas pessoas são sorteadas com unidades que duram bastante, enquanto outras tem o azar de comprar uma unidade que dura muito pouco. Faz parte.

        Eu sei que dá para trocar o obturador, mas quantas trocas vale a pena fazer? A princípio, para quem tem uma câmera e usa como hobby, o único motivo para trocar de câmera é, a meu ver, para mudar de sensor (APS-C para Full-Frame), não consigo imaginar outra razão. Para quem é profissional e está com uma Rebel, tem mais razões para trocar de câmera: pegar uma máquina mais robusta, que suporte um “castigo” maior.

  18. Sheila

    Muito obrigada,

    assim que terminar de ler todos os seus posts, acredito estar apta a adquirir com mais segurança a minha primeira DSLR.

    Grande abraço e fiquem com Deus

  19. Douglas

    Troquei minha d3200 por uma t3i e comprei uma EF 50mm 1.8 II, estou muito satisfeito, a câmera é ótima e a 50mm nem se fala, nitidez incrível e um bokeh lindo. O foco é um pouco barulhento e a contrução desta lente não é muito resistente mas pelo preço vale muito a pena.

  20. Anderson.

    Olá. Estou querendo comprar uma Canon T3i. Gostaria de saber se dá para fazer pequenos trabalhos com ela como Batizados, Aniversário de Crianças. Será que da para fazer casamentos? Tenho um flash 430EXll.

    • Olá Anderson!

      Dá para fazer pequenos eventos, mas não é a câmera ideal devido a resistência a muitos cliques…

      Leia o meu livro sobre os Tipos de maquinas fotográficas, ele é grátis… vai te ajudar a escolher a câmera certa.

      Espero ter te ajudado!

      • Anderson

        Ajudou sim. Obrigado. Vanessa.

  21. Jessica

    Acabei de comprar minha D7000! Mas precisamente hoje! Estou muito feliz, pois penso em ser profissional da área e esperei muitos anos para conseguir comprar a câmera que eu queria. Sempre leio seus artigos e agora vou ler ainda mais. rs

    Vou começar a usá-la e depois deixo minha experiência!

    Abraços!

    • Olá Jessica!!

      PARABÉNS!!!!! Boa sorte com a câmera nova! Te desejo ótimos cliques!!!=)

      Isso, vem compartilhar sua experiencia com a gente!!!

  22. Katia Massarioli

    Olá, boa noite!

    Quero comprar minha primeira DSLR, a escolhida foi a 7D Canon, mas ouvi dizer que saiu de linha…será que mesmo assim vale a pena compra-la? Ainda tem no mercado para compra-la e por enquanto não entrou outra para substitui-la.
    Obrigada, Katia

    • Olá Kátia!

      Vale a pena comprar, ela é uma ótima câmera. Sempre trará um bom resultado.

      Eu sinto que logo vem novidades, uma substituta para a Canon 7D, pois há muitos anos ela está no mercado. Não sei o que terá de novo para o próximo modelo, mas saiba que a Canon 7D é uma excelente câmera, e provavelmente irá te atender em tudo que necessita!=)

  23. Denise

    Olá querida,

    Sou apaixonada por fotos, mas não sou profissional…
    Acabei de encontrar o seu site, pesquisando no Google por câmeras.
    Poderia me auxiliar? Gosto muito de tirar fotos de paisagens, pessoas, etc. E gostaria de saber qual seria a melhor câmera para mim…e qual teria um foco bem legal. Gostaria de uma da Canon, pesquisei sobre a t5i, mas ouvi dizer que ela é muito parecida com a t4i….

  24. Gilson Moreira

    Olá Vanessa, Gostei muito seu site e de sua atenção para com os comentários e perguntas feitas.Estou esperando chegar minha Nikon D3200, primeira DSLR por sinal, há escolhe depois de ler vários fóruns e conciliar qualidade com preço.Mesmo nao pretendendo para uso profissional quero uma boa qualidade em meus registros.

  25. Eliseu Nascimento

    Tenho acompanhado as suas dicas de fotografia e considerado todas muito interessantes. Tenho uma Canon SX50-HS e pretendendo melhorar.
    Então ajude por favor:
    Sony NEX-F3 ou Nikon D5300?
    Obrigado

    • Olá Eliseu! Obrigada!

