3 dicas de fotografia noturna - fotografia dicas 3Dicas de Fotografia Noturna 

A fotografia noturna é mesmo de encantar. Aqueles brilho na imagem ou o rastro bem definido de luz dão um encanto e um toque especial a fotografia. 

Não é difícil fotografar a noite, você só precisa saber de alguns detalhes para ajustar ou posicionar sua câmera. 

1° Dica de Fotografia – Tripé 

De noite temos pouca luz, certo? Muitas vezes mesmo que optar por subir o ISO(o que não recomendo se estiver com um tripé, a não ser que goste dos granulados na sua imagem, pois pode ser seu diferencial estético) , você precisa aumentar o tempo do obturador, pois será uma exposição longa, então qualquer suspiro borra a imagem e ela fica inviável. 

Para te dar estabilidade para sua fotografia noturna é imprescindível o uso do tripé. Não precisa ser um tripé enorme e pesado, porque eu sei como é ruim e como chama atenção ficar carregando um tripé na rua, muitas vezes sozinho. 

Você pode também optar se estiver sem tripé por colocar a câmera em uma base firme, em cima de algo ou até mesmo posicioná-la no chão. Dá certo, mas você ira ficar muito limitado nos seus movimentos e enquadramentos, o ideal é ter um tripé. Ele ira te dar flexibilidade e suas fotografias com certeza darão um salto na qualidade. 

Desligue o estabilizador de imagem da sua câmera sempre que estiver fotografando com tripé. Ele é um facilitador somente com a câmera na mão, no tripé ele a imagem deixa como se estivesse tremida, pois essa função fica tentando captar o tremido e acaba ficando confusa. 

3 dicas de fotografia noturna - fotografia dicas 4

2° Dica de Fotografia – Temporizador 

Ótimo sua câmera já está no tripé, você já definiu obturador, diafragma, ISO, onde deseja o foco… agora você precisa clicar, correto? 

Correto, mas se clicar direto na câmera ira ficar tudo borrado. Mesmo a câmera estando no tripé um simples apertar de botão em uma exposição longa (obturador maior tempo aberto) pode borrar a imagem. 

Para resolver isso sem precisar comprar nenhum item adicional, siga os quatro passos a seguir.

  1. Coloque a câmera no temporizador
  2. Apertar o botão de clique
  3. Espere os segundos programados
  4. pronto a câmera fotografou sem você encostar nela novamente 

Você pode optar por comprar  um disparador ou um controle remoto para sua câmera, mas acredito que tudo depende do quanto ira precisar fotografar a noite ou a distancia. Isso vai da sua necessidade. 

3 dicas de fotografia noturna - fotografia dicas 1

3 ° Dica de Fotografia – Profundidade de Campo

 Essa dica está mais ligada a estética, conceito e olhar fotográfico e isso cada um tem o seu e desenvolve conforme o seu gosto, mas quero deixar uma dica para quem está construindo esse olhar ou quer testar novas possibilidades. 

Se seu interesse for deixar as luzes bem nítidas, trabalhe com uma longa profundidade de campo, assim você ira manter uma grande proporção de objetos focados. Para fazer isso é só trabalhar com o diafragma mais fechado. 

Boa essa dica né? Muitas vezes na fotografia noturna a preocupação é em ter luminosidade e a opção seria abrir o diafragma, assim perdendo profundidade de campo, mas se trabalhar com o obturador mais lento é possível fechar mais o diafragma.

3 dicas de fotografia noturna - fotografia dicas  

Gostou do artigo sobre fotografia noturna? Curta e compartilhe!

Recomendo a Leitura:

Aprenda mais sobre CÂMERAS e descubra a melhor para você

Eu criei um Guia definitivo – Tipos de Máquinas Fotográficas(GRATUITO) para facilitar a sua escolha de maquina.

» Entender os diversos modelos de maquinas;

16 Comments

  1. Eurides Oliveira Rocha Junior

    Simples, esclarecedor, direto e objetivo, com certeza não deixa nenhuma dúvida.

    • Muito obrigada, fiquei muito feliz com o seu comentário!

      Volte sempre ao site!=)

  2. KARLA NASCIMENTO BROETTO

    Comprei uma câmera Canon EOS REBEL T3i e não sei como fazer vídeos, você pode me ajudar?