      Você baixou meu Guia sobre os tipos de maquinas fotográficas? Se não baixou, clique aqui.

      Essa duas maquinas são de categorias diferentes, no guia eu explico as diferenças, veja qual é o seu objetivo com essa maquina, assim saberá qual escolher!=)

  26. Melisa

    Olá , podem me ajudar ? Iniciante mas apaixonada por fotos … duvida entre cânon t3i x cânon sl x cânon t5i , todas com 18-135 … Obrigada

    • Olá Melissa!

      Te ajudo sim. Na verdade o site tem artigos a respeito dessa maquinas.

      Leia:

      Canon t5i e SL1

      Te adianto que a Canon t3i é praticamente igual a t5i..

  27. Bárbara

    Oi Vanessa, estou pirando de tanto pesquisar pra saber qual pegar! rs
    Sabe dizer se a d3200 da pra ter uso profissional? Eu estava atrás de uma d90 mas não acho nenhuma em condições legais, seja de preço ou estado da própria máquina.
    Muito bom seus posts :]

    • Olá Barbara, não pira não é só você baixar o meu guia sobre os tipos de maquinas fotograficas…abaixe aqui.

      Oh essa maquina não é profissional..ela é de entrada, mas é ótima para trabalhos profissionais..

      =)

  28. Betty Carvalho

    gostei muito de encontrar essa pagina… tem me ajudado a crescer a alcançar meu alvos! Parabéns!!

  29. Rose

    Olá Vanessa!
    Acabei de comprar minha primeira câmara. Uma Nikon 3200. Adorei suas dicas.
    Estou muito curiosa com fotografia e estou
    querendo adquirir algum conhecimento
    antes de iniciar um curso.Gostaria de rece-
    ber algumas dicas sobre bons cursos pela
    internet. Conto com seu help. Abs

    • Olá Rose!

      Eu tenho um curso de fotografia online, se estiver cadastrada na minha lista quando eu abrir inscrições você receberá um e-mail informando.

      =)

  30. Elisabete

    ola adorei de encontrar otimas dicas aqui, tenho uma canon rebel T1i EOS uns 5 anos e me supri pra meu hobby por ser practica e por nao entender muito nesse mundo fotografico. Estou querendo comprar uma nova, e escolher uma que seja melhor que esta . voce poderia me ajudar em alguma sugestao? ah a lente dessa maquina que tenho é 18-200mm. obrigada!

  31. Luana

    Boa tarde Vanessa!
    Estou pensando em comprar uma Nikon D5100 , lente 18-55mm , 32GB, ja vem com a blosa e tripé.
    Seria uma boa compra?
    o valor é : RS1.599,00

    E a Nikon D3200?

    • Olá Luana!

      Ela é uma boa maquina, você irá trabalhar com ela? Se não for.. compre tranquilamente!=)

  32. Daniela

    Olá Vanessa tudo bem?
    Acabei de encomendar minha primeira DSLR e seus artigos e guia foram bastante decisivos para mim, por isso, quero lhe parabenizar pelo site pois é muito bom mesmo.
    Estou querendo iniciar na carreira fotográfica, após realizar o curso, e para isso comprei uma Canon T5i, entretanto, não tenho a menor idéia de qual tripé escolher para esse tipo de câmera, pesquisei e vi vários modelos, tipos, preços e tamanhos.
    Vc poderia me ajudar mais uma vez? =D
    Obrigada.

  33. Marcia

    Valeu !!!! obrigada

  34. Joara

    Recentemente comprei uma Canon Sl1. O meu objetivo era a T5i, mas no último momento o vendedor me convenceu a levar a Sl1. Fiz um mal negócio??

  35. odivancavalcante

    Também comprei uma nikon d3200 e quero aprender com vocês

  36. Dondóka Vanessa

    Oi chará já tem um tempão que leio seus artigos, desde que decidi entrar neste ramo. Ontem comprei a minha primeira, uma T5i, ouvi muitas criticas sobre ela mas para mim é tudo recalque kkkkk.
    Pensa numa pessoa que está sem dormir e só lê manual e tira foto, estou super feliz e conto com você para muito mais artigos porque eles ajudam muito quem está começando e quem está na caminhada tbm. Obrigada Vanessa sucesso a todos!!!

    • Oi Vanessa!!!

      Que bom que está realizando um desejo e que gostou da maquina!

      Sei bem o que é ficar sem dormi só testando maquina e estudando! =)))

  37. William Mota

    Olá Vanessa! gostei bastante do seu blog me ajudou bastante na escolha da minha primeira câmera DSLR (Nikon D3100), que ainda não chegou mas estou bem ansioso! tem alguma dica de como preservar a câmera ?

    • Oi Willian!

      Parabéns pela aquisição!

      Compre um case para carrega-la e quando for guardar fuja de local úmido.

      =)

  38. julio vieira lima

    Olá Vanessa, parabéns por suas publicações são maravilhosas, objetivas e sensatas. Também gosto muito de fotografar. Hoje tenho uma Canon SLR EOS5000, Canon powershot A470, Nikon L315, T3 e uma Canon 70D novíssima, e ainda minha velha Kodak Hobby..rsrs. comprada em 1986. Abraços

  39. JAM

    Primeiramente, o seu site e post’s são ótimos, está me ajudando muito. Na verdade eu não sei nada de fotografias, mas quero muito aprender, estou para comprar uma Canon 7D lente 28-135mm. Pode me dizer se é um bom começo para quem quer aprender e investir no negócio e quanto custa mais ou menos uma usada? Obrigado!!!

  40. Oi… eu comprei minha primeira DSLR na Black Friday… a escolhida foi a T5 (sem o i) pelo fato do kit vir com 3 lentes! E claro, me ajudou muito ler uma postagem tua a respeito desta câmera. Estou gostando dos resultados, mas ainda estou apanhando quando fotografo em raw. Não tenho os softwares da adobe, por isso estou usando o raw therapee (que é gratuito). Aproveito para pedir ajuda, se você souber como usar o programa, tem como postar algumas dicas? Um ótimo final de ano e muito obrigada por sempre compartilhar informações.

    • Oi Ana!

      Que legal, está usando o RAW!

      Eu não tenho muitos artigos falando sobre edição, vou começar a providenciar. De qualquer forma, eu tenho um curso de fotografia online e abro inscrições algumas vezes ao ano, nele tem um modulo somente sobre a edição da imagem, e explico tudo sobre como usar o RAW. Se estiver cadastrada na minha lista de e-mail irá saber quando abrir nova turma. =)

  41. Jordana Lôbo

    Noossa! Adorei o site. Fiz um curso básico de fotografia, utilizei uma máquina compacta Lumix, e descobri como nós leigos não conhecemos o equipamento que temos a mão. Corri e comprei logo e precipitadamente uma máquina achando que era profissional…era apenas uma superzoom, mas ainda assim me apaixonei pela fotografia. Depois fiz o curso avançado de fotografia digital, daí então com um pouco mais de conhecimento, comprei minha 1ª DSRL, uma Canon T3…estou engatinhando na fotografia , mas cada dia mais apaixonada. Ver o mundo através das lentes é simplesmente fantástico. Gosto de fotografar natureza, prédios antigos, pessoas na rua, arte. A título de trabalho ainda não me sinto preparada., mas chego lá.

    • Obrigada, que bom que o site está sendo bom!=))

      Boa sorte e bem vinda ao mundo encantador da fotografia!

    • Cesar

      Tem uma Jordana Lôbo no Flickr, é você? O nome do perfil é /jordanalobo

  42. Suelany

    Oi
    Seu texto tá mto bom, não queira deixar de passar aqui pra comentar e agradecer por essa postagem, suas informações tem sido muito úteis.
    Pretendo comprar um DSLR, e estou estudando o que puder sobre isso

  43. Beatriz Officiels

    Oi Vanessa!
    Estou com uma dúvida enorme. Estou em dúvida sobre qual dsrl comprar. Estou entre a T5i e a T3i. Não sei qual eu compro, já li seu e-book mesmo assim não consegui decidir pode me ajudar?

    • Oi Beatriz!

      A Canon T3i e Canon t5i são praticamente iguais. A maior diferença entre elas é que a Canon t5i tem o LCD touch.