  3. JCMARINHO

    Vanessa
    Mau te conheci já vou me aproveitando de vc. Um belo e esclarecedor artigo sobre Fotografia Noturna. Em um momento vc fala mais ou menos assim : “depois do Tripé, de já ter escolhido o Foco, o Iso, a Abertura…. Vamos ver agora a velocidade …” Mas não é fácil fazer o foco, a abertura nem o ISO à noite. Então vou te apresentar uma situação fictícia mas muito comum, você me responde e defende suas opiniões, ok ? Imagine que vc está num lugar bem alto com um céu lindo, com muitíssimas estrelas,tanto que vc identifica até algumas constelações…. Sem nenhuma possibilidade de qualquer luz artificial visível, apenas algumas árvores por perto… Como vc faz o foco, como vc escolhe a abertura, se vc dá um zoom… E o porque de tudo isso… Fui longe demais ?
    Um abraço
    Marinho

    • Olá Marinho!

      Gostei da sua questão! 

      Bom, vamos lá!

      Vou partir da ideia de que possui uma DSLR e que o enquadramento é para as estrelas, pois na fotografia precisamos de luz, nem que seja mínima.

      Existe diversas possibilidades para fazer essa imagem devido aos ajustes.

      1. Coloque a câmera no tripé.
      2. Coloque no foco manual. Feche a imagem e faça o foco, depois abra no quadro que deseja, você vera que imagem continuara focada.
      3. Suba o ISO para uns 400 ou maior se sua maquina não granular muito.
      4. Deixe o diafragma o mais aberto possível.
      5. Coloque o obturador em um segundo.
      6. Clique – lembrando de não encostar na câmera, use o temporizador.

      Talvez o obturador precise ficar um pouco mais de tempo, então você aumenta, depende da situação, não dá para precisar com exatidão.

      O que achou?

      Abraços!

  4. celio

    ola, muito bom o seu site gostei das dicas continue informando e ensinando a todos que procuram por informaçao ,gosto de fotografar nao tenho uma maquina das boas
    a minha e uma samsung com visor frontal
    filma em hd to interessado em uma outra
    l 820 nikon o que voce acha .

    • Olá Celio!

      Ela é uma maquina boa, você precisa saber para o que ira usar.. se não deseja ser profissional e nem amador, essa maquina é perfeita! =)

  5. Legal suas dicas, estou começando agora, comprei uma D3200. Gosto muito de fotos noturnas e paisagens. Já li outros posts, e certamente vou adicionar aos favoritos para ler muitos outro. Obrigado, e continue com este ótimo trabalho, compartilhando o seu conhecimento.

    • Olá Wellington!

      Muito obrigada, continue acompanhando o site, me proponho a fazer o melhor sempre… e sempre ajudar e saber que estou conseguindo fazer isso me deixa muito feliz!=)

      Boa sorte com sua nova maquina!

  6. Eduardo

    Sei que o foco deste post é fotografias noturnas, mas gostaria de uma orientação quanto a como fotografar esportes onde a velocidade da ação é uma constante.

    Uso uma Nikon D90 – Sigma 24-70, 2.8 e constantemente me atrapalho na configuração do equipamento no modo Manual e acabo recorrendo ao Automático :(…

    O esporte (LUTAS) geralmente é realizado em ambientes com uma iluminação que me faz recorrer a um ISO maior. Se aumento a velocidade, a foto acaba ficando escura.

    Como agir? Como regular o equipamento?

    • Olá Eduardo!

      Você teria que subir a velocidade do obturador, mas como o ambiente tem pouca luz, o ideal é usar um flash dedicado, pois ao subir o obturador iria perder a intensidade da luz. Subir o ISO também ajuda a congelar a imagem, mas granula as zonas de sombra.

      O melhor é fazer um curso de fotografia para aprender a interagir com todos os ajustes, não é difícil, mas requer conhecimento!=)

      • marcio

        Tenho uma canon sx50, não consigo usar uma velocidade alta para uma boa nitidez no modo manual, fica tudo escuro, para clarear tenho que baixar velocidade. O que fazer

        • Olá Marcio!

          É isso mesmo, precisa diminuir para entrar um maior tempo de luz e clarear sua imagem, mas em situações de pouca luz, ela irá ficar borrada. Leia esse artigo sobre o obturador.

          A fotografia tem diversos ajustes como obturador, diafragma e ISO, e cada um ajuda o fotografo a expor melhor a imagem através da compensação deles.

  7. Eduardo Silva

    Sobre a dica nº 2, tenho uma Nikon D5100 e um celular galaxy S4 da samsung. Esse celular possui infra-vermelho e com um app eu consigo usar o mesmo como controle remoto da câmera, acionando o disparo sem tocar na câmera. Fica a dica pra quem tem equipamentos similares.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>