      =)

  44. Wesley

    Olá Vanessa, boa tarde!

    Gosto muito de ler suas dicas, tambem comprei uma SLR Pentax K1000, na verdade tive tambem a Zenit e outra Pentax da Segunda Guerra Mundial e acredite, ainda fotografo com a Pentax. O problema e a revelação dos filmes. kkkk Um grande abraço.

  45. Bianca

    Vanessa,
    Acabei comprando uma SuperZoom, pois peguei em uma baita promoção. Vi no manual que ela não é considerada semi profissional. Ela também não é considerada ‘de entrada’?
    Gostei da qualidade da foto, só não gostei do ajuste do foco. Não encontrei modo .raw nela 🙁

    Obrigada.

    • Oi Bianca!

      Poxa que pena, mas não desanima não. Treine com ela o olhar, vá explorando as possibilidades de enquadramento. Tenho certeza que terá muito sucesso. =)

    • Cesar

      São poucas as superzoom que tem foco “manual” e menos ainda as que oferecem a opção de arquivos RAW.

  46. Ghislain Ancelle

    Vanessa,

    Tenho interesse de adquirir minha primeira DSRL, mas as duvidas pairam no ar, onde estou inclinado para compra de uma Nikon D3300. O que vc acha?? Teria alguma sugestão de algo equivalente??
    Parabéns pelo lindo trabalho, onde percebesse grande amor no que faz.

    Abraço

  47. Janaina

    Vanessa, me ajuda, Nikon D3200, Cannon T5i ou Cannon T3i???

  48. EDILSON

    Boa tarde. Gostaria de saber o que você acha da canon eos 50D.

    • Oi Edson!

      Ela é uma câmera mais antiga, mas é muito muito boa. Fez uma boa escolha. =)

  49. amanda

    oi, gostaria de saber a SUA OPINIÃO (por favor, não responda que vai de cada pessoa e tals) Eu e minha amiga criamos um canal no youtube para postar videos sobre moda maquiagem etc. Estamos gravando com a câmera do celular (Iphone 5s) mas resolvemos que queriamos comprar um câmera para a melhoria do nosso canal, a camera deveria conter:

    -Qualidade boa
    -Foco Automático
    -Preço bom
    -Fácil de manusear

    Qual voce recomenda?? Obrigada!!! Bjos!

    • Oi, Amanda!

      Sim, depende de cada pessoa…rsrs.. Sabe porquê? Por que depende do conhecimento e disposição de investimentos de cada um. Eu sempre recomendo uma DSLR, mas pode ser interessante uma super zoom ou mesmo uma Hand Cam, como a Sony HDR – CX240.

      =)

  50. Raul Fernando Martinelli

    Oi Vanessa

    Minha primeira SRL é bem mais velha uma Practika LTL3 depois uma Canon EOS 100. Quando o filme “acabou” eu me revoltei e tirei milhares de fotos com celular e snapshots. Algumas interessantes mas a imensa maioria bem ruinsinhas.
    Subitamente me rendi e voltei em pensar em ter fimalmente uma DSLR. Lí o que existia na internet e seu ebook me ajudou muito a escolher o equipamento com características do que gosto de fotografar. D5300 e 3 lentes complementares. Agora resta treinar. Lembro que olhava uma cena e regulava a LTL sem usar o fotometro de ponteiro dela, acertava a abertura bem perto de 100%.
    Adoro fotografar raios e passaros.

    Parabéns pelo seu trabalho e abraços

    Raul

    • Oi, Raul!

      Você começou a fotografar em uma das melhores épocas. Que legal!

      Te desejo bons cliques nesse novo momento de cliques digitais. Agradeço por dividir sua historia e experiencia conosco. =)

  51. Luis Carlos Duarte

    Ola, Vanessa Alves!

    Você teria como me ajudar a conseguir o manual em português da câmera Canon T5i?
    Mais uma coisa, estou adorando suas dicas, virei seu fã…

    Obrigado

  52. Rafael Isis

    Parabéns pelo site Vanessa!

    As suas matérias são ótimas! Esta tirando muitas duvidas referente a qual marca/modelo comprar!

    Descobri a paixão pela fotografia recentemente.

    Estou passando pelo período de transição da Câmera semi profissional (Super Zoom) para uma dslr de entrada.

    Hoje é um hobby, mas tenho um grande interesse em levar adiante.

    Parabéns pelo trabalho!

    • Obrigada, Rafael. Fico muito feliz em ajudar. =)

      Te desejo boa sorte no mundo dos cliques mágicos.

  53. Nelson César

    Vanessa, estou na dúvida entre as câmeras D3300 e a D5200, qual me recomendaria como melhor custo/benefício?
    Parabéns pelo site!

  54. Loyse

    Eu só queria te parabenizar pelo site :D.Ainda estou procurando minha câmera e quero muito investir nisso,mas como tenho apenas 16 anos o preço está sendo um fator crucial.Você sabe de algum modelo barato DSLR para que eu possa começar?
    Obrigada pela atenção XD

    • Oi, Loyse!

      Obrigada, fico muito feliz que esteja gostando do site.

      Baixe meu e-book ele tem uma lista de máquinas. Baixe aqui.

      As câmeras são caras mesmo…Acho que poderia comprar uma máquina usada.

  55. Alisson Guilherme

    Gosto muito de fotografia e vídeo, qual câmera vocês me recomendariam, sendo que meu orçamento é curto?

  56. Minha primeira SLR foi uma Pentax que pegava “emprestado” da minha mãe, que so a usava para tirar fotos macro de pacientes dentários.
    Hoje tenho uma 6d e viva a Dslr! odiava ter que anotar os dados de cada foto para entender iso,velocidade e abertura 15 dias depois de mandar revelar…kkkk

    • Oi, Thiago!

      Eu sei bem o que você passou. Tive também uma Pentax e fiz muito isso, depois tive uma Canon também de filme. hahaha…

      Você disse tudo: VIVA AS DSLRs!! =)

      Se bem que para aprender, acho bem mais legal nas de filme. rsrs

  57. Alisson Guilherme

    Vanessa, quero uma camera para fazer Speed Drawing. A T3 é boa para isso?

  58. Cesar Grossmann

    Gravar Speed Drawing não é gravar time-lapse? Tem dois tipos de câmeras, as que tem controle para time-lapse dentro da própria câmera, que você acessa por menu, e as que pedem um dispositivo externo para fazer as fotos a intervalos regulares. A Canon T3 está neste segundo grupo, você vai ter que comprar um controle externo ou conectar ela a um notebook com os programas que vem em CD com a câmera (acho que tem um EOS Remote ou coisa do tipo no CD).

    Algumas Nikon parece que tem o time-lapse no menu, e também tem o Magic Lantern, um firmware alternativo que dá para colocar nas Canon EOS para expandir as funções das mesmas, entre as funções que são acrescidas está o time-lapse.

  59. ANDRÉ KHALED

    COMPREI MINHA PRIMEIRA DSLR UMA CANON T5I, TENHO UMA SUPER ZOOM DA NIKON TBM E A DIFERENÇA É GRITANTE…ESTOU ESTUDANDO ,VENDO MATÉRIA E VIDEOS … AQUI NO FOTOGRAFIA DICAS TIRO MUITAS DUVIDAS MINHAS…ESTÁ DE PARABÉNS.

  60. Renanzao

    Oi!! Adquiri minha câmera de entrada há mais ou menos 1 mês… Mas na verdade não é uma DSLR e sim uma SLT, já que opatei pela Câmera Sony Alpha A58. Inclusive contra a maioria das opiniões aqui da internet, já que sempre indicam Canon ou Nikon. Mas estou muito satisfeito com a compra, estou amando a qualidade das imagens obtidas, em breve vou comprar mais uma lente, a 75-300. Sou bem iniciante e por isso estou lendo muito e fazendo cursos online e tenho aqui comigo até um curso de fotografias em DVD.
    Já compreendi muitas coisas dos pilares da fotografia, mas na prática ainda tenho dificuldades no modo manual.
    Ainda acho muito dificil conciliar de maneira adequada a sensibilidade (ISO), abertura e velocidade do obturador para obter a melhor exposição.

    Por isso por enquanto tiro mais fotos no modo P.
    Mas quero dominar completamente a câmera no modo Manual.
    Parabéns pelo site, estou aproveitando muito.

    • Oi, Renanzão!

      As câmeras da Sony também são muito boas. =)

      Te desejo boa sorte nesse começo de aprendizado. No inicio é assim mesmo, logo você estará craque.

      Sucesso para você. =)

  61. Luanna

    Vanessa, muito obrigada pelos seus artigos!!! Eles são muito esclarecedores e tem me ajudado muito neste início com a fotografia.
    Me tira uma dúvida, quero fazer o seguro da minha câmera. Comprei a minha primeira DSLR: a T5i e estou muito satisfeita. Contudo, procurei algumas seguradoras e não sei qual a melhor, a melhor cobertura. Você pode me ajudar?
    Desde já, muito obrigada!!! Bjs.

    • Oi, Luanna!

      É muito importante fazer seguro da máquina. Não vou conseguir te responder isso agora, pois estou mudando de empresa seguradora, ainda não me decidi. A que eu usava (ainda uso, pois está em transição) era Americana, e parou de operar aqui no Brasil. =/

      • Luanna

        Obrigada Vanessa!
        Só estou encontrando seguro pela porto seguro, mas não encontrei cobertura para queda ou quebra do equipamento.
        Boa sorte para nós nesta escolha!
        Bjs e mais uma vez, muito obrigada!

  62. Leonardo Ortiz

    Excelente artigo, aliás adoro seus artigos, objetivos, claros e curtos, bem práticos para quem quer aprender!
    Obrigado!

  63. Mary Cristina

    Vanessa, também tenho uma K1000 e queria uma digital com características semelhantes. Qual você sugere?
    Descobri seu site hoje e estou amando. Você escreve muito bem.
    Obrigada por compartilhar seus conhecimentos com a gente.

    • Oi, Mary!

      Muito obrigada! =))

      Acho que uma Canon t5i pode ser uma boa opção ou uma Canon t5.

    • Cesar

      Pentax K1000?

      Se você quer uma câmera que tenha exatamente as mesmas características, vai ter que investir um bom dinheiro e comprar uma full-frame. Se quiser usar as lentes da sua K1000, acho que teria que ser Pentax, mas a Pentax não tem atualmente nenhuma câmera FF, só APS-C e Medium Format.

      O detalhe é que a K1000 é uma câmera de filme, e as full-frame são as câmeras que tem o sensor com o mesmo tamanho (ou praticamente o mesmo tamanho) de um negativo 135.

      Além disso, a K1000 tem apenas controles manuais, e as câmeras digitais tem, no mínimo, os controles P, S (Tv nas Canon) e A (Av nas Canon), além do M.

      A sugestão da Vanessa é válida, a T5i tem os modos manuais (a Canon chama de Modos Criativos) além dos automáticos. Só que, pelo fato dela ter um sensor menor, APS-C, você vai ver que as fotos vão apresentar um visual um pouco diferente. Não tem nada de errado com isso, é só que é diferente.

      Outra coisa, você pode usar as lentes da sua K1000 na Canon, desde que use um adaptador. Vai se desfazer da sua K1000?

  64. Michel

    Ler os seus artigos faz a gente ter a impressão de que esta conversando conosco mesmo (adoro isso rsrs)
    Comprei minha primeira DSLR esta semana,e to mega bobo e feliz com ela, eh uma Nikon D3200, li muita coisa, vi muitos videos ate chegar a essa escolha, e não poderia ter escolhido melhor, afinal, eh pra começar. Obrigado pelas valiosas dicas, to absorvendo o máximo possível. Bjoss

    • OI, Michel!

      Uhuuuu muito obrigada, fico muito feliz em te ajudar. =)))

      E parabéns pela compra! Te desejo lindos cliques.

  65. Wagner Souza

    Olá, Vanessa!

    Obrigado por indicar esse artigo, além dos outros.
    Coincidentemente, hoje recebi a máquina que comprei, uma Canos EOS Rebel T5 (depois de ler o seu artigo sobre esse modelo), diga-se de passagem, por um preço muito bom direto da Canon.
    Agora estou lendo o manual, chato mesmo…rsrs, e acompanhado suas dicas.

    Acho que será um longo caminho.

    Abraços.

    Wagner

    • Oi, Wagner! Obrigada!

      Boa sorte com a nova máquina, tenha paciência com o manual, ele é chatinho (vou ser sincera, leio manual de tudo..hahaha… é muito bom, descobrimos um monte de coisas), mas vale muito a pena.

      Sucesso para você! =)

  66. Isaias victor

    Nossa N sabe como vc ta me ajudando tenho 17 anos ano anos to começando tenho uma Nikon D90 Q demorei o comprar N sei mtt coisa queria fazer um curso online como faço ?

    • Oi, Isaias!

      Parabéns pela sua conquista!

      Eu tenho um curso online, você baixou o meu e-book? Se não baixou, baixe para saber quando irei abrir novas turmas. =)

      Baixe-o aqui.

  67. Aria

    Olá, Vanessa! Obrigada pelas dicas, estão sendo bastante úteis. Vi que você teve um Pentax K1000, atualmente, estou louca pra comprar uma. Sabes onde eu poderia conseguir uma?

    Abç

    • Oi, Aria!

      Eu tenho, nossa amo essa máquina, embora já não a utilize mais tanto.

      Se morar em SP, capital, você acho que encontra no centro da cidade, próximo a Conselheiro Crispiniano. =)

      • Aria

        Agradeço a resposta, Vanessa 🙂
        Não moro em SP, mas tenho uma amiga que mora no centro, vou ver se ela encontra e traz pra mim. Não vou sossegar enquanto não tiver essa Pentax rs

  68. josé roberto

    Olá Vanessa,
    Seus artigos são muito bons; curtos, objetivos e claros, além de refletir sua paixão pela fotografia.
    Minha primeira slr foi a Camera Praktica Nova B 35mm, nos anos 70. Depois veio a Asahi Pentax K1000. Ai a paixão cresceu até 1985, quando foi furtada com todos os acessórios que um amador da época podia ter. Agora, em 2015, depois de “namorar muito as dslr” adquiri uma NIkon D5200. Foi o melhor retorno pelo custo benefício que ela dá. Agora é nova jornada, pé na estrada e muitos clicks.
    Feliz Natal e abençoado Ano Novo pra você.
    Sucesso em tudo!!

    • Oi, José! Muito obrigada!

      Que legal, você é dá época do filme, que mágico! =)

      Imagino como deve estar amando ter uma DSLR, e imagino a visão que tem!

      Parabéns e lindos cliques pelo caminho!

      Obrigada e bom ano para você também.

  69. matheus

    Olá Vanessa, Comprei minha primeira dslr e estou na duvida de qual o melhor cartão de memoria comprar. Qual você me indica? Gostei do cartão de memoria extreme plus 32gb sandisk oque acha? Obrigado. PS.: Adorei suas dicas e o seu guia definitivo.

  70. matheus

    Outra duvida. Voce prefere comprar um cartão micro sd com adptador ou um sd?

  71. Paulo

    Olá Vanessa meus parabéns pelo blog muito bom mesmo. Tenho uma dúvida estou para comprar minha primeira dslr mais tenho dúvida entre nikon d5200 e cânon t3i esquecendo um pouco o motor de foco oque VC me indicaria pois tiro fotos e faço muitos vídeos na igreja para o site da mesma. Desde já muito obrigado pela atenção.

    • Oi, Paulo. Muito obrigada! =)

      Como quer gravar vídeo também, acredito que a Canon t3i seja mais interessante, mas as duas são muito boas.

      =)

  72. Humberto Novackz

    A minha é a DX7100

  73. Juliano

    Vanessa, estou com uma t5 18-55 muito interessado em fotografia noturna, tem algum post dedicado à fotos noturnas? Namorando também uma lente 24 ou 50mm pra aprimorar uns projetos. Hehe

  74. Bruno Santos

    Comprei minha primeira DSLR hoje (uma Canon T5, era a que enquadrava no orçamento kkk). Suas postagens me ajudaram bastante, tanto na escolha como em ideias de como usar a câmera. Muito obrigado, Vanessa, fico feliz que tenha encontrado o seu site (especialmente o guia sobre tipos de máquinas).

    • Oi, Bruno!

      Uhuuuuu muito obrigada, amei seu comentário!

      Parabéns, Bruno, pela aquisição, você vai amar sua câmera nova! =)

  75. MURILO

    Oi, Vanessa
    Quero comprar minha primeira DSLR. Pretendo fotografar por hobby (meu filho, viagens etc) e queria também fazer uns videos….
    Estou em dúvida entre a Canon T5 (sem o i) e a Nikon D3200. Estão quase o mesmo preço.
    Vi que a T5 não é tão recomendada para videos porque não tem entrada para microfone. Seria inadequada para videos profissionais ou para videos profissionais ou para qualquer video?
    Enfim, há alguma delas que se destaca? Você me indica ver alguma outra?

    • Oi, Murilo!

      A Canon t5 para vídeo é mais inadequada para profissionais, pois temos que usar mics e diversos acessórios para o áudio sair perfeito.

      Essa são as duas mais básicas e ótimas, não tenho outra para indicar. =)

  76. Janaina

    Olá Vanessa,

    Vou ser sincera com você acabei de descobri esse universo da fotografia estou trabalhando com uma fotógrafa e assim já estou querendo comprar uma câmera para aprender e estudar fazer cursos e vc acha que seria muita pertencia minha eu já partir logo para a T6 ?
    Sou totalmente leiga mais tudo que estou vendo estou amando!

    • Oi, Janaina! Que legal que já está no meio. Recomendo que baixe o meu e-book e que foque a leitura nas câmeras de entrada e semi profissional, modelos: Canon t5i, Canon 80D, Nikon D5500 e Nikon D7100. Esses modelos podem ser interessantes para você. Baixe aqui.

  77. Carlos Renato

    Oi Vanessa!

    Como já disse no outro comentário, comprei a primeira DSLR (T5i). Ainda nem chegou… Também sempre leio manual, mas dessa vez terei que estudar mais! Tem um livro bom para iniciantes que possa me indicar? Se for voltado para a T5i, melhor ainda! Muito grato por tudo!!!

    • Oi, Carlos! Parabéns pela compra.

      Recomendo que você vá em uma livraria, pois existem muitas opções, e dai você pode escolher o livro que te agrade melhor a linguagem. =)

  78. Rodrigo

    Bom dia! Vc recomenda a Rebel T1i (500D) como primeira DSLR? Achei uma usada em ótimas condições já com duas lentes por 1.000 reais. Fico receoso pois tenho muita curiosidade em aprender mas minha experiência é apenas com câmeras compactas. Muito obrigado!

    • OI, Rodrigo. Acho uma excelente câmera para começar. Você irá gostar muito, com ela você pode começar e se aprofundar na fotografia, tem tudo o que você precisa. =)

  79. kleberson

    Oi vanessa, tudo bem boa noite !
    estou em uma duvida cruel, nikon D3200 x canon T5 ?

    ae alguns colegas fotógrafos me falaram q nao importa muito o megapixel ou se é lançamento ou mais antiga, o que importa mesmo é a lente !! isso procede ?

    um deles me falou pra eu pegar a T3 da canon e comprar a lente 50mm 1.8 !?

    assim quero comprar uma câmera boa e barata q me atenda, tenho uma loja de moda feminina e minha noiva é a modelo entao estamos tentando economizar o máximo q puder, eu = fotografo e ela = modelo ! rs

    • OI, Kleberson! Seus amigos tem razão quanto a lente. Qualquer uma das duas irá te atender bem.

      Antes da compra, leia o meu e-book, baixe aqui, nele explico melhor a questão da câmera e cito uma lista de modelos.

  80. Carol Barros

    Minha queridinha Canon t5i chegou ontem (depois de ter paquerado ela por 4 anos) mas está complicado dividir com o marido. É presente do meu aniversário mas ele é muito curioso e quer estudar tb kkkk.

  81. Kleberson

    Já baixei e li.
    Agora estou lendo seus artigos.
    Estou quase acabando.
    Poderia bolar um artigo de como montar estúdios ( pra mim seria ótimo tenho muito espaço sobrando)
    E um artigo para fotos de roupas sozinhas e vestidas em modelos kkkk.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *